Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedal clip - dúvida de iniciante
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedal clip - dúvida de iniciante

 Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Chowlin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2020
Londrina
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chowlin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedal clip - dúvida de iniciante
    Postado: 22 Ago 2020 as 16:20
Boa tarde,

Mal comecei no MTB e eu como peguei gosto pela coisa, to querendo começar a andar clipado. Sei que existe um pedal click'r da shimano que é bom para iniciante por ser fácil de usar, mas pela alta dos preços e pouca disponibilidade eu desisti de comprar um desses. No lugar, pensei em comprar um M520 que vem o taco SH51 e separado o SH56 para instalar na sapatilha (ainda não comprei também, mas escolhi a Giro Gauge). Tem algum problema de incompatibilidade nesse caso entre pedal-taco-sapatilha? Se não, vocês acham que fica mais fácil para quem tá começando essa configuração?
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 17:05
fiz essa transição no começo do ano e tem umas coisas que aprendi na marra, inclusive quebrei o dedo em uma queda boba, acho que tenho alguma experiência.

1º clipe não aumenta tanto desempenho, se você tem a pedalada redonda já o ganho é marginal, o ganho que senti foi em situações de potência alta, subidas e sprints. Eu voltaria para o plataforma? não pois realmente existe um ganho. Hoje eu compraria isso? não sei, foram 250 do pedal e 300 da sapatilha shimano ME01, com essa grana rolava pegar um cubo microspline ou outro upgrade.

2º a 520 pode se ajustada para soltar bem fácil e mesmo assim eu cai duas vezes, hoje já dei uma apertada pois estava soltando muito fácil, por isso não sei se vale a pena um clip só pra aprender a andar clipado, em 3 passeios já não faz sentido. Agora vale muito a pena andar com ele folgado no máximo até pegar o jeito.

3º Se a sapatilha for pra tacos mtb spd os tacos vão servir, não tem problema nisso. O problema ocorre quando a sapatilha é pra tacos de speed e os tacos serem de mtb.


Editado por RuanRAC - 22 Ago 2020 as 17:07
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 17:45
Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:

Boa tarde,

Mal comecei no MTB e eu como peguei gosto pela coisa, to querendo começar a andar clipado. Sei que existe um pedal click'r da shimano que é bom para iniciante por ser fácil de usar, mas pela alta dos preços e pouca disponibilidade eu desisti de comprar um desses. No lugar, pensei em comprar um M520 que vem o taco SH51 e separado o SH56 para instalar na sapatilha (ainda não comprei também, mas escolhi a Giro Gauge). Tem algum problema de incompatibilidade nesse caso entre pedal-taco-sapatilha? Se não, vocês acham que fica mais fácil para quem tá começando essa configuração?


Qualquer sapatilha de modelo SPD vai dar certo no pedal m520, recomendo usar o taquinho sh56 no começo, pois ele solta facil em 3 direções, pode optar tambem por algum pedal da wellgo, um amigo colocou, mas eu nao curti.

Cara cair clipado no começo é mais que normal, mas logo logo vc nem lembra que esta clipado e solta automaticamente, até la tem que ficar atento... todo mundo cai no começo....

Fuja de pedais mistos, plataforma de um lado clip de outro, é uma grande porcaria, e caso queira usar com tenis normal para ir trabalhar basta comprar a plataforma de encaixe da shimano, vira um pedal flat. Bem fraquinho, mas resolve.

Editado por hurry-gurits - 22 Ago 2020 as 17:48
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 18:38
Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:

Boa tarde,

Mal comecei no MTB e eu como peguei gosto pela coisa, to querendo começar a andar clipado. Sei que existe um pedal click'r da shimano que é bom para iniciante por ser fácil de usar, mas pela alta dos preços e pouca disponibilidade eu desisti de comprar um desses. No lugar, pensei em comprar um M520 que vem o taco SH51 e separado o SH56 para instalar na sapatilha (ainda não comprei também, mas escolhi a Giro Gauge). Tem algum problema de incompatibilidade nesse caso entre pedal-taco-sapatilha? Se não, vocês acham que fica mais fácil para quem tá começando essa configuração?


O pedal 520 é um bom para começar. Mas aquela plataforma "de prástico" dele não dura nada.

Um pedal duplo de ótima qualidade é o 324 da Shimano. Extremamente durável e resistente! Tenho na minha bike de cicloturismo; é excelente! Quando na estrada eu uso a sapatilha e pedalo clipado. O rendimento da pedalada aumenta bastante, pois o movimento do pedal funciona empurrando e puxando.  Quando na cidade ou no lazer, uso a plataforma com um tênis ou chinelo. Fica perfeito!

