Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Novo Cambio Traseiro Shimano Rd M5100
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Novo Cambio Traseiro Shimano Rd M5100

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Novo Cambio Traseiro Shimano Rd M5100
    Postado: 08 Jul 2020 as 13:35
Pessoal bom dia.

Sobre o novo cambio traseiro Deore Rd M5100 a shimano informa que ele é especifico para sistema 1x11 por alcançar o novo cassete de 11v com cogs 11/51 dentes.

Pergunto eu.

Qual o problema em usar este cambio com um cassete de 11v porem 11/42 e pedivela tambem de 11v porem com coroa dupla? Ha impedimento técnico?

Obs: a shimano lançou tbm o rd m5120 para sistema de 2x11 porem eu gostaria de usar o rd m5100 pois se futuramente quisesse migrar para 1x11, ja teria o cambio.

Haveria mesmo um.impedimento técnico ou não divulgam que o cambio é compatível por questões comerciais??

Forte abraço.
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2020 as 13:35
up!!!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2020 as 14:10
Olha, em princípio, o que mandaria no câmbio é o passador, mas a Shimano é dada a praticar obsolescência programada, então complica... Já sei de câmbios com puxadas específicas, que exigem passadores específicos, o que já da uma ideia do nó complicado que é isso.

De 10v pra baixo em geral não dá problema, exceto em alguns casos muito específicos (Ultegra antigo 10v, Capreo, etc.).
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2020 as 14:27
Esquece o que eu disse antes, é groselha. Confundi uma informação com outra aqui. Segue oque tá nesse artigo que é mais apropriado:

https://www.bikeradar.com/advice/buyers-guides/a-complete-guide-to-rear-derailleurs/?image=3&type=gallery&gallery=1
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2020 as 15:49
Legal o artigo, acredito que não terei problemas. 

Para quem ainda não viu, o cambio Deore RD M5100 traseiro é para 11velocidades porém trabalha perfeitamente com os passadores slx m7000 xt m8000 além dos originais da nova série m5100. O grande diferencial deste câmbio é que apesar de ser para 11v, atenderá o cog de 51 dentes do novo cassete Deore  11/51 também de 11 velocidades.

Ora, se o cambio trabalha com os passadores de  11v já existentes no mercado, onde o único diferencial seria o offset para subir ao cog 51, pq a shimano diz que ele é exclusivo para transmissões de 1 coroa??

Qual a diferença em colocar uma coroa a mais trabalhando com pedivela duplo e colocar um cassete de 11v porém no range 11/42 ??

Valew Galera.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 08:00
Originalmente postado por RT RT escreveu:

Legal o artigo, acredito que não terei problemas. 

Para quem ainda não viu, o cambio Deore RD M5100 traseiro é para 11velocidades porém trabalha perfeitamente com os passadores slx m7000 xt m8000 além dos originais da nova série m5100. O grande diferencial deste câmbio é que apesar de ser para 11v, atenderá o cog de 51 dentes do novo cassete Deore  11/51 também de 11 velocidades.

Ora, se o cambio trabalha com os passadores de  11v já existentes no mercado, onde o único diferencial seria o offset para subir ao cog 51, pq a shimano diz que ele é exclusivo para transmissões de 1 coroa??

Qual a diferença em colocar uma coroa a mais trabalhando com pedivela duplo e colocar um cassete de 11v porém no range 11/42 ??

Valew Galera.

Trabalhar com duas coroas vai aumentar o cruzamento da correia nas marchas das extremidades, pois sistemas 2x permitem usar todas as marchas... Não saberia dizer se o cage deste câmbio estaria apto a lidar com mais cruzamento de correia.

Quanto a usar o K7 42, vc estará alterando o offset do câmbio... Se recolher o câmbio para a folga adequada no 42, poderá bater no 11... Ou então regular pelo 11 e ficar afastado no 42...

Em resumo, provavelmente irá funcionar. Porém não terá a experiência de usar os componentes adequados!

Não há nada de obsolescência programada... A Shimano precisa garantir os requisitos técnicos do produto, entre eles troca precisa de marchas, velocidade de troca, abraçamento ideal do COG, durabilidade... Todos estes itens comprometem uma parcela usando com componentes inadequados


Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 17:08
Funcionar deve funcionar pois se ele alcança o cog 46 vai alcançar o 42. O contrário, usar cambio trazeiro do 2x11 para cassete 1x11 é que pode dar problema.
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 06:51
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Funcionar deve funcionar pois se ele alcança o cog 46 vai alcançar o 42. O contrário, usar cambio trazeiro do 2x11 para cassete 1x11 é que pode dar problema.


na verdade o Deore rd m5100 foi projetado para o novo cassetebde 11v com range 11/51 ou seja, ele vai até o cog 51 sem problemas.

A questao em isar cassete 11/42, como o colega mencionou acima é o ajuste de tensão B.   Se vc ajusta no maior cog 42, pelo offset do cambio talvez bata no 11 e se vc afasta do 11 pode ser que fique muito afastado do 42....mais é questao de teste eu tbm acho q vai funcionar e ainda vou ter a vantagem de quando quiser mudar para sistema de 1 coroa, o cambio ja esta la.

