Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual seria a relação perfeita com 1 coroa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual seria a relação perfeita com 1 coroa

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual seria a relação perfeita com 1 coroa
    Postado: 09 Mar 2021 as 08:14
Pelo manual, teria de aumentar o tamanho da corrente. Mas dois elos de diferença são muito pouco, provavelmente daria certo.

A regulagem pode precisar ser mexida, mas entendo que dimensionar uma corrente é mais complicado que regular um câmbio.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
leeohsc Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jun 2012
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leeohsc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2021 as 07:27
pessoal, aproveitando a discussão sobre relação perfeita, deixa eu tirar uma dúvida,

Uso hoje SLX 12v, com coroa 34 e cassete 10-51. Se eu quiser trocar a coroa para 36 eu preciso mexer no tamanho da corrente ou regulagem do câmbio?
Voltar ao Topo
Orange Oyster Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2021 as 22:22
a relacao ideal  depende de muitas coisas,  do tipo de bike, so peso de carga, do seu peso corporal, preparo físico, tamanho do pedivela e etc.


e considerando que estamos no brasil onde tudo custa valores ridículos, eu no seu lugar nao iria inventar muita coisa e ir com 3x na frente, porque no final vai custar menos, e de uma forma ou outra voce vai estar mais preparado para qualquer situacao

mais ainda que voce nao sabe o que quer ou precisa, a chance de voce comprar errado é grande


relacao especifica é algo bem pessoal

so para te dar um exemplo,  eu usava 35x11-32, pedivela 180mm e cambio short cage







Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 18:19
Originalmente postado por FelipeVBS FelipeVBS escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Sinceramente é uma merda a experiência de empurrar uma bike carregada na subida, passei isso na serra branca da canastra, minha bike é 3x9, relação 22/32/44 e cassete 11x34.

Cicloviagem modo gourmet, onde só leva roupa, agua e ferramentas, peso de 5kg a 7kg a mais, até vai nessa relação.

Com barraca de 2kg, colchonete auto-inflavel de 400g, saco de dormir, kit alimentação(comida, panela, fogareiro, etc..) batendo de 11 kg a 14 kg precisa ter muita perna.

Como a relacao toda foi pro saco, pensei em fazer 2x10 com cassete 11x46, mas o custo nao valia a pena, entao deixei troquei as coroas deore por originais novas e coloquei agora um cassete 11x40 de 9v sun race, vou te falar que testei sem carga numa subida de 26% e não precisa da 40, se estiver carregado sobe confortávelmente a 5km/h, ai terão os mimimi que vao falar que é melhor empurrar, vai la mamão empurrar a bike carregada pra ver o porre que é.

Tenho 1x10 com cassete 11x42 e coroa 32, eu acho muito sofrível, girar com carga essa relação num caminho da fé da vida, canastra etc... num role com menos montanhas pode ser viável, para o meu preparo fisico, que sou categoria Peba-1, pros galaticos, mete coroa 38, cassete 11x28 e simbora ser feliz.


opa, o que você fez pro câmbio ir pro cog 40 se antes era cog 34? Abraços!


Felipe, meu câmbio era um Deore RD592 SGS, mas já estava surrado, já tinha desentortando algumas vezes , aí numa trilha agora em setembro ele literalmente quebrou, botei um ALIVIO mesmo, visto que tiveram a cara de pau de querer me vender um câmbio Deore desses a 600 reais, paguei 300 no alívio, chorando, mas funciona perfeitamente, empurra pro Cog 40 sem esforço.

Sou completamente contra prolongador de gancheira pra quem faz trilha, se fizer estradão de terra ou asfalto ainda vai, pq a chance de algo bater lá é quase zero.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
FelipeVBS Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mar 2013
SP
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeVBS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 11:20
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Sinceramente é uma merda a experiência de empurrar uma bike carregada na subida, passei isso na serra branca da canastra, minha bike é 3x9, relação 22/32/44 e cassete 11x34.

