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Aro 27,5 sumiu do mercado?

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dimas2dimas Ver Drop Down


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    Postado: 09 Mar 2022 as 11:39
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Luisdesousa Luisdesousa escreveu:

Bom dia a todos,

Meço 1,68 e não gostei de como a 29 se desenvolve no CrossCountry, principalmente em trilhas mais técnicas. Por isso continuei por algum tempo com minha 26 (GT i-DXC 3.0). Quando tive a oportunidade, troquei as rodas para 27.5 e troquei a tração (necessitou um cassete com pião um pouco maior). A bike se transformou num foguete. Tanto roda bem em estradão e asfalto como em trilhas técnicas. É incrível. Nunca tive dificuldade de comprar pneus e camaras top´s, pq sempre comprei via internet. Nas lojas, a moda é 29, e moda é moda, não estão nem aí se é o melhor, mas fazem propaganda como sendo. Eu diria que abaixo de 1.70m de estatura, não vale a pena 29. Para adequar um quadro médio/pequeno numa roda enorme, a bike perde na geometria, perde agilidade e ganha e fica um trambolhão pesado e disforme. Eis a minha experiência pessoal. Espero que possa ajudar a quem está na dúvida de investir numa 27.5.

Um abraço a todos 

quantas bikes 29 vc testou? quais?




Provavelmente nenhuma! Só deve estar querendo atenção. Bomesmo é a geometria da 26... adaptada pra 27,5, com 71 graus no headtube, angulo de entrada menor, mas vai entender... Imagina se a galera da Elite descobre que a 26 e mais rapida nos locais mais técnicos... Ia ser uma revolução!

Eu desisto! Quanto às gravel, vejo a galera comprando pra rodar com slick e dizer que roda igual speed... Vai entender né!
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2022 as 11:08
Falaram da gravel em 2025 e esqueceram de outra. Os pneus plus.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2022 as 09:23
eu tenho uma 29 com 140mm de curso traseiro, esses dias eu testei ela com roda 275 atrás, pois ela tem ajuste na suspensão pra permitir usar rodas 275.. A bike ficou muito legal, ângulo mais agressivo na frente e ficou com central mais baixo melhorando bem as curvas. O ponto negativo é que o pedivela ficou batendo no chão com mais frequência nas subidas técnicas. Mas gostei muito do resultado, vou montar essa configuração mais vezes. É quase como andar com uma bike diferente.

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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2022 as 09:14
em tempo, "converti" a minha bike enduro 275 pra "mullet".

Santa Cruz Nomad 3, ano 2015. Tirei Lyrik 180mm 275 e entrou uma Fox 36 de 160mm aro 29.
A diferença não chega a ser absurda, mas nas descidas bem cascudas dá um bom incremento na confiança da bike. Já havia testado essa configuração a uns 2 anos atrás com uma suspensão 150mm emprestada de outra bike, só estava esperando aparecer a suspensão certa pra trocar pra 29 pra definitivo.

Precisava também trocar o pneu 2.4 traseiro  pq estava nas últimas.  Usei o pneu 2.6 que estava na dianteira, praticamente novo. Como os pneus Vittoria são grandes, ele passou apertado mas entrou, agora a bike ficou mais equilibrada.. Minion DHF 29x2.5 dianteiro e Vittoria Mazza 275x2.6 traseiro. Tá um trator.


Editado por TheLittle - 09 Mar 2022 as 09:19
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heitorcolombini Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar heitorcolombini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2022 as 09:05
Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:

Se vocês analisarem bem, a bike 27,5 foi a gravel do meio da década.

Em 2025 haverão tópicos "Gravels sumiram do mercado?"

Postei e saí correndo... LOL

Exatamente..... kkkkk
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Acionista Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Acionista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2022 as 08:40
Eu tenho uma TSW Hunter aro 27,5 adoro a bike, tenho 1,87 de altura

vou importar os pneus da china para ela, 27.5 x 2.1



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TheLittle Ver Drop Down
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eu penso q essa questão de resistência de roda já foi resolvida. hoje em dia tem rodas 29 muito fortes se vc quiser ou precisar.

Outro dia vi uma Specialized Camber tamanho 23 sendo vendida num valor legal, mas não achei mais o anúncio.. procura nos grupos de compra e venda de bikes de Enduro q vc acha, se é esse tipo de bike que quer.

Na verdade acho que o problema não é o fato do tamanho roda, mas sim achar bikes com quadro tão grande q é meio raro, mesmo nas 29 atuais. São tamanhos com pouca saída, vende pouco. No mercado de novos é muito arriscado pro lojista pedir algo assim p ter em estoque, e no mercado de usados tem que achar outro grandão querendo desapegar ao mesmo tempo q vc tá procurando comprar. Juntando com o fato do breve período de vida das 275 e do pouco sucesso que fizeram no segmento de XC no Brasil (imagino q esteja procurando uma hardtail XC, certo?) fica mais difícil ainda. Mas se olhar no catálogo de praticamente todas as marcas, vai ver que em um certo período da "febre" das 275 eles fizeram sim alguns modelos com quadro grande. 
Talvez hoje em dia, em bikes novas, não ache mesmo pois é quase unanimidade que as rodas 29 beneficiam em muito todos, especialmente os maiores.
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Daniel´Z Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel´Z Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2021 as 08:25
Originalmente postado por Luisdesousa Luisdesousa escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Luisdesousa Luisdesousa escreveu:

