Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Pedal Pink - O universo feminino e suas bicicletas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - iniciante - bike urbana - mulher baixa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


iniciante - bike urbana - mulher baixa

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
KarinaAM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2020
Santo André
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar KarinaAM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: iniciante - bike urbana - mulher baixa
    Postado: 10 Jun 2020 as 17:29
Boa tarde!
Li vários conteúdos aqui do fórum, vocês são fera!
Abri esse novo tópico porque, apesar de terem outros sobre bike para mulher baixinha, são antigos, e a compra era presencial, o que não vai rolar agora.

Gostaria de comprar uma bike pra ir ao trabalho (a 2 km da minha casa). Quando acabar a quarentena, já quero ir pedalando :)

Fiz uma pesquisa, tirei minhas medidas e gostaria de sugestões sobre qual seria a melhor bike, entre mil e 2 mil reais.

Altura: 1,54 m
cavalo: 71 cm
braço: 49 cm
joelho ao chão: 40 cm
tornozelo ao chão: 6 cm

Selecionei 10 bikes que me atenderiam, mas tenho dúvidas quanto ao tamanho do quadro, marca e especificações técnicas. Todas tem aro 26, excetuando duas, com aro 700.
Vou ter que comprar pela internet, seria legal contar com a experiência de vocês. Vocês me ajudam?

Tenho todas as especificações de cada bike em um arquivo PDF, com as fotos - posso mandar pra algum e-mail.

Muito obrigada!
Karina


Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2020 as 18:33
Karina,

Nessa faixa de preço haverão várias opções disponíveis para você.

Comece fazendo um bikefit virtual para ter uma referência do tamanho do quadro. Acredito que para você será mais adequado um quadro 15 ou 16.


A partir daí dá para fazer indicações melhores.

A bike precisa ter esse estilo urbano? Pretende usar para algo além de transporte nesse trajeto? Como é o percurso (plano, subidas?).

Dentre as opções que você postou, olhando por cima dá para descartar várias que usam aros de folha simples. Mas poste mais detalhes, como os modelos das bikes,que ficará mais fácil dar uma opinião sobre elas.


Editado por hug0.dts - 10 Jun 2020 as 18:42
Voltar ao Topo
KarinaAM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2020
Santo André
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KarinaAM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2020 as 23:31
Olá!
Obrigada pela resposta ;)

Meu bikefit:

Cavalo:     71 cm
Tronco (123-71):     52 cm
Braço:     49 cm
Tamanho do seu quadro:
Quadro de Speed:     47.57 cm
Quadro de MTB:     14.79"
Altura do Selim:     62.69 cm
Top tube efetivo + mesa:     54.5 cm

A bike será principalmente para ir ao trabalho, mas também para lazer. Na ida é plano e descida, e na volta uma subida gradual e suave (em alguns pontos há uma inclinação maior, mas nada de ladeira).
Acabei optando por esse estilo, porque o desenho do quadro facilita subir e descer da bike pra quem é baixinha, como eu.
Modelos:
1. Antonella da Nathor (marrom);
2. Caloi 100 confort feminina (petróleo);
3. Feminina Gama Metrópole Aro 700 tribal (branca);
4. Groove urban ID Aro 700 21 V da Tito (branca-marrom);
5. Feminina GTS M1 KS Retrô Aro 26 (creme-marrom);
6. Feminina GTS Retrô Low Beach Aro 26 (amarela);
7. Feminina GTS M1 Walk Urbano (vermelha);
8. DAKOTA da SCHWINN (azul);
9. MADISON da SCHWINN (creme);
10.Confort week 200 plus aro 26 da Track Bikes (branca).

Queria saber a necessidade de ter marchas (a amarela parece que não tem) e quantas marchas sao suficientes (a antonella só tem 3).
E não conheço essas marcas Schwinn, GTS, Tito, Track Bikes... são boas?

Valeu!
Karina


Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2020 as 10:01
Minha esposa já passou por isso e ficou com uma BTwin RockRider 300 feminina. É básica (tem aro 26” folha simples, 21 marchas e quadro de aço), mas era a única na Decathlon (moramos perto de uma loja física) que deu pro tamanho dela (sem apelar pra aro 24”, claro). A escolha de deu pela altura da minha esposa (1,50m), não pelo preço da bike, mas não reclamei de pagar R$700,00 na época (R$750,00 hoje).

