Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [AJUDA] Bike para cicloturismo na faixa de 2000
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[AJUDA] Bike para cicloturismo na faixa de 2000

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [AJUDA] Bike para cicloturismo na faixa de 2000
    Postado: 09 Set 2020 as 20:25
Olá, pessoal.

Atualmente ando numa bike High One aro 26 com conjunto Tourney, mas a bike é da minha comadre. Já andei + de 1000km nela , a danada é guerreira, mas preciso comprar uma.

Confesso que não estou achando nenhuma que vale a pena, ou pelo menos acho que não, e queria muito a ajuda de vocês.

Moro no interior da Paraíba e sempre faço uma viagem por ano no litoral do nordeste.

Estou de olho nas seguintes bicicletas

Soul Black Rain ano 2014 aro 26 v brake, conjunto shimano, exceto pedivela. Valor 1250 (frete grátis)

Move Sense 2020 custando uns 1890 (cor horrível, e amortecedor inutil no canote, mas fazer oq...)

Queria a RockRider ST120 porque acho a melhor nessa faixa de preço, mas além deles cobrarem 600 conto de frete, acabou de chegar nas lojas e já acabaram.

Também procurei a Sense One 2020 e não achei em nenhum lugar.

Não sei quando a Sense vai renovar a linha 2021, a essa altura já eram pra ter divulgado e nada ainda.
Também fico meio confuso porque todo mundo fala pra comprar aro 29.

Se alguém puder contribuir para me ajudar, agradeço demais.
Voltar ao Topo
Pexera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:171
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pexera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 20:32
A Sense fará o lançamento da nova coleção dia 24, agora se você vai conseguir encontrar nas lojas é outra conversa neste momento que vivemos.
Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 20:36
No caso ela vai fazer o anúncio e só deve chegar na loja lá pra Dezembro né?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 21:53
Sanio, esse é o pior momento das últimas décadas pra comprar uma bike. A pandemia fez a galera comprar mais bikes pra fazer exercícios ou pra mobilidade, enquanto os lojistas cancelaram pedidos no começo do ano, com medo de levar prejuízo. Agora estão fazendo tantos pedidos que os fabricantes não dão conta de atender a demanda, daí o preço sobe.

Eu não sou cicloturista ainda, mas tenho explorado a idéia e preparado as bikes minha e da minha esposa pra encarar em breve uma viagem. Já li diversos assuntos sobre configurações ideais e posso dizer, sem falsa modéstia, que sei uma coisa ou outra sobre o assunto.

A primeira coisa: algumas coisas podem ajudar, mas o cicloturismo é bastante democrático e vc pode usar basicamente qualquer bike, isso segundo as diversas fontes que eu li.

Eu faço uma ressalva, no entanto: tudo que vc achar pra bike tem três atributos básicos, que são o custo, o peso e a resistência, mas vc nunca vai ter mais de dois deles: barato e leve é fraco, barato e forte é pesado, forte e leve é caro. No cicloturismo, devido ao peso carregado na bagagem, uma bicicleta ou peças ultra leves não fazem sentido, então recomendo a combinação barato e forte.

Outro ponto, tb de fontes pela internet: pense na manutenção antes da novidade. O motivo de muito cicloturistas usarem v-brake é que a manutenção deles é super tranquila, além de não correr o risco de empenar um disco num bagageiro de ônibus ou coisa assim, apesar de ser possível empenar um aro e o freio ficar ruim (da pra dar uma desempenada no meio do caminho, com alguma experiência). Freios hidráulicos, por exemplo, eu acho bem difícil de resolver um problema com eles no meio da viagem.

Por último, uma consideração minha sobre o tamanho dos aros: rodas menores são mais fortes, se todo o resto (materiais dimensionamentos, etc.) forem iguais. Isto se deve à maior distância entre o cubo e o aro, que funciona como uma alavanca. Pra ter o mesmo desempenho de uma roda 26” equivalente, uma roda 29” precisa de mais engenharia e materiais mais resistentes pra desempenhar a mesma função. Mas não pense apenas por essa motivação: o mercado nacional não tem rodas 26” de primeira linha, então a coisa fica um pouco complicada.

Minhas rodas são 26”, montadas com raios de inox, nipples de aço (queria que fossem de latão, mas o $$$ me desanimou), aros Vmaxx (60% mais pesados que outros 26” da Vzan, mas resistentes pra caramba) e 36 raios (outro ponto importante: mais raios aguentam mais peso, mas tá difícil de encontrar componentes pra mais de 32 raios). Pra 29” a Vzan não fabrica aros nessa linha (talvez o Extreme Pro, mas a versão dele pra 26” é mais fraca que os Vmaxx, segundo o atendimento da própria Vzan me informou). A questão é encontrar esses componentes...

Claro que um par de rodas 29” Mavic, específicas pra cicloturismo, com 40 raios triple butted aparafusados em nipples de latão com arruelas próprias na traseira e 32 raios montados do mesmo jeito na dianteira, com superfície pra v-brake revestida com carboneto de tungstênio e que custam uns €700,00-€1000,00 na Alemanha (fora frete e impostos) vai ser mais resistente que qualquer coisa que vc comprar aqui. Mas essa solução é óbvia, o problema de ficar sem grana pra comer é que atrapalha...

Ao final das contas, tem cicloturista que tá andando por aí com cargueira sem marcha. O grande negócio é meter as caras do jeito que melhor te atender.

Sugiro que monte uma lista do que você considera ideal numa bike de cicloturismo, depois vá cortando os itens conforme uma análise de custo vs verba disponível. O que sobrar, é o que vc vai usar. Estou fazendo exatamente isso com as bikes daqui de casa.

Por exemplo, minhas bikes são aro 26”, quadro de aço carbono e freios v-brake. Na minha, eu abri mão da suspensão, mas minha esposa se recusa. Troquei o sistema de catraca 21v por cassete 24v, devido à maior resistência a empenamento do eixo traseiro no cassete, mas não migrei pra 27v por custo. Na lógica da maior resistência, instalei um central hollowtech e pedivela idem, pois eu peso 120kg e costumo moer a transmissão, mas a bike da minha esposa tá com ponta quadrada, pois ela pesa 70kg e tem pedalada mais leve. A escolha foi individual pra um e pra outro.

Basicamente é isso. Pega uma bike de base, que permita uso de componentes que vc considere essenciais, e vai montando em cima dela. Sinceramente, acho que não vai ter melhor alternativa que esse caminho, já que não tem bike pronta pra cicloturismo no Brasil por um preço razoável.

