Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual é melhor? Suspensão a molas ou Hidraulica?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual é melhor? Suspensão a molas ou Hidraulica?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Paulo1169 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2020
Serrana, SP
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo1169 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual é melhor? Suspensão a molas ou Hidraulica?
    Postado: 20 Abr 2020 as 22:54
Olá! Antes de tudo quero explicar que meu objetivo e ter conforto. Pra mim não importa se a suspensão é pesada, não importo com desempenho, me importo apenas no conforto. E eu tenho uma duvida: Qual suspensão absorve mais o impacto? Suspensão a molas ou hidraulica (Ar e Oleo)? Dizem que as suspensões ar e oleo são menos sensiveis ao terreno, mas me parece que isso não é verdade. Pois eu andei em uma bicicleta bem destruida (Com suspensões a molas) e me parece que quando o impacto é rapido (Tipo uma pedrinha) a suspensão não da tempo de responder ao impacto e simplesmente não absorve o impacto! Parece um garfo rigido, tanto é que eu fui descer um morro com ela e no final meus braços ficaram dormentes, de tanto que ele vibrou e chaqualhou. A impressão que da é ela só responde a impactos longos (Uma lombada por exemplo). E quando passo por uma lombada ela consegue absorver o impacto, pois da pra ver a suspensão se mexendo, da pra sentir ela absorvendo o impacto. Já na descida desse morro a suspensão parece que ficou estatica como se ele não conseguice responder aos impactos que eram muito rapidos. Já a suspensão hidraulica (Ar e oleo) Parece que absorve bem os impactos. Mas o problema está ai! A suspensão hidraulica que eu estava testando era em uma bicicleta de 20.000 reais! E a suspensão a molas parece  "Quebrada" Pois além de descer só a metade, ela desce meio que "travando". Então eu não achei uma comparação meio justa. Pois a suspensão a molas que eu testei parece estar "defeituosa", e a suspensão hidraulica que eu testei da pra ver que era absurda de cara (Pois se ela estava equipada em uma bicicleta de 20.000, provavelmente não era uma suspensão barata). Então, depois de contar essa historia explicando o porque eu estar perguntando qual tipo de suspensão é melhor. Pois parece que a comparação que eu fiz era meio injusta, respondam as minhas perguntas:

A suspensão a molas que eu testei estava com defeito? Por isso que ela não absorveu bem os impactos rápidos?

É verdade que as suspensões hidraulicas mais baratas tem menos sensibilidades ao impactos? E consequentemente ela absorvera menos impactos que as suspensões mais caras (E menos que as suspensões a molas)? E é por isso que a suspensão hidraulica que eu testei absorvia tão bem os impactos (Já que ela era bem cara)?

Qual é a suspensão que absorve melhor os impactos? Molas ou Hidraulica? Uma suspensão que absorve bem os impactos (As pancadas rapidas também), que tem bastante sensibilidade aos impactos, e que seja barata. (OBS: Não me importo com o peso, e se a suspensão diminuira meu desempenho).
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2020 as 23:07
Originalmente postado por Paulo1169 Paulo1169 escreveu:

