Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - dores nos ombros e ajustes do selim no trilho
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


dores nos ombros e ajustes do selim no trilho

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: dores nos ombros e ajustes do selim no trilho
    Postado: 17 Ago 2020 as 18:10
Boa tarde amigos!

Escrevo para ouvir uma opinião dos  mais experientes... já pesquisei mto sobre o assunto e não tem verdades absolutas, vamos ver o que acham.

Estou pedalando faz um ano, 3/4x por semana, e recentemente fui fazer um bike fit após algumas dores nos joelhos e ombros. Fui empurrando empurrando, mas cheguei a conclusão de que estava relacionado com a bike.

Minha bike é uma GT Avalanche comp 2018, tamanho M (tenho 1,76m e entendo que o tamanho do quadro está adequado, afinal estou bem no meio do 'range'.. nao teria como ser uma bike S ou L). porem a sensação que tenho, é que a bike é gigante p mim, devido a posição que fico nela com os braços estendidos...

O fato é que pelos meus estudos do bike fit caseiro e tudo que li aqui no forum e em outros locais, ao ajustar o selim no trilho (mais p frente ou mais p tras), joguei ele todo p tras até o limite, e só assim consegui manter a linha da patela mais ou menos em cima do eixo do pedal (fato que já ser contestado em alguns fitters no youtube... que nao necessariamente tem q ta atras da linha do eixo do pedal, citando inclusive que os triatletas ficam bem a frente e nao tem lesoes)

Começando o fit por aí, o resto é consequencia (pelo que entendi, 90% do fit ta relacionado ao banco de fato). Acertado altura e ajuste do trilho, senti que meus braços ficam mto alongados (consequencia de jogar o banco todo p tras). E, de fato, tenho tido desconforto/dores no ombro/pescoço e tal.

O bike fitter levantou o banco alem do que eu havia ajustado. Me pediu que comprasse um canote um pouco maior (400) para que pudessemos levantar o selim na altura adequada, e ja que ia comprar um novo, falou p eu ja comprar um com offset, para que nao precisasse ficar no limite do trilho.

pois bem, parece que chegamos a um ajuste adequado para o selim. porem, esse ajuste só piorou o meu desconforto das costas/ombros/pescoço, pois estou mais 'alongado'. sinto nitidamente que tenho que me esticar p pilotar a bike.

a questão é, mantenho selim desta forma e mexo na mesa/guidão ou o que? foda, vou ter que trocar tudo na bike p ajustar ela... canote, guidão, mesa ... pqp tem algo errado comigo ou com a bike? kkk

meu guidão é flat total, e to pensando em comprar um com rise e angulo p melhorar o conforto.. ja aumentar a largura um pouquinho tbm. dependendo como ficar, troco a mesa por uma mais curta dps.

o que acham/o que fariam?? obrigado desde já




Editado por guster - 17 Ago 2020 as 18:13
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 21:36
Esse bike fit que fez vai ter uma revisão depois que trocar esse canote ou já foi finalizado e ele te passou a medida correta.
Qual a diferença de altura entre o selim é o guidão?
Você pediu para o bikefiter ajustar a bike a qual estilo de pilotagem? Conforto ou Race?
Você tem uma boa elasticidade?
Fotos ajudam bastante.
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 22:42
fala hugo, obrigado pela resposta

cara, vou voltar amanha no bikefiter para ele ajustar com o novo canote (mas eu ja instalei o canote com a altura que teoricamente havíamos estabelecido, o que deixou com um reach maior e consequentemente mais desconforto.. amanha vou explicar tudo p ele)

minha elasticidade é media eu diria, nada mto bom nem mto ruim, pratico outros esportes tbm, nunca fui sedentario, sou magro etc. em relacao aquela imagem da tabela de excel c bike fit que circula aqui no forum, onde tem o ciclista alongando as mãos em direção a ponta dos pés, eu sou nível 5,5 (consigo qse tocar as pontas dos dedos da mão na ponta dos pés, qnd to bem alongado dps do pedal). olha a imagem abaixo:


expliquei p ele toda a situação, que a bike é diversão p mim.. então minhas prioridades eram, nesta ordem, conforto/evitar lesoes e sendo possível, desempenho secundariamente. tive IFA (impacto femoro acetabular) e ja fiz cirurgia de quadril, então tenho que tomar alguns cuidados p não força mto o quadril (quando levanta mto o joelho em direção ao peito, devo evitar.. qnd mais levanta, mais amplitude, pior.. mas n sei dor, é só um cuidado mesmo). então explicado tudo isso, ele considerou inicialmente conforto nesse primeiro bike fit.. ate pq sou iniciante tbm, pedalo com maior frequencia faz cerca de 1 ano

altura entre o guidão e o selim ficaram meio que alinhados, ao menos visualmente, com essa altura do selim 'ideal', com o canote novo. to usando todos os espaçadores originais, deixando a mesa na posição mais alta/confortável. quando eu pedalava com o fit 'caseiro', e banco mais baixo do que o recomendado (como ta agora), a posição me parecia mais confortável. ontem fiz um pedal ja com esse canote novo, mais alto, e cara.. deu dor nos ombros, pescoço e ate na parte mais de baixo das costas, que nunca havia sentido... foi bem bem desconfortavel. entao se o bikefiter entender que ta adequado mesmo a posicao do banco (tanto altura como trilho), nao tenho duvidas que terei de mexer na mesa e guidao.. desse jeito que ta não tem como, perde a graça.. passei o tempo todo pensando "pqp, ta ruim"... chega a tirar a concentração do pedal, sem falar que hoje passei o dia na mesa de trabalho 'lembrando' o pedal de ontem nos ombros/costas tensos

tava vendo um video mais cedo de um bikefiter gringo no youtube, onde ele questiona a tese de que devemos ajustar o trilho do selim avaliando o alinhamento joelho/eixo do pedal... e da varios motivos p tal... mas ja to perdido, cada um fala uma coisa. o bikefiter que fui aqui na cidade falou que o joelho deve estar, no maximo, na linha do eixo do pedal.. é dali p tras, o joelho não deve ultrapassar a linha do eixo do pedal (se isso for uma verdade absoluta, vejo como certa a modificação mesa/guidão). segue link destes videos:

https://www.youtube.com/watch?v=SZhWVZq2qUc
https://www.youtube.com/watch?v=dRo5vmJWWhw

o que o cara não esclarece (ao menos, eu nao saquei) o que deve ser causa e o que deve ser consequencia nesses ajustes. o fiter aqui da minha cidade me deu ao entender que a coisa toda começa com o selim: altura (conforme pernas do ciclista e angulo de extensao do joelho), e trilho (conforme alinhamento com o eixo do pedal, dali p tras). entendi que feito isso, que no meu caso parece que foi feito/sera revisado amanha, o resto é consequencia. sera isso mesmo?

segue fotos da bike como ta agora (com o novo canote com offset de 20/25mm, deixei ele no centro do trilho.. que da mais ou menos o canote reto com o trilho todo p tras... amanha faremos um ajuste mais fino disso... mas só pela altura maior, senti que ficou 'pior' no conforto dos braços em relacao ao que era antes, e que ja tava ruim pelo visto, pois ja tinha tido dores e uma lesao no ombro (que suponho ter sido causada 90% pela bike):


obrigado pela ajuda aí 
abs


Editado por guster - 17 Ago 2020 as 23:13
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 02:18
Meus dois centavos.

Em relação à posição do selim, esse método que você mencionou também funciona. É apenas um dentre os vários que existem. Não existe um que seja absoluto. Se você não está sentindo desconforto na região então está tudo bem. O importante no bike fit no fim das contas é o conforto do ciclista.

Vou listar um video gringo que aborda um pouco essa questão de ajuste do selim. Ele comenta sobre alguns artigos relacionados a métodos de bike fit e fala sobre como os resultados podem ser bem diferentes entre eles (ou não).

A propósito, essa questão sobre bike TT que você levantou é complicada porque nesse tipo de bike a geometria é bem diferente das demais e exige ajustes bem mais específicos. Esse ajuste usando o eixo do pedal como referência é um hackzinho para quem não tem condições de se consultar com um profissional. Portanto nem leve isso em consideração.

Já o outro ponto, que é o que está lhe incomodando realmente, vai envolver a redução do reach da bike. Isso vai passar pela troca por uma mesa mais curta e/ou pela substituição por um guidão com backsweep. A possível causa disso é que você não tem força suficiente na musculatura central do seu corpo, o famoso core, e isso faz com que o seu peso seja sustentado quase que completamente pela parte superior (braços e ombros), que também não são fortes o suficiente. Daí a origem das dores. Acredito que o fitter irá sugerir essas mudanças para você.

Ainda sobre essa questão, um dos problemas das bikes GT é que elas tem um reach muito longo mesmo (quadro longo). Então o ideal seria você ter pegado uma bike S ao invés de M, mesmo que que para você o M fosse o recomendado segundo a tabela deles.

Uma questão importante nessas mudanças de posicionamento/ajustes é sempre testar por no mínimo 4 horas antes de fazer novas alterações, que devem ser feitas aos poucos. O nosso corpo leva um tempo para se adaptar e neste entretempo sentimos um pouco de dor/desconforto mesmo.

Enfim, o seu fitter vai conseguir lhe ajudar com maior precisão, mas ficam algumas contribuições com o pouco que aprendi lendo sobre o assunto.

Não deixe de postar os resultados do seu novo ajuste aqui.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 07:50
eu uso selim TODO para frente, no meu uso está bom por enquanto mas... são 8 ano de pedal, sem medo de testar posições, tamanhos de mesa, altura do selim e posição das mãos, sempre em busca do fit perfeito e hoje o meu melhor está diferente do fit do especialista...

pra evitar erro eu deixo isso registrado ou marcado, no canote tenho um adesivo na altura que gosto, no selim deixei uma marca riscada onde me adaptei, mesa testei 100, 80 e 70... (facilita ter aqui em casa esses tamanhos)

No teu caso eu testaria uma mesa menor, vai na loja, conta teu caso, bota uma mesa 20-30mm menor para testar... existem mesas de 50-75 reais que dão pra testar sem tanto problema.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 08:54
Eu trocaria o bikefiter, ou abandonava e fazia em casa.

Originalmente postado por guster guster escreveu:


Minha bike é uma GT Avalanche comp 2018, tamanho M (tenho 1,76m e entendo que o tamanho do quadro está adequado, afinal estou bem no meio do 'range'.. nao teria como ser uma bike S ou L). porem a sensação que tenho, é que a bike é gigante p mim, devido a posição que fico nela com os braços estendidos...


Normalmente se indica qndo se fica no meio pegar o maior, talvez o tamanho S seria melhor pq vc não ficaria muito esticado, por outro lado, talvez teria que mover muito o selim e acabaria atrapalhando no sua posição sobre a bike.

Originalmente postado por guster guster escreveu:

O fato é que pelos meus estudos do bike fit caseiro e tudo que li aqui no forum e em outros locais, ao ajustar o selim no trilho (mais p frente ou mais p tras), joguei ele todo p tras até o limite, e só assim consegui manter a linha da patela mais ou menos em cima do eixo do pedal (fato que já ser contestado em alguns fitters no youtube... que nao necessariamente tem q ta atras da linha do eixo do pedal, citando inclusive que os triatletas ficam bem a frente e nao tem lesoes)

Começando o fit por aí, o resto é consequencia (pelo que entendi, 90% do fit ta relacionado ao banco de fato). Acertado altura e ajuste do trilho, senti que meus braços ficam mto alongados (consequencia de jogar o banco todo p tras). E, de fato, tenho tido desconforto/dores no ombro/pescoço e tal.