Bom dia a todos,

Meço 1,68 e não gostei de como a 29 se desenvolve no CrossCountry, principalmente em trilhas mais técnicas. Por isso continuei por algum tempo com minha 26 (GT i-DXC 3.0). Quando tive a oportunidade, troquei as rodas para 27.5 e troquei a tração (necessitou um cassete com pião um pouco maior). A bike se transformou num foguete. Tanto roda bem em estradão e asfalto como em trilhas técnicas. É incrível. Nunca tive dificuldade de comprar pneus e camaras top´s, pq sempre comprei via internet. Nas lojas, a moda é 29, e moda é moda, não estão nem aí se é o melhor, mas fazem propaganda como sendo. Eu diria que abaixo de 1.70m de estatura, não vale a pena 29. Para adequar um quadro médio/pequeno numa roda enorme, a bike perde na geometria, perde agilidade e ganha e fica um trambolhão pesado e disforme. Eis a minha experiência pessoal. Espero que possa ajudar a quem está na dúvida de investir numa 27.5.

Um abraço a todos 

quantas bikes 29 vc testou? quais?





Bom dia a todos e um feliz Natal!

Estou montando uma bike para iniciar e aprender técnicas de MTB básicas para fazer trilhas de nível técnico bem básico (a princípio… nunca se sabe o quanto isso pode viciar!!)
Pedalo faz 23 anos em São Paulo como meio de transporte. 18 anos com minha Wheeler de cromoly aro 26 tamanho 21,5” e nos últimos 5 anos pedalava uma híbrida, trek FX 7.2 tamanho 22,5”, mas infelizmente entraram em casa e a roubaram junto com a Specialized Jet edição especial da minha esposa (que não pedalava nem no asfalto antes de me conhecer).

Tenho 1,90m e fiquei um bom tempo procurando uma bike usada do meu tamanho, mas nada legal e com bom preço acima de 20” no mercado de usados. Então resolvi montar a famosa MTB adaptada posta cidade com pneus mais finos (cara de aro 700) e garfo rígido (que não encontrei de cromoly em lugar algum, infelizmente).
Já com a relação comprada (câmbio tras. Deore m5001 10v e respectivo passador, k7 11-42 sunshine e corrente China 10v (era mais barato comprar o kit do que só câmbio e passador) câmbio dianteiro deore M4000 e passador alívio 3v, pedivela hollow Itx com coroas do Deore m591 (que foi roubado com a Trek, mas com as coroas de um AllTerra) - 42, 32, 24 10v!
Foi quando apareceu uma trek FX 7.3 usada tamanho 22,5 num bom preço e acabei comprando - já está montadinha com freios v-brake Deore lx e câmbios alívio traseiro e Deore dianteiro. A única coisa que talvez precise trocar é o pedivela pesado em todos sentidos (central blindada ponta quadrada e coroas 48-38-28).
Com a bike urbana resolvida, decidi montar a tal MTB para sair da estrada um pouco, só pela diversão!!
Aí comecei a procurar rodas boas (querendo fugir das rodas Wild da absolute ou mesmo extreme pro VZan) e encontrei a m15 da Shimano tamanho 27,5 num preço excelente. Comecei então a pesquisar!!
Por ter 1,90 eu não tenho certeza que a 27,5 fique num bom tamanho para mim. A maior evidência foi eu não encontrar NENHUM quadro tamanho 21” para aro 27,5. Será???!!
Ao mesmo tempo, com 110kg acho que para um iniciante aros 29” não aguentam o tranco da soma do peso com fala de técnica. Então acho que 27,5 seria uma boa opção para mim.
O que vocês acham? Encontro quadro 27,5 do meu tamanho? Alguma sugestão de quadro?

Muito obrigado pela atenção de todos!!
Bom natal e Feliz pedais!!!
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raulino Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2020 as 23:23
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Bike do campeão mundial de DH, Reece Wilson, que ocorreu nesse domingo em Leogang, Austria


O ano passado foi o Loic Bruni, ganhou tanto a World Cup quanto o World Championship com uma bike também com roda 29 dianteira e 27.5 traseira (Specialized Demo)

Desculpem o off-topic

Mas alguém sabe onde se arranja um para-lama dianteiro igual a esse?
"Reality is what you make it"
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ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2020 as 13:15
Originalmente postado por rencel-iludido rencel-iludido escreveu:

Originalmente postado por rencel-iludido rencel-iludido escreveu:

oi desculpa n ser a respeito da sua pergunta mas 
algm sabe a cor da tinta original da monark crescent 10






pfvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvCool
plz



Sua pergunta não tem nada a ver com o tópico.
Ninguém vai te responder.
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rencel-iludido Ver Drop Down
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Originalmente postado por rencel-iludido rencel-iludido escreveu:

oi desculpa n ser a respeito da sua pergunta mas 
algm sabe a cor da tinta original da monark crescent 10






pfvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvCool
plz

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Nikola_Tesla Ver Drop Down

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Vojna Krajina
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nikola_Tesla Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2020 as 10:37
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

TRILHAS INOSPISTAS
MEIO-FIL
PONTA DOS CASCOS

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Clap

Ok. Valeu pela dica. Tem um cara (Vinícius Marçal) aqui me ajudando a escolher a bike. Muito conhecedor do tema.



Ok. Valeu pela dica. Tem um cara (Vinícius Marçal) aqui me ajudando a escolher a bike. Muito conhecedor do tema.

