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Peso rotacional importa mesmo?

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Degan Ver Drop Down
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    Postado: 12 Jul 2020 as 16:59
P mim essa era uma das verdades absolutas até me deparar com esse vídeo da GCN.
Em resumo, o engenheiro realizou alguns estudo e a diferença no resultado final é quase nula se usar uma roda 400g mais leve.
Tbm que não faz diferença entre baixar 200g na roda ou no selim.
Mesmo em provas de criterium, é mais vantajoso uma roda aero do que uma roda leve.

https://youtu.be/0QDnUkUaQfk

Qual a opinião de vcs?
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

P mim essa era uma das verdades absolutas até me deparar com esse vídeo da GCN.
Em resumo, o engenheiro realizou alguns estudo e a diferença no resultado final é quase nula se usar uma roda 400g mais leve.
Tbm que não faz diferença entre baixar 200g na roda ou no selim.
Mesmo em provas de criterium, é mais vantajoso uma roda aero do que uma roda leve.

https://youtu.be/0QDnUkUaQfk

Qual a opinião de vcs?



Acabei de ver. Achei interessante. Considero que para o nível estudado (profissional), onde as médias são mantidas elevadas e pra quem roda num pelotão, rodas de perfil alto ao armazenar em maior energia são vantajosas na manutenção das médias.

Para meros mortais, que rodam sozinhos, receberam a cada esquina ou semáforo roda leves fazem maior sentido. Uma roda de 2,2kg vs 1,5kg no uso real e diário fazem muita diferença.

No caso do vídeo, devemos lembrar que o cara está vendendo seu peixe e ainda não foi contestado por ninguém. Quem compete em provas do tipo subida de montanha discorda. Para amadores, a questão não é de manter, mas de carregar a roda e não conseguir manter por longos períodos e ficar com várias reacelerações e paradas no percurso, resultando em cansaço precoce.





Editado por dimas2dimas - 12 Jul 2020 as 18:31
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Degan Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 19:42
Aí q está o ponto polêmico, sabemos que uma roda de 1,5kg vs uma de 2,2kg vai trazer vantagem.
Mas e se esses 700g a menos vierem de outros componentes?

É algo que devemos ficar de olho, pode ser um tabu sendo quebrado.

Editado por Degan - 12 Jul 2020 as 19:42
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adrianomtb Ver Drop Down
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Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

https://youtu.be/0QDnUkUaQfk

Qual a opinião de vcs?

Grande demais pra assistir. Vou esperar virar livro.

Editado por adrianomtb - 12 Jul 2020 as 22:46
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Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

https://youtu.be/0QDnUkUaQfk

Qual a opinião de vcs?

Grande demais pra assistir. Vou esperar virar livro.

seu fanfarrão!
Quer resumo?
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TomSemFreio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 00:46
O peso rotacional faz mais diferença naquelas subidas em que a cadência cai a ponto da roda praticamente parar entre uma pedalada e outra.
Faz diferença também nas acelerações e frenagens.
Se puder optar, escolha diminuir o peso total nas partes móveis. Tem gente que escolhe rolamento p caçar fração de watt...

Pela física, uma roda pesada necessita de mais energia para se movimentar. Essa energia é acumulada e te ajuda a manter a velocidade. Mas ao frear, ela é desperdiçada e você tem que despejar mais energia para ganhar velocidade de novo.
O povo que gosta de "envenenar" os carros costuma aliviar o peso do volante do motor para que o giro suba mais rápido.

Mas, talvez a circunstância do teste do GCN não foi suficiente p captar. Por serem grandes, as rodas giram muito pouco em comparação com um volante de motor que vai a 6000 rpm.   
Antonio Carlos
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adrianomtb Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 07:01
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

https://youtu.be/0QDnUkUaQfk

Qual a opinião de vcs?

Grande demais pra assistir. Vou esperar virar livro.

seu fanfarrão!
Quer resumo?