Cicloviagem modo gourmet, onde só leva roupa, agua e ferramentas, peso de 5kg a 7kg a mais, até vai nessa relação.

Com barraca de 2kg, colchonete auto-inflavel de 400g, saco de dormir, kit alimentação(comida, panela, fogareiro, etc..) batendo de 11 kg a 14 kg precisa ter muita perna.

Como a relacao toda foi pro saco, pensei em fazer 2x10 com cassete 11x46, mas o custo nao valia a pena, entao deixei troquei as coroas deore por originais novas e coloquei agora um cassete 11x40 de 9v sun race, vou te falar que testei sem carga numa subida de 26% e não precisa da 40, se estiver carregado sobe confortávelmente a 5km/h, ai terão os mimimi que vao falar que é melhor empurrar, vai la mamão empurrar a bike carregada pra ver o porre que é.

Tenho 1x10 com cassete 11x42 e coroa 32, eu acho muito sofrível, girar com carga essa relação num caminho da fé da vida, canastra etc... num role com menos montanhas pode ser viável, para o meu preparo fisico, que sou categoria Peba-1, pros galaticos, mete coroa 38, cassete 11x28 e simbora ser feliz.


opa, o que você fez pro câmbio ir pro cog 40 se antes era cog 34? Abraços!
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2020 as 22:47
Como já disseram, não existe. Mas tem coisa "perto". Minha ciclotour tá com rohloff e vai muito bem nas subidas (corvo branco carregada inclusive). Só que mesmo assim não é perfeita. Passar de 35km/h é impossível sem ter que girar que nem um ventilador! Se o colega quiser ficar com uma coroa só vai ter que escolher se quer andar rápido e sofrer na subida, se quer subir mas não andar rapido, ou alguma variante dos dois (ex: sofrer um pouco na subida e não andar tão rapido :-) ). Enquanto não inventarem um sistema com uns 800% de amplitude, não vai dar pra fazer tudo!
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Deko34 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2019
Clevelândia PR
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Deko34 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2020 as 16:45
Eu uso xt m8000 com 34t e 11x46 em pedais de 130km e 2800 de altímetria no final senti falta de uma mais leve para folgar um pouco, o deore m5100 com cassete 11x51 e 34t fica perfeito, descer igual doido na estrada de chão que ando aqui é impraticável ou é tombo na certa.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2020 as 11:03
Eu usaria um 10x51 com coroa 32 ou 34 numa boa. Não sou fã do cambio dianteiro, acho lento, tem que prestar atenção na quebre de cadencia, no cruzamento da corrente, se o uso permitir relação com 1 coroa, eu optaria com certeza. Tenho uma mtb com 11-42 e coroa 30 que atende meu uso. Não é perfeito mas não tive problema com as subidas que enfrentei. Se for usar pra longas viagens colocaria 26x38, pois sairia muito mais barato do que um conjunto 10x51. Se $$ não fosse problema, iria no 10x51.
Bons pedais.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2020 as 08:30
Originalmente postado por KmJunior KmJunior escreveu:

Boa noite galera, minha duvida é existe uma relação perfeita de coroa unica para andar na cidade (cicloturismo) retas, subidas, descidas uma relação que supra todas as necessidades mas que seja de 1 coroa???


Para que eu possa te responder eu preciso saber: qual o motivo que tu queres usar uma bike de cicloturismo com apenas uma coroa "multifuncional"?
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 23:42
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

a melhor relacao dom uma coroa é a rohloff, com 14 marchas e 522% de range.

as correntes duram 10.000 facil.
o cubo, com manutencao anual, dura 500.000 km facil.


https://www.rohloff.de/en/



opa, aí é possível. Ou um shimano alfine, ou aquele outro sistema que vai no movimento central  cujo nome eu esqueci


o schlumpf!
Voltar ao Topo
jzflores Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jzflores Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 23:12
to nesse dilema pra montar uma gravel

queria uma bike pra fazer bikepacking,
mas queria uma bike simples, facil de fazer reparos
pensei em uma gravel single speed.

