Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cera de abelha e cera de carnauba na corrente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cera de abelha e cera de carnauba na corrente

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Shaun Clarke Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mai 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shaun Clarke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cera de abelha e cera de carnauba na corrente
    Postado: 05 Jun 2020 as 13:33
Estou a buscar no mercado novas alternativas de lubrificantes de corrente que sejam menos agressivos ao meio ambiente e abandonar o famigerado óleo. Pesquisei algumas misturas com parafina e parece que a turma gosta bastante. Alguém já testou parafina com cera de abelha e parafina com cera de carnaúba? O que acharam?
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 14:16
Boa tarde. Confesso que isso é novidade para mim, mas fiquei curioso. Tens alguns links sobre isso? Proteção, facilidade de limpeza pós-pedais, etc.? 
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 14:46
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 15:30
 Já existe isso pronto em tubo numa loja de bike perto de vc Wink

A evolução dessa prática que era de ispideiros que vem as ceras de corrente hoje, isso já é usado acho que desde que se bebia guarana com rolha.

Aqui tem um video do processo.



Então se a preocupação é com natureza, 120ml por ano, e se usar isso tudo na corrente da bike, acho que não ajuda tanto qnto outros hábitos nossos mais poluentes.

Pq dai tbem, vc não usa óleo na corrente, mas dai vc usa gás pra aquecer a panelinha, mas, pode usar aquecimento eletrico, mas dai, aqui no brasil vem muito de hidreletrica, dai gasta energia e água.

E no final, a gente lava com sabão/desengraxante e joga tudo no ralo Confused

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 20:10
O cara nao quer agredir o meio ambiente com alguns ml de oleo que vai na corrente mas quer usar cera de abelha que estão rumando a extinção... pqp esse mundo tá ficando chato!!!!

Em tempo, sigo esse processo do tiozinho desse canal do youtube ja tem uns 6 meses... so alegria!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 20:28
Minha experiência com parafina pura derretida foi boa, mas tem uns poréns:

* choveu, já era
* a aplicação durava 2 semanas de tempo seco (200km no meu caso)
* a cada 2-3 meses tinha de trocar a emenda da corrente, que já não fechava bem mais
* emenda reserva na bolsa de selim é necessidade pra não ficar na mão

Fora isso, a corrente ficava super limpa, podia pegar nela que não sujava a mão, e o processo de “parafinagem” era bem simples: tacava a corrente na panela e esquentava, desligando o fogo quando começasse a soltar vapor (pra não pegar fogo) e ficava assim por uns vinte minutos, ligando e desligando o fogo, pra remover a fuligem da corrente e repor a parafina dentro dos elos.

Só a limpeza inicial que era chata. Eu segui o processo da Molten Speed Wax, que é uma cera própria pra lubrificar a corrente:

1. deixar a corrente de molho em querosene de um dia pro outro e agitar de vez em quando
2. repetir o molho no querosene tantas vezes quanto necessário, até sair totalmente limpo
3. deixar de molho em desengraxante (usei um desengraxante pra mecânica, mas descobri que desengordurante de cozinha SEM CLORO é melhor)
4. enxaguar e secar bem (usei ar quente do secador) pra não deixar nada de água (confirmar que ela esteja bem seca e limpa, sem sensação oleosa ou escorregadia)
5. mergulhar na parafina derretida imediatamente, pra evitar que enferruje

Pulei essa etapa chata do começo na corrente da bike da minha esposa e o resultado foi uma meleca, além de sujar toda a parafina. Mas a R$10,00 o quilo, é bastante barato.

A única coisa que me fez parar de parafinar foi a quantidade de emendas que eu tinha de comprar. São 3 bikes aqui em casa e dava uns R$50,00 de emenda à cada 2-3 meses...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 20:45
Originalmente postado por Shaun Clarke Shaun Clarke escreveu:

Estou a buscar no mercado novas alternativas de lubrificantes de corrente que sejam menos agressivos ao meio ambiente e abandonar o famigerado óleo. Pesquisei algumas misturas com parafina e parece que a turma gosta bastante. Alguém já testou parafina com cera de abelha e parafina com cera de carnaúba? O que acharam?


Sebo de carneiro!

https://youtu.be/OLLEwTqHm6E

Mas vou concordar com a galera aí que a questão da agressão ao meio ambiente é relativa. O calor usado pra derreter o sebo já detona um pouco.

Isso é uma utopia, o uso do óleo da corrente é mínimo. Além do mais, ainda se usa graxa nas partes internas e essas não tem substituto. Acho inclusive que alguns óleos de corrente que eu vejo aí tem pelo menos parte da composição vegetal. O Algoo úmido, por exemplo, tem um cheiro que me lembra muito óleo de mamona.

Mas se a coisa for levada ao pé da letra, vai ver que é uma busca ingrata: a extração do minério de ferro ou bauxita tem pegada de carbono bem significativa; a produção de tubos de aço ou alumínio tb; o processo de soldagem e têmpera idem; se for olhar as tintas, então, nem se fala; e nem chegamos à produção de peças especializadas...

Ao final das contas, não há pesquisas sobre o efeito do sebo de carneiro na vida útil da corrente. Talvez, ao optar por ele, você aumente o desgaste da corrente e acabe por ter uma pegada de carbono maior que aquela com o uso de lubrificantes a base de petróleo.

Na boa? Relaxa. Existem pesquisas confirmando que trocar um carro poluidor por um outro mais “ecológico” acaba tendo uma pegada menos ecológica simplesmente devido aos processos utilizados na fabricação. O carro mais ecológico é aquele que não causou o descarte de outro, basicamente. Com as bikes, você já vai estar na vantagem, pq o “motor” tem uma pegada de carbono bem menor que outros. Não vai ser 120ml de óleo de corrente por ano que vai melhorar isso.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 20:58
Já li algum tópico de alguém que usava parafina com cera de abelha, só não lembro mais onde foi. Mas não lembro que tenha sido nada melhor ou pior que parafina com outras coisas.
Estou usando parafina com óleo Singer, numa corrente que tá pura graxa e limpei mal e mal. Apliquei com pincel u botei uma vela embaixo pra derreter. 40 km rodados no asfalto, nenhum barulho.
Não vou fazer esse trampo de tirar a corrente pra banhar não. Vou ver o que acontece.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X