Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com geometria
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com geometria

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com geometria
    Postado: 22 Mai 2020 as 00:26
Senhores, estou vendo um quadro aqui e o mesmo apresenta essas medidas:

Material: Alumínio 6061 T6

Available Size: 15”

Tapered : ZS44/ZS56

Central: 73mm C/ISCG05 mount

Seatpost: 30.9mm

Sistema de freio Post-mount

Size (C to T) : 27.5x15"

Head Tube Angle: 65.5゜

Seat Tube Angle: 73゜

Horizotal Top Tube Length: 15"-567mm

Chain Stay Length: 435mm

B.B. Height: 305mm

Wheel Base Length: 15"-1119mm 

Head Set Size: ZS44/ZS56

Seat Post:Size: 30.9mm

Suggested Fork Travel: 140-160mm


Eis que me vem a dúvida, infelizmente esse quadro só tem a venda aqui no BR no tamanho 15" (comprar qualquer coisa fora com o dólar atual é simplesmente suicídio) e eu tenho 1,76m, cavalo 77, braço 56 e, segundo o bikefit lá do nograu o ideal pra mim seria um quadro MTB de 16,37". Existiria alguma possibilidade "de eu caber" ou de "fazer eu caber" nesse quadro?

Obrigado
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2020 as 08:01
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:


Eis que me vem a dúvida, infelizmente esse quadro só tem a venda aqui no BR no tamanho 15" (comprar qualquer coisa fora com o dólar atual é simplesmente suicídio) e eu tenho 1,76m, cavalo 77, braço 56 e, segundo o bikefit lá do nograu o ideal pra mim seria um quadro MTB de 16,37". Existiria alguma possibilidade "de eu caber" ou de "fazer eu caber" nesse quadro?

Obrigado

Tchê,

Existe sim. A diferença não é muita. Porém, o bike fit existe para determinar qual a medida mais adequada de quadro e componentes em virtude das tuas medidas corporais. Quando mais próximo o tamanho do quadro ao que o bike fit recomenda, mais fácil de fazer os ajustes na bike, para maior ou menor.

O que poderá acontecer é tu ficares "um pouco grande demais" na bike. Isso tem vantagens e desvantagens.

Eu se estivesse no teu lugar procuraria outro quadro. Na ansiedade de ter uma determinada bike que eu era apaixonado, já comprei e pedalei a dita com um quadro dois numeros menor. Gastei uns trocados a mais para melhorar o fit; mas era um desconforto só. Jurei que nunca mais faria isso e com a lição aprendida, aguardei dois anos para comprar e montar a bike no tamanho certo.

Tenha paciênia e continue a procura.

Boa sorte!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2020 as 08:15
Olha, 15 é foda... Teu fit é quase igual (176x76) ao meu e pra mim fico bem tanto em 17 qto em 19 mas uso um quadro 17. Eu acho 15 pequeno, dependendo do quadro (principalmente se for sloop) vc vai ter que usar um canote de "200 metros" de tanto que ele vai ficar exposto e com pouco apoio. Bota um link do quadro ou pelo menos o modelo dele pra gente ver. Qual o uso que vc vai dar à bike?

Editado por sidserra - 22 Mai 2020 as 08:22
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2020 as 10:31
pela geometria é um quadro TRAIL, e estes costumam ser "menores" pois vc não anda neles com o banco na altura correta, ou então usará um canote retrátil para as descidas...

Fora isso, qual a marca e modelo? Achei a geometria do caralho, 65.5° de HTA...