Quero.
Acompanhado de cerveja e um tira gosto, por favor.
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stefanob Ver Drop Down
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cara, o Oli há algumas semanas fez 2 vídeos sobre carbono chinês e comentou isso do peso rotacional e que faria um vídeo, assim que saiu e eu vi, quis postar aqui já que já vi muita gente propagar essa informação de peso rotacional hahahah 

o ponto do vídeo é do peso rotacional fazer diferença, que é o mito que muita gente alastra desde o início dos tempos.. a questão é se faz mais diferença você tirar 500g de roda do que em outros componentes, e segundo o vídeo não faz
aliás, não é nem só segundo o vídeo em que eles abordam vários pontos interessantes mais a fundo, mas tem alguns outros estudos sobre, inclusive um que o Oli cita no final que foi feito em 2001 (http://www.biketechreview.com/reviews/wheels/63-wheel-performance) e é bem interessante a lógica

acho que a principal reflexão é pq você retirar 500g de peso em selim, guidão, etc é muitas vezes bem mais barato do que comprar um novo par de rodas, e o efeito é praticamente o mesmo

e tipo, eu entendo que também é tudo teórico em cálculos e simulações, mas eu confio muito mais na matemática do que em testes com pessoas refazendo um percurso sendo que tem todo um efeito de quem estar fazendo o teste já ter uma opinião sobre isso e influenciar a opinião final
tipo, se você pergunta pra um cara que acabou de trocar a roda é claro que ele vai dizer que as gramas que ele tirou na roda fazem ele girar muito melhor do que o que ele tinha reduzido em outras peças..

Lembrando tb que o entrevistado é dono da SwissSide que é uma marca de rodas.. com muito mais foco em aerodinâmica (que sem duvida alguma é o melhor upgrade, nisso há milhões de testes afirmando) mas também em baixo peso

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

O peso rotacional faz mais diferença naquelas subidas em que a cadência cai a ponto da roda praticamente parar entre uma pedalada e outra.
Faz diferença também nas acelerações e frenagens.
ai que tá, é exatamente o contrário, pois o peso rotacional faz diferença em acelerações muito altas (como você mesmo colocou no final com o paralelo de corridas e arrancadas)
e ai sim, a diferença é nas acelerações, e na frenagem pq você vai precisar recuperar essa energia acelerando depois

e bom, você colocou no final um caso de 6000rpm e isso não se aplica ao ciclismo, não é que a abordagem da GCN não captou, é que isso sai do escopo haha


Editado por stefanob - 13 Jul 2020 as 07:24
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gm1987 Ver Drop Down


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Fui tapeado!!!!!

Não acredito nos estudos!!!!!! Paguei 5k em par de rodas 400gr mais leves e a diferença foi absurda!!!!! Foi o melhor investimento da minha vida, agora posso carregar uma caramanhola a mais.
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


Acabei de ver. Achei interessante. Considero que para o nível estudado (profissional), onde as médias são mantidas elevadas e pra quem roda num pelotão, rodas de perfil alto ao armazenar em maior energia são vantajosas na manutenção das médias.

Para meros mortais, que rodam sozinhos, receberam a cada esquina ou semáforo roda leves fazem maior sentido. Uma roda de 2,2kg vs 1,5kg no uso real e diário fazem muita diferença.

No caso do vídeo, devemos lembrar que o cara está vendendo seu peixe e ainda não foi contestado por ninguém. Quem compete em provas do tipo subida de montanha discorda. Para amadores, a questão não é de manter, mas de carregar a roda e não conseguir manter por longos períodos e ficar com várias reacelerações e paradas no percurso, resultando em cansaço precoce.



Não acho que foi totalmente dados de profissionais. No criterium, era realmente uma prova bem forte.
Mas nas demais ocasiões se não me engano era dado do próprio apresentador.

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

O peso rotacional faz mais diferença naquelas subidas em que a cadência cai a ponto da roda praticamente parar entre uma pedalada e outra.
Faz diferença também nas acelerações e frenagens.
Se puder optar, escolha diminuir o peso total nas partes móveis. Tem gente que escolhe rolamento p caçar fração de watt...

Pela física, uma roda pesada necessita de mais energia para se movimentar. Essa energia é acumulada e te ajuda a manter a velocidade. Mas ao frear, ela é desperdiçada e você tem que despejar mais energia para ganhar velocidade de novo.
O povo que gosta de "envenenar" os carros costuma aliviar o peso do volante do motor para que o giro suba mais rápido.

Mas, talvez a circunstância do teste do GCN não foi suficiente p captar. Por serem grandes, as rodas giram muito pouco em comparação com um volante de motor que vai a 6000 rpm.   


O vídeo discorda de você.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


Acabei de ver. Achei interessante. Considero que para o nível estudado (profissional), onde as médias são mantidas elevadas e pra quem roda num pelotão, rodas de perfil alto ao armazenar em maior energia são vantajosas na manutenção das médias.

