Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuste em Bike 29 para criança
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuste em Bike 29 para criança

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
paulormsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2014
BH
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulormsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuste em Bike 29 para criança
    Postado: 17 Jun 2020 as 11:13
Pessoal, Bom dia.

Comprei uma bike 29 Soul Spring Rain, tamanho XS para meu filho andar comigo em trilhas. Ele tem 9 anos. Ja anda bem, mas está com algumas dificuldades em trilha. A que percebi é que ele é muito magro e a suspensão pula muito dificultando a dirigibilidade. A única configuração que a suspensão permite é no preload. Outras possibilidades são mexer em pressao de pneus ou diminuir mesa. Vocês teriam alguma dica para passar e ajuda-lo na dirigibilidade? Minha dúvida maior está no preload, será que existe ajuste para ele que pesa em torno de 29.8kg?
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 11:15
Uma dúvida somente: uma bike 29 para uma criança de 9 anos não seria muito grande? Ele não tem dificuldade? O tamanho XS atende crianças nessa faixa etária? Pergunto porque me interessei já que minha filha tem 11 anos e ela tem uma bike aro 24 e estou em dúvida de pagar uma 26 ou ir direto para uma 29...
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 11:43
Minha filha com 10 anos usa uma elleven rocker aro 29, quadro 17, com mesa curta e canote (do selim) no limite inferior. Anda numa boa.
Para o outra, com 8 anos, estou montando um quadro 15. Nos primeiros testes foi razoável, estou pensando em mudar o quadro do rocker para o elleven luna.

Sobre o quadro, estou usando da elleven por ter um lojista na minha cidade que trabalha com esta marca e tem sido super parceiro em testar diversas configurações antes de eu efetivar a compra.

P.S.: optei por colocar um cambio 12v "generico" (ltwo) para as crianças. Coroa 30 com cassete 11x50. Atendeu super bem e retira, do meu ponto de vista, um complicador (o cambio dianteiro). Para o que ela anda o cambio tem se portado muito bem.

P.S.: ambas as crianças são "altas para a idade" mas com os ajustes necessários a cada estatura e o devido treino (leia quedas...) dá para ajustar uma 29 para crianças sim.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 12:29
Aro 29 pra criança de 9-12 anos não dá certo, são muito leves (as crianças) para andarem em bikes com essas suspensões pererecas que o povo costuma comprar e os quadros são grandes, há vezes em que mesmo com o banco lá embaixo as crianças acabam esticando muito as pernas. As crianças podem começar no aro 24 ou 26 (quadro 16 ou 17 e sloop) com uma suspensão simples "molinha" como a Suntour XCM30, já montei várias bikes do tipo para vizinhos e aparentados e ficaram perfeitas para as crianças. Mas isso tb depende do tamanho delas, tem criança de 12 anos que já parecem jogadores de volley, hehehe...
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 13:15
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Aro 29 pra criança de 9-12 anos não dá certo, são muito leves (as crianças) para andarem em bikes com essas suspensões pererecas que o povo costuma comprar e os quadros são grandes, há vezes em que mesmo com o banco lá embaixo as crianças acabam esticando muito as pernas. As crianças podem começar no aro 24 ou 26 (quadro 16 ou 17 e sloop) com uma suspensão simples "molinha" como a Suntour XCM30, já montei várias bikes do tipo para vizinhos e aparentados e ficaram perfeitas para as crianças. Mas isso tb depende do tamanho delas, tem criança de 12 anos que já parecem jogadores de volley, hehehe...

Não achei bem a imagem certa, mas aqui na minha região (principalmente na área rural/colonial) até anos atrás era comum ver "piás" andando em bicicletas barra circular tipo isso:

Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 14:40
Então Marcelo, basta olhar a imagem, possível é mas "não dá", pouco seguro, pouco confortável, pouco tudo, hehehe...
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 15:31
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Então Marcelo, basta olhar a imagem, possível é mas "não dá", pouco seguro, pouco confortável, pouco tudo, hehehe...
Permita-me discordar. Minha filha mais velha tem 1,50 m de altura e pedala com conforto em um quadro tamanho 17 (aro 29). A mais nova, com 1,30 m, pedalou tranquilamente em um quadro tamanho 15, também aro 29. 
Há varios amigos meus que tem relatos semelhantes com as crianças.

