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O aro (folha) impacta na rolagem? |
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FireO
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Postado: 27 Fev 2020 as 11:23 |
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Pretendo fazer um upgrade de rodas, substituir os cubos de esferas (Shimano Altus FH-MT200 e Formula CL 51) por cubos Koozer com rolamento , provavelmente terei que substituir os raios, pela flange do cubo ser maior, mas aí entra a questão do aro, a bike tem os Syncros X24, 32 furos, o qual não sei quanto pesam nem largura nem nada, não acho informações referente a isso.
Visto que não há muita opção de aros na internet que não sejam um absurdo, consigo manter os aros e melhorar a rolagem? Ou deveria mudar os aros também?
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jh1991
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É de uma 960, mas devem ser as mesmas rodas... é um aro OK para montar uma roda descente? Eu acho a rolagem das atuais muito travadas.
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avicsi
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Já trocou os pneus? eles influenciam muito na rolagem
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jh1991
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tirando a questão do peso (que não sei se tem aros confiáveis mais leves), a roda parece sim ser boa. Tem boa largura interna.
como parece que você não quer gastar rios de dinheiro, sim a troca dos cubos melhorará a rolagem. Quando troquei as rodas da minha scott eu troquei a roda toda. Abaixei o peso da bike, o que não acontecerá no seu upgrade. Nem peso rotacional você reduzirá. Gastei uns 3k na troca do conjunto todo.
Editado por jh1991 - 27 Fev 2020 as 15:30 |
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FireO
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Não quero gastar porque ainda vou comprar um GPS, além de que já gastei bem na bike não quero investir muito mais, apenas melhorar a rolagem. Rodas boas são absurdas de caras, sem falar que essa Scale é boost QR então tem o empecilho do cubo. Eu vi falar bem da Everest XC, mas não sei se mudaria muita coisa. Pra usar rodas prontas, eu teria que no mínimo trocar o cubo traseiro. Pesei a roda dianteira do jeito que ta (pneus com câmara, disco e blocagem) a dianteira pesou 1,9 KG, não sei quanto pesa uma roda boa de alumínio.
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Kamikaze_Zero
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Se for rodar pouco e você for leve (<80kg) pode até ser que aguente. Mas na época que fui mesmo atrás os koozer a longo prazo não aguentam. Aros e pneus mais leves diminuem o peso rotacional e consequentemente aliviam sua pedalada
Editado por Kamikaze_Zero - 27 Fev 2020 as 16:56 |
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Peso 85~87 KG Não pedalo para judiar das bicicleta, talvez a melhor solução seria investir um pouco mais em rodas prontas? Mas a opção pelo Koozer é porque é uma das únicas empresas que fazem no cubo boost qr, 10x141mm
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TFHG
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Qquer cubo 12x148 que permita trocar os caps servem... DTSwiss, Novatec, Vzan. Editado por TFHG - 27 Fev 2020 as 17:38 |
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KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele! |
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avicsi
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Talvez só mudando o cubo seja suficiente, o vídeo mostra diferença de pesos |
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FelipeV
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Não gaste, não vai ser upgrade, vai ser só gasto de dinheiro a toa. Esse gasto não compra roda, mas te deixa mais longe de comprar outra. Rolamento tinha que estar muito podre pra vc sentir na perna, ou melhor sem rolamento pra vc sentir. Mesmo um rolamento top das galaxias vs rolamento comum a diferença de "rolagem" é minima e coisa que só elite vai salvar esses miseros Watts do rolamento. (anexo video) O teu "freio" está nos pneus. Tinha rodas de aprox 1.6kg na minha outra bike, com rolamentos enduro, a bike nova veio com cubos formula, rolamento de "areia", acho que deve pesar perto de 2.4kg o par agora. No cavalete essa roda gira menos que os mt200 da bike da esposa e faz barulho de "areia" qndo gira, roda para em poucos instantes, comparado