Na época, pensei na mesma linha do Hugo: os aros de folha simples não iriam aguentar. Mas ela já está com a bike há um ano e os aros não deram problema em momento algum. O selim deveria ser mais largo, principalmente por ser uma bike feminina de postura mais ereta, por isso trocamos por outro ao gosto dela, assim como os pedais de plástico, que simplesmente não aguentam (todas as bikes da BTwin estão vindo com esses pedais, parece que já é pra trocar de cara...).

Eu eliminaria as GTS (modelos 5 a 7) devido à práticas desonestas do fabricante. Se te interessar, pesquisa aqui no fórum sobre GTSM1 e as outras tantas marcas que pirateiam a GT (GTS, GTA, GTR, GTX...) pra ver.

Sobre a Schwinn e a Caloi, são “marcas irmãs”, pertencentes ao mesmo grupo. Ambas cometem erros nos modelos de entrada, na faixa “baratinha”, mas tem nomes respeitáveis logo acima.

Eu repensaria essa pegada urbana, com quadro baixo. Nada impede que você monte em uma bike passando a perna sobre o selim (a não ser que esteja de saia, que não é adequada pra pedalar). A forma como eles são feitos cria um ponto de concentração de tensão na parte baixa do quadro, onde eu marquei na foto abaixo:



Peguei essa foto por essa bike ter tubo simples, sem reforço, o que obrigaria o fabricante a fazer uma solda reforçada com um tubo mais grosso e pesado sob pena de deixar ela mais fraca. O quadro típico das MTB, com dois triângulos, ainda é o mais forte. Mas você pode optar por um quadro rebaixado, como a 2ª, 8ª e 10ª ou a que eu citei antes (BTwin 300). Por essa lógica, elas me parecem as melhores opções, inclusive.

Pra finalizar, sua dúvida pela necessidade dos câmbios. Eu moro em uma cidade cheia de morros (Belo Horizonte/MG) e não abro mão deles, pois meu trajeto para o trabalho tem 6,5km de extensão com quase 200m de desnível vertical e passo rotineiramente por subidas de 15% ou mais de inclinação (aqueles morros que costuma ter degraus na calçada).

No entanto, você descreveu uma situação com poucos morros, talvez uma bike fixa (sem marchas) possa ser aceitável. O fato é que o sistema de marchas é um item a mais de manutenção na bike, além de adicionar uma complexidade a mais no uso dela, ainda que mínima. Sugiro que pegue uma bike sem marchas, alugada ou emprestada, pra tentar fazer o trajeto antes de decidir pela compra.

Acho que é só. Desculpa o textão, eu gosto de falar sobre bikes. Abaixo segue uma foto da BTwin RockRider 300 que eu te falei:

Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2020 as 08:42
Como imaginei, você precisará de uma bike com quadro pequeno, tamanho 15. Infelizmente as bikes mais em conta, que já seriam adequadas ao seu uso, não são encontradas nesse tamanho. Mas ainda assim existem opções no mercado.

Vou lhe responder por partes.

Em relação às marchas, o objetivo delas é manter um ritmo constante de pedal em diferentes inclinações do solo. Elas permitem que você faça menos força numa subida, por exemplo, mesmo que para isso haja um sacrifício em velocidade.

Esse vídeo do pedaleria explica como bem como funciona:


Quanto às três velocidades, pelo que você descreveu do seu trajeto, elas seriam mais do que suficientes (considerando apenas casa-trabalho-casa). Mas como o dwsmartins colocou, uma single speed possivelmente também lhe atenderia.

Em relação ao estilo de quadro, se você considerar comprar uma bike num tamanho inadequado, sim, seria o "mais adequado para uma pessoa baixa estatura". Mas isto apenas por facilitar a montaria na bike. Com um quadro de tamanho correto, isso não é problema.

Além disso, você não ficará numa posição confortável nela por estar utilizando uma bicicleta com o tamanho errado de quadro. Claro, o seu trajeto é curto, você não irá sentir muito desconforto. Porém andar numa bike com o tamanho correto é muito mais agradável.


Já em relação às opções que você colocou, são poucas as que com certeza vão ficar boas para o seu biotipo.

Como disse o dwsmartins, eu evitaria as GTS pelas práticas, mas não chegam a ser ruins.

As Schwinn são uma incógnita pois não especificam o tamanho nas especificações, assim com a Track & Bikes. Possivelmente é um quadro tamanho 17.


Sugiro, considerando o valor vs o que entrega e a adequação ao seu biotipo. Algumas são um pouco maiores (quadro de tamanho 16) mas não será nada crítico.

Groove Metropolitan Feminina - Tam. 16

Gama Metrópole - Tam. 16

Mobele Mobelinha - Tam. 15

Gama City Basic - Tam. 16



Há ainda a opção dessa Btwin Riverside 520, cujo tamanho P me parece ser 16 (a tabela de tamanho na descrição está claramente errada). É a bike mais interessantes nessa faixa de preço com foco em uso urbano.