Além disso, pedalar clipado aumenta a segurança. Só quem já se acidentou ou levou uma "pedalada na canela" sabe o perigo que é quando os pés escapam do pedal em uma situação de risco. A exceção disso são os praticantes de downhill. Esses tem que usar tênis e plataforma mesmo.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 18:59
Bom, eu comecei usando o m520 há uns 6 ou 7 anos atrás, no inicio é a parte mais chata, podem acontecer os tombos, voce achar que não vale a pena pq não aumentou o rendimento, etc. Mas posso te garantir que seus pés não vão escorregar do pedal em hipótese nenhuma tanto subindo em lugares tecnicos ou descendo, a bike pode trepidar no chão irregular o quanto quiser que seus pés estarão lá firme nos pedais. Depois de um certo tempo em cima da bike, normalmente qdo eu estou calçando tenis, meus pés começam a sentir uma dorzinha incomoda , em contrapartida quando estou calçando sapatilha isso não acontece.
Voltar ao Topo
Chowlin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2020
Londrina
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chowlin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 19:12
Pelo que eu calculei, vou gastar uns R$850 no pedal (R$360) + taquinho SH56 (R$80) (para usar no começo) + sapatilha (R$415). Acho que é mais um investimento pro resto da vida em segurança e aproveitamento da potência do pedal, mesmo que o desempenho não seja tão notável. Todo mundo que eu leio fala que não volta mais a pedalar em plataforma quando aprende a pedalar clipado, espero que aconteça o mesmo comigo e eu não sinta que joguei dinheiro fora.

Sobre ainda esse negócio de forma de pedalar, o que significa pedalada redonda?

E sobre o taquinho SH56, eu sei que ele desclipa em várias direções, mas significa que de repente sem querer enquanto estiver fazendo força e puxar o pedal para cima ele pode desclipar? Ou quando fazer um bunny hop?

Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 19:24
Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:


E sobre o taquinho SH56, eu sei que ele desclipa em várias direções, mas significa que de repente sem querer enquanto estiver fazendo força e puxar o pedal para cima ele pode desclipar? Ou quando fazer um bunny hop?



Para clipar tem que encaixar o taco no pedal e pressionar até ouvir o "click". O movimento puxado somente não desclipa. É preciso puxar e girar o pé no sentido anti-horário (puxar o calcanhar para fora). Aí desclipa. Mas pedalar forte não desclipa; exceto se houver algum problema nos pedais ou nos tacos.

DICA:

Quando comprar os equipamentos e tudo estiver instalado, faça dois treinos básicos:

1) Encoste a bike numa parede ou apoie-se com ela e faça o treino de clipar e desclipar várias vezes para aprender o procedimento.

2) Faça um rolé de bike em algum local com um gramado por exemplo. Ali treine subir, clipar, desclipar, descer da bike.  Caso você compre terreno (caia um tombo), o que é absolutamente normal no início, não vai se machucar nem arrebentar a bike.

Com o tempo você vai adquirir segurança e o processo vira algo normal e feito de forma instintiva. Você nem vai lembrar mais que precisa fazer os movimentos. Eles acontecem automaticamente.


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 19:32
Não espere pedalar 1 km/h a mais de média usando clip. Longe disso.

O benefício está em manter a posição do pé sempre correta, manter o pé firme ao pedal sem dar canelada no pedal, e principalmente nas subidas conseguir um extra de força no movimento inverso, puchando a perna.

Mas tem os tombos... hoje mesmo, 1 ano e meio clipado... comprei um terreninho
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 19:32
Eu ia começar a experimentar a andar clipado mas depois do acidente de moto em que a bike foi arrancada debaixo de mim eu deixei pra lá, se eu estivesse clipado eu teria me ferrado muito mais do que as pequenas escoriações que tive, talvez sendo arrastado com bike e tudo... Stern Smile
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 19:37
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu ia começar a experimentar a andar clipado mas depois do acidente de moto em que a bike foi arrancada debaixo de mim eu deixei pra lá, se eu estivesse clipado eu teria me ferrado muito mais do que as pequenas escoriações que tive, talvez sendo arrastado com bike e tudo... Stern Smile

Impossível afirmar isso.  O clip não "amarra" o ciclista nos pedais. Não é como os tais "firma pés".

O pedal de clip te dá segurança. E em caso de queda ou abalroamento, o movimento que você faria ao ser deslocado da bike faria os tacos sairem dos pedais. Por isso que o clip solta girando para qualquer lado.

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 20:05
Marcos, tem diferença entre o movimento consciente do ciclista para se desclipar e o movimento "aleatório" do cara sendo jogado pro alto sem um ponto de referência e com a lei de Murphy trabalhando contra. É como ir na zona sem usar camisinha, hehehe... E por favor, aos mimizentos, nem percam tempo com "ai, máis qui compalação máis xúla"... LOL

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu ia começar a experimentar a andar clipado mas depois do acidente de moto em que a bike foi arrancada debaixo de mim eu deixei pra lá, se eu estivesse clipado eu teria me ferrado muito mais do que as pequenas escoriações que tive, talvez sendo arrastado com bike e tudo... Stern Smile

Impossível afirmar isso.  O clip não "amarra" o ciclista nos pedais. Não é como os tais "firma pés".

