Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual upgrade na specialized rockhopper pro 2019 ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual upgrade na specialized rockhopper pro 2019 ?

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 20:36
8,3W a 80psi no melhor tubeless contra 10,6W a 80psi do melhor pneu com câmara.

Não entendi porque tubeless não pode andar com 80psi. Isso eu não manjo, mas os testes são feitos até 120psi e muito profissional usa tubeless. Então eles usam menos de 80psi?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 20:39
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

8,3W a 80psi no melhor tubeless contra 10,6W a 80psi do melhor pneu com câmara.

Não entendi porque tubeless não pode andar com 80psi. Isso eu não manjo, mas os testes são feitos até 120psi e muito profissional usa tubeless. Então eles usam menos de 80psi?


Profissional de verdade usa tubular com 120-145psi, quase sempre 25c e do modelo Competition da Continental. Não tem Pro-Tour usando tubeless nem clincher.

Defensores do tubeless defendem pressão mais baixa para maior conforto.

Comparando 2 pneus da mesma linha, tipo gp5000 clincher com 100psi e tubeless com 80psi a rolagem é a mesma.

O mesmo ocorre com penus 28 serem melhores que 23 em rolagem quando comparam os dois a 120psi. Se usarem o tire drop de 15% os dois possuem a mesma resistência.

Veja: https://www.bicyclerollingresistance.com/specials/grand-prix-5000-comparison

No parágrafo onde diz pressão recomendada pelo tire drop, vais ver que o 23 rola mais na pressão recomendada e que o 25 é melhor que o 28 também... rendimwnto por rendimento...

E pra quem acha que tubeless é o responsável pela menor rolagem, veja o que camaras de látex fazem num pneu com o mesmo desenho e mesmo composto.

https://www.bicyclerollingresistance.com/road-bike-reviews/compare/continental-grand-prix-5000-latex-tube-vs-continental-grand-prix-5000-tl-2018

Inclusive com o mesmo peso nos dois conjuntos.


Editado por dimas2dimas - 16 Ago 2020 as 20:50
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 20:42
.

Editado por Fabio - 16 Ago 2020 as 20:44
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 20:43
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

8,3W a 80psi no melhor tubeless contra 10,6W a 80psi do melhor pneu com câmara.

Não entendi porque tubeless não pode andar com 80psi. Isso eu não manjo, mas os testes são feitos até 120psi e muito profissional usa tubeless. Então eles usam menos de 80psi?

Isso não vou falar, pois estou igual a Glória Pires nesse assunto.

Profissional de verdade usa tubular com 120-145psi, quase sempre 25c e do modelo Competition da Continental. Não tem Pro-Tour usando tubeless nem clincher.



Nesse assunto de pneu de profissional em speed, estou igual a Glória Pires no Oscar. Não posso opinar. Kkk

Mas usei o exemplo extremo de speed com rolamento para mostrar que até speed já tem tubeless, imagina então uma MTB. E, se está na ponta da língua mandar qualquer leigo usar clip, independente do peso da bike, do peso do ciclista, do custo do upgrade, do custo da bike, de onde ele anda, por que então não poderia usar tubeless. Mandar qualquer um usar clip virou um mantra mesmo para se dar em fóruns.

Editado por Fabio - 16 Ago 2020 as 20:47
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 20:48
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

8,3W a 80psi no melhor tubeless contra 10,6W a 80psi do melhor pneu com câmara.

Não entendi porque tubeless não pode andar com 80psi. Isso eu não manjo, mas os testes são feitos até 120psi e muito profissional usa tubeless. Então eles usam menos de 80psi?

Isso não vou falar, pois estou igual a Glória Pires nesse assunto.

Profissional de verdade usa tubular com 120-145psi, quase sempre 25c e do modelo Competition da Continental. Não tem Pro-Tour usando tubeless nem clincher.



Nesse assunto de pneu de profissional em speed, estou igual a Glória Pires no Oscar. Não posso opinar. Kkk

Mas usei o exemplo extremo de speed com rolamento para mostrar que até speed já tem tubeless, imagina então uma MTB. E, se está na ponta da língua mandar qualquer leigo usar clip, independente do peso da bike, do peso do ciclista, do custo do upgrade, do custo da bike, de onde ele anda, por que então não poderia usar tubeless. Mandar qualquer um usar clip virou um mantra mesmo para se dar em fóruns.