O bike fitter levantou o banco alem do que eu havia ajustado. Me pediu que comprasse um canote um pouco maior (400) para que pudessemos levantar o selim na altura adequada, e ja que ia comprar um novo, falou p eu ja comprar um com offset, para que nao precisasse ficar no limite do trilho.

pois bem, parece que chegamos a um ajuste adequado para o selim. porem, esse ajuste só piorou o meu desconforto das costas/ombros/pescoço, pois estou mais 'alongado'. sinto nitidamente que tenho que me esticar p pilotar a bike.

a questão é, mantenho selim desta forma e mexo na mesa/guidão ou o que? foda, vou ter que trocar tudo na bike p ajustar ela... canote, guidão, mesa ... pqp tem algo errado comigo ou com a bike? kkk

meu guidão é flat total, e to pensando em comprar um com rise e angulo p melhorar o conforto.. ja aumentar a largura um pouquinho tbm. dependendo como ficar, troco a mesa por uma mais curta dps.

o que acham/o que fariam?? obrigado desde já




Posição do selim influencia muito, pois temos ai a influencia da geometrida da bike, o angulo do tubo do selim, Actual Seatube Angle, esse feito pela fábrica.

Esse é o ponto variavel, essa geometria pode ser alterado, pois a medida que vc posiciona o selim para cima ou baixo, para frente ou para tras, vc esta alterando a geometria do tubo do selim, essa medida pelo angulo criado pelo selim e eixo do movimento central e o chainstay (angulo efetivo) , por isso, talvez pegando uma Bike tamanho S/P vc teria complicado essa regulagem.

Numeros, posições de onde o corpo deve ficar servem de base, mas se vc não é o Avancine, não é um atleta ativo, com boa elasticidade, seu corpo não é perfeito, igual em todas as medidas não adianta muito.

Se vc é destro, provavelmente tem mais elasticidade, força e seus membros direitos são diferentes do esquerdo.

Começar pelo selim é o mais facil e barato.

Ao subir o selim e mover para tras no trilho vc alongou ainda mais a bike, a sua bike M virou uma G e vc tem elasticidade para uma S, captou ? pegando um com offset pra jogar mais pra tras ainda ?

Dica, brinque com extremos, vc ja testou o selim todo pra tras, agora mova todo pra frente, isole as alterações, não faça muitas ao mesmo tempo, veja como se sente onde doi, como doi, dor mudou de lugar.

Um teste pra vc visualizar o impacto, pegue uma cadeira, sente nela, com os pes no chão, angulos retos, aquela pose de guia de postura, agora va abaixando o tronco, pegando o guidão de BMX e vai pro de barra circular, depois pro MTB mesa 20º negativa, repare na parte posterior da sua coxa a tensão do musculo, isso que acontece qndo vc moveu o selim pra tras e subiu mais ele, se vc esta clipado o pé não mexe, se estiver no pedal plataforma, seu pé vai sozinho pra onde ele consegue ir.

Então, vc subindo o guidão ou encurtando a mesa, automaticamente vc reduz a tensão nos musculos da coxa, vc posiciona o pé em lugar diferente, sua bunda muda de posição tbem, vc muda distribuição do peso nas costas e nos braços.

Tudo esta ligado, 1mm de elevação no selim, pode fazer doer a sua perna esquerda, mas não a direita.

Neutralize a parte da frente por enquando, mesa positiva, todos os espaçadores pra baixo, foque só no selim, se vc anda clipado tbem, posição neutra do manual, ele no centro, escute seu corpo só alterando o selim, altura e posição, escute o seu corpo, ele sabe mais de vc que o bike fiter que comprou o kit online, fez 2 hrs de curso e agora é especialista.

Uma experiencia minha pra vc visualizar mais coisas.

Eu estava achando a posição do selim, tava tudo quase no lugar, mas eu sentia dores na perna em subidas fortes e longas, um pedal de 50km com 600 de altimetria não doia, mas se fosse pra 800m ou 1000m tinha dor  na parte de tras do joelho direito, do lado de fora, um dia, essa dor apareceu nuns 20km, nem 100m de subida ainda, como não tinha feito alteração alguma estranhei pq doeu tão cedo, la no final das subidas, a pausa pra respirar, esperar o pelotão, mijar sangue, rotina, passei trabalho pra desclipar, olhei o taquinho, havia uma pedra presa no lado interno, resultado disso que meu pé estava com calcanhar mais pra fora, aquele pequena folga que o clip tem para os lados não tinha por causa da pedra, isso não permitia meu calcanhar ir pro lugar certo, retirando a pedra passei a reparar que meu calcanhar tendia a fechar mais qndo fazia força em subida. Em casa então fiz o seguinte, mudei o angulo do taquinho, pra que a folga do taquinho permitisse que meu calcanhar fosse mais longe, até hoje nunca mais senti dores nas pernas, até as caimbras agora acontecem nas duas pernas, não só em uma.

Outro ponto sobre os tacos, tanto olhando de cima, vc pode ter posição diferentes entre direito e esquerdo, como visto de frente eles tbem podem ter, a força no pedal pode fazer o pé inflinar para dentro ou fora, essa dor é parecida com a da posição do selim, as dores que da na frente ou atras do joelho, por dentro ou por fora.

Por exemplo, meus tacos, no eixo X estão iguais, porem no Y estão em lugares diferentes e o angulo tbem.

Que biblia, espero que ajude vc a visualizar os impactos que poucos mm pode fazer.

Mas de tanto ler e ver youtubes sobre isso desisti de gastar dinheiro com "bike fiter" de loja.
Pq se a gente ralmente pegar um cara bom, gente sai de MTB com guidão de BMX.




Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 09:37
Vi as fotos aqui, a altura do banco em relação ao guidão está em uma posição que favorece o conforto, esse banco da GT tem uma traseira bem alta, nesse caso ele deve ficar plano, pode parecer que não mas um pouco que ele estiver apontado pra baixo vai jogar seu tronco pra frente. Achei o canote muito recuado,a questão de uma mesa menor pode resolver seu problema, bem como um canote sem esse recuo.
O ideal seria o fiter ter essas peças para testar e aí sim recomendar a compra.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 10:07
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Vi as fotos aqui, a altura do banco em relação ao guidão está em uma posição que favorece o conforto, esse banco da GT tem uma traseira bem alta, nesse caso ele deve ficar plano, pode parecer que não mas um pouco que ele estiver apontado pra baixo vai jogar seu tronco pra frente. Achei o canote muito recuado,a questão de uma mesa menor pode resolver seu problema, bem como um canote sem esse recuo.
O ideal seria o fiter ter essas peças para testar e aí sim recomendar a compra.


Só complementando essa questão do banco, como a bike tem suspensão, é melhor deixar o selim levemente inclinado para cima pois a suspensão abaixa um pouco quando estamos montados. Isto vai fazer com que o banco fique plano no resultado final, aliviando os braços/costas.

Olhando as fotos novamente, ele está ligeiramente para baixo. Recomendo usar um nível (o de smartphone já serve) ao invés de ir no olhômetro, sempre pegando as partes altas do selim.


Editado por hug0.dts - 18 Ago 2020 as 10:09
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 10:46
Originalmente postado por guster guster escreveu:

Boa tarde amigos!

Escrevo para ouvir uma opinião dos  mais experientes... já pesquisei mto sobre o assunto e não tem verdades absolutas, vamos ver o que acham.

Estou pedalando faz um ano, 3/4x por semana, e recentemente fui fazer um bike fit após algumas dores nos joelhos e ombros. Fui empurrando empurrando, mas cheguei a conclusão de que estava relacionado com a bike.

Minha bike é uma GT Avalanche comp 2018, tamanho M (tenho 1,76m e entendo que o tamanho do quadro está adequado, afinal estou bem no meio do 'range'.. nao teria como ser uma bike S ou L). porem a sensação que tenho, é que a bike é gigante p mim, devido a posição que fico nela com os braços estendidos...

O fato é que pelos meus estudos do bike fit caseiro e tudo que li aqui no forum e em outros locais, ao ajustar o selim no trilho (mais p frente ou mais p tras), joguei ele todo p tras até o limite, e só assim consegui manter a linha da patela mais ou menos em cima do eixo do pedal (fato que já ser contestado em alguns fitters no youtube... que nao necessariamente tem q ta atras da linha do eixo do pedal, citando inclusive que os triatletas ficam bem a frente e nao tem lesoes)

Começando o fit por aí, o resto é consequencia (pelo que entendi, 90% do fit ta relacionado ao banco de fato). Acertado altura e ajuste do trilho, senti que meus braços ficam mto alongados (consequencia de jogar o banco todo p tras). E, de fato, tenho tido desconforto/dores no ombro/pescoço e tal.

O bike fitter levantou o banco alem do que eu havia ajustado. Me pediu que comprasse um canote um pouco maior (400) para que pudessemos levantar o selim na altura adequada, e ja que ia comprar um novo, falou p eu ja comprar um com offset, para que nao precisasse ficar no limite do trilho.

pois bem, parece que chegamos a um ajuste adequado para o selim. porem, esse ajuste só piorou o meu desconforto das costas/ombros/pescoço, pois estou mais 'alongado'. sinto nitidamente que tenho que me esticar p pilotar a bike.

a questão é, mantenho selim desta forma e mexo na mesa/guidão ou o que? foda, vou ter que trocar tudo na bike p ajustar ela... canote, guidão, mesa ... pqp tem algo errado comigo ou com a bike? kkk

meu guidão é flat total, e to pensando em comprar um com rise e angulo p melhorar o conforto.. ja aumentar a largura um pouquinho tbm. dependendo como ficar, troco a mesa por uma mais curta dps.

o que acham/o que fariam?? obrigado desde já






Só uma orientação:para quem tem ou teve Impacto Femoro Acetabular é recomendado o selim ficar o mais alto possível (dentro do possível), segundo ouvi de ortopedistas e fisioterapeutas.
Hj em dia vendem o Bike Fit como algo mágico. Mas experimente medir o Fit feito com os métodos atuais e comparar com o do Greg LeMond. A diferença é minúscula. Fora que se vc fizer X Bike Fit terá X resultados diferentes.
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 10:52
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Já o outro ponto, que é o que está lhe incomodando realmente, vai envolver a redução do reach da bike. Isso vai passar pela troca por uma mesa mais curta e/ou pela substituição por um guidão com backsweep. A possível causa disso é que você não tem força suficiente na musculatura central do seu corpo, o famoso core, e isso faz com que o seu peso seja sustentado quase que completamente pela parte superior (braços e ombros), que também não são fortes o suficiente. Daí a origem das dores. Acredito que o fitter irá sugerir essas mudanças para você.

Ainda sobre essa questão, um dos problemas das bikes GT é que elas tem um reach muito longo mesmo (quadro longo). Então o ideal seria você ter pegado uma bike S ao invés de M, mesmo que que para você o M fosse o recomendado segundo a tabela deles.

Hugo, realmente acho que o problema maior da na questão do reach. O quadro GT tem um top tube mais longo que a média, o que acabei descobrindo após a compra. Acho que talvez a bike S poderia mesmo já vir mais encaixada p mim, porém espero que a bike M, com os devidos ajustes, deva ser a bike perfeita (assim espero).

Pode ser que eu tenha a musculatura deficiente sim, tanto core como braços, pois andava mais sedentário do que gostaria nos últimos anos (bike me salvou), mas eu não creio que seja somente esse o motivo da dor. A minha sensação é de o ângulo entre meu tronco e braços, quando com as mãos no guidão, fica muito aberto, mais de 90 graus. Seguido observo isso em outros, e eles parecem ter os braços mais perto do tronco... diminuindo esse ângulo. Tenho 99% certeza que o desconforto vem deste ângulo mto aberto, devido ao reach grande para meu biotipo, e daí realmente exige muito mais do que deveria da musculatura, causando problemas.
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 11:00
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Começar pelo selim é o mais facil e barato.