Não é um quadro de XC, que é o que os bikefits tipo nograu indicam.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2020 as 16:52
Opa, beleza pessoal?
O quadro seria o dabomb sentinel.
Mais precisamente esse da foto. Como após o pessoal da bicicletaria medir o meu TSW pressure no gabarito e ele estar torto depois de um carro ter me acertado (somado a um tombo que está me fazendo substituir o canote e mais algumas peças) estou pensando em partir pra ele.
E também por conta dele ser 27.5 e, com isso, favorecer melhor meu peso (110kg).
No TSW eu uso quadro 17 sem problemas daí me vem a dúvida se ajustando com mesa e canote daria pra usar esse quadro 15 nessas medidas que eu postei. Será?
E tudo isso sem ter que vender um rim como seria num Santa Cruz Chameleon.
Também ajuda o fato do meu cubo ter as pontas substituíveis me permitindo usar tanto 10x135 quanto 12x142

Seguem alguns links onde dá pra ver ele melhor:

http://cycletaiwan.com/da-bomb-sentinel-frame.html

https://m.vitalmtb.com/product/guide/Frames,7/Da-Bomb/Sentinel,21698

https://www.americanas.com.br/produto/1554912298/quadro-sentinel-da-bomb-27-5-de-alum-15-preto?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_el_todas_geral_gmv&gclid=CjwKCAjw8J32BRBCEiwApQEKgZVfUtLiez2KhBW4UIswohNrKnPzA6H1oDDVpmCefa8noSmK9KbXyxoCkDMQAvD_BwE&i=5e154b1549f937f62596d753&o=5e68c10ff8e95eac3d6f5569&opn=YSMESP&sellerid=7030816000107&wt.srch=1


Editado por Kamikaze_Zero - 22 Mai 2020 as 17:08
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2020 as 16:55


Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2020 as 16:56



Editado por Kamikaze_Zero - 22 Mai 2020 as 17:00
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 11:25
Bom como vc mesmo disse esse quadro tem uma geometria trail/enduro. Vc vai estranhar bastante a frente aberta dele pois está acostumado com um quadro com aprox 70 de head angle.

Em termos de entreeixos deve ficar parecido com o TSW q tem, mas com uma pilotagem totalmente diferente pois a roda fica jogada la na frente.

Me preocupa tb o comprimento do canote que vai ter que usar, pode forçar o quadro, além do que usar um canote tão longo numa bike pequena faz seu peso ficar bem pra trás, quase em cima da roda traseira, quando estiver pedalando. Acredito que isso vai fazer a frente empinar na subida. E talvez o fato da bike ficar curta pra você quando tiver em pé (reach) vá atrapalhar na descida. Pode até tentar compensar na mesa maior, mas sinceramente eu nem sei o que esperar de uma bike com geometria Trail 65 de head angle e uma mesa longa. Elas são bikes mais longas sim que as de XC justamente pra usar mesa curta. Mas o quadro em questão não é exemplo de uma geometria moderna com frente muito longa.

Pra ter idéia, tenho 163cm de altura e até cogitei comprar esse Sentinel quando estava montando minha hardtail de Enduro. Mas eu compraria tamanho M pelo reach ser maior, já que achei o quadro Small (tamanho 15) muito curto. No fim acabei achando caro e encomendei um quadro sob medida pra mim com o reach de 42.2cm mas com o seat tube pequeno (39cm).

resumindo, eu não recomendo essa compra, a não ser que você goste muito de bike bem pequena.



Editado por TheLittle - 26 Mai 2020 as 11:43
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 11:38
Quando você entra no território do Trail/Enduro, passa a dar menos importância a essas regras de fit e tabelas de tamanho versus altura que um ou outro tentam pregar na internet, e passa a prestar mais atenção na utilização da bike e na sua preferência de pilotagem. Por isso acho fundamental as pessoas entenderem de geometria pra elas saberem o que querem e o que esperar de uma certa bike, já que aqui no BR temos pouquissimas oportunidades de fazer testes de bikes.

Hoje em dia a tendência das bikes é diminuir o tamanho do seat tube, então mesmo vc sendo baixo, consegue rodar num quadro M ou até mesmo L caso prefira uma bike mais longa (e estável  na descida).

