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Review GT Avalanche Sport 2019 - GEOMETRIA ERRADA!

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    Postado: 07 Jul 2020 as 16:41
Um parente me pediu pra comprar uma bicicleta no valor até 3 mil, para pedais casuais na cidade e estradas de terra. Depois de uma breve busca, acabei optando pela GT Avalanche, modelo Sport, modelo 2019. Optei pelo 2019 por que a geometria era mais interessante pro uso proposto da bike (pedais tranquilos em estradas de chão boas e asfalto), o cubo traseiro é padrão 135, muito mais fácil de achar caso precise trocar (a 2020 é boost qr 141mm), e o preço estava um pouco mais baixo que o modelo 2020. A desvantagem é que o grupo alivio era 3 coroas ao invés de 2 (mas acho que pra um iniciante acaba sendo até melhor 3 coroas) e o pneu DSI bem simples, que não ia fazer tanta diferença pro uso da bike.
Acho que comprei a última bike desse modelo 2019 do site BikePoint SC.
A bike demorou quase 20 dias pra chegar, pois a encomenda foi pro interior do MT, que já é demorado, e com essa pandemia a coisa piorou mais.

Chegando a bike, eu mesmo montei e peguei emprestada pra fazer uns testes.

TAMANHOS M, L, XL
CÓDIGO GLOBAL DO MODELO G274292_19
QUADRO 6061 T6 Aluminum Frame, w/ Triple Triangle™, Replaceable Derailleur Hanger, Disc Brake Mounts, and Zerostack tapered 1 1/8-1 1/2Head Tube, 27.5/29 Design
GARFO SR Suntour XCT-DS, 100mm, hydraulic lockout, Coil
CORRENTE KMC Z99, 9-speed
PEDIVELA All Terra, 44/32/22
MOVIMENTO CENTRAL Cartridge Sealed
PEDAL GT Slim Line Flat Pedal
CÂMBIO Shimano Altus, 3x9
CASSETE Shimano Alivio, 11-34, 9-speed
AROS WTB ST i19 double wall rim
PNEUS DSI 2.1
CUBO Formula QR front and rear
RAIOS Stainless Steel, 14g
FREIOS Tektro disc, 160/160mm
MANETE DE FREIO Tektro disc
GUIDÃO GT All Terra Alloy Riser, 25mm rise, 8° sweep, 6° rise, 720mm
MESA All Terra Alloy 1 1/8” Threadless, 4-Bolt W/ CNC Face Plate, 31.8, 8°, 80mm
MANOPLAS GT Statement logo grips
CAIXA DE DIREÇÃO Semi Integrated, Sealed Cartridge, Tapered
SELIM All Terra MTB
CANOTE DO SELIM All Terra Micro Adjust, 6061 Alloy, 30.9 x 350mm

Foto: Bike completa.

O modelo Avalanche foi concebido pra ser uma bike "pau pra toda obra", desde deslocamentos na cidade  (tem até suporte p bagageiro) até trilhas mais técnicas, tudo isso mantendo baixo custo.
Ela chama atenção pela geometria relativamente moderna, com reach longo, o que favorece bem a estabilidade nas trilhas.


Embalagem e montagem:

A bike veio semi-montada, bastando colocar o guidão, roda dianteira, disco dianteiro e pedais. A roda dianteira veio na caixa com os raios encaixados no pedivela, o que causou algumas marcas já na bike nova. Apesar disso, veio relativamente bem protegida com muitos "zip ties", espuma e papelão.

Foto: Pedivela Riscado. Detalhe para o pedal de plástico, mas com boa plataforma e cravos grandes.

Achei a montagem um tanto complicada para um leigo, especialmente montar o disco na roda dianteira e regular os freios. É recomendável, pra quem não entende de mecânica, levar numa oficina para melhor ajuste.
De cara já percebi um erro (relativamente comum nas bikes mais básicas) que é inverter o lado que entram os conduítes de marcha e freio. Do jeito que veio, acaba raspando no quadro e danificando a pintura com o tempo. Com um pouco de esforço eu inverti e deixei da maneira correta

Foto: Conduítes de marcha antes, roçando no head tube.

Foto: Conduite de marcha depois.

Achei também grosseiro o acabamento no corte dos "zip ties" que prendem os cabos no quadro, pois deixaram pontas afiadas que podem ferir as mãos na hora da manutenção ou limpeza da bike.