Espero ter ajudado com as dúvidas iniciais e colocado perguntas realmente válidas na sua cabeça. Se tiver dúvidas, manda aqui que eu ou outros colegas podem ajudar. E não considere as opiniões de cada um como “certo” ou “errado”: cada um tem uma vivência e um aprendizado. Boa sorte aí!

Editado por dwsmartins - 09 Set 2020 as 22:00
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 22:10
dwsmartins Agradeço demais sua contribuição para esse tópico. Sim, nunca vi momento tão ruim para comprar bicicletas, estão vendendo que nem água e tenho medo das lojas se aproveitarem pra subir e muito os preços das bikes 2021, visto que no principio básico da economia, muita demanda de bike, poucas bikes disponíveis = + caro. 
Então, os aros da que eu estou andando no momento são 26 da VZan, os freios são V-Brake (também são meus preferidos porque são mais resistentes e mais duráveis e de fácil reparo). Também assisto muito coisa sobre cicloturismo, iniciei ano passado com a primeira viagem de Porto de Galinhas até o Rio São Francisco na divisa Alagoas - Sergipe. Fazia, sem muito preparo, uns 70 km por dia tranquilo, a bike, tanto do meu irmão como a que eu estou usando não deram nenhum trabalho. Os alforges eu fiz com 2 baldes de manteiga, já tenho barraca leve e pequena, capa de chuva para as outras coisas que carrego e outros acessórios essenciais. Embora a gente normalmente durma em pousadas, pretendemos fazer umas viagens mais longas ao decorrer do tempo.
https://www.pedal.com.br/forum/member_pro.asp?PF=88168 -
https://www.pedal.com.br/forum/search_.asp?USR=dwsmartins -

Também gosto de optar por um sistema shimano mais em conta, como o tourney, pois é mais barato para reparar. No momento a bike que tô mais tentando a comprar é a Soul Black Rain 2014 porque usa V-Brake, sistema Tourney (mesmo o pedivela não sendo shimano Cry) e tem disponível para o meu tamanho e o frete grátis, pra mim, que moro no interior da PB está me atraindo muito. Também já vi gente colocando aro 700 em quadro de bike 26, enfim estou tentando a comprar a bike. Ai eu poderia usar ela de base, galera fala muito bem dos quadros da Soul, e depois eu ia fazendo upgrades.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 23:35
Alforje de balde de manteiga é o que eu mais vejo na galera que não dá desculpa pra pedalar! Parabéns aí!!!

Quanto ao câmbio, eu tenho e estou bastante satisfeito com a série Altus antiga (M370), que é 3x9v, mas funciona muito bem em 3x8v. Só não digo perfeitamente pq a corrente raspa ocasionalmente no câmbio dianteiro durante os sprints, mas é tranquilo.

A principal vantagem do câmbio 3x9v é que ele tem capacidade de corrente maior e permite usar um jogo amplo de coroas, com 48-36-26d ou 44-32-22d (ou até mais, como vou explicar). Eu uso 48-36-26d, mas troquei a coroinha pra 22d, o que me alivia nas subidas.

Meu pedivela é um Shimano FC-M542 achado no lixo (já contei essa história aqui), com coroas removíveis, algo que eu recomendo bastante (permite trocar só uma coroa que gastar, ao invés do pedivela todo, além da configuração personalizada).

Sobre o pedivela do lixo, dei um trato nele, instalei coroas novas (48 e 36 reaproveitadas de um SunRace FCM918, 22 do próprio). Assim eu tenho uma coroinha pequena, bem leve, ao mesmo tempo que uma grande, boa pra descidas (eu uso até pra plano...), ao custo de uma troca mais técnica (sério, parece um caminhão...).

No delírio por marcha ainda mais leve, ainda instalei um cassete SunRace CSM680 8v de 11-40d. Fica super leve nas subidas (Praticamente dois giros de pedal pra cada giro da roda), mas não fiquei satisfeito. As engrenagens da SunRace são muito maleáveis, tanto as coroas quanto o cassete, e eu já to providenciando a troca de tudo com menos de um ano e ainda com pandemia...

Agora quero colocar um cassete Shimano CS-HG41-8 de 11-34d agora, pra não ter de me preocupar tanto com o cassete frágil e não forçar tanto o câmbio traseiro. Vou manter as coroas 48-36-22d, no entanto.

Pra comparar, o câmbio dianteiro FD-TX800 (que eu já tive) só aguenta coroas 48-38-28d. O material dele é um pouco mais frágil que o FD-M371 que uso hoje.

Recomendo cautela só comprar bikes com Tourney TY ou (principalmente) TZ. Geralmente não têm capacidade pra cassetes com mais de 28d, o que pode fazer falta no cicloturismo. Não compensa comprar uma bike já pensando em trocar algo tão básico quanto isso.

No mais, qual a sua barraca? Eu tava procurando indicações de modelos disso, pode me sugerir?

Vamos seguindo na troca de idéias!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 23:40
Já ia me esquecendo: aro 700 em bike 26” rola de fazer com freio a disco, com v-brake a sapata não pega no aro sem adaptação. Teria que ressoldar os pivôs dos v-brakes ou usar um adaptador. O Edu Capivara já fez isso:

Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 23:42
Mais uma (empolguei aqui...): bikes de aço são muito suscetíveis a maresia. Se for pedalar no litoral, eu optaria por um quadro de alumínio. Considera isso tb.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 00:33
Eu vi essas gambiarras dos freios ai. E sim, a Bike da Soul tem quadro de alumínio.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 06:41
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Alforje de balde de manteiga é o que eu mais vejo na galera que não dá desculpa pra pedalar! Parabéns aí!!!





No mais, qual a sua barraca? Eu tava procurando indicações de modelos disso, pode me sugerir?

Vamos seguindo na troca de idéias!


Fala dsw!
O pessoal daqui usa muito as barracas da AZTEQ de 1 pessoa, a minipack:



Ela e absurdamente leve mas nao e autoportante e e dificil de armar em um chao de pedra(ou concreto) porque ela precisa dos espeques para ficar de pé.


Tem outra maior da azteq, a mycra, que cabem ate duas pessoas e e autoportante:


https://lojaam.com.br/barraca-azteq-mykra



A uns dois anos surgiu a naturehike como uma marca boa de rpodutos outdoor com precos imbativeis.

