Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sense Activ e dor na palma das mãos
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sense Activ e dor na palma das mãos

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
emersonyamamoto Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sense Activ e dor na palma das mãos
    Postado: 26 Abr 2020 as 04:10
Fala, pessoal!

Há 3 meses comprei uma Sense Activ (tamanho M) para deslocamento diário (ir ao trabalho), num percurso de 10 Km cada perna (20 Km total). 

No início senti algumas dores mas aos poucos fui regulando e chegando na configuração mais confortável para mim. Além disso, fui ficando mais "treinado", e meu corpo ficando mais preparado para o pedal. 

Acontece que desde a primeira vez que eu andei nela, até hoje, persiste uma maldita dor na palma das mãos após aproximadamente 20 minutos pedalando. É uma dor que desaparece assim que saio da bicicleta, ou seja, certamente é alguma medida que não está bem regulada. 

Já troquei punho, já usei luva, mas nada alivia essa dor. Hoje fiz um pedal de 26 Km e o que me limitou, sem dúvidas, foi a dor nas mãos. O corpo estava ótimo, sem nenhuma outra dor.

Minhas medidas são:
Cavalo: 76 cm
Esterno: 140 cm
Braço: 54 cm
Altura: 173 cm

De posse desses dados, fiz o bikefit do site http://www.nograu.com.br/ - http://www.nograu.com.br/(que costumam recomendar por aqui), e obtive o valor de 63 cm para o top tube + mesa (a altura do selim está OK).

Consultando no site da Sense os dados da Activ 2020, nós temos: 
Top tube efetivo: 57,5 cm.
Mesa: 9,0 cm.
Top tube + mesa: 66,5 cm. 

Com base nessas informações, gostaria de saber dos senhores qual a atitude mais recomendada a fim de minimizar essa dor que sinto na palma das mãos. Pensei em diversas soluções, como:
- Mesa mais curta (ajustando o top tube + mesa para os 63 cm)
- Mesa com maior inclinação (visto que a mesa dela é muito jogada para frente)
- Guidão com back/upsweep (visto que o guidão da Activ é quase reto)
- Guidão mais curto (visto que o guidão dela tem 70 cm e meus ombros aproximadamente 45 cm)

Eu sei que o ideal seria fazer um bikefit presencial, mas ando de bicicleta casualmente e não poderia, nesse momento, investir nesse serviço (aqui no RJ custa aprox. R$ 500).

Toda opinião será bem-vinda. Agradeço desde já.
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 06:33
Um colega do trabalho comprou uma.
A frente dela é muito baixa.
Ele colocou um guidão que deixa a posição de pega mais alta.
Resolveu
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 08:03
Para o seu tipo de pedal, tv seja interessante colocar um guidão do tipo rise (mais alto) do que esse original da bike e, indo até mais adiante, colocar uma mesa com elevação, algo como 25º ou 35º ou até ajustável, isso vai levantar a sua postura na bike e diminuir as dores nas mãos. Qdo vc diz dores, são dores mesmo ou é dormência? Se for dormência, ela é nos dois dedos finais (mínimo e anular) ou nos três iniciais (polegar, indicador e médio)?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 10:02
Punhos (que eu chamo de manoplas, não sei qual está certo) mais macios podem não oferecer o acolchoamento adequado. Eu parti pra algo radical: comprei manoplas de aperto (daquelas com parafuso) e cobri com fita de guidão do tipo mais macia, até moldando ela um pouco pra minha mão, com algumas tiras cortadas e coladas onde a palma da mão fica, por baixo da tira enrolada.

Fiz testes antes com fita de borracha adesiva, acho que chamam de butílica, de 25mm de largura e 5mm de espessura, pra ver se havia alguma promessa nisso. Ela é mais barata e dura pouco, mas me permitiu testar a ideia antes de investir na fita de guidão. Por R$18,00 o rolo de 10m, eu não podia reclamar.