não rola?
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2020 as 07:31
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

a melhor relacao dom uma coroa é a rohloff, com 14 marchas e 522% de range.

as correntes duram 10.000 facil.
o cubo, com manutencao anual, dura 500.000 km facil.


https://www.rohloff.de/en/



opa, aí é possível. Ou um shimano alfine, ou aquele outro sistema que vai no movimento central  cujo nome eu esqueci


É o PINION.
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2020 as 05:28
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

a melhor relacao dom uma coroa é a rohloff, com 14 marchas e 522% de range.

as correntes duram 10.000 facil.
o cubo, com manutencao anual, dura 500.000 km facil.


https://www.rohloff.de/en/


opa, aí é possível. Ou um shimano alfine, ou aquele outro sistema que vai no movimento central  cujo nome eu esqueci
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 17:43
acho q existe sim...se vc botar o cassete novo da sram GX com 10x52 e botar uma coroa de 34 na frente certeza que não vai faltar pra nada...nem pra subida e nem pra retas...problema é o $$$$ dele...muito proibitivo por enquanto...quem sabe mais pra frente o preço não caia e essa opção fique mais viavel né...uso o nx coroa 32 na frente e 11x46 atras e já me viro com tudo...na reta o que me falta em marcha compenso no giro e nas subidas até agora subi tudo,mas tem algumas que quase desisti de subir...fica um pouco pesada essa relação sim,mas ja a do gx nova...nossa pra mim não iria faltar nada...quem falar ai que vai faltar é puro mimimi...   
Rober
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 13:02
Sinceramente é uma merda a experiência de empurrar uma bike carregada na subida, passei isso na serra branca da canastra, minha bike é 3x9, relação 22/32/44 e cassete 11x34.

Cicloviagem modo gourmet, onde só leva roupa, agua e ferramentas, peso de 5kg a 7kg a mais, até vai nessa relação.

Com barraca de 2kg, colchonete auto-inflavel de 400g, saco de dormir, kit alimentação(comida, panela, fogareiro, etc..) batendo de 11 kg a 14 kg precisa ter muita perna.

Como a relacao toda foi pro saco, pensei em fazer 2x10 com cassete 11x46, mas o custo nao valia a pena, entao deixei troquei as coroas deore por originais novas e coloquei agora um cassete 11x40 de 9v sun race, vou te falar que testei sem carga numa subida de 26% e não precisa da 40, se estiver carregado sobe confortávelmente a 5km/h, ai terão os mimimi que vao falar que é melhor empurrar, vai la mamão empurrar a bike carregada pra ver o porre que é.

Tenho 1x10 com cassete 11x42 e coroa 32, eu acho muito sofrível, girar com carga essa relação num caminho da fé da vida, canastra etc... num role com menos montanhas pode ser viável, para o meu preparo fisico, que sou categoria Peba-1, pros galaticos, mete coroa 38, cassete 11x28 e simbora ser feliz.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 12:36
Acho que esse é mais um caso no qual o biker tem que testar para saber. O fator preparo físico influi diretamente principalmente pq voce cita que quer a relação para atender na cidade (cicloturismo) , retas, subidas, descidas. Creio que o melhor á fazer é testar uma bike com a configuração de 1 coroa. Só para ilustrar, no meu caso eu testei (só na subida) a bike de um amigo que usa coroa única mas não me lembro se era 30 ou 32 dentes e o cassete era um sun race 11/40. Mas na descida e no plano eu não sei pq foi bem rápido o teste mas serviu para me deixar com agua na boca visto que a bike testada era aro 29 e nos locais que eu subia na minha aro 26 lentamente na aro 29 eu subi com mais desempenho, girando e curtindo mais.
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 11:58
Originalmente postado por KmJunior KmJunior escreveu:

Boa noite galera, minha duvida é existe uma relação perfeita de coroa unica para andar na cidade (cicloturismo) retas, subidas, descidas uma relação que supra todas as necessidades mas que seja de 1 coroa???


