Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dicas p/ planejamento de rota em estrada
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dicas p/ planejamento de rota em estrada

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas p/ planejamento de rota em estrada
    Postado: 09 Ago 2020 as 09:13
Pessoal, comecei agora a rodar em estradas, e tenho usado a CAstelo Branco como principal treino, por poder ir de trem até Barueri e ja cair quase no pé da CAstelo no KM 26, até ai beleza, mas tenho tido dificuldade no planejamento de rotas, muito por conta do google maps nao aceitar traçar rotas pela estrada (quando há uma alternativa por dentro).

como exemplo, é impossível traçar uma rota de bicicleta na CAstelo até o KM 35, ele sempre te joga pra uma rota bizarra por dentro da cidade.

O objetivo de traçar a rota é prever a altimetria do trajeto, e não entender o caminho uma vez que se trata de uma reta sem muito o que errar. Alguem tem alguma alternativa p/ isso ?

Outra coisa, a altimetria dada pelo google maps, é razoavelmente precisa ? 
Principalmente na Estrada do Suru o Google da um ganho de elevação de 260m, e eu fiquei com a nitida impressão de que é mais do que isso de longe pelas sequencias de pirambeiras que tem na estrada.


Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2020 as 19:57
Desencana do Google p fazer isso, ele não serve muito bem para fazer essas coisas.
E precisa ter cuidado ao analisar altimetria.
As vezes vc faz uma rota de 100k e vê 500m de elevação e pensa que é sossegado, mas esses 500m estão concentrados num trecho de 20km com subidas de grau 3 e 4.

A melhor ferramenta é o Strava, vc tem que ir fazendo ponto a ponto, mas é de boa.
Segue um exemplo que acabei de fazer: https://www.strava.com/routes/2727673756664359736
Dá para exportar pro GPS e observa aonde as subidas estão concentradas, qual a dificuldade de cada uma delas, etc.

Fiz tbm um p vc, mais ou menos no trecho que pretende fazer
https://www.strava.com/routes/2727676539816132048
esse é uma caso típico que engana. só 82m de ganho de elevação em quase 9Km, mas são falsos planos e tem que dosar energia para não quebrar.

Vc sai de onde? ali no alphaville tem o Via Park que é muito bacana e seguro para treinar.
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 00:56
Eu uso Garmin Connect App, fácil de fazer e envia pro aparelho em segundos. Acho que o Strava e bom tbem mas não tenho certeza se é de graça pra quem não paga mensalidade.
Kr >>> DV
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 07:49
ridewithgps ou garmin connect.

Quanto a altimetria, não, não é precisa... Normalmente rouba para mais. Diz que tem 500m mas na realidade é 300...
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 09:15
as rotas e altimetria do Google Maps depende muito da região também, pq no final depende dos mapas a que eles tem acesso..
aqui em Curitiba funciona bem como quebra galho, eu costumo usar o Maps pq é mais prático de mexer, a altimetria dá uma aproximação legal, as rotas ele realmente muda bastante o caminho (pq é otimizado por tempo/distancia mas nao ta nem ai pras condições da via) mas voce consegue ajustar arrastando a rota pra onde quer usar, mas o maior motivo é o Streetview, eu uso bastante pra ver como estão as condições de onde vou passar
eu gosto também que o Maps vai mostrando como está a altimetria da rota com um gráfico, então é bem o que o Degan falou de saber se é 1 subida íngreme ou se são varias ondulações, isso é importante..

se você quer mais precisão, o Strava Routes funciona melhor na parte de altimetria e ele trabalha com aquisição de dados dos usuários de qual caminhos são mais usados nos deslocamentos de bicicleta, então em teoria ele te indica o que é melhor mesmo
você tem que concluir a rota pra ver qual o gráfico de altimetria, ele nao ter um parcial pra mim é um ponto negativo..