com as outras com enduro que giravam em total silencio e por muito tempo. Mas qndo boto no chão pra pedalar, parece uma gravel perto da antiga, sabe a diferença ? Pneus, tinha Crossking na frente e Raceking na outra bike, agora tem Xualbê Racing Ray e Ralph, pneus são muito mais rolentos que os anteriores e até onde vi, grudam igual. Se pensa em reduzir algo, nos aros, digamos que melhoram na rolagem, aros mais largos permitem menos pressão, acentamento melhor do pneu, o peso menor vai reduzir uns watts. Vai afetar mais que o cubo. Um comparativo de rolamentos pra entender um pouco. Nem precisa do inglês, só os gráficos ja mostram. Editado por FelipeV - 28 Fev 2020 as 10:02 |
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FireO
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Opa amigo, então, ela vem com pneus Maxxis Rekon Race 2.2, estão zeros, não rodaram 1000 km ainda. Sei que o pneu impacta muito na rolagem, minha antiga Oggi 7.2 tinha aqueles Kenda Small Block de cravos bem pequenos, rolavam bem no asfalto e na terra batida, porém sofriam na lama ou cascalhos. Como os pneus são novos e como tudo em bike é caro, não queria trocar pneu tão já. As rodas são como descreveu a sua, giro elas livres rodam pouco tempo e param, parece que são travadas, será que com cubos melhores ou até melhores rodas sentiria pouca diferença assim? |
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avicsi
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Mas esse vídeo compara a questão de rolamento com esferas de aço vs rolamentos com esferas de cerâmica, o ponto principal é que as esferas serem de cerâmica não contribui quase nada com a performance do rolamento, no próprio vídeo ele mostra o que difere um bom rolamento de um ruim, o problema é saber o que vem dentro do cubo pra não comprar gato por lebre Se você está saindo de um cubo shimano, de esferas soltas, para um cubo de rolamento, a rolagem vai melhorar sim, por dois motivos: 1 - o cubo vai ser mais leve, se ele for mais pesado que seu atual esqueça. Rodas mais leves perdem menos velocidade, posso explicar a física envolvida se quiser 2 - cubos de rolamento não precisam de ajuste fino e nem de lubrificação cubos de esfera precisam de um aperto preciso no cone, nem muito apertado (se não fica preso e você tem que fazer mais força pra rodar), nem muito solto (gera folga com o tempo) e é preciso experiencia ou tentativa e erro pra achar o ponto certo. Precisa ficar de olho na lubrificação, se usar graxa de baixa qualidade ou deixar entrar água, vai fica agarrado também.
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avicsi
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O que você pode fazer é abrir eles, colocar um boa graxa e tentar o ajuste fino
graxa atualmente eu uso a pm600 da algoo, segundo eles atende os padrões para utilização militar e vi oficinas no rio que só usam ela, outro ponto é que é relativamente barato Vou abrir o cubo por esses dias para ver como está a graxa, se quiser esperar posso te contar depois
e assim como está fazendo com os pneus, melhor trocar só quando estiver gasto Editado por avicsi - 28 Fev 2020 as 14:01 |
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FireO
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Então, eu moro em cidade de interior, bicicletaria grande que mexe com componentes melhores é só uma, e lá o mecânico é da máxima: Deu problema? troca. Essa bike foi montada por ele, pois como pedi de fora, veio toda desmontada, portanto não sei dizer se apertou ou lubrificou os cubos corretamente, se usou ou não torquímetro.
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avicsi
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NA mecânico Tem quanto tempo que ela foi montada? o cubo vem ajustado de fábrica, mas exige manutenção periódica (se for de esfera, manutenção do rolamentado é trocar o rolamento), na hora da manutenção que se faz essa troca de graxa e o ajuste fino. Você faz manutenção depois de uma quantidade grande de kms rodados ou quando entra água de alguma forma (chuva muito forte, lavar a bike de forma errada ou mergulhar a roda na água) No seu caso não rola de fazer a própria manutenção? comprar as chves + graxas e etc precisa de um investimento inicial, mas vai te economizar bastante dinheiro a longo prazo
Editado por avicsi - 28 Fev 2020 as 14:57 |
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FelipeV
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Então explique a fisica envolvida, no aguardo.