Foto: Zip ties com corte pontiagudo

Componentes:

A bike é o modelo mais básico da linha Avalanche, com os componentes descritos acima. Apesar do quadro ser Tapered a suspensão que vem é com espiga reta e o "race crown" é maior, adaptando pra caixa de direção Tapered. A mesa é bastante longa para o tamanho dado. A bike que peguei é S, e vem com uma mesa 80mm. Troquei por uma 60mm pra ficar mais adequada o tamanho, inclusive recomendo até usar mesa ainda menor (40 ou 50mm). Os pedais são bem simples, todo de plástico, mas o tamanho dele e os pinos provem uma plataforma boa pra quem está iniciando nos pedais. O pneu não é dos melhores, é bem pesado e os cravos grandes arrastam no asfalto. Mas o grip na terra achei adequado pra proposta da bike.

Foto: Mesa 60m absolute que encomendei junto (R$30,00). Recomendo até menor se possível.

Geometria:

Analisando os dados da geometria no site, achei a bike bastante  longa pelo tamanho proposto. Isso se dá por que o reach da bike é grande e o seat angle não é dos mais altos, tornando o top tube efetivo bastante longo, até mais longo que muitas bikes M que se vê por aí.
Pela tabela a bike tem uma geometria que fica entre a tradicional, com entreeixos e traseira curtos, e a moderna de XC, com head angle razoável de 69 graus, um front center avantajado, central baixo e reach longo. 

Pedalando com a bike:

No momento que sentei na bike, com a mesa 60mm montada, senti a natureza "trail" dela. A bike é bastante "na mão" usando mesa curta, por conta do top tube longo, como falei a cima. 
Porém senti que a bike não desenvolve tão bem no asfalto e estradão, principalmente comparando com outra bike que tenho aqui (TSW Pro elite, com susp Reba, bem leve).
A princípio atribuí aos pneus pesados DSI ou mesmo o peso do conjunto todo, que nem cheguei a aferir. Coloquei as rodas da TSW nela pra testar, e de fato melhorou um pouco, mas continou a impressão de ser uma bike não tão "esperta" na aceleração.



Então cheguei na trilha. Apesar de estar acostumado com canote dropper, resolvi andar com o canote alto mesmo. Me surpreendi com a estabilidade da bike, muito boa mesmo. Só não deu pra acelerar mais por que o freio TEKTRO é MUITO ruim. Acredito que melhore um pouco com o tempo assim que gastar um pouco os rotores, mas com ele novo deu medo de não conseguir reduzir a velocidade nos lugares mais íngremes. Além disso a suspensão é bem fraca, dá impressão que vai partir a qualquer momento nos trechos mais cascudos. Mas quando nova, apesar de muito simples, ela lê bem o terreno. Logo depois do primeiro pedal na trilha, ela já estava bem suja de graxa, com bastante terra grudada. Provavelmente esse garfo precisa de manutenções constantes (graxa) pra não ficar duro com o tempo.


Geometria parte 2:

Depois destes testes fiquei encucado, de como a bike parecia tão longa, até mais longa que uma bike  full tamanho M que tenho aqui. Aí resolvi pegar a trena e tirar as medidas do entreeixos, chainstay(pedivela até eixo traseiro), e front center (pedivela até eixo dianteiro). Aí veio a confirmação:
A BIKE É MUITO MAIOR NESTAS MEDIDAS DO QUE INDICA NA TABELA DE GEOMETRIA DO SITE.

Fiquei bem decepcionado com isso, pois apesar de ser uma boa pra quem vai fazer trilhas mais técnicas, isso torna a bike um pouco "lenta" pro uso no dia a dia.
Abri um ticket no site da GT imaginando que ia ser atendido pelos gringos, mas quem me atendeu foi alguém da Cannondalle (sim, eu sei, é tudo mesma empresa).
Depois que questionei a pessoa me respondeu com uma tabela de geometria da bike, que de fato batia com o que eu havia medido, mas totalmente diferente da apresentada no site. Ou seja, eles anunciam uma coisa e entregam outra.
Ainda estou no aguardo da resolução do caso, sinceramente não sei o que vão fazer, provavelmente vão me mandar um "é assim mesmo, passar bem". Inclusive eu estava esperando a posição deles pra postar esse review, mas como estão demorando demais resolvi fazer assim mesmo.

Foto: A tal tabela geometria teórica que a Caloi/Cannondale/GT me mandou...

Foto: A geometria q deveria ter vindo, do site oficial da GT.

Resumo:

É uma boa bike de entrada, tem uma boa geometria para trilhas quando ajustada com um avanço menor. Apresenta componentes razoáveis para uso em trilhas leves, mas pra quem quer levar mais a sério a suspensão é um dos primeiros items a serem trocados.

Pontos fortes:

- Geometria moderna, reach longo, bike estável
- relação de entrada porém bastante funcional.
- modificada, com dropper post, aros mais largos, suspensão maior, pode ser uma excelente trail bike rígida.

Pontos Fracos:
- suspensão aparenta ser muito frágil
- freios péssimos quando novos.
- pneus bem pesados com rolagem ruim.
- a geometria é diferente da anunciada no site.