O pedal de clip te dá segurança. E em caso de queda ou abalroamento, o movimento que você faria ao ser deslocado da bike faria os tacos sairem dos pedais. Por isso que o clip solta girando para qualquer lado.

Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 20:12
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu ia começar a experimentar a andar clipado mas depois do acidente de moto em que a bike foi arrancada debaixo de mim eu deixei pra lá, se eu estivesse clipado eu teria me ferrado muito mais do que as pequenas escoriações que tive, talvez sendo arrastado com bike e tudo... Stern Smile


Ja fui ejetado da bike numas descidas bem divertidas, e nunca prendeu, nunca fiquei preso no clip, e olha que eu tenho em 2 bikes diferentes, uma trail outra enduro... e sempre caio, é o preco da evolucao, ou sou cabaço mesmo...kkk com pedal flat virava e mexia nos drops o pe escapava e eu ganhava uma deliciosa raspada de pneu na parte interna da coxa.

Uso o pedal m520 e m540 e sapatilha mt44 com tacos shimano original sh51, shimano nao trava, nao sei outras marcas.

Tem a questão do cara saber regular a mola do clip, a medida que o taco vai gastando é preciso ir aumentando a tensao da mola, ate o taco estar tao fino que mesmo no maximo da mola o taco solta ao menor esforço... ja estou no meu 3° jg de tacos em 4 anos...

Agora se o cidadão deixar a mola no mais tensionado, e estiver cansado, não solta nem querendo, mas ai o erro esta na regulagem, e nao no sistema, usando da forma correta solta facil

Editado por hurry-gurits - 22 Ago 2020 as 20:16
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 20:14
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu ia começar a experimentar a andar clipado mas depois do acidente de moto em que a bike foi arrancada debaixo de mim eu deixei pra lá, se eu estivesse clipado eu teria me ferrado muito mais do que as pequenas escoriações que tive, talvez sendo arrastado com bike e tudo... Stern Smile

Impossível afirmar isso.  O clip não "amarra" o ciclista nos pedais. Não é como os tais "firma pés".

O pedal de clip te dá segurança. E em caso de queda ou abalroamento, o movimento que você faria ao ser deslocado da bike faria os tacos sairem dos pedais. Por isso que o clip solta girando para qualquer lado.



Cara firma pé é criminoso...usei durante 10 anos fazendo trilha, más meu ultimo tombo com a saudosa bike de cromoly, por sorte a fita ja estava podre, e estourou, senão tinha quebrado a perna...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 21:06
Usei clip por 19 anos. Então, acho que posso falar algo a respeito. Antes de ir pro clip, aprenda a andar de verdade com o flat. Mas andar mesmo, fazendo todo o possível e imaginável com o flat. Se for pro clip antes disso, o clip vai virar uma muleta e você não terá aprendido nada. Dessa forma você não será mais um que diz que usa clip por segurança, que sem clip é impossível pedalar, que o pé escapa, etc., numa explícita demonstração de que foi pro clip muito cedo antes de ter domínio total sobre a bike. Afinal, quem usa clip, deve fazê-lo por opção e preferência, e não por necessidade absoluta, já que sem ele, não conseguiria andar. Não faça por pressão do grupo, pressão para ficar igual os outros, seguindo conselhos dos que também não tem domínio sobre a bike e já te mandam por um clip com o conselho na ponta da língua, etc. Clip deveria ser a cereja do bolo. O último estágio do aprendizado. O último upgrade.

Editado por Fabio - 25 Ago 2020 as 10:06
Voltar ao Topo
Chowlin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2020
Londrina
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chowlin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 21:43
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Usei clip por 19 anos. Então, acho que posso falar algo a respeito. Antes de ir pro clip, aprenda a andar de verdade com o flat. Mas andar mesmo, fazendo todo o possível e imaginável com o flat. Se for pro clip antes disso, o clip vai virar uma muleta e você não terá aprendido nada. Dessa forma você não será mais um que diz que usa clip por segurança, que sem clip é impossível pedalar, que o pé escapa, etc., numa explícita demonstração de que foi pro clip muito cedo antes de ter domínio total sobre a bike. Afinal, quem usa clip, deve fazê-lo por opção e preferência, e não por necessidade absoluta, já que sem ele, não conseguiria andar. Não faça por pressão do grupo, pressão para ficar igual os outros, seguindo conselhos dos que também não domínio sobre a bike e já te mandam por um clip com o conselho na ponta da língua, etc. Clip deveria ser a cereja do bolo. O último estágio do aprendizado. O último upgrade.