Tubeless atualmente é besteira em speeds! Quem sabe no futuro. Rodas caras, penus caros e o mesmo resultado de uma câmara de látex em rolagem.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 20:50
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

8,3W a 80psi no melhor tubeless contra 10,6W a 80psi do melhor pneu com câmara.

Não entendi porque tubeless não pode andar com 80psi. Isso eu não manjo, mas os testes são feitos até 120psi e muito profissional usa tubeless. Então eles usam menos de 80psi?

Isso não vou falar, pois estou igual a Glória Pires nesse assunto.

Profissional de verdade usa tubular com 120-145psi, quase sempre 25c e do modelo Competition da Continental. Não tem Pro-Tour usando tubeless nem clincher.



Nesse assunto de pneu de profissional em speed, estou igual a Glória Pires no Oscar. Não posso opinar. Kkk

Mas usei o exemplo extremo de speed com rolamento para mostrar que até speed já tem tubeless, imagina então uma MTB. E, se está na ponta da língua mandar qualquer leigo usar clip, independente do peso da bike, do peso do ciclista, do custo do upgrade, do custo da bike, de onde ele anda, por que então não poderia usar tubeless. Mandar qualquer um usar clip virou um mantra mesmo para se dar em fóruns.


Tubeless atualmente é besteira em speeds! Quem sabe no futuro. Rodas caras, penus caros e o mesmo resultado de uma câmara de látex em rolagem.


Mas tem vantagem nos furos ou não?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 20:53
para o uso em estrada não vejo vantagem. Fora que num furo maior que vazar o líquido todo (20g bem menos que na mtb), não haverá solução a não ser montar com camara.

Quem faz longas de mtb e usa tubeless acaba levando camara e bomba, pois se for muitos furos ou um grande e vazar vai ter que partir pra camara, pois se murchar e soltar do aro, não tem bomba que encaixe o pneu no meio do nada!

Tem vantagens e desvantagens.

Como relatei, 1 furo a cada 2500km nao me incomoda, fora que um pneu de speed é trocado em menos de 5 minutos. Calibragem correta e diária elimina furos quase a zero.

A vantagem principal do clincher é custar 1/3 do tubeless, não exigir reposição de selante (nada mais brotando que pegar a bike e descobrir que o selante emperrou e você perdeu o pedal)...

Editado por dimas2dimas - 16 Ago 2020 as 20:55
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 20:56
Bomba sempre se leva, mesmo tubeless. Afinal, pneu pode perder pressão antes de vedar. Sair do aro só se já tiver perdido muta pressão sem perceber e dar um salto ou algo assim, pois mesmo se esvaziar o pneu todo, as bordas ainda ficam meio coladas no aro. Qualquer bomba de mão resolve.

Câmara também sempre se leva, pois pode rasgar a lateral num tronco ou pedra.

Vantagem maior é nunca furar e poder usar pressões menores se snake bite.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 23:58



Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 07:24
Olha, sinceramente, vendo vários posts no fórum sobre diminuir peso da bike (em relação a alguns gramas e não em relação a quilos, como na troca de uma suspa por um garfo rígido) pra tirar 400g de peso de uma bike pagando por isso é mais prático arriar um barro e dar uma mijada antes do todo pedal, que é o que eu faço, hehehehe... No mundo profissional até é válido enxugar ao máximo o peso de uma bike mas para "pegar pão na padaria"? Ah sim, atenção ao item entre parênteses antes que venha alguém falar "i quêim é qui diçe qui u cara vai na pada-ria cúm a báiki?"...
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 08:24
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Olha, sinceramente, vendo vários posts no fórum sobre diminuir peso da bike (em relação a alguns gramas e não em relação a quilos, como na troca de uma suspa por um garfo rígido) pra tirar 400g de peso de uma bike pagando por isso é mais prático arriar um barro e dar uma mijada antes do todo pedal, que é o que eu faço, hehehehe... No mundo profissional até é válido enxugar ao máximo o peso de uma bike mas para "pegar pão na padaria"? Ah sim, atenção ao item entre parênteses antes que venha alguém falar "i quêim é qui diçe qui u cara vai na pada-ria cúm a báiki?"...

