Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cannondale Caad 13 Disc 2020
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cannondale Caad 13 Disc 2020

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cannondale Caad 13 Disc 2020
    Postado: 18 Mai 2020 as 20:36
Buscando uma bike multifunção, adquiri recentemente uma Specialized Allez (2019 Sport/Sora) por reço convidativo. Como possuo uma Specialized Tarmac (Sport 2019/Ultegra), imaginei que ambas seria próximas em rendimento, esperando uma posição menos agressiva na Allez. Fui surpreendido negativamente pela geometria da Allez que limitava meu redimento. (rodei no total 639km com a bike que esava com upgrades, inclusive canote de carbono e selim com trilhos de titanio 8,8kg).

Passado dois dias da venda, fui até a loja de um amigo e encomendei uma Cannondale Caad13 Disc no tamanho 48, com geometria um pouco mais agressiva, quadro mais leve, eixo passante de 12mm, pneus 28c, freios a disco e design mais aero.

A bike chegou na quarta-feira passada pela tarde, corri pra loja as 18h (estou em home-office), montamos a bike e gravamos um review do produto para o canal do colega da loja (https://www.youtube.com/watch?v=HoeBd8vHRaw). Aproveitei e trouxe pra casa no mesmo dia! Quando fizer a primeira revisão (não sei quando), vou pedir para cortar 1,5cm da espiga e reduzir o conduite do freio traseiro)

As primeiras impressões quanto ao quadro e geometria são excepcionais, a bike é muito, muito rígida quando exigida, possui toptube afunilado (aero), o sistema de fixação do canote é preciso e o mesmo trabalha amortecendo vibrações e o conforto proporcionado pelos pneus 28c (85-95psi) quase equivalem a um quadro de carbono e pneus 23c (110-120psi)!

Para os baixinhos, destaca-se a furação do suporte de caramahola que permite fixação em posição mais baixa, evitando bater no toptube quando se retira a caramanhola. Quanto ao tamanho, opeti pelo 48 pois utilizo selim com 67,8 cm do central e distancia selim-guidão de 48cm (tronco curto), meço 1,67m. O tamanho 51 deixaria o canote menos exposto, reduzindo o conforto e levaria a substituiçao da mesa por uma de 75mm deixando a bike muito arisca e desajeitada. 

O Grupo 105 com cassete 11-30 aliado ao pedivela Mid 52-36 surpreendeu positivamente, sendo mais adequado que o 50-34 no meu uso (penso em passar a usar na Tarmac tabém!)

Pesou originalmente 8,8 kg sem os pedais e esta atualmente com 9,020kg com pedais (Shimano 6800), suporte de caramanhola Lightweight e Selim Romin Pro (peguei o da Tarmac pra testar pois o original ficou insuportável para mim). Ainda falta substituir as camaras originais de 150g cada por Maxxis de 85g e no futuro um par de rodas (originais pesam 2kg) e guidão (315g) mais leves, trazendo o peso para próxio dos 8kg sem pedais!


Andei aproximadamente 100km (o frio que tem feito todas as manhãs tem reduzido a quantidade de pedais por aqui rsrsrs) e estou surpreso com a qualidade do rodar e com a rigidez do triangulo traseiro e pela característica de reagir rapidamente e manter um passo forte sem maiores dificuldades (a Allez tinha respostas muito penosas, embora mantivesse o passo depois de embalada).

Vai ser minha bike de uso diário. Vai pra ciclovia/trabalho e explorar os piores acostamentos da região, sem dó nem piedade! Por opção, vou manter o guidão mais elevado (4cm abaixo do selim - 6,5cm na Tarmac) e rodar com mais conforto.

Quanto aos freios a disco, não me surpreenderam. A diferença quanto a precisão e modulação no seco é imperceptível, mesmo utilizando pneus 28 vs pneus 23 na bike com ferradura. Empate técnico. Com clima chuvoso espero que as qualidades sejam mantidas, ao contrario das ferraduras que passam a render 60% menos. Embora mais ergonômicas que as antigas, as manetes hidráulicas 7020 ainda são grandes quando comparadas às convencionais (são próximasem tamanho às da linha 5700 e 6700 para freio de aro).

O valor final ficou próximo da dezena de milhares de reais a vista (teve descontinho) e garanti logo a 2020 pois estou certo de que os modelos 2021 virão corrigidos pela atual cotação do dólar e infelizmente teremos bikes com 105/Disco pelo menos 30% mais caras!

Pra quem quiser ver minhas bikes anteriores, segue link da minha "garagem" virtual!



