Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual a calibragem ideal para o meu pneu?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual a calibragem ideal para o meu pneu?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
canalha Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Out 2018
Brasil
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar canalha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual a calibragem ideal para o meu pneu?
    Postado: 28 Ago 2020 as 18:10
Nos pneus da minha bicicleta consta que o máximo é 50 psi. Eu costumo encher com 40, mas já falaram para mim que eu encho demais os pneus. Alguém sabe qual a calibragem ideal dos meus pneus, considerando que eu peso em torno de 64kg?
Voltar ao Topo
Chowlin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2020
Londrina
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chowlin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2020 as 18:51
Aqui tem um texto que dá uma base para te orientar melhor: https://www.pedal.com.br/a-pressao-certa-do-pneu_texto466.html
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2020 as 18:53

A calibragem depende de vários fatores...

Tamanho do aro (26, 29,...), largura do pneu (2.0, 2.1,...), tipo do pneu (cravos, slick, misto), tipo do uso (terra, estrada,...), etc...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2020 as 19:55
Originalmente postado por canalha canalha escreveu:

Nos pneus da minha bicicleta consta que o máximo é 50 psi. Eu costumo encher com 40, mas já falaram para mim que eu encho demais os pneus. Alguém sabe qual a calibragem ideal dos meus pneus, considerando que eu peso em torno de 64kg?


Se for MTB é fácil. Se usar câmara, o mínimo possível para não ocorrer snake bite. Se for tubeless, o mínimo possível para não sair o pneu do aro.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2020 as 21:54
Eu peso 120kg e encho 40psi na traseira e 32psi na dianteira e estou bem satisfeito (uso pneus mistos Kenda aro 26”x2”). Como a pressão é força (no caso peso) por área, com cerca de metade do meu peso você poderia colocar metade da pressão, contanto que todo o resto se mantenha igual (dimensões do pneu, etc), pelo menos em teoria.

Na prática, vc deve colocar um pouco mais que a metade pra evitar snakebite. O negócio é o seguinte: tá muito duro, abaixa a pressão, tá rolando muito arrasto, aumenta.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2020 as 23:29
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Eu peso 120kg e encho 40psi na traseira e 32psi na dianteira e estou bem satisfeito (uso pneus mistos Kenda aro 26”x2”). Como a pressão é força (no caso peso) por área, com cerca de metade do meu peso você poderia colocar metade da pressão, contanto que todo o resto se mantenha igual (dimensões do pneu, etc), pelo menos em teoria.

Na prática, vc deve colocar um pouco mais que a metade pra evitar snakebite. O negócio é o seguinte: tá muito duro, abaixa a pressão, tá rolando muito arrasto, aumenta.


E depois quem pesa 90kg se acha pesado e diz que precisa usar 45psi.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2020 as 07:22
Eu tenho 88Kg e pedalo só em asfalto, então meu medidor é no dedômetro, pneus sempre "durinhos" mas que permita uma super-hiper-ultra levíssima afundada de dedo, hehehe...
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2020 as 08:24
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E depois quem pesa 90kg se acha pesado e diz que precisa usar 45psi.

Tb acho isso curioso!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2020 as 08:27
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu tenho 88Kg e pedalo só em asfalto, então meu medidor é no dedômetro, pneus sempre "durinhos" mas que permita uma super-hiper-ultra levíssima afundada de dedo, hehehe...

Mas vc pedala com pneus mais estreitos, não? Pneu mais estreito implica em menor área de contato e, consequentemente, mais pressão.

Os meus não chegam a ficar nessa afundadinha mínima de dedo não, mas são 2,1” de largura (confirmei hoje).
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2020 as 09:52
Acho que o pessoal aí já explicou bem, mas se considerar somente seu peso, tá muito cheio mesmo. Vai quicar facilmente, ficar sem aderência na frente em curvas e destracionar atrás em alguma subida com cascalho.Na minha MTB que o mínimo é 35psi uso 25 na frente e 35 atrás com câmara de ar, já usei 30 na traseira mas deu Snakebite Com pneu 2.1.
Peso 90kg.
Obs: se for asfalto, quanto mais cheio melhor.

