Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual a configuração ideal de marchas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual a configuração ideal de marchas?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Kruka Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2020
Brasília
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kruka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual a configuração ideal de marchas?
    Postado: 21 Jun 2020 as 19:14
Olá pessoal, tudo bem?

Comprei uma mtb de 27 velocidades e depois de rodar bastante verifiquei que uso as marchas da seguinte forma:

Coroa 1 - 1% (praticamente só na combinação 1x3)
Coroa 2 - 85%
Coroa 3 - 14% (praticamente só na combinação 3x9)

Pinhão
1 a 4 - 10%
5 a 9 - 90%

Em descidas a marcha mais pesada (3x9) perde eficiência (fica leve)

Nas subidas normais geralmente uso a 2x5. Entretanto quando são muito íngremes a 2x1 fica pesada demais e preciso ir para a 1x3.

As marchas mais usadas são, nessa ordem: 2x5, 2x7, 2x9, 3x9 e 2x4

Já essas outras uso com menos frequência: 2x6, 2x8, 2x2, 2x1 e 1x3.

Com base no que foi dito qual seria a configuração ideal de marchas para mim considerando que eu gostaria de:

1 - eliminar pelo menos uma coroa, se possível duas
2 - que a marcha mais pesada seja um pouco mais pesada que a 3x9 atual
3 - ter uma marcha para subidas muito íngremes (mais ou menos como a 1x3 atual)

PS: minha bicicleta é uma specialized rockhopper aro 29 com os grupos Shimano normais (altus e acera) que uso principalmente em asfalto (90%) e ruas de terra (10%).

Voltar ao Topo
AndreKavernista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2014
Brasília - DF
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKavernista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2020 as 00:44
A forma mais simples é você fazer o cálculo dividindo o número de dentes no pedivela pelo número de dentes no cassete, assim você obtém o valor do número de voltas que a roda dá a cada volta completa do pedal.
Para referência pode se ter que o número 4,3 é uma marcha muito pesada e 0,55 é uma marcha extremamente leve.

Provavelmente o seu pedivela tem a maior coroa com 40, 42 ou 44 dentes que é o padrão de relação mtb de três coroas. Em grupos de 2 ou 1 coroa para mtb você só vai encontrar marchas ainda mais leves que não é o que você deseja, uma opção que você pode fazer é migrar para um pedivela duplo de speed qur pode ter coroa de 50x34, 53x39, 52x36, etc.. Mas precisa verificar a questão de compatibilidade com os demais compnentes como o cassete e câmbios e necessariamente trocar o passador
Agora a solução mais viável de todas e que terá um resultado eficiente é substituir o pedivela por um da sunrace também triplo na configuração 48x36x26, assim poderá manter os passadores e se o seu atual pedivela for de 44 dentes também poderá manter o mesmo câmbio dianteiro, a única coisa a mais que precisará trocar é a corrente (ou adicionar alguns elos a mais)

Além de tudo isso que eu te disse, também é bom verificar se o seu cassete já tem a menor engrenagem com 11 dentes, pois algumas bicicletas vêm de fábrica com esse item com a menor de 12 dentes e essa substituição faz uma grande diferença no cálculo final

Alguns exemplos:

40/11 = 3,636
44/12 = 3,66666
44/11 = 4,00
48/11 = 4,363
Voltar ao Topo
Kruka Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2020
Brasília
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kruka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2020 as 10:49
Olá André 

Muito obrigado pela orientação. 

Como a coroa maior da minha bicicleta tem 44 dentes e a menor engrenagem do cassete 11 dentes, creio que sua sugestão de usar o sunrace deve ser a melhor opção.

Sem querer te incomodar gostaria de saber se seria possível eu trocar somente a coroa de 44 dentes (colocando uma de 48 no lugar) e o cassete de 11 dentes (colocando um com menos dentes, se existir) ou tem que substituir o conjunto todo?
Voltar ao Topo
Saulo073 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2020
Fortaleza - CE
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Saulo073 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 10:16
Eu comprei uma bicicleta com 21v e gostaria de mudar para uma de 24v, mas surgiu uma dúvida na hora de comprar os componentes necessário para fazer essa troca. O cubo da minha bicicleta é: 122mm com Rolamento Importado, e eu gostaria de saber se é preciso trocar esse cubo para fazer a troca de 21v por uma de 24v.

Agradeço quem poder ajudar!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 11:37
Kruka, passa os números dos dentes de cada engrenagem do pedivela e das coroas. Sem isso não dá pra ajudar direito.

Saulo, provavelmente você usa catraca, que é a situação típica das bikes de 21v (3 engrenagens na frente e 7 atrás). Até existem catracas de 8v, mas elas são bem meia boca e não vão te oferecer nenhuma melhoria (mesmo número de dentes, 14-28d ou 13-28d, o que só te dá uma marcha a mais sem oferecer mais velocidade ou aliviar a subida). O caso seria uma mudança grande no sistema (todos preços pesquisados rapidamente no MercadoLivre):

* troca do cubo de rosca por um freehub 8-10v (e obrigatoriamente refazer a raiação): R$60,00 por um Shimano M430 + R$50,00 mão de obra (compensa refazer a roda, com aro e raios melhores)
* instalação de um cassete 8v: R$60,00 o genérico e R$85,00 o Shimano, ambos 11-34d
* instalação de passadores 3x8: R$50,00 o genérico e R$120,00 o Shimano mais barato
* provável troca do câmbio traseiro (geralmente o cassete 8v vai ter engrenagem maior de 34 dentes, enquanto a catraca 7v costuma ficar em 28, um câmbio genérico ou um Shimano Tourney TZ não aguentam mais que 28 dentes e precisam ser trocados): R$90,00 um Shimano TX800
* provável troca da corrente (a original deve ficar curta pro cassete maior): R$45,00 uma KMC Z8.1

Meu cálculo fechou em R$450,00 nos componentes Shimano sem considerar frete ou trocar a raiação e aro. Tira R$95,00 pra economizar nas peças genéricas, mas acho que é economia porca.