Editado por dimas2dimas - 18 Mai 2020 as 20:47
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Jota Erre Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2020
Brasília
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jota Erre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2020 as 14:02
Show a bike! Ia num quadro 48 tb, mas acabei optando pelo 51. Já estou com as Maxxis  de 66g para fazer o upgrade e esperando o Vittoria Corsa G2 que encomendei na merlin cycles antes desse dólar explodir. 
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2020 as 14:38
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Buscando uma bike multifunção, adquiri recentemente uma Specialized Allez (2019 Sport/Sora) por reço convidativo. Como possuo uma Specialized Tarmac (Sport 2019/Ultegra), imaginei que ambas seria próximas em rendimento, esperando uma posição menos agressiva na Allez. Fui surpreendido negativamente pela geometria da Allez que limitava meu redimento. (rodei no total 639km com a bike que esava com upgrades, inclusive canote de carbono e selim com trilhos de titanio 8,8kg).

Passado dois dias da venda, fui até a loja de um amigo e encomendei uma Cannondale Caad13 Disc no tamanho 48, com geometria um pouco mais agressiva, quadro mais leve, eixo passante de 12mm, pneus 28c, freios a disco e design mais aero.

A bike chegou na quarta-feira passada pela tarde, corri pra loja as 18h (estou em home-office), montamos a bike e gravamos um review do produto para o canal do colega da loja ( https://www.youtube.com/watch?v=HoeBd8vHRaw - https://www.youtube.com/watch?v=HoeBd8vHRaw). Aproveitei e trouxe pra casa no mesmo dia! Quando fizer a primeira revisão (não sei quando), vou pedir para cortar 1,5cm da espiga e reduzir o conduite do freio traseiro)

As primeiras impressões quanto ao quadro e geometria são excepcionais, a bike é muito, muito rígida quando exigida, possui toptube afunilado (aero), o sistema de fixação do canote é preciso e o mesmo trabalha amortecendo vibrações e o conforto proporcionado pelos pneus 28c (85-95psi) quase equivalem a um quadro de carbono e pneus 23c (110-120psi)!

Para os baixinhos, destaca-se a furação do suporte de caramahola que permite fixação em posição mais baixa, evitando bater no toptube quando se retira a caramanhola. Quanto ao tamanho, opeti pelo 48 pois utilizo selim com 67,8 cm do central e distancia selim-guidão de 48cm (tronco curto), meço 1,67m. O tamanho 51 deixaria o canote menos exposto, reduzindo o conforto e levaria a substituiçao da mesa por uma de 75mm deixando a bike muito arisca e desajeitada. 

O Grupo 105 com cassete 11-30 aliado ao pedivela Mid 52-36 surpreendeu positivamente, sendo mais adequado que o 50-34 no meu uso (penso em passar a usar na Tarmac tabém!)

Pesou originalmente 8,8 kg sem os pedais e esta atualmente com 9,020kg com pedais (Shimano 6800), suporte de caramanhola Lightweight e Selim Romin Pro (peguei o da Tarmac pra testar pois o original ficou insuportável para mim). Ainda falta substituir as camaras originais de 150g cada por Maxxis de 85g e no futuro um par de rodas (originais pesam 2kg) e guidão (315g) mais leves, trazendo o peso para próxio dos 8kg sem pedais!


Andei aproximadamente 100km (o frio que tem feito todas as manhãs tem reduzido a quantidade de pedais por aqui rsrsrs) e estou surpreso com a qualidade do rodar e com a rigidez do triangulo traseiro e pela característica de reagir rapidamente e manter um passo forte sem maiores dificuldades (a Allez tinha respostas muito penosas, embora mantivesse o passo depois de embalada).

Vai ser minha bike de uso diário. Vai pra ciclovia/trabalho e explorar os piores acostamentos da região, sem dó nem piedade! Por opção, vou manter o guidão mais elevado (4cm abaixo do selim - 6,5cm na Tarmac) e rodar com mais conforto.

Quanto aos freios a disco, não me surpreenderam. A diferença quanto a precisão e modulação no seco é imperceptível, mesmo utilizando pneus 28 vs pneus 23 na bike com ferradura. Empate técnico. Com clima chuvoso espero que as qualidades sejam mantidas, ao contrario das ferraduras que passam a render 60% menos. Embora mais ergonômicas que as antigas, as manetes hidráulicas 7020 ainda são grandes quando comparadas às convencionais (são próximasem tamanho às da linha 5700 e 6700 para freio de aro).

O valor final ficou próximo da dezena de milhares de reais a vista (teve descontinho) e garanti logo a 2020 pois estou certo de que os modelos 2021 virão corrigidos pela atual cotação do dólar e infelizmente teremos bikes com 105/Disco pelo menos 30% mais caras!

Pra quem quiser ver minhas bikes anteriores, segue link da minha "garagem" virtual!

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas - https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

Boa tarde !

O que você achou de ruim na Allez ? Eu tenho uma mas não tenho experiência em outras bicicletas de estrada (Caloi 10 não conta...), a duvida foi entre a Strada R e a Allez mesmo. O que eu ganharia com uma Caad ou a TARMAC na questão da geometria ? 