Editado por RT - 10 Jul 2020 as 06:53
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 12:20
Originalmente postado por RT RT escreveu:

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Funcionar deve funcionar pois se ele alcança o cog 46 vai alcançar o 42. O contrário, usar cambio trazeiro do 2x11 para cassete 1x11 é que pode dar problema.


na verdade o Deore rd m5100 foi projetado para o novo cassetebde 11v com range 11/51 ou seja, ele vai até o cog 51 sem problemas.

A questao em isar cassete 11/42, como o colega mencionou acima é o ajuste de tensão B.   Se vc ajusta no maior cog 42, pelo offset do cambio talvez bata no 11 e se vc afasta do 11 pode ser que fique muito afastado do 42....mais é questao de teste eu tbm acho q vai funcionar e ainda vou ter a vantagem de quando quiser mudar para sistema de 1 coroa, o cambio ja esta la.


Isso. Acho que confundi com o cambio do 1x10.

Voltar ao Topo
orav oten Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mar 2015
SP
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar orav oten Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 21:01
Eu instalei um desses nesta semana, na bike da patroa.

O problema do m5100 para duas coroas deve estar em o câmbio não conseguir manter a corrente esticada quando estiver na coroa menor e nos menores pinhões.

A medida da corrente é calculada passando ela pela coroa e maior pinhão, mais 4 ou 5 elos (mais o missing link). Se fizer isso com uma coroa de 36 dentes, provavelmente quando estiver usando a coroa de 26 dentes e os menores pinhões o câmbio vai dar fim de curso e deixar a corrente bamba.

Não posso de dar certeza, mas tenho uma boa impressão de que isso vai acontecer. Na bike da minha esposa, usando a medida correta a corrente dela deve estar no tamanho ideal para até 36 dentes (usando 34 hoje). Quando coloco no pinhão 11 o câmbio fica praticamente paralelo com o chão, tenho praticamente certeza que usando uma coroa de 26 não teria uma corrente esticada nos pinhões 11 e 13, talvez até mesmo no 15.


Voltar ao Topo
orav oten Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mar 2015
SP
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar orav oten Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 21:08
Quanto a usar com um cassete 11-42, se a corrente estiver no tamanho certo e ajuste adequado de tensão-B, creio que não deverá ter problema.

Eu coloquei a bike da minha esposa no smart trainer direto (aquele que tiramos a roda traseira da bike). Nesse trainer eu uso um cassete de 11-32, também de 11 velocidades, mas Ultegra de speed.
As trocas de marcha ficaram perfeitas, isso que nem fiz ajuste do parafuso B.
Voltar ao Topo
orav oten Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mar 2015
SP
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar orav oten Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 21:12
Originalmente postado por orav oten orav oten escreveu:

Eu instalei um desses nesta semana, na bike da patroa.

O problema do m5100 para duas coroas deve estar em o câmbio não conseguir manter a corrente esticada quando estiver na coroa menor e nos menores pinhões.

A medida da corrente é calculada passando ela pela coroa e maior pinhão, mais 4 ou 5 elos (mais o missing link). Se fizer isso com uma coroa de 36 dentes, provavelmente quando estiver usando a coroa de 26 dentes e os menores pinhões o câmbio vai dar fim de curso e deixar a corrente bamba.

Não posso de dar certeza, mas tenho uma boa impressão de que isso vai acontecer. Na bike da minha esposa, usando a medida correta a corrente dela deve estar no tamanho ideal para até 36 dentes (usando 34 hoje). Quando coloco no pinhão 11 o câmbio fica praticamente paralelo com o chão, tenho praticamente certeza que usando uma coroa de 26 não teria uma corrente esticada nos pinhões 11 e 13, talvez até mesmo no 15.



Só um complemento ao meu comentário acima é que estava pensando na corrente ajustada com um cassete de 11-51 e duas coroas.
Provavelmente com um cassete 11-42 esse problema esteja mais limitado, mas ainda acho que precisaria testar muito bem para a corrente e a tensão-B estarem bem ajustadas e não dar problema.

São 10 dentes a diferença entre as coroas 26/26, enquanto o cassete 42 para o 51 seria de apenas 9 atrás.
Pelo que sei, oficialmente a Shimano não recomenda. Mas é aquela velha história, ela também não recomenda um salto nas coroas de speed além de um certo número de dentes, mas conheço muita gente que usa 34/52 e tolera que as trocas não fiquem tão perfeitas, quando o recomendado seria no máximo 30/50 ou 36/52.
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 22:05
PESSOAL, MONTEI O RD5100 COM O CASSETE 11/42 E COROA DUPLA 36/26. Resumidamente, mesmo com tamanho ok de corrente e ajuste B feito, ficou uma trajédia. Ele não consegue esticar a corrente quando usa a coroa pequena com os cogs intermediários devido ao offset do cambio.
Voltar ao Topo
orav oten Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mar 2015
SP
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar orav oten Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 22:35
Foi justamente o problema que estava levantando, de ele poder não conseguir esticar a corrente corretamente.

