Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Biker grande, quadro full pequeno: Rola?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Biker grande, quadro full pequeno: Rola?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
camachornis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2019
Maricá/RJ
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar camachornis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Biker grande, quadro full pequeno: Rola?
    Postado: 13 Jul 2020 as 08:02
Salve salve, bom dia!
Aprendo muito com os relatos neste fórum.

Então, tenho 1.84 e 73kg e meu bike fit virtual (feitos em vários sites) apontam para o quadro tamanho 18.5".
Sou adepto às full 26er devido ao preço, uso amador e um pouco de saudosismo. Tenho uma specialized epic 2003 e agora estou montando algo com mais curso, uma Diamondback Mission 3 de 2009. A Specialized é para XC e é L, fica perfeita para longões, estradões e um XCO de leve. A Diamondback quero usar pra dar uns drops e ousar em trilhas mais cascudas, pois tem 300mm de curso total (150 + 150). Agora vem o "problema": a Diamondback é tamanho 17"! O top tube efetivo, com mesa de 60mm 5° positivo, fica 15mm menor que a specialized (que já tem mesa 50mm e guidão 720). O seat tube não vejo tanto problema pois o canote reverb 420mm supre perfeitamente a distância que preciso do pedivela, mas me preocupa ter uma bike visivelmente menor da que estou acostumado e para suprir a diferença do TT efetivo, precisaria de uma mesa 80mm, o que não é tão indicado para All mountain / Enduro.
Gostaria de saber a experiência de vocês sobre este problema e se é melhor eu buscar um quadro maior, pegar uma mesa maior ou desencanar dessa porra e curtir a bikezinha rsrsrs
Valeu!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 15:41
Originalmente postado por camachornis camachornis escreveu:

Salve salve, bom dia!
Aprendo muito com os relatos neste fórum.

Então, tenho 1.84 e 73kg e meu bike fit virtual (feitos em vários sites) apontam para o quadro tamanho 18.5".
Sou adepto às full 26er devido ao preço, uso amador e um pouco de saudosismo. Tenho uma specialized epic 2003 e agora estou montando algo com mais curso, uma Diamondback Mission 3 de 2009. A Specialized é para XC e é L, fica perfeita para longões, estradões e um XCO de leve. A Diamondback quero usar pra dar uns drops e ousar em trilhas mais cascudas, pois tem 300mm de curso total (150 + 150). Agora vem o "problema": a Diamondback é tamanho 17"! O top tube efetivo, com mesa de 60mm 5° positivo, fica 15mm menor que a specialized (que já tem mesa 50mm e guidão 720). O seat tube não vejo tanto problema pois o canote reverb 420mm supre perfeitamente a distância que preciso do pedivela, mas me preocupa ter uma bike visivelmente menor da que estou acostumado e para suprir a diferença do TT efetivo, precisaria de uma mesa 80mm, o que não é tão indicado para All mountain / Enduro.
Gostaria de saber a experiência de vocês sobre este problema e se é melhor eu buscar um quadro maior, pegar uma mesa maior ou desencanar dessa porra e curtir a bikezinha rsrsrs
Valeu!

Acho que vai sentir uma pequena queda de rendimento pela mudança do centro do pé de vela em relação ao seu corpo, seu corpo vai ficar "em cima" do movimento central, perde um pouco a angulação do quadril em relação ao kovimento.