Editado por TheLittle - 10 Set 2020 as 11:16
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tinha até desanimado de postar o review depois desse "problema", além do que não existe mais a bike a venda nova.

Mas de repente pode servir pra algúem que está em busca de uma usada.

E também pra chamar a atenção de como somos feitos de otários comprando uma coisa e recebendo outra diferente. Agora vai depender de como a GT vai se sair da situação, pois vendeu a bike pra alguém que entende o que tá comprando kkkkkkkkk
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Eu comprei 2 Avalanche Elite 2019 no fim do ano passado. Uma delas veio com problemas.... após algumas discussões com a "engenharia" trocaram o quadro pelo da Expert 2020 com novas rodas.

Eles tentam embromar, mas resolvem
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Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
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Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Eu comprei 2 Avalanche Elite 2019 no fim do ano passado. Uma delas veio com problemas.... após algumas discussões com a "engenharia" trocaram o quadro pelo da Expert 2020 com novas rodas.

Eles tentam embromar, mas resolvem

Bom saber. Vc teve que devolver o quadro? Quem bancou a montagem?
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Sinto lhe informar, mas o correto para conduites da Cannondale é o do cambio traseiro pelo lado direito e o dianteiro pelo lado esquerdo, como você achou errado. Verifique se os cabos não estão cruzados na parte inferior do toptube pois um roçando o outro desfia e piora muito a qualidade das trocas além de eventualmente arrancar tinta do quadro.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Sinto lhe informar, mas o correto para conduites da Cannondale é o do cambio traseiro pelo lado direito e o dianteiro pelo lado esquerdo, como você achou errado. Verifique se os cabos não estão cruzados na parte inferior do toptube pois um roçando o outro desfia e piora muito a qualidade das trocas além de eventualmente arrancar tinta do quadro.

então é mais um erro de projeto, pois colocar os conduítes assim não faz sentido nenhum. Fica uma acabamento feio, eles ficam todos torcidos, arranha o head tube e imagino que no caso de queda e torção do guidão a posição que eles ficam pode até quebrar a entrada de cabo dos shifters.

Todas as bikes de marcas sérias que tenho, até mesmo uma chinesa barata que tenho aqui, usam os conduítes entrando na maneira que eu afirmo ser a "certa".

Exemplo Santa Cruz Hightower, conduíte do canote retrátil (alavanca fica a esquerda do guidão) entra do lado direito do quadro. Os conduítes de freio e shifter traseiros (que ficam a direita no guidão) entram pela esquerda do quadro.
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lembrei de uma exceção, a minha Rocky Moutain Element 950 ano 2012 possui passagem externa de canote retrátil,  e este fica no lado esquerdo do quadro, no mesmo lado que uso o gatilho. Mas era uma época q eram raros bikes virem com esse tipo de canote, que pelo q me lembro eram praticamente todos externos, então é compreensível. Ainda assim, a passagem (interna) pro cambio dianteiro é na direita, a passagem (interna) pro câmbio traseiro é na esquerda. A passagem (externa) pro freio fica na esquerda também. 
Como hoje uso 1x11 nela, poderia utilizar um canote com cabeamento interno e usar a passagem do câmbio dianteiro (que é na direita) pro acionador, acredito que dê certo manobrando o cabo pra dentro do seat tube mas ainda n investiguei isso pq meu canote c cabo externo ainda está funcionando.


Editado por TheLittle - 09 Jul 2020 as 14:46
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Depois de muita negociação eles queriam que eu devolvesse a bicicleta e devolveriam a grana. Falei que era impossível pois não podia ficar sem a bike. 
Sugeri q me enviassem o quadro 2020 e me atenderia (até pedi pra um amigo q tem um tirar as medidas pra ver se bate com a tabela, e parece que sim).

No fim aceitaram me dar o quadro 2020 mais um cubo novo. Está a caminho, quando chegar e montar eu reporto a vocês.
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cecleal Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Depois de muita negociação eles queriam que eu devolvesse a bicicleta e devolveriam a grana. Falei que era impossível pois não podia ficar sem a bike. 
Sugeri q me enviassem o quadro 2020 e me atenderia (até pedi pra um amigo q tem um tirar as medidas pra ver se bate com a tabela, e parece que sim).

No fim aceitaram me dar o quadro 2020 mais um cubo novo. Está a caminho, quando chegar e montar eu reporto a vocês.