Ao subir o selim e mover para tras no trilho vc alongou ainda mais a bike, a sua bike M virou uma G e vc tem elasticidade para uma S, captou ? pegando um com offset pra jogar mais pra tras ainda ?

Dica, brinque com extremos, vc ja testou o selim todo pra tras, agora mova todo pra frente, isole as alterações, não faça muitas ao mesmo tempo, veja como se sente onde doi, como doi, dor mudou de lugar.

Um teste pra vc visualizar o impacto, pegue uma cadeira, sente nela, com os pes no chão, angulos retos, aquela pose de guia de postura, agora va abaixando o tronco, pegando o guidão de BMX e vai pro de barra circular, depois pro MTB mesa 20º negativa, repare na parte posterior da sua coxa a tensão do musculo, isso que acontece qndo vc moveu o selim pra tras e subiu mais ele, se vc esta clipado o pé não mexe, se estiver no pedal plataforma, seu pé vai sozinho pra onde ele consegue ir.

Então, vc subindo o guidão ou encurtando a mesa, automaticamente vc reduz a tensão nos musculos da coxa, vc posiciona o pé em lugar diferente, sua bunda muda de posição tbem, vc muda distribuição do peso nas costas e nos braços.

Tudo esta ligado, 1mm de elevação no selim, pode fazer doer a sua perna esquerda, mas não a direita.

Neutralize a parte da frente por enquando, mesa positiva, todos os espaçadores pra baixo, foque só no selim, se vc anda clipado tbem, posição neutra do manual, ele no centro, escute seu corpo só alterando o selim, altura e posição, escute o seu corpo, ele sabe mais de vc que o bike fiter que comprou o kit online, fez 2 hrs de curso e agora é especialista.

Felipe, obrigado pela bíblia, sempre ajuda uns insights diferentes...

E sim, vou fazer isso.. neutralizar a frente (já está na posição de maior conforto, na medida do possível com as peças originais) e mexer no selim.

Esse lance de sentir melhor o corpo, pernas e o que muda no posicionamento ao agarrar e soltar o guidão eu estou tentando pegar o jeito ate para dar um feedback melhor pro fitter.. mas é isso.. precisa de horas de pedal p sentir as pequenas diferenças fazendo um efeito positivo/negativo.

A questão de ficar 'travado' no aproximar do selim ao guidão devido ao joelho ultrapassar o eixo do pedal que ta ferrando o ajuste eu acho. Creio que pensando somente no reach e membros superiores, ao levar o selim todo p frente com o canote original (sem offset), não traria desconfortos nos ombros. Porém, isto foi tecnicamente anulado pelo fitter pois meu joelho ficaria mto adiantado em relação ao eixo do pedal.. tanto que agora estou testando um canote com offset. A única forma de manter o trilho mais p frente do que havíamos verificado seria trocando o pedivela 175 por um menor (acho que é a pior saída).
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 11:07

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Vi as fotos aqui, a altura do banco em relação ao guidão está em uma posição que favorece o conforto, esse banco da GT tem uma traseira bem alta, nesse caso ele deve ficar plano, pode parecer que não mas um pouco que ele estiver apontado pra baixo vai jogar seu tronco pra frente. Achei o canote muito recuado,a questão de uma mesa menor pode resolver seu problema, bem como um canote sem esse recuo.
O ideal seria o fiter ter essas peças para testar e aí sim recomendar a compra.


Só complementando essa questão do banco, como a bike tem suspensão, é melhor deixar o selim levemente inclinado para cima pois a suspensão abaixa um pouco quando estamos montados. Isto vai fazer com que o banco fique plano no resultado final, aliviando os braços/costas.

Olhando as fotos novamente, ele está ligeiramente para baixo. Recomendo usar um nível (o de smartphone já serve) ao invés de ir no olhômetro, sempre pegando as partes altas do selim.

então, como eu mesmo coloquei o novo canote p testar, havia deixado com uma pequena inclinação pra frente, que eu já saquei ser prejudicial mesmo... esse canote truvativ tem uma indicação do ângulo... é facil deixar ele plano. hoje no fim da tarde quando for no fitter ele vai fazer isso :)

a questão do recuo do canote está atrelada com o lance do joelho não ultrapassar o eixo do pedal... eu mesmo antes do fitter já havia concluído que tinha de usar o limite do trilho original para trás, de forma que meu joelho não fosse além do eixo do pedal. a ideia dele de comprar um com offset era somente pra ter margem de ajuste p ambos os lados, visto que com o ajuste 'básico' eu já estava no limite de regulagem. então, se ficar 'preso' na historia de joelho com eixo do pedal, não tem como fugir disso eu acho. agora, se isso for considerado lenda, aí sim posso jogar o selim mais p frente, e talvez até usar o canote sem o offset mesmo. esse ponto pra mim não ta claro... de forma alguma quero forçar meu joelho, vai saber né... prefiro trocar todo o cockpit mas manter uma posição mais saudável para o joelho, se esse for o caso..

o fitter tem aquelas mesas com regulagem para teste... não usamos da última vez pois estavamos só na função do selim. mas hoje, com o selim na posição adequada (teorica), vamos experimentar mesas mais curtas com certeza. mas o problema é como vcs falaram.. precisa de horas em cima da bike com outra posição para avaliar alguma coisa... em 5 min girando no studio do cara nao vou tirar grandes conlusoes de conforto... sera mais p ele medir os angulos que o corpo fica em cada regulagem..

GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 11:13
zoda, obrigado pela resposta

sim... é verdade. o motivo disso está relacionado com a subida da perna... quando mais baixo estiver o banco, mais seu joelho se aproximará do seu tronco, e isso força mto... pois o ângulo do femur em relação ao quadril é maior... da mais amplitude, e força mais as extremidades do movimento... e dai lesiona o labrum, que é tipo uma vedação da junta do acetabulo (inserção do femur no quadril).

eu cheguei a ter uma pequena lesão no labrum antes da cirurgia.. parece que esse tecido não se regenera, é meio delicado... e se detonar ele, a junta fica carente de lubrificação, e favorece a artrose antecipadamente.

então, com o banco mais alto, voce diminui a amplitude desse angulo p algo mais conservador, e minimiza o impacto femuro-acetabular. o tamanho do pedivela influencia tb... um pedivela mto longo pode causar o mesmo problema. ou seja, mesmo que a altura do selim esteja correta, se o pedivela por mto longo pra voce, ele irá causar o mesmo efeito quando seu joelho está na posição neutra superior (mais comprimido). tem que chegar em um ponto ótimo entre altura do selim com tamanho da pedivela pelo que entendi a respeito...
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 11:14
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

eu uso selim TODO para frente, no meu uso está bom por enquanto mas... são 8 ano de pedal, sem medo de testar posições, tamanhos de mesa, altura do selim e posição das mãos, sempre em busca do fit perfeito e hoje o meu melhor está diferente do fit do especialista...

pra evitar erro eu deixo isso registrado ou marcado, no canote tenho um adesivo na altura que gosto, no selim deixei uma marca riscada onde me adaptei, mesa testei 100, 80 e 70... (facilita ter aqui em casa esses tamanhos)

No teu caso eu testaria uma mesa menor, vai na loja, conta teu caso, bota uma mesa 20-30mm menor para testar... existem mesas de 50-75 reais que dão pra testar sem tanto problema.

ruan, sim.. minha vontade é testar mesa e guidão que aproximem.. acho que é a solução.

minha bike tem mesa de 70mm original, então não tem mto mto p diminuir tbm.. acredito que minha opção seria uma mesa de 50mm (e já é dificil achar, mais p DH se ve o pessoal utilizando) e um guidão com back sweep e rise, pouca coisa mais largo 

mas sobre o selim, te pergunto: voce levou em consideração esse negocio do eixo do pedal em relação ao joelho? tem alguma ideia a respeito? acho que o calcanhar de aquiles deste fit está se baseando nessa teoria... pq se eu jogar o selim todo p frente meus problemas com o reach quase que acabariam, creio eu.


Editado por guster - 18 Ago 2020 as 11:16
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 11:24
Originalmente postado por guster guster escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

eu uso selim TODO para frente, no meu uso está bom por enquanto mas... são 8 ano de pedal, sem medo de testar posições, tamanhos de mesa, altura do selim e posição das mãos, sempre em busca do fit perfeito e hoje o meu melhor está diferente do fit do especialista...

pra evitar erro eu deixo isso registrado ou marcado, no canote tenho um adesivo na altura que gosto, no selim deixei uma marca riscada onde me adaptei, mesa testei 100, 80 e 70... (facilita ter aqui em casa esses tamanhos)

No teu caso eu testaria uma mesa menor, vai na loja, conta teu caso, bota uma mesa 20-30mm menor para testar... existem mesas de 50-75 reais que dão pra testar sem tanto problema.


ruan, sim.. minha vontade é testar mesa e guidão que aproximem.. acho que é a solução.

minha bike tem mesa de 70mm original, então não tem mto mto p diminuir tbm.. acredito que minha opção seria uma mesa de 50mm (e já é dificil achar, mais p DH se ve o pessoal utilizando) e um guidão com back sweep e rise, pouca coisa mais largo 

mas sobre o selim, te pergunto: voce levou em consideração esse negocio do eixo do pedal em relação ao joelho? tem alguma ideia a respeito? acho que o calcanhar de aquiles deste fit está se baseando nessa teoria... pq se eu jogar o selim todo p frente meus problemas com o reach quase que acabariam, creio eu.



Selim muito baixo faz o joelho ficar avançado em.relacao aos pedais. Verifique a altura do selim-central antes de ajustar o trilho. Altura do selim correta é a medida do cavalo (correta) multiplicada por 0,883 l, com tolerância de até 1cm para mais ou menos (se gosta de pedalar com selim mais avançado utilize da medida do resultado pra cima).
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 11:31
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Vou listar um video gringo que aborda um pouco essa questão de ajuste do selim. Ele comenta sobre alguns artigos relacionados a métodos de bike fit e fala sobre como os resultados podem ser bem diferentes entre eles (ou não).

hugo, pelo que o cara fala no video, meu bike fitter ta no caminho certo...

toda a configuração do selim está baseada no ângulo do joelho (ele usa uma camera e analisa no pc)

abs
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 11:36
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

eu uso selim TODO para frente, no meu uso está bom por enquanto mas... são 8 ano de pedal, sem medo de testar posições, tamanhos de mesa, altura do selim e posição das mãos, sempre em busca do fit perfeito e hoje o meu melhor está diferente do fit do especialista...

pra evitar erro eu deixo isso registrado ou marcado, no canote tenho um adesivo na altura que gosto, no selim deixei uma marca riscada onde me adaptei, mesa testei 100, 80 e 70... (facilita ter aqui em casa esses tamanhos)

No teu caso eu testaria uma mesa menor, vai na loja, conta teu caso, bota uma mesa 20-30mm menor para testar... existem mesas de 50-75 reais que dão pra testar sem tanto problema.


ruan, sim.. minha vontade é testar mesa e guidão que aproximem.. acho que é a solução.

minha bike tem mesa de 70mm original, então não tem mto mto p diminuir tbm.. acredito que minha opção seria uma mesa de 50mm (e já é dificil achar, mais p DH se ve o pessoal utilizando) e um guidão com back sweep e rise, pouca coisa mais largo 

mas sobre o selim, te pergunto: voce levou em consideração esse negocio do eixo do pedal em relação ao joelho? tem alguma ideia a respeito? acho que o calcanhar de aquiles deste fit está se baseando nessa teoria... pq se eu jogar o selim todo p frente meus problemas com o reach quase que acabariam, creio eu.