Eu as vezes uso uma 29" com quadro menor é um 17, e sinto isso, mas sinceramente melhorei isso usando uma mesa curta com a bike mais na mão e a posição mais ereta.... mas o quadro é trail então compensou... já fiz trilha single e até 80km de agrotur e tudo ok.  
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
camachornis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2019
Maricá/RJ
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar camachornis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 19:11
Hurry-gurits, valeu pela resposta!
Pois é... fazendo as medições da Diamondback para comparar com a epic, a distância do BB pro centro do selim é a mesma: 10cm! Isso é porque o canote tem seatback (é torto pra trás, um Thomson Elite), mas quando eu colocar o canote retrátil, a distância diminuirá 17mm. Essa distância (saddle seatback) pode ser corrigida movendo o selim para frente ou para trás (o que der), certo? Os bike fit virtuais me indicam 7 a 9cm de distância e mesmo com a epic, 10cm, não sinto perda de potência em retas, só nas dolorosas subidas rsrsr
A minha maior dúvida é em relação ao top tube efetivo e se eu posso ajustá-lo com uma mesa maior (75 a 90mm) sem perder o "feeling" de uma all mountain, como levantar a roda dianteira, manobrabilidade... pois o conforto da posição mais ereta é fato, tanto com uma mesa de 60mm quanto a de 90mm! A epic tem 634mm com mesa 50mm e a Diamondback gira entre 623 e 643 (com mesas de 60 e 90mm, respectivamente).
Bem, essa semana eu montarei a Diamondback e testarei ambas mesas e o tal do rendimento coma posição do BB/canote.
Aí vai a foto das magrelas para comparação das geometrias!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 20:50
Originalmente postado por camachornis camachornis escreveu:

Hurry-gurits, valeu pela resposta!
Pois é... fazendo as medições da Diamondback para comparar com a epic, a distância do BB pro centro do selim é a mesma: 10cm! Isso é porque o canote tem seatback (é torto pra trás, um Thomson Elite), mas quando eu colocar o canote retrátil, a distância diminuirá 17mm. Essa distância (saddle seatback) pode ser corrigida movendo o selim para frente ou para trás (o que der), certo? Os bike fit virtuais me indicam 7 a 9cm de distância e mesmo com a epic, 10cm, não sinto perda de potência em retas, só nas dolorosas subidas rsrsr
A minha maior dúvida é em relação ao top tube efetivo e se eu posso ajustá-lo com uma mesa maior (75 a 90mm) sem perder o "feeling" de uma all mountain, como levantar a roda dianteira, manobrabilidade... pois o conforto da posição mais ereta é fato, tanto com uma mesa de 60mm quanto a de 90mm! A epic tem 634mm com mesa 50mm e a Diamondback gira entre 623 e 643 (com mesas de 60 e 90mm, respectivamente).
Bem, essa semana eu montarei a Diamondback e testarei ambas mesas e o tal do rendimento coma posição do BB/canote.
Aí vai a foto das magrelas para comparação das geometrias!


Se eu conseguisse jogar meu banco coisa de 7 cm mais para trás, ficaria perfeito, mas precisaria de um canote com o carrinho deslocado, e talvez esse momento adicional pudesse dar arte no meu quadro.

Pela imagem do sseu quadro vai dar bom... eu realmente nao usaria uma mesa tão longa de 80mm conforme comentou, pegaria ou uma da kore/trutavit zerada, e mais alta, a bike vai ficar mais na mão.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
bicicletada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Rinópolis - SP
Offline
Mensagens:809
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicletada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 22:33
Procura com canote com seatback quem sabe compensa um pouco , o  eixo do pedivela tem que ficar em média se não falha a memória uns 5 cm para frente do bico do selim , má isso vai de geometria e biotipo , sobre avanço quando mais longo tu se perde um pouco , o guidão mais longo compensa o avanço curto , eu esqueci o nome do efeito ...


Editado por bicicletada - 13 Jul 2020 as 22:35

nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace


Voltar ao Topo
camachornis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2019
Maricá/RJ
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar camachornis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 22:47
Podes crer bicicletada! Já tenho um Thomson Elite na outra bike. Na AM entrará um retrátil e tentarei minimizar esta distância ao máximo.
Boa essa dica do guidão X mesa! Vou testar.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2020 as 10:15
bom não me leve a mal mas vou dar minha opinião sincera.

o mercado de bikes, especialmente AM/Enduro está tendendo para:
- front center bem grande
- seat angle bem alto
- reach bem longo sem o top tube efetivo ficar longo demais (isso ocorre em consequência do dois critérios acima)

vc está querendo seguir justamente ao contrário da tendência.
primeiro que quadros mais antigos tendem a ter reach menores e seat angle baixo. Ou seja, por conta disso, a bike é bem longa quando está sentado (TT efetivo), mas extremamente curto quando em pé nos pedais (o reach, que afeta a posição de "ataque" descendo a trilha, por exemplo).