Como vc não diz o nivel da subida, nem o seu tipo de pedal, nem a bike mas, como como fala em cicloturismo, eu chuto MTB.

1x11, Coroa 32 e cassete 11x42 ou 11x46, pra cicloturismo dificilmente vc precisaria mais que isso.
E seria um baixo custo.

Ou

1x12 Coroa 32 cassete 10x50(52) se for de Sram ou 10x51 no Shimano.

Vai ter vovozinha pra subir e da pra andar a 40km/h sem virar ventilador.

Sram pode montar um NX e SX com cassete GX que é onde pega no bolso, mas o Deore 12v ja ta no mercado e deve ficar parelho no preço ou até mais barato.

Dependendo do nivel das subidas que vai encontrar, pode até optar por coroa 34 ou 36.

Perfeita é ralativo, pra mim é uma coisa, pra vc pode ser outra.

Eu uso 34 com 11-50, o que eu não subo no 34 não ia subir no 32, mas isso não da nem 1% dos pedais, e aqui no vale, 500 de altimetria é passeio.


Voltar ao Topo
BBSantos Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2017
Brasília
Offline
Mensagens:313
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BBSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 10:34
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Resposta simples: não.

Resposta completa:

O motivo de se ter mais de uma coroa é ganhar amplitude na relação.

As triplas, por exemplo, permitem o uso de câmbios traseiros sem exageros de custo com ótima amplitude, ao custo de um pedivela mais pesado e o câmbio dianteiro, que é e sempre vai ser mais chato que o traseiro. Pelo manual, uma relação tripla 3x9 nos extremos vai te permitir um pedivela 48-36-26d ou 44-32-22d casados com um cassete 11-34d ou 12-36d. Fazendo os cálculos, temos:

Pedivela 48-36-26d e cassete 11-34d:
((48/11)/(26/34))*100=571% de amplitude, com relação mais pesada

Pedivela 44-32-22d e cassete 12-36d:
((44/12)/(22/36))*100=600% de amplitude, com relação mais leve

A combinação 2x9 reduz a complexidade da operação do câmbio dianteiro, mas tb limita bastante a amplitude, tendo opções de pedivelas apenas 46-30d ou 36-22d, casadas com cassete 11-36d:

Pedivela 46-30d e cassete 11-36d:
((46/11)/(30/36))*100=502% de amplitude, com relação mais pesada, perdendo na leve

Pedivela 36-22d e cassete 11-36d:
((36/11)/(22/36))*100=536% de amplitude, com relação mais leve, perdendo na pesada

A combinação 2x10 tenta recuperar um pouco da amplitude com cassetes 11-46d e pedivelas até 38-24d;

Pedivela 38-24d e cassete 11-46d:
((38/11)/(24/46))*100=662% de amplitude, mas não tem a mesma pesada de uma 3x9

Com 1x11, vc tem um cassete 11-51d, que pode usar qualquer coroa single de MTB, mas o preço já fica fora do que eu pagaria pra uso não profissional:

(51/11)*100=464% de amplitude (não depende da coroa, pq é única)

Por último, 1x12 com o cassete 10-51d, mais caro ainda:

(51/10)*100=510% de amplitude (tb não depende da coroa)

Ao final das contas, eu continuo preferindo um sistema 3x8 ou 3x9, que são baratos e eficientes. Não acho que o 2x9 acrescente nada interessante, mas usaria um 2x10 se o preço caber no bolso. Daí pra cima, acredito que o foco fique em competidores ou entusiastas endinheirados, o que não é o meu caso.


