Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pergunta pra galera que manja de quimica
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pergunta pra galera que manja de quimica

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Shaun Clarke Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mai 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shaun Clarke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pergunta pra galera que manja de quimica
    Postado: 17 Jun 2020 as 20:32
Algumas formulas de lubrificação em cera usam uma mistura de parafina com teflon, e dizem ser a melhor receita pra lubrificação com cera. Teflon no brasil é caro pois é importado. A algoo tem um lubrificante, chama lube cera premium com PTFE. Eu olhei no rótulo e os componentes são:

Óleos vegetais, PTFE (teflon), parafina e polidimetilsiloxano. Esse último componente parece ser um tipo de silicone bem comum.

Eu estava pensando, e se eu adicionar esse lubrificante da algoo na minha panela de cera, talvez na proporção 1:10 de parafina... será que melhoraria a fórmula? Eu estou com medo de tentar e acabar criando um gruda sujeira e depois ter que lavar com querosene de novo (odeio querosene, fede demais, suja e é difícil de limpar e tirar o cheiro). E aí turma que manja de química, vale a pena arriscar pra ver no que dá?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 08:28
Em fóruns gringos, a receita pra melhorar a cera é Teflon, parafina líquida (que eu acho que não é a mesma coisa encontrada aqui com esse nome) e um tal de molybdenum disulfide que eu acredito ser dissulfeto de molibdênio. Mas que fique claro, eu não testei por conta do preço do Teflon e do molybdenum disulfide: valia mais a pena comprar a Molten Speed Wax, que já é a cera formulada pra isso (tb não testei).

O que eu testei mesmo foi a parafina pura, que aguentou 250km (2 semanas) de uso urbano entre as parafinagens. Parei de fazer isso pq a emenda da corrente só aguenta 2-3 meses nesse ritmo e aqui em casa são três bikes, o que dava uns R$50,00 só de emenda a cada três meses, mais caro que lubrificantes bons já prontos.

Sobre misturar com óleo: eu não limpei direito a corrente da bike da minha esposa e me arrependo disso. Perdi a parafina na panela, que virou uma meleca, e a corrente dela virou um imã de sujeira. A galera mistura com óleos de motor e relata algum sucesso, no entanto.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Shaun Clarke Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mai 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shaun Clarke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 12:21
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Em fóruns gringos, a receita pra melhorar a cera é Teflon, parafina líquida (que eu acho que não é a mesma coisa encontrada aqui com esse nome) e um tal de molybdenum disulfide que eu acredito ser dissulfeto de molibdênio. Mas que fique claro, eu não testei por conta do preço do Teflon e do molybdenum disulfide: valia mais a pena comprar a Molten Speed Wax, que já é a cera formulada pra isso (tb não testei).

O que eu testei mesmo foi a parafina pura, que aguentou 250km (2 semanas) de uso urbano entre as parafinagens. Parei de fazer isso pq a emenda da corrente só aguenta 2-3 meses nesse ritmo e aqui em casa são três bikes, o que dava uns R$50,00 só de emenda a cada três meses, mais caro que lubrificantes bons já prontos.

Sobre misturar com óleo: eu não limpei direito a corrente da bike da minha esposa e me arrependo disso. Perdi a parafina na panela, que virou uma meleca, e a corrente dela virou um imã de sujeira. A galera mistura com óleos de motor e relata algum sucesso, no entanto.

A emenda que você tá falando é aquele power link/missing link né? O seu aguentava só 2 meses tirando a cada duas semanas? Você tirava eles com o alicate próprio pra isso, usava gambiarra com fio ou era na mão mesmo?

Na internet eu achei um modelo de elo que dá pra tirar na mão mesmo, eu vi um vídeo de um cara falando sobre lubrificação com cera e ele disse que esse elo que ele compra dura bastante.

Esse elo que eu to falando é esse aqui:

https://www.amazon.com/-/es/Connex--Fits-0410-Cadena-velocidades/dp/B00I9WQMIU - https://www.amazon.com/-/es/Connex-Link-Fits-0410-Cadena-velocidades/dp/B00I9WQMIU
Voltar ao Topo
Shaun Clarke Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mai 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shaun Clarke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 12:53
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Em fóruns gringos, a receita pra melhorar a cera é Teflon, parafina líquida (que eu acho que não é a mesma coisa encontrada aqui com esse nome) e um tal de molybdenum disulfide que eu acredito ser dissulfeto de molibdênio. Mas que fique claro, eu não testei por conta do preço do Teflon e do molybdenum disulfide: valia mais a pena comprar a Molten Speed Wax, que já é a cera formulada pra isso (tb não testei).

