Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Lavei minha corrente. Fiz certo ou errado?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Lavei minha corrente. Fiz certo ou errado?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Lucas Dornela Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2020
Araxá
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Dornela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Lavei minha corrente. Fiz certo ou errado?
    Postado: 03 Jun 2020 as 01:30
Fui numa loja de bikes hoje pra ver o preço de uma manopla de gel porque a que veio na minha bike nova tá horrível, machucando demais minha mão. O rapaz da loja me convenceu a levar um lubrificante daquele squirt, galera aqui tinha falado que era bom então peguei ele.

Cheguei em casa eu vi na internet que precisa limpar a corrente antes de passar. Eu passei desengraxante em uma escovinha e limpei o cassete, o pedivela e a corrente. Quando terminei a lavagem eu reparei que a corrente ainda continuava com algumas manchas pretas, que pareciam ser de graxa. Eu tirei a corrente e deixei ela submersa no desengraxante por 3 horas. Quando eu fui retirar ela estava mais limpa, mas ainda tinha graxa entre os elos e ao passar a mão nela eu sinto ela meio melequenta, da pra ver que tem uma camada fina de óleo nela toda.

Olhando ela de cima o aspecto dela é prateado com uns pretinhos nos elos aqui e ali, e o toque melequento que eu mencionei. O jeito que ela ta já da pra usar o squirt nela ou eu preciso deixar ela lisinha sem nada de graxa e sem toque melequento?
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 07:06
O tal "toque melequento" que vc está falando deve ser devido ao desengraxante, vc enxaguou a corrente depois desse banho? Pra deixar a corrente como nova, vc vai ter que escovar entre os elos um a um dentro do desengraxante, não esquecendo de enxaguar a mesma e secá-la.
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 07:58
Bom dia! Aproveitando o post: o que vocês acham daquelas "maquininhas" para limpar a corrente, que a Pedaleria & similares vende pela internet? Funciona bem?

Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 08:12
eu uso escova de dentes velha mesmo
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 08:16
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Bom dia! Aproveitando o post: o que vocês acham daquelas "maquininhas" para limpar a corrente, que a Pedaleria & similares vende pela internet? Funciona bem?




Essas baratinhas não funcionam muito bem. É melhor ir no modo manual mesmo.
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 08:25
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Bom dia! Aproveitando o post: o que vocês acham daquelas "maquininhas" para limpar a corrente, que a Pedaleria & similares vende pela internet? Funciona bem?


Eu uso exatamente esse, não é 100% mas me atende bem.
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 08:30
Já tive duas dessas, se não tiver cuidado o bagulho desmonta todo, as escovinhas gastam logo, o suporte quebra, é foda, hehehe... É prático mas não é durável.
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 08:56
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Já tive duas dessas, se não tiver cuidado o bagulho desmonta todo, as escovinhas gastam logo, o suporte quebra, é foda, hehehe... É prático mas não é durável.

Ah, então pra mim não serve... kkk
Vou explicar o método que EU uso. Lavo a relação em 3 etapas:

- Faço um baldezinho com shampoo automotivo diluído. Com esse limpo toda a bike e por último começo a limpar a relação. Uso na bike pano e escovas/esponjas macias. Na relação uso outro pano e (daqui por diante) escova de dente usada com cerdas duras e um pincel cabeça redonda cerda dura. Limpo o que dá com esse shampoo e passo água depois.
- Num pote de margarina velho coloco um desengraxante chamado MAXIGRAX III, à base de "dodecilbenzenosulfonado, triexanolamina, dietanolamina, polifosfatos, tensoativo não iônico e solvente alifático" (atenção: tão forte que se tem que usar luvas de borracha ou ataca a pele!). Coloco as marchas num estágio que a polia inferior fique dentro da solução no pote de margarina, e daí vou girando. Alternadamente passo outro pano na corrente, a escova de denta na corrente e o pincel nas coroas e nas coroinhas ("rodinhas"). Faço isso várias veze e enxáguo com água. Sai MUITA água preta. Faço isso até praticamente a solução na margarina (que troco constantemente) não "sujar" mais.
- Depois de enxaguar deixo secar bem.
- Por último repito todo o procedimento acima, mas daí uso querosene.
- Se ainda assim a corrente não limpar, tá perdida... LOL

Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 08:59
Se a ideia é desengraxar ela por completo, precisa dar uma esfregada depois da imersão, principalmente entre os elos, e depois enxaguar bem.. ainda assim é bem provável que fique ainda resíduo da graxa anterior, mas em uma quantidade muito pequena que ai não representaria problema
pegue uma escova de dentes velha por ex que já dá pra fazer essa limpeza fina..