O cara pode diminuir 200gr no "tubiliss" e aliviar o barro antes do pedal, ai seria economia em dobro!!!!!!LOLLOLLOLLOLLOL

Ninguém tá dizendo que é válido enxugar peso... O que acontece é que temos dinheiro e não temos onde gastar, aí vai lá o propósito do tópico, "onde gastar meu dinheiro sobrando com upgrades na bike que não precisa"

Não sou fiscal do dinheiro alheio para ficar julgando se é válido ou não WinkWinkWinkWinkWink
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 08:28
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Não sei os pesos ao certo, mas abaixo segue uma amostra. Também acho frescura por causa de peso. Lembrando que na sua conta você não colocou a fita protetora de câmara que é tirada para ser colocada a fita adesivada tubeless. No exemplo que arrumei a fita de 10m pesa 48g com o papelão do rolo. Deve dar 10g por roda. Selante não sei qual a densidade e não vou fazer conta de 1cm³ = 1g, conta essa que todo mundo faz quando de trata de líquido.

Mas 30 psi em estradão de MTB é muito até. Ainda mais para quem é leve.

Sistema só é problemático se a pessoa não tiver a mínima noção de nada e quiser montar em casa. Fora isso, qualquer um monta em casa ou então, paga para montar e nunca mais tem problema na vida.

Independente se é estradão ou não. Pneu fura e dá snake bike. Não sei o que são furos desde 2014.

Agora quanto ao gasto, a não ser que o cara ande de bike de mercado, tudo se gasta, e qualquer um que tenha uma bike que não seja de mercado tem condições de por um tubeless. Ainda mais que a indicação de tubeless aqui no fórum é dada sempre que alguém quer fazer um upgrade. Upgrade é sinônimo de gastos. Upgrade mais barato só se trocar a manopla.



Bacana a informação dos pesos mais corretas. Não entro no mérito do custo do tubeless. Entro no mérito de que não serve para todo mundo. Nem todo mundo tem habilidades mecânicas, consegue girar a roda diariamente, tem disposição de fazer troca de selante em curto prazo e o pior de todas, limpar aquela meleca que fica grudada no pneu.

A resistência aos furos obviamente é melhorada, e muito, sem dúvidas. 
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 08:55
Cara, não fala isso, daqui a pouco vão aparecer aqueles da "geração bunda-mole" que se "mimimizam" com qq coisa pra dizer que "ô dinhêlu é mêu i êu fassu u qui quizé cum êli", hehehehe...

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Ninguém tá dizendo que é válido enxugar peso... O que acontece é que temos dinheiro e não temos onde gastar, aí vai lá o propósito do tópico, "onde gastar meu dinheiro sobrando com upgrades na bike que não precisa"

Não sou fiscal do dinheiro alheio para ficar julgando se é válido ou não WinkWinkWinkWinkWink
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 09:24
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Ninguém tá dizendo que é válido enxugar peso... O que acontece é que temos dinheiro e não temos onde gastar, aí vai lá o propósito do tópico, "onde gastar meu dinheiro sobrando com upgrades na bike que não precisa"
E olha que nem esta sobrando tanto assim kkkk
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 09:30
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Não sei os pesos ao certo, mas abaixo segue uma amostra. Também acho frescura por causa de peso. Lembrando que na sua conta você não colocou a fita protetora de câmara que é tirada para ser colocada a fita adesivada tubeless. No exemplo que arrumei a fita de 10m pesa 48g com o papelão do rolo. Deve dar 10g por roda. Selante não sei qual a densidade e não vou fazer conta de 1cm³ = 1g, conta essa que todo mundo faz quando de trata de líquido.

Mas 30 psi em estradão de MTB é muito até. Ainda mais para quem é leve.

Sistema só é problemático se a pessoa não tiver a mínima noção de nada e quiser montar em casa. Fora isso, qualquer um monta em casa ou então, paga para montar e nunca mais tem problema na vida.

Independente se é estradão ou não. Pneu fura e dá snake bike. Não sei o que são furos desde 2014.

Agora quanto ao gasto, a não ser que o cara ande de bike de mercado, tudo se gasta, e qualquer um que tenha uma bike que não seja de mercado tem condições de por um tubeless. Ainda mais que a indicação de tubeless aqui no fórum é dada sempre que alguém quer fazer um upgrade. Upgrade é sinônimo de gastos. Upgrade mais barato só se trocar a manopla.