Eu uso 2x9 com 36-22 e 11-36 na cidade e não sinto falta de marcha pesada. A 36-11 é mais que suficiente no plano e na descida eu não costumo ir com tudo. Já marcha leve até sobra. 22-30 e 22-36 eu nunca uso. 
Mas isso é uma combinação de eu já estar meio velho, de não ter grandes descidas onde pedalo e por quase sempre ter um vento forte contra mim rsrs.
Se a pessoa está bem fisicamente e quer um relação que permita atingir o máximo da bike em qualquer terreno vale tudo o que você falou.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 10:00
a melhor relacao dom uma coroa é a rohloff, com 14 marchas e 522% de range.

as correntes duram 10.000 facil.
o cubo, com manutencao anual, dura 500.000 km facil.


https://www.rohloff.de/en/

Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 09:38
Esse cog de 9 não deve durar nada, ainda mais de fabricantes que não são reconhecidos pela durabilidade. Acho que seria mais jogo 2 coroas mesmo.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 09:28
Existe sim opção com bom range de 1x pra cicloturismo mas pessoalmente considero o preço proibitivo
Cassete KCNC 9-52 de 12 velocidades
Usando uma coroa 32 temos

Marcha mais pesada
32÷9=3,555

Marcha mais leve
32÷52=0,615

Um range desse pra mim já é suficiente pra quase todos os tipos de modalidades do MTB mas por enquanto ainda é muito caro,apesar que já existem os cassete Ztto 9-50 com preço mais atrativo mas ainda assim meio salgado pra cicloturismo
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 08:59
não existe. Cicloturismo tem que lidar com todo tipo de terreno e situação, logo é preciso ter todo tipo de combinação de marcha disponível
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 02:47
Resposta simples: não.

Resposta completa:

O motivo de se ter mais de uma coroa é ganhar amplitude na relação.

As triplas, por exemplo, permitem o uso de câmbios traseiros sem exageros de custo com ótima amplitude, ao custo de um pedivela mais pesado e o câmbio dianteiro, que é e sempre vai ser mais chato que o traseiro. Pelo manual, uma relação tripla 3x9 nos extremos vai te permitir um pedivela 48-36-26d ou 44-32-22d casados com um cassete 11-34d ou 12-36d. Fazendo os cálculos, temos:

Pedivela 48-36-26d e cassete 11-34d:
((48/11)/(26/34))*100=571% de amplitude, com relação mais pesada

Pedivela 44-32-22d e cassete 12-36d:
((44/12)/(22/36))*100=600% de amplitude, com relação mais leve

A combinação 2x9 reduz a complexidade da operação do câmbio dianteiro, mas tb limita bastante a amplitude, tendo opções de pedivelas apenas 46-30d ou 36-22d, casadas com cassete 11-36d:

Pedivela 46-30d e cassete 11-36d:
((46/11)/(30/36))*100=502% de amplitude, com relação mais pesada, perdendo na leve

Pedivela 36-22d e cassete 11-36d:
((36/11)/(22/36))*100=536% de amplitude, com relação mais leve, perdendo na pesada

A combinação 2x10 tenta recuperar um pouco da amplitude com cassetes 11-46d e pedivelas até 38-24d;

Pedivela 38-24d e cassete 11-46d:
((38/11)/(24/46))*100=662% de amplitude, mas não tem a mesma pesada de uma 3x9

Com 1x11, vc tem um cassete 11-51d, que pode usar qualquer coroa single de MTB, mas o preço já fica fora do que eu pagaria pra uso não profissional:

(51/11)*100=464% de amplitude (não depende da coroa, pq é única)

Por último, 1x12 com o cassete 10-51d, mais caro ainda:

(51/10)*100=510% de amplitude (tb não depende da coroa)

Ao final das contas, eu continuo preferindo um sistema 3x8 ou 3x9, que são baratos e eficientes. Não acho que o 2x9 acrescente nada interessante, mas usaria um 2x10 se o preço caber no bolso. Daí pra cima, acredito que o foco fique em competidores ou entusiastas endinheirados, o que não é o meu caso.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
KmJunior Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2020
Florianópolis
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KmJunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2020 as 23:19
Boa noite galera, minha duvida é existe uma relação perfeita de coroa unica para andar na cidade (cicloturismo) retas, subidas, descidas uma relação que supra todas as necessidades mas que seja de 1 coroa???
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X