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Ajuda sobre a velocidade da minha speed |
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egoniii
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Postado: 23 Set 2020 as 11:11 |
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Então eu estou usando agora a minha primeira speed, uma caloi sprint 10(caloi 10) que eu herdei do meu avô, ela é se eu não me engano o modelo de 81/82 então ela tem um bom tempo. A questão é o seguinte ela ficou parada por volta de 4 a 5 anos, quando peguei estava empoeirada e suja, ainda esta suja kkk porquê não sei desmontar bicicleta e temo estragar algo nela, com todos esses fatores imagino que as peças não estejam tendo seu melhor desempenho e deixando a desejar.
Semana passada sai com meu "grupo de ciclismo" para fazer um percurso de 100km aproximadamente, a bicicleta de ninguém nesse grupo é muito boa, são medianas. Eu sou o único com uma speed o resto é mtb, logo imagino que no quesito velocidade a minha deveria se destacar, porém isso não esta acontecendo, fui ultrapassado em uma decida por uma mtb, não pelo desempenho da pessoa, mas sim pelo da bike, ambos de nos estávamos com uma postura correta para pegar velocidade em uma decida! isso me frustra de mais pois não sei o que impede a minha bicicleta de pegar velocidade. Se alguém tiver algum palpite sobre o que possa ser vai ajudar muito. Eu não tenho orçamento para mudanças muito caras então a troca de muitos componentes ou de algum muito caro esta quase inviável para mim.
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sincero
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Talvez os rolamentos dos cubos estejam presos. Nas descidas, isso faz diferença. Já nos planos e nas subidas, o componente que faz mais diferença são as pernas do ciclista.
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egoniii
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Alguém tinha comentado isso tbm, kk é a ssbida eu to treinando. Eu vou ver sobre os rolamentos vlw pela ajuda
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gm1987
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Numa descida, onde ambos estão descendo somente na gravidade, sem pedalar (entendi que foi este o seu caso) o que manda são os cubos da bike e os PNEUS.
Os cubos, envolve manutenção, que no caso da bicicleta a muito tempo parada deveria ter sido feita antes de voltar a rodar. Os pneus, envolve o modelo e a calibragem. Pneus baratos tendem a segurar mais a bike, e a calibragem em pneus road é muito sensível. 60PSI num pneu 25 é como andar de MTB com pneu furado.
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zoda
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[QUOTE=egoniii] <span style="white-space:pre"> </span>Então eu estou usando agora a minha primeira speed, uma caloi sprint 10(caloi 10) que eu herdei do meu avô, ela é se eu não me engano o modelo de 81/82 então ela tem um bom tempo. A questão é o seguinte ela ficou parada por volta de 4 a 5 anos, quando peguei estava empoeirada e suja, ainda esta suja kkk porquê não sei desmontar bicicleta e temo estragar algo nela, com todos esses fatores imagino que as peças não estejam tendo seu melhor desempenho e deixando a desejar.
<span style="white-space:pre"> </span>Semana passada sai com meu "grupo de ciclismo" para fazer um percurso de 100km aproximadamente, a bicicleta de ninguém nesse grupo é muito boa, são medianas. Eu sou o único com uma speed o resto é mtb, logo imagino que no quesito velocidade a minha deveria se destacar, porém isso não esta acontecendo, fui ultrapassado em uma decida por uma mtb, não pelo desempenho da pessoa, mas sim pelo da bike, ambos de nos estávamos com uma postura correta para pegar velocidade em uma decida! isso me frustra de mais pois não sei o que impede a minha bicicleta de pegar velocidade. <span style="white-space:pre"> </span>Se alguém tiver algum palpite sobre o que possa ser vai ajudar muito. Eu não tenho orçamento para mudanças muito caras então a troca de muitos componentes ou de algum muito caro esta quase inviável para mim. [/QUOTESe os cubos forem originais da época pod estar com as bacias gastas, sujos, secos, e com folgas. Então o mínimo seria uma manutenção neles. Se forem originais não utilizam rolamentos e sim bilhas soltas. Na descida, o peso do sujeito TB conta. O fulano que te deixou frustrado é muito mais pesado que vc? Agora um conselho: ficar frustrado com isso é tão pequeno. Aproveite seus passeios. |
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Pedro Cury
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Eu ia falar o mesmo... cubos e calibragem dos pneus como primeiro ponto pra investigar.
