Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cabos expostos - Por que não cobrir?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cabos expostos - Por que não cobrir?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cabos expostos - Por que não cobrir?
    Postado: 02 Jul 2020 as 15:04
Busquei aqui no forum mas não encontrei uma resposta para essa minha a dúvida boba.

Por que os cabos de câmbio, e de freio, são instalados com partes expostas? Se forem cobertos com condúítes nessas partes, isso pode gerar algum problema na troca de marchas, por exemplo?


Editado por hug0.dts - 02 Jul 2020 as 15:04
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 15:31
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:


Por que os cabos de câmbio, e de freio, são instalados com partes expostas? Se forem cobertos com condúítes nessas partes, isso pode gerar algum problema na troca de marchas, por exemplo?


Pode cobrir sim, desde que não atrapalhem o curso do cabo.  Eu tenho nas minhas bikes algumas das partes dos cabos cobertas. Fica até legal. Mas acho que as bicicletatarias não o fazem porque vai dá mais trabalho para cortar e arrematar os conduítes nos tamanhos certos para "encapar" cada pedacinho de cabo. Sem falar no custo.

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 15:51
Hugo, eu não tenho a resposta exata, com medições e tal... nem sei se ela existe, mas em teoria:

- Um cabo que passa por um conduíte, tem mais atrito, mesmo que mínimo. Esse atrito pode deixar o botão do passador mais duro ou num caso extremo e somado a um câmbio desregulado, até não deixar passar uma marcha, pq o cabo emperrou e não ficou totalmente frouxo. Com lubrificação correta e também o roteamento correto de tudo, isso dificilmente acontecerá. 

- Um cabo sem conduíte está exposto ao ambiente. Isso pode deixar ele mais suscetível a corrosão e a algum rompimento acidental, mesmo que seja muito difícil. Algo como... vc tirou a bike do rack do carro e um cabo enganchou em alguma coisa. coisas difíceis de acontecer. A lubrificação também protege da corrosão.

Antigamente que não tinha cabeamento interno, o pessoal usava muito conduítes mais premium, como jagwire, que tinha tecnologias para diminuir atrito e corrosão. Os cabos de aço também tem tratamentos melhores que outros.

Uma coisa que algumas pessoas faziam também era ter um conduíte completo mesmo se o quadro tivesse uma parte entrando e saindo de mais de um conduíte. Isso porque quanto mais entradas e saídas, mais chance de entrar água, terra, etc, e acelerar essa corrosão e mal funcionamento. Então, se você optar por cobrir as partes expostas, um conduíte de ponta a ponta é a melhor opção.

Lembre que em todos os casos quanto melhor a qualidade dos cabos e conduítes e mais limpeza regular, melhor o resultado.

Claro que pros contadores de grama, isso deixava a bike algumas gramais mais pesadas.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Leekueedy Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Dez 2016
Amazonia
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leekueedy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 16:36
"picar" conduíte não é algo gostoso de fazer sem a ferramenta ideal kkkkkkkk
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 16:45
Originalmente postado por Leekueedy Leekueedy escreveu:

"picar" conduíte não é algo gostoso de fazer sem a ferramenta ideal kkkkkkkk

Isso!

Sem os arremates, fica uma m&rd(a)!

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Fabriciogc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2013
*
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabriciogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 18:53
Meti a broca nos pontos de fixação de conduíte de marcha traseira no quadro da minha XTC onde o conduíte acaba e o cabo fica exposto. Passei a broca nos dois pontos do top tube e nos dois do seat stay. Fica um conduíte inteiriço do trocador até o câmbio. 
Sempre fiz isso nas minhas bikes. Estou atualmente a 2 anos sem nem trocar o cabo de marcha (na real, sem nem lubrificar. Não da manutenção) e funcionando 100%. Sem partes expostas, sem água e sem terra dentro dos conduítes = bom funcionamento longevidade. 
Só usar um conduíte de qualidade e um cabo inox. 
O mecânico de onde costumo ir achou loucura eu fazer isso num xtc. Eu acho o básico para um bom funcionamento kk