Então, vc é um cara alto, querendo usar um quadro antigo e ainda do tamanho menor que recomendado.

Vc pode "esticar" a bike aumentando o avanço e jogando o selim pra trás, porém o efeito disso é diminuir mais ainda o seat angle que ja é baixo, e talvez tenha problema da bike empinar em subidas mais íngremes. 
Como o reach desses quadros mais antigos é curto, seus joelhos devem ficar muito próximos ao guidão quando tiver em pé na bike.. Fora que geralmente o entreeixos é bem curto, diminuindo a estabilidade da bike.

Dá pra usar? claro que dá, tem gente que até prefere bikes menores que recomendado pela agilidade proporcionada. Mas tem que ficar ciente dos efeitos dessas adaptações que pretende fazer, e isso que estou tentando informar.

Eu sempre recomendo pegar uma bike um tamanho maior quando se trata de quadros mais antigos.
Eu mesmo tenho uma bike XC 2012 tamanho M (recomendado p mim seria S), mas uso mesa 45mm nela, e um canote retrátil de 100mm de curso, com o banco todo avançado pra frente (aumentar o seat angle resultante). Minha bike de Enduro 2015 também é M e uso mesa 35mm com banco todo p frente. Essas duas bikes mesmo sendo M tem reach menor que as bikes Small atuais.



Editado por TheLittle - 15 Jul 2020 as 10:20
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2020 as 06:27
Bom dia!

Eu acho a DB Mission muito legal, uma verdadeira AM raiz! Agora o tamanho é algo que pode pegar sim... principalmente se a intenção for pedais longos, onde vai subir e descer nela. Você vai ter que montar e ir testando, até achar o setup ideal, ou se convencer que precisa mesmo de um quadro maior.

Ano passado fiz uma troca e peguei uma 26 de curso longo também, quadro M, seria o ideal de acordo com minha altura e bikefit virtual... mas na prática a teoria é outra... vou deixar aqui o que aprendi e acho que pode te ajudar, ok?

Mesa e Guidão: a mesa e guidão originais da Force 2008 eram 100mm de comprimento e 680mm de largura... na minha montagem já botei de cara mesa de 35mm e guidão 800mm que tinha desmontado de outra bike.

Resultado: o visual ficou irado, mas pra andar ficou uma porcaria... como disse o The Little, ao levantar para descer e passar pelos trechos técnicos, ficava muito próximo ao guidão e isso da uma sensação de instabilidade enorme. Fora que a frente escorregava mais facilmente nas curvas, devido a necessidade de jogar o corpo mais para trás para ganhar confiança.

Como resolvi: cheguei a montar a mesa original, mas não deu vontade nem de testar kkk então achei uma de 60mm mais em conta e resolvi testar... melhorou tanto não tirei mais ela da bike. No futuro vou achar uma usada mais reforçada, de mesma medida, mas sem pressa de substituir.

Sobre o canote, ela veio com um original de marca ritchey e offset, dava um visual bem bacana e no começo compensava a mesa curta enquanto pedalava nos deslocamentos...

Porém, ao cair nas trilhas, notei que era uma droga de ajustar a pressão no shock com ele... ou o propedal ficava bom pedalando sentado (mais para trás) ou o SAG ficava bom em pé (posição de descida)... não tinha como equilibrar

Como resolvi: testei o canote reto da minha outra bike e acabei optando por deixar ele, pois ficou mais simples ajustar a pressão para ter tanto um SAG correto nos obstáculos, como fazer o prodedal do shock funcionar pedalando.

Abaixo algumas fotos dela com a mesa curta e a maiorzinha, não achei nenhuma com o canote c/ offset, mas dá pra ter uma ideia por estas.





Apesar de estar muito contente com ela, se eu fosse fazer a troca hoje, iria procurar por uma "L" ao invés de uma "M".

Forte abraço e não deixe de postar fotos da montagem e das impressões da Mission aqui no Forum.

Editado por raulino - 16 Jul 2020 as 06:38
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
camachornis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2019
Maricá/RJ
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar camachornis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2020 as 10:45
Raulino, The Little, muito agradecido pelas indicações e exemplos.