Editado por Nikola_Tesla - 14 Out 2020 as 10:52
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Luisdesousa Ver Drop Down
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Testei uma GT e uma CALOI. Claro, se vc tem reserva financeira para investir, e comprar uma 29 TOP-OVER-BLASTER-UP, é óbvio que vai achar melhor que uma 27.5 de base. Mas na média, é isso que citei. 
O resto é marketing de 29''. Leia em  https://www.aventrilha.com.br/marketing-do-mountain-bike-loucura/ - https://www.aventrilha.com.br/marketing-do-mountain-bike-loucura/
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Luisdesousa Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Luisdesousa Luisdesousa escreveu:

Bom dia a todos,

Meço 1,68 e não gostei de como a 29 se desenvolve no CrossCountry, principalmente em trilhas mais técnicas. Por isso continuei por algum tempo com minha 26 (GT i-DXC 3.0). Quando tive a oportunidade, troquei as rodas para 27.5 e troquei a tração (necessitou um cassete com pião um pouco maior). A bike se transformou num foguete. Tanto roda bem em estradão e asfalto como em trilhas técnicas. É incrível. Nunca tive dificuldade de comprar pneus e camaras top´s, pq sempre comprei via internet. Nas lojas, a moda é 29, e moda é moda, não estão nem aí se é o melhor, mas fazem propaganda como sendo. Eu diria que abaixo de 1.70m de estatura, não vale a pena 29. Para adequar um quadro médio/pequeno numa roda enorme, a bike perde na geometria, perde agilidade e ganha e fica um trambolhão pesado e disforme. Eis a minha experiência pessoal. Espero que possa ajudar a quem está na dúvida de investir numa 27.5.

Um abraço a todos 
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Luisdesousa Ver Drop Down
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Testei uma GT e uma CALOI. Claro, se vc tem reserva financeira para investir, e comprar uma 29 TOP-OVER-BLASTER-UP, é óbvio que vai achar melhor que uma 27.5 de base. Mas na média, é isso que citei. 
O resto é marketing de 29''. Leia em https://www.aventrilha.com.br/marketing-do-mountain-bike-loucura/
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rencel-iludido Ver Drop Down
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oi desculpa n ser a respeito da sua pergunta mas 
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pfvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvCool
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Fabio Ver Drop Down


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Essa Cannondale era o protótipo das atuais sem abraçadeira que só dão problema. LOL
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HardWell Ver Drop Down
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ino"pistas"

Pinch
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TRILHAS INOSPISTAS
MEIO-FIL
PONTA DOS CASCOS

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Clap
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/1l2F7rM

Minha F7

Altas trilhas inóspitas com essa belezura!
#RIP

Trilhas inóspitas com pneu slick???? LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

Mano, vou te dar uma puta dica de graça: Coloque um canote maior, faça dois furos no seat tube e coloque dois parafusos passantes segurando o canote! É gol e continuará fazendo trilhas inóspitas com sua F7 e pneu balão
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Nikola_Tesla Ver Drop Down

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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/1l2F7rM

Minha F7

Altas trilhas inóspitas com essa belezura!
#RIP



O mais perto de trilha que essa bike já passou, é no "meio-fillll" com sujeira de resto de obra da rua...

Provavelmente esse quadro quebrou porque ele é pequeno para você, o canote era muito curto, ou estava inserido menos do que o mínimo... Se você sabe o que é um bikefit virtual, faça para o próximo quadro você não correr esse risco.


é q devido a tanto tempo de estudo da física mecânica e vetorial, e da norma culta da língua portuguesa, não sobrou tempo pra ler o manual da bicicleta.


Não viaja. Comprei ela desse jeito e não mexi na altura selim. O dono era um gorducho, com mau hálito terrível, que me vendeu ela por míseros 250 marotos.
Ele deve ter phodido com a bike porque ela durou pouco tempo comigo. Sou maagro e tenho 1.78m.
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/1l2F7rM

Minha F7

Altas trilhas inóspitas com essa belezura!
#RIP


O mais perto de trilha que essa bike já passou, é no "meio-fillll" com sujeira de resto de obra da rua...

Provavelmente esse quadro quebrou porque ele é pequeno para você, o canote era muito curto, ou estava inserido menos do que o mínimo... Se você sabe o que é um bikefit virtual, faça para o próximo quadro você não correr esse risco.


é q devido a tanto tempo de estudo da física mecânica e vetorial, e da norma culta da língua portuguesa, não sobrou tempo pra ler o manual da bicicleta.

Editado por TheLittle - 13 Out 2020 as 22:23
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

27.5 e quase que engenharia genética, pois pegou o melhor das 26 e das 29 sem pegar o pior delas. Ou será que não e, na verdade, ela é o pior dos 2 mundos?


Depende de 1 único fator: A bike que vc tem!

Se tem 27,5, é a opção 1. Se tem 26 ou 29, opção 2. LOLLOLLOLLOLLOLLOL

90% das "opiniões" em fóruns são passionais. Poucos aqueles que tiveram o privilégio de ter as 3 bikes, testar e tirar suas conclusões. 


Cara tenho 29" e 27.5", são bikes com propósitos iguais, ambas trail bike, eu prefiro usar as 27.5" na trilha técnica, e até no deslocamento que é estradão de terra, como meu pedal é 4fun, e a galera que pedalo é nessa vibe, então não incomoda o relativo desenvolver desenvolver "pior" dela no estradão, pois no final o que conta é perna e treino.

Mas é notório que a 29" desenvolve mais ... Se eu fosse competidor da turma dos Strava lovers, era 29" com 12v e coroa 38 pra parecer bruto e tentar ser bruto, se ia conseguir, só os treinos e muito empenho para dizer.