Olá! Antes de tudo quero explicar que meu objetivo e ter conforto. Pra mim não importa se a suspensão é pesada, não importo com desempenho, me importo apenas no conforto. E eu tenho uma duvida: Qual suspensão absorve mais o impacto? Suspensão a molas ou hidraulica (Ar e Oleo)? Dizem que as suspensões ar e oleo são menos sensiveis ao terreno, mas me parece que isso não é verdade. Pois eu andei em uma bicicleta bem destruida (Com suspensões a molas) e me parece que quando o impacto é rapido (Tipo uma pedrinha) a suspensão não da tempo de responder ao impacto e simplesmente não absorve o impacto! Parece um garfo rigido, tanto é que eu fui descer um morro com ela e no final meus braços ficaram dormentes, de tanto que ele vibrou e chaqualhou. A impressão que da é ela só responde a impactos longos (Uma lombada por exemplo). E quando passo por uma lombada ela consegue absorver o impacto, pois da pra ver a suspensão se mexendo, da pra sentir ela absorvendo o impacto. Já na descida desse morro a suspensão parece que ficou estatica como se ele não conseguice responder aos impactos que eram muito rapidos. Já a suspensão hidraulica (Ar e oleo) Parece que absorve bem os impactos. Mas o problema está ai! A suspensão hidraulica que eu estava testando era em uma bicicleta de 20.000 reais! E a suspensão a molas parece  "Quebrada" Pois além de descer só a metade, ela desce meio que "travando". Então eu não achei uma comparação meio justa. Pois a suspensão a molas que eu testei parece estar "defeituosa", e a suspensão hidraulica que eu testei da pra ver que era absurda de cara (Pois se ela estava equipada em uma bicicleta de 20.000, provavelmente não era uma suspensão barata). Então, depois de contar essa historia explicando o porque eu estar perguntando qual tipo de suspensão é melhor. Pois parece que a comparação que eu fiz era meio injusta, respondam as minhas perguntas:

A suspensão a molas que eu testei estava com defeito? Por isso que ela não absorveu bem os impactos rápidos?

É verdade que as suspensões hidraulicas mais baratas tem menos sensibilidades ao impactos? E consequentemente ela absorvera menos impactos que as suspensões mais caras (E menos que as suspensões a molas)? E é por isso que a suspensão hidraulica que eu testei absorvia tão bem os impactos (Já que ela era bem cara)?

Qual é a suspensão que absorve melhor os impactos? Molas ou Hidraulica? Uma suspensão que absorve bem os impactos (As pancadas rapidas também), que tem bastante sensibilidade aos impactos, e que seja barata. (OBS: Não me importo com o peso, e se a suspensão diminuira meu desempenho).


P: suspensão a molas com defeito?
R: Talvez, sem manutenção é certeza, e pode ser o problema dela... não há como saber.

P: Suspensão a AR barata tem menos sensibilidade?
R: Depende. Suspensões da RS são mais duras que da Fox por exemplo, características de projeto... um fato é, mola a ar tem uma resistência maior ao início do movimento quando comparados a molas de mesma performance, porém hj não existem molas de boas performances, então suspensões a ar são mais confortáveis... o esquema as suspensão a ar é a calibragem, tu tem que ter uma bomba e testar a calibragem que te agrada pro teu uso (tanto na câmara de ar, quando no retorno do cartucho hidráulico, que inclusive algumas de mola tem cartucho hidráulico, vide XCR da suntour).. exemplo... eu tenho uma RS Judy, a calibragem pro meu peso na tabela é 105 psi, mas eu uso 70psi e não tenho fim de curso... O preço em fato não define conforto... tem mais coisas, como a categoria de esporte e o projeto realizado... em geral, pro usuário médio, não faz grande diferença..

ps: peculiaridades são molas do tipo dual air, nelas se tu aumenta a calibragem da câmara dita negativa, ela fica mais sensível ao início do curso, mas mantem a estrutura do final de curso.

P: suspensão melhor absorve impacto?
R: depende da gama e do projeto, e não do tipo de mola... Como dito, em geral a ar tem mais regulagem... a mola precisa de uma mola específica a cada piloto, e isso não se acha.

Recomendação: sou fã da proshock ônix, tenho uma e ela é apenas incrível, tudo funciona, tem todas as regulagens de uma cara, e só não uso ela na bike principal por não ter 120mm e compatibilidade com a trava remota da scott. Ela é leve (1,880kg), toda em alumínio e liga de magnésio, com controles de retorno e compressão hidráulica, e regulagens de câmara de ar + e -... porém acho que pra partir pra esse tipo de suspensão, guarde tbm uns 250 reais pra uma boa bomba de shock e USE TODAS AS REGULAGENS... experimente... não pega a inscrição da tabelinha de peso...

P: suspensão diminuirá o desempenho?
R: depende do uso.. numa speed sim, no asfalto sim, no estradão? depende do trajeto, na trilha? não... não é exata a ciência.