Bacana a informação dos pesos mais corretas. Não entro no mérito do custo do tubeless. Entro no mérito de que não serve para todo mundo. Nem todo mundo tem habilidades mecânicas, consegue girar a roda diariamente, tem disposição de fazer troca de selante em curto prazo e o pior de todas, limpar aquela meleca que fica grudada no pneu.

A resistência aos furos obviamente é melhorada, e muito, sem dúvidas. 


Pensando em alguns pontos, você tem razão. Tem pessoas sem a mínima noção. Mas aí vai mais do tipo da pessoa do que no lugar que ela anda. Ela pode não ter noção nenhuma e se beneficiar do tubeless, conheço várias mulheres que fazem isso. São aquelas que depois de um rolê no barro já levam para "revisão". Mas, mesmo pagando pelos serviços, não deixa de ser vantagem para elas não furar. Igual carro, maioria esmagadora não é mecânico, não conserta o carro em casa, mas se beneficia do uso. 


Editado por Fabio - 17 Ago 2020 as 10:20
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 12:13
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Bomba sempre se leva, mesmo tubeless. Afinal, pneu pode perder pressão antes de vedar. Sair do aro só se já tiver perdido muta pressão sem perceber e dar um salto ou algo assim, pois mesmo se esvaziar o pneu todo, as bordas ainda ficam meio coladas no aro. Qualquer bomba de mão resolve.

Câmara também sempre se leva, pois pode rasgar a lateral num tronco ou pedra.

Vantagem maior é nunca furar e poder usar pressões menores se snake bite.


Então, se a vantagem é nunca furar, mas tem que levar bomba e camara pq pode ser que fure! Contraditório não?

Continuo não vendo vantagem. Fora a moda do macarrão dentro do pneu que encarece ainda mais e dizem evitar amassar o aro por baixa pressão...

Seria a baixa pressão mais um mito ciclistisco? A rolagem não é prejudicada? Usar Raceking mais leve com pressao mais baixa? Não seria o desenho do pneu adequado e uma boa regulagem de suspensão mais importante que somente a baixa pressao?

Rodei muito de MTB usando 30PSI nos pneus 2.3 com camaras e não tive problemas, inclusive em trechos de pedra solta e com velocidades mais altas.

Vejo colegas com 27,5+ com pressoes baixíssimas e outros de 26 2.1 com 30 psi fazendo as mesmas trilhas com bom rendimento em ambas...

Afinal, restam muitas questões e no final, tudo é questão de percepção de cada um!

Eu continuo achando que não vale a pena fazer upgrade em bike de entrada como é o proposto no tópico. Continuaria rodando com pneus adequados e camaras e esqueceria de vez esta loucura de baixar peso em bike pesadona!

Grande abraço e bons pedais.



Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 12:29
Olha, sei lá, eu nunca usei tubeless e não sei das vantagens e desvantagens reais do uso mesmo pq meu pedal é só asfalto, mas o GHD (ou GDH, heheh) em um post mais antigo mostrou aqui um pregão da porra furando o tubeless dele e perguntando sobre macarrão para consertar o pneu. Eu ainda prefiro o pneu comum com câmara e fita anti-furo, a manutenção é mais barata, qq "padaria" tem os componentes para conserto e não precisa de bomba especial para encher o pneu. Ou para tubeless não precisa de bomba própria para esse tipo de roda?
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 12:42
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

 Eu continuo achando que não vale a pena fazer upgrade em bike de entrada como é o proposto no tópico. Continuaria rodando com pneus adequados e camaras e esqueceria de vez esta loucura de baixar peso em bike pesadona!
POxa, deixa "o garoto " colocar DVD no corsinha wind kkkkkkk.
Em nenhum momento citei que a ideia é tirar peso.
A ideia é, ao meu ver, melhorar alguma coisa (desempenho, conforto ou durabilidade por exemplo), visto que muitos itens ja foram/vieram trocados por itens que eu não julgo ser de entrada.
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 13:06
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Troca o quadro, suspensão e cubos para tapered, eixo passante e boost, além de transmissão eletrônica. Big smile


Aqui está o cerne da questão. Se quer uma bike realmente top, compre com o basico de modernidades. Boost, thru-axle e tapered são requisitos mínimos para quem quer investir pesado. No mais, pelo preço gasto na Rockhopper somado aos upgrades, dava pra partir para uma Chisel 2kg mais leve e com componentes similares aos do upgrade... empataria o investimento!

