Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - De Caloi 10 antiga a urbana com grupos modernos
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


De Caloi 10 antiga a urbana com grupos modernos

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: De Caloi 10 antiga a urbana com grupos modernos
    Postado: 10 Jul 2020 as 21:05
Minha ideia é montar uma bike urbana, com peças em alumínio e grupo Shimano Sora/Tiagra antigo de 2x9 velocidades. Coloquei "/Tiagra antigo" porque o Sora atual é todo preto e para a relação 2x9 consigo encontrar o Tiagra antigo na cor cinza, como eu quero.

O ponto de partida foi a compra desse quadro com pintura original 51x53 (eu meço 1,65) no Mercado Livre (R$ 350):





Estou na dúvida se deixe o quadro com essa pintura, aplicando apenas um verniz, ou se mande pintar de azul marinho, da mesma cor da minha Pajero GLS-B (antiga), ano 1999, como nesse projeto aqui, desenvolvido pelo Studio Vila (disponível em  https://studiovilabikedpt.wordpress.com/2015/06/15/a-caloi-12-customizada-da-fabi/ - https://studiovilabikedpt.wordpress.com/2015/06/15/a-caloi-12-customizada-da-fabi/):



Enquanto ainda aguardo o quadro chegar, já comprei as peças abaixo.

Cubos Shimano Tiagra 4400 32 furos, em alumínio polido (R$ 195 o par):

Sei que terei que enlarguecer o espaço entre as gancheiras para que esse cubo possa entrar.

Como o cubo é para 32 furos, comprei os aros 700 Spin Vzan 32 furos pretos + raios inox no Mercado Livre (R$ 227):

Queria ter comprado aros todo em alumínio polido mas não achei "aeros" assim. Então aqui vem minha primeira pergunta: de aluga forma, com poduto químico ou lixando, eu consigo remover a tinta preta e deixar os aros brilhantes?
Se sim, vou tetar. Se não, vou só tirar os adesivos deixá-los preto mesmo.

Cambio traseiro Shimano Sora R3000 SS (curto), no Aliexpress, (R$ 138 e torcendo para não ter que pagar o imposto de importação):


Pedivela integrado Shimano Tiagra 4500 (braços de braços de 170mm e BCD 130mm) com coroas de 52x39 dentes, para relações de 9v e movimento central de eixo integrado Shimano Tiagra BB-RS500, com largura da caixa de 68/70 mm, no Amazon (R$ 600 pedivela + movimento central):

Aqui reside minha marior dúvida:
conseguirei instaçar esse movimento central e pedivela na magrela? Se não, dado o investimento já feito, terei que vender o quadro e comprar um mais moderno para continuar o projeto.

Para manter o estilo retrô, comprei no Mercado Livre, a mesa/avanço/suporte de guidão em alumínio 120mm, 22,2, que o anúncio dizia ser da Caloi 12 (R$ 100). Sendo ou não, achei bonita:




Contudo, pode ser que eu não fique com ele se, depois de montada, eu não achar legal a inclinação "negativa". Um amigo aqui de Natal/RN, que é mais alto do que eu, disse que nunca usou uma com inclinação negativa e aí fiquei pensativo...

Também para manter o estilo retrô, mas para uma postura mais ereta, já que se trata de uma bike urbana, não usarei o tradicional guidão dropdown. Optei por comprar, no Aliexpress,  um guidão andorinha (R$ 64 e torcendo para não ter que pagar o imposto de importação):



Até agora o que comprei foi isso.

De moderno ainda comprarei o cambio dianteiro (Tiagra antigo ou Sora atual para duas coroas), os trocadores de marcha Shimano Sora para guidões retos 2X9) e as manetes de freios compatíveis com ele:


Para tentar manter o ar retrô, preciso encontrar presilhas para os cabos como essas abaixo. Alguém sabe onde tem?