Na bike de enduro 27.5" não mexo em nada, ela me atende 200%, já na trail bike 27.5", num futuro, pretendo colocar uma suspa e roda dianteira 29", com pelo menos 140mm pra começar a ficar interessante o conjunto, aí acho que fica bem equilibrada.



de fato essa é a melhor vibe pra pedalar.

chegar em um role c a galera e ninguém ficar julgando se sua bike é isso ou aquilo, e ficar nessa pira de tamanho de roda.
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

27.5 e quase que engenharia genética, pois pegou o melhor das 26 e das 29 sem pegar o pior delas. Ou será que não e, na verdade, ela é o pior dos 2 mundos?


Depende de 1 único fator: A bike que vc tem!

Se tem 27,5, é a opção 1. Se tem 26 ou 29, opção 2. LOLLOLLOLLOLLOLLOL

90% das "opiniões" em fóruns são passionais. Poucos aqueles que tiveram o privilégio de ter as 3 bikes, testar e tirar suas conclusões. 


Cara tenho 29" e 27.5", são bikes com propósitos iguais, ambas trail bike, eu prefiro usar as 27.5" na trilha técnica, e até no deslocamento que é estradão de terra, como meu pedal é 4fun, e a galera que pedalo é nessa vibe, então não incomoda o relativo desenvolver desenvolver "pior" dela no estradão, pois no final o que conta é perna e treino.

Mas é notório que a 29" desenvolve mais ... Se eu fosse competidor da turma dos Strava lovers, era 29" com 12v e coroa 38 pra parecer bruto e tentar ser bruto, se ia conseguir, só os treinos e muito empenho para dizer.

Na bike de enduro 27.5" não mexo em nada, ela me atende 200%, já na trail bike 27.5", num futuro, pretendo colocar uma suspa e roda dianteira 29", com pelo menos 140mm pra começar a ficar interessante o conjunto, aí acho que fica bem equilibrada.

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Mongoose XR PRO 29" - 2016
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/1l2F7rM

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Altas trilhas inóspitas com essa belezura!
#RIP


O mais perto de trilha que essa bike já passou, é no "meio-fillll" com sujeira de resto de obra da rua...

Provavelmente esse quadro quebrou porque ele é pequeno para você, o canote era muito curto, ou estava inserido menos do que o mínimo... Se você sabe o que é um bikefit virtual, faça para o próximo quadro você não correr esse risco.


Pois é. Ficou só uma pontinha para dentro do tubo. Minha sorte foi que o quadro tem qualidade inquestionável. Se tivesse quebrado abruptamente eu tava lascado, porque só ando na ponta dos cascos..
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são paulo
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Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

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Altas trilhas inóspitas com essa belezura!
#RIP


O mais perto de trilha que essa bike já passou, é no "meio-fillll" com sujeira de resto de obra da rua...

Provavelmente esse quadro quebrou porque ele é pequeno para você, o canote era muito curto, ou estava inserido menos do que o mínimo... Se você sabe o que é um bikefit virtual, faça para o próximo quadro você não correr esse risco.
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Eu, aos 34 anos de idade desapegado da minha velha 26. Vendi por Milão e comprei uma Specialized Rockhoper M (17). Tenho 1,67m de altura e perna comprida (77,5 de cavalo). RESUMO... 26 nunca mais.

Com pneus 2.3 no estradão, areia, cascalho solto, subidas... nunca faltou chão e nunca sofri mais que de 26.

O mundo evoluiu, as novas geometria e permitem que baixinhos utilizem aro 29 e usufrua das vantagens.

Pra quem é saudosista, vai de Vbrake, suspensão de mola e Deore 3x7 e seja feliz.

Quanto às 27,5, a Cannondale e a Trek ainda disponibilizam MTB com esta medida de roda (somente para quadros pequenos).

Não tenho saudades da 26!

No mais, a comunidade do fórum agradece se ignorarmos os trolls.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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Vojna Krajina
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Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Beleza amiguinho, volte para a caverna que o show de maria bethania ja deu!!!!

Se exponha, nao se esconda.

#naoentendianecessidadedechamardemacaco


Cara, na boa: vaza da minha aba, velho. Mau caráter!


Editado por Nikola_Tesla - 13 Out 2020 as 18:20
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Editado por Nikola_Tesla - 13 Out 2020 as 18:18
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Faz parte do espírito do mountain bike 

"choose a wheel size and be a dick about it. 
kkkkkkkk

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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

27.5 e quase que engenharia genética, pois pegou o melhor das 26 e das 29 sem pegar o pior delas. Ou será que não e, na verdade, ela é o pior dos 2 mundos?

Depende de 1 único fator: A bike que vc tem!

Se tem 27,5, é a opção 1. Se tem 26 ou 29, opção 2. LOLLOLLOLLOLLOLLOL

90% das "opiniões" em fóruns são passionais. Poucos aqueles que tiveram o privilégio de ter as 3 bikes, testar e tirar suas conclusões. 
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Beleza amiguinho, volte para a caverna que o show de maria bethania ja deu!!!!

Se exponha, nao se esconda.

#naoentendianecessidadedechamardemacaco
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Nikola_Tesla Ver Drop Down

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Vojna Krajina
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

Não, TheLittle (Delirou?!), vc nã sabe nem o que é Centro de Gravidade? Nossa!