Em descidas de velocidade (50 pra cima), a aerodinâmica conta significativamente. Já ultrapassei gente no asfalto que estava pedalando, simplesmente por me encolher corretamente. Aerodinâmica é um tema complexo, com muita desinformação. A sua posição em si é o que mais conta, depois vem ganhos menores como roupas justas, bike / capacete aerodinâmico, etc. Claro, isso falando só de altas velocidades, por um bom tempo. Mas não entre na neura e não se arrisque em ficar em posições perigosas para pilotagem esse risco não vale a pena... Talvez TALVEZ qualidade dos pneus também conte. Isso num nível bem menor, mas tem pneus que rolam mais que outros. Mas essa seria a última coisa a ver... Veja também esse artigo: https://www.pedal.com.br/9-dicas-para-descer-melhor-no-ciclismo-de-estrada_texto11698.html |
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zoda
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Veja também se as rodas estão alinhadas. Levante a bicicleta e gire as rodas com a mão. Verifique se estão alinhadas e se não estão pegando nos freios.
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TomSemFreio
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Na descida o mais pesado leva vantagem.
Se a diferença de peso for grande, supera a vantagem aerodinâmica. |
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Antonio Carlos
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Degan
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Revisão...
Não é só pelo fato de ser uma "speed" q vai descer melhor. As MTBs evoluíram mto. A sua provavelmente precisa de uma boa revisão e trocar peças. Mesmo assim não quer dizer q vai descer melhor. *Pare de se preocupar com bobagens, querer ganhar em velocidade em descida só vai te fazer chegar mais rápido no hospital. Foque no que importa. |
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Pedro Cury
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De onde vem essa informação ?
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Degan
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provavelmente ouviu dizer e saiu espalhando. Mais ou menos aqueles vídeos que a nossa tia maluca compartilha no whatsapp dizendo que água tônica mata o coronavírus. |
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gm1987
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Fonte: TDC
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gm1987
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Considerando a energia potencial gravitacional, SIM, um sujeito mais pesado adquire mais velocidade na mesma descida que outro mais leve. PORÉM, a partir disso, afirmar que supera a resistência aerodinâmica, é bem complexo... Cálculos aerodinâmicos não são nada simples.
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GabrielSL329
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O gordo aqui (120 kg) pode afirmar..... Eu e um colega meu: AMBOS com cubos Novatec 791/792 e pneus Continental RaceKing com calibragem adequada ao peso de cada um. Ele com cerca de 1,75m e eu com quase 1,90m Ele tem que pedalar morro abaixo para tentar me acompanhar... 70 x 120 kg Lastro de apoio não falta! Não é achismo, é andar com um gordo pra avaliar!
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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Pedro Cury
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Olha... eu não costumo discordar de nada sem verificar antes, mas...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_queda_dos_corpos Parece que Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein acham que objetos leves e pesados sofrem a mesma atração gravitacional...
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RafaCesino
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Mas observa-se apenas no vácuo certo? |
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Pedro Cury
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Sim, no vácuo, logo se não for no vácuo, tem outras variáveis, mas não o peso.
A maior influência, a partir de certa velocidade, em geral é a aerodinâmica (por isso a lei vale no vácuo, pois não há resistência do ar.
E então entrará outras resistências - resistência a rolagem dos pneus (influenciado pela borracha, pressão, tpi, etc), rolamentos do cubo (tem até uns de cerâmica que prometem rolar mais) e a própria qualidade do asfalto (que pode influência o tipo e pressão usada no pneu). O que se pode questionar com peso é que em certas situações, alguns impactos diminuiriam menos a velocidade, mantendo mais inércia. Talvez isso no mountain biking mais extremo, mas isso não compensa a força que precisa pra acelerar e desacelerar a bike. Basta uma retomada de curva mais lenta pra tirar uma suposta vantagem desse tipo... |
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Pedro Cury
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Só ver se colocaram peso na bike do sujeito...