O que eu testei mesmo foi a parafina pura, que aguentou 250km (2 semanas) de uso urbano entre as parafinagens. Parei de fazer isso pq a emenda da corrente só aguenta 2-3 meses nesse ritmo e aqui em casa são três bikes, o que dava uns R$50,00 só de emenda a cada três meses, mais caro que lubrificantes bons já prontos.

Sobre misturar com óleo: eu não limpei direito a corrente da bike da minha esposa e me arrependo disso. Perdi a parafina na panela, que virou uma meleca, e a corrente dela virou um imã de sujeira. A galera mistura com óleos de motor e relata algum sucesso, no entanto.

Eu esqueci de falar na resposta anterior, mas vc chegou a considerar comprar os links da china? Por exemplo, no ali express você acha 10 ou 5 pares por 30 reais. Demora a chegar mas se vc comprar 1 vez, esperar chegar, depois vc só precisa fazer o pedido novamente quando ver que está acabando... Bem barato.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 16:30
O Connex é o que o cara do canal OZ Cycle usa, de onde eu pesquisei a limpeza da corrente e o uso de parafina pra lubrificar. Eu uso as mãos pra abrir mesmo, os missing links da KMC são bem tranquilos com isso. Mas no manual deles fala mesmo que podem ser usados até 8 vezes apenas.

Acabou que eu parei pq chegou a época de chuva e a parafina sai imediatamente quando a corrente molha. Agora tem o corona, então estamos aí parados...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2020 as 23:55
A molten speed wax usa somemte bissulfeto de molibdenio, pois este e superior ao teflon.

Colocar algoo no banho e besteira, ele ja tem muito pouco teflon. No aliexpress e mercado livre se encontra teflon em po, e onpreço nao e proibitivo considerando quanto vai render de lube.

Parafina liquida = oleo mineral de vela liquida, a quem possa interessar.

Se eu fosse gastar um dinheiro, seria no bissulfeto de molibdenio. Esse eh foda na redução de atrito.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2020 as 23:57
Se liguem mo canal do oz cycle. Num video ele ensina a fazer o lube de cera liquido. Faz com parafina e alcool isopropilico.

Desta forma nao precisa abrir o elo toda semana. Vai reaplicando com o liquido, e faz o banho somente quando fizer lavagem completa da relação.
Voltar ao Topo
Gnascoli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Recife-PE
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gnascoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2020 as 13:55
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A molten speed wax usa somemte bissulfeto de molibdenio, pois este e superior ao teflon.

Colocar algoo no banho e besteira, ele ja tem muito pouco teflon. No aliexpress e mercado livre se encontra teflon em po, e onpreço nao e proibitivo considerando quanto vai render de lube.

Parafina liquida = oleo mineral de vela liquida, a quem possa interessar.

Se eu fosse gastar um dinheiro, seria no bissulfeto de molibdenio. Esse eh foda na redução de atrito.


Molten Speed Wax usa PTFE sim. Só olhar os testes no Zero Friction Cycling, que ele comenta que fizeram vários para achar as proporções ideais de PTFE e MoS2. Inclusive ele fez um "post" falando que a quantidade de PTFE que o Steve do Oz Cycle usa é absurda. 10:1 de Parafina para PTFE.
No MercadoLivre tem um laboratório brasileiro vendendo PTFE. Acredito ser mais confiável do que comprar no Ali. Vou fazer o teste usando a receita do Oz Cycle e passo um feedback. Os gringos recomendam usar parafina comestível ao invés de parafina pra vela.
Voltar ao Topo
renatoxtr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Set 2009
Niteroi- RJ
Offline
Mensagens:692
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renatoxtr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 19:09
Boa noite.
Eu fiz esse lubrificante e estou fazendo os testes.
Acompanhe o meu instagram (a)sartoriobikes que tem muito conteúdo bacana sofre esse tipo de lubrificante e muitos assuntos.