Para meros mortais, que rodam sozinhos, receberam a cada esquina ou semáforo roda leves fazem maior sentido. Uma roda de 2,2kg vs 1,5kg no uso real e diário fazem muita diferença.

No caso do vídeo, devemos lembrar que o cara está vendendo seu peixe e ainda não foi contestado por ninguém. Quem compete em provas do tipo subida de montanha discorda. Para amadores, a questão não é de manter, mas de carregar a roda e não conseguir manter por longos períodos e ficar com várias reacelerações e paradas no percurso, resultando em cansaço precoce.



Não acho que foi totalmente dados de profissionais. No criterium, era realmente uma prova bem forte.
Mas nas demais ocasiões se não me engano era dado do próprio apresentador.

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

O peso rotacional faz mais diferença naquelas subidas em que a cadência cai a ponto da roda praticamente parar entre uma pedalada e outra.
Faz diferença também nas acelerações e frenagens.
Se puder optar, escolha diminuir o peso total nas partes móveis. Tem gente que escolhe rolamento p caçar fração de watt...

Pela física, uma roda pesada necessita de mais energia para se movimentar. Essa energia é acumulada e te ajuda a manter a velocidade. Mas ao frear, ela é desperdiçada e você tem que despejar mais energia para ganhar velocidade de novo.
O povo que gosta de "envenenar" os carros costuma aliviar o peso do volante do motor para que o giro suba mais rápido.

Mas, talvez a circunstância do teste do GCN não foi suficiente p captar. Por serem grandes, as rodas giram muito pouco em comparação com um volante de motor que vai a 6000 rpm.   


O vídeo discorda de você.


Mas o apresentador compete em provas de subida de montanha! O cara é pró!

Considerar o video como prova definitiva é complicado. A roda comparada no final era de perfil alto e com ganhos aerodinâmicos chegou 20s antes. E se a roda aerodinâmica fosse 400g mais leve que a testada? O teste seria validado cientificamente? A distribuição do peso na roda era o mesmo? Há muito a se questionar e quando pensamos em etapas de montanha de um Tour ou Giro, imaginamos algum ciclista subindo com rodas de 60, 80mm?

Numa coisa o vídeo foi bom! Vai gerar discussões e outros testes, talvez testes em situações reais e não simuladas. Simulações a escolha podem levar a favorecimento do resultado que se espera!

Por fim. Vai ser a mesma histórias dos pedivelas 165x175,170x172,5... das coroas ovais e do freio a disco... Vai ter lugar pra todo mundo e eternas discussões acaloradas.
Dimas C. Prado

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Leekueedy Ver Drop Down


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Nem sempre por que tem o dinheiro pra comprar certo equipamento
quer dizer que seja o público alvo.

Mas o marketing está aí na mídia é pra ajudar as vendas

desde sempre.
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ghd Ver Drop Down
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Competir em alto nível (nem sei se é alto assim) é muito diferente de ser profissional.

Além dos resultados da Swiss Side, que só pelo currículo do cara já deixa uma enorme confiança, existem estudos antigos que mostram o mesmo resultado. No próprio vídeo foi exibido um estudo antigo.
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Degan Ver Drop Down
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Mas o fato é que a partir de agora isso não é uma verdade absoluta.

A Cris e a Vivi da Alta Performance, (atletas profissionais, treinadoras e youtubers) sempre falam que preferem reduzir peso corporal que peso na bike, inclusive o peso rotacional!
Semana passada postaram um vídeo onde colocam a banda de rolagem de um pneu velho dentro do pneu, ao invés de usar fita anti-furo ou usar um pneu com maior proteção contra furos, que são caros.
Disseram ainda que usariam em competição.
Quase cai da cadeira quando assisti, mas agora fez sentido.
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Lembrando que nas tais subidas onde a cadência é tão baixa a ponto de quase a roda parar e ser reacelerada, a roda mais pesada também funciona como volante inercial e faz perder menos velocidade entre os PMI e PMS do pedivela.
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Mas o fato é que a partir de agora isso não é uma verdade absoluta.

A Cris e a Vivi da Alta Performance, (atletas profissionais, treinadoras e youtubers) sempre falam que preferem reduzir peso corporal que peso na bike, inclusive o peso rotacional!
Semana passada postaram um vídeo onde colocam a banda de rolagem de um pneu velho dentro do pneu, ao invés de usar fita anti-furo ou usar um pneu com maior proteção contra furos, que são caros.
Disseram ainda que usariam em competição.
Quase cai da cadeira quando assisti, mas agora fez sentido.