Um amigo tem essa cirrus 2/da naturehike:

https://m.youtube.com/watch?v=eSEdIu6CBR8

Editado por christianmdt - 10 Set 2020 as 06:44
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 06:48
Originalmente postado por saniobrito saniobrito escreveu:

Olá, pessoal.

Atualmente ando numa bike High One aro 26 com conjunto Tourney, mas a bike é da minha comadre. Já andei + de 1000km nela , a danada é guerreira, mas preciso comprar uma.

Confesso que não estou achando nenhuma que vale a pena, ou pelo menos acho que não, e queria muito a ajuda de vocês.

Moro no interior da Paraíba e sempre faço uma viagem por ano no litoral do nordeste.

Estou de olho nas seguintes bicicletas

Soul Black Rain ano 2014 aro 26 v brake, conjunto shimano, exceto pedivela. Valor 1250 (frete grátis)

Move Sense 2020 custando uns 1890 (cor horrível, e amortecedor inutil no canote, mas fazer oq...)

Queria a RockRider ST120 porque acho a melhor nessa faixa de preço, mas além deles cobrarem 600 conto de frete, acabou de chegar nas lojas e já acabaram.

Também procurei a Sense One 2020 e não achei em nenhum lugar.

Não sei quando a Sense vai renovar a linha 2021, a essa altura já eram pra ter divulgado e nada ainda.
Também fico meio confuso porque todo mundo fala pra comprar aro 29.

Se alguém puder contribuir para me ajudar, agradeço demais.


Tem uma bicicleta urbana da declaton que vai vem com tudo:
Paralamas
Bagageiros
Pedivela triplo
Protetor de corrente
Dinamo de cubo
Farois

Ela é um pouco acima do seu orçamento mas vale a pena dar uma olhada:

https://www.decathlon.com.br/bicicleta-de-cidade-aro-700-hoprider-100/p?event_category=vitrines_product&event_action=click&event_label=top_similares
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 09:03
Legal a dica das barracas hein?! Só uma coisa Dwsmartins nesse caso nao bastaria o VZAN Extreme ou mesmo o Escape 260 para uma pessoa de 80 Kg? Alias tenho que ver depois quanto o V Maxx acrescenta de peso em relação a essas duas outras opções da VZAN. Num senso grosseiro escolheria o Extreme.
Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 09:33
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por saniobrito saniobrito escreveu:

Olá, pessoal.

Atualmente ando numa bike High One aro 26 com conjunto Tourney, mas a bike é da minha comadre. Já andei + de 1000km nela , a danada é guerreira, mas preciso comprar uma.

Confesso que não estou achando nenhuma que vale a pena, ou pelo menos acho que não, e queria muito a ajuda de vocês.

Moro no interior da Paraíba e sempre faço uma viagem por ano no litoral do nordeste.

Estou de olho nas seguintes bicicletas

Soul Black Rain ano 2014 aro 26 v brake, conjunto shimano, exceto pedivela. Valor 1250 (frete grátis)

Move Sense 2020 custando uns 1890 (cor horrível, e amortecedor inutil no canote, mas fazer oq...)

Queria a RockRider ST120 porque acho a melhor nessa faixa de preço, mas além deles cobrarem 600 conto de frete, acabou de chegar nas lojas e já acabaram.

Também procurei a Sense One 2020 e não achei em nenhum lugar.

Não sei quando a Sense vai renovar a linha 2021, a essa altura já eram pra ter divulgado e nada ainda.
Também fico meio confuso porque todo mundo fala pra comprar aro 29.

Se alguém puder contribuir para me ajudar, agradeço demais.


Tem uma bicicleta urbana da declaton que vai vem com tudo:
Paralamas
Bagageiros
Pedivela triplo
Protetor de corrente
Dinamo de cubo
Farois

Ela é um pouco acima do seu orçamento mas vale a pena dar uma olhada:

https://www.decathlon.com.br/bicicleta-de-cidade-aro-700-hoprider-100/p?_category=vitrines_product&_=click&_label=top_similares - https://www.decathlon.com.br/bicicleta-de-cidade-aro-700-hoprider-100/p?event_category=vitrines_product&event_action=click&event_label=top_similares


Obrigado pela contribuição. Nem tanto por ser acima do orçamento, mas porque segundo o site ela não é indicada para terrenos acidentados. Eu pedalo muito em estrada de chão, em ciclo viagens pego mais pistas, mas sempre evito quando posso. Outra coisa desagradável é o frete que nesse momento pra minha cidade está custando 394 reais.
Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 09:38
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Alforje de balde de manteiga é o que eu mais vejo na galera que não dá desculpa pra pedalar! Parabéns aí!!!





No mais, qual a sua barraca? Eu tava procurando indicações de modelos disso, pode me sugerir?

Vamos seguindo na troca de idéias!


Fala dsw!
O pessoal daqui usa muito as barracas da AZTEQ de 1 pessoa, a minipack:



Ela e absurdamente leve mas nao e autoportante e e dificil de armar em um chao de pedra(ou concreto) porque ela precisa dos espeques para ficar de pé.


Tem outra maior da azteq, a mycra, que cabem ate duas pessoas e e autoportante:


https://lojaam.com.br/barraca-azteq-mykra - https://lojaam.com.br/barraca-azteq-mykra



A uns dois anos surgiu a naturehike como uma marca boa de rpodutos outdoor com precos imbativeis.

Um amigo tem essa cirrus 2/da naturehike:

https://m.youtube.com/watch?v=eSEdIu6CBR8 - https://m.youtube.com/watch?v=eSEdIu6CBR8


Eu sai de uma Venus 3 da Guepardo para uma Nautika Falcon 2 por ela ter apenas 1.9kg , tem 1000mm de resistência a água e custa bem menos que essas barracas que você falou. Se você puder pegue uma naturehike porque ouço falar bem delas e tem modelos leves, o que me desanima é o preço. A falcon 2 é ideal para 1 pessoa ou um casal muito apertado sem colocar mochila dentro. Também tem a falcon 3 que aumenta umas 450 gramas de peso, mas parece ser mais confortável. Eu achei a falcon 2 pequeno porque tenho 1,79 ai tenho que dormir na diagonal. Outra coisa que pretendo pegar é o colchonete inflável da nature hike que esta custando uns 160 na China e pesa menos de meio kilo. É isso ai, vamos trocando ideias.
Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 09:41
Complementando

Nunca usei barraca que não seja auto portante porque geralmente onde acampo não rola. Indicaria você pegar um auto portante porque é bem mais prático.
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 10:13
Bom dia, eu não li todas mensagens acimas mais vai um opinião minha

Para cicloturismo recomendo vc comprar uma bike cromoly usada no olx, ml ou até feira do rolo, tal de bike vc tem Trek; Specialized, Raleig e demais marcas.
Recomendo usar aro 26 e de freio Vbreak, pois é mais fácil de achar componentes nas cidades onde vc passa.