Em resumo, a maioria compra a bike sem pesquisar e depois fica emperiquitando, torrando dinheiro na tentativa de melhorar o desempenho... aí coloca o Eagle e falta final no estradão... tira peso e descobre que nao resolve, anda com a suspensão sempre travada pq pensa que rende mais e ao mesmo tempo baixa a pressão dos pneus aumentando o arrasto... Mas o pior mesmo é que não adianta avisar e depois reclamam quando descobrem que a bike de 5k com 5k de upgrade continua valendo 5k pq nao tem as modernidades que quem valoriza o dinheiro na compra procura!

Editado por dimas2dimas - 17 Ago 2020 as 13:13
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 13:12
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Bomba sempre se leva, mesmo tubeless. Afinal, pneu pode perder pressão antes de vedar. Sair do aro só se já tiver perdido muta pressão sem perceber e dar um salto ou algo assim, pois mesmo se esvaziar o pneu todo, as bordas ainda ficam meio coladas no aro. Qualquer bomba de mão resolve.

Câmara também sempre se leva, pois pode rasgar a lateral num tronco ou pedra.

Vantagem maior é nunca furar e poder usar pressões menores se snake bite.


Então, se a vantagem é nunca furar, mas tem que levar bomba e camara pq pode ser que fure! Contraditório não?

Continuo não vendo vantagem. Fora a moda do macarrão dentro do pneu que encarece ainda mais e dizem evitar amassar o aro por baixa pressão...

Seria a baixa pressão mais um mito ciclistisco? A rolagem não é prejudicada? Usar Raceking mais leve com pressao mais baixa? Não seria o desenho do pneu adequado e uma boa regulagem de suspensão mais importante que somente a baixa pressao?

Rodei muito de MTB usando 30PSI nos pneus 2.3 com camaras e não tive problemas, inclusive em trechos de pedra solta e com velocidades mais altas.

Vejo colegas com 27,5+ com pressoes baixíssimas e outros de 26 2.1 com 30 psi fazendo as mesmas trilhas com bom rendimento em ambas...

Afinal, restam muitas questões e no final, tudo é questão de percepção de cada um!

Eu continuo achando que não vale a pena fazer upgrade em bike de entrada como é o proposto no tópico. Continuaria rodando com pneus adequados e camaras e esqueceria de vez esta loucura de baixar peso em bike pesadona!

Grande abraço e bons pedais.






Nova safra de pneus Schwalbe é toda mais pesada para evitar macarrão. Embora o sentido era outro. Usar pneu mais com banda mais flexível para melhor rolagem e mais resistência igual os de DH dual ply de péssima rolagem.


Tubeless não é 100%. Por isso se leva câmara. Mas reduz em 99% ou furos. Aí está a vantagem. Você não fica parando para consertar, fora o resto, pressões baixas, aderência, etc.

Elevador é o meio mais seguro de transporte de pessoas e, mesmo assim, tem freio inercial.

Carro tem vários sistema para não bater, mas, mesmo assim, ainda tem sistemas para minimizar os danos de uma batida.

1-Quantas vezes seu pneu fura em cada rolê?
2-25 vezes
1-Quer por tubeless?
2-Vai eliminar os furos?
1-Nao 100%, pode ser que dure 1 vez a cada século.
2-Entao não quero, quero continuar com meu kit Vipal


Acho que só vou comprar carro, quando lançarem um que não quebre.

Editado por Fabio - 17 Ago 2020 as 13:13
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 13:13
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Olha, sei lá, eu nunca usei tubeless e não sei das vantagens e desvantagens reais do uso mesmo pq meu pedal é só asfalto, mas o GHD (ou GDH, heheh) em um post mais antigo mostrou aqui um pregão da porra furando o tubeless dele e perguntando sobre macarrão para consertar o pneu. Eu ainda prefiro o pneu comum com câmara e fita anti-furo, a manutenção é mais barata, qq "padaria" tem os componentes para conserto e não precisa de bomba especial para encher o pneu. Ou para tubeless não precisa de bomba própria para esse tipo de roda?



