Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Posição aerodinamica Versus Trabalho  muscular
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Posição aerodinamica Versus Trabalho muscular

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
DoctorPenna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DoctorPenna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Posição aerodinamica Versus Trabalho muscular
    Postado: 28 Jul 2020 as 14:16
Pessoal, peço desculpas se já existe um tópico como este, mas não encontrei numa checagem rápida.

O fato é que, tanto na Speed quanto numa híbrida que possuo, percebo que ao assumir posições mais aerodinâmicas (segurando os drops ou mesmo com cotovelos fletidos segurando nos manetes) em que meu tronco fica mais horizontal, embora consiga reduzir a resistência do vento pela melhora aerodinâmica, ganhando um pouco em velocidade média, percebo que nos pedais em que me posiciono dessa maneira, tenho tido uma frequencia cardíaca maior.

por outro lado, quando em posição mais ereta, vejo que, em cadência semelhante, meu trabalho muscular parece ser um pouco menor, com queda da Fc.

Fico pensando se na posição do tronco horizontal o trabalho muscular da perna seja um pouco maior, talvez pela angulação menor entre tronco e coxa (tendendo ao angulo reto), se isso já traria alguma forma de menor espaço de encurtamento pra contração muscular, ou alguma limitação mecanica para uma flexao da coxa sobre o tronco (em posição ereta tem mais ângulo disponivel pra coxa fletir) - não sei se consegui deixar meu raciocínio de maneira clara...

Isso acontece com vocês? 


Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2020 as 18:28
Consegui sim.
Vc chega a sentir maior pressão no tronco ou pulmões?
Se sim, é por isso. Acontece qdo usamos o drop, é uma posição que não conseguimos sustentar tanto.

Tem a ver com as pernas tbm, ereto exige uma parte diferente do músculo. É bem bacana essa variacao
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 08:16
As vezes eu tenho essa impressão, quando pego uma descida onde tento me esconder ao máximo do vento, segurando no drop, e quase não pedalo (apesar da marcha bem pesada) e o HR sobe, apesar de teoricamente eu estar fazendo menos esforço. Também não entendo muito bem mas vejo que o rendimento melhora quando procuro uma posição mais aerodinâmica do que mais ereto e fazendo mais força. Isso por volta dos 40km/h. 
Vou reparar melhor como fica a respiração, se fica mais forçada quando me abaixo.

Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 08:26
sim, por isso que existe bike para isso (contra relógio). Road bike é projetada para andar em pelotão e ter melhor controle em velocidade. Road bike não é otimizada em termos de aerodinâmica
Voltar ao Topo
mVoltz Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mai 2008
Teofilo Otoni -
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mVoltz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 09:01
Originalmente postado por DoctorPenna DoctorPenna escreveu:

Pessoal, peço desculpas se já existe um tópico como este, mas não encontrei numa checagem rápida.

O fato é que, tanto na Speed quanto numa híbrida que possuo, percebo que ao assumir posições mais aerodinâmicas (segurando os drops ou mesmo com cotovelos fletidos segurando nos manetes) em que meu tronco fica mais horizontal, embora consiga reduzir a resistência do vento pela melhora aerodinâmica, ganhando um pouco em velocidade média, percebo que nos pedais em que me posiciono dessa maneira, tenho tido uma frequencia cardíaca maior.

por outro lado, quando em posição mais ereta, vejo que, em cadência semelhante, meu trabalho muscular parece ser um pouco menor, com queda da Fc.

Fico pensando se na posição do tronco horizontal o trabalho muscular da perna seja um pouco maior, talvez pela angulação menor entre tronco e coxa (tendendo ao angulo reto), se isso já traria alguma forma de menor espaço de encurtamento pra contração muscular, ou alguma limitação mecanica para uma flexao da coxa sobre o tronco (em posição ereta tem mais ângulo disponivel pra coxa fletir) - não sei se consegui deixar meu raciocínio de maneira clara...

Isso acontece com vocês? 



Sim, tambem percebo que acontece isso comigo. Mas como treino muito no rolo não fico atento a velocidade e sim a potencia.
Mantenho a mesma cadencia, mesma marcha, mesmo "peso" no rolo, soh seguro nos drops e a FC sobe e a potencia tambem. 
Ainda penso que segurando nos drops tenha uma pedalada onde conseguimos impor a força durante mais tempo no ciclo do pedivela, não seria aumentar a eficiência porque estou aumentando a potencia mas " consumindo" mais energia(aumento da FC). 
 
Voltar ao Topo
DoctorPenna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DoctorPenna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 14:39
Originalmente postado por mVoltz mVoltz escreveu:

 



Sim, tambem percebo que acontece isso comigo. Mas como treino muito no rolo não fico atento a velocidade e sim a potencia.
Mantenho a mesma cadencia, mesma marcha, mesmo "peso" no rolo, soh seguro nos drops e a FC sobe e a potencia tambem. 
Ainda penso que segurando nos drops tenha uma pedalada onde conseguimos impor a força durante mais tempo no ciclo do pedivela, não seria aumentar a eficiência porque estou aumentando a potencia mas " consumindo" mais energia(aumento da FC). 
 



Pode ser também, pois acabamos impondo maior potência por mais tempo e consequentemente, a FC sobe.

Mas minha impressão era de um ganho aerodinamico acompanhado de uma pequena perda de eficiência na perna (vide as subidas mais ingremes onde pedalamos mais em pé o possível pra ter o máximo de potencia).

mas enfim, é  uma elucubração 
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 16:52
a FC aumentar se explica por você está "dobrado", fora que quanto mais na vertical você está mais a gravidade ajuda na circulação, se você está mais na horizontal o coração tem que fazer mais esforço pra bombear
e sim, como você está com a perna já em 90° você o músculo (glúteo) fica meio esticado então ele tem menos amplitude de contração, logo menos força pra aplicar

até por isso quem pedala TT precisa pegar jeito, se acostumar, e aprender a usar a posição como vantagem, no começo é complicado
a questão é que o ganho aerodinâmico é muito grande, e por isso vale a pena mesmo com essas "perdas"..

ao msm, tempo, aerodinâmica tem maior efeito conforme maior é a velocidade.. então estar ereto numa subida a 15km/h não faz tanta diferença, enquanto estar ereto numa reta/descida a 40km/h é praticamente você apertando o freio

por isso que vale a pena em subidas você levantar, você consegue imprimir mais força pq tem maior amplitude pros músculos agirem e além disso ainda consegue usar mais a gravidade ao seu favor, ao mesmo tempo o efeito da aerodinamica tá reduzido, então a balança no final fica bem positiva
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
DoctorPenna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DoctorPenna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 16:56
Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

a FC aumentar se explica por você está "dobrado", fora que quanto mais na vertical você está mais a gravidade ajuda na circulação, se você es....


Muito boa explicação!!

acho que se encaixa bem no que tava pensando!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X