Obrigado !
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2020 as 15:09
show de bike em dimas! parabéns! Clap
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2020 as 19:39
Então, não que a Allez seja ruim, apenas não se encaixou no perfil que busco. Vamos a algumas considerações sobre geometrias, utilizando a Tarmac 2018 (agressiva), Caad (meio termo) e Allez (endurance).

Todos os dados em mm e graus. Comparativo da Caad 48, Tarmac 49 e Allez 52. 


Caad 13 Tarmac Sl4 Allez
Reach 374 386 376
Stack 520 505 552
Top Tube (effective) 520 518 542
Seat Tube C-T 442 460 490
Head Angle 71,2 72,3 73
Seat Angle 74,3 75,5 73,25
Head Tube 114 100 140
Chainstay 408 405 420
Wheelbase 985 970 983
Front Centre 589 575 576
Standover 723 730 745
BB Drop 74 72 77
BB Height 268 270 263
Fork Rake / Offset 55 44 47

Tarmac

Considero a Tarmac a mais agressiva pelos segintes fatores. Maior reach, menor Stack, Angulo do ST mais aberto, e Angulo da caixa de direção que prioriza a estabilidade, além do Chainstay mais curto e do headtube muito pequeno. Lembremos que a Tarmac utiliza Canote com recuo de 20mm originalmente que somado ao toptube efetivo chegamos a 538mm.

Para meu fit na Tarmac, utilizo 2 epsaçadores de 5mm além do cone sob a mesa, ficando o guidão cerca de 6,5 cm abaixo do selim que devido a posição mais adiantada gerada pelo angulo do Seattube, me permite rodar com o mesmo regulado com 68cm de altura e com a ponta 3,8cm para trás do movimento central. Utilizo mesa de 100mm e -6graus.

Veja que a posição de pilotagem é bem adiantada (sobre o guidao), sendo o reach de 386mm somado a mesa com 105mm efetivos de 491mm.

Em resumo, a posição adiantada o selim alguns milimetros mais alto, o guidão mais baixo e o chainstay curto tornam esta bike muito rapida em retomadas, subidas e arisca nas mudanças de direção. É a bike perfeita nos dias em que você deseja andar forte e sentir a transmissão de força a traseira ciscando no sprint e aquela acelerada no meio da subida quando pedala em pé! É totalmente Racing, andar devagar com ela é cansativo, depois que acelera é só sorriso. Emocionante!

Allez

A menos agressiva pelos seguintes fatores, Chainstay muito longo, angulos da direção mais aberto e do seattube mais fechado, toptube mais longo mesmo com reach menor que a tarmac e com stack excessivamente alto visando conforto.

Nesta bike, usei uma mesa de 90mm com -16 graus na tentativa de descer o guidão para 4cm de desnivel do selim. Para melhor ajuste, a bike vem com canote com offset de 10mm. o reach somado a mesa é de 481mm, a altura do selim devido ao angulo reduzido do seattube encaixaram melhor com a altura de 67,5cm, com o selim 5cm para tras do central, fit bem ao estilo "french" mais voltado para o conforto.

É uma boa bike, para pedalar sem pressa, não é excepcional nos sprints, nem no passo, sem destaques. Neutra, seu habitat é algo mais no estilo Audax e Cicloviagem. Boa vida!

Caad

A busca por uma bicicleta mais versátil acabou por aqui. Geometria totalmente nova. Raech proximo da Allez, mas com toptube curto, recuo de 20mm no canote e mesa de 90mm -6 graus. o headtube está na média entre os 2 anteriores e embora aceite pneus 30mm o chainstay não é longo. O mais interessante é o angulo da caixa de direção e o offset do garfo que deixam a bike mais estavel nas retas e suave nas curvas rapidas, nao é agressiva como a Tarmac, mas nem de longe lembra a Allez (embora tenham entre-eixos e reach parecidos, a caixa de direção e o angulo do garfo fazem total diferença), pois acelera muito bem (nao tanto quanto a Tarmac) e mantém o passo (estou achando que supera minimamente a Tarmac). O Selim ficou 4,3 cm recuado do central e com altura de 67,8cm. É uma all-arounder om um pé racing, do jeito que eu buscava! Uma faz tudo!

Por fim, reach e stack são "as medidas", mas não esqueçam do chainstay (+longo = +conforto = -agilidade). e do anglo do seattube, que vai ditar a forma como se posicionamos e distribuimos a potencia sobre os pedais!


Editado por dimas2dimas - 19 Mai 2020 as 19:40
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2020 as 23:30
Dimas,
Parabéns pela bike! A Caad 13 ficou linda nessa cor.

Belo review!
Esse comparativo com a geometria de outras é muito bacana quando sabe exatamente o que quer.