(a)sartoriobikes
Voltar ao Topo
Lord KAS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lord KAS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 13:37
mas a formula que o Steve do Oz Cycle mostra é 500g de parafina e 50g de ptfe, voce esta usando só 9g de ptfe e 1g de bissulfeto de molibidenio em 500g de parafina? a formula citada pelo Oz Cycle fez a corrente durar mais que com o molten speed wax, e se colocar 25g de cada em 500 de parafina?
Voltar ao Topo
Lord KAS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lord KAS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 14:10
Originalmente postado por renatoxtr renatoxtr escreveu:

Boa noite.
Eu fiz esse lubrificante e estou fazendo os testes.
Acompanhe o meu instagram (a)sartoriobikes que tem muito conteúdo bacana sofre esse tipo de lubrificante e muitos assuntos.

(a)sartoriobikes


mas a formula que o Steve do Oz Cycle mostra é 500g de parafina e 50g de ptfe, voce esta usando só 9g de ptfe e 1g de bissulfeto de molibidenio em 500g de parafina? a formula citada pelo Oz Cycle fez a corrente durar mais que com o molten speed wax, e se colocar 25g de cada em 500 de parafina?
Voltar ao Topo
Lord KAS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lord KAS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2020 as 13:03
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A molten speed wax usa somemte bissulfeto de molibdenio, pois este e superior ao teflon.

Colocar algoo no banho e besteira, ele ja tem muito pouco teflon. No aliexpress e mercado livre se encontra teflon em po, e onpreço nao e proibitivo considerando quanto vai render de lube.

Parafina liquida = oleo mineral de vela liquida, a quem possa interessar.

Se eu fosse gastar um dinheiro, seria no bissulfeto de molibdenio. Esse eh foda na redução de atrito.

 oque eu nao consigo entender é que se o lubrificante da msw é tao superior assim, por que o do canal oz cycle fez a corrente durar muito mais sem sofrer desgaste? se for o caso de usar um pacote de 50g ou 100g de ptfe na parafina pra preservar a relacao de uma bike com ultegra, dura ace ou qualquer outro que seja caro, vale muito o investimento, nao tem nenhum segredo em limpar a relacao e descontaminar, no proprio site ele explica tudo, ja comprei os produtos e vou comecr a usar como ele ensina, 500g de parafina e 50g de ptfe, vai sair muito mais barato que qualuqer outro lubrificante vendido. o pessoal da ppw ja esta explorando o povo, ja aumentou o valor do produto 2x em menos de 6 meses alegando que nao tem concorrencia. ta ai a prova, todo mundo quer estorquir o brazileiro e o ciclisma menos informado.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2020 as 13:33
Originalmente postado por Lord KAS Lord KAS escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A molten speed wax usa somemte bissulfeto de molibdenio, pois este e superior ao teflon.

Colocar algoo no banho e besteira, ele ja tem muito pouco teflon. No aliexpress e mercado livre se encontra teflon em po, e onpreço nao e proibitivo considerando quanto vai render de lube.

Parafina liquida = oleo mineral de vela liquida, a quem possa interessar.

Se eu fosse gastar um dinheiro, seria no bissulfeto de molibdenio. Esse eh foda na redução de atrito.

 oque eu nao consigo entender é que se o lubrificante da msw é tao superior assim, por que o do canal oz cycle fez a corrente durar muito mais sem sofrer desgaste? se for o caso de usar um pacote de 50g ou 100g de ptfe na parafina pra preservar a relacao de uma bike com ultegra, dura ace ou qualquer outro que seja caro, vale muito o investimento, nao tem nenhum segredo em limpar a relacao e descontaminar, no proprio site ele explica tudo, ja comprei os produtos e vou comecr a usar como ele ensina, 500g de parafina e 50g de ptfe, vai sair muito mais barato que qualuqer outro lubrificante vendido. o pessoal da ppw ja esta explorando o povo, ja aumentou o valor do produto 2x em menos de 6 meses alegando que nao tem concorrencia. ta ai a prova, todo mundo quer estorquir o brazileiro e o ciclisma menos informado.

Ninguém disse que a molten é superior... O steve exagera no teflon, 10% realmente é muito... Ele deve usar bastante por ter fácil acesso, ser barato, etc.

Veja bem, o lubrificante é a parafina. Teflon e MoS2 são redutores de atrito, servem para salvar 1 ou 2W na pedalada, que para nós meros mortais é literalmente nada. 