Também possuo uma GT Avalanche Sport 2019. Após ver seu post, na semana passada, enviei um e-mail para eles mas ainda não me responderam.
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que bom que este tópico está tendo visibilidade. É muita malandragem deles, esses quadros devem ser refugo de algum lugar, só pode. 
Só que me chama atenção o fato de ninguém ter notado isso antes, o que reflete o fato deque AS PESSOAS NÃO TEM NOÇÃO NENHUMA DE GEOMETRIA DE BIKE. Elas compram bicicleta pelo câmbio traseiro, peso, ou valor, mas sequer sabem avaliar a geometria do quadro, muitos nem se importam com isso. Todos deveriam aprender um pouco pra poder detectar esse tipo de fraude, por exemplo, ou pelo menos saber escolher a melhor bike pro seu tamanho e estilo de pedal.

tomara que todo mundo que comprou essa bike reclame e eles tenham q se virar pra tocar de quadro de todos. Valia até uma ação judicial conjunta contra a Dorel por propaganda enganosa.
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Estive investigando mais a fundo essa situação. Tem várias inconsistências:
- não existe essa geometria que me mandaram em nenhum lugar. Mas GT Avalanche 2019 tem muitas rodando por aí, de vários tamanhos e modelos. 
- apesar da minha reclamação já ter uns 2 meses, e a atendente dizer que já solicitou alterarem no site, se você entrar no site oficial ainda consta a geometria errada. Não há links no site oficial atual, não há uma categoria "archive" como deveria ter, mas fazendo uma busca no google é possível chegar nesse link https://www.gtbicycles.com/bra_pt/avalanche-sport-2038, que consta a geometria que não existe aqui.

estive vendo um review da 2020, muito bom por sinal, https://www.youtube.com/watch?v=Oam0HLlQqrY e nesse vídeo há um comentário que me chamou muito a atenção. Acho que se trata desse quadro que veio pra mim, e me dá a impressão que a estratégia deles é oferecer "refugos" de quadros em mercados subdesenvolvidos.. Se a GT / Dorel um dia ler esse tópico, gostaria muito que entrassem em contato comigo para esclarecer essa questão.


Its a shame that this frame is not available in Argentina. Instead we get a different version which is disproportionately long wheelbase and with 1" more of chainstay legth. Doesnt seem much but it really makes the handeling of the bike unresponsive and difficult to bunnyhop. Ive been investigating and it seem the bike you sell in the US is not the same you have on the international catalog. And good and racey geometry only seems to be found on high end expensive carbon bikes. Again its a shame!

-sobre o modelo 2020, o site brasileiro mais uma vez é falho. nos Estados Unidos, para os tamanhos S e XS da Avalanche 2020, somente tem opção de rodas 27.5. Porém aqui no Brasil eles vendem tamaho S com rodas 29. Como não há modelo Small 29 lá, não tem como saber a geometria exata desse modelo q pelo jeito só é vendido aqui, pois o site br é uma simples cópia do americano. Só vou saber quando chegar o quadro, montar a bike e medir... Aí vcs tem idéia do relaxo que a marca tem com os consumidores, em sequer informar medidas corretas das bikes. Ou pelo menos fazer um site brasileiro decente, já que temos modelos diferenciados aqui.
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chegou o quadro hoje. veio todo preto, do modelo expert. muito bonito.

ja vi q algumas coisas alem do cubo nao sao compatíveis, como cambio dianteiro. vou ver agora a caixa de direção se serve.

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TheLittle, na maioria das vezes os compradores confiam nos dados mostrados nas especificações técnicas, em lugares como EUA e Alemanha se o que é divulgado não é o mesmo que o vendido, a empresa corre seríssimo risco de um pesado processo. Veja o exemplo do que aconteceu com a Volkswagen que fez uma gambiarra nos motores de vários modelos de seus veículos para que fraudassem a medição da emissão de poluentes para baratear seus produtos, teve um super recall de milhões de veículos fora os processos que quase faliram a fabricante.

No caso de bikes, quem vai medir as especificações mostradas para ver se batem com as especificações reais tem que ser um cara que leva muito a sério o que compra, seja pra ele ou para terceiros. E te dou os parabéns, eu acho que eu cagaria se tivesse diferenças mínimas MAS eu arrumo quizumba com qq empresa ou vendedor que divulga componentes de informática (switches, roteadores, etc) que dizem que faz uma coisa e não fazem ou não fazem de modo adequado, hehehe...


Editado por sidserra - 18 Set 2020 as 13:19
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Pois é. Diferenças minimas podem ter sim, inclusive é até difícil medir com precisão certas coisas, então pode ter mínimas diferenças devido medição.
Mas nesse caso a diferença é gritante, não sei como outras pessoas não perceberam isso. Já andei em muitas bikes sabendo quais eram as suas geometrias, então quando eu subo na bike eu já sei mais ou menos o que esperar. Uma das minhas bikes tem um quadro artesanal com geometria projetada por mim, que depois de muita leitura e pequisa, e testes com outras bikes, cheguei ao que eu queria. E o resultado ficou excelente.  No caso desta GT 2019, o comportamento da bike é bem diferente do esperado da suposta tabela de geometria correta.