Selim muito baixo faz o joelho ficar avançado em.relacao aos pedais. Verifique a altura do selim-central antes de ajustar o trilho. Altura do selim correta é a medida do cavalo (correta) multiplicada por 0,883 l, com tolerância de até 1cm para mais ou menos (se gosta de pedalar com selim mais avançado utilize da medida do resultado pra cima).

dimas, obrigado pela resposta

então, meu cavalo é 82cm (creio que seja a correta hehe aproveitando, deve ser medido com a sapatilha ou descalço?)

pela conta que voce mencionou, central-selim deve ficar com 72,4cm.. o fitter tinha chegando a conta de 73 ou 73,5 (nao recordo bem.. hoje a noite posto).. ou seja, está dentro da tolerancia.

POREM, está jogando o banco mais pra cima e ao mesmo tempo, para trás. belo insight esse entre avanço do selim e altura. no meu caso, como quero diminuir o reach, eu poderia usar essa tolerancia da altura p cima, como to usando (73 ou 73,5) e dai jogar o trilho mais p frente. interessante...
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 12:04
Originalmente postado por guster guster escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

eu uso selim TODO para frente, no meu uso está bom por enquanto mas... são 8 ano de pedal, sem medo de testar posições, tamanhos de mesa, altura do selim e posição das mãos, sempre em busca do fit perfeito e hoje o meu melhor está diferente do fit do especialista...

pra evitar erro eu deixo isso registrado ou marcado, no canote tenho um adesivo na altura que gosto, no selim deixei uma marca riscada onde me adaptei, mesa testei 100, 80 e 70... (facilita ter aqui em casa esses tamanhos)

No teu caso eu testaria uma mesa menor, vai na loja, conta teu caso, bota uma mesa 20-30mm menor para testar... existem mesas de 50-75 reais que dão pra testar sem tanto problema.


ruan, sim.. minha vontade é testar mesa e guidão que aproximem.. acho que é a solução.

minha bike tem mesa de 70mm original, então não tem mto mto p diminuir tbm.. acredito que minha opção seria uma mesa de 50mm (e já é dificil achar, mais p DH se ve o pessoal utilizando) e um guidão com back sweep e rise, pouca coisa mais largo 

mas sobre o selim, te pergunto: voce levou em consideração esse negocio do eixo do pedal em relação ao joelho? tem alguma ideia a respeito? acho que o calcanhar de aquiles deste fit está se baseando nessa teoria... pq se eu jogar o selim todo p frente meus problemas com o reach quase que acabariam, creio eu.



Selim muito baixo faz o joelho ficar avançado em.relacao aos pedais. Verifique a altura do selim-central antes de ajustar o trilho. Altura do selim correta é a medida do cavalo (correta) multiplicada por 0,883 l, com tolerância de até 1cm para mais ou menos (se gosta de pedalar com selim mais avançado utilize da medida do resultado pra cima).


dimas, obrigado pela resposta

então, meu cavalo é 82cm (creio que seja a correta hehe aproveitando, deve ser medido com a sapatilha ou descalço?)

pela conta que voce mencionou, central-selim deve ficar com 72,4cm.. o fitter tinha chegando a conta de 73 ou 73,5 (nao recordo bem.. hoje a noite posto).. ou seja, está dentro da tolerancia.

POREM, está jogando o banco mais pra cima e ao mesmo tempo, para trás. belo insight esse entre avanço do selim e altura. no meu caso, como quero diminuir o reach, eu poderia usar essa tolerancia da altura p cima, como to usando (73 ou 73,5) e dai jogar o trilho mais p frente. interessante...


Medido descalço
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 00:58
Já pensou em tentar pedalar uma tamanho "L"? Tenho 1,70 com 79 de cavalo e pedalo bikes "M" no MTB e 54 no speed (ja tive 52 e ficava com a cara na roda), tenho nível 7 de elasticidade. Vc com 1,76 e cavalo bem maior do que o meu não deveria estar numa "L"? Ajuste fino em taco é para tirar dores nos membros inferiores, principalmente dores no joelho, acho eu. Li boa parte do post e me desculpe se atravessei.


Editado por the brave - 19 Ago 2020 as 13:05
William
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 08:51
Originalmente postado por guster guster escreveu:


Felipe, obrigado pela bíblia, sempre ajuda uns insights diferentes...



A questão de ficar 'travado' no aproximar do selim ao guidão devido ao joelho ultrapassar o eixo do pedal que ta ferrando o ajuste eu acho. Creio que pensando somente no reach e membros superiores, ao levar o selim todo p frente com o canote original (sem offset), não traria desconfortos nos ombros. Porém, isto foi tecnicamente anulado pelo fitter pois meu joelho ficaria mto adiantado em relação ao eixo do pedal.. tanto que agora estou testando um canote com offset. A única forma de manter o trilho mais p frente do que havíamos verificado seria trocando o pedivela 175 por um menor (acho que é a pior saída).


Um palpite...

Então, como a sua bike tem o angulo do selim elevado, pra colocar o joelho na "regra"  esta  se movendo todo o centro de gravidade para tras da bike ai vc vai pegar uma subida de 20º+ vai empinar a bike, ai vai ter que sentar la na pontinha do selim pra compensar o ajuste, nisso automaticamente o "prumo" do joelho sai do lugar, assim como vai sair toda vez que pedalar em pé ou qualquer grau de subida pois sempre vai se ajusar a posição entre outros fatores, por isso esse método tem críticas  e outra, ele é pra Road não MTB.

Nisso como falei, ta transformando a sua bike M em L, colocando uma mesa menor, guidão com riser pra compensar o alongamento da bike, vc nao vai subir nem garagem de shopping sem empinar a bike.

Geometria da sua bike em 2018 era Trail, hoje é de bike XC top 2020, bike fit tbem evoluiu com evolução




Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 15:26
Originalmente postado por the brave the brave escreveu:

Já pensou em tentar pedalar uma tamanho "L"? Tenho 1,70 com 79 de cavalo e pedalo bikes "M" no MTB e 54 no speed (ja tive 52 e ficava com a cara na roda), tenho nível 7 de elasticidade. Vc com 1,76 e cavalo bem maior do que o meu não deveria estar numa "L"? Ajuste fino em taco é para tirar dores nos membros inferiores, principalmente dores no joelho, acho eu. Li boa parte do post e me desculpe se atravessei.

brave, não pensei... na verdade, pensei o contrario.. pegar uma S

pq tudo indica que a bike é grande p mim, e não pequena. 

ou então to entendendo tudo errado... 
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 15:34
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:


Felipe, obrigado pela bíblia, sempre ajuda uns insights diferentes...



A questão de ficar 'travado' no aproximar do selim ao guidão devido ao joelho ultrapassar o eixo do pedal que ta ferrando o ajuste eu acho. Creio que pensando somente no reach e membros superiores, ao levar o selim todo p frente com o canote original (sem offset), não traria desconfortos nos ombros. Porém, isto foi tecnicamente anulado pelo fitter pois meu joelho ficaria mto adiantado em relação ao eixo do pedal.. tanto que agora estou testando um canote com offset. A única forma de manter o trilho mais p frente do que havíamos verificado seria trocando o pedivela 175 por um menor (acho que é a pior saída).


Um palpite...

Então, como a sua bike tem o angulo do selim elevado, pra colocar o joelho na "regra"  esta  se movendo todo o centro de gravidade para tras da bike ai vc vai pegar uma subida de 20º+ vai empinar a bike, ai vai ter que sentar la na pontinha do selim pra compensar o ajuste, nisso automaticamente o "prumo" do joelho sai do lugar, assim como vai sair toda vez que pedalar em pé ou qualquer grau de subida pois sempre vai se ajusar a posição entre outros fatores, por isso esse método tem críticas  e outra, ele é pra Road não MTB.

Nisso como falei, ta transformando a sua bike M em L, colocando uma mesa menor, guidão com riser pra compensar o alongamento da bike, vc nao vai subir nem garagem de shopping sem empinar a bike.

Geometria da sua bike em 2018 era Trail, hoje é de bike XC top 2020, bike fit tbem evoluiu com evolução






então.. eu to perdidasso na real. entendi o que vc escreveu, mas não entendi a conclusão que voce quis chegar. voce entende que o correto era esquecer a 'regra' do joelho/eixo do pedal? no caso, ajustaria o trilho do banco conforme o reach e conforto dos braços?

o fato é que ontem voltei no fitter, relatei tudo.. e após mtas simulações com mesa p cima, mesa p baixo, trilho no meio (como eu havia deixo), trilho todo p frente etc e tal, a sensação é a mesma.. o desconforto é enorme, e da p perceber mesmo sem ficar horas em cima da bike

claro, o canote agora tem 25mm de offset, mas dai o ajuste que chegamos para deixar o joelho 'no limite' como ele menciona, em cima da linha do eixo do pedal, acabou utilizando quase que completamente o trilho p frente. ou seja, o offset jogou p tras, e o ajuste jogou p frente. CryConfusedOuchClap

no fim das contas, EU concluí que era melhor um canote somente mais comprido (400), e não com offset... afinal, o offset não serviu p porra nenhuma, e eu ainda não tenho mais margem p jogar ainda mais p frente da linha do eixo do pedal, se quisesse... 

to bastante insatisfeito, pq to achando mais desconfortavel do que com o meu 'fit' caseiro.. em que o banco estava mto abaixo do que devia, mas pelo menos não incomodava como agora. sei la.

eu hoje vou pegar um guidão com curva que é bem barato e vou instalar.. p pelo menos conseguir andar nela sem me machucar. e dai vou ver como se comporta nas subidas e tal, acredito que voce tenha razão. nesse caso, gastei dinheiro com o canote e vou partir p um canote sem recuo então.. e dai por conta e risco vou jogar tudo p frente esquecendo a tal regra do joelho/eixo pedal.

o problema é que não acho uma informação relevante, embasada e confiável a respeito desse detalhe. uns dizem que é importante, pois força menos a patela e nao sei o que, outros dizem que é bobagem... o cara fica perdidasso. tipo, meio que não tem parâmetros p fazer o bikefit... cada um entende de um jeito, testa, erra, testa.. e o cara fica de boneco de teste

a única coisa que acredito estar correta, e que antes estava realmente errada, é a altura do selim. o resto, entendo que está tudo em aberto. to seriamente pensando em testar um canote sem recuo p poder aproximar mais o selim do guidão e ver no que da.. problema que terei de comprar um 3o canote!!! o original é 350mm, e não consegue deixar na altura necessária (ate consgue, mas ultrapassa o limite de inserção dele no quadro... ate to cogitando andar com ele mesmo dessa forma, fazendo só pedais mais suave sem trilha p evitar danos no quadro.. só p avaliar o conforto)

foda :(
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 17:27
acabei de falar com outro bike fitter, mto experiente, e ele me relatou que é raro ter de trocar canote ou coisa do tipo... e que basear o fit nessa questão do alinhamento joelho com eixo do pedal é furada.

a verdade difícil de aceitar é que fui mto mal assessorado pelo fitter da cidade aqui... já foi uma grana p ele, grana em peça e tempo perdido... sem falar na solução que não chega...

vou colocar o canote original de volta e experimentar o trilho mais p frente, reduzindo bastante a distância selim-guidão

acabo de assistir outro video gringo que o cara explica bem a questão que estou vivenciando... bem esclarecedor:



Editado por guster - 19 Ago 2020 as 17:40
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 18:21
Originalmente postado por guster guster escreveu:


meu guidão é flat total, e to pensando em comprar um com rise e angulo p melhorar o conforto.. ja aumentar a largura um pouquinho tbm. dependendo como ficar, troco a mesa por uma mais curta dps.

o que acham/o que fariam?? obrigado desde já




Tchê, passei exatamente pela mesma coisa há alguns anos.  Resolvi o problema de forma muito simples.

Estou ao lado em Canoas. Puxa um pedal para cá qualquer hora. Te mostro como ficou a minha bike e já dou uma olhada na tua para ver se vale a pena tu fazer os upgrades necessários ou se é melhor partir para uma nova bike no futuro.