Também na pegada retrô, vou colocar sela em couro, no estilo Brooks (em torno de R$ 180 no Aleexpress) e manoplas em couro, na mesma cor:


No final de tudo, talvez eu instale um bagageiro dianteiro em alumínio, como esse abaixo:



Ufa! Acho que consegui terminar de expor minha ideia inicial. Nenhum dos itens adquiridos chegou ainda e, enquanto isso estou procurando algumas coisas pela internet.
E aí? Gostaram? Acham que esse projeto é viável? Gostaria de ler opiniões, críticas e sugestões. Esse é um mundo completamente novo para mim.
Ah, tenho plena certeza de que seria melhor e mais barato se eu comprasse uma bike pronta. Então, se o comentário for esse, nem precisa fazer. Thumbs Up

Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 22:17
Mal potei aqui e, ao mandar o link para o mesmo amigo que fez o comentário a respeito da mesa "negativa", ele me mandou a seguinte mensagem no Whatsapp: Aquele selim Mozart... Só serve pra fotografar comprar pão e voltar pra casa.

Pensando bem, talvez seja melhor um selim normal, cobreto em couro, como os da marca SRD:  https://srdbikes.com/ - https://srdbikes.com/.
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 13:34
Na pegada retrô, adquiri uma Buzina Trim Trim Cromada Vertical, toda em metal, inclusive o miolo, que, de acordo com o que pesquisei, dá um som mais alto. R$22,74 no Mercado Livre ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713791348-campainha-buzina-bicicleta-trim-trim-cromada-vertical-raridade-_JM?variation=34074770968&quantity=1#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=e1094546-2188-4ce9-b585-ca0b88d2f310 - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713791348-campainha-buzina-bicicleta-trim-trim-cromada-vertical-raridade-_JM?variation=34074770968&quantity=1#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=e1094546-2188-4ce9-b585-ca0b88d2f310):

Voltar ao Topo
karmanghia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2019
SP
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar karmanghia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 20:40
Vai sair caro, talvez fosse melhor pegar uma já montada ou buscar em outros lugares as peças, já que as taxas do ML encarecem muitos produto. Esse vendedor que vc comprou o quadro é aquele que compra as bicicletas a preço de banana e depois desmancha pra vender. Mas já que começou vou dar minhas humildes sugestões. A inscrição nas rodas acho que é impossível remover se forem impressas, mas se forem adesivadas é só passar a cera em cima da cola. Talvez o removedor pastoso tire a cor preta dos raios, mas não tenho certeza. Já sobre o guidão, não tem porque se preocupar, pois só taxam acima de 50 dólares. O movimento central vc vai ter que medir o diâmetro do quadro (pode ser com uma régua mesmo) e o comprimento.
Voltar ao Topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2014
Campo Grande
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Antonio Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 21:01
Cara, muito legal seu projeto.

Se for para usar de verdade, eu prefiro o quadro da C10 moderna, já de alumínio.

Mas esse seu é top tb e curto. 

Acho que vc pode colocar apenas 3 marchas. Olha um vídeo do canal pedaleria falando das urbanas com 3 marchas embutidas. É o suficiente. E troca marcha parada. Vc pode arrancar no sinal já com marcha leve. Nesse vídeo, o Edu Capivara acompanha uma MB na boa.

Quanto aos aros eu não sei se dá para remover a cor... mas eu não faria. Deixa essa mescla do novo e velho.

Tb não colocaria bagageiro frontal... prefiro um leve, traseiro.

Na frente vai bem uma iluminação retrô.

Bancão bonito, mas no Brasil vc acha outros sem mola bonitos, baratos e confortáveis.... se fosse para importar preferia os estreitos vintage... comprei um desses para minha Monark Crescent 10 1977. Vamos ver se presta quando chegar.

Continua postando a saga. Muito legal.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 22:56
Originalmente postado por Antonio Neto Antonio Neto escreveu:

Cara, muito legal seu projeto.

Se for para usar de verdade, eu prefiro o quadro da C10 moderna, já de alumínio.

Mas esse seu é top tb e curto. 

Acho que vc pode colocar apenas 3 marchas. Olha um vídeo do canal pedaleria falando das urbanas com 3 marchas embutidas. É o suficiente. E troca marcha parada. Vc pode arrancar no sinal já com marcha leve. Nesse vídeo, o Edu Capivara acompanha uma MB na boa.