Tá mas o que significa "todo o possível e imaginável com o flat"? O que eu sei fazer é o básico, empurrar o pedal até o ponto mais baixo possível com uma perna e em seguida fazer a mesma coisa com a outra. Em descidas eu aprendi a posicionar a ponta do pé no pedal para cima para não escorregar o pé e perder controle/estabilidade da bike. Agora de resto...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2020 as 22:03
Saltar, aprontar, descer trilhas técnicas abarrotadas de pedras e troncos, tudo sem o pé escapar.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2020 as 02:14
Se vc nunca viu alguém que usou clip e voltou pro flat vai ser a primeira vez , eu mesmo.

Mais não estou tentando te dissuadir , até mesmo porque sei como são essas coisas , independente do que disserem aqui acho que vc vai ficar com aquela curiosidade e acabar comprando.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2020 as 04:11
Dois. Eu.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 08:18
cara, minha opinião já é de que clip é um upgrade obrigatório e um dos primeiros que você deve fazer
você ganha muito mais controle e confiança na bike, e a pedalada fica melhor e mais eficiente

o medo de ficar com o pé preso é normal, tanto que é de praxe algumas quedas bobas até pegar o jeito de desclipar, mas depois teu corpo pega o jeito e você clipa e desclipa com naturalidade
ao mesmo tempo que já cai de bobo no início, parando em semáforo e passando vergonha, tb já tirei no susto pra colocar o pé como apoio e até me assustei com ter conseguido fazer no reflexo o movimento (mostrando que virou algo natural)

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Marcos, tem diferença entre o movimento consciente do ciclista para se desclipar e o movimento "aleatório" do cara sendo jogado pro alto sem um ponto de referência e com a lei de Murphy trabalhando contra. É como ir na zona sem usar camisinha, hehehe... E por favor, aos mimizentos, nem percam tempo com "ai, máis qui compalação máis xúla"... LOL
então sid, eu entendo o receio com isso, mas realmente o pedal não prende dessa forma.. ele é feito para segurar o movimento num sentido e permitir no outro, é o funcionamento dele, mas tb não quer dizer que na vertical ele te segura totalmente, existe uma força limite que a trava cede
você tem como regular isso tb na mola, mas mesmo na trava mais forte o pedal permite que você seja "ejetado" em caso de acidentes, isso é até questão de segurança msm

é só ver em videos de acidentes e quedas, no início o pedal permanece preso mas tem um ponto que ele solta (e ai até tem casos da bike ser catapultada hehe)

enfim.. mas ainda há um risco, claro..
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 08:45
ESSE é o problema, hehehe... Sabe aquela situação em que vc está sem luz e acende uma vela e sai de casa pra comprar alguma coisa e qdo vc volta a casa pegou fogo e vc acha que isso não aconteceria se vc estivesse no local? Ou qdo vc acende o fogão e deixa algo cozinhando lá e vai dormir e acorda sufocado (ou morre em uma explosão por ligar a luz ou riscar o fósforo de novo) pq o fogo apagou sabe-se lá pq e o gás continuou saindo? Pela Lei de Murphy, se vc estivesse no local no primeiro exemplo e estivesse acordado no segundo essas situações provavelmente não aconteceriam.

Risco há em tudo, até em andar de bike, principalmente junto dos carros (atenção: junto, não no meio dos carros) e em boa velocidade e que é o meu tipo de pedal. Mas não tiro a praticidade do acessório mas até com cintos de segurança podem ocorrer travadas e aí já era, dependendo da situação... É só um ponto de vista MEU, não estou com isso tentando mudar a ideia de uso do acessório por ninguém pois temos posts aqui no fórum dizendo que o pedal é seguro desde que bem ajustado, tenho que explicar isso pq daqui a pouco vai aparecer nego dizendo que "xó puquê voxê é incoumpetênti núm qué dizê qui tôdús saum"... Ah, qdo eu escrevo assim (meio "tatibitáti") é para imitar voz de criança fazendo dengo, hehehe... LOL

Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

enfim.. mas ainda há um risco, claro..
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 08:49
Eu pedalo mais sério tem 1 ano e meio, sendo 1 ano com clipe. E, na minha opinião, é muuuuuito melhor com clipe !!!
Eu uso pedal de mtb shimano 520 na speed e na mtb um wellgo baratin que veio na promoção com a sapatilha absolute (que machuca o dedinho). 
Uma dúvida, caso possam colaborar, existe muita diferença de pedalar com o pedal de Mtb para o pedal speed ? 
Eu acabei de pegar outra bike speed que ja vem com um pedal de speed (muito bem falado por sinal), vale a pena mudar para sapatilha com pedal speed ? 
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 08:56
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

O pedal 520 é um bom para começar. Mas aquela plataforma "de prástico" dele não dura nada.

Um pedal duplo de ótima qualidade é o 324 da Shimano. Extremamente durável e resistente! Tenho na minha bike de cicloturismo; é excelente! Quando na estrada eu uso a sapatilha e pedalo clipado. O rendimento da pedalada aumenta bastante, pois o movimento do pedal funciona empurrando e puxando.  Quando na cidade ou no lazer, uso a plataforma com um tênis ou chinelo. Fica perfeito!