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 00:18
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:


meu guidão é flat total, e to pensando em comprar um com rise e angulo p melhorar o conforto.. ja aumentar a largura um pouquinho tbm. dependendo como ficar, troco a mesa por uma mais curta dps.

o que acham/o que fariam?? obrigado desde já




Tchê, passei exatamente pela mesma coisa há alguns anos.  Resolvi o problema de forma muito simples.

Estou ao lado em Canoas. Puxa um pedal para cá qualquer hora. Te mostro como ficou a minha bike e já dou uma olhada na tua para ver se vale a pena tu fazer os upgrades necessários ou se é melhor partir para uma nova bike no futuro.



fala marcos! 

cara pior que não to morando em porto no momento.. estou em pelotas!

mas seguido to aí por perto... se for em breve te dou um toque

na real to chegando a conclusão que essa premissa do bike fitter de nao deixar o joelho ultrapassar a linha do eixo do pedal é furada mesmo. hoje cheguei do trabalho, coloquei o canote antigo (sem offset), joguei o trilho o máximo p frente e deixei a altura correta (arriscado, pois ele excede o limite exposto de canote p fora do quadro, mas só por um pouquinho.. ta alcançando o do triangulo ali do quadro). enfim, fui fazer um pedal... bah outra coisa! muito muito mais próximo do que eu preciso, sem dúvida.. a grande questão agora é se vai ferrar meu joelho ou não kkk

eu ACHO que eu pude ter tido dores no joelho pelo selim estar baixo, e não por estar mto p frente ou coisa do tipo... então agora vou tentar andar com o selim bem p frente e alto. to cogitando até usar o selim com offset que comprei (é irado, truvativ, super leve), porém jogar o offset invertido, como fazem nas bike de triathlon... fica feio, mas acho que vai me ajudar..

nesse ultimo video que postei o link (post acima), o cara é o fisio da equipe britanica, parece entender mto do assunto, e fala claramente que o ideal buscado para otimizar a utilização, alem do quadriceps, a musculatura dos gluteos, é justamente jogar o maximo p frente e pra cima o selim. e pelo que ele fala, a 'medida' p não exceder o selim mto p frente é se tera ou nao algum desconforto de joelho. vou testar algumas semanas com o selim bem p frente com o selim sem offset e ver no que da... se nao der dor, vou testar o canote c/ offset invertido p tentar aproximar ainda  mais o guidão... e se rolar, posso dai sim pensar em inverter a mesa ou tirar algum espaçador p buscar um pouco mais performance de subidas :)

valeu pela força pessoal
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 08:57
Originalmente postado por guster guster escreveu:


então.. eu to perdidasso na real. entendi o que vc escreveu, mas não entendi a conclusão que voce quis chegar. voce entende que o correto era esquecer a 'regra' do joelho/eixo do pedal? no caso, ajustaria o trilho do banco conforme o reach e conforto dos braços?

o fato é que ontem voltei no fitter, relatei tudo.. e após mtas simulações com mesa p cima, mesa p baixo, trilho no meio (como eu havia deixo), trilho todo p frente etc e tal, a sensação é a mesma.. o desconforto é enorme, e da p perceber mesmo sem ficar horas em cima da bike

claro, o canote agora tem 25mm de offset, mas dai o ajuste que chegamos para deixar o joelho 'no limite' como ele menciona, em cima da linha do eixo do pedal, acabou utilizando quase que completamente o trilho p frente. ou seja, o offset jogou p tras, e o ajuste jogou p frente. CryConfusedOuchClap

no fim das contas, EU concluí que era melhor um canote somente mais comprido (400), e não com offset... afinal, o offset não serviu p porra nenhuma, e eu ainda não tenho mais margem p jogar ainda mais p frente da linha do eixo do pedal, se quisesse... 

to bastante insatisfeito, pq to achando mais desconfortavel do que com o meu 'fit' caseiro.. em que o banco estava mto abaixo do que devia, mas pelo menos não incomodava como agora. sei la.

eu hoje vou pegar um guidão com curva que é bem barato e vou instalar.. p pelo menos conseguir andar nela sem me machucar. e dai vou ver como se comporta nas subidas e tal, acredito que voce tenha razão. nesse caso, gastei dinheiro com o canote e vou partir p um canote sem recuo então.. e dai por conta e risco vou jogar tudo p frente esquecendo a tal regra do joelho/eixo pedal.

o problema é que não acho uma informação relevante, embasada e confiável a respeito desse detalhe. uns dizem que é importante, pois força menos a patela e nao sei o que, outros dizem que é bobagem... o cara fica perdidasso. tipo, meio que não tem parâmetros p fazer o bikefit... cada um entende de um jeito, testa, erra, testa.. e o cara fica de boneco de teste

a única coisa que acredito estar correta, e que antes estava realmente errada, é a altura do selim. o resto, entendo que está tudo em aberto. to seriamente pensando em testar um canote sem recuo p poder aproximar mais o selim do guidão e ver no que da.. problema que terei de comprar um 3o canote!!! o original é 350mm, e não consegue deixar na altura necessária (ate consgue, mas ultrapassa o limite de inserção dele no quadro... ate to cogitando andar com ele mesmo dessa forma, fazendo só pedais mais suave sem trilha p evitar danos no quadro.. só p avaliar o conforto)

foda :(


Então, aqui um canal que acho confiavel, pois ele não ensina, ele não da dicas, pois sou da opiniao que nenhum profissional que estudou, investiu vai ensinar de graça no youtube, muito menos pq EU posso fazer o ensinado, me quebrar e processar ele pq ensinou errado. Ele conta historia, bikefit que ele fez pq fez o que mudou, tanto em clientes ou nele mesmo, tem videos do que procuar em bikefit, tem de explicação que os ajustes fazem, foi basicamente nesse cara que fiz o meu caseiro.

https://www.youtube.com/channel/UCr43Lgwqryq_QM00L1xJb4A

Esse seu relato é mais um que me faz generalizar e dizer que todo bikefiter é "vendedor" com cursinho, tem lojas ai que vc chega la cara tem equipamento da Nasa, mas quem é o cara ? que formação e experiencia ele tem ? Bikefiter  é o cara que vai ajustar a bike a voce, então ele tem que entender de bike, da engenharia dela e da geometria da bike e o pior, ele tem que saber o do Ser Humano, o primeiro até da pra achar, mas e o segundo ?

Então o lance do joelho parte do ponto, da ideia que ali vc teria mais força, não menos lesão, mas ela é refutada por varios pontos, uma que ela so teria efeito se vc pedalar fazendo força somente para baixo, reto, mas vc faz força numa curva, vc digamos começa a fazer força na pedalada la pelas 13hrs e vai até as 17hrs o seu pé e joelho mudaram de posição e desalinharam, outra é que vc acabou de descobrir, ela não funciona pra todo mundo nem toda bicicleta, pq ela gera esse problema que vc esta tendo ai, alongou a bike, mudou centro de gravidade, o ajuste seria mesa menor e guidão com mais recuou ou elevação, dai vai gerar problema na subida e no sprint, pq qndo vc se levantar pra pedalar em pé, seu joelho vai bater no guidão, tem mais gente contra ela que a favor. Nota, lesão pode ocorrer mesmo se vc estiver com fit correto, basta vc forçar mais que aguenta ou andar um monte.

Ai tem o tal do negocio do bikefit pra performance, tem isso ? tem, tem numeros, angulos que vc teria mais força, distribuição do peso, aerodinamica e o escambal, mas isso so parte do ponto se vc for perfeito, se suas pernas são iguais, se o seu tronco é exatamento proporcional aos tamanhos dos seu membros, sabe aquela formula da perfeição da simetria do Da Vinci, então poucas pessoas são assim, tem muito fiter que vai nessa ideia tbem, vai botar vc na camera com pontos infra-vermelho vai te "angular" na perfeição pq assim vc vai ter força, vai ser aerodinamico, vira um Avancini, mas dai vc é um moleque que ta na primeira bike ou um quarentão com barriga de cerveja e sofa e não consegue nem amarrar os sapatos sem esforço pra alcançar os pés.

Vc nunca vai ter "performance" com dor.

Sabe aquela pessoas que tem o joelho qndo fica em pe aberto ou fechado ? teve bikefiter ai que vi que ia ajustar a bike pro certo que ela vai "arrumar" isso pq ela vai puxar o seu joelho pro lugar, não, não vai, pra isso tem calços pra usar no taquinho pra fazer a bike "torta" igual seu joelho, quem arruma sua postura é o fisioterapeuta, exercicios focados em corrigir a postura.

Veja isso como um conjunto de tudo, não existe um ponto inicial, é um conjunto, tudo tem que se alinhar e achar o meio termo onde tudo funciona.

Altura do selim, muitos dizem que o famoso teste de sentar na bike, perna esticada, calcanhar no pedal as 18hrs funciona muito bem e é bom ponto de partida, mesmo fazendo o bike fit "BOM" depois não se chega muito longe desse valor.

Angulo do selim, TEM QUE SER RETO, reto ele é ponto inicial, neutro, meio termo, mas ele reto, bom no plano, mas se vc pegar uma daquelas subidas que bate o peito no guidão ele é desconfortavel, espreme tudo la em baixo, mas se vc baixar a frente, fica bom pra subida, mas no plano vc vai escorregar pra frente. O selim com perfil reto ou com a parte traseira levantada, aquela traseira levantada pode ser ruim e te empurrar pra fora do lugar, mas pra algumas pessoas pode ser o pequeno apoio que impede tuas costas de curvar demais, tbem pode ajudar no conforto de subidas.

Sua bike foi promovida de Trail pra XC moderno, essa geometria nova vai tornar dificil numa MTB colocar o joelho não posição "magica", mas lembre que essa geometria foi feita com estudo de engenheiros, bikefiters, ciclistas profissionais, foi algo estudado, logo o bike fit tem que evoluir tbem.

Não gaste mais em nada na sua bike ainda, no maximo o canote sem recuo por causa da altura ja que o seu pode ser curto, sua bike veio com medidas baseadas na maioria das pessoas que vão utilizar ela, então, deveria achar um fit agradavel com ela original.

Talvez fazer o caseiro e conhecer o seu corpo vai te ajudar futuramente num bikefit profissional, pq vc vai saber de cara em poucos minutos que algo ta fora. Mesmo para um atleta profissional, bikefit ainda é um jogo de consessão.

Canote com recuo é mais pra compensar tamanho da bike, tipo o Sam Gaze da Specialized, usa um buta do recuo e mesa gigante, mas o cara tem mais de 1.9m e ta com bike L e não XL, pq no caso a XL não vai ser agil na corrida por causa do entre eixos, peso e tudo mais, um cara desses é importante, qndo vc sozinho pesa o mesmo que o Avança ou Nino COM a bike.


Modo biblia e revolta LOL mas é pq tem tanto cara assim que acaba com quem faz trabalho sério.

Eu abandonei esse gasto, fiz o meu caseiro, li toda informação que tinha na internet, vi diversos videos de bike fit pra entender o que acontece em cada ajuste, ainda vou pagar, testar um bike fit pra ver o que dizem do meu caseiro e ver se sinto dores.


Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 10:12
Muito bom (a)FelipeV ClapClapClap

(a)guster é uma pena que o fitter não ajudou em nada praticamente. Pelo seu relato, ele só faltou dizer que o seu corpo estava errado. Bike fit é ajustar a bike à pessoa, não o oposto.