Todo o argumento do aro 29" sobre o 26" é manter mais fácil a velocidade... Oras, se isso é aspecto positivo para enaltecer o aro 29" (peso rotacional maior que o 26"), pq não seria nas road bikes? Onde o cara passa 90% ou mais da prova mantendo velocidade!!??


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ghd Ver Drop Down
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O argumento da 29 sobre a 26 é o ângulo de ataque e melhor transposição de obstáculos. Mas isso é papo pra outro tópico (tem dezenas no fórum) não mistura as coisas...
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Mas o fato é que a partir de agora isso não é uma verdade absoluta.

A Cris e a Vivi da Alta Performance, (atletas profissionais, treinadoras e youtubers) sempre falam que preferem reduzir peso corporal que peso na bike, inclusive o peso rotacional!
Semana passada postaram um vídeo onde colocam a banda de rolagem de um pneu velho dentro do pneu, ao invés de usar fita anti-furo ou usar um pneu com maior proteção contra furos, que são caros.
Disseram ainda que usariam em competição.
Quase cai da cadeira quando assisti, mas agora fez sentido.


Todo o argumento do aro 29" sobre o 26" é manter mais fácil a velocidade... Oras, se isso é aspecto positivo para enaltecer o aro 29" (peso rotacional maior que o 26"), pq não seria nas road bikes? Onde o cara passa 90% ou mais da prova mantendo velocidade!!??




Lembre-se dos aros 650c banidos pela UCI justamente por favorecer retomadas e sprints vigorosos em provas de pista, além de serem aerodinamicamente superiores.

Tudo tem prós e contras. Entre uma roda mais leve e uma mais pesada do mesmo valor, vou na mais leve, simples assim.

No vídeo o cara compara a roda dele com uma Lightweight 400g mais leve. Parece ser uma justificativa por não conseguir fazer a roda mais leve.

Em breve novos capítulos! Aguardem!

Ahhh, e sobre tirar peso da bike ou perder peso, prefiro os dois! Treinadores falando sobre peso adicional andando de Tarmac Fact 11r fica fácil. No mundo dos mortais, com roda Aero e bike de alumínio pesando 12kg o conjunto talvez pensassem diferente, lembrando ainda que quanto menor e menos potente o atleta, maior a vantagem de diminuir peso do conjunto todo!

Por fim, tudo se resume a peso/potência, lembrando ainda que um atleta menos potente demora mais tempo para embalar a roda mais pesada e tem mais dificuldade em manter! Só resta se alimentar bem e pedalar, pedalar, pedalar, calejar...

Ainda acho mais vantajoso acelerar mais rápido que manter a roda mais carregada no plano. Para meu uso, acelerar faz diferença (Imagine subir uma serra cheia de curvas onde a cada uma é preciso reacelerar.




Editado por dimas2dimas - 17 Jul 2020 as 13:25
Dimas C. Prado

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Degan Ver Drop Down
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O Samuca soltou um vídeo meio q refutando o cara da Swiss Side.
Q ele comparou uma roda 400g mais leve q uma roda aero.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

O Samuca soltou um vídeo meio q refutando o cara da Swiss Side.
Q ele comparou uma roda 400g mais leve q uma roda aero.


Basicamente os motivos que citei dia 13.

O correto seria rodas do mesmo perfil e pesos diferentes e ainda assim não considerar apenas potência média do percurso e sim as potencias em saídas de curva (subidas com reacelerações por exemplo, tipo Rio do Rastro, onde após cada curva é necessário acelerar até a próxima curva.

Enfim, tentar empurrar a roda pesada e mais aero dele como melhor do mundo BB parece que não vai colar. Em tempo, no minuto 6:29 é revelado que a simulação considera velocidade constante na subida, sem varia a aceleração, fato que por si só gera descrédito pois no mundo re com curvas, obstáculos e variações diversas é impossível manter velocidade constante numa subida de montanha.

Creio que nenhuma marca vai perder tempo respondendo a este fabricante.

Lembrando ainda que os resultados foram obtidos por "simulação computadorizada" desenvolvida pelo próprio fabricante e que valida seu posicionamento.




Editado por dimas2dimas - 19 Jul 2020 as 21:38
Dimas C. Prado

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miniic Ver Drop Down


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Entendeu errado... Na simulação foi usado o dado real.

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Em tempo, no minuto 6:29 é revelado que a simulação considera velocidade constante na subida, sem varia a aceleração
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