Outras opções que fogem do estilo urbano:

South Legend - Tam. 15

Rava Novo - Tam. 15.5


Com qualquer uma delas você estará bem servida.


Editado por hug0.dts - 15 Jun 2020 as 08:46
Voltar ao Topo
KarinaAM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2020
Santo André
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KarinaAM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2020 as 13:38
Olás!
Nossa, super obrigada pelas dicas e informações.

Vou muito mais segura agora pra minha compra.

Tudo de bom pra vocês!

Karina
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2020 as 09:17
eu nao abriria a mão de quadro clássico (dois triângulos, formato de diamente), é o mais robusto. Com o tempo se aprende a passar a perna pela roda de trás, como se subisse num cavalo

creio ser melhor uma híbrida ou MTB pequena, usada. Caloi, sense, oggi, audax. Algo nesse esquema
Voltar ao Topo
KarinaAM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2020
Santo André
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KarinaAM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2020 as 15:44
Obrigada pelas respostas!

Eu gostaria de ler também opinião das bikers sobre essa coisa do desenho do quadro. Alguma garota se habilita?

Eu não tenho nem 50 kilos, será que um quadro desses urbanos (que facilitariam eu montar na bike, talvez até com a roupa de trabalho) não dariam certo pra mim?

E outra coisa: proporcionalmente ao meu peso (47 kg), até quanto minha bike deve pesar?

Gente, quanta coisa a se pensar, hein... não imaginava

Valeu!
Karina
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2020 as 16:24
Nem esquente com isso, Karina. O seu uso será leve e você é leve. Risco mínimo de ter algum problema com esse desenho de quadro.

E como você mesma comentou, esses quadros urbanos realmente facilitam a montaria pois não exigem que você passe a perna por cima do selim. Se quiser testar e na sua cidade tiver, alugue uma daquelas bicicletas do Itaú. No geral as bikes que eles usam são uma porcaria mas dá para sentir como é com esse tipo de bicicleta.

De qualquer maneira, se esse estilo lhe agrada por ser mais adequado ao seu uso, vá em frente. Como eu disse no meu post anterior, você estará bem atendida com qualquer estilo que escolher.

Quanto ao peso, só vai realmente influenciar em três momentos: durante a aceleração e em subidas (se você não usar o câmbio), que serão mais lentos e exigirão mais de você, e quando precisar carregar o bike na mão, levando escada acima por exemplo. Para o uso que você vai fazer, não vai afetar muita coisa e com o tempo você se acostuma e aprende a pedalar da maneira mais adequada.
Voltar ao Topo
danielle83rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2015
Piracicaba/SP
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielle83rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 13:30
Karina, você acabou comprando alguma? Eu estou interessada na Antonella, mas com muitas dúvidas!
Voltar ao Topo
GAlpendre Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GAlpendre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2020 as 09:47
Olá, pessoal,

Realmente muito útil tudo isso. Estou procurando presentear uma amiga com uma bike, e ela busca exatamente isso, uma bike urbana com esse modelo de quadro rebaixado pra não precisar passar a perna por cima do selim.

Mas está muito difícil encontrar as bikes da Gama, que eu achei lindas e com bom preço. Alguém tem dicas de onde encontrá-las? 

A da Groove estou vendo aqui no Rio se tem nas lojas físicas indicadas no site.

Obrigado!
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2020 as 14:47
Karina, dê uma olhada neste vídeo, talvez te ajude. 

Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
Leoivan Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2021
Teresina
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoivan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2021 as 22:47
Pessoal, estou em busca de bicicleta para minha esposa que tem 1,50m.
Encontrei umas femininas da CALOI e da BTWIN, mas elas, apesar de serem femininas, apresentam na descrição apenas a informação de TAMANHO ÚNICO.
Vocês sabem o que significa o TAMANHO ÚNICO? Equivale a que tipo de quadro: 15, 17 etc? 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2021 as 07:42
“Tamanho único” não diz nada. As da BTwin pelo menos indica a altura ideal em metros da pessoa, Caloi já não sei.

Minha esposa tem a mesma altura. Na época que compramos a bike dela, optamos pela RockRider 300 feminina da BTwin, aro 26” estilo MTB, que dava certo com a condição de novata dela. Hoje avaliamos a troca por uma Riverside 520 feminina, que é urbana aro 700, pois ela já tem experiência.