Na minha OPINIÃO, bicicletas com aros menores são adequadas para o processo de aprendizagem e para crianças pequenas (em tamanho e idade). Passada esta fase de aprendizado, é perfeitamente possivel montar uma "aro 29" que atenda uma criança na casa dos 10 anos, mais ou menos.
Voltar ao Topo
paulormsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2014
BH
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulormsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 01:39
Meu moleque na aro 29.



Ele Não está pequeno para a bike. Acontece que ele é leve mesmo. Acho que a suspensão é santour XCE28. Já coloquei a mesa e o guidão negativo para ele inclinar mais o corpo e pesar mais na frente (como na foto), depois voltei o guidão ao normal por segurança.

O grupo desta soul é torney mega range 7v. Ele é guerreiro e me acompanha bem. Não quero facilitar para ele. Quero que aprenda e tome gosto. Os tombos fazem parte da vida de qualquer ciclista, ainda mais de MTB.

Comprei uma bike soul sl227 27.5 para minha menina quando tinha 10, mas hoje com 12 já vejo a bike pequena para ela que já está chegando em 1,60.


Editado por paulormsantos - 18 Jun 2020 as 01:52
Voltar ao Topo
ze.ruela Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Ago 2015
sp
Offline
Mensagens:82
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ze.ruela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 01:55
O ideal seria uma bike menor mesmo, mas se for para manter a 29 um dos ajustes creio que seja o corte do guidão, que dá para ver que é bem longo.
Como ele é muito leve, acho desnecessária a suspensão, pois ela não vai fazer muito efeito, se voce colocar um garfo rígido creio que a diminuição no peso ajudaria bastante a direção.
Você não conseguiria descer a mesa? parece que tem uns aneis sobrando ali.
Voltar ao Topo
paulormsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2014
BH
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulormsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 10:15
Originalmente postado por ze.ruela ze.ruela escreveu:

O ideal seria uma bike menor mesmo, mas se for para manter a 29 um dos ajustes creio que seja o corte do guidão, que dá para ver que é bem longo.
Como ele é muito leve, acho desnecessária a suspensão, pois ela não vai fazer muito efeito, se voce colocar um garfo rígido creio que a diminuição no peso ajudaria bastante a direção.
Você não conseguiria descer a mesa? parece que tem uns aneis sobrando ali.


Boa Zé, vi na instalação, mas já não enxergava mais esta opção. Vou diminuir.
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 10:49
vai de garfo rígido, que ainda pode descer a frente da bike
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 12:59
Também concordo com a bike menor...

Quanto ao setup/modelo ideal da bike, percebi que vai mais da criança sentir aquela puta vontade de subir na bike e brincar, aliás, a mesma que nós adultos temos kkk... do que da bike em sí.

Vou compartilhar minha experiência com vcs: em fevereiro tive a sorte de ganhar uma Oggi Hacker Sport, aro 29, tam. 15, num sorteio depois de uma prova

Além de linda, tecnicamente ela seria perfeita pro meu filho que acabou de fazer 10 anos me acompanhar. Ele amou o visual da bike, mas se intimidou com o tamanho das rodas e preferiu continuar na aro 20 dele, pesada e que não rende nada.

Achei que ia passar, mas depois de 4 meses sem ele querer nem montar na Oggi pra andar na garagem, fiz um rolo com um amigo e acabei trocando por uma 26 de trilha usada, tam 15, que meu filho já tinha dado uma volta e gostado no ano passado... montamos nela um guidão curtinho de 640mm.

Resultado: ele ficou todo confiante e bem mais animado de andar e começar ir comigo brincar com a bike, por ser menor e mais estilosa, mesmo sendo usada e já estar toda ralada.

Aprendi que o lado técnico importa menos que o emocional nessa hora.

E o problema das suspensões pra criança realmente é difícil... se uma boa revisão/lubrificação não resolver, aí só trocando por uma mola bem mais macia ou a uma a ar.

Porém o ar também tem seus problemas, pro meu piá que já pesa 47kg, tive que praticamente esvaziar o shock e a suspa pra ter um Sag descente, ainda não ficou bom, pois baixam demais ao frear forte... sigo tentando achar a calibragem correta.





Editado por raulino - 18 Jun 2020 as 23:59
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X