É Física básica demais para não ser compreendida, mas vamos lá:

O
centro de gravidade da bike + ciclista (nada a ver com o central da bike) num trambolhão é inevitavelmente
mais alto. Desse modo, o ciclista do jumbo fica subjulgado aos
caprichos da gravidade, de modo que qualquer deslocamento para o lado
(direta ou esquerda) a tendência de rotação é maior, gerando mais
instabilidade, portanto mais dificuldade de equilíbrio e mais gasto de
energia no controle da bike. É análogo ao cara que anda em duas pernas
de pau: uma de 1m de altura e outra de 10m. É óbvio que na perna de pau
de 10m de altura, o sujeito vai ter de realizar um trabalho (T = F.d)
hercúleo para voltar para a posição de equilíbrio a cada deslocamento em
relação ao eixo central vertical, que passa pelo seu corpo.

Na areia, as oscilações são muito maiores e mais rápidas, de modo que se o centro de gravidade não for mais baixo, vc vai para um lado e não volta mais. Não tem nada a ver com "central", porra! É centro de gravidade! Por isso, todo mundo que anda de aro 26 acha a bike mais "manobravel" — é o centro de gravidade ajudando...
Delirou?


Vamos lá, vou explicar em partes pro gênio:

centro de gravidade da bike + ciclista (nada a ver com o central da bike)

ERRADO: Tem tudo a ver com o central da bike. É o ponto mais baixo onde se apoia o peso na bicicleta e a partir dele é que se determina o posicionamento do ciclista em relação ao solo, de acordo com cada modalidade. Se o central das 29 fosse alinhado aos eixos da bike, como sua cabeça oca pensa que é, realmente fazia sentido o que está tentando resmungar, mas na vida real o que se faz é abaixar o central, e dessa maneira o ciclista fica mais "encaixado" no meio das rodas em relação as 26.

Caso não tenha entendido, vou falar de outra maneira: O CICLISTA FICA NA MESMA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO SOLO TANTO NUMA 26 COMO NUMA 29 POIS O MOVIMENTO CENTRAL NAS 29 É POSICIONADO MAIS BAIXO QUE NAS 26. 
Isso considerando bicicletas pra uma mesma finalidade. 

Nas Road (que usa rodas 700) por exemplo se usa o central mais baixo que nas MTB pra terem mais estabilidade, já que não precisa lidar com a suspensão abaixando como nas mtb, principalmente as full. Mas em bicicletas de pista (até isso já pratiquei) o central é bem mais alto que nas road para não pegar na pista caso precisar andar devagar nas partes inclinadas na pista (trackstand por exemplo).


 Desse modo, o ciclista do jumbo fica subjulgado aos caprichos da gravidade, de modo que qualquer deslocamento para o lado (direta ou esquerda) a tendência de rotação é maior, gerando mais instabilidade, portanto mais dificuldade de equilíbrio e mais gasto de energia no controle da bike. 

O que muda da 26 pra 27,5 pra 29 não é o centro de gravidade da bike, não inventa besteira. O que muda é a distância dos eixos em relação ao solo. E de fato há uma diferença no comportamento da bike, mas em 10 minutos pedalando seu cérebro já aprende a lidar. 

E essa sua explicação "física" é totalmente furada. "tendencia de rotação é maior", q porra é essa? kkk
se está falando de "energia rotacional" ou algo assim, pra justificar "instabilidade" das 29, não faz sentido nenhum. Rodas 29 por serem maiores  tendem a manter melhor o movimento, e justamente por isso são mais estáveis em quase todas as situações. Por isso e por conta da área de contato são muito superiores, muito mais estáveis pra andar na areia.  Por isso também elas são levemente mais difíceis de esterçar na teoria, mas na prática NÃO É POSSÍVEL SENTIR ESSA "DIFICULDADE" DE VIRAR já que esterçar uma bicicleta em movimento é uma coisa que exige mínimo esforço. 

Eu ando quase todo dia aqui no MT em estrada de areia, sei muito bem como é. Conversando com o pessoal daqui que pedala, a maior vantagem que eles vem nas 29 é justamente essa.

Na areia, as oscilações são muito maiores e mais rápidas, de modo que se o centro de gravidade não for mais baixo, vc vai para um lado e não volta mais. Não tem nada a ver com "central", porra! É centro de gravidade! Por isso, todo mundo que anda de aro 26 acha a bike mais "manobravel" — é o centro de gravidade ajudando...
Delirou?

O piloto da pracinha saltador de meio fil fez questão de explicar novamente o erro. Não sabe nem como funciona uma bicicleta e pelo jeito nunca nem andou na areia pra falar tamanha asneira. Se você desequilibrar na areia, seja de 29, de 26, 12 ou de patinete, a tendência é vc travar. Não adianta a roda ser mais fácil de esterçar (irrisória essa diferença) se vc está afundando na areia.

Vou falar de novo:

CENTRO DE GRAVIDADE DEPENDE DO PROJETO DA BICICLETA, DE ONDE FICA O MOVIMENTO CENTRAL, E NÃO DO TAMANHO DA RODA. 

Estude mais que um dia vc aprende.




Já vi que é impossível do indivíduo entender.
Rodão em contato com o solo oferece mais tração, em função da maior área de contato com o solo-- e não mais "estabilidade ".
A dificuldade de virar vem do momento de inércia do rodão ser maior, Gorila. Ah. Nao!
Desisto...

