Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Roda dianteira saindo do lugar ao freiar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Roda dianteira saindo do lugar ao freiar

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pH Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
57265000
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pH Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Roda dianteira saindo do lugar ao freiar
    Postado: 29 Fev 2020 as 15:17
E aí pessoal. A roda dianteira da minha MTB fica saindo do lugar a maioria das vezes que freio um pouco forte, tipo, estou a mais ou menos 15km/h e levo uma fechada forte, no susto freio com o traseiro e dianteiro ao mesmo tempo, e a roda ela meio q desce a blocagem um pouco, e fica uma parte alta e baixa. Acho que não é a blocagem, pois deixo ela bem apertada mesmo, e uso freio a disco mecânico.

Obs: Tem vez que o disco do freio fica até raspando a parte de cima na suspensão, aí tenho que soltar blocagem, volta o pneu pra o lugar normal e fechar blocagem de novo
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2020 as 20:14
Rapaz! Só de imaginar a roda soltando me da arrepios!

Mas vamo tentar resolver essa. Como vc tá apertando a blocagem? O certo é apertar a porca com a alavanca aberta, de um jeito que ao fechar a alavanca ela apresenta resistência a partir da metade do movimento dela.

É mais fácil mostrar que descrever. Tem um vídeo sobre isso, mas não me lembro agora. Posto ele aqui assim que achar.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
pH Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
57265000
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pH Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2020 as 20:27
Opa... Eu aperto bem a blocagem q tem hora que até fico com medo dela quebra kkkk, mas sim, eu aperto ela do jeito certo.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2020 as 20:58
Tem algo errado aí. Alguns encaixes para pinça de freio a disco em bicicletas mais antigas deram problema com isso, mas não era nada tão grave assim. Uma freada brusca a 15km/h não é nada, a energia cinética é proporcional à velocidade elevada ao quadrado. Imagino o problema que seria uma frenagem em maior velocidade.

Posta fotos do dropout do garfo, onde a blocagem se prende, e da lateral do garfo, pegando a pinça de freio e o cubo. Deixa eu ver o que vc tem em mãos.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2020 as 21:04
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2020 as 21:17
E achei mais esse aqui, tb da Pedaleria, que pode ajudar:

https://youtu.be/uWv8G6P4SgA
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2020 as 01:04
Vamos por partes , a primeira coisa a verificar nesse caso é se no momento que vc coloca a roda o eixo está completamente assentado nas gancheiras da suspensão.

Digo isso porque vc comentou que fica uma parte alta e outra baixa , mais muitas vezes o que acontece é que a suspensão ou quadro está com as gancheiras desalinhadas , daí pra deixar a roda reta vc precisa prender a roda com o eixo assentado em uma gancheira e no outro com ele um pouco abaixo da gancheira pra puxar a roda pra uma direção e "corrigir" o problema.

Daí o que acontece é que com o seu peso e durante a frenagem aquela blocagem que vc tinha colocado que não estava assentada na gancheira se assenta e a roda sai daquela posição.

A roda tem que estar com as 2 pontas totalmente assentada na gancheira e a roda alinhada , confere e volta aí pra dizer pra nós.

Editado por misera - 01 Mar 2020 as 01:06
Voltar ao Topo
pH Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
57265000
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pH Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2020 as 07:42
Você poderia me chamar no whatsapp, por favor ? Lá eu consigo explicar melhor. 82 99621-7137
Voltar ao Topo
pH Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
57265000
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pH Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2020 as 07:43
Mas tarde eu vou da uma olhada nisso. Obrigado
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 16:25
eu acho que seu garfo deve estar torto, na hora que você prende a blocagem, você prende a roda na posição "que você quer", mas quando age alguma força ali, a roda, no caso o eixo da blocagem, vai pra posição que ele assenta e ele assenta nos "buracos" do garfo

acontece muito quando você prende a blocagem torta, você não percebe e quando senta na bike dá aquele solavanco que a roda vai pro lugar certo (isso estraga as coisas)

lembra de ter batido, deixado a bike cair ou algo do gênero?

Obs: freio minha MTB quadro 21, a 40km/h com disco mecânico no susto frequentemente e nada sai do lugar, pelo menos eu acho que não kkk

Obs2: peso 75kg





Editado por avicsi - 05 Mar 2020 as 16:27
Voltar ao Topo
pH Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
57265000
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pH Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 16:31
Teve um dia que eu estava fazendo trilha, aí dei um pequeno pulo ( deveria ter uns 45cm de altura), o guidão acertou um galho no alto onde eu perdi o controle dele e acabou girando, e quando a bike foi pro chão, o pneu dianteiro encostou no chão virado totalmente para a direita. Depois de um tempo, percebi que estava acontecendo isso
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 16:36
Alguma coisa aí entortou, você vai ter que ver, mas acredito que seja o garfo

Ou leva numa oficina, ou tenta medir o alinhamento das partes

se o eu celular tiver um giroscópio bom, você pode baixar o app bubble level e ficar vendo se está tudo no mesmo ângulo no garfo, mas não sei se vai dar certo
Voltar ao Topo
pH Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
57265000
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pH Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 22:06
Ok, muito obrigado
Voltar ao Topo
HelioArq Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2014
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HelioArq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2020 as 20:04
Quando eu transportava minha bike no transbike preso pelo eixo da roda, vira e mexe ela afrouxava.
Descobri depois que o assentamento do eixo no garfo tinha um rebaixo que era um pouco maior que o assento (da cabeça) do eixo, que às vezes corria e afrouxava tudo.
O truque para não afrouxar era apertar o eixo sem deixar sua cabeça (os cones) sobre o dente, ficando 100% dentro do rebaixo.

Não discuta com um ignorante, ele te rebaixará até o nível dele e te vencerá por experiência"
[Specialized EPIC Carbon 2018]
[Soul SL 2022 + TSDZ]
[Orbea OIZ H30 + TSDZ]
Voltar ao Topo
pH Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
57265000
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pH Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2020 as 14:12
Obrigado pela orientação. Vou presta mais atenção nisso.
Voltar ao Topo
pH Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
57265000
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pH Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2020 as 18:51
Infelizmente no momento ano consigo tirar as fotos
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X