Editado por Fabriciogc - 28 Ago 2020 as 23:44
Voltar ao Topo
leandro1857 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2017
Santos
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro1857 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 19:23
Pois é...cabos de marcha tanto diant-tras sempre danifica onde passa embaixo do movimento central, os meus sempre oxida nessa parte e as vezes rompe ( ou pq demoro a trocar hehehe)
Voltar ao Topo
leandro1857 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2017
Santos
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro1857 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 19:26
Originalmente postado por Leekueedy Leekueedy escreveu:

"picar" conduíte não é algo gostoso de fazer sem a ferramenta ideal kkkkkkkk



Fica esmagado a ponta kkkk quem nunca
Eu uso uma tesoura de chapa, faz um corte limpo sem amassar
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 21:07
E eu aqui achando que era o único a se incomodar com isso. rs

marcos_netto,

Realmente o trabalho deve ser um dos motivos, já que nesses pontos onde os cabos ficam expostos não há movimentação e precisam de um corte bem exato. Mas custo acho exagero já que se usa pouco conduíte adicional.

Pedro,
A ideia é justamente a de diminuir a contaminação e a necessidade de manutenção nesse componente. Pensei nisso após trocar os cabos e conduítes nesta semana. A diferença foi gritante. Por melhor que seja um cabo/conduíte, depois de um tempo fica muito ruim por conta da sujeira que entra por essas partes expostas. Aí junta óleo/lubrificante/graxa para minimizar os efeitos e fica aquela beleza. Não tem Jagwire que dê jeito. Acho que vou colocar um conduíte de ponta a ponta aqui como você sugeriu.


Fabriciogc,

Boa ideia! Melhor do que deixar pendurado com enforca gato. Acho que vou acabar fazendo isso pois também quero minimizar a manutenção nessa parte e irritação com o câmbio quando o cabo/conduíte tá sujo.


Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2020 as 21:03
Não ficou um primor de acabamento mas tá aí o serviço:



Resumidamente:

- cortei os conduítes na medida exata, já considerando os terminais. Deixei os tubos o mais reto o possível.
- coloquei um tubo termoretrátil para fechar a conexão entre os conduítes, evitando deixar partes do cabo expostas. Depois, obviamente, aqueci para segurar os conduítes no lugar.

No caso do câmbio dianteiro, parte do cabo, próximo ao câmbio, precisa ficar exposto para não comprometer o funcionamento. Acabei não instalando o conduíte no último trecho.

Freios (V-brake, no caso) e câmbio traseiro dá para cobrir por inteiro sem problemas.

Não furei os suportes pois eu não queria comprar novo conduítes. LOL

Após duas semanas rodando assim, o resultado ficou bom. Não achei que afetou negativamente o o funcionamento, muito pelo contrário. Achei que o acionamento tanto do câmbio traseiro quanto do freio traseiro ficaram um pouco mais suaves do que estavam. Também não observei os conduítes batendo no top tube.

*Dica*

Caso alguém queira fazer, corte o conduíte um pouco maior do que o necessário e vá lixando com uma lixa para metal grossa ou com uma lima. Dá um trabalhinho mas o resultado fica mais exato.

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2020 as 09:26
Vou aproveitar a manutenção da minha, que já tá na época, e tentar fazer algo assim tb, pelo menos no freio traseiro, que o cabo deu alguma corrosão pelo suor que escorre do top tube.

Não imagino que de pra fazer isso nos cabos de câmbio, pq a rota deles no meu quadro é por baixo do down tube passando por aquela guia embaixo do central. Vou tentar, ainda assim. Algum de vocês imagina alguma solução pra isso?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2020 as 12:52
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Vou aproveitar a manutenção da minha, que já tá na época, e tentar fazer algo assim tb, pelo menos no freio traseiro, que o cabo deu alguma corrosão pelo suor que escorre do top tube.

Não imagino que de pra fazer isso nos cabos de câmbio, pq a rota deles no meu quadro é por baixo do down tube passando por aquela guia embaixo do central. Vou tentar, ainda assim. Algum de vocês imagina alguma solução pra isso?


Poste uma foto aqui de como é a passagem no seu quadro. Dá para pensar numa solução.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2020 as 13:21
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Vou aproveitar a manutenção da minha, que já tá na época, e tentar fazer algo assim tb, pelo menos no freio traseiro, que o cabo deu alguma corrosão pelo suor que escorre do top tube.

Não imagino que de pra fazer isso nos cabos de câmbio, pq a rota deles no meu quadro é por baixo do down tube passando por aquela guia embaixo do central. Vou tentar, ainda assim. Algum de vocês imagina alguma solução pra isso?