199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Paulo1169 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2020
Serrana, SP
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo1169 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2020 as 23:36
Obrigado por resolver minhas duvidas!!!!!!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 06:28
Além do conforto temos a questão do custo de manutenção e da "trabalheira" de se conseguir as calibragens nas suspensões mais top. Qdo se diz "ar e óleo" tem que se tomar cuidado pois dá a impressão de que a suspensão é hidráulica e isso pode não ocorrer. A suspensão ar e óleo pode ser do tipo simples (como a Absolute Prime) que usa um cartucho de ar no lado esquerdo e do lado direito possui uma haste hidráulica simples sem ajuste (normalmente chamado rebound ou retorno), parecido com aquela haste que vemos na porta traseira dos automóveis (são mais visíveis nos carros "sem bunda").
As suspensões hidráulicas "mesmo" possuem cartuchos e sistemas de válvulas cujo fluxo pode ser ajustado e é possível a troca do fluído interno ao mesmo estilo que vemos com os freios hidráulicos. Eu sempre usei suspensões de mola e nunca tive muitos problemas de uso (meu pedal é de asfalto) a não ser os defeitos eventuais, onde a primeira riscou as canelas e a suspensão descia aos trancos e subia aos barrancos, hehehe... Depois tive um acidente em que a segunda suspensão (TSW Salto) entortou as canelas e a terceira (GiosBR) depois de certo tempo começou esporadicamente a não amortecer e mandei pra fábrica consertar. Hj ela está guardada pois passei a usar garfo rígido mesmo pelo tipo de pedal que faço mas ainda está nos planos pegar uma Proshock ou Manitou da vida. Há suspensões de mola boas e ruins assim como há as suspensões ar/hidráulicas/óleo boas e ruins, tem que pesquisar para saber qual a melhor relação de preço, manutenção e desempenho.

Complementando, muitos tentam ter na bike o mesmo conforto/desempenho que vemos nas suspensões das motos mas isso não é possível, pois as motos tem espaço (e engenharia) para componentes robustos e mais pesados, coisa que não é possível de modo prático em bikes. Até tenta-se fazer isso mas uma bike dessas costuma custar mais de R$100.000,00 mas não chega nem perto de uma moto...


Editado por sidserra - 21 Abr 2020 as 06:34
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 07:29
Sid pontuou bem a manutenção, as suspensões requerem revisões regulares, a RS judy por exemplo requer serviço de lower leg a cada 50h de uso (quase todas são nesse intervalo) e de upper leg a cada 200h de uso (se não me engano as fox são a cada 150h)... sem revisão, quando o funcionamento se tornar irregular, geralmente não tem mais volta... só uma nova!

Sobre a hidráulica, vou complementar, todas que tem um cartucho hidráulico são hidráulicas, algumas regulam e outras não a abertura do damper (embolo hidráulico que define a velocidade de retorno pra posição de ação) e algumas ainda regulam a compressão (velocidade em que adquire energia cinética do movimento além daquela contida na mola a ar). Um erro corriqueiro é chamar as suspensões pneumáticas de hidráulicas... hj no mercado, toda suspensão pneumática é hidráulica, mas nem toda hidráulica é pneumática (como eu disse, a Suntour XCR tem versão com cartucho hidráulico com controle e mola do outro lado, da mesma fabricante, a XCM tem um cartucho de trava hidráulica com damper leve sem controle de retorno)

Mas em geral, eu não abro mão de uma suspensão a ar, não é tão caro... se é familiarizado com mecânica básica, é simples fazer as revisões de 50h... e se faz todo o resto na bike, até as de 200h são relativamente simples! e cuidando dessas revisões, elas são extremamente robustas e duradouras, não abrem folga e apresentam funcionamento constante.