Se usar câmbio Atlus m310( se não me engano) ele serve até 8v compatível com assete de 12-36.

A pedivela eu colocaria 22-42-52.

O aro precisar de folha rubra pois vc carrega muito peso atrás.

E utilizagarfo rígido.

Volubtário mecanico na MNR (Mão na roda)
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 10:21
Acabei sequestrando o tópico perguntando sobre barracas...

Curti bastante a Naturehike Cirrus 2, vou pesquisar mais sobre as opções da Nautika tb. Valeu pelos toques, pessoal!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 10:33
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Legal a dica das barracas hein?! Só uma coisa Dwsmartins nesse caso nao bastaria o VZAN Extreme ou mesmo o Escape 260 para uma pessoa de 80 Kg? Alias tenho que ver depois quanto o V Maxx acrescenta de peso em relação a essas duas outras opções da VZAN. Num senso grosseiro escolheria o Extreme.

Ligeiro, quando eu entrei em contato com o atendimento da Vzan eu disse que era peso pesado, acima de 120kg (não quis entrar em detalhes com eles, mas eu estava nos 130kg na época). Me indicaram na lata o Vmaxx e relataram que o limite de peso dos aros é 100kg (bike+ciclista+equipamentos), variando apenas a indicação de uso. Como o uso projetado do Vmaxx era mais intenso do que mobilidade urbana, seria mais adequado.

O caso de indicar o Vmaxx é pensando na carga que um cicloturista carrega. Já vi colega de 80kg com 45kg de carga, o que já da 125kg fora a bike. O Vmaxx pesa 800g o par, enquanto um Escape 260 pesa 500g, nem é tanta coisa a mais. Mas ele aguenta mais porrada: já usei Escape 260 e tinha de alinhar as rodas a cada dois meses ou algo assim, estou com o Vmaxx desde novembro/2019 e nunca precisei realinhar, mesmo usando a bike pra fazer compras: cheguei a colocar 20kg no bagageiro traseiro, 5kg no cesto dianteiro e mais uns 15kg na mochila.

Editado por dwsmartins - 10 Set 2020 as 10:34
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 11:25
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Acabei sequestrando o tópico perguntando sobre barracas...

Curti bastante a Naturehike Cirrus 2, vou pesquisar mais sobre as opções da Nautika tb. Valeu pelos toques, pessoal!

tenta comprar a naturehike pelo site do aliexpress mesmo.
a cirrus 2 tem estoque no brasil, então chega bem rapido e não corre o risco de ser taxada.
é só escolher brasil quando for adicionar no carrinho(tem ships from usa, russia, brasil e china).


Não caia na besteira de comprar essas barracas da guepardo ou da nautika....quando estiver com tudo voando, armação da barraca quebrando, sobreteto rasgado voce vai amargar ter economizado 300 reais com um produto vagabundo.



Editado por christianmdt - 10 Set 2020 as 11:26
Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 12:34
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Acabei sequestrando o tópico perguntando sobre barracas...

Curti bastante a Naturehike Cirrus 2, vou pesquisar mais sobre as opções da Nautika tb. Valeu pelos toques, pessoal!


tenta comprar a naturehike pelo site do aliexpress mesmo.
a cirrus 2 tem estoque no brasil, então chega bem rapido e não corre o risco de ser taxada.
é só escolher brasil quando for adicionar no carrinho(tem ships from usa, russia, brasil e china).


Não caia na besteira de comprar essas barracas da guepardo ou da nautika....quando estiver com tudo voando, armação da barraca quebrando, sobreteto rasgado voce vai amargar ter economizado 300 reais com um produto vagabundo.




Pois é. Se puder invista na nature hike. Estou usando a falcon 2 porque no momento é o preço que achei acessível é nem vou usar barraca esse ano na cocloviagem.

Sobre o que o colega acima falou, sim eu pretendo usar v brake e depois trocar a suspensão pra garfo. A OLX do meu estado só tem Bike paia. Pelo Mercado Livre os caras vendem bicicleta usada custando um valor acessível só que os caras não são desenrolados pra despachar por transportadora ai acaba que quem é de São Paulo, tem mais facilidade de comprar primeiro.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2020 as 15:23
Como tenho planos de fazer viagem, revi minhas anotações e links sobre o assunto é acabei fazendo um apanhado bem extenso e argumentado aqui. Sanio, interprete isso como um presente, pq eu demorei pra compilar isso aqui.

===========

Qualquer quadro (ou bike) minimamente razoável (basicamente qualquer uma das que foram citadas nesse tópico), seja aro 26” ou 29”, de alumínio ou aço (só toma cuidado com maresia), que tenha caixa de direção oversized, central de rosca inglesa, dropout vertical e pivôs pra v-brake, vai atender.

O garfo tem que combinar com o quadro, possivelmente pode vir junto, mas que seja sistema aheadset, pq sistema de rosca dá manutenção frequente e a ferramenta pra regular é enorme, é inviável levar em viagem.

Fique atento à altura do garfo, se ele não for original: a caixa do central não deve ficar abaixo de 250mm. A minha fica a 255mm e eu já acho baixo, dá umas raspadas do pedal no chão de vez em quando em quebra molas e rampas. 265mm ou 270mm eu tenho como bons valores, especialmente com pedivelas mais longos, de 175mm.

Não é necessário, mas suportes pra freio a disco no quadro e garfo vão diversificar suas opções.

Todo o abaixo se constrói em torno do que eu citei acima.

As rodas merecem um capítulo à parte. Já adianto que vão fechar em algo mais que R$500,00, já incluindo o cassete. Aliás, eu recomendo bastante o sistema de cassete ao invés da catraca, devido a menor tendência do cubo de cassete (chamado de freehub) empenar o eixo. Veja na imagem abaixo onde as esferas dos dois tipos são apoiadas e vc vai entender rapidamente que o freehub se apoia mais próximo às extremidades, enquanto na catraca eles ficam próximos ao centro no lado da transmissão.



