Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Construindo uma carretinha pra puxar com a bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Construindo uma carretinha pra puxar com a bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Construindo uma carretinha pra puxar com a bike
    Postado: 10 Jul 2020 as 01:12
Salve, pessoal!

No meio dessa pandemia, to querendo colocar um reboque na bike pra facilitar as compras maiores. Já pesquisei algumas opções e nenhuma delas me atendeu 100% no que eu acho necessário. Como sou do tipo que gosta de meter a mão na massa, resolvi projetar e montar um, daí queria algumas sugestões, principalmente de quem lida com fabricação em metal, serralheria, montagem com perfis estruturais em alumínio ou que já usa reboques.

Já passei por algumas iterações do projeto e defini alguns pré requisitos exigidos:

* construção com duas rodas paralelas
* altura mínima do solo de 17cm (medida do chão da minha bike até a coroa grande)
* capacidade de carga para uma caixa normatizada tipo Ceasa série 64XX, com largura e comprimento externos de 40x60cm, com opções de altura de 38cm, 31cm, 24cm e 18cm, para até 35kg de carga líquida (pensei em duas caixas, mas vi que é excesso)
* a própria estrutura “abraçaria” a caixa pela frente, lados e fundo, sem obrigatoriedade de amarrar a carga (obviamente é mais seguro amarrar, mas a ideia é construir um berço onde a caixa se encaixe firmemente)
* articulação do engate que permita inclinar a bike até deitar no chão sem tombar o reboque

Outros requisitos são desejáveis ou opcionais:

* rodas do mesmo tamanho da bike (aro 26”), pra não exigir que se tenha mais uma câmara de ar reserva
* o engate na bike pode ser por cambão lateral (no eixo traseiro ou no dropout de fixação do mesmo) ou por haste vertical no canote do selim
* uso de sistemas de fixação e desmonte rápido, pra facilitar guardar o mesmo desmontado

Até o momento estou com três projetos principais em avaliação:

1. Construção em tubos de aço galvanizado de seção redonda:



Foi minha primeira ideia e pensei em usar tubo de 22mm com parede de 1,5mm (seção de aproximadamente 95mm quadrados), minimizando as soldas através do uso de curvas e uniões aparafusadas ou com abraçadeiras. Me pareceu a melhor ideia a princípio, mas dois serralheiros que eu consultei disseram que não ficaria bom ou ficaria fraco. Na verdade, estou achando que eles não tem ferramental adequado ou habilidade pra trabalhar com tubos redondos.

A imagem não está atualizada, estou no celular agora, mas o conceito do projeto é esse aí.

2. Construção em tubos de aço galvanizado de perfil quadrado:



Após as negativas dos serralheiros, eu pensei em usar perfil 20x20mm com parede de 1,5mm, o que deixaria a seção até um pouco maior que o tubo redondo (110mm2 contra 95mm2), mas tem solda pra todo lado e muito mais tubos do que eu achei necessário, ficando pesado.

A imagem tb não condiz 100% com a versão mais recente, mas ilustra bem o conceito.

3. Montagem com perfil estrutural de alumínio extrudado

Não tenho imagens dessa possibilidade ainda. Pensei nesse pra fugir dos serralheiros. Não tenho experiência alguma com isso é gostaria de saber se alguém aqui já usou esses tipos de perfis pra construir algo.

Nessa versão, pensei em usar perfil 30x30mm, mas vi que o perfil 20x40mm tem maior resistência no sentido vertical e ainda é mais leve.


Perfil 30x30mm


Perfil 20x40mm

Pelos meus cálculos, essa versão atende bem as cargas estáticas com margem de até 4 vezes, mas tenho medo que a carga dinâmica seja mais que isso. Ainda rola o problema desses perfis serem relativamente caros, principalmente as ferragens de conexão.

Tenho também curiosidade quanto ao engate com a bike. A Burley fabrica uma conexão com elastômero, capaz de absorver todos os movimentos de torção e inclinação do reboque (ele gira na vertical no engate com a bike), mas precisa ser trocado a cada 3-5 anos. Estou pensando em montar uma conexão com um terminal rotulado e algum esquema pra permitir giro livre, mas ainda estou pensando como. Acredito que isso atenda toda a movimentação necessária.