A curva pela guia tem o raio bem apertado, fico com duvidas se o conduíte conseguiria fazer aquela curva sem agarrar o cabo. 

Ahhh, e dependendo da bike, o cabo do câmbio central tem o esticador no suporte do quadro, bem onde termina o conduíte. Se eliminar pra usar o conduíte completo, vai perder o ajuste fino.
Voltar ao Topo
fernandokerber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2021
Capao da Canoa
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandokerber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2021 as 14:15

Cheguei neste tópico pesquisando a mesma coisa.


Estou com o seguinte problema: Estou construindo uma Tandem Bike a partir de dois quadros de ferro velho e os quadros não possuem os terminais para encaixar os conduítes. 

Minha dúvida é exatamente se posso passar o conduíte inteiro do trocador até o câmbio traseiro sem maiores problemas, no meu caso o cabo também passa por debaixo do movimento central.

Assistindo a este vídeo do EduCapivara aparentemente ele fez exatamente como pretendo fazer.
http://https://www.youtube.com/watch?v=THjEP_OedMs - http://https://www.youtube.com/watch?v=THjEP_OedMs

Será que irá funcionar devido ao comprimento da Bike?
Outra coisa, alguém sabe onde posso encontrar cabo de câmbio para Tandem mais em conta que este Shimano de R$99,00?  http://https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1423497611-cabo-de-cambio-shimano-para-tandem-shiv-12x3000mm-inox-_JM?matt_tool=93076756&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12409030710&matt_ad_group_id=115484581342&matt_match_=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=500429796856&matt_keyword=&matt_ad_=&matt_ad_=pla&matt_merchant_id=134398277&matt_product_id=MLB1423497611&matt_product_partition_id=316266735085&matt_target_id=pla-316266735085&gclid=Cj0KCQjwppSEBhCGARIsANIs4p7hT4_qQSqFdd70a1Cq5VXzmNIi6q-stoJl4Nn291NzKIduLWMjkSoaAi1GEALw_wcB - http://https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1423497611-cabo-de-cambio-shimano-para-tandem-shiv-12x3000mm-inox-_JM?matt_tool=93076756&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12409030710&matt_ad_group_id=115484581342&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=500429796856&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=134398277&matt_product_id=MLB1423497611&matt_product_partition_id=316266735085&matt_target_id=pla-316266735085&gclid=Cj0KCQjwppSEBhCGARIsANIs4p7hT4_qQSqFdd70a1Cq5VXzmNIi6q-stoJl4Nn291NzKIduLWMjkSoaAi1GEALw_wcB

Já vi comentário em algum lugar sugerindo utilizar cabo de aço de embreagem de fusca. Porém não sei a bitola exata para pesquisar, se alguém tiver dica nesse sentido também seria bastante útil.


Outra saída seria emendar os cabos com um "quebra-galho", porém precisaria de uma parte exposta para as emendas....
http://https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1423497611-cabo-de-cambio-shimano-para-tandem-shiv-12x3000mm-inox-_JM?matt_tool=93076756&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12409030710&matt_ad_group_id=115484581342&matt_match_=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=500429796856&matt_keyword=&matt_ad_=&matt_ad_=pla&matt_merchant_id=134398277&matt_product_id=MLB1423497611&matt_product_partition_id=316266735085&matt_target_id=pla-316266735085&gclid=Cj0KCQjwppSEBhCGARIsANIs4p7hT4_qQSqFdd70a1Cq5VXzmNIi6q-stoJl4Nn291NzKIduLWMjkSoaAi1GEALw_wcB - http://https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1423497611-cabo-de-cambio-shimano-para-tandem-shiv-12x3000mm-inox-_JM?matt_tool=93076756&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12409030710&matt_ad_group_id=115484581342&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=500429796856&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=134398277&matt_product_id=MLB1423497611&matt_product_partition_id=316266735085&matt_target_id=pla-316266735085&gclid=Cj0KCQjwppSEBhCGARIsANIs4p7hT4_qQSqFdd70a1Cq5VXzmNIi6q-stoJl4Nn291NzKIduLWMjkSoaAi1GEALw_wcB


Enfim, perdão pelo textão. Agradeço as ajudas,

Abraços
Voltar ao Topo
fernandokerber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2021
Capao da Canoa
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandokerber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2021 as 14:22

Esqueci de anexar uma foto da minha construção:


OBS: Me expressei mal, o quadro possui sim suporte para conduítes porém só na parte traseira, pretendo levar o passador para o guidão dianteiro (hoje está afixado no guidão traseiro).