Ô gênio, e não foi exatamente o que falei?. Sim o momento de inércia é maior pois as rodas são maiores e mais pesadas (considerando os mesmos componentes da roda mas com tamanhos diferentes). Vc tem razão que NA TEORIA  é mais difícil virar.  Mas essa diferença é tão irrisória que não faz sentido nenhum usar esse argumento contra as 29.

Além disso com rodas maiores, o rake (offset) do garfo muda pra compensar a diferença da roda e ter um esterço similar ao que se espera numa moutain bike.

Vou explicar de novo: uma bike 29 não usa o mesmo quadro de uma 26 com tamanho da roda diferente, ela é pensada em torno das rodas que vai usar.

Esses  projetos evoluiram muito nos ultimos anos e as 29 hoje são muito melhores que a 5 anos atrás.. quem dera 10 anos então..


Aê, Delirou!
Finalmente...É disso que eu falava mesmo. Clap
Só faço a ressalva quanto a essas "de hoje". Creio que vc fala de bikes de competição, porque essas de 2000 marotos são impossíveis de se ter com elas um pedal descontraído.

Ps: Em relação ao "Gorila", eu espero que tenha entendido o sentido. Não foi aquele que aquele bohsal acima "entendeu". Blz? Sujeito idiota e canalha é o que mais tem em forum.

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aniiiiisio Ver Drop Down


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Bike é treino galera... mais de 80%.
Treino físico e de técnica.

Fora isso, considerando bikes semelhantes em preço e geometria, o que importa é otimizar pneu, suspensão e freios. Qualidade e calibragem deles.

Principalmente visando seu terreno e estilo.

Seu amigo aí da cidade, aquele que treina muito, te destrói de 26, 27.5 ou 29.
Na modalidade e terreno que ele treina, com uma bike de 5000 reais, te faz comer poeira na sua bike de 50 mil.

Tenho uma bike 27.5/27.5+ com dois jogos de rodas.
Escolhi essa em 2017.
Do caralho a bike nas trilhas!

Mas indicaria aro 29 para mais de 90% das pessoas.
Porque aqui é Brasil. Aro 29 comanda. XC comanda.
E vc vai ficar abalado com sua 27.5.
Precisa ter auto-estima. Precisa convicção do que quer.
Precisa ter certeza que vc vai olhar sua 27.5 todos os dias e continuar apaixonado por ela. Kkkkk

Bom pedal!
Boa diversão!!

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Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

Não, TheLittle (Delirou?!), vc nã sabe nem o que é Centro de Gravidade? Nossa!


É Física básica demais para não ser compreendida, mas vamos lá:

O
centro de gravidade da bike + ciclista (nada a ver com o central da bike) num trambolhão é inevitavelmente
mais alto. Desse modo, o ciclista do jumbo fica subjulgado aos
caprichos da gravidade, de modo que qualquer deslocamento para o lado
(direta ou esquerda) a tendência de rotação é maior, gerando mais
instabilidade, portanto mais dificuldade de equilíbrio e mais gasto de
energia no controle da bike. É análogo ao cara que anda em duas pernas
de pau: uma de 1m de altura e outra de 10m. É óbvio que na perna de pau
de 10m de altura, o sujeito vai ter de realizar um trabalho (T = F.d)
hercúleo para voltar para a posição de equilíbrio a cada deslocamento em
relação ao eixo central vertical, que passa pelo seu corpo.

Na areia, as oscilações são muito maiores e mais rápidas, de modo que se o centro de gravidade não for mais baixo, vc vai para um lado e não volta mais. Não tem nada a ver com "central", porra! É centro de gravidade! Por isso, todo mundo que anda de aro 26 acha a bike mais "manobravel" — é o centro de gravidade ajudando...
Delirou?


Vamos lá, vou explicar em partes pro gênio:

centro de gravidade da bike + ciclista (nada a ver com o central da bike)

ERRADO: Tem tudo a ver com o central da bike. É o ponto mais baixo onde se apoia o peso na bicicleta e a partir dele é que se determina o posicionamento do ciclista em relação ao solo, de acordo com cada modalidade. Se o central das 29 fosse alinhado aos eixos da bike, como sua cabeça oca pensa que é, realmente fazia sentido o que está tentando resmungar, mas na vida real o que se faz é abaixar o central, e dessa maneira o ciclista fica mais "encaixado" no meio das rodas em relação as 26.

Caso não tenha entendido, vou falar de outra maneira: O CICLISTA FICA NA MESMA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO SOLO TANTO NUMA 26 COMO NUMA 29 POIS O MOVIMENTO CENTRAL NAS 29 É POSICIONADO MAIS BAIXO QUE NAS 26. 
Isso considerando bicicletas pra uma mesma finalidade. 

Nas Road (que usa rodas 700) por exemplo se usa o central mais baixo que nas MTB pra terem mais estabilidade, já que não precisa lidar com a suspensão abaixando como nas mtb, principalmente as full. Mas em bicicletas de pista (até isso já pratiquei) o central é bem mais alto que nas road para não pegar na pista caso precisar andar devagar nas partes inclinadas na pista (trackstand por exemplo).


 Desse modo, o ciclista do jumbo fica subjulgado aos caprichos da gravidade, de modo que qualquer deslocamento para o lado (direta ou esquerda) a tendência de rotação é maior, gerando mais instabilidade, portanto mais dificuldade de equilíbrio e mais gasto de energia no controle da bike. 

O que muda da 26 pra 27,5 pra 29 não é o centro de gravidade da bike, não inventa besteira. O que muda é a distância dos eixos em relação ao solo. E de fato há uma diferença no comportamento da bike, mas em 10 minutos pedalando seu cérebro já aprende a lidar. 

