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Hora de trocar roldanas ou erro de ajuste?

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cdamaso Ver Drop Down
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Cadastrado em: 31 Dez 2018
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    Postado: 21 Abr 2020 as 15:28
Bom dia/Boa tarde/Boa noite pessoal. Estou com um problema onde a corrente escapa da roldana do cambio traseiro, conforme fotos abaixo.



Identifiquei esse problema só agora que troquei o pneu traseiro, não sei informar se já estava assim antes, mas acredito que não, pois acredito que teria danificado o cambio.

Se a corrente estiver alinhada o problema não ocorre, mas se utilizar qualquer combinação de machas que resultem em um leve desalinhamento a corrente escapa da roldana.

Uma coisa que observei é que as roldanas não parecem estar com desgaste uniforme, vou colocar fotos abaixo para comparar, olhando as fotos de roldanas novas no ML elas são muito parecidas enquanto as minhas parecem que uma tem os dentes menores que a outra, não me recordo de como elas eram quando instalei.



Esse cambio é o Alivio M4000 e as roldanas são as originais, esse cambio rodou 3952km até o ultimo registro no Strava, mas devo ter algo em torno de uns 300km no rolo.

O que acham, erro de ajuste ou desgaste das roldanas?

Aparentemente uma das chaves do canivete multifunção serve para soltar as roldanas, por sorte tenho 2, é um trabalho que posso fazer em casa, só tirar as roldanas velhas e colocar novas, ou vou ter alguma surpresa?

OBS: Coloquei 2 power links pra aumentar a corrente e ver se o problema ocorre com ela mais longa, não rodo com a corrente assim;
OBS2: Aquela plataforma no pedal é para pedalar no rolo usando tênis, fora do rolo ando clipado mesmo;
OBS3: Nunca mais vou usar cera da Algoo, faz essa meleca maldita ai.
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marcos_netto Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Ago 2007
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 15:47
Difícil de identificar o problema. Sugestão: Leve numa bicicletaria de confiança e veja se o mecânico consegue cofirmar se o chain line está OK e peça para ele regular o câmbio. Caso haja alguma peça desgastada que não permita isso, ele vai te dizer na hora. Provavelmente não vai te custar caro o diagnóstico e regulagem

PS
Mas essa graxa aí tá uma nojeira... rs rs rs   LOL

Marcos Netto

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azazel66 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Mar 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 16:08
Concordo com o marcos, limpa isso aí hehehehe

Mas não parecem desgastadas, a roldana do cage (a de baixo, que estica a corrente) gasta mais que a outra mesmo... mas já vi câmbios muito mais gastos e não cai...

Acho que seria bom olha chain line, empeno de gancheira, empeno de cage e folgas no cambio..
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Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 19:06
Tambem concordo com os colegas , aproveita e tira essa corrente, limpe a bem, limpe o cassete e coroas e limpe as roldanas. Olhando assim parece que não tem desgaste, eu já usei roldanas aqui até ficarem quase lisas e a corrente não escapa dela, única coisa que se percebe é que a troca de marchas fica um pouco deficiente. Uma coisa que se observa na primeira foto da esquerda, é que a corrente está no maior cog e provavelmente na coroa menor só que a corrente não está engatada normal na roldana.
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Busa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 19:51
Eu rodei uns 5000 com um m4000 sem nem trocar corrente. Vendi a bike e o novo dono rodou mais um pouco antes de trocar. Rodei pouco mais de 10.000 com um m8000 (trocando algumas correntes e cogs pequenos...) antes de pensar em trocar as roldanas. ACHO que, via de regra, 4000 km é pouco para pensar em desgaste das roldanas a ponto de cair corrente.
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am.araujo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Mai 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 12:36
O parafuso do cage tá bem apertado, essa roldana parece estar com uma leve folga. Na pior das hipóteses, leva num mecânico de confiança pra ver como anda o alinhamento desse cambio e gancheira.
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Black Knight Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Jun 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 14:20
Os amigos que comentaram acima já deram muitas dicas que devem resolver, ou no mínimo amenizar, o problema!
Contudo, como eu tenho TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) por Simetria (entre outras rsrsr)... e já "sofri" bastante com câmbios traseiros barulhentos e tals, outra coisa que eu ODEIO também (ruídos na relação)... recomendo que vc leve a bicicleta numa boa Assistência... peça uma boa limpeza total na coisa toda mas... PRINCIPALMENTE, pergunte se os caras tem uma Ferramenta de Alinhamento de Gancheira!!!
Pode até parecer (à olho nú) que o seu passador está "reto"... mas quando vc faz o alinhamento usando a ferramenta própria pra isso... MUDA a sua bicicleta!
O produto certo na lubrificação do conjunto também ajuda bastante!
Eu tenho orgulho em dizer, que eu não escuto "nenhum" (só o mínimo mesmo) ruído na minha relação!
Dizem, também, que vc ganha alguns Watts na perna! kkkkkkk
Boa sorte!

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cdamaso Ver Drop Down
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Cadastrado em: 31 Dez 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2020 as 19:07
Pessoal, passando com uma atualização da empreitada.

Fiz uma limpeza melhor da corrente e do cambio, reduzi o tamanho da corrente, regulei o cambio e coloquei um power link novo, com isso melhorou mas não resolveu o problema. Amanhã vou ter umas horas livres no período da noite e vou fazer uma limpeza mais minuciosa, inclusive remover o cambio e limpar ele com uma escova e desengraxante.

Vou detalhar mais um pouco:

Câmbios, coroas e pedivela tem a mesma quilometragem(por volta dos 4300km);
Cassete tem por volta dos 2300km, estava rodando com um Sunrace até por volta dos 2000km quando troquei para uma Shimano HG201;
A corrente é uma Shimano HG93 e está com algo em torno dos 1300km, é a segunda vez dela na bicicleta, está revezando com uma KMC 9.93 aos 1000km.

Ontem:
Usando a coroa de 40(Ok está cruzada mas eu evito isso) a corrente escapava da roldana nos cogs 30 e 36;
Usando a coroa de 30 a corrente escapava da roldana nos cogs 30 e 36;
Usando a coroa de 22 a corrente escapava da roldana nos cogs 26, 30 e 36.

Hoje:
Usando a coroa de 40 a corrente não escapa da roldana;
Usando a coroa de 30 ou a de 22 a corrente escapava da roldana nos cogs 30 e 36.
* Com power link antigo e usando a coroa de 22 a corrente escapava da roldana nos cogs 26, 30 e 36.
* Com corrente da KMC o resultado é o mesmo.

Um teste que ainda não fiz foi trocar a gancheira, posso colocar uma reserva.

Conversei com meu mecânico por whatsapp e ele só vai poder me atender na terça-feira. Estou para comprar mais Smoove pra parar de usar a cera da Algoo e estou considerando aproveitar para comprar roldanas novas e também uma coroa nova(planejo mudar para 2x9, inclusive aceito recomendação de coroa 34d ou 36d para BCD 96).

Combinação sem problema(hoje):


Combinação com problema(hoje):

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azazel66 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
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essas roldanas não parecem nem um pouco desgastadas...

Na foto que aparece a corrente descarrilhada, teu cage parece torto em relação ao corpo do câmbio.
199X - Sundown aro 24, 12v
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