Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trincado no quadro - ajuda?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trincado no quadro - ajuda?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lucascmm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Palmas
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucascmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trincado no quadro - ajuda?
    Postado: 23 Jun 2020 as 23:24
Preciso de ajuda, sou meio leigo no assunto. Estava analisando a minha bike pq estou querendo vender e de repente vejo um trinco, gostaria de saber se o quadro deu PT ou tem solução Q Venzo FX-3
Voltar ao Topo
gscs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2009
João pessoa
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 23:25
Manda soldar uma chapa de alumínio nas laterais.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 07:49
ser for alumínio ai é pt mesmo, quebrou na caixa de direção

se for de aço pode ser soldado mas vai ficar bem marcado e pra vender vai ser difícil 


Editado por RuanRAC - 24 Jun 2020 as 08:14
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 08:30
deu PT
Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 08:48
Bom dia amigo, depende do quadro e do uso do mesmo, um bom soldador de solda tig, solda isso aí tranquilo, aí vem questão da resistência, muito discutita aqui no fórum, mas ao meu ver o local não é crítico, no sentido de poder gerar um acidente se quebrar novamente, pois com certeza via começar a estalar, antes de se partir de vez.
Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 08:51
A tempo... essas empresas que recuperam rodas automotivas fazem solda tig.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 08:57
Infelizmente esse quadro ja era, pode até mandar soldar, mas se for pra voce usar, pois pelo menos eu, não conheço ninguém que compraria um quadro soldado, e olha que tenho amigos sem noção e muquiranas.

Esse tipo de trinca ocorre quando colocamos uma suspensão de curso superior ao que o quadro está dimensionado, ou quando tem a fadiga do material, essa sua trinca esta de lado a lado.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
xfcdax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2016
Sorocaba,SP
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xfcdax Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 10:03
Curiosidade.. qual o modelo do quadro ?
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 10:20
Venda as peças da bike. Esse quadro vc tem que jogar fora, não sem antes quebrá-lo de vez oou inviabilizá-lo para que outra pessoa não o aproveite. 

Uma solda num quadro pode resolver em outras áreas, mas onde está eu não arriscaria. Vc pode ver que na maioria dos vídeos do youtube com acidentes onde o quadro quebra, é exatamente aí. Uma pessoa em velocidade que tiver qualquer tranco mais forte vai se esborrachar bonito. Eu não ia dormir com a consciência tranquila se vendesse um quadro com essa rachadura, soldada ou não.


Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
Fabriciogc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2013
*
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabriciogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 10:35
Soldar quadro de alumínio não rola. Perde a têmpera e a resistência.



Editado por Fabriciogc - 24 Jun 2020 as 22:13
Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 10:46
Cara concordo com vc, também jamais venderia um quadro soldado sem avisar, sobre a têmpera, o pouco que conheço de soldas e tratamento térmico, o que ocorre após as soldas é um alívio de tensão, não é propriamente uma têmpera, geralmente se aquece o quadro todo em um forno e é aquecido a temperatura de normalização da liga.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 13:18
Desculpa aí, Adão, mas tenho que discordar de você em duas falas. Vamos lá:

Originalmente postado por adaoferre adaoferre escreveu:

Bom dia amigo, depende do quadro e do uso do mesmo, um bom soldador de solda tig, solda isso aí tranquilo, aí vem questão da resistência, muito discutita aqui no fórum, mas ao meu ver o local não é crítico, no sentido de poder gerar um acidente se quebrar novamente, pois com certeza via começar a estalar, antes de se partir de vez.

O local É MUITO CRÍTICO, na verdade: é a união do downtube com a caixa de direção. Esse local leva a pancada vinda do garfo/suspensão e transfere pro resto do quadro. Uma quebra catastrófica ali vai fazer o cara ir pro chão arrebentando a cara no que sobrou da caixa de direção. Tem casos de ciclista que rasgou a cara num acidente desses, ficando cicatrizes bem punks.

Originalmente postado por adaoferre adaoferre escreveu:

Cara concordo com vc, também jamais venderia um quadro soldado sem avisar, sobre a têmpera, o pouco que conheço de soldas e tratamento térmico, o que ocorre após as soldas é um alívio de tensão, não é propriamente uma têmpera, geralmente se aquece o quadro todo em um forno e é aquecido a temperatura de normalização da liga.

Não sou metalúrgico, mas minha irmã é doutora em engenharia de materiais e já tive essa conversa com ela. Segundo ela, a têmpera é exatamente pra criar tensões internas no material e torná-lo mais resistente, então o alívio dessas tensões internas vai sim reduzir a resistência do mesmo, mas a forma como essa têmpera é dada muda de acordo com a liga do material.

Pegue a entrevista do Klaus Poloni pelo Edu Capivara. Avance até 3:26 e ouça o que ele tem a dizer sobre a têmpera (spoiler: liga série 6000 perde-a maior parte da têmpera, mas série 7000 recupera parte dela na solda):

https://youtu.be/iHJeyQkplaI

Em outros trechos do vídeo ele fala também sobre o uso da vareta de solda correta, com a mesma liga do quadro. Não acho que qualquer soldador tenha esse cuidado.

Basicamente é isso. Por favor, não leve a mal. Acho importante levar informação adequada. Aceito críticas bem fundamentadas, no entanto.

Pra finalizar, eu faria com esse quadro como já foi citado: descarte e quebra, pra evitar que outros tentem fazer uso dele (ou pior, que “consertem” e revendam). Inclusive, reforço a fala já feita: soldar isso pra revender é uma grande filhadaputagem.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 14:10
Obrigado pela correção colega, "errar é humano permanecer no erro é burrice" retiro o que "disse sobre o local não ser critico .
Voltar ao Topo
lucascmm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Palmas
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucascmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 14:29
É uma Venzo FX-3 
Voltar ao Topo
lucascmm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Palmas
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucascmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 14:30
Exatamente, eu jamais venderia um trem sem quer seja segura ao comprador. Mas como sou leigo queria saber se eu poderia arruma-lo ou infelizmente jogar fora
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 15:18
Quadro de alumínio?

Pode soldar. Não dá nada.

Quando fizer isso, avise-nos. Tenho uns conhecidos que adoram ver ciclistas que soldam quadros em pedais por aí...



Big smile


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 15:25
Originalmente postado por adaoferre adaoferre escreveu:

Obrigado pela correção colega, "errar é humano permanecer no erro é burrice" retiro o que "disse sobre o local não ser critico .

Tamo junto, mano!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2020 as 09:23
um quadro venzo custa 500 reais, quanto custa uma prótese dentária???

Deu PT.


Voltar ao Topo
LDelta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LDelta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2020 as 12:25
A caixa de direção deve ser o ponto MAIS crítico para ter uma trinca. 
Quadro já era.
---
Blog de cicloturismo pelo Brasil e América do Sul
https://eueamagrela.wordpress.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X