Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual a DURABILIDADE? - Corrente 8V
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual a DURABILIDADE? - Corrente 8V

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual a DURABILIDADE? - Corrente 8V
    Postado: 08 Abr 2020 as 17:43
Minha bike de estrada tem um conjunto de 8V. Eu rodo com ela 100% em asfalto e a corrente é limpa e lubrificada a cada 100~200km.  Sempre troco as marchas suavemente e não sou muito de socar o pedal.

A corrente é Shimano.

Alguém saberia informar qual é a durabilidade aproximada em km de um componente deste tipo e nestas condições de uso?

Obrigado!

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2020 as 17:55
Eu não sei responder, mas sempre uso medidor de corrente até o desgaste de 0,75 (7 a 10v) ou 0,5 (11 e 12v) e troco a corrente, quando tenho duas correntes fico alternando elas até a relação acabar a cada 500km (revisão do cubo de esferas).

Por acabar, entenda ou a corrente pular, ou elasse romperem, o que ocorrer primeiro.

Sou do MTB, em media nessa combinação dá pra rodar mais de 6 mil km... Atualmente estou com 2000 nessa relação e a segunda corrente ainda não atingiu desgaste, a primeira atingiu com 900km.

ps: a alternacia de correntes ocorre após ambas atingirem a marca de 0,75... pois a ferramenta não lê além disso.

Editado por azazel66 - 08 Abr 2020 as 17:56
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2020 as 18:15
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Eu não sei responder, mas sempre uso medidor de corrente até o desgaste de 0,75 (7 a 10v) ou 0,5 (11 e 12v) e troco a corrente, .


Interessante. Eu coloquei o medidor Park Tool e em 0,75 ficou folgado. em 1.0 não entrou ainda. Ou seja, a corrente vai um pouco mais. A minha dúvida é se eu continuo com essa corrente até chegar em 1.0 ou se já é hora de trocar.

Pelos meus registros a corrente está com 3000 km. Com essa bike não fiz rodizio.

Na outra bike que é 9V eu uso corrente Shimano HG-93 e faço rodízio a cada 2000km.

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2020 as 20:58
1000-2000 nunca chegou a 2500 comigo
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2020 as 10:42
Já tive corrente KMC que durou bastante, uns 8 ou 9 anos, mas na época eu não rodava tanto quanto hoje e, assim que assumi a rotina atual, ela quebrou e me obrigou a trocar toda a relação, que não casava com nenhuma corrente nova. Atualmente eu rodo cerca de 400~500km/mês na cidade e depois de algumas cagadas com componentes da SunRace (umas bostas) adotei a seguinte rotina:

* compro duas correntes por vez, atualmente KMC Z8.1, 50% mais caras que as SunRace CNM84 anteriores, mas estou gostando bastante (queria a X8.99 dourada, mas ela é o dobro da Z8.1);

* a cada 2 semanas (200~250km) eu limpo a corrente com pano embebido em M1 ou similar, relubrificando em seguida com Algoo úmido, a não ser que role chuva, aí eu faço isso assim que possível;

* a cada mês (400~500km) eu dou uma lavada na bike e aproveito pra trocar a corrente, guardando a anterior limpa e lubrificada em um zip lock;

* pretendo trocar as correntes ao longo de um ano, quando provavelmente terei de trocar o cassete tb.

Nesse rodízio (que ainda não terminou o primeiro, então não sei se vai dar um bom resultado) eu calculo 6000km rodados, sendo 3000km pra cada corrente. Me foi sugerido, na verdade, comprar três correntes pra ficar 12000km em dois anos, 4000km pra cada corrente, mas achei que o teste seria muito longo e eu não havia comprado a corrente indicada, que era a X8.99, então adaptei pra minha situação.

A pessoa que me indicou foi um membro do Bike Forums, bastante respeitado e com boa experiência em ciclo turismo. Com essa quarentena e o trabalho remoto eu não tenho usado muito a bike, então eu vou estender o teste pra mais uns 9 meses. Vamos ver o que vai dar até lá.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2020 as 11:14
Eu cheguei a iniciar um rodízio de correntes. Mas parei de pedalar por algum tempo e agora não consigo retomar isso. Talvez quando fizer uma manutenção pesada nas bikes eu comece a fazer o tal rodízio.

Atualmente preciso decidir se deixo essa corrente mais tempo ou se vale a pena trocar para fazer com que o cassete dure mais.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2020 as 11:29
Tenho um colega que a cada 5 anos troca os três: cassete, pedivela (não somente as coroas) e corrente. Ele não roda tanto quanto eu e não curte dar manutenção na bike, só uma revisão e lubrificação a cada, sei lá, 6 meses ou um ano. Funciona, mas ele só compra componente da série Alivio pra cima. Eu to no meu Altus fazendo mais manutenção, o que eu até gosto, mas não sei dizer qual vai durar mais a longo prazo...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2020 as 12:03
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Eu cheguei a iniciar um rodízio de correntes. Mas parei de pedalar por algum tempo e agora não consigo retomar isso. Talvez quando fizer uma manutenção pesada nas bikes eu comece a fazer o tal rodízio.

Atualmente preciso decidir se deixo essa corrente mais tempo ou se vale a pena trocar para fazer com que o cassete dure mais.


Acima de 0,75 a corrente nova pode não casar mais na relação... se não pretende trocar o grupo quando desgastar, eu compraria uma nova e experimentaria, se pular, guarda pra quando trocar os componentes de desgaste.

Em tempo, lembre-se que deve medir em vários pontos, pois nem sempre o desgaste é 100% regular.

Editado por azazel66 - 09 Abr 2020 as 12:03
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2020 as 12:05
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Eu to no meu Altus fazendo mais manutenção, o que eu até gosto, mas não sei dizer qual vai durar mais a longo prazo...


Olha, nesse quesito eu posso te garantir: a manutenção prolonga a vida útil do componente; e muito!

As correntes da minha bike mais simples durava no máximo uns 1000 km e já arriava. Um amigo meu no exterior, dono de uma bike shop, sugeriu: "procure lubrificar a corrente a cada 100 km. Mas sempre que sair e pegar água ou chuva, ao chegar passe pelo menos um pano para retirar a sujeira e lubrifique a corrente. Ela vai durar mais."

Depois que passei a fazer isso, a durabilidade aumentou 100%

Outra melhoria: passei a utilizar um lubrificante  chamado Rock´n´Roll  LOL
http://www.rocklube.com/
Ele é diferente dos demais pois a corrente é "ensopada" com o líquido e quando a bike roda, o lubrificante expulsa a sujeira e lubrifica. Um espetáculo! Eu uso o Gold, e a durabilidade da lubrificação e da corrente aumenta uma barbaridade!

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2020 as 10:24
Eu acho que varia muito das condições de uso e da intensidade do pedal. Comigo mesmo as correntes da shimano tinham que trocar a cada 1000 kms, as X8 a cada 2500 kms, mas pra fazer rodízio eu prefiro trocar a cada mil mesmo usando kmc, pra girar sempre 100%.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X