Uma coisa que vale frisar, conforto não é só as molas, o grupo e especialmente a geometria do quadro são fundamentais... sinto conforto maior na minha Spark 960 (full de entrada) que numa Epic da SPZ topo de linha... pq a geometria relaxada da spark me agrada mais. Pra se ter conforto a bike tem que ser adequada ao biotipo (bike FIT), a modalidade praticada e ao estilo de ledalada do praticante, por isso eu sou da tese que não é todo mundo que precisa de bike full, nem de bike de enduro, nem de susponsões... cada um precisa da bike que lhe atende, sempre deve ter em mente o uso que terá pra estar num equipamento correto e confortável.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 22:22
Uma coisa é certa: você não conseguirá leveza, conforto e performance com uma suspensão de R$ 500,00  não importa o sistema dela.  Prepara-se para gastar 10 ou 20 vezes isso em uma suspensão que realmente funcione.

Dito isso, minhas bikes são todas queixo duro/rabo duro. Para o tipo de pedalada que faço, não é bom negócio ter uma suspa barata (que só acrescenta peso na bike e retira energia na pedalada), nem interessante gastar uma grana com uma suspa de qualidade.

Mas isso vai depender fundamentalmente do tipo de ciclismo que você faz.

Abraço!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2020 as 23:28
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Uma coisa é certa: você não conseguirá leveza, conforto e performance com uma suspensão de R$ 500,00  não importa o sistema dela.  Prepara-se para gastar 10 ou 20 vezes isso em uma suspensão que realmente funcione.

Dito isso, minhas bikes são todas queixo duro/rabo duro. Para o tipo de pedalada que faço, não é bom negócio ter uma suspa barata (que só acrescenta peso na bike e retira energia na pedalada), nem interessante gastar uma grana com uma suspa de qualidade.

Mas isso vai depender fundamentalmente do tipo de ciclismo que você faz.

Abraço!


Quê isso cara, a proshock custa 1300,00 e funciona muito bem hehehehehe tem as manitol machete e markhor tbm que pessoal fala bem! (da proshock ônix falo com propriedade, tenho uma).
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 06:31
Azazel, 1300 pratas é muita grana dependendo de pessoa para pessoa, só essa suspa custa mais do que muita bike nova que tem vendendo por aí, hehehe...
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 07:24
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Azazel, 1300 pratas é muita grana dependendo de pessoa para pessoa, só essa suspa custa mais do que muita bike nova que tem vendendo por aí, hehehe...


Eu sei, na GT ela custava mais que a bike... mas o marcos falou 10 a 20x o valor de 500,00... e não é assim né, tem suspensões boas por uma fração disso... bem como tem mais baratas que a ônix, tem a ultra com configurações mais simples... tem usadas sabendo pesquisar (esse é o charme da ar pra mim, se for bem cuidada e revisada, é uma vida sem folgas, sem envelhecer, sem cansar)...

Tem muita gente que desencoraja suspensões hidropneumáticas... mas elas não são um bicho de 7 cabeças... eu era um que pensava isso antes de possuir uma.. ficava na onda da manutenção cara e tal... mas não é tudo isso... tem muita loja desonesta, cobra caro demais... mas tem lojas justas... onde compensa não fazer uma limpeza na bike e em troca revisar o garfo, pelo mesmo valor...

um exemplo é aqui na grande BH, o shock da minha spark em uma dada loja custa 700 reais a revisão... e num mecânico automono de extrema confiança custa 200 (eu faço a cada 160h devido ao meu estilo de uso) o que pro meu estilo são 2 anos de trilhas... se usar na cidade, pode espaçar ainda mais por exemplo... e garfo já são mais espaçadas, só manter canelas limpas e lubrificadas, sem a remela preta de óleo e fuligem que lixam os retentores/ raspadores e a canela.

Editado por azazel66 - 22 Abr 2020 as 07:30
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 07:32
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:



Eu sei, na GT ela custava mais que a bike... mas o marcos falou 10 a 20x o valor de 500,00...

Eu falei em suspensões que funcionam DE VERDADE. 