Como sugerido, eu também evitaria mexer em muita coisa na bike. No máximo o canote sem offset e ir fazendo o ajuste por conta própria. Só sugiro ir fazendo o ajuste aos poucos a partir do ponto que você encontrou no fit até encontrar um ajuste confortável. Assim você vai sentindo como cada mudança altera o conforto. Pode fazer esse teste em intervalos mais curtos ao invés de esperar semanas.
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 11:49
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:


então.. eu to perdidasso na real. entendi o que vc escreveu, mas não entendi a conclusão que voce quis chegar. voce entende que o correto era esquecer a 'regra' do joelho/eixo do pedal? no caso, ajustaria o trilho do banco conforme o reach e conforto dos braços?

o fato é que ontem voltei no fitter, relatei tudo.. e após mtas simulações com mesa p cima, mesa p baixo, trilho no meio (como eu havia deixo), trilho todo p frente etc e tal, a sensação é a mesma.. o desconforto é enorme, e da p perceber mesmo sem ficar horas em cima da bike

claro, o canote agora tem 25mm de offset, mas dai o ajuste que chegamos para deixar o joelho 'no limite' como ele menciona, em cima da linha do eixo do pedal, acabou utilizando quase que completamente o trilho p frente. ou seja, o offset jogou p tras, e o ajuste jogou p frente. CryConfusedOuchClap

no fim das contas, EU concluí que era melhor um canote somente mais comprido (400), e não com offset... afinal, o offset não serviu p porra nenhuma, e eu ainda não tenho mais margem p jogar ainda mais p frente da linha do eixo do pedal, se quisesse... 

to bastante insatisfeito, pq to achando mais desconfortavel do que com o meu 'fit' caseiro.. em que o banco estava mto abaixo do que devia, mas pelo menos não incomodava como agora. sei la.

eu hoje vou pegar um guidão com curva que é bem barato e vou instalar.. p pelo menos conseguir andar nela sem me machucar. e dai vou ver como se comporta nas subidas e tal, acredito que voce tenha razão. nesse caso, gastei dinheiro com o canote e vou partir p um canote sem recuo então.. e dai por conta e risco vou jogar tudo p frente esquecendo a tal regra do joelho/eixo pedal.

o problema é que não acho uma informação relevante, embasada e confiável a respeito desse detalhe. uns dizem que é importante, pois força menos a patela e nao sei o que, outros dizem que é bobagem... o cara fica perdidasso. tipo, meio que não tem parâmetros p fazer o bikefit... cada um entende de um jeito, testa, erra, testa.. e o cara fica de boneco de teste

a única coisa que acredito estar correta, e que antes estava realmente errada, é a altura do selim. o resto, entendo que está tudo em aberto. to seriamente pensando em testar um canote sem recuo p poder aproximar mais o selim do guidão e ver no que da.. problema que terei de comprar um 3o canote!!! o original é 350mm, e não consegue deixar na altura necessária (ate consgue, mas ultrapassa o limite de inserção dele no quadro... ate to cogitando andar com ele mesmo dessa forma, fazendo só pedais mais suave sem trilha p evitar danos no quadro.. só p avaliar o conforto)

foda :(


Então, aqui um canal que acho confiavel, pois ele não ensina, ele não da dicas, pois sou da opiniao que nenhum profissional que estudou, investiu vai ensinar de graça no youtube, muito menos pq EU posso fazer o ensinado, me quebrar e processar ele pq ensinou errado. Ele conta historia, bikefit que ele fez pq fez o que mudou, tanto em clientes ou nele mesmo, tem videos do que procuar em bikefit, tem de explicação que os ajustes fazem, foi basicamente nesse cara que fiz o meu caseiro.


Esse seu relato é mais um que me faz generalizar e dizer que todo bikefiter é "vendedor" com cursinho, tem lojas ai que vc chega la cara tem equipamento da Nasa, mas quem é o cara ? que formação e experiencia ele tem ? Bikefiter  é o cara que vai ajustar a bike a voce, então ele tem que entender de bike, da engenharia dela e da geometria da bike e o pior, ele tem que saber o do Ser Humano, o primeiro até da pra achar, mas e o segundo ?

Então o lance do joelho parte do ponto, da ideia que ali vc teria mais força, não menos lesão, mas ela é refutada por varios pontos, uma que ela so teria efeito se vc pedalar fazendo força somente para baixo, reto, mas vc faz força numa curva, vc digamos começa a fazer força na pedalada la pelas 13hrs e vai até as 17hrs o seu pé e joelho mudaram de posição e desalinharam, outra é que vc acabou de descobrir, ela não funciona pra todo mundo nem toda bicicleta, pq ela gera esse problema que vc esta tendo ai, alongou a bike, mudou centro de gravidade, o ajuste seria mesa menor e guidão com mais recuou ou elevação, dai vai gerar problema na subida e no sprint, pq qndo vc se levantar pra pedalar em pé, seu joelho vai bater no guidão, tem mais gente contra ela que a favor. Nota, lesão pode ocorrer mesmo se vc estiver com fit correto, basta vc forçar mais que aguenta ou andar um monte.

Ai tem o tal do negocio do bikefit pra performance, tem isso ? tem, tem numeros, angulos que vc teria mais força, distribuição do peso, aerodinamica e o escambal, mas isso so parte do ponto se vc for perfeito, se suas pernas são iguais, se o seu tronco é exatamento proporcional aos tamanhos dos seu membros, sabe aquela formula da perfeição da simetria do Da Vinci, então poucas pessoas são assim, tem muito fiter que vai nessa ideia tbem, vai botar vc na camera com pontos infra-vermelho vai te "angular" na perfeição pq assim vc vai ter força, vai ser aerodinamico, vira um Avancini, mas dai vc é um moleque que ta na primeira bike ou um quarentão com barriga de cerveja e sofa e não consegue nem amarrar os sapatos sem esforço pra alcançar os pés.

Vc nunca vai ter "performance" com dor.

Sabe aquela pessoas que tem o joelho qndo fica em pe aberto ou fechado ? teve bikefiter ai que vi que ia ajustar a bike pro certo que ela vai "arrumar" isso pq ela vai puxar o seu joelho pro lugar, não, não vai, pra isso tem calços pra usar no taquinho pra fazer a bike "torta" igual seu joelho, quem arruma sua postura é o fisioterapeuta, exercicios focados em corrigir a postura.

Veja isso como um conjunto de tudo, não existe um ponto inicial, é um conjunto, tudo tem que se alinhar e achar o meio termo onde tudo funciona.

Altura do selim, muitos dizem que o famoso teste de sentar na bike, perna esticada, calcanhar no pedal as 18hrs funciona muito bem e é bom ponto de partida, mesmo fazendo o bike fit "BOM" depois não se chega muito longe desse valor.

Angulo do selim, TEM QUE SER RETO, reto ele é ponto inicial, neutro, meio termo, mas ele reto, bom no plano, mas se vc pegar uma daquelas subidas que bate o peito no guidão ele é desconfortavel, espreme tudo la em baixo, mas se vc baixar a frente, fica bom pra subida, mas no plano vc vai escorregar pra frente. O selim com perfil reto ou com a parte traseira levantada, aquela traseira levantada pode ser ruim e te empurrar pra fora do lugar, mas pra algumas pessoas pode ser o pequeno apoio que impede tuas costas de curvar demais, tbem pode ajudar no conforto de subidas.

Sua bike foi promovida de Trail pra XC moderno, essa geometria nova vai tornar dificil numa MTB colocar o joelho não posição "magica", mas lembre que essa geometria foi feita com estudo de engenheiros, bikefiters, ciclistas profissionais, foi algo estudado, logo o bike fit tem que evoluir tbem.

Não gaste mais em nada na sua bike ainda, no maximo o canote sem recuo por causa da altura ja que o seu pode ser curto, sua bike veio com medidas baseadas na maioria das pessoas que vão utilizar ela, então, deveria achar um fit agradavel com ela original.

Talvez fazer o caseiro e conhecer o seu corpo vai te ajudar futuramente num bikefit profissional, pq vc vai saber de cara em poucos minutos que algo ta fora. Mesmo para um atleta profissional, bikefit ainda é um jogo de consessão.

Canote com recuo é mais pra compensar tamanho da bike, tipo o Sam Gaze da Specialized, usa um buta do recuo e mesa gigante, mas o cara tem mais de 1.9m e ta com bike L e não XL, pq no caso a XL não vai ser agil na corrida por causa do entre eixos, peso e tudo mais, um cara desses é importante, qndo vc sozinho pesa o mesmo que o Avança ou Nino COM a bike.


Modo biblia e revolta LOL mas é pq tem tanto cara assim que acaba com quem faz trabalho sério.

Eu abandonei esse gasto, fiz o meu caseiro, li toda informação que tinha na internet, vi diversos videos de bike fit pra entender o que acontece em cada ajuste, ainda vou pagar, testar um bike fit pra ver o que dizem do meu caseiro e ver se sinto dores.



modo biblía é sempre bom! vai ficar registrado pra sempre aí.. heheh valeu

sobre o canal que voce mencionou, perfeito.. mto bom.. ja vi varios videos dele.. mas nesse ponto específico do ajuste de selim p frente ou p tras, eu fiquei um pouco confuso com as explicações dele. de fato, ele afirma que essa 'regra' joelho alinhado com pedal é besteira (ótimo). porém, como definir o ajuste então? neste video (https://www.youtube.com/watch?v=SZhWVZq2qUc) ele fala sobre um teste, que ele entende ser o melhor metodo, e se voce falha o teste, deve posicionar o selim mais p tras... mas se tiver que mexer mto no selim, é pq o quadro pode estar errado. e eu sentia nitidamente esse deslocamento dos isquios p frente ao largar as mãos do guidão (deixar de apoiar no guidão enquanto pedala)... e o selim tava todo p tras! agora ele todo p frente acabei repetindo e meio que senti a mesma coisa... mas vou fazer mais vezes p ver qual é.. ate o corpo se acostumar tb com a nova postura.. vamos ver.. mas achei um teste bacana, porem dificil de tirar conclusoes...

aquele outro video que postei, do fisio da equipe britanica (que tbm parece extremamente capacitado), o cara foi um pouco mais objetivo na definição do selim: o mais alto e o mais p frente possível, desde que não cause dor. na altura já ta bastante compreendido p mim... ja tenho uma boa ideia dos limites que devo trabalhar, e agora vou tentar jogar o maximo p frente mesmo... diminui o reach, aumenta o conforto e melhora a posição p potencia no pedal. se não doer, ta ótimo :P

então cara.. sobre o fit (mal) feito... eu já havia estudado mto o assunto, de fato, por conta própria.. já estava andando faz tempo com um fit caseiro e tudo mais. mas eu caí nesse mesmo aspecto que o fitter aqui se prendeu, de limitar o joelho p trás da linha do eixo do pedal nas 3h.. e isso foi um erro que acabou com tudo.

portanto, tudo mudou desde ontem, quando resolvi abandonar essa 'regra'. vou sim comprar um canote de 400mm sem recuo e daí chegar num ajuste o melhor possível com as características de geometria originais da bike... e tentar andar o máximo possível antes de pensar em mexer mais (como voce mesmo falou, o desenvolvimento de uma bike é complexo e envolve mtos profissionais... a chance de estragar a bike/geometria ao mexer deve ser bem maior do que a de corrigir/melhorar kkk)

mas concordo com tudo que você pontuou... vejo que o mercado de bike fit explodiu com uma boa oportunidade no brasil, e em cidades do interior como a que estou morando, acaba sendo uma mina de ouro... voce é um ciclista, percebe esta carência no mercado local, vai la, faz um curso, segue uma receita de bolo da apostila, sem entender nada de engenharia (concordo que tem que sacar algumas coisas, pois tudo envolve angulos, dimensoes, causas e consequencias geometricas), nada de fisiologia humana/biomecanica (simplesmente é um ciclista) e fatura ali uma grana boa (por sorte, acho que não paguei super caro pelo fit... vejo gente falando em mto mais do que paguei).