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gm1987
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Amigo, se suas rodas giram pouco e logo travam, a troca dos cubos irá melhorar um pouco. Fico em dúvida da necessidade, talvez uma boa manutenção deixe eles rodando liso. Porém cubos fórmula não são grandes coisa.
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FelipeV
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Cubo da shimano vem da fabrica, cheio de graxa boa, ajustado, nada muito cientifico, vc não esta tentando evitar vibração que pode afetar a sua saida da atomosfera terrestre, folga vc vai sentir, apertado vc vai sentir. (na mão claro) na perna ? ai vc realmente deve ir pra Nasa ;) Cubo rolamentado, vai da qualidade do rolamento que usaram no cubo, vem graxa, não tem ajuste algum. Esse é beneficio deles, sujou, entrou água, vai ter que arrancar fora pra manutenção, então, arranca fora e bota novo, novo é novo. Das 3 bikes que tive, 3 eram shimano nunca tive problema, na única que veio com rolamento, com 1500km tive que trocar, mesma média de Km que fazia a revisão do shimano, então deu no mesmo, só mais caro, pq shimano era custo da manutenção da bike, no rolamento entrou o custo do rolamento. Dai vc pode escolher, pego na loja de ferragens um skf ou pego de marca Enduro (popular) ? nenhum deles vai te dar o KOM. Roda leve, vai te ajudar sim, reduzir esse peso no cubo ou pelo rolamento melhor no cubo ? cara, vc ganha muito mais no aro bom e mais leve, tubeless por exempplo. Quer visualizar numa maneira basica a posição do peso ? pegue uma vassoura pelo cabo, cerdas pra fora e depois inverta, qual ficou mais dificil de girar ? É isso, peso no centro da roda afeta o peso geral dela, tbem te afeta, mas afeta menos do que ele na extremidade. A não ser que vc tenha uma full, ai o peso geral da roda afetaria a movimentação da suspensão, agora não sei qnto peso seria necessário para vc sentir algo diferente. |
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avicsi
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A física é bem simples na real
Momento de inércia é a dificuldade que um objeto possui em alterar o estado de movimento de um corpo em rotação e é calculado assim I = m*r^2 (I = momento de inércia, m = massa do objeto, r = distância até o eixo de rotação) Ou seja quanto mais leve a roda, mais fácil de acelerar |
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avicsi
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Tubless seria muito melhor, mas sairia mais caro, tem que trocar o aro, o pneu, comprar selante, fita, etc
e fazer tubless em conjunto não tubless aumenta o peso Editado por avicsi - 28 Fev 2020 as 17:10 |
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jh1991
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a roda já é tubeless
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Estou ciente que não vou ganhar KOM trocando cubo ou nada disso, minha intenção era tornar a bike mais esperta e responsiva. Eu não manjo de peso, vejo rodas a exemplo da Everest XC ou mesmo da Everest Carbon variando de 1730g a 1640g o par, respectivamente, isso é leve? Pesado? Porque fazendo as contas dos cubos e raios, sai quase o preço de uma roda da VZAN. |
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FelipeV
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Todo peso que vc leva gasta energia, não precisa formula pra isso. Tem lugares que o peso vai fazer diferença. Fiz algo parecido com vc. Vzan Strike com cubos Deore, não troquei o cubo, troquei a folha, peguei Crest MK3, no primeiro metro de pedalada ja sentia diferença, depois disso digamos que mantive o mesmo aro em todas as bikes, os cubos foram Deore, XT e depois Sram 900, todos eles cubos cada vez mais leves, não senti nenhuma difereça, talvez um medidor de potencia me diria que salvei alguns watts ? Mas, talvez gastei mais. Começando de rodas com 2.4kg - 1.8kg - 1.6kg, só senti algo na mudança do aro no primeiro caso, nas outras vezes so quem viu foi a balança. Então, outro dia vi um comparativo de pneus, hoje ta virando tendencia no XC pessoal usar pneus 2.35, nesse comparativo o pneu 2.35 foi mais