Big smile

Com a cotação da Libra Esterlina em torno de 7 reais (22/04/2020), façam as contas... Ah! Preço lá fora. Não esqueçam de acrescentar os impostos e margem de lucro de quem vende (se e que vendem) essas por aqui.

https://www.mbr.co.uk/news/best-mountain-bike-suspension-forks-334725

Fork Price Weight Offset Rating
Fox Float 34 £749 1,718g 44mm, 51mm 10/10
RockShox SID World Cup £989 1,560g 44mm, 51mm 9/10
DVO Beryl £649 2,231g 44mm, 51mm 9/10
RockShox Lyrik Ultimate £990 2,015g 42mm, 51mm 10/10
Manitou Mattoc £550 1,902g 44mm, 48mm 10/10
Cane Creek Helm £899 2,400g 44mm 9/10
Fox Float 36 £1,079 2,000g 51mm 9/10
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 07:37
Mas eu já usei essas "de verdade" e as boas e honestas não ficam tão atrás... a diferença entre elas é muito menor do que de uma XCM pra uma de entrada como proshock e manitou por exemplo, é isso que estou dizendo hahahaha

Não são só as de 5 a 10 conto que funciona muito bem! (mas as de entrada eu já percebi que elas tem as regulagens conservadoras se comparadas as mais tops... na própria proshock, a regulagem da ônix dark é mais confortável que da ônix convencional... as vezes desconfio ser marketing pras pessoas sentirem diferença

e veja que a ônix é bem mais leve que 5 dessas aí em? (1,880kg)

Editado por azazel66 - 22 Abr 2020 as 07:40
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 07:41
Todas elas "funcionam". Mas algumas são melhores. Só isso.

É mais ou menos como comparar uma Caloi 10 com uma Trek Madone. As duas são bicicletas e vão rodar do ponto A ao ponto B.  A diferença é o que o ciclista quer de cada uma delas e quanto ele está disposto a pagar por isso.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 07:46
seria mais uma caloi strada e uma trek madone, a caloi 10 seria uma XCR

atualizando, acabei de ver na loja online da proshock, a ônix 29 está apenas 1116,00 e é muito boa..

e a ultra TR (sem regulagens e travas) a 850,00... eu acho que frente a concorrência na categoria, são muito justas... a ônix é superior ao meu ver a minha judy, e a judy custa mais que o dobro!!!
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 07:51
Suspa é para os fracos!

Confused

Pra sofrer de verdade, tem que colocar um desses:

1x1 Fork | Steel Mountain Bike Fork | Surly Bikes | Surly Bikes

Big smile



Thumbs Up
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 08:12
Azazel, acho que deve ter tb um tanto de "sorte" no uso de qq equipamento ou produto no sentido de pegar algo de uma "boa safra" ou de algum lote problemático. Qdo comprei minha bike, ela veio com raios pretos e eu detesto esse tipo de design, gosto de raios brilhando pois me obrigam a deixá-los sempre limpos e livre de ferrugem. Troquei no ato da compra em bicicletaria os raios das duas rodas e, ohhhh, depois de uns 10Km de pedalada quebrou um dos raios da traseira. Até aí tudo bem, voltei na loja e eles botaram o raio faltante, fizeram o desempeno e fui pra pedalada no dia seguinte. Outra vez, outro raio quebrado! Eu poderia dizer "mas que bike de bosta" mas já sou calejado nisso e voltei lá na loja e pedi pra eles trocarem todos os raios das duas rodas pois com certeza eram raios de má qualidade ou de um lote problemático, mesmo pq não abuso da bike, é só asfalto e ciclovias que eu a uso. Resultado: até hj, passados quase 4 anos, não houve mais nenhuma quebra de raio.

No caso de uso das suas suspensões, há a junção "hipotética" de sorte com um bom equipamento e a sua disposição técnica e financeira em fazer as manutenções necessárias ao bom funcionamento das suspensões.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 08:29
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Azazel, acho que deve ter tb um tanto de "sorte" no uso de qq equipamento ou produto no sentido de pegar algo de uma "boa safra" ou de algum lote problemático. Qdo comprei minha bike, ela veio com raios pretos e eu detesto esse tipo de design, gosto de raios brilhando pois me obrigam a deixá-los sempre limpos e livre de ferrugem. Troquei no ato da compra em bicicletaria os raios das duas rodas e, ohhhh, depois de uns 10Km de pedalada quebrou um dos raios da traseira. Até aí tudo bem, voltei na loja e eles botaram o raio faltante, fizeram o desempeno e fui pra pedalada no dia seguinte. Outra vez, outro raio quebrado! Eu poderia dizer "mas que bike de bosta" mas já sou calejado nisso e voltei lá na loja e pedi pra eles trocarem todos os raios das duas rodas pois com certeza eram raios de má qualidade ou de um lote problemático, mesmo pq não abuso da bike, é só asfalto e ciclovias que eu a uso. Resultado: até hj, passados quase 4 anos, não houve mais nenhuma quebra de raio.