Alguns vão dizer que apenas isso vale mais que a bike, mas não conheço bikes com rodas reforçadas de fábrica. Se for reconstruir as rodas sem mudar de catraca pra cassete, vc vai gastar R$265,00, vai empenar eixos ocasionalmente e ainda vai ficar limitado a uma relação 3x7v. Gastando outros R$235,00 (valores aproximados dos cubos e cassete), vc já se libera disso tudo. Pra mim faz total sentido.

Os cubos eu sugiro os Shimano HB-M430 (dianteiro) e FH-M430 (traseiro, para cassete 8v, 9v ou 10v), ambos de 36 furos pra v-brake. São componentes antigos e bons o suficiente pro nosso uso: tem um sistema de vedação que só encontra hoje em dia nos Deore e superiores. O par ainda tá a R$135,00 no MercadoLivre.

Os aros eu já havia sugerido os Vmaxx 26”. Minha justificativa é que eu considero os Escape 260 fracos pra colocar peso em cima e os Extreme Pro só tem pra disco atualmente. Além do mais, a diferença de preço é baixa em relação ao custo total das rodas: R$52,00+frete pro par de Escape 260, R$90,00+frete pro par de Extreme Pro Disc 26” e R$98,00+frete pro par de Vmaxx LT, todos direto na Vzan. No peso, os Escape 260 pesam 500g por aro (falei anteriormente que esse peso era do par, errei), os Extreme Pro 26” pesam 480g por aro e os Vmaxx 780g, tb por aro. São 560g a mais no par de Vmaxx, o que me parece pouco pra quem carrega bagagem.

Se for pra 29” é melhor escolher freio a disco, pq só tem o Vnine pra v-brake, saindo o par por R$60,00+frete e pesando 550g por aro. Com disco, o par de Extreme Pro Disc dá R$90,00+frete com 540g por aro e o par de Strike Pro dá R$149,00+frete com 595g por aro. Teria o Action tb, mas tá sem estoque, pelo menos no momento que eu escrevi isso.

Pra montar as rodas vão ser necessários 72 raios de inox com nipples de aço (mais barato) ou latão cromado (não enferruja como o de aço). Não recomendo raios grossos, que pode exigir aumentar os furos no flange do cubo, deixando-o mais frágil. Cheque com o mecânico que for montar a roda o tamanho e especificação. O custo dele girar em R$70,00-R$100,00.

Somando os cubos M430 (R$135,00), raios de inox e nipples (R$100,00), aros Vmaxx (R$98,00) e R$50,00 de mão de obra por roda (preço da minha área), dá R$433,00, isso pras duas rodas. Se somar o valor do cassete (varia de R$70,00 a R$175,00 conforme sua escolha, vou considerar R$100,00), vai dar o valor da mudança pra freehub.

Pedivela é livre: eu uso um hollowtech de coroas removíveis com BCD 104/64mm que eu montei como 48-36-22d, mas um pedivela genérico pra central de ponta quadrada em aço encapado, com 42-34-24d vai durar mais do que outros componentes da bike, ainda que com um desempenho um pouco inferior na troca de marchas dianteira. Provavelmente, qualquer bike de entrada que vc pegar vai ter esse pedivela ou algo melhor. Não sugiro a combinação 48-38-28d pq vai pesar nas subidas.

Movimento central já acho melhor trocar por um selado ou “cartucho” da Shimano. Tem que ver qual é o do pedivela que vc escolher: ponta quadrada, octalink ou Hollowtech. Pra ponta quadrada, o Shimano BB-UN26 é uma boa pedida, mas checa com um bom mecânico o tamanho adequado (talvez seja interessante comprar com ele, pra evitar gastos com peça errada). Só pra citar, eu usei um desses por 12000km e só troquei pq achei que a “antiguidade” dele era a causa da minha corrente esfregar no câmbio dianteiro (e não era).

A Shimano tá substituindo o BB-UN26, que tem uma rosca em aço e outra de nylon, pelo BB-UN300, que tem ambas roscas em alumínio. Ele me parece ser OK tb, mas não confunda com os BB-UN100 e BB-UN101, com duas roscas de plástico, que são em mal falados pelo fórum. Cuidado tb com anúncio tentando ludibriar pra comprar Neco achando que é Shimano, encontrei casos assim.

O câmbio dianteiro não precisa ser muita coisa: um Shimano FD-TZ30 (R$30,00 no MercadoLivre) ou FD-TZ500 (R$45,00 tb no MercadoLivre) vão te atender com qualquer pedivela triplo 42-34-24d. Cuidado com a direção de onde vem o cabo do câmbio dianteiro, se por cima ou por baixo: o FD-TZ30 tem dois modelos, um que puxa por baixo e outro que puxa por cima, enquanto o FD-TZ500 é um só modelo que aceita qualquer um dos dois (dual pull).

Câmbios traseiros estão uma putaria nessa pandemia. Comprei meus atuais FD-M371 e RD-M370 por R$260,00 o conjunto em outubro de 2019, mas o RD-M310 sozinho tá por R$300,00 agora e não tem nem sinal do RD-M370. Pra agora, o Tourney RD-TX800-SGS é uma boa (R$150,00 no MercadoLivre, mais barato que os TY300 e TY500, inferiores a ele), mas aprenda a regular você mesmo antes de viajar, pois ele perde a regulagem com relativa facilidade.

Com cassete eu sou um pouco polêmico, pq tenho um SunRace que me deu (e ainda dá, tô usando até moer...) algum problema. Eu detesto e sou lembrado disso a cada problema novo que surge (maioria empenamento ou desgaste muito rápido), mas a galera aqui gosta bastante. Nessa linha, minhas sugestões são as seguintes:

* SunRace M40 7v 11-34d: não gosto, mas se a bike vier com passadores 3x7v vc não vai precisar trocá-los e vai economizar. Tá por R$70,00 e subiu pouco (tava por R$55,00 antes da pandemia), mas precisa de um espaçador atrás do cassete, que tá ficando chato de achar, mas esse cara tá vendendo um no OLX por R$25,00. Tem relatos da galera fazendo com tubo de PVC marrom soldável de 3/4”, ou num torneiro mecânico. Pode ser que esta seja a sua solução.

* Shimano CS-HG31-8 8v 11-34d: ainda não acho ideal, preferiria o CS-HG41-8 11-34d, que é a mesma coisa, porém cromado, mas sumiu nessa pandemia; ou o CS-HG50-8 11-34d, que tb é cromado, mas não tem esse pulo enorme entre a primeira e a segunda e já havia sumido bem antes da pandemia. Estava por R$80,00 antes da pandemia, mas agora é R$140,00, uma putaria das ruins!