Além disso, o cabo está atritando abaixo do movimento central traseiro, por conta disso pensei em instalar inteiramente dentro do conduíte...


Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2021 as 21:49
Fernando, boa noite!

Desde que eu postei nesse tópico rolou algum tempo. Acabou que eu não fiz experiências na minha bike pra passar o conduíte inteiriço, mas eu adaptei a bike da minha filha pra ter câmbio traseiro. Como não tinha os suportes pro cabo, passei o conduíte inteiriço mesmo.

Aprendi duas coisas:

1. O conduíte precisa estar reto, sem contornar nenhum tubo. Aprendi isso quando tentei mudar a rota do cabo, com a entrada no quadro pelo lado esquerdo da caixa de direção, passando por baixo do top tube, e saindo pelo lado direito do seat tube (basicamente fazendo uma espiral), antes de descer pelo seat stay pro câmbio traseiro. Dessa forma o câmbio não funcionava corretamente. O problema se solucionou quando eu passei pelo lado direito da caixa de direção, deixando o conduíte reto.

2. Não coloque uma abraçadeira apertando o conduíte apenas. Eu faço o esquema da imagem abaixo.



Assim eu tive melhores resultados.

Fora o cabo comprido, não vejo problemas em passar o conduíte inteiriço. A ideia de passar cabo de embreagem de fusca pode ser uma boa, mas tem que ver se passa no conduíte de bike.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2022 as 14:08
Uma pequena atualização:

Mantive a instalação do jeito que postei aqui no tópico até o momento que troquei de bike agora no início do ano. Funcionou muito bem até então. Só tive problema no conduíte de freio, já que em algum momento a emenda rasgou e permitiu a entrada de água oxidando o cabo e provavelmente o conduíte. No freio não achei que fica tão bom pois o deixa mais duro que habitual.

Para quem quiser uma solução menos invasiva que furar, trabalhosa e feia que "emendar" e com cara de gambiarra como o enforca gato, dá para usar o adaptador abaixo. Ele se prende nos suportes originais e permite a instalação do conduíte sem segmentação.



Editado por hug0.dts - 17 Jan 2022 as 14:11
Voltar ao Topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Dez 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel´Z Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2022 as 20:39
Existe essa opção também para evitar as gambiarras.
https://a.aliexpress.com/_mNF1HLw

O que acham da opção do cateter nestas partes expostas?
https://a.aliexpress.com/_mNxMSUg

Em relação aos cabos, me indicaram usar cabos com revestimento de teflon. Quem indicou usa a anos e NUNCA passou 1mg de graxa. Comprei e vou experimentar!
https://a.aliexpress.com/_mNcY5kG
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2022 as 00:45
Achei a opção do suporte mais interessante que o cateter apesar de eu não curtir a fita dupla face. Sempre tive dor de cabeça com isso.

 Fora a questão estética do cateter, o cabo vai ficar um pouco exposto nas emendas mas acho que dá para fazer um ajuste técnico.

Boa dica a do cabo! Se lembrar, deixe um feedback aqui no fórum.
Voltar ao Topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Dez 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel´Z Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2022 as 03:50
Uso o adaptador e de fato a fita dupla face, por mais que seja 3M, é o ponto fraco. Nunca fica inteiro coladinho... fica esticado com cara de chiclete pisado que ficou grudado na sola e no chão. Mas segura firme!
A questão que ainda fica para mim é a função desse "limite para o conduíte". Me parece que foi pensado para auxiliar a manter a curva e a deixar o conduíte mais estático, liberando o cabo para deslizar melhor dentro dele. Com o conduíte inteiro me parece que pode haver um "atraso" pela movimentação do próprio conduíte. No caso do freio hidráulico (que é o motivo das adaptação existirem na minha opinião) a movimentação do duto de óleo não afeta a pressão interna. Quero acreditar que os engenheiros que bolaram as rotas dos cabos nos quadros, com direito a peças complexas soldadas exclusivamente para manter os conduítes e cabos esticados, não o fizeram sem terem um real motivo.