No caso de uso das suas suspensões, há a junção "hipotética" de sorte com um bom equipamento e a sua disposição técnica e financeira em fazer as manutenções necessárias ao bom funcionamento das suspensões.


Concordo plenamente... mas, se formos ter sempre medo de algo por risco de ter um problema de fabricação, bom, que tenhamos apenas aquilo que podemos fabricar então né? hehehehe

A minha ideia foi dizer que não é um bicho de sete cabeças... e de fato, não é, é bem simples na verdade... e que tem muitas marcas mais básicas, de boa qualidade e de bom pós venda pra quem quer...
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 08:33
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Suspa é para os fracos!

Confused

Pra sofrer de verdade, tem que colocar um desses:

1x1 Fork | Steel Mountain Bike Fork | Surly Bikes | Surly Bikes

Big smile



Thumbs Up



Se for uso urbano e estradão, concordo plenamente.. até acho melhor guidão do tipo drop!

Agora, se for pra trilha (minha praia) aí não dá né? gosto daquelas descidas de pedra cascuda e de passar flutuando nelas a 20, 30 e 40km/h... escutar os amortecedores jogando óleo pra tudo quando é lado, raios e rodas estralando e no final encostar a mão no amortecedor e ver que o bicho até esquentou de tanto trabalho   

É tipo terapia pra mim!

e depois fazer a revisão de tudo em casa no estilo DIY... segundo estágio da terapia!

ps: belo jogo de cores da bike em?

Editado por azazel66 - 22 Abr 2020 as 08:34
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 08:49
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:



Se for uso urbano e estradão, concordo plenamente.. até acho melhor guidão do tipo drop!

Agora, se for pra trilha (minha praia) aí não dá né? gosto daquelas descidas de pedra cascuda e de passar flutuando nelas a 20, 30 e 40km/h... escutar os amortecedores jogando óleo pra tudo quando é lado, raios e rodas estralando e no final encostar a mão no amortecedor e ver que o bicho até esquentou de tanto trabalho   

É tipo terapia pra mim!

e depois fazer a revisão de tudo em casa no estilo DIY... segundo estágio da terapia!

ps: belo jogo de cores da bike em?


Sim; estradão e subidas. Nas descidas, me cago de medo.

LOL

Aqui é tudo meio plano. Nas serras tem as descidas legais. Mas aí preciso botar a bike no carro e rodar 100 km para chegar lá.  Fica caro e é uma perda de tempo enorme.

A pintura da bike é original. A Trek fazia esse padrão fosco. Não sei se fazem mais.

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 09:49
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:



Se for uso urbano e estradão, concordo plenamente.. até acho melhor guidão do tipo drop!

Agora, se for pra trilha (minha praia) aí não dá né? gosto daquelas descidas de pedra cascuda e de passar flutuando nelas a 20, 30 e 40km/h... escutar os amortecedores jogando óleo pra tudo quando é lado, raios e rodas estralando e no final encostar a mão no amortecedor e ver que o bicho até esquentou de tanto trabalho   

É tipo terapia pra mim!

e depois fazer a revisão de tudo em casa no estilo DIY... segundo estágio da terapia!

ps: belo jogo de cores da bike em?


Sim; estradão e subidas. Nas descidas, me cago de medo.

LOL

Aqui é tudo meio plano. Nas serras tem as descidas legais. Mas aí preciso botar a bike no carro e rodar 100 km para chegar lá.  Fica caro e é uma perda de tempo enorme.