Mas é isso, as pessoas nem sabem direito no que estão pedalando, então engolem qualquer coisa..



Editado por TheLittle - 18 Set 2020 as 13:33
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Pois é. Diferenças minimas podem ter sim, inclusive é até difícil medir com precisão certas coisas, então pode ter mínimas diferenças devido medição.
Mas nesse caso a diferença é gritante, não sei como outras pessoas não perceberam isso. Já andei em muitas bikes sabendo quais eram as suas geometrias, então quando eu subo na bike eu já sei mais ou menos o que esperar. Uma das minhas bikes tem um quadro artesanal com geometria projetada por mim, que depois de muita leitura e pequisa, e testes com outras bikes, cheguei ao que eu queria. E o resultado ficou excelente.  No caso desta GT 2019, o comportamento da bike é bem diferente do esperado da suposta tabela de geometria correta.


Mas é isso, as pessoas nem sabem direito no que estão pedalando, então engolem qualquer coisa..


Cara, vc está super estimando a capacidade de pessoas normais com parâmetros de uma pessoa fora da curva (vc). E isso é errado!

Errado pq ninguém precisa ser um especialista em geometria de quadros para pedalar. Simplesmente pedalar. Seu conhecimento sobre geometrias tranquilamente aprova uma dissertação de engenharia/fisioterapia/fisiologia, isso pq vc estudou muito sobre o assunto. Isso é um ponto fora da curva. Pessoas normais apenas sentam na bike e pedalam.
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gm1987 Ver Drop Down


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Tenho certeza que muito atleta profissional não domina esse nível de conhecimento sobre geometrias.

Comparando com a F1, vcs sabem pq o Rubinho fez sucesso(abre aspas) na fórmula 1? Ele nunca foi um piloto excepcional, fora da curva, esse era o Schumacher... Mas o Rubinho tinha uma sensibilidade absurda para acertar o carro com os mecânicos!!!! Acabou chegando na escuderia mais top para ser o "acertador" de carro do Schumacher... Mesmo caso seu The Little, és um ponto fora da curva em geometrias de bike!!
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Ah sim, entenda como "diferenças mínimas" coisas como dizer que tem pneu 2.15 e veio 2.10, ou um guidão de 710mm e veio 700mm, ou uma mesa de 100mm e veio de 90mm e assim por diante, são aqueles detalhes que até passam despercebidos, diferentes de, por exemplo, dizer que é freio hidráulico e veio um semi-hidráulico ou dizer que é 27 marchas e veio com 24. Wink

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Pois é. Diferenças minimas podem ter sim, inclusive é até difícil medir com precisão certas coisas, então pode ter mínimas diferenças devido medição.
Mas nesse caso a diferença é gritante, não sei como outras pessoas não perceberam isso. Já andei em muitas bikes sabendo quais eram as suas geometrias, então quando eu subo na bike eu já sei mais ou menos o que esperar. Uma das minhas bikes tem um quadro artesanal com geometria projetada por mim, que depois de muita leitura e pequisa, e testes com outras bikes, cheguei ao que eu queria. E o resultado ficou excelente.  No caso desta GT 2019, o comportamento da bike é bem diferente do esperado da suposta tabela de geometria correta.


Mas é isso, as pessoas nem sabem direito no que estão pedalando, então engolem qualquer coisa..

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Neto1 Ver Drop Down


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Eu tinha um tamanho M desse modelo, que eu acho que foi o pior já feito pela GT. Extremamente lenta.
Eu tive uma GT Zaskar Elite 26, a bike era uma belezinha, mas esse modelo...
Tanto que fiquei com um pé atrás com GT, apesar desse modelo novo parecer muito bom
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raulino Ver Drop Down
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Que triste esta história... uma falta de respeito e exemplo do que gigantes como a Dorel fazem ao incorporar marcas que já despontaram no passado... as abandonam tecnicamente e só querem saber de faturar... faturar... faturar

Tenho 2 amigos que possuem bikes com este quadro, um deles inclusive, aos poucos, está transformando a dele em uma rígida de trilha... já trocou a relação por uma deore 20v, trocou a suspa por uma a ar, colocou pneu 2.35 na frente, mesa +curta e guidão rise e largo, agora acabou de instalar um canote retrátil

Ele não pretende ir para um Full, pelo menos por enquanto...