Sobre o cateter e sua estética, tem outras opções de cores no Ali. Inclusive, no kit da Risk já vem 2m dele de brinde na cor preta.
https://pt.aliexpress.com/item/1005002612161314.?spm=a2g0o.productlist.0.0.7fe94b52jamxlS&algo_pvid=f9e441e4-f0d9-40cd-ac79-4e464420c27f&algo_exp_id=f9e441e4-f0d9-40cd-ac79-4e464420c27f-12&pdp_ext_f=%7Bsku_id%3A12000021388283859%7D&pdp_pi=-1%3B51.95%3B-1%3B-1%40salePrice%3BBRL%3Bsearch-mainSearch - https://pt.aliexpress.com/item/1005002612161314.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.7fe94b52jamxlS&algo_pvid=f9e441e4-f0d9-40cd-ac79-4e464420c27f&algo_exp_id=f9e441e4-f0d9-40cd-ac79-4e464420c27f-12&pdp_ext_f=%7B%22sku_id%22%3A%2212000021388283859%22%7D&pdp_pi=-1%3B51.95%3B-1%3B-1%40salePrice%3BBRL%3Bsearch-mainSearch

E eu ainda não entendi como exatamente, mas vi que tem pecinhas voltadas para não ficarem aberturas nas conexões.

Estou atrás de conduítes bons em bom preço para fazer a troca geral antes de colocar os cabos com Teflon, que chegaram hoje em casa. Vou documentando tudo e posto aqui.


Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2022 as 08:19
Daniel, meu xará (o "D" do meu nick é de Daniel), pesquisa pelos kits de cabeamento da Jagwire. Eles tem vedação completa, com terminais de conduíte com uma pontinha que encaixa em tubos mais finos, aparentemente de teflon, onde os cabos (tb teflonados) passam. Um conhecido trouxe da Alemanha e colocou na bike de cicloturismo dele, foi a coisa mais ducaraio que já vi nesse sentido. Só acho caro, mas como vc tá pesquisando na China, pode acabar encontrando algo similar por um preço interessante.

E lembra de postar os links do que achar pra gente ver tb!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2022 as 12:24
Daniel,  a função é essa mesmo, manter o cabo curvado de maneira suave. A área exposta serve para minimizar o atrito com o conduíte apenas,  exatamente como o Pedro Cury comentou lá em cima. Não tem outra função como compressão ou algo do tipo (foi o meu pensamento inicial), até porque conduítes de câmbio são estruturados para não sofrerem com isso.

Quanto a esse atraso, pode ter sido um problema no passado com conduítes de baixa qualidade, cujos cabos passavam em contato direto com a estrutura do conduíte. Hoje em qualquer lugar se encontra teflonados (claro que a qualidade varia). Não é a toa que muitas bikes já estão vindo com conduítes ininterruptos, normalmente com rota interna. A bike que montei é exatamente assim.

Quanto a conduítes bons, os mais fáceis de se encontrar serão os Shimano SIS. Não são lá muito baratos (uns 20 reais o metro) mas tem qualidade.
Voltar ao Topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Dez 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel´Z Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2022 as 21:32
Os kits jagwire no Ali estão mais caros que no ML. Acho que rolou alguma importação em quantidade para distribuir aqui mais barato. Mesmo assim os kits estão caros e vem com os cabos (só o kit top teflonado. O basic e o Sport não) que eu já comprei na China e vou testar (comprei no atacado e saiu 9,40 cada cabo, todos para câmbio traseiro para dar a quantidade igual que elimina o frete.) então acabei achando no ml por 25,00 cada 2 metros do lex-sl da Jagwire (comprando 8 metros. Se comprar só 2 paga mais 15,00 de frete.)
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2044762208-conduite-de-cmbio-jagwire-lex-sl-4mm-speed-e-mtb-2-metros-_JM

As peças para fechar o sistema como o cateter e os conectores da para fazer tendo apenas o cateter de boa qualidade, os terminais de câmbio normais, um pouco de habilidade e um isqueiro.




Mas ainda acho que com o cabo teflonado não precisa se preocupar afinal o cabo de aço inox não está exposto.

Chegando o garfo eu monto e testo sem nenhuma proteção extra para ver como evolui
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X