Eu tentaria isso antes de outros investimentos maiores. Vai que você só precisa disso?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 10:17
Eu desci da minha MTB e dei uma volta nela, a frente é muito baixa, encostei ao lado da minha e a diferença é grande, o peso vai todo para as mãos.
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 12:20
Talvez por não ter suspensão na dianteira os impactos vão todos para mão. Se andar com o pneu mais vazio não melhoraria?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 14:06
Basicamente esta bicicleta é uma adaptação de um quadro 29 com a frente extremamente baixa e garfo curto (tamanho do garfo de 26). Desta forma ogarfo acaba por não compensar a altura da frente. Para uso urbano recomendo a City Tour por ter um headtube bem maior e posição mais neutra.

O headtube em questão é menor que o das speeds da marca e a solução que mais vejo é utilizar 4 cm de espaçadores e a mesa positiva em 30 graus. Fica muito, muito feio, mas ameniza o erro de projeto

O stack de 555mm corresponde ao de uma speed, sendo inclusive menor que o da Prologue.

Outra solução seria um guidao com 40mm ou mais (fica feio, mas corrige também).

Trocar manoplas, baixar pressão dos pneus, encurtar e alongar o avanço não vai resolver. Tem que subir o ponto de apoio.

Editado por dimas2dimas - 26 Abr 2020 as 14:10
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
emersonyamamoto Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 14:39
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Um colega do trabalho comprou uma.
A frente dela é muito baixa.
Ele colocou um guidão que deixa a posição de pega mais alta.
Resolveu


Obrigado pelo relato, Maquarte. Acho que a melhor saída seria fazer isso mesmo.
Já tentei de tudo (sem trocar peças) e nada resolveu. O que eu fico pensando é que esse tamanho M é para pessoas até 1,75 m. Eu tenho 1,73, ou seja, estou quase no limite. Imagina uma pessoa menor como ficaria? Não consigo pensar que essa bike não tem um erro de projeto!

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Para o seu tipo de pedal, tv seja interessante colocar um guidão do tipo rise (mais alto) do que esse original da bike e, indo até mais adiante, colocar uma mesa com elevação, algo como 25º ou 35º ou até ajustável, isso vai levantar a sua postura na bike e diminuir as dores nas mãos. Qdo vc diz dores, são dores mesmo ou é dormência? Se for dormência, ela é nos dois dedos finais (mínimo e anular) ou nos três iniciais (polegar, indicador e médio)?


sidserra, é mais dor mesmo. Dormência eu sinto muito de vez em quando, e quando sinto, é mais pros dedos iniciais (até o dedo médio). A dor que realmente incomoda é bem perto do punho (vulgarmente chamado de pulso), ou seja, no ponto de contato com o guidão mesmo. Já tentei outros tipo de manopla e não resolveu. Inclusive, a manopla que vem nela é anatômica (que costumam recomendar bastante para problemas de dor) e mesmo assim não alivia nada. Acho que o erro é de projeto mesmo. Creio que aumentar a angulação da mesa e colocar um guidão mais alto vai resolver.

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Punhos (que eu chamo de manoplas, não sei qual está certo) mais macios podem não oferecer o acolchoamento adequado. Eu parti pra algo radical: comprei manoplas de aperto (daquelas com parafuso) e cobri com fita de guidão do tipo mais macia, até moldando ela um pouco pra minha mão, com algumas tiras cortadas e coladas onde a palma da mão fica, por baixo da tira enrolada.

Fiz testes antes com fita de borracha adesiva, acho que chamam de butílica, de 25mm de largura e 5mm de espessura, pra ver se havia alguma promessa nisso. Ela é mais barata e dura pouco, mas me permitiu testar a ideia antes de investir na fita de guidão. Por R$18,00 o rolo de 10m, eu não podia reclamar.