Além disso, pedalar clipado aumenta a segurança. Só quem já se acidentou ou levou uma "pedalada na canela" sabe o perigo que é quando os pés escapam do pedal em uma situação de risco. A exceção disso são os praticantes de downhill. Esses tem que usar tênis e plataforma mesmo.

Bom dia. Tens certeza que o 520 não é durável? Tenho o meu desde que comprei minha Vitus (já fazem mais de 5 anos) e já caí, já, ralei eles, já pedalei com chuva (até torrencial), barro, poeira, etc. e eles estão firmes e fortes (claro que feio já... rsrsrs). O principal atrativo do 324 não seria o peso menor? Pois no preço eles perdem para o 520.
E quando ao downhill... já tem gente "arriscando" usar clip (tem louco pra tudo, EU não usaria... aliás: EU nunca faria downhill... LOL)
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 09:02
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

ESSE é o problema, hehehe... Sabe aquela situação em que vc está sem luz e acende uma vela e sai de casa pra comprar alguma coisa e qdo vc volta a casa pegou fogo e vc acha que isso não aconteceria se vc estivesse no local? Ou qdo vc acende o fogão e deixa algo cozinhando lá e vai dormir e acorda sufocado (ou morre em uma explosão por ligar a luz ou riscar o fósforo de novo) pq o fogo apagou sabe-se lá pq e o gás continuou saindo? Pela Lei de Murphy, se vc estivesse no local no primeiro exemplo e estivesse acordado no segundo essas situações provavelmente não aconteceriam.

Risco há em tudo, até em andar de bike, principalmente junto dos carros (atenção: junto, não no meio dos carros) e em boa velocidade e que é o meu tipo de pedal. Mas não tiro a praticidade do acessório mas até com cintos de segurança podem ocorrer travadas e aí já era, dependendo da situação... É só um ponto de vista MEU, não estou com isso tentando mudar a ideia de uso do acessório por ninguém pois temos posts aqui no fórum dizendo que o pedal é seguro desde que bem ajustado, tenho que explicar isso pq daqui a pouco vai aparecer nego dizendo que "xó puquê voxê é incoumpetênti núm qué dizê qui tôdús saum"... Ah, qdo eu escrevo assim (meio "tatibitáti") é para imitar voz de criança fazendo dengo, hehehe... LOL

Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

enfim.. mas ainda há um risco, claro..



Entendi seu ponto Sid, mas quem em sã consciência sai de casa deixando vela acesa ou deixa o fogão acesso cozinhando algo e vai dormir???

Quase como falar que o cara foi fazer trilha de bike de havaianas e regata...kkk
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 09:03
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu ia começar a experimentar a andar clipado mas depois do acidente de moto em que a bike foi arrancada debaixo de mim eu deixei pra lá, se eu estivesse clipado eu teria me ferrado muito mais do que as pequenas escoriações que tive, talvez sendo arrastado com bike e tudo... Stern Smile

O tipo de pedal que você faz eu não arriscaria usar clip ...
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 09:08
Ah, chefia, tem muitos exemplos disso, volta e meia aqui no RJ aparece no noticiário gente que colocou fogo na casa pq dormiu com vela acesa, fumando na cama, ou explodiu a casa cozinhando ou saiu pra ir em baile funk deixando crianças sozinhas à noite em casa... Mas tem nego que anda de moto e vai fazer graça de havaianas e regata, hehehe... LOL

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

 
Entendi seu ponto Sid, mas quem em sã consciência sai de casa deixando vela acesa ou deixa o fogão acesso cozinhando algo e vai dormir???

Quase como falar que o cara foi fazer trilha de bike de havaianas e regata...kkk
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 09:12
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu ia começar a experimentar a andar clipado mas depois do acidente de moto em que a bike foi arrancada debaixo de mim eu deixei pra lá, se eu estivesse clipado eu teria me ferrado muito mais do que as pequenas escoriações que tive, talvez sendo arrastado com bike e tudo... Stern Smile

O tipo de pedal que você faz eu não arriscaria usar clip ...

Eu já fiz...
Até meados do ano passado eu saía no inverno gaúcho depois do trabalho (por causa da escuridão mais cedo e porque não tenho - nem curto pedalar nos morros assim - farol potente) para andar na minha cidade umas 2 horas das 18:00 até as 20:00 horas (imagine a hora do Rush!). Tinha "pisca-pisca" na bike, usava por cima da minha térmica uma regata verde-fosforecente-brilhante (ou "verde-alface" como minha filha dizia... LOL) e ia acelerando nas ruas e lombas da minha cidade. Escapai de algumas mas depois de ter sido "cortado" não por um carro, mas por OUTRA BICICLETA, e pelo fato de ser repentino não tive tempo de reagir a tempo para desclipar me estatelei no asfalto, prefiro então pagar uma academia e fazer spinning/reforço muscular nas tardezinhas invernais e pedalar nos morros somente finais de semana, voltando nos dias de semana quando os dias escureceram mais tarde... Dead
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 09:21
Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

cara, minha opinião já é de que clip é um upgrade obrigatório e um dos primeiros que você deve fazer
você ganha muito mais controle e confiança na bike, e a pedalada fica melhor e mais eficiente



No trecho acima já está explícito de que forma o clip se torna muleta e, porque depois se ouve coisas do tipo: "impossível usar flat, não tem como ter controle, etc."