Pelo experiência que tive com coroa 34 e cassete 11-51 fiquei pensando que talvez o 26/36 com 11-42 fosse dar no limite.

Mas que bom que você já testou e compartilhou a experiência. Uma curiosidade, qual foi a medida do parafuso-B que você usou?
Para usar com o cog 51 você segue a marca do câmbio, mas para o cog 42 acho que você precisa deixá-lo mais distante.


Mas fora isso, pode ir sem medo no 1x11 usando coroa 34 e o cassete 11-51. Aliás, se você for forte ou não tiver muita subida, pode ir de coroa 36.

Eu estou acostumado com SRAM 11-50 com coroa de 34 e montei o da patroa com esse Shimano 11-51 também com coroa de 34 dentes.

Achei um escalonamento muito bom, para diversas finalidades. E a um custo muito melhor do que investir em um upgrade para 1x12, principalmente as opções com cubo e freehub compatíveis com os cassetes com cogs de 10 dentes.
Voltar ao Topo
joaojvn Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mar 2020
Sertão/RS
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojvn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 15:34
aproveitando a deixa, oque vocês acham de usar o cassete deore m5100 11 51 em um xtr m9000 projetado para cassetes 11 46? eu tenho esse cassete em casa, mas tenho ainda que trocar freehub, então não vou gastar no freehub antes de ter certeza se vai funcionar
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 16:26
Originalmente postado por joaojvn joaojvn escreveu:

aproveitando a deixa, oque vocês acham de usar o cassete deore m5100 11 51 em um xtr m9000 projetado para cassetes 11 46? eu tenho esse cassete em casa, mas tenho ainda que trocar freehub, então não vou gastar no freehub antes de ter certeza se vai funcionar



Cara, não tem achometro. Va no site shimano peguenos specs do cambio e veja a capacidade maxima suportada. Tudo oque nao tiver na recomendacao do fabricante pode até funcionar porém nunca será de forma redonda.
Voltar ao Topo
orav oten Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mar 2015
SP
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar orav oten Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 16:54
Originalmente postado por RT RT escreveu:

Originalmente postado por joaojvn joaojvn escreveu:

aproveitando a deixa, oque vocês acham de usar o cassete deore m5100 11 51 em um xtr m9000 projetado para cassetes 11 46? eu tenho esse cassete em casa, mas tenho ainda que trocar freehub, então não vou gastar no freehub antes de ter certeza se vai funcionar



Cara, não tem achometro. Va no site shimano peguenos specs do cambio e veja a capacidade maxima suportada. Tudo oque nao tiver na recomendacao do fabricante pode até funcionar porém nunca será de forma redonda.

Essa é a resposta oficial mesmo.

E tentando contribuir na sua dúvida no lado prático de funcionar ou não, já li experiências do pessoal usando prolongador e que as trocas não ficaram boas.
Eu pessoalmente acho que o negócio tem que ser totalmente casado, as trocas do câmbio e cassete Deore de 11-51 são muito boas. Imagino inclusive que o pessoal que economiza na compra do cassete, usando de outras marcas, está perdendo um tanto daquilo que o Deore 5100 proporciona.
Voltar ao Topo
joaojvn Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mar 2020
Sertão/RS
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojvn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 17:49
poisé, eu tenho o cassete e o cambio deore m5100 novos, só q comprei uma bike com o xtr e um cassete xx1 que tem q trocar, acho que vou tentar compra o freehub hd e meter esse cassete 11 51, se não ficar bom no xtr eu boto o deore e negocio esse xtr
Voltar ao Topo
Caprioli Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2013
canoas rs
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caprioli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2022 as 20:40
Afinal serve o M5100 para 10 velocidades?
Voltar ao Topo
Caprioli Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2013
canoas rs
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caprioli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2022 as 20:42
Afinal serve o M5100 para 10 velocidades?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2022 as 21:12
Pra 10v a Shimano tem o M4100 e o M6000.

Entretanto já vi cambios m5120 com sistemas de 10v. Dizem que funciona.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Caprioli Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2013
canoas rs
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caprioli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2022 as 21:18
Sim ..eu uso o 4100..mas está na hora de trocar ..sei que o 5120 é para 10 e 11.Minha dúvida é se o 5100 dá certo em 10 velocidades
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2022 as 21:52
Originalmente postado por Caprioli Caprioli escreveu:

Sim ..eu uso o 4100..mas está na hora de trocar ..sei que o 5120 é para 10 e 11.Minha dúvida é se o 5100 dá certo em 10 velocidades

A diferença do 5100 e do 5120 é a possibilidade de usar em sistemas 2x, que no 5120 é possível e no 5100 não é.

Mas.... o 4100 é um câmbio relativamente novo, qual o motivo da troca??  
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X