Provavelmente com a Allez vc sentiu a bike alta demais, pelo stack e head tube mais altos. Fica meio que sem agilidade e pouco responsiva. Por outro lado, a posição é mais confortável.
Uma vez adaptado a um geometria mais agressiva, que é Tarmac, fica muito complicado andar em uma muito diferente.
Sinto isso quando pedalo com a minha hibrida, vivo pensando em colocar uma mesa maior e tirar alguns espaçadores.

52/36 por 11/30 que é vida! Sendo muito detalhista, poderia ter uma mudança sutil no escalonamento, com um pinhão 16. Mas nada que desabone.
As vezes vc está numa subida de boa, querendo só girar tranquilo, o pinhão 30 vai que é uma beleza.
O que achou do ajuste do Trim do cambio dianteiro? estou apanhando ainda...

Pelo freio a disco e pneus 28, o peso está bom. Tem muito ponto onde dá pra tirar peso. Talvez nem sinta necessidade, já que o propósito dela é diferente do que tem com a Tarmac.

Agora é só curtir! abs
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2020 as 00:25
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Dimas,
Parabéns pela bike! A Caad 13 ficou linda nessa cor.

Belo review!
Esse comparativo com a geometria de outras é muito bacana quando sabe exatamente o que quer.

Provavelmente com a Allez vc sentiu a bike alta demais, pelo stack e head tube mais altos. Fica meio que sem agilidade e pouco responsiva. Por outro lado, a posição é mais confortável.
Uma vez adaptado a um geometria mais agressiva, que é Tarmac, fica muito complicado andar em uma muito diferente.
Sinto isso quando pedalo com a minha hibrida, vivo pensando em colocar uma mesa maior e tirar alguns espaçadores.

52/36 por 11/30 que é vida! Sendo muito detalhista, poderia ter uma mudança sutil no escalonamento, com um pinhão 16. Mas nada que desabone.
As vezes vc está numa subida de boa, querendo só girar tranquilo, o pinhão 30 vai que é uma beleza.
O que achou do ajuste do Trim do cambio dianteiro? estou apanhando ainda...

Pelo freio a disco e pneus 28, o peso está bom. Tem muito ponto onde dá pra tirar peso. Talvez nem sinta necessidade, já que o propósito dela é diferente do que tem com a Tarmac.

Agora é só curtir! abs


A Allez é realmente muito alta. É muito confortável. Recomendaria parra quem quer rodar bastante, sem muita pressa!

O trim me deu uma surra de 3 horas, mas consegui chegar numa regulagem quase perfeita rsrsrs... Após muito tentar (tinha sido assim com o cambio da Tarmac também), descobri que o que pega é a passagem do cabo com a microrregulagem toda solta e a tensão adequada no cabo com a posição toda solta no sti e o limitador inferior já regulado... prende o cabo e dá umas 2 voltas na micro e testa regulando o limitador superior... Foi meio tentativa e erro, erro, erro, erro até acertar!

Quanto ao escalonamento, eu pessoalmente trocaria o pinhaão de 17 pelo de 16 para ter algo como 11-12-13-14-15-16-18-20-23-26-30...

Mas o 52-36 é realmente muito legal, não é pesadão como o 53-39. Como eu estava acostumado com 50-34 x 11-28 com pneu 23, o mais diferente tem sido ter uma marcha extra pra descer (cog 11) e uma pra aterrorizar no plano (cog 12). No compacto falta na descida! Outra coisa interessante é que dá pra rodar no volantinho na cidade sem sentir necessidade de subir pro volantão!

Quanto ao peso, a bike tem se comportado tão bem que o que mais quero agora é curtir! 


Editado por dimas2dimas - 20 Mai 2020 as 00:56
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2020 as 08:13
Muito obrigado pelo Review das bikes. Acho que a Allez está perfeita pra mim, ciclista peba iniciando nas bikes de estrada. Quando fizer o UP para o 105 então ficará 10. Eu me sinto bastante confortável nela, e a ideia é aumentar a distância, o ritmo virá depois.

Muito bonita a Caad 13.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2020 as 09:13
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Muito obrigado pelo Review das bikes. Acho que a Allez está perfeita pra mim, ciclista peba iniciando nas bikes de estrada. Quando fizer o UP para o 105 então ficará 10. Eu me sinto bastante confortável nela, e a ideia é aumentar a distância, o ritmo virá depois.

Muito bonita a Caad 13.

A Allez é perfeita para começar. Tanto essa quanto Trek Domane, Merida Scultura, Scott Addict, Sense Prologue, Oggi Cadenza e por aí vai.
Ela te coloca numa posição que não vai estranhar tanto e ao mesmo tempo entrega uma boa performance. É uma bicicleta que vai te acompanhar por bastante tempo.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2020 as 09:25
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Dimas,
Parabéns pela bike! A Caad 13 ficou linda nessa cor.

Belo review!
Esse comparativo com a geometria de outras é muito bacana quando sabe exatamente o que quer.