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TomSemFreio
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Editado por TomSemFreio - 25 Set 2020 as 00:10 |
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Antonio Carlos
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TomSemFreio
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Da física |
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Antonio Carlos
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TomSemFreio
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Você vive no vácuo? A experiência dos corpos foi testada simbolicamente na Lua e vc diz que acontece o mesmo na Terra? Com uma pequena variação no arrasto entre 2 ciclistas, o peso é o principal determinante em velocidades, digamos até 60 por hora. Se estivessem a 200 km/h, obviamente a aerodinâmica seria mais importante que a diferença de peso. |
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Antonio Carlos
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TomSemFreio
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Termine o 2o grau e volte aqui p comentar, Ok? |
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Antonio Carlos
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GabrielSL329
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Uma coisa que eu aprendi é: WikiPedia não é fonte confiável de informação (ao menos no Brasil). Não estou duvidando de leis da física nem nada. É a pura constatação de ser gordo e tomar taco naas subidas e buscar a desvantagem nas descidas!
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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gm1987
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Na queda de corpos, a energia potencial gravitacional Ep = m * g * h se converte em energia cinética E = 1/2 * m * c2
Considerando o principio de conservação de energia, Ep = Ec, temos que mgh = 1/2mc2 Ou seja, a massa é constante nos dois lados da equação, logo não influencia na velocidade. O que influencia na velocidade e g (aceleração da gravidade) e h (altura do objeto). PORÉM o segundo ciclista, mais pesado, TEM MAIS ENERGIA CINÉTICA (mesma velocidade que o magro OK?) E o que isso me diz? Tendo mais ENERGIA CINÉTICA, a perda de energia por arrasto aerodinâmico induz uma redução de velocidade menor do que no ciclista mais magro! Ou seja, o GORDO tem vantagem sim na descida, considerando o mesmo arrasto aerodinâmico para os dois ciclistas! Conseguiram me entender? Física é muito interessante por isso, não é democrática |
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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Amigo, a fonte está corretíssima. Mas ali tem uma simplificação óbvia, que é desconsiderar a perca de energia por arrasto aerodinâmico. Isso pq é muito complexo determinar precisamente o quanto esse efeito ocorre. O caso ali é teórico, como a maioria das coisas na física.
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Degan
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Então podemos concluir que o mesmo equipamento, um ciclista de 70kg vai descer mais devagar que um ciclista de 90kg?
Certeza? Certeza mesmo? Se sim, se arremessar esses 2 ciclistas do alto de um prédio de 10 andares. O ciclista de 90kg vai se esborrachar primeiro. Talvez isso explique o fato dos sprintistas, que são mais pesados que os demais, serem os campeões em descidas longas (peraí, não são?). Editado por Degan - 25 Set 2020 as 10:35 |
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TomSemFreio
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Cadastrado em: 15 Set 2015 São Paulo Offline Mensagens:211 |
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Certeza que com bicicletas semelhantes e os dois na mesma posição, o de 90 desce mais rápido. Certeza mesmo. Quer dizer que se vc jogar uma bola de isopor e outra de chumbo, do alto de um prédio, as duas chegam juntas ao chão? Certeza? Certeza mesmo? Na Lua, o astronauta largou a picareta e uma pena, e as duas chegaram juntas ao chão... Baita desperdício, pq segundo alguns daria p ter o mesmo resultado aqui na terra..... |
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Antonio Carlos
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Degan
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Cadastrado em: 05 Jun 2015 São Paulo Offline Mensagens:2109 |
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Uma bola de boliche e uma de sinuca devem chegar ao mesmo tempo.
