Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike para Viagens de Cicloturismo Rockrider ST 120
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike para Viagens de Cicloturismo Rockrider ST 120

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Thiago Lima da Costa Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mar 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago Lima da Costa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike para Viagens de Cicloturismo Rockrider ST 120
    Postado: 10 Mar 2020 as 10:52
Prezados, fiz algumas viagens de cicloturismo, na Serra da Mantiqueira, Rio-Paraty e Bariloche(arg) para Pucon (Chile). Contudo há cinco anos estou parado. Neste ano resolvi retornar e preciso comprar uma bike que tenha uma boa vida útil. Me indicaram a   Rockrider ST 120.   O preço dela é bem convidativo. Contudo gostaria de saber se o  Shimano Tourney aguenta o tranco para subidas fortes como desejo fazer aqui na Cidade do RJ e em outras viagens mais longas. Não estou preocupado com velocidade ou desempenho, não me intereço por competições. Mas penso na resistência do conjunto em viagens mais longas. Em julho quero fazer  Visconde de Mauá-Ibitipoca, estrada de terra.

Enfim, a diferença de preço para um modelo melhor é de pelo menos 1.000 reais o que pesaria muito no meu orçamento.

https://www.decathlon.com.br/--btwin-rr-st-120-blue/p - https://www.decathlon.com.br/--btwin-rr-st-120-blue/p

Outra opção nessa faixa de preço é essa Giant Revel. Já tive um há anos atrás e era bem resistente.

https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Giant-Revel-4-26857 - https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Giant-Revel-4-26857

Questões:

1- As duas servem para fazer viagens longas?

2- qual das duas seria mais resistente?

3- Vale comprar uma delas para depois, quando tiver mais grana, comprar outro conjunto.

Abs!!


Voltar ao Topo
Thiago Lima da Costa Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mar 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago Lima da Costa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2020 as 10:54
interesso...sem Ç)
Voltar ao Topo
Thiago Lima da Costa Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mar 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago Lima da Costa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2020 as 11:01
Originalmente postado por Thiago Lima da Costa Thiago Lima da Costa escreveu:

Prezados, fiz algumas viagens de cicloturismo, na Serra da Mantiqueira, Rio-Paraty e Bariloche(arg) para Pucon (Chile). Contudo há cinco anos estou parado. Neste ano resolvi retornar e preciso comprar uma bike que tenha uma boa vida útil. Me indicaram a   Rockrider ST 120.   O preço dela é bem convidativo. Contudo gostaria de saber se o  Shimano Tourney aguenta o tranco para subidas fortes como desejo fazer aqui na Cidade do RJ e em outras viagens mais longas. Não estou preocupado com velocidade ou desempenho, não me interesso por competições. Mas penso na resistência do conjunto em viagens mais longas. Em julho quero fazer  Visconde de Mauá-Ibitipoca, estrada de terra.

Enfim, a diferença de preço para um modelo melhor é de pelo menos 1.000 reais o que pesaria muito no meu orçamento.

https://www.decathlon.com.br/--btwin-rr-st-120-blue/p - https://www.decathlon.com.br/--btwin-rr-st-120-blue/p

Outra opção nessa faixa de preço é essa Giant Revel. Já tive um há anos atrás e era bem resistente.

https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Giant-Revel-4-26857 - https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Giant-Revel-4-26857

Questões:

1- As duas servem para fazer viagens longas?

2- qual das duas seria mais resistente?

3- Vale comprar uma delas para depois, quando tiver mais grana, comprar outro conjunto.

Abs!!


Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2020 as 11:37
Cara se elas aguentam, eu digo que depende, depende de o que voce entende de poupar a bike na viagem, de fazer regulagens, de sua força pra encarar subidas durissimas nos trajetos que voce citou, adoro ver aqueles videos de senhores que viajam de Barra Forte mas eu não conseguiria LOL

Eu comecei a pedalar estas rotas em 2014 com uma Caloi 29er de supermercado, toda original e fiz logo de cara o Caminho da Fé sem nunca ter feito nada parecido antes, fui, curti, não tive nenhum problema na bike, empurrei muito pouco dada a dificuldade da rota.