Editado por raulino - 19 Set 2020 as 03:47
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Pois é. Diferenças minimas podem ter sim, inclusive é até difícil medir com precisão certas coisas, então pode ter mínimas diferenças devido medição.
Mas nesse caso a diferença é gritante, não sei como outras pessoas não perceberam isso. Já andei em muitas bikes sabendo quais eram as suas geometrias, então quando eu subo na bike eu já sei mais ou menos o que esperar. Uma das minhas bikes tem um quadro artesanal com geometria projetada por mim, que depois de muita leitura e pequisa, e testes com outras bikes, cheguei ao que eu queria. E o resultado ficou excelente.  No caso desta GT 2019, o comportamento da bike é bem diferente do esperado da suposta tabela de geometria correta.


Mas é isso, as pessoas nem sabem direito no que estão pedalando, então engolem qualquer coisa..


Cara, vc está super estimando a capacidade de pessoas normais com parâmetros de uma pessoa fora da curva (vc). E isso é errado!

Errado pq ninguém precisa ser um especialista em geometria de quadros para pedalar. Simplesmente pedalar. Seu conhecimento sobre geometrias tranquilamente aprova uma dissertação de engenharia/fisioterapia/fisiologia, isso pq vc estudou muito sobre o assunto. Isso é um ponto fora da curva. Pessoas normais apenas sentam na bike e pedalam.

Tá certo, desculpe, eu exagerei. Também não é pra tanto.. 
Realmente ninguém é obrigado a saber tudo, eu mesmo n sei de muita coisa, e ainda assim muito do que eu penso é baseado em experiências que eu tive e algumas preferências que desenvolvi, não é pra se levar como regra.

Na ocasião que notei essa discrepância nas medidas, eu estava andando com outras 2 bikes de XC (alternando pedais entre elas) as quais eu sabia aproximadamente as medidas. E ao subir nessa GT, também tendo em mente a tabela de geometria da bike que comprei,  eu estava esperando comportamento similar as outras bikes XC. Porém na prática ela não correspondeu ao esperado, achei uma bike lenta nas reações e na aceleração. Já na trilha eu senti uma estabilidade maior até que uma dessas XC que estava acostumado, que além de ser full estava com garfo 120mm e ainda uma caixa de direção "angleset" que reduz 2 graus o ângulo da caixa de direção. Aí coloquei as duas bikes uma do lado da outra, e nitidamente a GT era muito mais longa. Foi então que peguei a trena e medi. Depois disso já acionei cobrando explicações e a resolução do problema.
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Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Eu tinha um tamanho M desse modelo, que eu acho que foi o pior já feito pela GT. Extremamente lenta.
Eu tive uma GT Zaskar Elite 26, a bike era uma belezinha, mas esse modelo...
Tanto que fiquei com um pé atrás com GT, apesar desse modelo novo parecer muito bom

Citando o amigo pra continuar o post acima.

Pois bem, não sei qual o conhecimento do amigo sobre geometria, mas veja que teve uma péssima impressão do quadro por achar "lenta". E de fato a bike fica um tanto mais lenta por conta dessa geometria esquisita. Quando digo lenta, digo nas reações, pois o entreeixos longo deixa a bike menos ágil.

Por outro lado, essa característica faz com que a bike se torne mais estável em altas velocidades. Verifiquem o reach desse quadro Small, ele equivale ou é até maior a muitos quadros LARGE de XC. Eu não fiz o teste pois a bike não é minha, mas morro de curiosidade de colocar um garfo de 130~140mm nessa bike e colocar ela num downhill mais técnico. Deve ser um espetáculo com essas características. 

Já pro XC e pedais do dia a dia (que é o intuito dessa bike) não é a melhor geometria, e nem faz muito sentido na verdade. 

E o maior problema disso tudo é a marca estampar uma coisa no site, e entregar outra coisa bem diferente. Pelo menos fizeram o certo, que foi substituir o quadro. 

na segunda termino de montar ela (mandei a roda pra montar na bicicletaria, o restante eu mesmo transplantei) e posso fazer outro review já com o quadro 2020


obs: tentem entender as geometrias das bikes, as mudanças nas bikes mais atuais especialmente ângulo de caixa de direção e ângulo do tubo do canote. Até o Pra Quem Pedala fez um vídeo da Epic e Epic Evo explicando as geometrias delas e no que essas mudanças do modelo novo influenciam. Tem outros vídeos também que explicam como o ângulo do canote influencia no reach e no tamanho do top tube. Acho tudo isso fundamental de se entender pra poder escolher uma bike na hora de comprar ou mesmo pra saber ajustar sua própria bike pra atender melhor o tipo de pedal q vc faz.


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Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.
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Vou terminar de montar hoje e talvez consiga fazer o teste amanha. Mas o comportamento de cara ja é bem diferente.