Parafina é até hoje a melhor lubrificação que já usei, mas perdi um pouco a disposição de fazer todo o processo de banho da corrente. Hoje estou usando o RUN LOOSE, lub de cera fabricado aqui no Sul... Enquanto manter o preço justo, vou seguir usando, tem custado R$40 o tubo de 120ml. Se mais a frente subir para o padrão dos gringos, volto para a parafina. 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2020 as 13:35
O que é superior é o aditivo MoS2 (Bissulfeto de Molibdênio). Esse cara é superior ao Teflon, pois além de reduzir o atrito, ele trabalha como condicionador do metal. Ele adere na superfície metálica preenchendo os pequenos poros. 
Voltar ao Topo
renatoptal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Nov 2016
palmital-PR
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renatoptal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2020 as 16:35
tenho pensado ultimamente em fabricar um lubrificante a base de parafina(vela)+redutor de atrito(militec e cia).
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2020 as 17:02
Originalmente postado por renatoptal renatoptal escreveu:

tenho pensado ultimamente em fabricar um lubrificante a base de parafina(vela)+redutor de atrito(militec e cia).

Parafina para lub de corrente não é exatamente a de vela, mas quebra um galho. Para fabricação comercial tem que verificar as parafinas disponíveis, precisa ser mais macia que a de vela. Uma alternativa é ajustar ela com parafina líquida, até obter a consistência desejada.

já adianto que o sistema de banho líquido não emplaca aqui (sistema da molten speed wax e muito debatido no outro tópico sobre lubrificantes). Teria que desenvolver uma emulsão de parafina, que é os lubrificantes de "cera" vendidos no mercado.
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2020 as 17:26
Peraí, vamos lá!

Sou totalmente a favor do DIY e de não ficar preso na mão de fabricantes etc

Mas vamos colocar na ponta do lápis o trabalho q dá abrir uma corrente, fazer esse banho, secar etc, invés de "só" limpar corretamente e aplicar o lub corretamente

Nem citei aqui o trabalho de comprar os ingredientes separadamente e fazer caseiramente um processo de certa forma industrial

E sobre o colega q iniciou o tópico pelo q entendi são usos urbanos, compensa mesmo todo esse trabalho?
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
Lord KAS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lord KAS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2020 as 21:10
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Lord KAS Lord KAS escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A molten speed wax usa somemte bissulfeto de molibdenio, pois este e superior ao teflon.

Colocar algoo no banho e besteira, ele ja tem muito pouco teflon. No aliexpress e mercado livre se encontra teflon em po, e onpreço nao e proibitivo considerando quanto vai render de lube.

Parafina liquida = oleo mineral de vela liquida, a quem possa interessar.

Se eu fosse gastar um dinheiro, seria no bissulfeto de molibdenio. Esse eh foda na redução de atrito.

 oque eu nao consigo entender é que se o lubrificante da msw é tao superior assim, por que o do canal oz cycle fez a corrente durar muito mais sem sofrer desgaste? se for o caso de usar um pacote de 50g ou 100g de ptfe na parafina pra preservar a relacao de uma bike com ultegra, dura ace ou qualquer outro que seja caro, vale muito o investimento, nao tem nenhum segredo em limpar a relacao e descontaminar, no proprio site ele explica tudo, ja comprei os produtos e vou comecr a usar como ele ensina, 500g de parafina e 50g de ptfe, vai sair muito mais barato que qualuqer outro lubrificante vendido. o pessoal da ppw ja esta explorando o povo, ja aumentou o valor do produto 2x em menos de 6 meses alegando que nao tem concorrencia. ta ai a prova, todo mundo quer estorquir o brazileiro e o ciclisma menos informado.

Ninguém disse que a molten é superior... O steve exagera no teflon, 10% realmente é muito... Ele deve usar bastante por ter fácil acesso, ser barato, etc.

Veja bem, o lubrificante é a parafina. Teflon e MoS2 são redutores de atrito, servem para salvar 1 ou 2W na pedalada, que para nós meros mortais é literalmente nada. 