Por enquanto ficarei com a DB, por não encontrar quadro similar maior pra vender e porque gostei dele também. Vou montar e (tentar) ser feliz.

Sinto esta diferença nas subidas com a Epic após colocar a mesa curta de 50mm (a original era 100mm!) e guidão 725 (original era 620mm). Mesmo com canote offset o banco estava todo para trás, causando dores e dificuldade nas subidas (a bike empinava). Depois que avancei o selim as subidas ficaram muito melhores! O cockpit atual melhorou muito o desempenho, apesar do TT efetivo ainda ser um pouco maior do que o recomendado pelo bike fit virtual.
Mesmo sendo um quadro antigo, a diferença do TT efetivo com mesa 60mm é de apenas 20mm se comparado com a Epic (que faço longões nessa configuração sem problemas). Estou no aguardo do canote retrátil 120mm para acabar de montar a DB. Assim que pronta e depois da 1a trilha, postarei minhas impressões. Testarei-a com a mesa de 60 e a de 50mm, com guidões de 725 e 750mm para ver como cada uma configuração reage.

Preciso aprender mais sobre SAG, pois na Epic coloco 150psi para eatradões e 140 para trilhas e fica ótimo para meus 73kg. Nunca usei shock sem brain rsrsrs

Agradeço mais uma vez as opiniões e até o 1o test drive da Iemanjá!

Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2020 as 23:57
Top o apelido de Iemanjá



Toda azul! Vc vai curtir com ctza, vou aguardar POST com suas impressões.

Editado por raulino - 17 Jul 2020 as 23:57
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
camachornis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2019
Maricá/RJ
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar camachornis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2020 as 08:41
Opa!

Só para não deixar cair a leteca da montagem da Iemanjá, semana passada chegou o canote retrátil e e aventurei a fazer a sangria dele. Usei o Motul fork oil 2.5wt. Consegui 60ml (duas sangrias) na oficina de moto que há em frente a minha casa. A sangria não ficou 100%... é a 1a que faço e talvez tenha ficado um pouco de ar no sistema. Segui os tutoriais da Park Tool e da própria Sram.
Se alguém tiver uma opinião, sugestão ou manha sobre sangria que queira acrescentar, ficarei grato!
Esta semana farei a manutenção dos rolamentos e enfim instalarei a relação 1x11 (passador XT, câmbio XTR e coroa 32). Neste ínterim, enraiararei o cubo dianteiro XTR enquanto o adaptador centerlock X seis furos não chega.
Segue as fotos da sangria.
Até breve!
Voltar ao Topo
camachornis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2019
Maricá/RJ
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar camachornis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 14:33
Fala!

Voltando ao projeto, aguardando a chegada da abraçadeira do shifter e o adaptador de rotor seis furos para cubo center lock. Nesse meio tempo estou testando as mesas que tenho em mãos:60 +6°, 90 -6° e 110mm, -6°. Sem dúvidas achei a 110mm bem melhor, pois minha postura na bike ficou melhor.
Na verdade achei o quadro pequeno, mas como não vou comprar outro agora, vou testar e ver no que dá.
Seguem as fotos:

60mm



90mm


110mm



Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2020 as 00:21
Irada a bike

Como são as trilhas aí na tua região?!
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
camachornis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2019
Maricá/RJ
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar camachornis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2020 as 22:35
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Irada a bike

Como são as trilhas aí na tua região?!


Bem divertidas rsrsrs
Moro no litoral, mas com muitas montanhas de granito e gnaise cobertas de florestas no entorno. Muita subida curta e dura e descidas com raízes e pedras, tudo dentro da mata! A galera cuida das trilhas também, então temos sempre trilhas limpas. Tem um circuito de trilhas bem próximo onde moro, no Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Esta foto é na gruta do Spar, em Maricá, uma aniga mina de extração de malacacheta. Essa região é um setor com muitas trilhas estilo XCO e DH, com rock gardens de afloramentos de cristais de quartzo. Tenso rsrsrs

O dia que quiser pedalar aqui é só colar!

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X