A única coisa imcompatível mesmo foi o cubo traseiro, o qual eles mandaram. Apesar do quadro 2020 ter montagem pro câmbio dianteiro direct mount, existe uma peça plástica embaixo do quadro pra passagem do câmbio dianteiro, assim como no quadro 2019. Então você consegue montar câmbio dianteiro comum também, dos que prendem no tubo.

a única observação é que o quadro novo tem head tube maior, então acabei usando menos espaçadores na direção, mas a espiga deu tranquilamente. Atente que o quadro novo tem cabeamento interno, então possivelmente terá que sangrar o freio traseiro. No meu caso perdi um pouco de óleo e o freio não funcionou mais. Pelo menos consegui passar o cabo inteiro pela borracha de acabamento e interior do quadro, inclusive com a porca que pressiona a oliva, então não precisei outra oliva no freio.


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fiz o teste da bike hoje.. filmei na gopro.

vou postar amanhã as impressões.
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Montei a bike esta semana. O acabamento desse quadro 2020 é muito melhor que o 2019 em todos os sentido. A primeira coisa que notei no 2019 é que os seatstays apesar de serem soldados na lateral do top tube, parece q foi soldado tudo junto num bolo em volta do seat tube. Nesse 2020 tem aquele espaço característico do desenho dos quadros GT. O cabeamento interno deixa a bike com uma aparência muito melhor, os cabos ficam mais organizados. O quadro 2020 tb tem entrada pra dropper seatpost interno no seat tube. O quadro q me mandaram foi do modelo Expert, mas acho que de todos modelos são iguais.



Apesar do quadro ter um suporte pra câmbios dianteiros Direct Mount, ele também aceita os câmbios tradicionais presos no tubo, como o 2019. Na foto, por curiosidade coloquei uma roda plus (275x2.8) e coube tranquilo. Acredito passar pneus 29 até 2.5 ou 2.6 nesse quadro.
 
 
A bike montada ficou com um aspecto um pouco diferente da 2019. Mas achei bem mais bonito o quadro.

De cara quando montei a bike já deu pra perceber que é bem mais curta que a outra. Dando uma voltinha na rua, deu p notar claramente que a bike é muito mais ágil e acelera melhor que o quadro anterior.

Ontem consegui sair com ela pra fazer um teste na trilha. A única modificação que fiz foi colocar uma roda dianteira com pneu 2.35, por segurança, pq os pneus originais dela são bem simples.

O que notei é que a bike é mais ágil, mais manobrável, com geometria muito mais acertada. Porém senti bastante falta de uma suspensão maior.. e isso é mais notável nessa 2020 do que na 2019.Prejudica muito o fato de terem colocado 100mm, essa bike merece 120mm de curso no mínimo. Além de prejudicar a geometria, achei o central muito baixo e dei umas batidas na coroa (onde outras bikes não pegam), mas talvez foi pq a coroa maior é 42 dentes. Os freios são os mesmos tektro ruins, o pneu traseiro fino, o garfo não confiável, então não dá pra acelerar muito na trilha mas consegui fazer todos os trechos técnicos sem maiores problemas.


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Se quiserem um parâmetro para comparação da velocidade, esses vídeos são da mesma trilha, descendo de santacruz hightower 2017. o trecho aos 14 segundos do segundo vídeo não tive coragem de fazer com a GT kkkkkkkkk



Editado por TheLittle - 25 Set 2020 as 22:32
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Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.

e aí, já teve alguma resposta? o que a Dorel alegou e qual a solução dada?
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Muito interessante a pegada do topico, to seguindo!
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.

e aí, já teve alguma resposta? o que a Dorel alegou e qual a solução dada?

E aí! A última vez que liguei foi ontem. A demanda ainda estava para análise da fábrica, segundo a atendente me falou. Hoje a tarde vou ligar novamente para eles.
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A bike ficou linda, parabéns e obrigado por compartilhar os detalhes...

Pelo quadro ter "curto", vc acha que se tivesse pego um tamanho maior ela ficaria mais estável The Little?
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Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

A bike ficou linda, parabéns e obrigado por compartilhar os detalhes...

Pelo quadro ter "curto", vc acha que se tivesse pego um tamanho maior ela ficaria mais estável The Little?

na verdade o 2020 não chega a ser curto. A questão é que o 2019 era longo demais o entreeixos, desproporcional pro tamanho do quadro e pra proposta da bike. Mas digamos, a parte "de cima" do quadro  (top tube) tem as medidas corretas e são bem similares entre os dois modelos, diria que praticamente igual. O fit pras duas bikes é o mesmo, só o comportamento da bike que muda muito por conta dessa característica do 2019. 

Sobre pegar uma medida acima, acho o comprimento do top tube do Small bem acima da média dos quadros dessa categoria. Tanto é que recomendo trocar o avanço original por um mais curto em todos os tamanhos pois é uma bike de frente bem longa. Agora imagina pegar um M quem deveria usar S..ficaria grande demais a bike. Mas de fato, como ia aumentar tudo (top tube, reach, front center, e por cosequência entreeixos) provavelmente a bike M seria um pouco mais estável sim.