A pintura da bike é original. A Trek fazia esse padrão fosco. Não sei se fazem mais.



Conheço bem aí, plano mesmo.. bastante areia não?
Sou do RS erradicado hehehehe
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 10:10
Mas não é pra ter medo de comprar as coisas mas sim de acertar na escolha e, em consequência, nos prós e contras, mesmo pq defeitos acontecem ou vão acontecer mais cedo ou mais tarde, o problema é como isso vai ocorrer. Vemos aqui no fórum vários relatos de pedais que quebram, suspensões que estouram, quadros que racham, é do jogo. Já vi um cara subindo pela rampinha o passeio no Engenhão em velocidade e tomou um puta tombo pq a suspensão desceu toda, fez "cláck-tik-tráck" e travou lá embaixo, a bike abaixou até a coroa da suspensão, o cara virou de frente com a bike caindo por cima dele. Nem cheguei a ver qual a suspensão que ele estava usando mas o cara vivia andando por lá fazendo manobras com a mesma bike. Azar? Manutenção? Praga da mulher que queria ir na praia? Iria acontecer cedo ou tarde? O vizinho botou olho grande na bike? Sabe-se lá... LOL

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Azazel, acho que deve ter tb um tanto de "sorte" no uso de qq equipamento ou produto no sentido de pegar algo de uma "boa safra" ou de algum lote problemático. Qdo comprei minha bike, ela veio com raios pretos e eu detesto esse tipo de design, gosto de raios brilhando pois me obrigam a deixá-los sempre limpos e livre de ferrugem. Troquei no ato da compra em bicicletaria os raios das duas rodas e, ohhhh, depois de uns 10Km de pedalada quebrou um dos raios da traseira. Até aí tudo bem, voltei na loja e eles botaram o raio faltante, fizeram o desempeno e fui pra pedalada no dia seguinte. Outra vez, outro raio quebrado! Eu poderia dizer "mas que bike de bosta" mas já sou calejado nisso e voltei lá na loja e pedi pra eles trocarem todos os raios das duas rodas pois com certeza eram raios de má qualidade ou de um lote problemático, mesmo pq não abuso da bike, é só asfalto e ciclovias que eu a uso. Resultado: até hj, passados quase 4 anos, não houve mais nenhuma quebra de raio.

No caso de uso das suas suspensões, há a junção "hipotética" de sorte com um bom equipamento e a sua disposição técnica e financeira em fazer as manutenções necessárias ao bom funcionamento das suspensões.


Concordo plenamente... mas, se formos ter sempre medo de algo por risco de ter um problema de fabricação, bom, que tenhamos apenas aquilo que podemos fabricar então né? hehehehe

A minha ideia foi dizer que não é um bicho de sete cabeças... e de fato, não é, é bem simples na verdade... e que tem muitas marcas mais básicas, de boa qualidade e de bom pós venda pra quem quer...
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 11:32
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Mas não é pra ter medo de comprar as coisas mas sim de acertar na escolha e, em consequência, nos prós e contras, mesmo pq defeitos acontecem ou vão acontecer mais cedo ou mais tarde, o problema é como isso vai ocorrer. Vemos aqui no fórum vários relatos de pedais que quebram, suspensões que estouram, quadros que racham, é do jogo. Já vi um cara subindo pela rampinha o passeio no Engenhão em velocidade e tomou um puta tombo pq a suspensão desceu toda, fez "cláck-tik-tráck" e travou lá embaixo, a bike abaixou até a coroa da suspensão, o cara virou de frente com a bike caindo por cima dele. Nem cheguei a ver qual a suspensão que ele estava usando mas o cara vivia andando por lá fazendo manobras com a mesma bike. Azar? Manutenção? Praga da mulher que queria ir na praia? Iria acontecer cedo ou tarde? O vizinho botou olho grande na bike? Sabe-se lá... LOL



Acho que é falta de fé viu?