Volto a repetir. Se você precisa de clip para ter controle e sentir confiança, você ainda não domina sua bike. 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 09:25
Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

ele é feito para segurar o movimento num sentido e permitir no outro, é o funcionamento dele, mas tb não quer dizer que na vertical ele te segura totalmente, existe uma força limite que a trava cede
você tem como regular isso tb na mola, mas mesmo na trava mais forte o pedal permite que você seja "ejetado" em caso de acidentes, isso é até questão de segurança msm

é só ver em videos de acidentes e quedas, no início o pedal permanece preso mas tem um ponto que ele solta (e ai até tem casos da bike ser catapultada hehe)

enfim.. mas ainda há um risco, claro..



Uso clip desde que foram lançados e nunca vi um pedal que o pé solte no sentido da pedalada. Só solta com a rotação do calcanhar que não é um movimento natural para o ser humano em caso de pânico. A mola serve para regular a força com que o pedal permite soltar o pé com esse movimento de rotação e não no movimento da pedalada. Senão, num bunny hop se correria riscos.


Abaixo umas fotos do Schurter se arrebentando no Mundial de 2014 quando, no desespero de desclipar, seu pé não soltou. Ou seja, não soltou naturalmente pleo movimento da queda e nem ele fez a rotação no momento de pânico. E ele deve saber uma coisa ou outra de MTB.







Editado por Fabio - 24 Ago 2020 as 09:29
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 10:44
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu ia começar a experimentar a andar clipado mas depois do acidente de moto em que a bike foi arrancada debaixo de mim eu deixei pra lá, se eu estivesse clipado eu teria me ferrado muito mais do que as pequenas escoriações que tive, talvez sendo arrastado com bike e tudo... Stern Smile

Impossível afirmar isso.  O clip não "amarra" o ciclista nos pedais. Não é como os tais "firma pés".

O pedal de clip te dá segurança. E em caso de queda ou abalroamento, o movimento que você faria ao ser deslocado da bike faria os tacos sairem dos pedais. Por isso que o clip solta girando para qualquer lado.


neeeeeeeemmm sempre... o que tem de vídeos de capote onde o cara sai embolado com a bique pq o clipe não soltou.... LOLLOLLOLLOL
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 10:53
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

cara, minha opinião já é de que clip é um upgrade obrigatório e um dos primeiros que você deve fazer
você ganha muito mais controle e confiança na bike, e a pedalada fica melhor e mais eficiente



No trecho acima já está explícito de que forma o clip se torna muleta e, porque depois se ouve coisas do tipo: "impossível usar flat, não tem como ter controle, etc."

Volto a repetir. Se você precisa de clip para ter controle e sentir confiança, você ainda não domina sua bike. 

Entrei nessa mesma discussão ontem num grupo de facebuki, e defendi um ponto de vista idêntico ao seu. Fui achincalhado!

O último que tentou me avacalhar na postagem, disse que eu deveria ser iniciante e andar de bike emprestada, pois até ele que pedala apenas 2 meses já sabe que pedal clip é muito melhor, conforme os vídeos que ele viu no youtube. LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

Tem que rir pra não chorar CryCryCryCry

O assunto era colocar clip para ter mais "desempenho na bike". Sugeri colocar bons pneus ao invés de pedal clip. 
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 11:08
compra somente o shimano 520 e a sapatilha. É um pacote completo que resolve tudo

é o equipo padrão, inicia com pouca pressão e vai testando aos poucos. Teste, teste e teste. Faça todos os movimentos mais básicos, como se fosse aprender tudo de novo. Subir por um lado da bike, e pelo outro. Sair parado ou andando. Sair em subida e descida. Parar e continuar, parar e colocar o pé no chão. Parar e soltar os dois pés, descendo da bike de frente, etc, etc

Em último caso, se não conseguir se adaptar, tente o outro taco. 

mas não tem muito segredo. Eu já tomei muito capote e sempre consegui soltar o pé a tempo, a parada se torna instintiva. Até quando fui andar de ski eu já estava pronto para clipar e desclipar, não tem erro.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 11:29
A grande vantagem que vejo na sapatilha é que vc pedala na "posição correta", canso de ver gente pedalando com pe aberto, fechado, com o calcanhar e afins, a sapatilha te força a pedalar na posição correta, desde que seja instalado corretamente.