Eu fiz isso na minha em 2018 pq o freehub empena menos o eixo, o que acontecia direto comigo enquanto usei catraca. Era isso ou trocar de bike, sendo que uma já com freehub sairia por uns R$2000,00 aproximadamente.

Editado por dwsmartins - 23 Jun 2020 as 11:42
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
AndreKavernista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2014
Brasília - DF
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKavernista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 11:49
Originalmente postado por Kruka Kruka escreveu:


Olá André 

Muito obrigado pela orientação. 

Como
a coroa maior da minha bicicleta tem 44 dentes e a menor engrenagem do
cassete 11 dentes, creio que sua sugestão de usar o sunrace deve ser a
melhor opção.

Sem querer te incomodar gostaria de saber se
seria possível eu trocar somente a coroa de 44 dentes (colocando uma de 48 no lugar) e o cassete de 11 dentes (colocando um com menos dentes, se existir) ou tem que
substituir o conjunto todo?


Depende, tem pedivela que possui 4 parafusos que permite a troca das coroas (pesquisa no google por 'pedivela bcd' pra você ver as imagens) e tem pedivela que não tem isso.

Quanto ao cassete o menor é 11 dentes mesmo. 10 dentes tem só em cassete de 12v (mas aí o pedivela vai só até 38)

Editado por AndreKavernista - 23 Jun 2020 as 11:50
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 13:22
Originalmente postado por Kruka Kruka escreveu:

Olá André 

Muito obrigado pela orientação. 

Como a coroa maior da minha bicicleta tem 44 dentes e a menor engrenagem do cassete 11 dentes, creio que sua sugestão de usar o sunrace deve ser a melhor opção.

Sem querer te incomodar gostaria de saber se seria possível eu trocar somente a coroa de 44 dentes (colocando uma de 48 no lugar) e o cassete de 11 dentes (colocando um com menos dentes, se existir) ou tem que substituir o conjunto todo?


Para o seu uso, dá para eliminar a coroinha. Para fazer, mantendo o seu range atual, coloque um cassete com um maior número de dentes. Pelo que vi, parece que ele vem com um cassete 11-34. Se colocar um 11-36, o uso da coroinha se tornará desnecessário. Vai ficar um pouquinho mais pesado mas nada demais.

Atual - 22/26 = 0,846
Proposta - 32/36 = 0,889

Poderia tentar um cassete 11-40 também mas provavelmente o seu câmbio não suporta.

Quanto à coroa, desde que o seu pedivela tenha coroas removíveis, você pode sim substituir.

Será necessário substituir a corrente pois a sua atual ficará muito curta com esse novo setup.
Voltar ao Topo
Kruka Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2020
Brasília
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kruka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 10:07
Bom dia Martins

A coroas são 44 32 22

Do cassete são 34 28 24 21 18 16 14 12 e 11, se contei certo





Voltar ao Topo
Kruka Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2020
Brasília
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kruka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 10:42
Bom dia Hugo

Sim, o cassete é 11-34

Obrigado pela sua dica, se entendi direito ela me daria uma marcha mais leve que a 32x34 atual não é isso?

Com isso eu elimino a coroa menor, que hoje é praticamente inutilizada.




Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 12:20
Originalmente postado por Kruka Kruka escreveu:

Bom dia Hugo

Sim, o cassete é 11-34

Obrigado pela sua dica, se entendi direito ela me daria uma marcha mais leve que a 32x34 atual não é isso?

Com isso eu elimino a coroa menor, que hoje é praticamente inutilizada.






Isso. Ficaria entre a 22-24 que você usa hoje (combinação 1x3) e a 22-28 (a combinação 1-2), que você já não usa.

Claro, o pulo entre as marchas vai aumentar, então você vai precisar se adaptar à nova peça. Mas é algo que se acostuma.
Voltar ao Topo
carofra01 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2020
piracicaba
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carofra01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2020 as 14:33
boa tarde pessoal! sou novo no forum e na bike! comprei uma gtsm1 (sei que fiz cagada rsrsr) mas troquei por um quadro first e agora quero colocar um cambio shimano altus (veio mx9) consigo usar o cambio shimano altus com o trocador gts que veio na bike ? tudo com 9 velocidades

Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2020 as 20:54
Um opção é pedivela de speed com coroa 50-34 por exemplo.
Voltar ao Topo
Warpuser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2013
Brasil
Offline
Mensagens:378
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Warpuser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2020 as 21:00
Originalmente postado por AndreKavernista AndreKavernista escreveu:

A forma mais simples é você fazer o cálculo dividindo o número de dentes no pedivela pelo número de dentes no cassete, assim você obtém o valor do número de voltas que a roda dá a cada volta completa do pedal.
Para referência pode se ter que o número 4,3 é uma marcha muito pesada e 0,55 é uma marcha extremamente leve.
 


Meu caro, estou voltando, desencavando tópicos (podem mandar a pá de ouro!!!), mas as referências que Você deu sobre relações "pesadas" e "leves" me chamaram a atenção.
Pode comentar algo sobre as relações abaixo, se são "leves" ou "pesadas"?

Pedivela 40-30-22 e cassete 11-34
40/11=3,63
30/11=2,72 30/34=0,88
22/34=0,64

Abraço,
BTT: Conthey Arizona 2003 Tourney 21v MegaRange, V-Brake & Cannondale Trail 4 2015 Alivio 27v
Estrada: Caloi Strada 2018
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X