Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Coroa raspa no Cambio e não para a coroa Maior
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Coroa raspa no Cambio e não para a coroa Maior

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Masrugaphotos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Masrugaphotos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Coroa raspa no Cambio e não para a coroa Maior
    Postado: 25 Mai 2020 as 00:55
Ola. Tenho uma bike aro 29, ja ha um tempo atras o Cambio dianteiro quebrou e tive que trocar e coloquei um Shimano. Hoje pedalando pela Av.Paulista senti que a coroa maior começou a raspar no cambio, tentei de todas as formas regular para poder voltar pra casa sem danificar o cambio nem a coroa, mas mesmo assim ainda continuou raspando.
Fora que a coroa maior a corrente não fica, sempre cai para a do meio e atrás tambem nunca chega na ultima menor.
Me ajudem por favor. O que seria bom eu fazer para resolver?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2020 as 09:41
Vc citou que tentou regular, então vou considerar que já tenha uma noção básica.

Podem ser vários fatores, mas se o ajuste da tensão do cabo e dos parafusos limitadores não resolveu, pode ser que o câmbio tenha girado ou descido um pouco no tubo onde o canote entra, no quadro (seat tube), onde a abraçadeira se apóia. Isso não é incomum e pode ocorrer com uma forçada pra subir na coroa maior, com aperto insuficiente na abraçadeira ou com as buchas redutoras montadas erradas (aconteceu isso comigo). São esses pares de peças na frente do câmbio, na imagem abaixo.



Pra resolver, certifique-se primeiro que as buchas redutoras são adequadas para o seat tube do seu quadro. A Shimano fabrica câmbios com 34,9mm de abraçadeira e buchas redutoras para tubos de 31,8mm e 28,6mm, sempre com a indicação de tamanho na peça. Mas a Blue Cycle (distribuidora Shimano no Brasil) tem o péssimo hábito de mandar somente pra 31,8mm...

Dica pra medir o seat tube sem paquímetro: dê uma única volta com um barbante ou similar, bem justo e sem sobrepor, daí meça o comprimento do barbante com uma régua: 9cm é 28,6mm, 10cm é 31,8mm e 11cm é 34,9mm.

Resolva isso antes de apertar desnecessariamente, senão o parafuso pode espanar a rosca da abraçadeira, danificando o câmbio. Procure a bucha redutora em oficinas de bairro, geralmente eles guardam isso em uma caixa de partes não usadas, e podem até te dar de graça, se você for cliente frequente, como rolou comigo.

Com a bucha do tamanho certo, remonte o câmbio e ajuste o ângulo e altura de maneira adequada: a borda do câmbio deve ficar 2mm a 3mm acima dos dentes da coroa maior e o alinhamento deve ser paralelo às coroas. Um pouquinho girado pra dentro ou pra fora pode ajudar em alguns casos, daí precisa experimentar, mas sempre comece paralelo.

Depois é receita de bolo: reconecte o cabo, regule os limitadores L e H, faça o ajuste fino da tensão do cabo e tudo deve funcionar 100%.

Conselho: não invente de enrolar câmara de ar por baixo da abraçadeira. Não vai resolver o problema e ainda vai te fazer espanar o parafuso. Em última hipótese, você pode cortar uma tira de alumínio com a espessura certa e curvar ela sobre o tubo no quadro (protege o quadro com fita e alisa bem o alumínio com lixa pra não arranhar a pintura), fazendo duas metades, como na imagem. Daria pra fazer com cano de PVC tb, com o menor diâmetro interno possível, mas ele deforma ou esfarela com o tempo.

Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2020 as 18:00
Originalmente postado por Masrugaphotos Masrugaphotos escreveu:

Ola. Tenho uma bike aro 29, ja ha um tempo atras o Cambio dianteiro quebrou e tive que trocar e coloquei um Shimano. Hoje pedalando pela Av.Paulista senti que a coroa maior começou a raspar no cambio, tentei de todas as formas regular para poder voltar pra casa sem danificar o cambio nem a coroa, mas mesmo assim ainda continuou raspando.
Fora que a coroa maior a corrente não fica, sempre cai para a do meio e atrás tambem nunca chega na ultima menor.
Me ajudem por favor. O que seria bom eu fazer para resolver?

boa tarde, como amigo acima falou é ajuste, pelo relado eu acredito seja o cabo fixado errado no cambio, precisa ver que tipo de cambio voce está usando, veja fotos abaixo e faz comparação com a instalação do seu cambio dianteira

1. verifique se o cabo está passando por fora do pino indicado com seta.

2. verifique a distância entre cambio e coroa grande ( cambio no posição 2)


3. verifique se o cambio está alinhado com a coroa.

espero que tenha te ajudado.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X