Eu tentaria isso antes de outros investimentos maiores. Vai que você só precisa disso?

dwsmartins, eu até tentei trocar de manoplas, sem sucesso. Inclusive, como falei acima, a manopla que vem nela é anatômica, muito recomendada pra esses casos de dor na mão. A questão é que eu me sinto jogado pra frente da bicicleta, mesmo tentando manter os músculos do core forçados pra jogar minha posição pra trás; parece inevitável o peso extra no guidão. Acredito muito que seja um erro de projeto, só consigo pensar nisso.

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Eu desci da minha MTB e dei uma volta nela, a frente é muito baixa, encostei ao lado da minha e a diferença é grande, o peso vai todo para as mãos.

Exato, Maquarte. Eu consigo sentir nitidamente o meu peso todo sendo jogado para o guidão. Eu até forço o core para colocar o peso no selim, mas é impossível. No decorrer do pedal, você acaba cansando e pedalando prostrado no guidão. Péssimo!

Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Talvez por não ter suspensão na dianteira os impactos vão todos para mão. Se andar com o pneu mais vazio não melhoraria?

Eu já fiz esse teste, LeoSilva. Já deixei ela praticamente na calibragem mínima, sem sucesso. O problema, de fato, não são os buracos. Até andando em pista lisa, com pouco tempo, a dor na mão é certa. Consigo sentir nitidamente que é um problema de posicionamento e da distribuição de peso na bicicleta.

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Basicamente esta bicicleta é uma adaptação de um quadro 29 com a frente extremamente baixa e garfo curto (tamanho do garfo de 26). Desta forma ogarfo acaba por não compensar a altura da frente. Para uso urbano recomendo a City Tour por ter um headtube bem maior e posição mais neutra.

O headtube em questão é menor que o das speeds da marca e a solução que mais vejo é utilizar 4 cm de espaçadores e a mesa positiva em 30 graus. Fica muito, muito feio, mas ameniza o erro de projeto

O stack de 555mm corresponde ao de uma speed, sendo inclusive menor que o da Prologue. 

Outra solução seria um guidao com 40mm ou mais (fica feio, mas corrige também).

Trocar manoplas, baixar pressão dos pneus, encurtar e alongar o avanço não vai resolver. Tem que subir o ponto de apoio.

dimas2dimas, eu até procurei a City Tour pra comprar na época (já tendo ouvido relatos da Activ ter uma posição muito agressiva), mas não sei se ela saiu de linha ou o que foi, mas não consegui encontrar em lugar algum, nem na internet. 

Eu realmente só consigo pensar em erro de projeto por parte da Sense. Como falei ali em cima, eu estou quase na altura máxima para o tamanho M, segundo o site deles. Imagino uma pessoa menor como não fica nessa bicicleta?

Você acredita que eu preciso mexer no avanço e no guidão juntos ou só um ou outro resolveria? Porque além de o guidão ser muito flat, o avanço é pouquíssimo inclinado. Eu estou querendo colocar uma mesa numa angulação mais positiva e um guidão com leve upsweep, pra ficar equilibrado (nem avanço muito inclinado nem guidão muito alto).  Acaba por ficar  "menos feio", acredito. O que acha?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 15:00
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2020 as 10:39
Verifique também o correto alinhamento dos manete em relação ao seu braço!
Um ajuste simples que pode acabar com as dores nos pulsos...

https://br.pinterest.com/pin/95279348349674353/
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2020 as 13:41
Coloque uma mesa curta com inclinação positiva e um alongador de espiga.

Se isto não resolver seus problemas, troque de bike.


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
JosimarFreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2006
Fortaleza - Ceará
Offline
Mensagens:2375
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JosimarFreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2020 as 11:31
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

......

Se isto não resolver seus problemas, troque de bike.



Rsrsrsrs.... Muito objetivo como sempre o Marcos....kkkkkk....

Agora sem zoeira....Logo que comecei a pedalar eu usava uma Caloi aluminum com uma mesa longa e negativa...Sempre sentia dormência e as vezes dor nas mãos, troquei por mesa curta e guidon rise e acabou. Hoje na minha bike eu uso o kit abaixo.