Depois de pouco tempo esta 29er me foi roubada e eu peguei uma GT aro 26 e fiquei com ela 3 anos, fiz algumas longas rotas e depois migrei pra atual 29 toda Alivio com super cassete de 40 dentes na leve com 27 velocidades e ficou muito melhor de pedalar nas rotas com a nova.

Da Decathlon pra fazer isto que voce quer fazer ou o que faço eu indicaria a 520 que é Acera 27v com bom freio hidraulico e suspensão ja funcional (igual da que uso) 

Mas se voce se encaixar no que disse no primeiro paragrafo as duas que voce mencionou servem sim, eu preferiria a Giant por ser aro 26 e v-brake e ja ter furação pra bagageiro, além de ser mais leve e melhor de transportar nos onibus pra deslocamento inicial e final de viagem. 
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2020 as 12:43
Então rapaz, do meu ponto de vista a RockRider é superior, principalmente pela relação de marchas, embora as duas sejam 21v e usem componentes Tourney a RockRider usa pedivela reduzido e conta com megarange no cassete, o que ajuda muito em subidas e com o peso extra. Aparentemente a suspensão dela é superior a da Giant, o ponto fraco pode estar nos freios, geralmente freios a disco mais baratos tem uma frenagem que deixa a desejar, o que pode ser um risco em uma bike carregada. Outro ponto negativo da Rockrider é a falta de furação para bagageiro na parte superior do quadro, o que pode ser facilmente contornado prendendo o bagageiro na abraçadeira do selin.


Editado por Carrinho - 10 Mar 2020 as 12:44
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2020 as 13:09
10 em cada 10 bagageiros fixados somente no selim quebram... questao de tempo... alem de limitar a carga em 5kg.

Porém voce pode adaptar um bagageiro que vai preso no selim mas que tenha as hastes de reforço de apoio de cargas, e no lugar do quadro onde se teria a furação, usar uma abracadeira com proteção emborrachada (vendem em diversos diâmetros) e fixar os apoios auxiliares com eles, fazendo o bagageiro funcional e resistente.

Uso no bagageiro dianteiro da minha, e funciona 100%, é barato e nao fica gambiarra, lembre-se de usar porcas com parlock, que sao porcas de segurança.

Eu iria na giant, aro 26", menos visada para roubo, mas ja fiz trilha com uma pessoa usando essa st120 e ela foi muito bem...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Heitor Ruschmann Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2005
niteroi - rj
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Heitor Ruschmann Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 17:06
Oi Thiago, eu ressaltaria os dois pontos já comentados: freios e fixação de bagageiros. Freio a disco deve ser hidraulico de boa qualidade, senão é melhor que seja o bom e conhecido v-brake. Observado esses dois pontos, o resto voce tira de letra. Dependendo da relação que voce tiver na bike, talvez voce vá devagar, mas chega lá! Afinal cicloturismo não é competição! ENtão, freios confiaveis e bagageiro resistente é o que faz a diferença.

Essa minha opinião não é apenas pre-conceito, mas baseada em experiência... em Abril de 2019 sai de casa com o mesmo trajeto que voce tem em mente: Maromba x Ibitipoca x Maromba (retornando por um caminho diferente). Optei por ir com uma Merida CX 100 (sim sim, bike de ciclocross com garfo rigido) que estava convertida com um guidom reto. O setup de freios: mantetes Tiagra e pinças Promax 300R. Todo o conjunto não tinha nem 3000km...