Provavelmente com a Allez vc sentiu a bike alta demais, pelo stack e head tube mais altos. Fica meio que sem agilidade e pouco responsiva. Por outro lado, a posição é mais confortável.
Uma vez adaptado a um geometria mais agressiva, que é Tarmac, fica muito complicado andar em uma muito diferente.
Sinto isso quando pedalo com a minha hibrida, vivo pensando em colocar uma mesa maior e tirar alguns espaçadores.

52/36 por 11/30 que é vida! Sendo muito detalhista, poderia ter uma mudança sutil no escalonamento, com um pinhão 16. Mas nada que desabone.
As vezes vc está numa subida de boa, querendo só girar tranquilo, o pinhão 30 vai que é uma beleza.
O que achou do ajuste do Trim do cambio dianteiro? estou apanhando ainda...

Pelo freio a disco e pneus 28, o peso está bom. Tem muito ponto onde dá pra tirar peso. Talvez nem sinta necessidade, já que o propósito dela é diferente do que tem com a Tarmac.

Agora é só curtir! abs



A Allez é realmente muito alta. É muito confortável. Recomendaria parra quem quer rodar bastante, sem muita pressa!

O trim me deu uma surra de 3 horas, mas consegui chegar numa regulagem quase perfeita rsrsrs... Após muito tentar (tinha sido assim com o cambio da Tarmac também), descobri que o que pega é a passagem do cabo com a microrregulagem toda solta e a tensão adequada no cabo com a posição toda solta no sti e o limitador inferior já regulado... prende o cabo e dá umas 2 voltas na micro e testa regulando o limitador superior... Foi meio tentativa e erro, erro, erro, erro até acertar!

Quanto ao escalonamento, eu pessoalmente trocaria o pinhaão de 17 pelo de 16 para ter algo como 11-12-13-14-15-16-18-20-23-26-30...

Mas o 52-36 é realmente muito legal, não é pesadão como o 53-39. Como eu estava acostumado com 50-34 x 11-28 com pneu 23, o mais diferente tem sido ter uma marcha extra pra descer (cog 11) e uma pra aterrorizar no plano (cog 12). No compacto falta na descida! Outra coisa interessante é que dá pra rodar no volantinho na cidade sem sentir necessidade de subir pro volantão!

Quanto ao peso, a bike tem se comportado tão bem que o que mais quero agora é curtir! 



Então, ainda não mexi no ajuste do trim com medo de fazer bobagem e piorar. Assim que for revisar peço pra mexer nisso.
Quando subo pro coroão, a corrente começa a raspar mesmo no cog 17 ou 15. Aí tenho de ajustar o trim. Parece bobagem, mas quando está na estrada com muito barulho, não dá pra ouvir a corrente raspando, gera desgaste e alguns watts preciosos.

Esse escalonamento que comentou é exatamente o que eu achava o ideal, um cog a mais no meio do cassete e não na ponta.
É um pequeno detalhe, continuo achando essa combinação 11/30 muito boa. Dei uma olhada nos cassetes 11/28 de 11v, ainda não encontrei om um esclamenamento assim.
Voltar ao Topo
jzflores Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jzflores Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2020 as 13:03
muito legal esse review.
e uma aula inicial sobre geometria.
acho que a galera quer comprar uma bike e não se atenta a isso. nao ler. nao se informa sobre as estruturas que vão ser imutáveis, depois de ter a bike em mãos.  (apesar de ajustável).

entretanto  nao ter  definido o tipo de uso que vai fazer (faz parte)
apesar de que com a bike de estrada é importante mas não é determinante; pode mudar. ou ser misto, variado... dependendo de onde a pessoa mora ou se a pessoa vai viajar e quer levar a bike etc.
mas é bom entender as características da bike pra não fazer um investimento cego e não ter satisfação/prazer ao pedalar. que acho o mais importante. o fruir. o gozar, no uso da bike.

independente do preço, dos componentes, mais importante é ter em mente como quer que seu corpo se mantenha na bike. (agressivo, responsivo, confortável, relaxado, tudo isso) é  a geometria quem vai determinar, como foi explicitado pelo amigo ai

e ao meu ver o prazer vem justo desse encontro.  desejo, condições(realidade) e os meios a  disposição

com paciência e  atenção dá pra chegar bem perto disso.

Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2020 as 13:09
Originalmente postado por jzflores jzflores escreveu:

muito legal esse review.
e uma aula inicial sobre geometria.
acho que a galera quer comprar uma bike e não se atenta a isso. nao ler. nao se informa sobre as estruturas que vão ser imutáveis, depois de ter a bike em mãos.  (apesar de ajustável).

entretanto  nao ter  definido o tipo de uso que vai fazer (faz parte)
apesar de que com a bike de estrada é importante mas não é determinante; pode mudar. ou ser misto, variado... dependendo de onde a pessoa mora ou se a pessoa vai viajar e quer levar a bike etc.
mas é bom entender as características da bike pra não fazer um investimento cego e não ter satisfação/prazer ao pedalar. que acho o mais importante. o fruir. o gozar, no uso da bike.

independente do preço, dos componentes, mais importante é ter em mente como quer que seu corpo se mantenha na bike. (agressivo, responsivo, confortável, relaxado, tudo isso) é  a geometria quem vai determinar, como foi explicitado pelo amigo ai

e ao meu ver o prazer vem justo desse encontro.  desejo, condições(realidade) e os meios a  disposição

com paciência e  atenção dá pra chegar bem perto disso.



Bem por aí, tenho utilizado a Caad como AllArounder (tem cassete 11-30 (sobe tudo na coroa 36), não faz feio na estrada (coroa 52), é rígida e responsivo, mas ainda assim confortável no uso urbano graças aos pneus 28c.

Minha outra bike de carbono, a Tarmac de estimação, é bem mais agressiva e muito rápida na estrada, mas pouco utilizável pra deslocamento devido aos pneus 23/25 e à postura mais agressiva.

É um baita investimento, tem que estar seguro do que quer e pra que vai usar. Não adiantaria uma bike Aero com rodas altas para o uso pretendido. Tem bike pra tudo quanto é uso, nos resta adaptar a bike a nós! Jamais nos adaptarmos à bike errada!
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
caze Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2016
Santa Catarina
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2020 as 08:50
Parabéns pelo relato, ficou um post muito bom, sendo indispensável para quem esta querendo trocar de geometria da Bike. Eu quando estava buscando informações antes de comprar a minha road, entrava muito neste site de comparativos:  https://geometrygeeks.bike/ - https://geometrygeeks.bike/
Bons pedais e que garagem você tem!
Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 18:44
Boa noite colegas, estou precisando de uma ajuda, dos mais experientes, ando de speed a algum tempo, tenho uma caad8, com rodas futura é grupo 105, a minha região( Cristalina, Goiás entorno de Brasília) o tipo de estrada que predomina, é falso plano asfalto com acostamento mediano. Dito isto vem a pergunta vale a pena trocar a caad8 pela caad13, pensando também em segurança, pois a minha é garfo de carbono, ela deve ser 2013, já comprei usada, peso 92 kg, uso um quadro 58 na caad8.

Quais os possíveis ganhos?
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 12:26
Originalmente postado por adaoferre adaoferre escreveu:

Boa noite colegas, estou precisando de uma ajuda, dos mais experientes, ando de speed a algum tempo, tenho uma caad8, com rodas futura é grupo 105, a minha região( Cristalina, Goiás entorno de Brasília) o tipo de estrada que predomina, é falso plano asfalto com acostamento mediano. Dito isto vem a pergunta vale a pena trocar a caad8 pela caad13, pensando também em segurança, pois a minha é garfo de carbono, ela deve ser 2013, já comprei usada, peso 92 kg, uso um quadro 58 na caad8.

Quais os possíveis ganhos?

A Caad8 é uma excelente bike, confiável e não tem razão pra se preocupar com o garfo, desde que vc faça revisões completas periódicas.

Uma troca, seria mais por atualização.
A Caad13 tem alguns ganhos aerodinâmicos e de conforto que provavelmente vc vai sentir. Mas não espere nada absurdo.
Eu faria a mudança, penso que precisamos experimentar bikes diferentes, isso ajuda na motivação.
Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 13:33
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por adaoferre adaoferre escreveu:

Boa noite colegas, estou precisando de uma ajuda, dos mais experientes, ando de speed a algum tempo, tenho uma caad8, com rodas futura é grupo 105, a minha região( Cristalina, Goiás entorno de Brasília) o tipo de estrada que predomina, é falso plano asfalto com acostamento mediano. Dito isto vem a pergunta vale a pena trocar a caad8 pela caad13, pensando também em segurança, pois a minha é garfo de carbono, ela deve ser 2013, já comprei usada, peso 92 kg, uso um quadro 58 na caad8.

Quais os possíveis ganhos?

A Caad8 é uma excelente bike, confiável e não tem razão pra se preocupar com o garfo, desde que vc faça revisões completas periódicas.

Uma troca, seria mais por atualização.
A Caad13 tem alguns ganhos aerodinâmicos e de conforto que provavelmente vc vai sentir. Mas não espere nada absurdo.
Eu faria a mudança, penso que precisamos experimentar bikes diferentes, isso ajuda na motivação.
Obrigado amigo, sei que vc teve uma caad8, e tem uma vasta experiência no ciclismo. Entendi Vou avaliar, a questão da motivação as vezes eu consigo os mesmos ganhos, com um upgrade em rodas, tendo a vantagem de poder futuramente, comprar um quadro top,e montar uma bike top.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2020 as 16:27
A leitura deste post foi o que me aguçou a comprar uma CAAD13.