E essa sua explicação "física" é totalmente furada. "tendencia de rotação é maior", q porra é essa? kkk
se está falando de "energia rotacional" ou algo assim, pra justificar "instabilidade" das 29, não faz sentido nenhum. Rodas 29 por serem maiores  tendem a manter melhor o movimento, e justamente por isso são mais estáveis em quase todas as situações. Por isso e por conta da área de contato são muito superiores, muito mais estáveis pra andar na areia.  Por isso também elas são levemente mais difíceis de esterçar na teoria, mas na prática NÃO É POSSÍVEL SENTIR ESSA "DIFICULDADE" DE VIRAR já que esterçar uma bicicleta em movimento é uma coisa que exige mínimo esforço. 

Eu ando quase todo dia aqui no MT em estrada de areia, sei muito bem como é. Conversando com o pessoal daqui que pedala, a maior vantagem que eles vem nas 29 é justamente essa.

Na areia, as oscilações são muito maiores e mais rápidas, de modo que se o centro de gravidade não for mais baixo, vc vai para um lado e não volta mais. Não tem nada a ver com "central", porra! É centro de gravidade! Por isso, todo mundo que anda de aro 26 acha a bike mais "manobravel" — é o centro de gravidade ajudando...
Delirou?

O piloto da pracinha saltador de meio fil fez questão de explicar novamente o erro. Não sabe nem como funciona uma bicicleta e pelo jeito nunca nem andou na areia pra falar tamanha asneira. Se você desequilibrar na areia, seja de 29, de 26, 12 ou de patinete, a tendência é vc travar. Não adianta a roda ser mais fácil de esterçar (irrisória essa diferença) se vc está afundando na areia.

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Estude mais que um dia vc aprende.




Já vi que é impossível do indivíduo entender.
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A dificuldade de virar vem do momento de inércia do rodão ser maior, Gorila. Ah. Nao!
Desisto...

Ô gênio, e não foi exatamente o que falei?. Sim o momento de inércia é maior pois as rodas são maiores e mais pesadas (considerando os mesmos componentes da roda mas com tamanhos diferentes). Vc tem razão que NA TEORIA  é mais difícil virar.  Mas essa diferença é tão irrisória que não faz sentido nenhum usar esse argumento contra as 29.

Além disso com rodas maiores, o rake (offset) do garfo muda pra compensar a diferença da roda e ter um esterço similar ao que se espera numa moutain bike.

Vou explicar de novo: uma bike 29 não usa o mesmo quadro de uma 26 com tamanho da roda diferente, ela é pensada em torno das rodas que vai usar.

Esses  projetos evoluiram muito nos ultimos anos e as 29 hoje são muito melhores que a 5 anos atrás.. quem dera 10 anos então..
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Gustavoct Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2020 as 15:23
Por isso eu digo, não deem atenção. Nota-se claro que é uma pessoa com diversos problemas de socialização, provavelmente um adolescente mimado. Não vale a pena, eu até curto os ensinamentos dados, mas ainda acho que não vale a pena.
Vamos pedalar galera, algo que nem todos aqui fazem ! 
Bons pedais !
Att.
Gustavo
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Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

O cara ainda e racista... gorila, macaco, ele chingou no outro topico.. gente, cade a moderacao do forum?

Para com isso, que baixaria!!!

ALEM DO QUE SR. NICOLA TESLA, QUALQUER PRIMATA OU QUALQUER COISA, UMA PEDRA... TEM MAIS CAPACIDADE INTELECTUAL QUE VOCE!!! MENOS AMIGO... TA FEIO PARA VOCE.

OU MELHOR, PORQUE NAO EXPOE SEU NOME, SEU FACEBOOK, SE EXPOE... SAIA DE TRAZ DE UM NOME FAKE, PIOR, VOCE ESTA OFENDENDO UMA PESSOA IMPORTANTE COM ESTE NOME SENDO RIDICULARMENTE USADO.



Racismo onde, filho? O cara nem negro é...deixa de ser infantil neanderthal!
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O cara ainda e racista... gorila, macaco, ele chingou no outro topico.. gente, cade a moderacao do forum?

Para com isso, que baixaria!!!

ALEM DO QUE SR. NICOLA TESLA, QUALQUER PRIMATA OU QUALQUER COISA, UMA PEDRA... TEM MAIS CAPACIDADE INTELECTUAL QUE VOCE!!! MENOS AMIGO... TA FEIO PARA VOCE.

OU MELHOR, PORQUE NAO EXPOE SEU NOME, SEU FACEBOOK, SE EXPOE... SAIA DE TRAZ DE UM NOME FAKE, PIOR, VOCE ESTA OFENDENDO UMA PESSOA IMPORTANTE COM ESTE NOME SENDO RIDICULARMENTE USADO.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Nikola_Tesla Nikola_Tesla escreveu:

Não, TheLittle (Delirou?!), vc nã sabe nem o que é Centro de Gravidade? Nossa!


É Física básica demais para não ser compreendida, mas vamos lá:

O
centro de gravidade da bike + ciclista (nada a ver com o central da bike) num trambolhão é inevitavelmente
mais alto. Desse modo, o ciclista do jumbo fica subjulgado aos
caprichos da gravidade, de modo que qualquer deslocamento para o lado
(direta ou esquerda) a tendência de rotação é maior, gerando mais
instabilidade, portanto mais dificuldade de equilíbrio e mais gasto de
energia no controle da bike. É análogo ao cara que anda em duas pernas
de pau: uma de 1m de altura e outra de 10m. É óbvio que na perna de pau
de 10m de altura, o sujeito vai ter de realizar um trabalho (T = F.d)
hercúleo para voltar para a posição de equilíbrio a cada deslocamento em
relação ao eixo central vertical, que passa pelo seu corpo.