ah, e é bem importante lavar bem todo o resto do conjunto por onde a corrente passa.. coroa, cassete, câmbio traseiro.. se essas partes ainda estiverem sujas, é só questão de uns giros pra corrente puxar e estar suja novamente

Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Bom dia! Aproveitando o post: o que vocês acham daquelas "maquininhas" para limpar a corrente, que a Pedaleria & similares vende pela internet? Funciona bem?

eu tenho uma dessas das genéricas chinesas (que é a baratinha do ML) e funciona legal.. ela as vezes é meio chatinha de montar, mas dá pra remover bastante sujeira com ela
porém, tem um esquema de pegar duas escovas de dentes velhas, passar uma fita pra prender elas juntas com as cerdas viradas uma pra outra, e usar isso pra limpar a corrente.. já vi bastante video recomendando e acho que funciona legal pra esse propósito, substituindo bem esse "limpador de corrente" ai
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 09:21
O bom desse limpador chinês e similares é que ele diminui o trabalho que temos e a cagada que fazemos qdo lavamos a bike, por isso a praticidade do bagulho.
Voltar ao Topo
EduardoRR Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2018
Jundiaí
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduardoRR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 09:46
eu uso o limpador descrito aí, o azul, em uma das etapas. só ele não resolve mas adianta um pouco sim. com certeza ajuda. 
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 10:39
Originalmente postado por Lucas Dornela Lucas Dornela escreveu:

Olhando ela de cima o aspecto dela é prateado com uns pretinhos nos elos aqui e ali, e o toque melequento que eu mencionei. O jeito que ela ta já da pra usar o squirt nela ou eu preciso deixar ela lisinha sem nada de graxa e sem toque melequento?


Graxa original da corrente ?

Se ainda é, essa melhora e pior lubrificante que tem, ele dura muito tempo, troca de marchas fica suave e silenciosa, mas gruda tudo nela.

Então, esse óleo que vem nela é osso duro de roer, maneira mais facil de se livrar dele é querosene ou diesel ou esfregar com desengraxante, os dois primeiros é complicado pq nem todo mundo pode descartar ele facil e não pode jogar ele no ralo, melhor então se puder jogar na churrasqueira e queimar ele.

WD40 tbem é eficaz em remover ele, pode talvez começar com WD40 e o resto no desengraxante.

Sempre enxague bem após usar desengraxante, cassete, coroa e corrente podem oxidar se deixar desengraxante.

Pra usar o Squirt vc realmente precisa limpar por completo a corrente, ele é bem seco bem limpo, porem, em certos casos, 50km de estrada e força a relação ta fazendo barulho, secura dele reduz muito o tempo util dele. Qndo acabar esse tente o Smoove, dura mais tempo, mas a borra que ele deixa é chata de tirar.

Eu utilizo querosene e uma cuba vibratória, no youtube pessoal diz que é "ultrassônica" LOL

Querosene e mais barato e eficaz que desengraxante, não tem risco de oxidar, porém tem o problema do descarte.

Qndo tiro a lubrificação de fábrica da corrente normalmente tenho que fazer 2 ciclos nesse método pra tirar tudo, pq vc pode ter tirado externamente ele, mas dentro dos roletes ainda deve ter.

Eu utilizo por 500km ou mais sem retirar, só limpo a corrente pra retirar a borra externa de areia.

Cera qnto melhor vc comprar mais dificil de tirar, desengraxante não funciona bem com elas, nem mesmo querosene, sempre vai ter trabalho manual.

Por esse motivo eu abandonei cera, usando óleo, aplicação requer certo método, mas limpeza e duração da lubrificação deixar qquer cera no chinelo e da pra deixar corrente no óleo "limpa" igual cera.

Outro fator, revestimento da corrente afeta a facilidade da limpeza, sem revestimento, oxida e gruda tudo nela, as "pratinhas" são bem mais fáceis de limpar e as "douradas" é sonho de consumo, isso nem suja pra ficar bonita na foto.LOL
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 14:20
Uso essa maquininha (exatamente a da foto) há alguns anos e tem atendido.

Ela é bem vagabunda, mas se usar com cuidado, funciona legal.

Com ela não dá p/ girar o pedivela mto rápido ou em determinados ângulos pq a corrente trava dentro dela e tende a desmontar todo o conjunto. Mas com o tempo se pega o jeito e fica automático.

---

Sobre o problema original: passe o desengordurante/desengraxante e esfregue de alguma forma (maquininha, escova de dentes etc). Deixe agir por alguns minutos e bata um pouco de água limpa p/ tirar o excesso.

Na sequencia, repita a lavagem com água e sabão. Deixe agir mais alguns minutos e então faça mais uma lavagem (esfregando com maquininha/escovas) com água limpa.

Em lavagens que fiz por conta, apenas bater água limpa (sem esfregar com maquininha/escovas) após a aplicação do sabão acaba não sendo o suficiente p/ tirar o sabão dos elos interiores, dificultando a fixação da cera.