Namorei um tempo a ideia de comprar speed,  troquei msg com Dimas e acabei decidindo nela. 

Ando mesmo de MTB, e é o que realmente gosto. Mas sentia falta de ter uma speed. 
No embalo das Gravel, comprei uma diverge em Março, usei algumas vezes e não gostei de andar no off road aqui da região. A MTB muito mais divertida e consequentemente segura (minha opinião).

Eu tinha 3 opções:
 - CAAD 13
 - Supersix EVO
 - Cannondale Synapse. 

Depois de entender o que queria (ou acho que quero) a CAAD foi a escolhida. 
Busquei elas ontem (sim, elas. Minha esposa que anda tb de MTB quis uma).

 

 Hoje foi dia de teste, e como ainda não conheço o mundo de estrada, andei só uma hora, 30km.

Minha base comparativa é muito pequena, mas gostei muito mais de andar na Caad, que na Diverge. Responde rápido e mantem bem a velocidade. 



MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 11:12
Parabéns! A Caad 13 está linda e é uma excelente escolha.
Com certeza vc gostar cada vez mais.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2020 as 18:48
Parabéns, bonitona! Estrada tem uma dinamica bem diferente da mtb, e que consequentemente trabalham algumas habilidades diferentes na bike (e que são complementares)

só dois comentários..
1º o guidão parece um pouco inclinado pra cima, ao apoiar nos sti's você não vai estar todo alinhado e isso geralmente não deixa a posição tão confortável (mas tb é muito pessoal).. não sei se foi você que montou ou um mecânico, mas vale ficar atento se está ok e qqr coisa abaixar, o mais indicado é as laterais do guidão indo pro drop estarem paralelas com o chão (mas, novamente, tb há exceções)
2º, por favor quando for apoiar a bike em qqr lugar usa o lado contrário aos cambios hahah pode não dar nada, mas tb numa apoiada boba pode riscar ou até entortar, melhor cuidar heheh
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Walter Leis Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2005
RJ -
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Walter Leis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2021 as 14:55
Boa tarde. Comprei a caad 13 em fevereiro de 2020 e fiz a primeira revisão agora em dezembro, tudo ok. Peguei muita, mas muita chuva no sábado, de 3 jan 21 e coloquei para relubrificação ontem, dia 4. Foi detectado, por acaso, que a mangueira de óleo de freio hidraulico passa em um angulo do quadro que fica raspando no eixo do pedivela. Resultado, depois de 4 mil km rodados, o eixo ficou desgastado pelo atrito com a mangueira. Alguém já viu isso ou sabe a solução?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2021 as 18:02
Páginas 10 a 13 do manual. O cabo deve ser rodeado pela parte inferior e preso com o clipe metálico, deixando o pedivela totalmente livre.

Muito provavelmente em alguma revisão o clipe metálico foi retirado e instalado posteriormente travando apenas os cabos de câmbio, ficando a mangueira solta no interior do central, encostando no eixo do pedivela.

Não foi acaso, foi um erro de montagem que por sorte não resultou na perda dos freios ou quebra do pedivela.

Peça ao mecanico que refaça a instalação da trava metálica de acordo com o manual.

Editado por dimas2dimas - 05 Jan 2021 as 18:04
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
HugoFdS Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2020
Curitiba
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HugoFdS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2021 as 09:56
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Buscando uma bike multifunção, adquiri recentemente uma Specialized Allez (2019 Sport/Sora) por reço convidativo. Como possuo uma Specialized Tarmac (Sport 2019/Ultegra), imaginei que ambas seria próximas em rendimento, esperando uma posição menos agressiva na Allez. Fui surpreendido negativamente pela geometria da Allez que limitava meu redimento. (rodei no total 639km com a bike que esava com upgrades, inclusive canote de carbono e selim com trilhos de titanio 8,8kg).

Passado dois dias da venda, fui até a loja de um amigo e encomendei uma Cannondale Caad13 Disc no tamanho 48, com geometria um pouco mais agressiva, quadro mais leve, eixo passante de 12mm, pneus 28c, freios a disco e design mais aero.

A bike chegou na quarta-feira passada pela tarde, corri pra loja as 18h (estou em home-office), montamos a bike e gravamos um review do produto para o canal do colega da loja ( https://www.youtube.com/watch?v=HoeBd8vHRaw - https://www.youtube.com/watch?v=HoeBd8vHRaw). Aproveitei e trouxe pra casa no mesmo dia! Quando fizer a primeira revisão (não sei quando), vou pedir para cortar 1,5cm da espiga e reduzir o conduite do freio traseiro)

As primeiras impressões quanto ao quadro e geometria são excepcionais, a bike é muito, muito rígida quando exigida, possui toptube afunilado (aero), o sistema de fixação do canote é preciso e o mesmo trabalha amortecendo vibrações e o conforto proporcionado pelos pneus 28c (85-95psi) quase equivalem a um quadro de carbono e pneus 23c (110-120psi)!