Parafina é até hoje a melhor lubrificação que já usei, mas perdi um pouco a disposição de fazer todo o processo de banho da corrente. Hoje estou usando o RUN LOOSE, lub de cera fabricado aqui no Sul... Enquanto manter o preço justo, vou seguir usando, tem custado R$40 o tubo de 120ml. Se mais a frente subir para o padrão dos gringos, volto para a parafina. 


obrigado pela explicação, é que no video ele diz que o ptfe tem melhor desempenho que o MoS2 e ele recomenda nao usar MoS2 por ter feito varios testes e chegado a essa ultima formula que mostrou no video1:10( ptfe +parafina) vou fazer conforme ele ensinae caso fique bom eu volto pra falar o resultado, so consegui ptfe com 2.0 e ele diz 1.6
Voltar ao Topo
renatoptal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Nov 2016
palmital-PR
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renatoptal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2020 as 14:43
Originalmente postado por renatoptal renatoptal escreveu:

tenho pensado ultimamente em fabricar um lubrificante a base de parafina(vela)+redutor de atrito(militec e cia).


fiz uma mistura de 1 vela de 16g e uma colher de sopa de oleo mineral, apliquei na corrente ainda liquido.
Andei aproxidamente 110km no asfalto e sem chuva, a corrente começou a fazer barulho de movimeto, nada de rangido ou estalo, parei e apliquei o ppw, pois estava na estrada, o barulho ficou igual, acho que era coisa da minha cabeça o barulho, pois tava bem suave a corrente, passava a mao nos elos e sentia ele livre e lubrificado; detalhe que a corrente estava extremamente limpa apos esses 110 km.
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2021 as 20:50
Também estou fazendo vários testes:

Parafina pura => Esse já descartei pq durou muito pouco.
Parafina + oléo mineral (50% de cada)
Parafina + óleo singer

Atualmente meu teste está na parafina + óleo mineral aplicado como uma pasta, com o dedo.
Tem surtido um efeito muito bom em termos de lubrificação. Tem juntado uma sujeira preta, mas quando passa o dedo ela não gruda no dedo nem na corrente. Incrível!!!

O que tenho percebido é que independetemente da quantidade que eu passo, fica um barulhinho, bastante sutil. Eu li em vários fóruns gringos que isso é normal pelo fato da parafina ser um lubrificante mais seco e que não absorve o barulho do metal, ao contrários dos lubrificantes líquidos. Mesmo assim, ao passar o dedo na corrente percebo que sempre está lubrificada.






Editado por ricardoxem - 05 Jan 2021 as 20:52
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 18:06
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 08:26
Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Pra quem curte...
https://www.youtube.com/watch?v=0GrkdKP5Kzs

Esse sistema não é bacana. A corrente precisa de lubrificação na parte interna, entre o pino  e a bucha... Dessa forma a parafina não entra lá dentro, só fica por fora amenizando o barulho mas não lubrificando.

Quem acompanha o barb vai lembrar, lá no início quando ele apareceu com essa "pedra lubrificante", depois de aplicar ele passava uma vela acesa para derreter essa parafina da corrente. Depois parou de fazer, obviamente para ficar mais "comercial" o processo. 

Parafina, precisa ser banho líquido. Quem não curte/não tem tempo/habilidade, vai para as emulsões (cera).
Voltar ao Topo
Adonyahu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2019
Sampa
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adonyahu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2021 as 11:52
Esse assunto não tem fim. Estou há dois anos pedalando e pesquisando lubrificantes. Desde o início uso o Smoove. Considero o preço meio proibitivo. Também não acho que seja a maravilha prometida. Difícil de tirar da corrente e acumula muita sujeira - estou falando do uso no tempo seco no asfalto. A aplicação não é tão simples como pregam. O tubo entope muito fácil, espirra além do que se quer...Estou pensando em fazer esse da parafina. Gosto desse jeito de aplicar, sem derrubar, pingar fora. TB sobre a lubrificação interna dos elos sem o banho, há divergência. Esse assunto não tem fim...
Voltar ao Topo
F43310 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2021
sao paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar F43310 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2022 as 13:30
Uma coisa precisa ficar clara pra quem quer usar parafina... precisa ser com a corrente totalmente limpa do método anterior, não adianta limpar por fora, precisa ser o método completo, gasolina ou acetona, depois desengraxante à base de água, depois alcool isopropilico... alcool 96 tb serve...
precisa limpar até a parte de imersão no alcool deixar o alcool totalmente cristalino... ai sim a corrente está não apenas visivelmente limpa, mas totalmente livre de oleos anteriores, que vao impedir que a parafina faça aderencia correta interna e externamente.