Corrente eu gosto das KMC. Tive uma KMC Z7 durante anos (veio numa Caloi que comprei em 2011, não tem emenda, segundo o fabricante) e cheguei a usar ela depois do upgrade pra cassete 8v (é a mesma medida de corrente) e ela durou bastante, sem travar elos ou partir. O link que eu coloquei ela tá por R$52,00, mas tem vendedor anunciando até por R$45,00 em caixas mais antigas.

Em comparação, depois da Z7 eu comprei um par (pra fazer rodízio) de SunRace CNM84, barata e fraca: apresentaram elos travados mesmo com a lubrificação em dia e partiram (eu nunca havia partido uma corrente antes!) em questão de meses.

Substitui a bosta da SunRace por uma única KMC Z8.1, que vem com emenda e eu recomendo bastante (R$75,00). A KMC Z8.3 tem pinos um pouco mais longos e é mais barata (R$68,00), mas não sei se isso é melhor ou pior...

Pra próxima troca de corrente, estou pretendendo comprar um par de KMC X8 dourada (R$120,00), que falam muito bem. Vou ver se ela vale a grana extra...

Pros v-brakes, um par de Shimano BR-M422 (R$180,00) seriam adequados, mas os valores estão mais uma putaria: estavam por R$90,00 o par antes da pandemia.

Dá pra pegar uns Tektro ou Winzip por cerca de R$50,00, mas qualquer que seja a sua escolha, o v-brake em si deve ser de alumínio e a base dele, onde fica aquele parafuso de centralização, deve ser preferencialmente em metal, pra garantir uma operação suave.

O passador de marchas vai depender do que vc vai colocar de transmissão. Eu recomendo passadores Shimano ou Sram, ao invés das imitações genéricas da Yamada e GTS. Só lembra de pegar um conjunto que tenha o mesmo número de marchas. O preço deles vai variar bastante:

* Um thumbshifter Shimano SL-TZ20 3x7v é o mais básico que eu sugeriria e tá R$55,00 no MercadoLivre, mas vc pode achar mais barato em bicicletaria de bairro. Ainda precisa das alavancas de freio separadas (bota mais R$50,00-R$120,00 aqui).

* Um rapid fire integrado da Shimano vai sair por uns R$200,00 e poucos, tanto 3x7v quanto 3x8v, então não acho que valha a pena montar 3x7v com ele, pq é o mesmo investimento. Algumas das bikes que vc citou parecem vir com rapid fires 3x7v, o que seria legal de aproveitar.

Basicamente é isso. Quero frisar que tudo sal sugestões e da pra mudar algo aqui e ali. Se seguir a linha mais básica que eu sugeri, vc pega a Soul Black Rain de base (R$1250,00), troca o central (uns R$100,00), troca as rodas (R$400,00, ainda vai poder usar ou vender as antigas), coloca um cassete 7v (R$70,00), troca a suspensão por um garfo rígido (vou chutar uns R$150,00) e mantém todo o resto. Ainda fica em R$1970,00.

Se vc optar por uma usada 26” de base, deve economizar pelo menos uns R$600,00, o que vai te permitir o cassete 8v e passadores melhores, além de mais outras coisas a seu gosto.

Espero que tenha te ajudado! Comenta aí o que for fazendo pra gente trocar uma ideia. Boa sorte!

Editado por dwsmartins - 11 Set 2020 as 15:39
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2020 as 17:19
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Como tenho planos de fazer viagem, revi minhas anotações e links sobre o assunto é acabei fazendo um apanhado bem extenso e argumentado aqui. Sanio, interprete isso como um presente, pq eu demorei pra compilar isso aqui.

===========

Qualquer quadro (ou bike) minimamente razoável (basicamente qualquer uma das que foram citadas nesse tópico), seja aro 26” ou 29”, de alumínio ou aço (só toma cuidado com maresia), que tenha caixa de direção oversized, central de rosca inglesa, dropout vertical e pivôs pra v-brake, vai atender.

O garfo tem que combinar com o quadro, possivelmente pode vir junto, mas que seja sistema aheadset, pq sistema de rosca dá manutenção frequente e a ferramenta pra regular é enorme, é inviável levar em viagem.

Fique atento à altura do garfo, se ele não for original: a caixa do central não deve ficar abaixo de 250mm. A minha fica a 255mm e eu já acho baixo, dá umas raspadas do pedal no chão de vez em quando em quebra molas e rampas. 265mm ou 270mm eu tenho como bons valores, especialmente com pedivelas mais longos, de 175mm.

Não é necessário, mas suportes pra freio a disco no quadro e garfo vão diversificar suas opções.

Todo o abaixo se constrói em torno do que eu citei acima.

As rodas merecem um capítulo à parte. Já adianto que vão fechar em algo mais que R$500,00, já incluindo o cassete. Aliás, eu recomendo bastante o sistema de cassete ao invés da catraca, devido a menor tendência do cubo de cassete (chamado de freehub) empenar o eixo. Veja na imagem abaixo onde as esferas dos dois tipos são apoiadas e vc vai entender rapidamente que o freehub se apoia mais próximo às extremidades, enquanto na catraca eles ficam próximos ao centro no lado da transmissão.



Alguns vão dizer que apenas isso vale mais que a bike, mas não conheço bikes com rodas reforçadas de fábrica. Se for reconstruir as rodas sem mudar de catraca pra cassete, vc vai gastar R$265,00, vai empenar eixos ocasionalmente e ainda vai ficar limitado a uma relação 3x7v. Gastando outros R$235,00 (valores aproximados dos cubos e cassete), vc já se libera disso tudo. Pra mim faz total sentido.

Os cubos eu sugiro os Shimano HB-M430 (dianteiro) e FH-M430 (traseiro, para cassete 8v, 9v ou 10v), ambos de 36 furos pra v-brake. São componentes antigos e bons o suficiente pro nosso uso: tem um sistema de vedação que só encontra hoje em dia nos Deore e superiores. O par ainda tá a R$135,00 no https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1637412133-par-de-cubo-shimano-alivio-m430-vbrake-36-furos-promoco-_JM - MercadoLivre.