rapido que o 2.10, o pneu 2.35 é mais pesado, tem mais área de contato, mais resistencia então. No resultado tbem mostrou que gastou mais energia, pouca coisa a mais, mas gastou, nas conclusão ficou a duvida, o gasto de energia a mais foi pq o pneu era maior ? ou pq ele podia andar mais rapido porque tinha tração ? Tente montar isso tudo na linha de pensamento. Ali vc quer trocar cubos de entrada por cubos de entrada chines, o cubo é mais leve, certo ? mas e a qualidade deles ? eu não acredito que vc vai ganhar algo ali, os rolamento nessa faixa de preço e produto não devem ser aquilo tudo. Se for digamos melhor, vai ser ganhos marginais, igual parafuso de titanio, 3 parafusos pra segurar disco, cortar sobra de canote, espiga, parafusos ocos, etc. Tem ganho ? tem. Agora vale o esforço ? |
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gm1987
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Felipe, todos seus argumentos são coerentes, mas tu não está considerando que o cubo sofre atrito, e o atrito é multiplicado pelo peso do ciclista.
Ou seja, 0.1 de atrito no cubo representam 10kg de peso a mais no ciclista, e todos aqui sabemos que 10kg é muita coisa! Um cubo bom, comparado a um fórmula da vida, está no atrito de giro... As gramas de peso dele, são gramas, e não sensíveis na pedalada de nós humanos. Agora o atrito meu amigo, de cubo de cone mal regulado... esse te derruba! Sabe aquela roda que tu gira na mão e ela dá duas voltas e para? Essa aí tá te roubando tranquilamente 10kg do teu peso. Calcula 10kg a mais numa subida e começamos a entender o propósito do tópico. |
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gm1987
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Em tempo: Tenho cubo de esfera de supermercado, cubo rolamentado viper, cubo de esfera shimano (RS-500) e cubo Shimano Deore, também de esferas.
Os cubos shimano, a roda fica girando sozinha por quase 1 minuto... O cubo viper, "rolamentado", consegue uns 30s... O cubo de esferas de mercado, bom esse maldito se não tiver férias, tranca a roda em duas voltas. E aí meu amigo, quando tu sobe na bike e coloca teus 100kg nesse cubo, é como se tu tivesse 150kg nos shimano.
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am.araujo
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Faz uma comparação, se o peso da roda vzan for menor, vale muito a pena pegar a roda. Se o peso da sua roda com cubos novos for melhor, então é um bom investimento.
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FelipeV
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o X25 pesa 490 gramas, o X24 deve ser algo perto, medida interna talvez seja 22 a 23mm. São aros bons, se não me engano sao feitos pela Alex Rims. Não seriam aros ruins pra vc trocar o cubo, eu acho que seriam melhor que os Vzan, por faixa de peso os Vzan não são leves tbem e a vzan, so tem aro largo na Overland, e esse aro pesa mais que os seus. Mas eu só não investiria no Koozer, acho que Novatec são mais conhecidos e testados e custam quase o mesmo. Uma pergunta que não foi feita. Como vc diz a rolagem travada ? Estradão ? asfalto ? subida ? Qual ponto de referencia ? bike antiga ? quais pneus ? gm1987, nada esta errado, nem seus argumentos, mas tem muitos "IFs" Minha FSI 5 não tem nem de perto o peso ou qualidade que tinha na minha Carb Racing antiga, peso dos aros, cubos, tudo na caloi era melhor. As vezes gostaria de dizer que sinto o peso nas rodas, pois parece que sinto que não aguento o sprint ou velocidade de subida igual antes, mas acho que mais efeito placebo. Tem perda, toda certeza, adicionei peso, teoricamente o rolamentos tem mais atrito que os anteriores, temos a largura do aro tbem mais fino que muda o formato do pneu, alem disso, pneus diferentes, ai soma a diferença da geomeria da bike, todos fatores somando, como separo o que é das rodas ? Talvez no final do pedal chego mais esgotado, gastei mais energia, mas um monte mais de "IFs" nessa equação tbem. |
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jh1991
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não sei o que você considera aro largo, mas a vzan tem o extreme pro com largura interna de 22,5.