Bikes novas estão vindo com o Seat Angle (angulo do tubo do selim) maior. Ou seja, o seat tube é bem mais inclinado pra frente. Isso significa que quando está sentado, o seu corpo vai ficar mais em cima do pedivela que as geometrias antigas. As vantagens são diversas:
- melhor distribuição do peso na bike (mais centralizado) ajuda muito na subida, diferença enorme.
- top tube efetivo mais curto quando sentado
- possibilidade de utilizar uma frente mais longa em relação ao eixo do pedivela (reach) sem que a bike fique enorme quando está sentado (pelo motivo acima, o selim fica mais pra frente que nas geos antigas)
- jutando os ultimos 2 motivos a conclusão também é que a diferença da bike estando em pé ou sentado é pouca.

Vou colocar 2 exemplos aqui, até um pouco exagerados, mas que dá p perceber nitidamente a diferença. Imagine o ciclista sentado e em pé em cada uma dessas bikes, e o quanto vai mudar a distância do corpo pro guidão nessas 2 situações em cada uma delas. Isso é o fundamental pra entender a geometria.






Editado por TheLittle - 26 Mai 2020 as 14:39
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2020 as 01:52
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Bom como vc mesmo disse esse quadro tem uma geometria trail/enduro. Vc vai estranhar bastante a frente aberta dele pois está acostumado com um quadro com aprox 70 de head angle.

Em termos de entreeixos deve ficar parecido com o TSW q tem, mas com uma pilotagem totalmente diferente pois a roda fica jogada la na frente.

Me preocupa tb o comprimento do canote que vai ter que usar, pode forçar o quadro, além do que usar um canote tão longo numa bike pequena faz seu peso ficar bem pra trás, quase em cima da roda traseira, quando estiver pedalando. Acredito que isso vai fazer a frente empinar na subida. E talvez o fato da bike ficar curta pra você quando tiver em pé (reach) vá atrapalhar na descida. Pode até tentar compensar na mesa maior, mas sinceramente eu nem sei o que esperar de uma bike com geometria Trail 65 de head angle e uma mesa longa. Elas são bikes mais longas sim que as de XC justamente pra usar mesa curta. Mas o quadro em questão não é exemplo de uma geometria moderna com frente muito longa.

Pra ter idéia, tenho 163cm de altura e até cogitei comprar esse Sentinel quando estava montando minha hardtail de Enduro. Mas eu compraria tamanho M pelo reach ser maior, já que achei o quadro Small (tamanho 15) muito curto. No fim acabei achando caro e encomendei um quadro sob medida pra mim com o reach de 42.2cm mas com o seat tube pequeno (39cm).

resumindo, eu não recomendo essa compra, a não ser que você goste muito de bike bem pequena.





Obrigado por responder.
Realmente tanto no meu TSW Pressure 17 mesmo jogando o banco no talo pra frente eu acho que acabo forçando demais a roda traseira porque sempre é ela que dá problemas com raios quebrando, além da facilidade de tirar a roda dianteira do chão em subidas, etc.

Vou abortar a idéia de pegar o tamanho 15 e ver se mais pra frente aparece um tamanho 17" ou 19" pra distribuir melhor o peso entre a roda dianteira e a traseira ou partir pra algum quadro "custom" que nem o seu pra não encarecer muito as coisas.

Editado por Kamikaze_Zero - 27 Mai 2020 as 01:53
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2020 as 10:43
Vende sua TSW e pega uma Gt Avalanche  2020 e coloca um garfo 140mm e mesa curtinha. Vai ficar com uns 67.5 de angulo de caixa.

Se vc pegar a GT de entrada, pode jogar as peças da TSW q sejam melhores q da GT, e vender a TSW com o que sobrar. E colocar uma suspensão maior na frente.
Se pegar a versao Expert, já tem uma boa relação de componentes e acho que não precisa trocar nada além da mesa (a que vem de 80mm é muito longa pra propsta da bike, na minha opiniao).

Vai ficar uma boa geometria e uma bike zero km, com garantia no quadro. No caso acho que pode pegar um quadro M pois os GT são bem grandes.


Editado por TheLittle - 27 Mai 2020 as 12:01
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2020 as 10:05
cara, tu vai ter que comprar um canote grande e que aguente o tranco, e a mesa também pode ficar grande. Mas vai ter uma bike bem ágil

eu tenho 190 e uso quadro de XC tamanho 20
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X