Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Posição nas aro 29
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Posição nas aro 29

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tripossante Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2011
Vitória ES
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tripossante Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Posição nas aro 29
    Postado: 27 Fev 2020 as 22:49
Buenas.

Nas bikes aro 26 o tubo de assento costuma ser mais verticalizado que nas aro 29, fazendo com que o quadril e os pés fiquem mais na vertical.

Já nas aro 29 o tubo de assento é mais inclinado, provavelmente isso se dá para que o ciclista enfrente os buracos das trilhas sem ser arremessado pra frente, porém pra quem só pedala no asfalto, essa inclinação do tubo de assento faz com que o ciclista fique com as costas mais arqueadas por causa do menor ângulo entre quadril/braços e quadril/pernas, causando certo desconforto.

O problema é que toda aro 29 praticamente é assim, e eu queria uma que tivesse o tubo de assento mais verticalizado, pra descansar minhas hérnias de disco.

Alguma dica neste sentido?


Voltar ao Topo
Tripossante Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2011
Vitória ES
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tripossante Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 22:54
PS: pedalo 100% do tempo no asfalto plano, sem buracos (ciclovia)
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 23:08
Originalmente postado por Tripossante Tripossante escreveu:

Buenas.

Nas bikes aro 26 o tubo de assento costuma ser mais verticalizado que nas aro 29, fazendo com que o quadril e os pés fiquem mais na vertical.

Já nas aro 29 o tubo de assento é mais inclinado, provavelmente isso se dá para que o ciclista enfrente os buracos das trilhas sem ser arremessado pra frente, porém pra quem só pedala no asfalto, essa inclinação do tubo de assento faz com que o ciclista fique com as costas mais arqueadas por causa do menor ângulo entre quadril/braços e quadril/pernas, causando certo desconforto.

O problema é que toda aro 29 praticamente é assim, e eu queria uma que tivesse o tubo de assento mais verticalizado, pra descansar minhas hérnias de disco.

Alguma dica neste sentido?




O seat tube tem esse formato em virtude da diminuição da traseira. Assim a roda tem espaço no quadro.
Voltar ao Topo
Tripossante Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2011
Vitória ES
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tripossante Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 23:12
tava olhando aqui a Scott Scale 970, ela parece ter um seat tube mais verticalizado
 
talvez vocês tenham dicas de bikes neste sentido
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2020 as 09:09
Voltar ao Topo
Speed_racer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jun 2009
Jacareí/SP
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Speed_racer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2020 as 09:32
Outro modo de se diminuir esse efeito é usar um canote de selim sem recuo (seat back) ou até mesmo utilizar o canote com o recuo invertido, isso é possível apenas em alguns canotes igual a algumas bikes de TT.
Boa sorte.
Speed_Racer
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2020 as 10:34
Isso que vc observa é a "evolução" das geometrias das bikes, que ultimamente tem ganhado ângulos maiores no seat tube e menores no head tube.



Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2020 as 10:56
Mas ele falou que sente o contrário.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2020 as 11:12
Essa é uma questão de geometria. A maioria das bikes que conheço usa 73° no seat tube, tanto pra 26 quanto pra 29, porem as bikes mais modernas vem com reach mais longo pra uma condução mais agressiva, além de outras alterações como o ângulo do head tube por exemplo.

Caso você queira melhor o fit da sua bike, dá pra subir a altura do guidão ou colocar uma mesa menor, também é possível utilizar um canote sem recuo com selim bem avançado (embora isso atrapalhe um pouco o seat back), a fim de diminuir o reach e colocar você numa posição mais relaxada. O bike fit é uma ciência bem complexa.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2020 as 13:02
Originalmente postado por Tripossante Tripossante escreveu:

faz com que o ciclista fique com as costas mais arqueadas por causa do menor ângulo entre quadril/braços e quadril/pernas, causando certo desconforto


Não entendi...

Ao meu ver isso encurta a bike de um modo geral, deixando o ciclista mais ereto.
Voltar ao Topo
Tripossante Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2011
Vitória ES
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tripossante Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2020 as 22:47
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Tripossante Tripossante escreveu:

faz com que o ciclista fique com as costas mais arqueadas por causa do menor ângulo entre quadril/braços e quadril/pernas, causando certo desconforto


Não entendi...

Ao meu ver isso encurta a bike de um modo geral, deixando o ciclista mais ereto.


pegue uma cadeira, fique sentado com os pés e mãos em um lugar qualquer, simulando que está numa bicicleta. Agora coloque a cadeira mais pra trás e mantenha mãos e pés no mesmo lugar. Você notará que a sua posição vai ficando desconfortável.

quanto menor o ângulo entre o seat tube e a horizontal, mais pra trás o selim fica. Considerando que os pés e mãos continuam no mesmo lugar, quanto mais pra trás o selim ficar, mais "dobrado" (ou arqueado) ficará o corpo do ciclista, provocando certo desconforto, já que a posição de conforto natural é com o corpo menos dobrado, ou mais ereto.

Eu tenho uma aro 26 onde o ângulo do seat tube segue o padrão das speed, e como o guidom é alto, eu fico numa posição bem ereta e confortável. perco em performance, mas não ligo pra isso.

E quando vou testar as aro 29, pois gostaria de trocar de bike, sempre me esbarro com o selim mais pra trás devido ao ângulo menor do seat tube, e com isso meu corpo fica mais arqueado pra segurar no guidom.

Por isso gostaria de dicas de aros 29 com ângulo do seat tube maior.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1813
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2020 as 01:07
Que loucura. O ajuste do selim é sempre o mesmo, ajusta a altura ideal é depois a distância pelo trilho do selim de forma que o joelho não ultrapasse a linha do pedal.

Feitos os ajustes...
Se ajusta o tamanho do avanço/mesa e a altura do guidão (rise). O tamanho da bicicleta, seja ele 650b, 700c, 26, 27,5 ou 29 não importa.

Normalmente bicicletas com ângulo mais fechado não possuem recuo no canote.

Recomendo com urgência um bike for para eliminar as dúvidas.

O que manda no quanto se estica para alcançar o guidão é o reach (medida horizontal do central ao centro da caixa de direcao) e o stack (medida vertical dos dois pontos).
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
paulormsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2014
BH
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulormsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2020 as 16:43
Faça um bike fit antes de comprar a bike. O fitter vai indicar a bike correta para o seu problema.
Voltar ao Topo
Tripossante Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2011
Vitória ES
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tripossante Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2020 as 10:23
a minha questão é que gosto de uma posição mais vertical entre o selim e os pedais. Por exemplo, as speed tem este tipo de posição, enquanto nas montain bikes o selim fica mais pra trás. Eu queria indicação de bicicletas aro 29 onde a posição entre selim e pedais fosse mais vertical. 
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2020 as 11:23
Tenho uma gonew e depois de ver esse tópico fiz ajuste no selim que mudou completamente o conforto da minha bike

Coloquei o selim todo pra frente e coloquei ele 100% vertical, muito mais conforto e sem dor na lombar, coisa que eu tinha bastante

Acredito que os modelos femininos tem uma geometria menos agressiva que os masculinos e tem alguns modelos com essa geometria:

http://www.houston.com.br/bike/42/ht-71

Que eu acho que são levemente mais verticais no seat tube, mas acho que vale mais a pena usar a dica do selim em conjunto com a mesa

E essa sensação das speeds serem menos inclinadas é só impressão, com aro 700 a distância do pedal ao selim é tão grande quanto as MTBs, vai depender muito mais da geometria da bike do que do tipo dela

Editado por avicsi - 08 Mar 2020 as 11:26
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X