Lembro disso.

Será que ele usa ainda?
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 13:16
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

No mais, pelo preço gasto na Rockhopper somado aos upgrades, dava pra partir para uma Chisel 2kg mais leve e com componentes similares aos do upgrade... empataria o investimento!
Sabe aquela oportunidade que raramente cai no colo, então ... essa foi uma.

SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 14:03
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

8,3W a 80psi no melhor tubeless contra 10,6W a 80psi do melhor pneu com câmara.

Não entendi porque tubeless não pode andar com 80psi. Isso eu não manjo, mas os testes são feitos até 120psi e muito profissional usa tubeless. Então eles usam menos de 80psi?


Profissional de verdade usa tubular com 120-145psi, quase sempre 25c e do modelo Competition da Continental. Não tem Pro-Tour usando tubeless nem clincher.

Defensores do tubeless defendem pressão mais baixa para maior conforto.

Comparando 2 pneus da mesma linha, tipo gp5000 clincher com 100psi e tubeless com 80psi a rolagem é a mesma.

O mesmo ocorre com penus 28 serem melhores que 23 em rolagem quando comparam os dois a 120psi. Se usarem o tire drop de 15% os dois possuem a mesma resistência.

Veja: https://www.bicyclerollingresistance.com/specials/grand-prix-5000-comparison

No parágrafo onde diz pressão recomendada pelo tire drop, vais ver que o 23 rola mais na pressão recomendada e que o 25 é melhor que o 28 também... rendimwnto por rendimento...

E pra quem acha que tubeless é o responsável pela menor rolagem, veja o que camaras de látex fazem num pneu com o mesmo desenho e mesmo composto.

https://www.bicyclerollingresistance.com/road-bike-reviews/compare/continental-grand-prix-5000-latex-tube-vs-continental-grand-prix-5000-tl-2018

Inclusive com o mesmo peso nos dois conjuntos.


Aperta o F5 aí

https://cyclingtips.com/2019/07/tubeless-tires-gaining-ground-in-road-and-tt-stages-at-the-tour-de-france/
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 14:10
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Essa parada do "tubilis" é engraçada... Recomendam para tirar peso... 

Câmara: 220gr

Selante: 120gr
Válvula: 30gr
Fita: 50gr???

Total do "Tubiliss": 200gr

Sério que tirar 20gr na roda é redução de peso?

Tubeless em estradão é rasgar dinheiro, ninguém anda em estradão com 30psi... E essa é a vantagem do sistema todo problemático, usar pressões menores para ter mais aderência em TRILHAS 




Tubeless tira 100g de cada roda em média. Maioria das bikes já vem com a fita instalada e mesmo sem Tubeless o aro tem uma fita para proteger a câmara nos furos dos raios.

Tubeless em MTB é algo consolidado. Ficar discutindo isso em pleno 2020 é muito retrocesso.

Não quer usar por causa do preço e manutenção mais chata (apesar de menos frequente) ok não use, mas querer desqualificar não dá...
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 14:20
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

8,3W a 80psi no melhor tubeless contra 10,6W a 80psi do melhor pneu com câmara.

Não entendi porque tubeless não pode andar com 80psi. Isso eu não manjo, mas os testes são feitos até 120psi e muito profissional usa tubeless. Então eles usam menos de 80psi?


Profissional de verdade usa tubular com 120-145psi, quase sempre 25c e do modelo Competition da Continental. Não tem Pro-Tour usando tubeless nem clincher.

Defensores do tubeless defendem pressão mais baixa para maior conforto.

Comparando 2 pneus da mesma linha, tipo gp5000 clincher com 100psi e tubeless com 80psi a rolagem é a mesma.

O mesmo ocorre com penus 28 serem melhores que 23 em rolagem quando comparam os dois a 120psi. Se usarem o tire drop de 15% os dois possuem a mesma resistência.

Veja: https://www.bicyclerollingresistance.com/specials/grand-prix-5000-comparison

No parágrafo onde diz pressão recomendada pelo tire drop, vais ver que o 23 rola mais na pressão recomendada e que o 25 é melhor que o 28 também... rendimwnto por rendimento...