O que me dizem? Eu até acho trailers prontos por preços razoáveis no MercadoLivre, mas acho a construção bem fraquinha e todos usam aro 20”. Daí preferi partir pra construir algo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 01:13
Deu um pau estranho nas imagens. Elas estavam em PNG com fundo transparente, não era pra acontecer as manchas pretas que surgiram. Acho que dá pra entender, no entanto.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 04:43
acho que a conexão com a bike é ponto crítico, vale a pena comprar uma solução pronta

esse perfil de alumínio é uma aposta. Mas como é uma coisa modular, sempre dá para aproveitar em outro projeto. Vale a pena testar
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 08:27
a conexão com a bike usa terminal de direção de carro, vá na autopeças e pergunte qual modelo é o mais barato. Deve custar no máximo R$30 e terá uma conexão rotulada.


Quanto aos tubos, curvar eles exige uma máquina especial que serralheiros comuns não possuem.

A parede de 1,5mm tb é um problema, dificuldade extrema de soldar por ser muito fina. 

A melhor construção é a primeira, sem dúvidas. Minimiza as soldas, esteticamente é mais agradavel e de maior resistência. O segredo é procurar quem tenha uma curvadeira hidraulica de tubos, fazer o serviço de corte e curva deles, e levar o "lego" para um soldador montar somente.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 12:00
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

acho que a conexão com a bike é ponto crítico, vale a pena comprar uma solução pronta

As soluções prontas são engates chineses com mola, muito frágeis (já peguei um na mão pra dizer):



Daí a ideia de fazer algo. O terminal rotulado já é algo simples de se achar, agora só precisa de um encaixe rotativo rolamentado, que eu já tenho algumas ideias.

Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

esse perfil de alumínio é uma aposta. Mas como é uma coisa modular, sempre dá para aproveitar em outro projeto. Vale a pena testar

A treta é que testar ele custa um bocadinho, não pelo perfil, mas pelas conexões. Os fabricantes não divulgam qual a liga de alumínio que é usada, quando muito uma fórmula que permite obter a deflexão sob carga, mas não fala da deformação. Até minha irmã, que é professora de engenharia de materiais, já disse que essa falta de informação parece levar a uma enganação...

Editado por dwsmartins - 10 Jul 2020 as 12:18
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 12:13
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

a conexão com a bike usa terminal de direção de carro, vá na autopeças e pergunte qual modelo é o mais barato. Deve custar no máximo R$30 e terá uma conexão rotulada.


Sim, esse eu achei já. Estou pensando em colocar ele com um encaixe rolamentado, pra permitir giro livre. O que acha?

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Quanto aos tubos, curvar eles exige uma máquina especial que serralheiros comuns não possuem.

Tenho que achar quem tenha. Se fosse pra produzir, comprar a curvadora seria interessante, mas só quero fazer um pra mim.

Pensei aqui agora: será que mecânico especializado em off road teria isso, pra curvar tubos de gaiola?

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:


A parede de 1,5mm tb é um problema, dificuldade extrema de soldar por ser muito fina. 

Mas o perfil quadrado 20x20 tb tem parede 1,5mm e eles preferiram. Acho que não procede, até pq existe parede BEM mais fina que isso disponível em fornecedor de material pra serralheria. Na verdade, 1,5mm é a mais grossa que eu achei nesse diâmetro, acredita?

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A melhor construção é a primeira, sem dúvidas. Minimiza as soldas, esteticamente é mais agradavel e de maior resistência. O segredo é procurar quem tenha uma curvadeira hidraulica de tubos, fazer o serviço de corte e curva deles, e levar o "lego" para um soldador montar somente.

Agora é buscar esse profissional!

Editado por dwsmartins - 10 Jul 2020 as 12:14
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
288vm Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2017
Jundiaí
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 288vm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 16:25
não sei se ja viu esses videos




https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2020 as 11:37
Valeu pela dica, VM! Mas já vi esses vídeos (e muitos outros). A carretinha do Capivara e do Aguilera é feita em compensado plastificado, material muito forte, mas também pesado.

Estou finalizando três versões de projeto aqui no SketchUp com os três materiais que eu citei. Minha irmã está me ajudando nos cálculos estruturais, então não vai ser nada “da cabeça”, mas tem alguns fatores que tem que ser assumidos, daí queria a opinião de vocês.