já vi também recomendações do Ridewithgps pra rotas e do Komoot, mas esse último é mais em fóruns da europa e US então não sei como é o funcionamento no brasil
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
luciano_oz Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:624
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar luciano_oz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 13:24
Já usei vários apps e site, porém o https://ridewithgps.com/ foi o melhor, recomendo.
Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 16:17
Eu assinei o strava pra testar, tenho o garmin connect (uso o garmin fenix aqui e acho ele TOP), mas nunca testei criar rotas com ele, vou comparar o garmin + strave e ver esse outro site que mencionaram (ridewithgps)
Obrigado pessoal
Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 16:30
Uma coisa que eu já vi aqui no strava é que cai no mesmo problema do google, chega alguns trechos da castelo, que ele nao consegue seguir pela a estrada e força o trajeto a ir por dentro de cidades, bizarro isso.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 17:03
Originalmente postado por flabombarda flabombarda escreveu:

Uma coisa que eu já vi aqui no strava é que cai no mesmo problema do google, chega alguns trechos da castelo, que ele nao consegue seguir pela a estrada e força o trajeto a ir por dentro de cidades, bizarro isso.

Consegue sim, é que vc tem que traçar vários pontos.
Se traçar somente 2, ele provavelmente vai te jogar para a rota onde tem mais ciclistas (heatmap).

Fazendo esse esquema de traçar vários pontos, fica bacana. Mostra a altimetria usando o banco de dados do Strava, dá para exportar em GPX pro Garmin. Fica filé.
Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2020 as 11:23
Degan, testei todos: Garmin Connect, Strava e o Ride with GPS.

Achei esse ultimo (Ride With GPS) o melhor.

Agora o que me chamou muito a atencao foi a diferença de altimetria.
Fiz o mesmo trecho, 100Km de Castelo Branco partindo do KM 26 (altura da Estação Barueri da CPTM).
- O Garmin deu 1229m de ganho de elevação
- O  Ridewithgps deu 829m
- O Strava, eu nem consegui concluir:  https://www.strava.com/routes/2728629268647339852 - https://www.strava.com/routes/2728629268647339852
Chega nesse ponto e ele nao deixa marcar nem 1m mais pra frente, o teste foi inconclusivo infelizmente.

Muito estranha a diferença de resultado do Garmin & Ridewithgps, começando e terminando no mesmo lugar, é praticamente 50% de diferença, muita coisa, ai fica a duvida, qual é mais confiavel nesse quesito. 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2020 as 18:32
Strava EU pessoalmente nunca consegui planejar rotas em rodovias. Algumas ficam CINZA, impedindo de adicionar os pontos. 

Quanto a altimetria... Cada app usa um mapa, com diferentes referências planialtimétricas... Mas no final da história, vc vai gravar a atividade e subir para o Strava, e o Strava vai corrigir a altitude pelo seu mapa. OU SEJA, tanto faz se vc for upar pro Strava, este vai ser o parâmetro de comparação entre um pedal e outro.

Altimetria de mapas não é preciso, isso só se consegue com GPS com sensor de pressão, e ainda este varia em dias muito frios... 


Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2020 as 19:17
Originalmente postado por flabombarda flabombarda escreveu:

Degan, testei todos: Garmin Connect, Strava e o Ride with GPS.

Achei esse ultimo (Ride With GPS) o melhor.

Agora o que me chamou muito a atencao foi a diferença de altimetria.
Fiz o mesmo trecho, 100Km de Castelo Branco partindo do KM 26 (altura da Estação Barueri da CPTM).
- O Garmin deu 1229m de ganho de elevação
- O  Ridewithgps deu 829m
Chega nesse ponto e ele nao deixa marcar nem 1m mais pra frente, o teste foi inconclusivo infelizmente.

Muito estranha a diferença de resultado do Garmin & Ridewithgps, começando e terminando no mesmo lugar, é praticamente 50% de diferença, muita coisa, ai fica a duvida, qual é mais confiavel nesse quesito. 

Tem razão, também não consegui uma rota uito grande pelo Strava :(

Acredito que o Garmin é mais confiável, pois deve armazenar em banco de dados com mais registros todas as altimetrias de ciclistas que passaram por ali. Ou seja, fica muito mais próximo da realidade.