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FireO
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Se não estou enganado nos aros vem marcados que são feitos por uma tal de Stars Cycles, mas enfim, não importa muito, entrei em contato com a Scott (que por sinal das marcas foi a única que me respondeu) disseram que como o aro não vende avulso, não tem as informações técnicas para passarem, informaram que ele tem 25mm, mas o peso não souberam dizer. A opção pelo Koozer é mais pela medida do que qualquer outra coisa, sou meio leigo no assunto, sei que alguns cubos se for possível trocar as ponteiras da para usar com 141 mm, mas dai para saber o que precisaria, eu me embanano todo Por coincidência meu pneu traseiro furou, tirei ele para arrumar e por curiosidade pesei a roda traseira (Cassete NX, blocagens, disco, pneu, câmara, completa) pesou 2,7 KG se for subtrair o peso do cassete que é uns 650g, pneu que é também por volta de 620g, câmara, blocagem, disco, não é uma roda muito pesada não. Eu tinha uma Oggi 7.2 2015 alívio, cubos alívio, aros eram os extreme disc da VZAN e os pneus os Kenda Small Block, rolavam bem, os cravos eram bem curtinhos. Mas a comparação que faço que acho travada como se estivesse "freiada" não é com essa bike, a gente geralmente pedala em grupo, praticamente todos usam pneus da Maxxis 2.2 e relação 1x12, e como estamos andando mais no asfalto ultimamente devido as chuvas, sinto dificuldades em manter na roda, mesmo em velocidades razoáveis, sei que tem N fatores mas mesmo quando era na terra eu sentia a bike mais travada que antes. |
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avicsi
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Sua ultima frase não explicou bem, eu acho, não está claro
"mais travada que antes" esse antes significa o que? você sentia a bike mais leve na terra que no asfalto? sentia a bike mais leve antes da manutenção? sentia a bike antiga mais leve que essa?
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Sim, da anterior que tinha. Desde que comprei essa eu sinto ela "travada", parece que não embala. Pode ser efeito placebo, pode ser só impressão, mas como falei de por exemplo andar na roda no plano, com relações e pneus praticamente idênticos, fácil fácil o cara da frente escapa, sem forçar. Como disse podem ser N fatores mas sinto que ela não ganha velocidade rápido.