a verdade é que eu não tinha mtas opções, e pensei... não sei se o cara é bom, mas é o que tem disponível, vou fazer e ver no que da. fato que nos primeiros ajustes e conversas, saquei que o cara não tinha mta experiência nem mta estrutura (física, peças p subsituição/testes etc) e tbm tinha mta experiencia como ciclista de estrada (acredito que mtas das suas convicções, vejo agora, vem de ajustes em bikes de estrada, e equivocadas p MTB). mas sempre vale pelo aprendizado... a cagada foi ter ido atrás dele qnd o primeiro encontro não resultou em um ajuste satisfatório, em comprar um canote com recuo (aqui confesso que caguei feio.. pq eu desconfiei, mas acabei não fazendo o dever de casa e na pressa comprei a porra do canote kkk). enfim... vai ficar um canote sobrando aqui no armario p futuramente (vou comprar uma bike S na proxima p usa-lo kkkkkkk)

concordo com esse lance de partir do principio que o cara é perfeito, atleta. isso não é real, lógico...us emsem dúvida acredito que lesões vem mto mais de o cara não estar preparado e c musculatura equilibrada do que o proprio fit perfeito. de fato, tenho problema de equilibrio nos grupos musculares inferiores devido a cirurgia do IFA (impacto femoro acetabular), e pedalar foi uma das coisas que achei que ia ajudar, alem de já curtir pedalar desde guri, é claro. mas dps de 'velho' é outra coisa né... tem que ir com cuidado kkkkk qqer lesãozinha são meses de molho, é foda :P me falta disposição, mas eu deveria ta fazendo um trabalho de musculação em paralelo p equilibrio muscular.. a bike acaba propiciando um certo desequilibrio pelo que venho estudando tbm.. fica mto forte de quadriceps e menos nos outros grupos tbm. (outro ponto que adorei ver no video que postei aí, em que o cara fala que o selim mais p frente ativa mais a musculatura dos gluteos, que é positivo para meu equilibrio do quadril)

futuramente, já sentindo conforto, e antes de trocar de bike (sempre queremos kkk) devo procurar um fit em porto alegre, onde certamente tem gente capacitada e bem equipada para evoluir uns milimetros pra la ou pra cá e descobrir o que seria uma geometria mais adequada p um futuro equipamento :)

obrigado abs


Editado por guster - 20 Ago 2020 as 11:57
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 11:51
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Muito bom (a)FelipeV ClapClapClap

(a)guster é uma pena que o fitter não ajudou em nada praticamente. Pelo seu relato, ele só faltou dizer que o seu corpo estava errado. Bike fit é ajustar a bike à pessoa, não o oposto.

Como sugerido, eu também evitaria mexer em muita coisa na bike. No máximo o canote sem offset e ir fazendo o ajuste por conta própria. Só sugiro ir fazendo o ajuste aos poucos a partir do ponto que você encontrou no fit até encontrar um ajuste confortável. Assim você vai sentindo como cada mudança altera o conforto. Pode fazer esse teste em intervalos mais curtos ao invés de esperar semanas.

valeu hugo!

exato... é o que farei... e sim, da p diminuir os intervalos né...

show... obrigado abs!
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 14:58
Originalmente postado por guster guster escreveu:


sobre o canal que voce mencionou, perfeito.. mto bom.. ja vi varios videos dele.. mas nesse ponto específico do ajuste de selim p frente ou p tras, eu fiquei um pouco confuso com as explicações dele. de fato, ele afirma que essa 'regra' joelho alinhado com pedal é besteira (ótimo). porém, como definir o ajuste então? neste video (https://www.youtube.com/watch?v=SZhWVZq2qUc) ele fala sobre um teste, que ele entende ser o melhor metodo, e se voce falha o teste, deve posicionar o selim mais p tras... mas se tiver que mexer mto no selim, é pq o quadro pode estar errado. e eu sentia nitidamente esse deslocamento dos isquios p frente ao largar as mãos do guidão (deixar de apoiar no guidão enquanto pedala)... e o selim tava todo p tras! agora ele todo p frente acabei repetindo e meio que senti a mesma coisa... mas vou fazer mais vezes p ver qual é.. ate o corpo se acostumar tb com a nova postura.. vamos ver.. mas achei um teste bacana, porem dificil de tirar conclusoes...


Ai entra as letrinhas miudas rss pq nesse teste que ele usa, mas considerando outros fatores estão ok, vc faz exercicios, tem mobilidade, elasticidade, nos comentários alguem faz a mesma pergunta.

Teu corpo tende a ficar onde ele "pode ir", teu selim todo pra tras e vc sente o corpo sendo puxado pra frente, pode ser pq vc não tem elasticidade pra tanto alongamento, como vc esta preso no pé  clipado, só sobra a bunda sair do lugar.  Aquele teste que falei de sentar na cadeira pé no chao, vc baixando vai contraindo musculos da coxas, dai ou o pé escorrega pra tras ou corpo vai pra frente, ambos firmes no lugar,  fica com dor na parte posterior do joelho.

E sim, um dos sintomas da posição correta do selim é bumbum durinho e redondo, se vc ta com bunda mole a posição não ta boa ainda LOL e to falando sério, qndo acertar a posição do selim e vc começar a sentir dor nos gluteos ta indo no lugar certo, mas dor, estou falando em dor de trabalho muscular, não dor de machucando.

Eu fiz ajustes extremos, selim todo pra frente, todo pra tras, no que me sentia melhor, zerava o ajuste e dai partia pra ajuste pequeno pro lado que me senti bem, achava um ponto, dai testava subir ou descer o canote, fiz o mesmo no taquinho, ele todo pra tras no extremo maximo pro meio do pé, fica muito bom pra subir pedalando sentado, mas é terrivel se pedalar em pé e ja todo pra frente ao contrário, e tbem força a panturrilha um monte,  sempre no mesmo local pra não comprometer o feedback.

Uma coisa é certa, qnto mais proximo vc chegar do bom pra vc, melhor vai ser a pedalada, vc vai sentir no rendimento, na recuperação do pós pedal.

Qndo vc pegar a outra bike, teu corpo logo vai te dizer onde precisa arrumar.
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 15:32
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:


sobre o canal que voce mencionou, perfeito.. mto bom.. ja vi varios videos dele.. mas nesse ponto específico do ajuste de selim p frente ou p tras, eu fiquei um pouco confuso com as explicações dele. de fato, ele afirma que essa 'regra' joelho alinhado com pedal é besteira (ótimo). porém, como definir o ajuste então? neste video (https://www.youtube.com/watch?v=SZhWVZq2qUc) ele fala sobre um teste, que ele entende ser o melhor metodo, e se voce falha o teste, deve posicionar o selim mais p tras... mas se tiver que mexer mto no selim, é pq o quadro pode estar errado. e eu sentia nitidamente esse deslocamento dos isquios p frente ao largar as mãos do guidão (deixar de apoiar no guidão enquanto pedala)... e o selim tava todo p tras! agora ele todo p frente acabei repetindo e meio que senti a mesma coisa... mas vou fazer mais vezes p ver qual é.. ate o corpo se acostumar tb com a nova postura.. vamos ver.. mas achei um teste bacana, porem dificil de tirar conclusoes...


Ai entra as letrinhas miudas rss pq nesse teste que ele usa, mas considerando outros fatores estão ok, vc faz exercicios, tem mobilidade, elasticidade, nos comentários alguem faz a mesma pergunta.

Teu corpo tende a ficar onde ele "pode ir", teu selim todo pra tras e vc sente o corpo sendo puxado pra frente, pode ser pq vc não tem elasticidade pra tanto alongamento, como vc esta preso no pé  clipado, só sobra a bunda sair do lugar.  Aquele teste que falei de sentar na cadeira pé no chao, vc baixando vai contraindo musculos da coxas, dai ou o pé escorrega pra tras ou corpo vai pra frente, ambos firmes no lugar,  fica com dor na parte posterior do joelho.

E sim, um dos sintomas da posição correta do selim é bumbum durinho e redondo, se vc ta com bunda mole a posição não ta boa ainda LOL e to falando sério, qndo acertar a posição do selim e vc começar a sentir dor nos gluteos ta indo no lugar certo, mas dor, estou falando em dor de trabalho muscular, não dor de machucando.

Eu fiz ajustes extremos, selim todo pra frente, todo pra tras, no que me sentia melhor, zerava o ajuste e dai partia pra ajuste pequeno pro lado que me senti bem, achava um ponto, dai testava subir ou descer o canote, fiz o mesmo no taquinho, ele todo pra tras no extremo maximo pro meio do pé, fica muito bom pra subir pedalando sentado, mas é terrivel se pedalar em pé e ja todo pra frente ao contrário, e tbem força a panturrilha um monte,  sempre no mesmo local pra não comprometer o feedback.

Uma coisa é certa, qnto mais proximo vc chegar do bom pra vc, melhor vai ser a pedalada, vc vai sentir no rendimento, na recuperação do pós pedal.

Qndo vc pegar a outra bike, teu corpo logo vai te dizer onde precisa arrumar.

kkkkkkkk vou pedir uma avaliação do sexo oposto p ver como ta a qualidade da bunda heheh

pior que nunca senti especificamente os gluteos trabalhando... aquele cansaço muscular.. deve ser por isso mesmo.. selim mto recuado.. vamos ver agora como vai ser..

mas voltando ao teste relatado no video.. pois então, o corpo tende a ficar numa posição de conforto, e justamente foi o que estranhei. pois, quando faz o teste e tira a mão do guidão e seu quadril escorrega p frente, me da a impressão de que o selim deveria ser ajustado mais p frente (e não mais para trás, como ele relata... isso que não entendi).

sobre esse teste da cadeira aí vou rever o que você falou ali, tentar entender melhor
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 15:58
Seguinte,

Selim "macio" é para bunda mole!

LOL

Quando o selim é firme, o que trabalha é a musculatura das pernas. Selim fofinho, suave, de plush e gel, faz a bunda se mexer durante a pedalada. Aquele "efeito rebolante" é um horror para a musculatura e o desempenho, além de deixar o cara com dores por tudo quanto é lado.

Por isso os ciclistas profissionais usam selim firme na bike. Mas o selim pode ser firme e ter amortecimento. O Brooks Flyer é um exemplo. Ele é "duro como uma tábua"; mas na hora do impacto os trilhos ficam firmes e as molas trabalham juntas.


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 16:48
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Seguinte,

Selim "macio" é para bunda mole!

LOL

Quando o selim é firme, o que trabalha é a musculatura das pernas. Selim fofinho, suave, de plush e gel, faz a bunda se mexer durante a pedalada. Aquele "efeito rebolante" é um horror para a musculatura e o desempenho, além de deixar o cara com dores por tudo quanto é lado.