Mas eu sou cagão pra falhas, faço a inspeção "M" toda vez que pedalo e uso o pro bike garage para monitorar todas as revisões (até inspeção de pastilha de freio e torque de direção e link da balança...

como diz né, o seguro morreu de velho!
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 12:24
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:



Conheço bem aí, plano mesmo.. bastante areia não?
Sou do RS erradicado hehehehe


Estou na região metropolitana de Porto Alegre. Na capital até tem uns morros. Mas lá é boca braba...

Areia só na região do litoral. Para aqueles lados também tem serras. Meu playground favorito. Mas aí são uns 150 km daqui.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 18:33
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:



Conheço bem aí, plano mesmo.. bastante areia não?
Sou do RS erradicado hehehehe


Estou na região metropolitana de Porto Alegre. Na capital até tem uns morros. Mas lá é boca braba...

Areia só na região do litoral. Para aqueles lados também tem serras. Meu playground favorito. Mas aí são uns 150 km daqui.


Distância é triste hehehe
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Boca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2006
SP
Offline
Mensagens:1051
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Boca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 19:03
Paulo 1169 vou tentar resumir alguns pontos:

MOLA: A mola responsável pelo amortecimento, a absorção dos impactos. As molas mais usuais são as de aço, são helicoidais (tradicionais), tem também os elastômeros e molas pneumáticas (cartucho de ar).

HIDRÁULICA: A parte hidráulica é responsável por controlar a velocidade de retorno e em alguns casos também controla a velocidade do avanço da suspensão. É o que dá estabilidade para a bike.

Sendo assim, uma suspensão "a molas" pode ser também "hidráulica". 

Partindo das suspensões mais simples para as mais sofisticadas teríamos a seguinte hierarquia (apenas exemplos simples):

Simples: Apenas mola helicoidal;
Intermediária 1: Mola helicoidal, e ajuste hidráulico de retorno;
Intermediária 2: Mola helicoidal, elastômero e ajuste hidráulico de retorno.
Intermediária 3: Mola pneumática, ajuste hidráulico de retorno.
Sofisticada 1: Mola helicoidal, ajuste hidráulico de compressão e retorno.
Sofisticada 2: Mola pneumática, ajuste hidropneumático de compressão e retorno.

Existe uma infinidade de tipos de funcionamento de suspensões, citei apenas alguns aleatórios para dar um norte à você.

Mas finalmente respondendo sua questão: Uma boa suspensão de molas helicoidais, com ajuste de retorno e 120 mm de curso pode ser que atenda sua necessidade. Se estiver disposto a gastar um pouco mais pegue uma de mola pneumática.
DH:
Specialized Demo 8
Specialized Status 2
Banshee Scream V2
Banshee Morphine

XC:
Kona Kula Supreme
GT Avalanche
Alfameq Tirreno
Voltar ao Topo
Boca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2006
SP
Offline
Mensagens:1051
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Boca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2020 as 19:25
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Complementando, muitos tentam ter na bike o mesmo conforto/desempenho que vemos nas suspensões das motos mas isso não é possível, pois as motos tem espaço (e engenharia) para componentes robustos e mais pesados, coisa que não é possível de modo prático em bikes. Até tenta-se fazer isso mas uma bike dessas costuma custar mais de R$100.000,00 mas não chega nem perto de uma moto...

sidserra concordo com o que disse, porém, nesse trecho acima, não sei se você se referiu a um certo tipo de suspensão, mas gostaria de complementar.

Você diz que as suspensões de bike não chegam nem perto de uma suspensão de moto, mas eu vejo o contrário, bikes que tem o amortecimento até melhor do que muitas motos boas, por exemplo, uma Specialized Demo (Downhill) amortece muito melhor que muitas motos de motocross, entendo que são situações diferentes, pesos diferentes, etc, mas na questão de tecnologia, ajustes e conforto há algumas suspensões de bike que estão muito à frente das de motocross. 

Peguei o downhill e o motocross como exemplo, pois, são situações que vivencio e também é onde as suspensões são mais solicitadas.
DH:
Specialized Demo 8
Specialized Status 2
Banshee Scream V2
Banshee Morphine

XC:
Kona Kula Supreme
GT Avalanche
Alfameq Tirreno
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X