Estou dimensionando o impacto máximo como uma queda de 20cm com carga máxima de 35kg, sendo a deflexão do pneu (efeito de absorção de impacto) como 2,5cm, o que dá uma desaceleração média de 16G, mas estou considerando 20G por segurança. Esse impacto seria aplicado em um único membro, o que é muito improvável, já que a estrutura divide a carga em pelo menos dois membros a todo momento, mas possível (cair de lado, por exemplo).

Na teoria, isso dá uma margem de 50%, sendo 25% na desaceleração e dobrando isso com o cálculo sobre apenas um membro. Segundo minha irmã, 30% já seria adequado, mas como as ruas são bastante esburacadas aqui no Brasil, achei adequado subir esse fator.

O que eu quero que vcs opinem é sobre as justificativas pros valores, se o que estou pensando procede ou se estou me esquecendo de algo:

* A altura máxima do meio fio varia de cidade pra cidade, mas encontrei 15cm sendo indicado por várias prefeituras. Colocando 30% de margem de segurança, cheguei a 20cm de queda dimensionada.

* A deflexão do pneu sob impacto é difícil de ser calculada com exatidão, tem um PORRILHÃO de fatores que entram na equação. Assumi que seria 50% do diâmetro da carcaça e, considerando 50mm o pneu mais comum que se vê por aí, dá 25mm. Não acho que alguém queira colocar um 25mm pra ser mais rápido enquanto reboca carga...

* Estou desconsiderando a flexão dos membros da estrutura pra simplificar, mas eles também tem algum efeito de absorção de impacto, o que aumentaria essa margem de segurança em um valor desconhecido.

* Da mesma forma, estou desconsiderando a distribuição da carga sobre dois membros e calculando o impacto sobre apenas um. Na verdade, essa situação é possível em uma queda de lado, mas extremamente improvável.

Me digam aí o que acham. Estou tentando colocar ele um pouco mais pesado do que o mínimo necessário, mas não vejo sentido em ser weight weenie enquanto puxa carga.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2020 as 16:25
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2020 as 16:26
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2020 as 16:26
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2020 as 16:27
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2020 as 16:29
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 02:46
Valeu as fotos, Marcos! Alguns eu ainda não conhecia. O que é feito em perfil de alumínio quadrado me deu algumas ideias pra fazer aqui.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 07:34
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Valeu pela dica, VM! Mas já vi esses vídeos (e muitos outros). A carretinha do Capivara e do Aguilera é feita em compensado plastificado, material muito forte, mas também pesado.

Estou finalizando três versões de projeto aqui no SketchUp com os três materiais que eu citei. Minha irmã está me ajudando nos cálculos estruturais, então não vai ser nada “da cabeça”, mas tem alguns fatores que tem que ser assumidos, daí queria a opinião de vocês.

Estou dimensionando o impacto máximo como uma queda de 20cm com carga máxima de 35kg, sendo a deflexão do pneu (efeito de absorção de impacto) como 2,5cm, o que dá uma desaceleração média de 16G, mas estou considerando 20G por segurança. Esse impacto seria aplicado em um único membro, o que é muito improvável, já que a estrutura divide a carga em pelo menos dois membros a todo momento, mas possível (cair de lado, por exemplo).

Na teoria, isso dá uma margem de 50%, sendo 25% na desaceleração e dobrando isso com o cálculo sobre apenas um membro. Segundo minha irmã, 30% já seria adequado, mas como as ruas são bastante esburacadas aqui no Brasil, achei adequado subir esse fator.

O que eu quero que vcs opinem é sobre as justificativas pros valores, se o que estou pensando procede ou se estou me esquecendo de algo:

* A altura máxima do meio fio varia de cidade pra cidade, mas encontrei 15cm sendo indicado por várias prefeituras. Colocando 30% de margem de segurança, cheguei a 20cm de queda dimensionada.

* A deflexão do pneu sob impacto é difícil de ser calculada com exatidão, tem um PORRILHÃO de fatores que entram na equação. Assumi que seria 50% do diâmetro da carcaça e, considerando 50mm o pneu mais comum que se vê por aí, dá 25mm. Não acho que alguém queira colocar um 25mm pra ser mais rápido enquanto reboca carga...