Pois bem... o trajeto tem descidas bastante inclinadas (chega a 30%) e já no primeiro dia os dois freios apresentaram problemas... ao tentar pinçar com mais força parecia que o sem-fim do mecanismo interno roletava e a manete dava fim de curso no guidom sem freiar.
A noite troquei as pastilhas dos dois freios numa tentativa de fazer o freio trabalhar numa região diferente do sem-fim. Mas mesmo assim a pinça traseira "abriu o bico" logo no inicio do segundo dia, antes mesmo de eu chegar em Airuoca. Até desmontei a pinça para ver se tinha esperança mas foi sem chance. Em Airuoca não consegui peças de reposição compativel o que me obrigou a voltar pra Niteroi sem cumprir meu objetivo... Com certeza com um freio V-brake eu teria peças de reposição para seguir... ou com um disco hidraulico talvez nem tivesse esse contra tempo. Fica o registro!

Boa sorte na empreitada e se quiser dicas de trajeto dá um alô!

Abs
Heitor
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2020 as 07:24
Originalmente postado por Heitor Ruschmann Heitor Ruschmann escreveu:

Oi Thiago, eu ressaltaria os dois pontos já comentados: freios e fixação de bagageiros. Freio a disco deve ser hidraulico de boa qualidade, senão é melhor que seja o bom e conhecido v-brake. Observado esses dois pontos, o resto voce tira de letra. Dependendo da relação que voce tiver na bike, talvez voce vá devagar, mas chega lá! Afinal cicloturismo não é competição! ENtão, freios confiaveis e bagageiro resistente é o que faz a diferença.

Essa minha opinião não é apenas pre-conceito, mas baseada em experiência... em Abril de 2019 sai de casa com o mesmo trajeto que voce tem em mente: Maromba x Ibitipoca x Maromba (retornando por um caminho diferente). Optei por ir com uma Merida CX 100 (sim sim, bike de ciclocross com garfo rigido) que estava convertida com um guidom reto. O setup de freios: mantetes Tiagra e pinças Promax 300R. Todo o conjunto não tinha nem 3000km...

Pois bem... o trajeto tem descidas bastante inclinadas (chega a 30%) e já no primeiro dia os dois freios apresentaram problemas... ao tentar pinçar com mais força parecia que o sem-fim do mecanismo interno roletava e a manete dava fim de curso no guidom sem freiar.
A noite troquei as pastilhas dos dois freios numa tentativa de fazer o freio trabalhar numa região diferente do sem-fim. Mas mesmo assim a pinça traseira "abriu o bico" logo no inicio do segundo dia, antes mesmo de eu chegar em Airuoca. Até desmontei a pinça para ver se tinha esperança mas foi sem chance. Em Airuoca não consegui peças de reposição compativel o que me obrigou a voltar pra Niteroi sem cumprir meu objetivo... Com certeza com um freio V-brake eu teria peças de reposição para seguir... ou com um disco hidraulico talvez nem tivesse esse contra tempo. Fica o registro!

Boa sorte na empreitada e se quiser dicas de trajeto dá um alô!

Abs
Heitor


ola heitor, o problema pareceu falta de manutrncao, nao? talvez com o hidraulico fosse ate pior...ja fez sangria de freio? com o hidraulico tem que levar o kit sangria tambemmm
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2020 as 08:13
Antes dd qualquer cicloviagem, dependendo pra onde vai, quanto tempo nao faz uma revisao completa, tem que fazer revisão geral na bike, troca de cabos de câmbio, isso é o básico.. dar aquele tapa, lubrificar corrente e simplesmente ir vai passar perreio,
Não tem o menor sentido levar o kit de sangria de freio, a não ser que vai fazer aquela trip de 15/30 dias ou mais... se a bike estiver revisada, feita com capricho, dificilmente vai dar problema.

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Heitor Ruschmann Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2005
niteroi - rj
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Heitor Ruschmann Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2020 as 08:24
No meu caso, todas as manutenções em dia. O lance é que vc nao desmonta a pinça de um freio mecanico para checar o sem fim que faz o acionamento do pistao... Pelo menos essa instrução nao consta em nenhum manual de serviço de nenhum fabricante. Fora que não se encontra o sem-fim para repor... Ja se estivesse com um freio hidraulico teria sim o kit de sangria comigo (e sim, ja fiz sangria varias vezes em varios modelos de freios).