Eu prefiro usar a sapatilha, mas ja usei muito pedal flat, ja fiz cicloviagem de sapatilha e com pedal flat... pra mim qualquer um dos dois é bom negócio, desde que seja de qualidade o pedal e a sapatilha, não vai se decepcionar...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 11:39
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

cara, minha opinião já é de que clip é um upgrade obrigatório e um dos primeiros que você deve fazer
você ganha muito mais controle e confiança na bike, e a pedalada fica melhor e mais eficiente



No trecho acima já está explícito de que forma o clip se torna muleta e, porque depois se ouve coisas do tipo: "impossível usar flat, não tem como ter controle, etc."

Volto a repetir. Se você precisa de clip para ter controle e sentir confiança, você ainda não domina sua bike. 

Entrei nessa mesma discussão ontem num grupo de facebuki, e defendi um ponto de vista idêntico ao seu. Fui achincalhado!

O último que tentou me avacalhar na postagem, disse que eu deveria ser iniciante e andar de bike emprestada, pois até ele que pedala apenas 2 meses já sabe que pedal clip é muito melhor, conforme os vídeos que ele viu no youtube. LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

Tem que rir pra não chorar CryCryCryCry

O assunto era colocar clip para ter mais "desempenho na bike". Sugeri colocar bons pneus ao invés de pedal clip. 


Virou meio coisa de status para fazer parte da tchurma. Se você não está de clip, te olham torto. Isso até o final da primeira descida. Após isso, te olham com incredulidade.


Editado por Fabio - 24 Ago 2020 as 12:03
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 12:21
Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:

Boa tarde,

Mal comecei no MTB e eu como peguei gosto pela coisa, to querendo começar a andar clipado. Sei que existe um pedal click'r da shimano que é bom para iniciante por ser fácil de usar, mas pela alta dos preços e pouca disponibilidade eu desisti de comprar um desses. No lugar, pensei em comprar um M520 que vem o taco SH51 e separado o SH56 para instalar na sapatilha (ainda não comprei também, mas escolhi a Giro Gauge). Tem algum problema de incompatibilidade nesse caso entre pedal-taco-sapatilha? Se não, vocês acham que fica mais fácil para quem tá começando essa configuração?


Três ajudas:
- cuidado com as falsificações do 520. Eu já vi, conheço gente que já viu, mas tem usuários daqui que afirmam que não existem. Eu ficaria de olho;
- se comprar a sapatilha para fazer MTB, seja qual for, uma de cadarço não seria a mais aconselhável. Acho que a Giro Gauge é, se não estou enganado;
- se quer fazer MTB e andar clipado procure uma sapatilha mais rígida.

Editado por zoda - 24 Ago 2020 as 12:24
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 12:30

Uso pedal clipado faz 8 anos e já sofri várias quedas em trilhas e estradões, não tive problema algum em ter os pés trancados.

É bom mesmo começar com o taquinho SH56 para adquirir prática e confiança no pedal clipado. Eu fiz isso e ajudou muito, é importante também começar com o parafuso de tensão aliviado para facilitar a soltura do taquinho.

Com mais prática e domínio da soltura do pedal é que eu aconselho a mudar do taquinho SH56 para o SH51 sem sustos e tombos bombos.

Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 14:34
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

O pedal 520 é um bom para começar. Mas aquela plataforma "de prástico" dele não dura nada.

Um pedal duplo de ótima qualidade é o 324 da Shimano. Extremamente durável e resistente! Tenho na minha bike de cicloturismo; é excelente! Quando na estrada eu uso a sapatilha e pedalo clipado. O rendimento da pedalada aumenta bastante, pois o movimento do pedal funciona empurrando e puxando.  Quando na cidade ou no lazer, uso a plataforma com um tênis ou chinelo. Fica perfeito!

Além disso, pedalar clipado aumenta a segurança. Só quem já se acidentou ou levou uma "pedalada na canela" sabe o perigo que é quando os pés escapam do pedal em uma situação de risco. A exceção disso são os praticantes de downhill. Esses tem que usar tênis e plataforma mesmo.

Bom dia. Tens certeza que o 520 não é durável? Tenho o meu desde que comprei minha Vitus (já fazem mais de 5 anos) e já caí, já, ralei eles, já pedalei com chuva (até torrencial), barro, poeira, etc. e eles estão firmes e fortes (claro que feio já... rsrsrs). O principal atrativo do 324 não seria o peso menor? Pois no preço eles perdem para o 520.
E quando ao downhill... já tem gente "arriscando" usar clip (tem louco pra tudo, EU não usaria... aliás: EU nunca faria downhill... LOL)


Acredito que ele tenha se referido à durabilidade das plataformas de plástico que encaixam no m520 (quando não quer andar clipado), e não o pedal em si.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 14:40
Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:



E sobre o taquinho SH56, eu sei que ele desclipa em várias direções, mas significa que de repente sem querer enquanto estiver fazendo força e puxar o pedal para cima ele pode desclipar? Ou quando fazer um bunny hop?