Os aros eu já havia sugerido os Vmaxx 26”. Minha justificativa é que eu considero os Escape 260 fracos pra colocar peso em cima e os Extreme Pro só tem pra disco atualmente. Além do mais, a diferença de preço é baixa em relação ao custo total das rodas: R$52,00+frete pro par de https://www.vzan.com.br/produto/aro-escape-260-26-preto-90166 - Escape 260, R$90,00+frete pro par de https://www.vzan.com.br/produto/aro-extreme-pro-26-preto-disc-90213 - Extreme Pro Disc 26” e R$98,00+frete pro par de https://www.vzan.com.br/produto/aro-vmaxx-lt-26-36f-preto-ad-preto-90237 - Vmaxx LT, todos direto na Vzan. No peso, os Escape 260 pesam 500g por aro (falei anteriormente que esse peso era do par, errei), os Extreme Pro 26” pesam 480g por aro e os Vmaxx 780g, tb por aro. São 560g a mais no par de Vmaxx, o que me parece pouco pra quem carrega bagagem.

Se for pra 29” é melhor escolher freio a disco, pq só tem o https://www.vzan.com.br/produto/aro-vnine-29-preto-v-brake-90266 - Vnine pra v-brake, saindo o par por R$60,00+frete e pesando 550g por aro. Com disco, o par de https://www.vzan.com.br/produto/aro-extreme-pro-29-preto-disc-90215 - Extreme Pro Disc dá R$90,00+frete com 540g por aro e o par de https://www.vzan.com.br/produto/aro-strike-pro-29-tubeless-ready-110569 - Strike Pro dá R$149,00+frete com 595g por aro. Teria o Action tb, mas tá sem estoque, pelo menos no momento que eu escrevi isso.

Pra montar as rodas vão ser necessários 72 raios de inox com nipples de aço (mais barato) ou latão cromado (não enferruja como o de aço). Não recomendo raios grossos, que pode exigir aumentar os furos no flange do cubo, deixando-o mais frágil. Cheque com o mecânico que for montar a roda o tamanho e especificação. O custo dele girar em R$70,00-R$100,00.

Somando os cubos M430 (R$135,00), raios de inox e nipples (R$100,00), aros Vmaxx (R$98,00) e R$50,00 de mão de obra por roda (preço da minha área), dá R$433,00, isso pras duas rodas. Se somar o valor do cassete (varia de R$70,00 a R$175,00 conforme sua escolha, vou considerar R$100,00), vai dar o valor da mudança pra freehub.

Pedivela é livre: eu uso um hollowtech de coroas removíveis com BCD 104/64mm que eu montei como 48-36-22d, mas um pedivela genérico pra central de ponta quadrada em aço encapado, com 42-34-24d vai durar mais do que outros componentes da bike, ainda que com um desempenho um pouco inferior na troca de marchas dianteira. Provavelmente, qualquer bike de entrada que vc pegar vai ter esse pedivela ou algo melhor. Não sugiro a combinação 48-38-28d pq vai pesar nas subidas.

Movimento central já acho melhor trocar por um selado ou “cartucho” da Shimano. Tem que ver qual é o do pedivela que vc escolher: ponta quadrada, octalink ou Hollowtech. Pra ponta quadrada, o Shimano BB-UN26 é uma boa pedida, mas checa com um bom mecânico o tamanho adequado (talvez seja interessante comprar com ele, pra evitar gastos com peça errada). Só pra citar, eu usei um desses por 12000km e só troquei pq achei que a “antiguidade” dele era a causa da minha corrente esfregar no câmbio dianteiro (e não era).

A Shimano tá substituindo o BB-UN26, que tem uma rosca em aço e outra de nylon, pelo BB-UN300, que tem ambas roscas em alumínio. Ele me parece ser OK tb, mas não confunda com os BB-UN100 e BB-UN101, com duas roscas de plástico, que são em mal falados pelo fórum. Cuidado tb com anúncio tentando ludibriar pra comprar Neco achando que é Shimano, encontrei casos assim.

O câmbio dianteiro não precisa ser muita coisa: um https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1270043737-cambio-dianteiro-shimano-tourney-fd-tz30-3v-_JM - Shimano FD-TZ30 (R$30,00 no MercadoLivre) ou https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1030460513-cambio-dianteiro-shimano-tourney-fd-tz500-3v-222442-_JM - FD-TZ500 (R$45,00 tb no MercadoLivre) vão te atender com qualquer pedivela triplo 42-34-24d. Cuidado com a direção de onde vem o cabo do câmbio dianteiro, se por cima ou por baixo: o FD-TZ30 tem dois modelos, um que puxa por baixo e outro que puxa por cima, enquanto o FD-TZ500 é um só modelo que aceita qualquer um dos dois (dual pull).

Câmbios traseiros estão uma putaria nessa pandemia. Comprei meus atuais FD-M371 e RD-M370 por R$260,00 o conjunto em outubro de 2019, mas o RD-M310 sozinho tá por R$300,00 agora e não tem nem sinal do RD-M370. Pra agora, o Tourney RD-TX800-SGS é uma boa (R$150,00 no MercadoLivre, mais barato que os TY300 e TY500, inferiores a ele), mas aprenda a regular você mesmo antes de viajar, pois ele perde a regulagem com relativa facilidade.

Com cassete eu sou um pouco polêmico, pq tenho um SunRace que me deu (e ainda dá, tô usando até moer...) algum problema. Eu detesto e sou lembrado disso a cada problema novo que surge (maioria empenamento ou desgaste muito rápido), mas a galera aqui gosta bastante. Nessa linha, minhas sugestões são as seguintes:

* https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-809881147-cassete-catraca-sunrace-m40-7v-11-34-prata-_JM - SunRace M40 7v 11-34d: não gosto, mas se a bike vier com passadores 3x7v vc não vai precisar trocá-los e vai economizar. Tá por R$70,00 e subiu pouco (tava por R$55,00 antes da pandemia), mas precisa de um espaçador atrás do cassete, que tá ficando chato de achar, mas https://sc.olx.com.brorte-de-santa-catarina/ciclismo/anel-espacador-para-freehub-8-9-10v-com-cassete-de-7v-766320895 - esse cara tá vendendo um no OLX por R$25,00. Tem relatos da galera fazendo com tubo de PVC marrom soldável de 3/4”, ou num torneiro mecânico. Pode ser que esta seja a sua solução.

* https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1301925401-catraca-shimano-cs-hg31-8v-11-34-dentes-megarange-original-_JM - Shimano CS-HG31-8 8v 11-34d: ainda não acho ideal, preferiria o CS-HG41-8 11-34d, que é a mesma coisa, porém cromado, mas sumiu nessa pandemia; ou o CS-HG50-8 11-34d, que tb é cromado, mas não tem esse pulo enorme entre a primeira e a segunda e já havia sumido bem antes da pandemia. Estava por R$80,00 antes da pandemia, mas agora é R$140,00, uma putaria das ruins!