Por isso os ciclistas profissionais usam selim firme na bike. Mas o selim pode ser firme e ter amortecimento. O Brooks Flyer é um exemplo. Ele é "duro como uma tábua"; mas na hora do impacto os trilhos ficam firmes e as molas trabalham juntas.




interessante...

mas não tem nada a ver como que estamos discutindo, né? LOLTongue

a gente tava falando de bunda mole e bunda dura no tocante ao grupo muscular mais ativado dependendo do posicionamento do selim (aqui considerando selim normal... duro kkk)

inclusive, sobre esse assunto... pode ser outro indicador de algo errado no meu posicionamento inicial, era de que eu não sentia qualquer desconforto na bunda... nunca foi um problema.. e isso que pedalava com o selim baixo (mais peso na bunda) heheh

quando encaixado, vcs sentem os isquios apoiados na parte mais larga/mais gorda e acolchoada do banco ou sente a parte interna dos isquios apoiando na região mais central/estreita do selim?
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 22:29
Entrei no site da GT e comparei as medidas da geometria das bikes. Foda que foi speed com MTB  daí é meio comparar bananas com laranjas, foi mal aí, desculpe, deveria ter lido o seu primeiro post com detalhes rss e boa sorte nos ajustes para fazê-la ficar confortável pra vc. Tenho uma MTB encostada aqui, raridade, aro 26, tamanho M. Vou dar uma checada nas medidas dela, pois realmente, fiquei impressionado com as medidas da geometria dessa GT. Minha MTB é all mountain M, daí minha surpresa, mas enfim ... Vou pesquisar. 
William
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2020 as 00:06
Originalmente postado por the brave the brave escreveu:

Entrei no site da GT e comparei as medidas da geometria das bikes. Foda que foi speed com MTB  daí é meio comparar bananas com laranjas, foi mal aí, desculpe, deveria ter lido o seu primeiro post com detalhes rss e boa sorte nos ajustes para fazê-la ficar confortável pra vc. Tenho uma MTB encostada aqui, raridade, aro 26, tamanho M. Vou dar uma checada nas medidas dela, pois realmente, fiquei impressionado com as medidas da geometria dessa GT. Minha MTB é all mountain M, daí minha surpresa, mas enfim ... Vou pesquisar. 

brave, obrigado pela contribuição

já chegamos a uma mudança de rumos no fit da minha bike :) acho que agora vai hehehe

sobre a geometria, comparei ela (https://geometrygeeks.bike/bike/gt-avalanche-2018/) com outras gringas (scott aspect, specialized epic HT, cannondale trail 4 etc) e não achei que ela seja tão diferente das demais. a cannondale é até um pouco mais alongada que ela, se não me falhe a memoria..

GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2020 as 00:15

quando encaixado, vcs sentem os isquios apoiados na parte mais larga/mais gorda e acolchoada do banco ou sente a parte interna dos isquios apoiando na região mais central/estreita do selim?
[/QUOTE]

Desculpe de intrometer, tenho um selim Brooks mas em molas, quando ele é novo realmente ele e duro e um desconforto total. Mas depôs de uns 300kms rodada ele acaba se formar o formado da sua bunda, é como fosse um travesseiro da Nada. Já fez Audax de 200km e 300km com ele, na tenho reclamação sobre esse selim.

Não conseguir acompanhar titãs postagem, e relação com dor nos ombros, pode ser mesa baixo, na hora de fazer bikefit, deixou claro o estilo do seu pedal( lazer/ estrada/ downhill e etc)? Acredito que cada estilo de pedal tem um ajuste diferente.
Acredito que se aumentar altura da mesa pode diminuir ou eliminar a dor.

Só uma última pergunta, o dor é em dois ombros?
Se é só um lado pode ser que vc tem um dos braços um pouco mais curto do que outro, nesse caso vai precisar mexer no alinhamento do guidão, falo isso porque tenho um braço um pouco mais curto e fiz desalinhamento na mesa o meu dor no ombro sumiu.

Abraço
Volubtário mecanico na MNR (Mão na roda)
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2020 as 15:25
Originalmente postado por Pedalchou Pedalchou escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:


quando encaixado, vcs sentem os isquios apoiados na parte mais larga/mais gorda e acolchoada do banco ou sente a parte interna dos isquios apoiando na região mais central/estreita do selim?


Desculpe de intrometer, tenho um selim Brooks mas em molas, quando ele é novo realmente ele e duro e um desconforto total. Mas depôs de uns 300kms rodada ele acaba se formar o formado da sua bunda, é como fosse um travesseiro da Nada. Já fez Audax de 200km e 300km com ele, na tenho reclamação sobre esse selim.

Não conseguir acompanhar titãs postagem, e relação com dor nos ombros, pode ser mesa baixo, na hora de fazer bikefit, deixou claro o estilo do seu pedal( lazer/ estrada/ downhill e etc)? Acredito que cada estilo de pedal tem um ajuste diferente.
Acredito que se aumentar altura da mesa pode diminuir ou eliminar a dor.

Só uma última pergunta, o dor é em dois ombros?
Se é só um lado pode ser que vc tem um dos braços um pouco mais curto do que outro, nesse caso vai precisar mexer no alinhamento do guidão, falo isso porque tenho um braço um pouco mais curto e fiz desalinhamento na mesa o meu dor no ombro sumiu.

Abraço

pedalchou, eu que agradeço seu intrometimento heheh sempre é bom outra opinião

sim, ficou claro meu objetivo.. o primeiro deles era lazer... coforto e evitar lesões

e a mesa ta na posição mais conservadora possível.. positiva, e com todos os espaçadores abaixo

o desconforto é sim nos dois ombros/pescoço/cervical... acabei lesionando um dos ombros, mas o desconforto é em ambos.. pode ate ser que um seja ligeiramente mais curto, mas o problema é realmente da distancia selim-guidão... é mto perceptivel meu 'esticamento' p chegar no guidão da forma como estava... agora já joguei o selim td p frente, é outra bike... vou fazer uns pedais mais longos e ver no que resulta 

ontem ainda tava vendo aquele fit do site http://www.nograu.com.br/ com os seguintes parametros de entrada (dimensoes em cm):

cavalo 82
esterno 145.5
braço 58
(tronco 63.5)

e resultados obtidos:

tamanho MTB 17.7
altura selim 72.4
top tube+mesa 64.8


a bike original, selim na altura correta e no meio do trilho, da um top tube + mesa de uns 70 por aí se não me engano (até vou checar novamente)... e o fit que o profissional tinha feito na bike, em vez de aproximar desta distancia teorica selim-guidão, jogando o selim p frente, ele afastou ainda mais (e ainda recomendou usar um canote com recuo)

jogando o selim todo p frente eu consegui quase chegar nesse 64.8 ~ 65 teórico.. acho que deu 67 por aí.. (vou checar tudo novamente).. lembro de ter pensado que reduzindo a mesa de 70mm p 50mm vou conseguir esses 2cm que faltam, deve ficar perfeito. acredito que poderei inclusive baixar a mesa e remover espaçadores p ter um ganho de performance com esse reach correto :)

dps de todo esse envolvimento com o tal bike fit, estudos, gastos etc e tal, to percebendo que o simples funciona kkk esse do nograu aí fantástico, acertou na mosca com o que deu mais conforto aparentemente... considerando a tolerancia de 1cm + ou - na altura do selim (no meu caso, vou subir 1cm mais do que o indicado aproximadamente)

aproveito para questionar... com o meu selim original (350mm e sem recuo), eu consegui chegar na altura ideal ou quase quase ideal, e o canote passa cerca de 1cm do limite de inserção recomendado... e eu queria poder levantar mais meio centimetro ou algo assim... por esse motivo que o fitter tinha solicitado um canote maior, p garantir. abaixo coloco uma foto da projeção do canote dentro do quadro.. ta ali no limite do triangulo dos tubos (o que eu ja ouvi falar ser um limite ainda aceitável). o que acham?

(canote vai exatamente até os 35cm da trena)
https://ibb.co/WphRLGW




Editado por guster - 21 Ago 2020 as 15:28
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2020 as 15:36
Originalmente postado por guster guster escreveu:


kkkkkkkk vou pedir uma avaliação do sexo oposto p ver como ta a qualidade da bunda heheh

pior que nunca senti especificamente os gluteos trabalhando... aquele cansaço muscular.. deve ser por isso mesmo.. selim mto recuado.. vamos ver agora como vai ser..

mas voltando ao teste relatado no video.. pois então, o corpo tende a ficar numa posição de conforto, e justamente foi o que estranhei. pois, quando faz o teste e tira a mão do guidão e seu quadril escorrega p frente, me da a impressão de que o selim deveria ser ajustado mais p frente (e não mais para trás, como ele relata... isso que não entendi).

sobre esse teste da cadeira aí vou rever o que você falou ali, tentar entender melhor


Numa simples explicação se vc escorrega pra frente, vc puxa o selim pra frente, se puxar pra tras, leva o selim pra tras, e outras coisas podem influenciar, angulo do selim, formato do selim, tamanho do selim são alguns que podem influenciar, sem falar nivel fisico.


Zera a bike toda com o canote de 400, acha um altura que vc sente bem e começa a brincar dali.

Eu testei selim todo pra frente e toda pra tras, dai do que melhor pareceu comecei a seguir desse ponto.

Vc mediu os isquios no bike fit ? é importante tbem, eu sempre quiz medir, mas quem tem a ferramenta, normalmente so usa se vc comprar o selim com ele ou fazer o fit com ele, então nunca fiz.

Pq a bunda não encaixando direito no selim na minha opiniao pode dar um falso negativo, vc ta no lugar bom, mas o selim errado te engana.

Sempre achei pelos selins que usei que tinha que usar um selim estreito e no final acabei pegando uma bike que tinha selim mais largo e foi casamento, tenho um Fabric Scoop que vem em toda caloi e cannondale atualmente, depois andei com um Belcarra da Syncros, o modelo novo, curto, largo, até mesmo a frente dele é larga, adorei o selim tbem algumas marcas estão indo nesse caminho.
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2020 as 16:36
Bom se é para diminuir 2cm, já pensou colocar um guidão borboleta? Com ele vc tem 3 opção de pegada, tenho ele na minha Raleight Hybrid 700c. Para mim ficou ótimo!
Volubtário mecanico na MNR (Mão na roda)
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2020 as 19:19
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por guster guster escreveu:


kkkkkkkk vou pedir uma avaliação do sexo oposto p ver como ta a qualidade da bunda heheh

pior que nunca senti especificamente os gluteos trabalhando... aquele cansaço muscular.. deve ser por isso mesmo.. selim mto recuado.. vamos ver agora como vai ser..

mas voltando ao teste relatado no video.. pois então, o corpo tende a ficar numa posição de conforto, e justamente foi o que estranhei. pois, quando faz o teste e tira a mão do guidão e seu quadril escorrega p frente, me da a impressão de que o selim deveria ser ajustado mais p frente (e não mais para trás, como ele relata... isso que não entendi).

sobre esse teste da cadeira aí vou rever o que você falou ali, tentar entender melhor


Numa simples explicação se vc escorrega pra frente, vc puxa o selim pra frente, se puxar pra tras, leva o selim pra tras, e outras coisas podem influenciar, angulo do selim, formato do selim, tamanho do selim são alguns que podem influenciar, sem falar nivel fisico.


Zera a bike toda com o canote de 400, acha um altura que vc sente bem e começa a brincar dali.

Eu testei selim todo pra frente e toda pra tras, dai do que melhor pareceu comecei a seguir desse ponto.

Vc mediu os isquios no bike fit ? é importante tbem, eu sempre quiz medir, mas quem tem a ferramenta, normalmente so usa se vc comprar o selim com ele ou fazer o fit com ele, então nunca fiz.

Pq a bunda não encaixando direito no selim na minha opiniao pode dar um falso negativo, vc ta no lugar bom, mas o selim errado te engana.

Sempre achei pelos selins que usei que tinha que usar um selim estreito e no final acabei pegando uma bike que tinha selim mais largo e foi casamento, tenho um Fabric Scoop que vem em toda caloi e cannondale atualmente, depois andei com um Belcarra da Syncros, o modelo novo, curto, largo, até mesmo a frente dele é larga, adorei o selim tbem algumas marcas estão indo nesse caminho.

aham.. vc achou que ta mto no limite esse 350?

sobre a posição no selim e o teste do video, isso aí.. faz sentido isso que vc ta falando, e era o que eu imaginava tbm. porem, percebe que ele fala o contrario la no video... bem estranho

sobre os isquios, ele mediu sim, e concluiu que o meu banco original está ok

de qqer forma, acho que ele vai emitir meio que um relatorio de tudo que foi feito, e deve ter a medida dos isquios... dai posso tirar conclusoes por conta propria tbm... pois lembro que apos medido a distancia entre os isquios ele consultou uma tabela para ver em qual faixa de banco se encaixa...
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X