Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Perguntas sobre freio e câmbios
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Perguntas sobre freio e câmbios

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Lucas Dornela Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2020
Araxá
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Dornela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Perguntas sobre freio e câmbios
    Postado: 25 Mai 2020 as 23:09
1) Minha bicicleta nova tem freio hidráulico e eu achei os cabos meio longos. Eles não são mais longos do que se vê normalmente no mercado, mas eu andei vendo umas bikes aqui na loja de bike maior da minha cidade e vi alguns ciclistas que usam cabos bem curtinhos rente ao guidão. Há algum problema em usar cabos mais longos igual a minha? Eu pergunto isso porque perguntei pro rapaz da loja por curiosidade quanto ficaria pra encurtar e organizar os cabos e ele disse 30 reais pra cada cabo, porque teria que fazer sangria e comprar peça nova (essa de peça nova é verdade ou ele tentou me passar a perna? Porque se o cabo já está instalado lá e funcionando porque teria que por peça nova se só precisa cortar o cabo pra encurtar ele?)

2) Usar um câmbio traseiro acera com um dianteiro tourney tem algum problema? Um rapaz na loja fez um auê todo porque minha bike tem acera traseiro e tourney dianteiro, ficou meia hora falando isso e chamando todo mundo que passava perto pra ver. Eu fiquei com vergonha de perguntar o problema porque toda vez que eu perguntava algo eles vinham com elitismo pra cima aí eu desanimei. Eu sei que o dianteiro tourney não vai passar a marcha tão bem quanto se fosse um acera por exemplo, mas pra mim isso é irrelevante considerando o custo das peças. Eu gostaria era de saber se reduz durabilidade das peças ou provoca acidentes, sei lá...
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 00:21
Troque de bicicletaria

Se for assim minha bicicleta tem câmbio dianteiro e traseiro XT 9v mas os trocadores são Alivio 9v. Capaz dele querer jogar água benta nela.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 07:12
1- Cabos longos são para evitar que os mesmos se soltem qdo o ciclista faz manobras em que giram muito o guidão; normalmente as montadoras de bikes que não tem componentes com marcas próprias compram, por exemplo, kits de freios e não se dão ao trabalho de encurtá-los, apenas veem qual o melhor caminho para os cabos de modo que não fiquem muito expostos. Se vc for no ML vai ver kits desse tipo já montados e funcionais, basta apenas o usuário colocá-los na bike mesmo que fique com sobra de cabo. No caso das "peças novas", ele está se referindo ao pino do tubo e a oliva que entram na manete de freio e que evitam (ou pelo menos tentam) que o cabo seja arrancado em uma manobra mais arrojada e tb para que o óleo não vaze, o problema é que esses dois componentes podem acabar se estragando em um encurtamento de cabo e os caras querem já adiantar qq problema nesse processo. Então, não precisaria trocar se os caras forem minimamente talentosos. Uma pequena "quase" sangria, no caso, é necessária sim, pois vai ser tirado um pouco de óleo do sistema com o encurtamento das mangueiras.



Dá uma assistida aqui (mas não recomendo que faça se não souber o que está fazendo):



2- Tecnicamente falando não há problemas em usar peças misturadas nas bikes, se assim o fosse teriam então que fazer recall de 95% das bikes à venda pois elas usam misturas de todo tipo. Basta pegar qq anúncio de marcas conhecidas que vc vai ver Altus com Acera, Alivio com Deore, Tourney com Altus e isso não diminui a capacidade da bike de funcionar. Se vc for fazer as alterações na bike, leve dois jornalistas e um técnico da NASA para documentar o feito da sua bike e entrevistar o "gênio" da bicicletaria que parece mais interessado em pegar a sua grana do que dar um bom atendimento... 


Editado por sidserra - 26 Mai 2020 as 07:15
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 09:27
Fuja dessa bicicletaria !!! 

Cambio traseiro Acera com dianteiro Tourney é mais comum do que ver uma bike 100% Acera !

Cuidado ao encurtar o cabo e acabar deixando esticado demais ao virar o guidão todo.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 11:11
pino quase sempre dá para reaproveitar, mas oliva não, tem que colocar nova.  Agora essa história de câmbio dianteiro Tourney é frescura. Se vc colocar um de uma linha mais alta, como Alívio ou até Acera, os ganhos na verdade são mínimos, por isso que se vê muita bike com câmbio de linha superior na traseira, onde realmente faz diferença, e um câmbio mais simples na dianteira. A não ser que vc esteja competindo.


Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 13:15
A mistura de componentes pode até ser uma forma de conseguir uma adequação a um uso específico. Pegando a Trek 520 (que é meu atual sonho de consumo), ela usa transmissão Shimano Sora série R3000 de speed, exceto o câmbio traseiro, que é Shimano Alívio série M4000 de MTB. Essa opção do fabricante é pra permitir uma relação ampla adequada ao ciclo turismo (o uso pretendido dela), com pedivela 48-36-26D e cassete 11-36D (o câmbio traseiro Sora só permite cassete até 11-32D).
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 17:42
Os fabricantes de componentes vendem os componentes com um determinado nome no que eles chamam de "grupo". Os componentes estão assim "agrupados" por dois motivos. O primeiro é para identificar a qualificação e hieraquia na linha de produtos. Um "grupo" pode ser mais simples ou melhor, dependendo dos materiais que a fábrica utilizou para produzi-lo.

O segundo motivo é de ordem mercadológica e comercial. Quem vai montar a bike em vez de ficar "pingando" pra lá e pra cá procurando as peças, compra um grupo completo e assim poupa tempo e dinheiro, pois (em tese) o grupo tem que custar mais barato que os mesmos componentes comprados de forma avulsa. Isso faz com que a bike fique parecendo mais "homogênea" (se é que isto existe...) e com um aspecto mais profissional.

Dito isso, não tem problema algum em misturar determinados componentes, desde que eles sejam compatíveis entre si. A Shimano até fornece tabelas bem completas de compatibilidade entre os diversos componentes que ela fabrica para ajuda quem está montando uma bike nova ou repondo componentes desgastados.

Ou seja,  mande o sujeito que ficou meia hora te enchendo o saco com esse lero-lero ridículo para a  Censored  que e ele vá tomar Censored para deixar de ser bobo.

Big smile
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X