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avicsi
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Então como você disse os cubos eram alívio nas duas rodas, o seu atual é um cubo altus e um cubo fórmula (pra mim é genérico), os cubos eram superiores na oggi
Os pneus kenda são mais leves e mais finos que esses maxxis e olhando superficialmente parecem ter cravos mais baixos somando tudo isso a oggi vai rodar melhor no asfalto que essa scott, mesmo se a scott for mais leve e blablabla agora, se tem gente com mesmo pneu e relação parecida com a sua te fazendo comer poeira você precisa analisar o cubo deles, o aro, se eles usam tubeless e a relação (dentes nos kogs e coroa) e eu ainda não sei se a sua bike está tubeless ou não, o conjunto é preparado para tubeless, mas não significa que esteja tubeless
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Não é tubeless, câmara mesmo, também não sei se ja tem a fita no aro, vou tirar essa dúvida na hora que levar a roda para concertar já que furou o pneu e estou sem bomba nem remendos e vou ver com ele a possibilidade da troca dos cubos e talvez raios e sobre o tubeless. Como havia dito pesei a roda dianteira (1900g + ou - ) e a traseira (2700g + ou -) completas com blocagens, disco, pneus, câmara, bla bla bla Enfim, não são tão pesadas assim, trocando os cubos e os raios e deixando tubeless já alivio uns poucos gramas, acredito eu, com um investimento menor do que fosse comprar as rodas. Os pneus são praticamente os mesmos, usam 2.2 da Maxxis, se não me engano o Ikon, um tem a Cobalt 1 e GX e o outro aros DTSwiss e cubo DT/Koozer no GX também, ambos no pedivela 34 T
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FelipeV
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Ja deu uma olhada em vc ? tipo, qual marcha andava antes e agora ? pegar uma calculadora de relação pra dar uma olhada ? Rekon race é um pneu muito bom, ele é pra ser mais solto que o Ikon, sera que vc ainda nao se adaptou ao 12V ? ta sentindo toda diferença drastica.
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FireO
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No começo sim, senti diferença com 12v, agora após quase 1 ano não acho muito que seja isso. Pode ser, mas não acho |
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avicsi
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Vai por partes, antes de trocar o cubo, coloca ele tubeless, Só comprar selante e a fita, você mesmo faz o serviço, é demorado, mas é simples
Se ainda estiver agarrando troca os cubos e(ou) os pneus, pneus mais finos e com cravos mais baixos vão fazer total diferença |
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FireO
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Mais finos não pretendo trocar porque o foco é terra mesmo, ultimamente é mais asfalto porque tem chovido muito
Os Maxxis Rekon Race todos aceitam tubeless? Não tem nada marcado nele e não é o EXO.
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avicsi
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Na página do fabricante dizia que era tubeless ready, e no anúncio do ML do aro também
Acho que aro tubeless Só aceita pneu tubeless, porque tem um encaixe, é diferente do aro comum que só se apoia no pneu Você nunca deve ter trocado o pneu, mas pra trocar pneu tubeless e mais chato que pneu comum, tem que forçar ele a encaixar e o encaixe é muito apertado Editado por avicsi - 05 Mar 2020 as 22:53 |
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FelipeV
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Cadastrado em: 17 Out 2013 Gaspar SC Offline Mensagens:393 |
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Basicamente todo Maxxis aceita tubeless, oficialmente ele teria TR na lateral, Tubeless Ready. Mas nem da bola, nunca vi um maxxis incomodar com tubeless, eu usei muito tempo Ikon e sem selante e nada de vazar. Mas ele monta fácil, o que mais dificulta isso é o aro. Alguns aros mais novos estão vindo com esse tipo de perfil (foto1) ele monta tubeless super fácil, até com bomba de pé, facil manutenção e aplicação de fita, ja que tem o aro bem digamos, reto, poucas curvas pra fita aderir. Hoje virando tendencia nos aros, sistema hookless bead. Ai tem esse tipo de perfil (foto2) que muitos aros ainda usam, esse é mais complicado de colocar fita, principalmente se aro for estreito, nem sempre bomba de pé vai conseguir montar. O perfil muda um pouco entre as marcas, mas em suma, ele tem uma trava para a borda (bead) do pneu. Temos sistema TR, que é o tubeless ready, que maioria segue e tem no mercado, é o tubeless "free" basicamente cada fabricante cria seu estilo de aro, pneus pra ser tubeless. E tem o UST, que é da Mavic, ele tinha normas digamos assim pra ser o padrão UST, quase não se acha, os pneus eram mais caros e mais pesados pq tinha a borda em formato especifico pra encaixar no aro, e não era requerido selante. Nem se preocupa com ele, mercado é so TR. |
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