No meu kit dessa viagem tinha pastilhas, cabos, conduites e até uma manete reserva, mas não uma pinça....


Enfim... Ao se escolher uma bicicleta para cicloviagens considero prioridade freios e pontos de fixação para bagagem...
Todo o resto fica em segundo plano! :)

Boas pedaladas!
Voltar ao Topo
Pagarconta Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Ago 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pagarconta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 16:43
Olá, também gostaria de saber qual é a melhor bicicleta para viajar muito. Estou começando nisso, antes eu optava apenas por um https://www.recargabilheteunico.com/os-10-melhores-aplicativos-de-transe-usados-pelos-brasileiros/ - aplicativo de transporte em Brasil, mas agora quero começar a fazer isso. Agradeço seu conselho antecipadamente.
Voltar ao Topo
Pagarconta Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Ago 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pagarconta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 16:47
Olá, também gostaria de saber qual é a melhor bicicleta para viajar muito. Estou começando nisso, antes eu optava apenas por um aplicativo de transporte no Brasil, mas agora quero começar a fazer isso. Agradeço seu conselho antecipadamente.



Voltar ao Topo
srvine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2013
Campinas
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar srvine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2021 as 19:47
Boa noite

Bom, vou dar um breve relato, pra fomentar a discussão

Em Out/2021 fiz o Caminho da Fé, um sonho realizado. 4 dias de Águas da Prata a Aparecida. Muita chuva e muita lama.

Fui com a Rockrider ST120, que comprei em Dez/2020, por 1700 reais na Decathlon.

Entre janeiro e outubro, andei cerca de 1000km. Neste tempo, preparei-me para o CF, e preparei a bike tbm. Quanto a bike:

- Troquei o pedal (obviamente, isso eu troquei antes de andar nela).
- coloquei 2 suportes de caramanhola. Uma observação é que o quadro da minha é 17 e não cabe uma caramanhola de 750ml... mas tudo bem.
- Depois de uns 3 meses troquei o mov central por um outro de ponta quadrada mesmo, só que bem melhor. Acabou com um rangido chato que dava nela todo pedal.
- em setembro, inverti os pneus, haja vista que o desgaste do traseiro já era perceptível, e invertendo pretendo desgastar os dois juntos, pra colocar outros dois ao mesmo tempo. Obs: o traseiro não estava careca. Aproveitei e coloquei fitas anti furo

Fiz o Caminho da Fé

Esta Rockrider tem 21 velocidades (3 x 7), é catraca. Isso é bem limitante mas.... ela tem essa catraca Megarange, que salvou lá nas serras do Caçador, dos Lima e na Luminosa. Sem o megarange não dá pra subir estando 3 x 7.

Trocarei o cambio traseiro por um altus, pois o Tourney realmente desregula bastante. Vou colocar garfo rígido tbm, guardando a suspensão caso haja arrependimento.

Concluindo então: essa Rockrider ST120 me fez muito feliz, possibilita sim uma cicloviagem. Tenha em mente suas limitações, e bora pedalar!

Editado por srvine - 27 Out 2021 as 19:49
"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."
Voltar ao Topo
srvine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2013
Campinas
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar srvine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2021 as 19:54
Opa um breve acréscimo quanto ao freio:

Rockrider ST120 é freio mecânico. Quando chegou, era bem pior que o vbrake de minha pobre Alfameq Tirreno aro 26. Fiquei encucado e acabei aprendendo a mexer nele. Desmontei, alinhei as pinças, regulei a pastilha que fica fixa e depois a pastilha móvel, e o freio ficou muito bom! Tive que estudar muito pra deixar ele bom...

Mas....

É um freio mecânico. Quem já teve freio a disco hidráulico, nunca vai se adaptar a um desse mecânico...





Editado por srvine - 27 Out 2021 as 19:55
"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X