E pra quem acha que tubeless é o responsável pela menor rolagem, veja o que camaras de látex fazem num pneu com o mesmo desenho e mesmo composto.

https://www.bicyclerollingresistance.com/road-bike-reviews/compare/continental-grand-prix-5000-latex-tube-vs-continental-grand-prix-5000-tl-2018

Inclusive com o mesmo peso nos dois conjuntos.


Aperta o F5 aí

https://cyclingtips.com/2019/07/tubeless-tires-gaining-ground-in-road-and-tt-stage88cms-at-the-tour-de-france/


https://www.cyclingnews.com/news/kristoff-regrets-big-risk-after-using-tubeless-tyres-in-paris-roubaix/

Outras equipes não estão utilizando por questões de segurança do tipo perder pressao descendo a 80km/h, lembrando que neste caso o tubular permanece colado à roda e aumenta a probabilidade de manter o controle com o pneu furado. ProTour é outro nível... e tudo tem um motivo de ser utilizado. Não rodo de tubular por falta de grana, quem roda afirma que o conforto mesmo com alta pressão e a boa rolagem é perceptível.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 14:29
Mas Paris Roubaix como exemplo de problema é sacanagem né não?

ProTour e UCI são é muito saudosistas e aversos a mudanças.
O fato é que rolagem do Tubeless já passou por cima das demais opções.
Esse vídeo ilustra bem o que acontece.

https://youtu.be/syVxkXK-x8I

Editado por ghd - 17 Ago 2020 as 14:30
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 15:24
Cito o tubeless como upgrade, mas não fiz em nenhuma das minhas bikes.

Prefiro o consagrado e antigo sistema de fita antifuro , kit remendo e afins, só de pensar no trampo que dá limpar o pneu e o aro, já me desestimula de usar... no meu caso se tem uma coisa que não me preocupo, é com o peso na bike... pedal "for fun" somente.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
mario.c Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2014
Rio do Sul
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mario.c Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 18:33
Como o pessoal comentou, o mais vantajoso mesmo é a conversão para tubeless. Eu fiz na minha bike quando troquei rodas e pneus, montei rodas mais leves (Aros Everest com cubos Novatec, saiu por R$ 900,00) e Pneus CrossKing + RaceKing TR. Com a troca das rodas, pneus e tubeless tirei 900g da bike, onde o investimento foi de pouco mais de R$ 1000,00, pois os pneus ja estavam na hora de trocar mesmo. 
Em 5 meses todos os meus furos foram vedados. Num dos ultimos pedais chegou a ter 5 furos de vidro, em função do ciclone que acabou com a cidade onde moro. Se não fosse o Tubeless teria que ter parado para trocar ou remendar. 
No final, como tudo na bike, acaba sendo a sua escolha pessoal. Tem quem prefira rodar com câmara e quem prefira rodar tubeless, mas a vantagem do tubeless é inegável, agora se esta vantagem é importante pra você ou não, depende do que você considera importante. 
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 18:53
A minha última "vibe" foi querer comprar uma speed e que eu sabia que não precisava ter uma, já que a minha mtb me atende em 110% do meu tipo de pedal. E depois do acidente com uma moto a vontade aumentou ainda mais e apareceu uma ótima oportunidade de ter uma. Só que a vontade acabou qdo uma garota de 12 anos (amizade de bike do Engenhão) perguntou pra mim depois de me ver com a mtb consertada após o acidente e o que eu queria fazer) "vc tem uma bike tão boa de andar, pra quê trocar se vc não precisa de uma nova?" (a mãe dela ainda riu da pergunta...). Ela me fez economizar quase 4 milhas, hehehe... 

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

No mais, pelo preço gasto na Rockhopper somado aos upgrades, dava pra partir para uma Chisel 2kg mais leve e com componentes similares aos do upgrade... empataria o investimento!
Sabe aquela oportunidade que raramente cai no colo, então ... essa foi uma.

Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 22:00
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 22:03
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 12:38
Voltando a questão, essas rodas stout original da bike é razoável?
Aceita tubeless?


Editado por Maquarte - 20 Out 2020 as 12:38
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 13:07
Aceita sim, poe uma fita boa e ja era!!!
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 15:38
em geral depende mais do pneu que do aro, o pessoal faz muito, pode ir sem medo

meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X