Corrente eu gosto das KMC. Tive uma https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1594421540-corrente-kmc-z7-116-elos-7v-14v-21v-3x7v-speed-mtb-megarange-_JM - KMC Z7 durante anos (veio numa Caloi que comprei em 2011, não tem emenda, segundo o fabricante) e cheguei a usar ela depois do upgrade pra cassete 8v (é a mesma medida de corrente) e ela durou bastante, sem travar elos ou partir. O link que eu coloquei ela tá por R$52,00, mas tem vendedor anunciando até por R$45,00 em caixas mais antigas.

Em comparação, depois da Z7 eu comprei um par (pra fazer rodízio) de SunRace CNM84, barata e fraca: apresentaram elos travados mesmo com a lubrificação em dia e partiram (eu nunca havia partido uma corrente antes!) em questão de meses.

Substitui a bosta da SunRace por uma única https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1175669201-corrente-bike-8v-kmc-z81-compativel-shimano-e-sram-_JM - KMC Z8.1, que vem com emenda e eu recomendo bastante (R$75,00). A https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1601531606-corrente-kmc-z83-12-332-x116-cinza-com-8-velocidades-_JM - KMC Z8.3 tem pinos um pouco mais longos e é mais barata (R$68,00), mas não sei se isso é melhor ou pior...

Pra próxima troca de corrente, estou pretendendo comprar um par de https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1321321096-corrente-kmc-x8-gold-116-elos-678v-dourada-c-power--_JM - KMC X8 dourada (R$120,00), que falam muito bem. Vou ver se ela vale a grana extra...

Pros v-brakes, um par de https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1206206726-freio-v-brake-shimano-acera-br-m422-mtb-aluminio-preto-_JM - Shimano BR-M422 (R$180,00) seriam adequados, mas os valores estão mais uma putaria: estavam por R$90,00 o par antes da pandemia.

Dá pra pegar uns Tektro ou Winzip por cerca de R$50,00, mas qualquer que seja a sua escolha, o v-brake em si deve ser de alumínio e a base dele, onde fica aquele parafuso de centralização, deve ser preferencialmente em metal, pra garantir uma operação suave.

O passador de marchas vai depender do que vc vai colocar de transmissão. Eu recomendo passadores Shimano ou Sram, ao invés das imitações genéricas da Yamada e GTS. Só lembra de pegar um conjunto que tenha o mesmo número de marchas. O preço deles vai variar bastante:

* Um thumbshifter Shimano SL-TZ20 3x7v é o mais básico que eu sugeriria e tá R$55,00 no MercadoLivre, mas vc pode achar mais barato em bicicletaria de bairro. Ainda precisa das alavancas de freio separadas (bota mais R$50,00-R$120,00 aqui).

* Um rapid fire integrado da Shimano vai sair por uns R$200,00 e poucos, tanto 3x7v quanto 3x8v, então não acho que valha a pena montar 3x7v com ele, pq é o mesmo investimento. Algumas das bikes que vc citou parecem vir com rapid fires 3x7v, o que seria legal de aproveitar.

Basicamente é isso. Quero frisar que tudo sal sugestões e da pra mudar algo aqui e ali. Se seguir a linha mais básica que eu sugeri, vc pega a Soul Black Rain de base (R$1250,00), troca o central (uns R$100,00), troca as rodas (R$400,00, ainda vai poder usar ou vender as antigas), coloca um cassete 7v (R$70,00), troca a suspensão por um garfo rígido (vou chutar uns R$150,00) e mantém todo o resto. Ainda fica em R$1970,00.

Se vc optar por uma usada 26” de base, deve economizar pelo menos uns R$600,00, o que vai te permitir o cassete 8v e passadores melhores, além de mais outras coisas a seu gosto.

Espero que tenha te ajudado! Comenta aí o que for fazendo pra gente trocar uma ideia. Boa sorte!


Amigo, muito obrigado pelo presente. Ontem eu peguei uma BTWin 340 usada, mas deu errado porque o frete era de SP e custava 500 reais. A opção mais em conta que achei foi a Soul Black Rain de 2014 e vou dando upgrade por outras peças Shimano aos poucos. O Pedivela, movimento central e cubos são importados, mas no momento minhas viagens são curtas e variam entre 400 a 600km a cada ano. O tempo que vamos planejando uma viagem melhor vou dando up nela e comprando equipamentos mais leves e resistentes (barraca, colchonete, etc) vou deixar aqui as configurações dela pra tu da uma olhada:
Paguei 1250 sem juros e frete grátis


Quadro Soul Black Rain 26 - alumínio 6061 - 9x135mm.

Suspensão Soul 26 - 70mm de curso - 9x100mm.

Aros XC70 26 - 32 raios - alumínio.

Cubo dianteiro Quando - Quick Release - alumínio - 9x100mm.

Cubo traseiro Quando - Quick Release - alumínio - 9x135mm.

Raios 2mm - aço.

Pneus WD - 26x2.125.

Câmbio traseiro Shimano Tourney, RD-TX35 - 7 velocidades.

Câmbio dianteiro Shimano Tourney, FD-TX50.

Alavancas de câmbio Shimano Rapid Fire, ST-EF51 - 21 velocidades.

Roda livre Shimano, MF-TZ21, 14-28 dentes - 7 velocidades.

Pedivela triplo, 42-34-24 dentes.

Freios V-Brake - alumínio.

Mesa Soul - 31.8x90mm - alumínio.

Guidão Soul - 31.8x650mm - alumín

Peso: 14.300kg

Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2020 as 17:24
Os aros não são parede dupla, mas o cara falou que era resistente, como os aros japoneses das antigas. Vou mudar, só depois, como você sugeriu: Freio V Brake, Pedivela, movimento central, suspensão para garfo, cubos e Aros parede dupla. Tudo pela marca Shimano, exceto os aros.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2020 as 03:02
Cara, pensa no máximo em colocar um central de cartucho Shimano, garfo rígido e trocar as rodas pra migrar pra cassete 7v 11-34d. Os passadores dela são muito bons e os câmbios são perfeitamente adequados pra um cassete até 11-34d de 7v.

No futuro, à medida que moer, troca o cassete pra 8v e os passadores, mas nem vai dar tanta diferença assim.

Acho que ela foi melhor que a RockRider 340...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
saniobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2020
Taperoá
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saniobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2020 as 09:07
Vou fazer isso😀
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X