Pena q o uso dela será só pra pedais leves.. se a bike fosse minha já tva com pike 140, canote dropper, de repente até rodas plus rs.


Editado por TheLittle - 02 Out 2020 as 14:17
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Acrescentando uma informação que esqueci;

Pesei o quadro 2019 tamanho Small e deu 2250g..

isso sem direção, sem blocagem, sem os parafusos de guia de cabo.

pesadinho não?

o 2020 eu acabei esquecendo de pesar, parece ser pouca coisa mais leve.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.

e aí, já teve alguma resposta? o que a Dorel alegou e qual a solução dada?

A Dorel me deu uma resposta ontem a tarde. Fizeram logo a proposta da troca do meu quadro pelo modelo 2020, com o cubo traseiro. Aceitei. Agora é aguardar o envio do quadro e do cubo para montagem. 

Caso algum colega enviou e-mail recente para a empresa e ainda não foi respondido, sugiro que tente o contato mediante ligação para agilizar. Quando liguei a primeira vez, a atendente falou que ainda estavam respondendo os e-mails de agosto.
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Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por cecleal cecleal escreveu:

Olá, amigo! Já montou a bike com o novo quadro? Se possível, faça o review para nós e diga quais componentes não são compatíveis com o quadro novo.

Como disse antes, após ver sua publicação enviei um e-mail para a GT. Na semana passada eles me responderam pedindo para enviar as fotos com as medidas. Enviei e eles me pediram para ligar na sexta feira (25.08.2020) que já teriam uma resposta.

e aí, já teve alguma resposta? o que a Dorel alegou e qual a solução dada?

A Dorel me deu uma resposta ontem a tarde. Fizeram logo a proposta da troca do meu quadro pelo modelo 2020, com o cubo traseiro. Aceitei. Agora é aguardar o envio do quadro e do cubo para montagem. 

Caso algum colega enviou e-mail recente para a empresa e ainda não foi respondido, sugiro que tente o contato mediante ligação para agilizar. Quando liguei a primeira vez, a atendente falou que ainda estavam respondendo os e-mails de agosto.

E ai amigo, alguma novidade?  Espero que tenham trocado seu quadro. Aguardo as impressões do quadro novo, gostaria de saber quanta diferença sentiu na bike.

Abraço.
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[/QUOTE]

E ai amigo, alguma novidade?  Espero que tenham trocado seu quadro. Aguardo as impressões do quadro novo, gostaria de saber quanta diferença sentiu na bike.

Abraço.
[/QUOTE]

Olá, amigo! De início eles já aceitaram trocar o quadro. Me enviaram as notas fiscais do cubo e do quadro, por e-mail, no dia 20/10, e estão vindo por transportadora, mas ainda não recebi. Assim que recebê-los eu posto aqui.
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Que tópico enriquecedor!
Parabéns pela iniciativa e a paciência de escrever e compartilhar!
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A GT recolheu o quadro velho?
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Recebi o novo quadro envaido pela GT. Me enviaram o quadro 2020 do Modelo Avalanche Sport. Possui um local no quadro para fixação do câmbio dianteiro que eu não gostei. Acredito que meu câmbio dianteiro não daria certo, mas como estou usando 1x, não tive problemas com isso. 

Sobre o cabeamento interno, como não há oficinas na cidade que resido que saibam fazer a sangria do freio, optei por deixar o cabo do freio traseiro do lado de fora por enquanto. Não entendo muito sobre bikes, mas consegui fazer a montagem assistindo vídeos no YouTube.

Não consegui achar o chainline desse quadro. Já troquei o pedivela, movimento central e várias posições do pedivela em relação quadro, até troquei a gancheira, mas sempre cai a corrente do cog maior do cassete quando pedalo pra trás. Já pensei que fosse o cassete empenado, mas não é. Pode ser algo no freehub, não sei... Se alguém puder me dá uma dica do que possa ser, agradeço.

Tirando esse problema da linha de corrente, a bike ficou muito boa. Pretendo comprar em breve o kit para fazer a sangria e colocar o freio da maneira correta. Gostei bastante.
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show, que bom que resolveram pra você.

sobre cambio dianteiro, esse quadro tambem aceita cambio tradicional, precisa passar o cabo por uma peça que fica parafusada embaixo do central. eu mesmo coloquei o cambio dianteiro da 2019 p 2020.

sobre chainline faz o seguinte

compra arruelas de pressão, q sao espessas e tem borda fina, e coloca entre a coroa e braços do pedivela fazendo a coroa ir mais pra dentro.
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Esse quadro 2020 é muito legal, o preço das bikes montadas nele disparou...

Sobre a dica das arruelas de pressão, achei interessante, obrigado
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