Por “experiência” me refiro não somente à vivência, mas principalmente o entendimento que não se precisa apoiar os dois pés no chão enquanto sentada no selim. Isso foi interessante no começo pra ela, mas a própria seguiu minhas recomendações e foi subindo gradualmente o selim até a altura correta. Ela não conseguiria colocar ambos os pés no chão sentada com a 700.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
kktanaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kktanaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2021 as 20:02
Oi, tudo bem?
Vvou deixar aqui pois podem ajudar futuras pesquisadoras e interessadas.

Adquiri hoje uma Groove Dubstep quadro 15. Aro 26.
E ainda assim teve de serrar o tubo do selim e fico com o pé na pontinha.
Tenho 1,52.

Bem. Estou apaixonada por ela.
Se puderem me ajudar a confirmar que fiz uma boa compra, agradeço. rsrsrsrsrs

Segue o link: https://groovebikes.com.br/produto/bicicleta-urbana-groove-dubstep/

Sei que muitos não vão gostar do quadro rebaixado mas eu pre-ci-so disso.
Se tudo der certo e eu pedalar muito mais pra frente, quem sabe eu mude.

Por enquanto são mais de 35 anos sem pedalar então vamos com calma. rsrsrsrs

Muito obrigada.
abraços e bom peda!
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2021 as 20:54
Originalmente postado por kktanaka kktanaka escreveu:


Bem. Estou apaixonada por ela.
Se puderem me ajudar a confirmar que fiz uma boa compra, agradeço. rsrsrsrsrs


vc gostou da bike, ela te faz feliz... vc fez uma boa compra! Seja bem vinda ao mundo dos pedais Big smile

se precisar de alguma outra orientação sobre manutenção e upgrades pode contar com a galera daqui


Editado por RuanRAC - 17 Ago 2021 as 20:59
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2021 as 21:05
Originalmente postado por kktanaka kktanaka escreveu:

Oi, tudo bem?
Vvou deixar aqui pois podem ajudar futuras pesquisadoras e interessadas.

Adquiri hoje uma Groove Dubstep quadro 15. Aro 26.
E ainda assim teve de serrar o tubo do selim e fico com o pé na pontinha.
Tenho 1,52.

Bem. Estou apaixonada por ela.
Se puderem me ajudar a confirmar que fiz uma boa compra, agradeço. rsrsrsrsrs


Sei que muitos não vão gostar do quadro rebaixado mas eu pre-ci-so disso.
Se tudo der certo e eu pedalar muito mais pra frente, quem sabe eu mude.

Por enquanto são mais de 35 anos sem pedalar então vamos com calma. rsrsrsrs

Muito obrigada.
abraços e bom peda!


É isso aí. Agora é aproveitar a magrela.

Para uso urbano esse tipo de quadro é o ideal. Facilita muito a montaria e lhe deixa numa posição bem confortável. Apenas em distâncias maiores que você começará a perceber o porque um quadro com um desenho mais comum é mais interessante. Quando chegar nesse ponto, aí vale a pena outro estilo de bike. Até lá, rode MUITO com a sua bike nova.


Voltar ao Topo
gcpina Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2007
Aracaju - Sergipe
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gcpina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2023 as 14:59
Ressuscitando o tópico: Procuro uma bike para minha filha, que tem altura 1,45m… sei que o ideal seria uma bike aro 24, mas os modelos disponíveis no mercado ou são muito básicas (ruins mesmo) ou custam o mesmo que uma aro 29 (o que acho injusto)!
Estão encontrei a Audax 101 com quadro tamanho 13,5

https://audaxbike.com/bike/133/adx-101
https://audaxbike.com/bike/133/adx-101

Infelizmente teria que comprar on-line, pois na minha cidade não tem… será que daria certo?!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2023 as 15:52
A Soul também tem vários modelos com quadro em tamanho XS. Acredito que seja o equivalente à uma bike de tamanho 13. A tamanho S seria o equivalente a uma 15. Vale dar uma olhada.

Exemplo:

Pela altura da sua filha, acredito que deva crescer mais ainda. Acho melhor pegar uma ligeiramente maior (tamanho S), então já abre uma gama de opções maior.

Caloi Kaiena por exemplo.
https://www.bikepointsc.com.br/bicicleta-caloi-kaiena-20-feminina--63455/p


Editado por hug0.dts - 12 Fev 2023 as 15:58
Voltar ao Topo
gcpina Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2007
Aracaju - Sergipe
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gcpina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2023 as 19:52
Não sabia que a soul tinha bikes XS! Valeu pela dica! E esse modelo com desconto de 30% está com um bom preço!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X