Para os baixinhos, destaca-se a furação do suporte de caramahola que permite fixação em posição mais baixa, evitando bater no toptube quando se retira a caramanhola. Quanto ao tamanho, opeti pelo 48 pois utilizo selim com 67,8 cm do central e distancia selim-guidão de 48cm (tronco curto), meço 1,67m. O tamanho 51 deixaria o canote menos exposto, reduzindo o conforto e levaria a substituiçao da mesa por uma de 75mm deixando a bike muito arisca e desajeitada. 

O Grupo 105 com cassete 11-30 aliado ao pedivela Mid 52-36 surpreendeu positivamente, sendo mais adequado que o 50-34 no meu uso (penso em passar a usar na Tarmac tabém!)

Pesou originalmente 8,8 kg sem os pedais e esta atualmente com 9,020kg com pedais (Shimano 6800), suporte de caramanhola Lightweight e Selim Romin Pro (peguei o da Tarmac pra testar pois o original ficou insuportável para mim). Ainda falta substituir as camaras originais de 150g cada por Maxxis de 85g e no futuro um par de rodas (originais pesam 2kg) e guidão (315g) mais leves, trazendo o peso para próxio dos 8kg sem pedais!


Andei aproximadamente 100km (o frio que tem feito todas as manhãs tem reduzido a quantidade de pedais por aqui rsrsrs) e estou surpreso com a qualidade do rodar e com a rigidez do triangulo traseiro e pela característica de reagir rapidamente e manter um passo forte sem maiores dificuldades (a Allez tinha respostas muito penosas, embora mantivesse o passo depois de embalada).

Vai ser minha bike de uso diário. Vai pra ciclovia/trabalho e explorar os piores acostamentos da região, sem dó nem piedade! Por opção, vou manter o guidão mais elevado (4cm abaixo do selim - 6,5cm na Tarmac) e rodar com mais conforto.

Quanto aos freios a disco, não me surpreenderam. A diferença quanto a precisão e modulação no seco é imperceptível, mesmo utilizando pneus 28 vs pneus 23 na bike com ferradura. Empate técnico. Com clima chuvoso espero que as qualidades sejam mantidas, ao contrario das ferraduras que passam a render 60% menos. Embora mais ergonômicas que as antigas, as manetes hidráulicas 7020 ainda são grandes quando comparadas às convencionais (são próximasem tamanho às da linha 5700 e 6700 para freio de aro).

O valor final ficou próximo da dezena de milhares de reais a vista (teve descontinho) e garanti logo a 2020 pois estou certo de que os modelos 2021 virão corrigidos pela atual cotação do dólar e infelizmente teremos bikes com 105/Disco pelo menos 30% mais caras!

Pra quem quiser ver minhas bikes anteriores, segue link da minha "garagem" virtual!

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas - https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas






É exatamente o que o colega falou sobre a alta de 30%, hoje não acha por menos de 13mil a CAAD 13, isso se achar.

Parabéns pelos detalhes e depois pelo review das geometrias, foi uma aula!
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2022 as 14:16
A Caad 13 foi embora!

Tive alguns problemas pontuais com os freios, com a trinca do reservatório de fluido tive que adquirir STIS novos e somados à troca de pastilhas após 5000km, julguei inviável manter para uso de entusiasta uma bike com manutenção tão cara (450 reais as pastilhas, 3000 reais o par de STI - comprei um par do modelo 7025 pois o 7020 está em falta no mercado). O freio tradicional me atende bem pois só rodo no seco e a manutenção, no meu caso, pode ser feita sempre em casa e a custo quase zero.

No mais, foi uma boa bike, confortável acima da média, relativamente rápida (não é puramente racing), com bom grupo (o 105 mecânico ainda é referência) e embora os freio hidráulicos sejam muito eficientes, seu custo não se justifica frente ao desempenho no seco. Vou manter 1 ou 2 roads (a Tarmac e quem sabe uma Allez no tamanho certo - 49 ou a Caad Optimo que tenho gente interessada sem nem mesmo estar realmente querendo vender) e voltar a ter uma boa MTB (uma Twostroke, Soul Vesuvio ou outra bem referenciada e com custo/beneficio decente), pois estou sentindo falta do rolê mais despretensioso e dos estradões.

Vendi para uma colega por um valor razoável e parceladinho, tá adorando a bike, foi com guidão de carbono e um par de pneus quase novos. 

Por fim, o que mata minha paixão pelas bikes muito modernas se chama Tarmac SL4, andei rodando uma vez por mês com a dita cuja, e cada vez que ando, a superioridade e o rendimento fica tão exacerbado que desisto das moderninhas. Complicado.  


Editado por dimas2dimas - 20 Ago 2022 as 14:44
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X