Temos que aceitar que as ferramentas para medir a altitude disponíveis altimetro e barômetro sofrem interferências e não são precisas.
É comum ciclistas que fizeram o mesmo pedal lado a lado com equipamentos iguais, tenham medições diferentes.
Aqui tem um artigo explicando melhor o funcionamnto no Forerunner e porque isso acontece.
https://support.garmin.com/pt-BR/?faq=fFqaolJqep3QqZY5UqOCa6&productID=564291&tab=topics
O Strava procura corrigir fazendo um cálculo pelo banco de dados.

Por enquanto não há nada que possa ser feito :/
E honestamente, num pedal de 100K a melhor maneira de descobrir se vai ser difícil é observar treinos semelhantes e verificar se a elevação está muito concentrada num espaço pequeno de distancia.

As vezes ficar encanando muito com isso pode mais atrapalhar do que ajudar.
Não há nada mais legal que ir p um lugar desconhecido e ser surpreendido com o terreno.


Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2020 as 18:44
Voce tem razao, barometro (dependendo da qualidade) pode ter uma interferencia até com uma conrrente de vento mais quente ou mais fria.

E com relação a não ficar muito encanado, é bem por ai mesmo, acho que da pra ter uma noção, mas sem muita neurose.
Como eu estou iniciando, nao da pra pegar aquelas pirambeiras sem fim com uma speed 16v LOL

Eu fiz Castelo / Suru / Romeiros / Castelo de MTB recentemente, deu 1300m de ganho de elevação, mas parecia muito mais !

Enfim, vou fazer essa reta de 100km e ver como me comporto.
Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2020 as 18:46
Exatamente, existe uma diferenca entre altimetro barometrico e altimetro via GPS (que é a triangulação) bem menos preciso.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2020 as 19:58
Originalmente postado por flabombarda flabombarda escreveu:

Voce tem razao, barometro (dependendo da qualidade) pode ter uma interferencia até com uma conrrente de vento mais quente ou mais fria.

E com relação a não ficar muito encanado, é bem por ai mesmo, acho que da pra ter uma noção, mas sem muita neurose.
Como eu estou iniciando, nao da pra pegar aquelas pirambeiras sem fim com uma speed 16v LOL

Eu fiz Castelo / Suru / Romeiros / Castelo de MTB recentemente, deu 1300m de ganho de elevação, mas parecia muito mais !

Enfim, vou fazer essa teta de 100km e ver como me comporto.

Da sim! Qual relação vc usa? Coroa 50/34 e cassete 11/28?

Vc fez qual percurso? Ouvi falar bem dessa estrada do Suru, mas nunca fui.
Romeiros vc chega a ir até o portal de Itu?
Gosto mto de sair do km 48 da castelo e ir até o portal de Itu. Dá quase 100k e boas subidas.
Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2020 as 12:44
Degan, vou compartilhar abaixo o link do strava do passeio, veja se consegue acessar, se nao der eu coloco um print.

Eu tenho 50x34 (11-30), a minha bike á a Caad Optimo (claris 2x8)

Eu tenho certeza que tem gente que faz o Suru de speed, mas eu teria muita dificuldade, fiz de mtb e sofri kkkkkk, tem subida com 18% de inclinação, depois a Romeiros sentido Castelo ali do centro de Santana do Parnaiba  tbm são cerca de 10km com bastante subida.
A castelo é bem tranquila, tem subidas longas, mas tudo na casa dos 3-4%, nada absurdo.
https://www.strava.com/activities/3868360055 - https://www.strava.com/activities/3868360055

By the way, voce entra na castelo em que altura ? ali no KM 26 ?

Eu vou fazer agora no final do mes 100km indo até boituva partindo do Km26

Abs !

Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2020 as 16:18
Acho q nunca pedalei na castelo, qdo vou p Romeiros, costumo parar o carro no posto do Km48 e ir até o portal de Itu.
Já fui saindo de Alphaville, é um pedal bacana e sofrido.

Ultimamente tenho ido de carro até Cabreúva e começando o pedal de lá.
Se for sentido Pirapora, a vantagem é que pega as piores subidas na ida, a volta é mais "tranquila".

Se quiser testar p ver se aguenta, minha sugestão é ir p Cabreúva, pegar romeiros e ir até Pirapora.
Volta p Cabreúva e se sentir que tá bem, pode esticar a volta até Itu que não tem muita subida, tem trechos planos que dá p desenvolver bem
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X