Editado por JosimarFreeride - 28 Abr 2020 as 11:31
É só pular e rezar pra não quebrar os dentes...FREERIDE...!!!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2020 as 11:46
Originalmente postado por JosimarFreeride JosimarFreeride escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

......

Se isto não resolver seus problemas, troque de bike.



Rsrsrsrs.... Muito objetivo como sempre o Marcos....kkkkkk....

troquei por mesa curta e guidon rise e acabou. Hoje na minha bike eu uso o kit abaixo.



Pra quê ficar enrolando? Big smile  Isso é para quando a gente diz para a patroa que vai chegar cedo do pedal de sábado e bate em casa só as 21 horas...  LOL

Fiz exatamente isso com a minha Trek:

Antes:



Depois:





Mas se não funcionar, troque de bike.  LOL


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
emersonyamamoto Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar emersonyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 01:39
Olá, pessoal. Primeiramente queria agradecer a todos que contribuíram. 

Eu optei por fazer uma modificação no avanço e no guidão.

Avanço

Sai: Sense 31.8 X 90 mm -/+6°
Entra: Zoom 31.8 X 60 mm -/+ 17°

Guidão

Sai: Sense 31.8 X 700 mm
Entra: Uno 31.8 X 720 mm X 35 mm riser


Algumas fotos:

Antes







Depois






Dei uma primeira volta e não senti mais nenhuma dor, além de notar uma posição extremamente mais confortável para pedalar. Além disso, agora o top tube + mesa se encaixa no que encontrei no bike fit virtual do NoGrau.

Estou muito satisfeito. Agora sinto que posso pedalar por bastante tempo sem incômodos.

Obrigado a todos.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 06:45
Emerson, agradecemos o seu retorno, infelizmente o que mais temos aqui no fórum é nego que entra pra perguntar alguma coisa (normalmente qual bike comprar), tem a dúvida sanada (pelo menos é o que esperamos) e não volta nem pra dizer se desistiu, ou se morreu, ou se comprou a bike/componente ou teve a dúvida esclarecida. Thumbs Up
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 07:49
Originalmente postado por emersonyamamoto emersonyamamoto escreveu:

Avanço

Sai: Sense 31.8 X 90 mm -/+6°
Entra: Zoom 31.8 X 60 mm -/+ 17°

Guidão

Sai: Sense 31.8 X 700 mm
Entra: Uno 31.8 X 720 mm X 35 mm riser

Dei uma primeira volta e não senti mais nenhuma dor, além de notar uma posição extremamente mais confortável para pedalar. Além disso, agora o top tube + mesa se encaixa no que encontrei no bike fit virtual do NoGrau.

Estou muito satisfeito. Agora sinto que posso pedalar por bastante tempo sem incômodos.

Obrigado a todos.


Big smile

Olha Aí Josimar Freeride!

As melhores soluções são geralmente as mais simples. E qualquer semelhança da bike do Emerson com aquela outra vemelhinha ali é mera coincidência...

LOL

Quando ao que fazer quando a patroa reclamar por chegar muito tarde do pedal, siga-me para mais dicas.

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
emersonyamamoto Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 18:13
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Emerson, agradecemos o seu retorno, infelizmente o que mais temos aqui no fórum é nego que entra pra perguntar alguma coisa (normalmente qual bike comprar), tem a dúvida sanada (pelo menos é o que esperamos) e não volta nem pra dizer se desistiu, ou se morreu, ou se comprou a bike/componente ou teve a dúvida esclarecida. Thumbs Up

sidserra, eu é que agradeço a ajuda da comunidade. Eu tenho ciência que esse é um problema, exatamente por isso tirei as fotos e fiz questão de deixar meu relato, para ajudar os colegas que tiverem essa mesma dúvida.

Um abraço a todos!
Voltar ao Topo
Tawan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tawan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2022 as 13:32
Boa tarde pessoal

Sabem dizer se essa questão continua com o modelo 2021?

Desde já agradeço a atenção:)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X