Quanto aos aros eu não sei se dá para remover a cor... mas eu não faria. Deixa essa mescla do novo e velho.

Tb não colocaria bagageiro frontal... prefiro um leve, traseiro.


Na frente vai bem uma iluminação retrô.

Bancão bonito, mas no Brasil vc acha outros sem mola bonitos, baratos e confortáveis.... se fosse para importar preferia os estreitos vintage... comprei um desses para minha Monark Crescent 10 1977. Vamos ver se presta quando chegar.

Continua postando a saga. Muito legal.

Acho estilosa a ideia de 3 marchas, mas de muito pouco alcance pra uso geral. 3 marchas olhe lá só pra planuras interminaveis e pequenas subidas num ambiente de pouco relevo como áreas urbanas á beira do litoral.  
Mas - rarrísimo de achar hoje - já o de 5 marchas  NEXUS que é o 13-15-17-20-27 com pedivela única ( já é mais decente.
Tenho uma Caloi 10 pra montar só falta - e isso é muito complicado de achar alguém decente e a  preço justo - um pintor que relmente saiba o que está fazendo e que não ache que por isso tenha o direito de cobrar módicos mil reais pela pintura. Ouch
O "intervalo do eixo do Tiagra como de todo o resto dos cubos comuns, creio, seja speed ou mountain gira em torno de 135 mm no cubo traseiro. Tem um tópico - se achar posto aqui - de quem com técnicas simples encaixou o cubo de 135 mm no intervalo da Caloi 10 que tem 130mm.
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 23:35
Originalmente postado por Antonio Neto Antonio Neto escreveu:

Cara, muito legal seu projeto.

Se for para usar de verdade, eu prefiro o quadro da C10 moderna, já de alumínio.

Mas esse seu é top tb e curto. 

Acho que vc pode colocar apenas 3 marchas. Olha um vídeo do canal pedaleria falando das urbanas com 3 marchas embutidas. É o suficiente. E troca marcha parada. Vc pode arrancar no sinal já com marcha leve. Nesse vídeo, o Edu Capivara acompanha uma MB na boa.

Quanto aos aros eu não sei se dá para remover a cor... mas eu não faria. Deixa essa mescla do novo e velho.

Tb não colocaria bagageiro frontal... prefiro um leve, traseiro.

Na frente vai bem uma iluminação retrô.

Bancão bonito, mas no Brasil vc acha outros sem mola bonitos, baratos e confortáveis.... se fosse para importar preferia os estreitos vintage... comprei um desses para minha Monark Crescent 10 1977. Vamos ver se presta quando chegar.

Continua postando a saga. Muito legal.


Coloque fotos do banco quando chegar e diga as impressões.
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 23:38
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Originalmente postado por Antonio Neto Antonio Neto escreveu:

Cara, muito legal seu projeto.

Se for para usar de verdade, eu prefiro o quadro da C10 moderna, já de alumínio.

Mas esse seu é top tb e curto. 

Acho que vc pode colocar apenas 3 marchas. Olha um vídeo do canal pedaleria falando das urbanas com 3 marchas embutidas. É o suficiente. E troca marcha parada. Vc pode arrancar no sinal já com marcha leve. Nesse vídeo, o Edu Capivara acompanha uma MB na boa.

Quanto aos aros eu não sei se dá para remover a cor... mas eu não faria. Deixa essa mescla do novo e velho.

Tb não colocaria bagageiro frontal... prefiro um leve, traseiro.


Na frente vai bem uma iluminação retrô.

Bancão bonito, mas no Brasil vc acha outros sem mola bonitos, baratos e confortáveis.... se fosse para importar preferia os estreitos vintage... comprei um desses para minha Monark Crescent 10 1977. Vamos ver se presta quando chegar.

Continua postando a saga. Muito legal.