* Estou desconsiderando a flexão dos membros da estrutura pra simplificar, mas eles também tem algum efeito de absorção de impacto, o que aumentaria essa margem de segurança em um valor desconhecido.

* Da mesma forma, estou desconsiderando a distribuição da carga sobre dois membros e calculando o impacto sobre apenas um. Na verdade, essa situação é possível em uma queda de lado, mas extremamente improvável.

Me digam aí o que acham. Estou tentando colocar ele um pouco mais pesado do que o mínimo necessário, mas não vejo sentido em ser weight weenie enquanto puxa carga.

20 cm é um drop muito grande, é insano fazer isso carregando carga
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 09:48
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Valeu as fotos, Marcos! Alguns eu ainda não conhecia. O que é feito em perfil de alumínio quadrado me deu algumas ideias pra fazer aqui.

Eu gostei daquela onde o "assoalho" da carreta é feito com uma grade vazada. Muito inteligente. Afinal, quando a bike puxar a carreta, a última coisa que tu vais querer é rebocar peso desnecessário.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2020 as 12:24
Gostei da solução em que usam meio quadro de uma Dutch bike para transportar a carga. Simples e não precisa se preocupar com articulações ou desenvolver alguma estrutura para carregar a carretinha. Fora que da para encontrar isso abandonado ou vendido a preços irrisórios por aí.


Editado por hug0.dts - 12 Jul 2020 as 12:25
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 13:31
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

20 cm é um drop muito grande, é insano fazer isso carregando carga

Concordo, mas 15cm é bastante provável, já que é uma descida de meio fio. Mas concordo que a margem de 30% pode estar exagerada. To colocando margem em cima de margem nos cálculos...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 13:44
cara, estou achando muito preciosismo... Um tubo de 20x20 com parede 1,5mm vai lhe atender com folga...

Vai acabar colocando tantas considerações de carga, que vai fazer uma carretinha mais forte que as de carro... e com peso igualmente! Aí vai acabar quebrando na solda, pois vai ter um tubo tão rígido...




Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 13:49
Fiz uma última reunião virtual com minha irmã hoje e vi que estou colocando margem em cima de margem em cada etapa, o que tá levando a superdimensionamento. Pro que to vendo, tem MUITA gordura pra queimar nos meus projetos!

Vou refazer e em breve posto as imagens. Pretendo fazer duas versões, no mínimo: uma feita com tubos quadrados, barras e cantoneiras soldados, que qualquer serralheiro pode fazer; e outra com perfil de alumínio estrutural, mais leve e que qualquer pessoa pode encomendar as peças e montar com parafusos.

A versão com tubos redondos eu até posso postar também, mas acho que não vai estar ao alcance de todo mundo, pq precisa de maquinário específico.

Acho que é isso, por enquanto. Se isso puder ajudar alguém, já vai ser bom.

Editado por dwsmartins - 13 Jul 2020 as 13:49
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 13:56
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

cara, estou achando muito preciosismo... Um tubo de 20x20 com parede 1,5mm vai lhe atender com folga...

Vai acabar colocando tantas considerações de carga, que vai fazer uma carretinha mais forte que as de carro... e com peso igualmente! Aí vai acabar quebrando na solda, pois vai ter um tubo tão rígido...

Nem tanto, GM. Só quero fazer algo mais adequado, que aguente o uso diário. Como disse antes, concordo que é um erro colocar margem de segurança a cada etapa, vou reduzir isso.

Na verdade, to partindo pra um tubo mais fino, com 0,9mm de parede, soldado com MIG (eletrodo precisaria do tubo mais grosso, segundo um serralheiro que eu consultei). O tubo de parede 1,5 tem 2/3 a mais de peso, mas a resistência do tubo mais fino ainda atende.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Luís Barros Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2022
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luís Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2022 as 20:19


Olá, Dwsmartins!

Meu nome é Luís Barros, moro em Belo Horizonte e faço de bicicleta o deslocamento casa-trabalho-casa. Quero agora fazer o mesmo para as compras semanais (legumes, frutas, etc) e por isso seu post "construindo uma carretinha pra puxar bike" muito me interessou.

Sou novo no fórum, não consegui enviar para você uma mensagem no privado.

Seria possível conversarmos, para que você me passe algumas dicas?

Um abraço e muito obrigado!

Luís.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X