Editado por Hugobh77 - 29 Ago 2020 as 09:54
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2020 as 12:23
São pneus 700x45c ou 1.75, preciso dos pneus mais cheios pois faço umas "palhaçadas" na bike (curvas com a bike deitada, desvios curtos e seguidos de obstáculos, freadas bruscas com stand track) depois do "treino normal" de velocidade (asfalto), para diminuir a possibilidade do pneu deformar muito nas curvas fazendo a bike derrapar. Wink

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu tenho 88Kg e pedalo só em asfalto, então meu medidor é no dedômetro, pneus sempre "durinhos" mas que permita uma super-hiper-ultra levíssima afundada de dedo, hehehe...

Mas vc pedala com pneus mais estreitos, não? Pneu mais estreito implica em menor área de contato e, consequentemente, mais pressão.

Os meus não chegam a ficar nessa afundadinha mínima de dedo não, mas são 2,1” de largura (confirmei hoje).


Editado por sidserra - 31 Ago 2020 as 20:48
Voltar ao Topo
canalha Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Out 2018
Brasil
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar canalha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 19:15
Minha bicicleta é uma Caloi Terra. O pneu é 26 x 1,95 e eu ando com ela majoritariamente em asfalto e calçada.
Voltar ao Topo
canalha Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Out 2018
Brasil
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar canalha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 19:23
Ah, e são pneus slick.
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 21:08
Uso pneus slicks, câmaras de ar kenda, fitas anti-furos tec tire, para o asfalto, sempre uso a pressão máxima que consta no pneu(indicado pelos fabricantes).OBS: tenho bomba de pé em casa que enche até 160 psi.
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2020 as 08:33
pneu 2.1 cravudo = 45 psi

pneu 1.5 liso = 55 psi
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 15:01
antigamente andava no limite do que o pneu aguenta (valor na lateral). adorava sentir a rua na bunda rs.
nos últimos anos se descobriu q há um ponto ideal q não se deve passar.
sugiram calculadoras como essa: https://docs.google.com/spreadsheets/d/10878Rq_wnurkcdIyhklZ0Y6ARx6xxdLMZ_9Xj9hgmZ4/edit#gid=1388801070
usei o resultado dessa para "typical tarmac" por um bom tempo, mas sempre desconfiava q nosso asfalto é mais liso q la fora (apesar dos buracos). testei num segmento de 5km q estou treinando em zona 5 e estou bem mais rápido com os valores de "vSmooth Tarmac".
oq percebi é q mesmo com os valores "vSmooth Tarmac" eu ainda não sinto a superfície do asfalto.
cheguei na conclusão q o melhor calculador é sua bunda. vai aumentando a pressão até sentir a superfície da rua, e abaixa um pouco. faz separado para frente e traseira. 
resumindo: o ideal é no limite onde vc começa sentir vibração, pq essa de fato vai te frear 



Editado por capoeira - 30 Mar 2021 as 21:13
Voltar ao Topo
93592 Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jan 2020
-
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 93592 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 17:42

Tem essa técnica do Nino Schurter para descobrir a pressão ideal, eu nunca tentei.
Voltar ao Topo
rauljacobsen Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2020
Bahia
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rauljacobsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 12:00
Originalmente postado por pxhx pxhx escreveu:


Tem essa técnica do Nino Schurter para descobrir a pressão ideal, eu nunca tentei.


Eu já! Para xco e xcm funciona bem!
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 12:28
aqui tem calculadora para 15% de "tire drop", que é um valor q dizem ser um bom meio termo entre conforto e resistência: https://docs.google.com/spreadsheets/d/15nT3Q2Cnk6-2HbRSpPngFEoR5QnLTQZdlzofzC_mLTY/edit#gid=0

lembrando q é um meio termo, para quem busca velocidade vale meu post anterior 

Editado por capoeira - 31 Mar 2021 as 12:30
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X