Se vc souber fazer o bunny hop vc não precisa do pedal de clip, se precisa do pedal vc nao sabe fazer o bunny hop
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Chowlin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2020
Londrina
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chowlin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 15:38
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:

Boa tarde,

Mal comecei no MTB e eu como peguei gosto pela coisa, to querendo começar a andar clipado. Sei que existe um pedal click'r da shimano que é bom para iniciante por ser fácil de usar, mas pela alta dos preços e pouca disponibilidade eu desisti de comprar um desses. No lugar, pensei em comprar um M520 que vem o taco SH51 e separado o SH56 para instalar na sapatilha (ainda não comprei também, mas escolhi a Giro Gauge). Tem algum problema de incompatibilidade nesse caso entre pedal-taco-sapatilha? Se não, vocês acham que fica mais fácil para quem tá começando essa configuração?


Três ajudas:
- cuidado com as falsificações do 520. Eu já vi, conheço gente que já viu, mas tem usuários daqui que afirmam que não existem. Eu ficaria de olho;
- se comprar a sapatilha para fazer MTB, seja qual for, uma de cadarço não seria a mais aconselhável. Acho que a Giro Gauge é, se não estou enganado;
- se quer fazer MTB e andar clipado procure uma sapatilha mais rígida.


Obrigado pelas dicas, vou comprar o M520 em uma loja de confiança para não comprar uma falsificada.

A sapatilha com cadarço não é recomendada por ter risco de enroscar no pedal ou na coroa, certo? Eu pensei em uma com cadarço e não tão rígida porque só tenho 1 bike e uso ela tanto em trilha quanto no asfalto pra fazer algumas coisas do dia a dia, por isso a Giro Gauge (enfim, mais por estética mesmo), mas também vi a Giro Berm que tem quase o mesmo preço e fecha com 2 velcros. O solado das duas parece ser o mesmo.

Voltar ao Topo
Chowlin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2020
Londrina
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chowlin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 15:44
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:



E sobre o taquinho SH56, eu sei que ele desclipa em várias direções, mas significa que de repente sem querer enquanto estiver fazendo força e puxar o pedal para cima ele pode desclipar? Ou quando fazer um bunny hop?



Se vc souber fazer o bunny hop vc não precisa do pedal de clip, se precisa do pedal vc nao sabe fazer o bunny hop


Bom, eu não sei mesmo, consigo levantar a frente da bike com a ajuda do amortecedor e tento fazer um movimento estranho com quadril e com os joelhos para não bater o pneu de trás com tudo na guia, dá uma melhorada mas preciso aperfeiçoar, por isso eu perguntei se o taquinho ajuda principalmente para levantar a traseira. Pular obstáculos grandes como troncos/buracos/mata burro no meio da trilha eu nem tento.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 15:55
Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:

Boa tarde,

Mal comecei no MTB e eu como peguei gosto pela coisa, to querendo começar a andar clipado. Sei que existe um pedal click'r da shimano que é bom para iniciante por ser fácil de usar, mas pela alta dos preços e pouca disponibilidade eu desisti de comprar um desses. No lugar, pensei em comprar um M520 que vem o taco SH51 e separado o SH56 para instalar na sapatilha (ainda não comprei também, mas escolhi a Giro Gauge). Tem algum problema de incompatibilidade nesse caso entre pedal-taco-sapatilha? Se não, vocês acham que fica mais fácil para quem tá começando essa configuração?


Três ajudas:
- cuidado com as falsificações do 520. Eu já vi, conheço gente que já viu, mas tem usuários daqui que afirmam que não existem. Eu ficaria de olho;
- se comprar a sapatilha para fazer MTB, seja qual for, uma de cadarço não seria a mais aconselhável. Acho que a Giro Gauge é, se não estou enganado;
- se quer fazer MTB e andar clipado procure uma sapatilha mais rígida.


Obrigado pelas dicas, vou comprar o M520 em uma loja de confiança para não comprar uma falsificada.

A sapatilha com cadarço não é recomendada por ter risco de enroscar no pedal ou na coroa, certo? Eu pensei em uma com cadarço e não tão rígida porque só tenho 1 bike e uso ela tanto em trilha quanto no asfalto pra fazer algumas coisas do dia a dia, por isso a Giro Gauge (enfim, mais por estética mesmo), mas também vi a Giro Berm que tem quase o mesmo preço e fecha com 2 velcros. O solado das duas parece ser o mesmo.



A questão do cadarço (tem o problema de enroscar, mas vejo mais como a facilidade de ajustar a sapatilha no meio de um treino, se a bicicleta fosse usada só exclusivamente com esporte) e a rigidez era mais se vc fosse fazer só MTB (QQ estilo e nível de agressividade). Mas como vai usar a bicicleta TB no dia a dia, uma muito rígida para o dia a dia urbano é terrível (ex: chegar em um prédio e ir andando até a recepção com uma sola muito rígida).
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 4>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X