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TomSemFreio
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Cadastrado em: 15 Set 2015 São Paulo Offline Mensagens:211 |
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Pq não considera uma bola de isopor e uma de chumbo, com o mesmo tamanho? É mais fácil de visualizar a influência do peso. A bola de boliche e sinuca não têm nem o mesmo tamanho. Além de terem densidades parecidas. Resumindo, é fato que ciclistas mais gordos ganham mais velocidade nas descidas, se ninguém pedalar. Você pode até discutir comigo, mas p derrubar as leis da física, só usando mais física. |
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Antonio Carlos
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ViihTri
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O galera, estamos no planeta Terra.
Aqui a gravidade não é desprezível, logo quem tem mais massa (mais "pesado") tem maior aceleração e consequentemente chegará a uma velocidade maior em menos tempo. E isso não precisa ser em queda livre. Apenas uma leve inclinação já basta pra física acontecer. Não mudem a física, pelo amor de Deus!!! kkkkk....
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ViihTri
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Cadastrado em: 14 Ago 2020 Araras Offline Mensagens:15 |
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Ep = M x h x g Se a altura do solo for a mesma dos dois ciclistas (considerando que as bikes são muito parecidas, isso é irrelevante pro calculo) e a gravidade da terra não mudar para ambos os bikers (acho que não mudará né?) a MASSA ("peso") de cada ciclista é o que influenciará a energia (potencial e depois transformada em cinética)!!!
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Pedro Cury
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Não duvido que possam haver outros fatores, não sou físico, mas ainda não entendi esse. Variação em qual arrasto ? Aerodinâmico ? |
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RafaCesino
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Pedro o conceito é o mesmo para subir. Os mais leves sobem mais rápido. Nesse blog o autor detalhe muito bem as forças envolvidas no ciclismo, seja no plano, subidas e descidas. Vai ficar bem claro. https://bikedeengenheiro.blogspot.com/2017/02/as-forcas-envolvidas-no-ciclismo.html?m=1 |
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TomSemFreio
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Em arrasto, juntei tudo: rolagem, cubos e aerodinâmico. Não é igual p os 2, mas a diferença é pequena em velocidades "ciclisticas", os 2 na mesma posição e bicicletas razoáveis. Nesse caso o pesado vai ganhar mais velocidade. |
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Antonio Carlos
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Pedro Cury
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Muito maneira essa postagem. Principalmente a tabela.
Não consegui ler tudo em detalhes ainda. Mas não achei referencias que façam uma variação somente do peso. A tabela que é muito legal, mostra variações justamente na aerodinâmica, que foi o fator que eu tinha falado que é o mais importante. O que entendi sobre a gravidade é que quanto mais inclinado, maior a velocidade, mas independente do peso. Sim, quanto mais peso, maior a inércia... mas inércia seria para aceleração e desaceleração, não ? Como eu disse, não sou físico... mas nunca vi uma referência sobre mais pesado tem velocidade final maior no mundo das bikes... o que não quer dizer que eu não possa estar errado! |
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Pedro Cury
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Não é pequena não... Veja a linha 4 e 5. Pequena mudança na aerodinâmica, com mesma pressão de pneus e peso, da mais de 1 km /h com inclinação. |
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A gravidade exerce impacto considerável. E nesse caso, quanto maior o peso do ciclista, mais impacto terá. |
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Gustavoct
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Gostei desse lance do mais pesado descer melhor !!!
Vou procurar percursos predominantemente sendo descidas para registrar meus Kom's !!! Pelo que entendi, o mais pesado tem mais energia cinética que fará ele superar as forças contrárias (arrastos, aerodinamica, rolamento, grip do pneu no asfalto, etc...) mais facilmente resultando numa aceleração maior !!! Acho que é isso Agora é partir descidão !!! |
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Att.
Gustavo |
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Pedro Cury
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Bom, pelo que entendi então...
A inércia maior, do cara mais pesado, supera as forças contrárias (sendo a aerodinâmica a maior) num valor maior do que superam no cara mais leve ? |
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ViihTri
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Não. Inércia é a propriedade que um corpo tem em manter sua aceleração igual a zero. A energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética. A energia cinética é maior que as energias contrárias (arrasto e atrito) e fica como responsável por dar velocidade ao conjunto bike/ciclista.
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