faça um teste, pegue uma faca de cozinha, passe qqr lubrificante apenas de um lado e faça imercao na parafina... vai ver o q acontece no metal besuntado de oleo, e depois no metal limpo...

passado a fase te preparo, ai sim é possível à comparação.
Voltar ao Topo
F43310 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2021
sao paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar F43310 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2022 as 13:47
Sobre os lubrificantes a base de cera no mercado...

os mais em conta, e 95% deles contém ceras vegetais hidrogenadas, a tal parafina de soja e outras menos nobres e muito caras, como carnauba...

essas ceras vegetais são muito mais simples de se dissolver e criar uma emulsão do que a parafina mineral, e mesmo que essa cera vegetal a primeira vista deixe a corrente seca, e faça uma boa lubrificação, o efeito atrito e metal quebra as particulas da cera, transformando ela em oleo, que vai atrair e grudar todo tipo de poeira e foligem, criando aquela borra preta... (mesmo assim, essa borra vegetal é mais fácil de tirar do que a borra de oleo mineral, que gruda muito mais...)

apenas 2 ou 3 marcas e as mais caras, sao livres de gordura hidrogenada com apelo bio degradavel, e com resultado borra/lixa liquida...

essas 2 ou 3 marcas são aquelas muito mais caras, mas com resultado muito superior...

existe uma marca nova nacional, nao testei ainda, mas q afirma ter uma emulsão parafínica, com parafina mineral, sem aquela papagaiada de parafina de soja hidrogenada...

quanto ao molibidenio comparado ao teflon, na industria ambos sao usados de formas diferentes, existem diversas graxas de maquinario com molibdenio, e outras tantas com teflon, mas cada uma tem um uso especifico, o molibdenio também gera borra, tambem embola, mas é melhor sob pressao do que o teflon, ja o teflon tem a aderencia melhor no metal, mas nao tem tanta resposta à pressoes elevadas, q nao é o caso de uma relacao de bike...

em questao de custo, o molibdenio é mais barato que o teflon, existem outras substancias usadas em maquinario industrial q vem da mesma "arvore" de micro particulas de ceramica, por isso vemos lubs com o tal ceramic...

o ptfe é mais fácil de ser administrado em casa do que o molibdenio

comprado do aliexpress 50 gramas sai o preço de 3 ou 4 velas de 7 dias, pouco mais do que vc vai usar de parafina.

para das uma diluida na parafina, caso queira deixa-la mais pastosa, oleo mineral USP de farmacia, vaselina liquida, parafina liquida, todas sao a mesma substancia, nao use mais do que 10% para uso estrada ou urbano, e no maximo 50% do peso da mistura para barro e lama, mais do que isso, o atrito vai gerar a separacao do solido/liquido da mistura, o oleo USP vai ficar separado da mistura e começar a grudar poeira, para uso em trilha nao afeta, pq vc vai lavar a bike, mas para uso estrada ou cidade nao compensa.



Voltar ao Topo
F43310 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2021
sao paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar F43310 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2022 as 13:55
fazendo o processo correto da parafinagem, a parafina entra perfeitamente na parte interna da corrente, o tamanho da parafina solida em estado liquido é menor do que a folga dos elementos da corrente MAS isso só se consegue retirando todo óleo presente na corrente, se não fizer essa remoção por método de imersão em diluentes, o oleo presente internamente nos elos irá impedir que qqr outra substancia penetre e se una ao metal.
enxague com gasolina ou acetona, depois desengraxante tensoativo a base de agua, lavagem na agua e sabao, enxague na agua e secagem depois imersao no alcool isopropilico ou 99, até o alcool ficar totalmente limpo...

caso contrário, realmente a parafinagem nao terá suceso
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2022 as 15:59
Já misturei com óleo de motor e ficou bem ruim depois de um tempo. Ela vira uma borra na transmissão inteira, principalmente nas roldanas. Pra tirar, dá uma trabalheira e uma sujeirada monstro.

Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2022 as 17:44
Pedaleria - Cera caseira pra lubrificar a corrente da bike

https://www.youtube.com/watch?v=nV1F3e-lbK4&list=WL&index=2

Si divirtam!!! LOL
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X