Na areia, as oscilações são muito maiores e mais rápidas, de modo que se o centro de gravidade não for mais baixo, vc vai para um lado e não volta mais. Não tem nada a ver com "central", porra! É centro de gravidade! Por isso, todo mundo que anda de aro 26 acha a bike mais "manobravel" — é o centro de gravidade ajudando...
Delirou?


Vamos lá, vou explicar em partes pro gênio:

centro de gravidade da bike + ciclista (nada a ver com o central da bike)

ERRADO: Tem tudo a ver com o central da bike. É o ponto mais baixo onde se apoia o peso na bicicleta e a partir dele é que se determina o posicionamento do ciclista em relação ao solo, de acordo com cada modalidade. Se o central das 29 fosse alinhado aos eixos da bike, como sua cabeça oca pensa que é, realmente fazia sentido o que está tentando resmungar, mas na vida real o que se faz é abaixar o central, e dessa maneira o ciclista fica mais "encaixado" no meio das rodas em relação as 26.

Caso não tenha entendido, vou falar de outra maneira: O CICLISTA FICA NA MESMA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO SOLO TANTO NUMA 26 COMO NUMA 29 POIS O MOVIMENTO CENTRAL NAS 29 É POSICIONADO MAIS BAIXO QUE NAS 26. 
Isso considerando bicicletas pra uma mesma finalidade. 

Nas Road (que usa rodas 700) por exemplo se usa o central mais baixo que nas MTB pra terem mais estabilidade, já que não precisa lidar com a suspensão abaixando como nas mtb, principalmente as full. Mas em bicicletas de pista (até isso já pratiquei) o central é bem mais alto que nas road para não pegar na pista caso precisar andar devagar nas partes inclinadas na pista (trackstand por exemplo).


 Desse modo, o ciclista do jumbo fica subjulgado aos caprichos da gravidade, de modo que qualquer deslocamento para o lado (direta ou esquerda) a tendência de rotação é maior, gerando mais instabilidade, portanto mais dificuldade de equilíbrio e mais gasto de energia no controle da bike. 

O que muda da 26 pra 27,5 pra 29 não é o centro de gravidade da bike, não inventa besteira. O que muda é a distância dos eixos em relação ao solo. E de fato há uma diferença no comportamento da bike, mas em 10 minutos pedalando seu cérebro já aprende a lidar. 

E essa sua explicação "física" é totalmente furada. "tendencia de rotação é maior", q porra é essa? kkk
se está falando de "energia rotacional" ou algo assim, pra justificar "instabilidade" das 29, não faz sentido nenhum. Rodas 29 por serem maiores  tendem a manter melhor o movimento, e justamente por isso são mais estáveis em quase todas as situações. Por isso e por conta da área de contato são muito superiores, muito mais estáveis pra andar na areia.  Por isso também elas são levemente mais difíceis de esterçar na teoria, mas na prática NÃO É POSSÍVEL SENTIR ESSA "DIFICULDADE" DE VIRAR já que esterçar uma bicicleta em movimento é uma coisa que exige mínimo esforço. 

Eu ando quase todo dia aqui no MT em estrada de areia, sei muito bem como é. Conversando com o pessoal daqui que pedala, a maior vantagem que eles vem nas 29 é justamente essa.

Na areia, as oscilações são muito maiores e mais rápidas, de modo que se o centro de gravidade não for mais baixo, vc vai para um lado e não volta mais. Não tem nada a ver com "central", porra! É centro de gravidade! Por isso, todo mundo que anda de aro 26 acha a bike mais "manobravel" — é o centro de gravidade ajudando...
Delirou?

O piloto da pracinha saltador de meio fil fez questão de explicar novamente o erro. Não sabe nem como funciona uma bicicleta e pelo jeito nunca nem andou na areia pra falar tamanha asneira. Se você desequilibrar na areia, seja de 29, de 26, 12 ou de patinete, a tendência é vc travar. Não adianta a roda ser mais fácil de esterçar (irrisória essa diferença) se vc está afundando na areia.

Vou falar de novo:

CENTRO DE GRAVIDADE DEPENDE DO PROJETO DA BICICLETA, DE ONDE FICA O MOVIMENTO CENTRAL, E NÃO DO TAMANHO DA RODA. 

Estude mais que um dia vc aprende.




Já vi que é impossível do indivíduo entender.
Rodão em contato com o solo oferece mais tração, em função da maior área de contato com o solo-- e não mais "estabilidade ".
A dificuldade de virar vem do momento de inércia do rodão ser maior, Gorila. Ah. Nao!
Desisto...
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2020 as 14:38
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Não alimentem os trolls, basta ignorar as besteiras escritas e seguir o tópico. Vamos pular as postagens que em nada acrescentam.



que nada, é divertido ver os idiotas passarem vergonha.

a melhor maneira de expor um idiota é dar palco pra ele. 

de quebra ainda tem a chance da gente (tentar) explicar tecnicamente os mitos que falam por aí.

por exemplo esse novo, que andar de 29 e igual andar de PERNA DE PAL.


Editado por TheLittle - 13 Out 2020 as 14:39
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