Acho estilosa a ideia de 3 marchas, mas de muito pouco alcance pra uso geral. 3 marchas olhe lá só pra planuras interminaveis e pequenas subidas num ambiente de pouco relevo como áreas urbanas á beira do litoral.  
Mas - rarrísimo de achar hoje - já o de 5 marchas  NEXUS que é o 13-15-17-20-27 com pedivela única ( já é mais decente.
Tenho uma Caloi 10 pra montar só falta - e isso é muito complicado de achar alguém decente e a  preço justo - um pintor que relmente saiba o que está fazendo e que não ache que por isso tenha o direito de cobrar módicos mil reais pela pintura. Ouch
O "intervalo do eixo do Tiagra como de todo o resto dos cubos comuns, creio, seja speed ou mountain gira em torno de 135 mm no cubo traseiro. Tem um tópico - se achar posto aqui - de quem com técnicas simples encaixou o cubo de 135 mm no intervalo da Caloi 10 que tem 130mm.


O traseiro Tiagra tem 130. Já vi o vídeo. Usa-se uma rosca grante e duas porcas e vai rodando uma das porcas aos poucos até enlargecer quanto se quer do espaço entre as gancheiras.
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 02:29
Continuando a brincadeira comprei o cassesse Shimano HG50 9v 11-32T, usado mas em perfeito estado, já que não consegui achar de 9v velocidades (compatível com o já adquirido câmbio traseiro de 9v e másximo de 32 dentes) novo. Mercado Livre. R$ 100.

Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 06:04
Tente dar preferência para corrente KMC X9, afinal as correntes SHIMANO tem mais dificuldade em casar com cassete usado.Corrente nova para cassete novo, corrente nova para cassete usado e nunca, cassete usado para corrente usada(pula marchas absurdamente.Comprei há 15 dias no ML, por R$195 um cassete Sora 11-28t 9v, eu queria o 11-25t Tiagra, o vendedor mandou o 11-28t
Voltar ao Topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2014
Campo Grande
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Antonio Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 15:38
Quando chegar o banco eu mando fotos sim. Mas vai demorar um tempinho, pois comprei na China pelo Aliexpress.


Voltar ao Topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2014
Campo Grande
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Antonio Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 15:41
O modelo é esse aí. Ao menos na foto parece bonito.
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2020 as 00:50
Continuando o projeto, adquiriri no Mercado Livre o Canote Selim Medida 25.4x350mm C/ Amortecedor Tranz-x por R$ 42,65.
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2020 as 08:54
Recentemente, adquiri em uma loja física aqui de Natal a Corrente Shimano HG 53 (R$180) e no Aliexpress os passadores de marcha Shimano Sora SL-3500 2x9 velocidades para guidões retos (R$ 285) e um par de pneus Continental, modelo Ultra Sport III, 700x28 (R$ 228, o par).
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2020 as 16:33
O movimento central mede 3,1 de por 6,9.

Voltar ao Topo
greg2020 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2020
Curitiba
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar greg2020 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2020 as 13:38
Salve Mozart!

Uma pergunta: nesse quadro que você adquiriu, você teve problemas para alinhar a roda traseira?
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2020 as 21:09
Ainda estou aguaradando os cubos, raios e aros chegarem (os correios estam atrasando as entregas devido à pandemia) para mandar montar as rodas e, então, alargar as gancheiras para recebêlas.
Assim que começar a montar postarei aqui.
 
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2020 as 22:13
Comprei uma sela parecida com a primeira postada, de 60,00 no ML. É da China, imita couro (é um borrachão) e com seis meses o borrachão se partiu na grossura de um dedo, os grampos enferrujaram e a camada de "couro" rasgou feito papel. Esse modelo do ALiExpress parece de melhor qualidade, mas não tenho certeza. 
Se você conseguir achar um selim velho de couro original e enferrujado ele pode ser restaurado a uma condição zero Km. Tem um video no YT.

Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2020 as 17:30
Recebê-las.
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2020 as 22:22
No final das contas, a bicileta terminou como nessas fotos. Bem, terminar não terminou porque ainda vou fazer alguns ajustes como trocar a mesa (avanço) por uma com inclinação positiva e a buzina por uma mais discreta.
Voltar ao Topo
Mozart. Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2020
Natal/RN
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mozart. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2020 as 22:23
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X