Tenho usado esse método quando a corrente está bem suja ou quando é a primeira limpeza p/ tirar aquele óleo original, e tem funcionado bem.

Depois que já está com squirt, a limpeza fica bem mais fácil.

Atente que o squirt talvez não fique 100% na 1ª aplicação, pois ele pode demorar umas 2~3 aplicações até aderir 100%.

Eu costumo aplicar, fazer um primeiro pedal e (desde q não pegue muita sujeira), apenas limpo a corrente com um pano seco e aplico novamente, por cima do 'antigo'. Essa reaplicação já cheguei a fazer no meio do pedal (sempre levo na bike, num frasco de colírio) e resolveu o problema.


Editado por Rafael88 - 03 Jun 2020 as 14:23
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 17:05
Pensei um negócio aqui que pode ajudar. Eu já uso água morna pra enxaguar a bike e acabo usando ela tb na relação. Com certeza, a água morna vai enxaguar melhor e não vai fazer mal. Tenta aí é vê no que dá!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 22:01
pra usar o squirt e ou qualquer outra cera o ideal é antes da primeira aplicação tirar todo o vestigio de lubrificantes anteriores...então sim vc tem q deixar sua corrente como nova,mas isso só na primeira aplicação...depois só lavar normalmente e reaplicar...pra lavar a corrente uso metodo simples...pego aquelas escovas e vou girando a corrente e passando por toda ela...uso água sabão de lavar roupa normal e um pouco de detergente misturado e vou esfregando toda a corrente e rodando o pé de vela...passo tbm aquelas buchinhas de lavar louça...depois de dar uma 3 voltar enchaguar e ver o estado que a corrente ficou....se ainda tiver precisando repito a operação até a corrente ficar ok...como ja passo a cera quando vou lavar com poucas passadas a corrente já fica limpa pra reaplicar...mas como a sua ja esta com graxa que é bem mais dificil de remover pode ser que tenha que usar algo mais radica...mas tenta ai...ao tirar todo vestigio da corrente pegue um pano e seque a corrente e espere uns 30min até a corrente estiver realmente bem seca e ai sim aplicaar a cera...de preferencia deixar de um dia pro outro pra cera cecar bem e a bike estar pronta pro pedal....ah e sobre a cera...smoov é melhor...rodo 200 km com ele sem reaplicar...ja com o squirt da pra rodar uns 70 km...sem contar que smoov não sai na água ja o squirt sai...
Rober
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2020 as 20:29
Corrente so de molho nao limpa, tem que esfregar e muito.
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2020 as 17:37
passa wd40 que limpa tudo e depois só lubrificar. 
Voltar ao Topo
dedraks Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jun 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dedraks Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2020 as 18:12
Pessoal estava pensando aqui.
Tenho um compressor em casa. Posso usar o jato de ar pra remover a água da corrente depois de lavar?
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2020 as 18:32
Originalmente postado por dedraks dedraks escreveu:

Pessoal estava pensando aqui.
Tenho um compressor em casa. Posso usar o jato de ar pra remover a água da corrente depois de lavar?

Pode, mas não é instantânea a secagem, vai tirar o grosso
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
Felipe luciani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2013
Brasil
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe luciani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2020 as 16:34
Meu processo de limpeza da corrente:
1. retiro ela da bike (uso power link)
2. lavo ela com querosene em um pote utilizando um pincel (esfrego bem, sem preguiça)
3. seco e passo ar comprimido contra uma estopa
4. aplico uma camada generosa de WD40 e passo ar comprimido novamente
5. aplico wd40 novamente e faço um "polimento" com uma estopa
6. lubrifico elo por elo com squirt
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2020 as 17:15
Originalmente postado por Felipe luciani Felipe luciani escreveu:

Meu processo de limpeza da corrente:
1. retiro ela da bike (uso power link)
2. lavo ela com querosene em um pote utilizando um pincel (esfrego bem, sem preguiça)
3. seco e passo ar comprimido contra uma estopa
4. aplico uma camada generosa de WD40 e passo ar comprimido novamente
5. aplico wd40 novamente e faço um "polimento" com uma estopa
6. lubrifico elo por elo com squirt
Considerando as características do WD40, especialmente no quesito de "remoção de umidade", não é mais interessante remove-lo completamente da corrente antes de usar um lubrificante?
Entendo que o ideal é que o lubrificante e não o WD sejam o elemento mais próximo dos roletes.

Eu costumava deixar as correntes "do rodizio" praticamente imersas em wd40 dentro das caixas entre uma troca e outra e percebi que mesmo os melhores lubrificantes ficavam uma meleca quando colocava uma destas correntes novamente pra girar na bike.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X