Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com minha "Deore de pobre"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com minha "Deore de pobre"

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com minha "Deore de pobre"
    Postado: 25 Fev 2020 as 11:31
Big smile Bom dia pessoal.

Brincadeiras a parte, estou saindo de uma MTB 26 e partindo para uma híbrida baseada em MTB 29 para uso primordial em alfalto. Estou na dúvida na questão específica do pedivela, o qual quero usar um duplo , para formar um conjunto 18v (por isso a brindadeira do Deore de pobre). O cambio traseiro será acera M3000 e o cassete 11-36 Hg201. O câmbio dianteiro um deore duplo com capacidade para coroas de 38-44.

Com relação ao pedivela surge a dúvida que estou levantando para os colegas com mais experiência em relações 2 coroas e rodas aro 29:

Convertendo o ratio minha bike atual para o de uma bike 29 com pneu 700x40, como o da que pretendo montar, o que efetivamente uso seria equivalente a usar um pedivela 38-28 no cassete 11-36.

Muito bem, pretendo ganhar 1 marcha mais leve, nesse caso poderia montar um pedivela 38-26.

Porém temos outras possibilidades também aumentando um pouco o range superior ou inferior partindo para um pedivela com 14 dentes de diferença. Posso trabalhar com um pedivela 38-24 e ganhar 2 marchas leves em relação ao que tenho hoje, ou com 40-26 e ganhar, em relação ao que tenho hoje, 1 marcha leve além de manter uma reserva na marcha mais pesada.

Por fim alguém poderia me dizer que o melhor é manter 10 dentes de diferença, ir num pedivela 38-28 e mudar o cassete para um Sunrace 11-40 (csms980), mesmo tendo um escalonamento pior nos 2 pinhões maiores desse cassete, mas ganhando essa marcha extra mais leve que desejo.

Concluindo a questão: Existem várias formas de um ganho extra de range, a principal dúvida é qual seria  nessa mudança para 2 coroas, o pedivela que me desse um conjunto de melhor troca, mais suavidade e menos necessidade de regulagens? Seria um pedivela com 10, 12 ou 14 dentes de diferença? Pois o range posso adequar com base nisso depois.

Resumo dos set-ups que pensei:

1) 38x28 e 11-40 9v
2) 38x26 e 11-36 9v
3) 40x26 e 11-36 9v
4) 38-24 e 11-36 9v

Hoje tenho o equivalente a 38x28 e 11-36 (set-up real 48-38-28 e 11-32 8v em pneu 26x1,95, mas pouco uso a 48x11)

Obrigado desde já pelas colaborações
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2020 as 12:04
Citar melhor troca, mais suavidade e menos necessidade de regulagens?

isso não tem a ver com o pedivela e sim com o câmbio, corrente e passadores

Citar  ir num pedivela 38-28 e mudar o cassete para um Sunrace 11-40 (csms980)

Não gosto da sunrace, já vi relatos no fórum de reclamações quanto a durabilidade, mas nunca usei

Citar  1 marcha leve além de manter uma reserva na marcha mais pesada.

Particularmente, eu tenho uma relação 3x9, rodo pelo Rio de janeiro a noite e meu foco principal é velocidade, sobra marcha leve e me falta marcha pesada, mesmo tendo subida e descida em todos os lados

Isso vai depender muito de onde você roda, qual rota pretende fazer, vai ter muito morro? se a subida for ingrime você vai ter preparo? descer da bike e empurrar é uma possibilidade? 
Tem lugar pra pegar velocidade? Você consegue manter?


Não tem como ter os dois, nem com relação 3x8, nem com 2x10

Se você quer um Deore de pobre, porque não pegar um Alívio 2x9? A diferença de preço é grande, a de tecnologia nem tanto, só que acho que o alívio não tem tantas possibilidades de kog quanto o deore no mercado
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2020 as 12:27
Olá Avicsi!

Na real chamei o deore de pobre usar 18V, mas talvez essa piada esteja datada por conta que agora tem o Alivio 18v, mais ai cai no 36-22 ou 46-30, e eu hoje me encaixo no meio termo desses 2 extremos, por isso estou vendo as possibilidades para montar uma coroa dupla, se der muito trabalho vou ir de 44-32-22 mesmo que tem range pra tudo.

Por outro lado como comentei no post original, vou basear tudo no acera M3000 9v e itens compatíveis, apenas o câmbio vi em vários relatos aqui no fórum, principalmete do Furukawa, que era bom usar um câmbio específico de 2 coroas, por isso o câmbio dianteiro cujo custo não é muito alto, que seria a única peça deore, visto que os câmbios de 9v que conheço da linha 18v são específicos para coroas 36 ou 46, e no caso vou usar 38 ou 40.

Entendo sua afirmação: "isso não tem a ver com o pedivela e sim com o câmbio, corrente e passadores", e talvez eu não tenha me explicado bem, como sempre usei pedivelas triplos com 10 dentes entre cada coroa, não saberia dizer se pedivelas com diferenças maiores como 12d ou 14d, resutariam em demorar um pouco mais para mudar a marcha ou se o tranco é muito mais pronunciado, ou se desregula mais fácil (apesar para o câmbio em questão ser projetado pra diferenças de 14d).

Exemplo algúem pode me falar: "Não gosto do tranco resultante nos 14d, vai de 10d", outro pode dizer "essa diferença de 14d na coroa é sussa, só que tem que fazer uma retomada extra, pode pegar", um outro pode dizer "prefico 12d porque o escalonamento encaixa melhor", esse tipo de feedback que queria pesquisar com a galera que tem 2 coroas, pois rodei sempre de 3 coroas, até uma speed que tive 30 anos atrás era uma Caloi 15 de 3 coroas.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2020 as 13:20
https://www.youtube.com/watch?v=tQkQTZXeXoA

tudo sobre câmbio dianteiro, com certeza tem alguma info aí que vai te ajudar

quanto ao tranco, acho que é mais uma questão pessoal, eu por exemplo já acho desconfortável o tranco numa coroa tripla, evito ao máximo trocar de marcha na dianteira, especialmente no trânsito


Editado por avicsi - 25 Fev 2020 as 13:22
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 10:06
Eu já passei por experiência parecida quando troquei o pedivela. A diferença de 14 é um pouco chata, no inicio eu senti bastante. Mas tudo é uma questão de costume, agora eu já estou bem adaptado a esse conjunto nem sinto mais a diferença, parece algo automático, mas prefiro assim por que a região onde eu pedalo tem muito morro, contar com uma marcha acertada pra subir ajuda muito.

Agora eu acredito que 38-26 x 11-36 pra uso urbano já é suficiente, dá pra subir muita coisa nessa configuração. Só não acho interessante usar 11-40 por que os saltos são grandes, a menos que vc precise muito de uma marcha leve.
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 10:18
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

https://www.youtube.com/watch?v=tQkQTZXeXoA - https://www.youtube.com/watch?v=tQkQTZXeXoA

tudo sobre câmbio dianteiro, com certeza tem alguma info aí que vai te ajudar

quanto ao tranco, acho que é mais uma questão pessoal, eu por exemplo já acho desconfortável o tranco numa coroa tripla, evito ao máximo trocar de marcha na dianteira, especialmente no trânsito


Obrigado pela ajuda, vou dar uma olhada lá!
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 10:23
Obrigado pela ajuda!

Acho que a minha tendência atual é partir de um fc-mt300, que custa uns 260,00 no ML, e converter o 40-30-22 inicialmente em 40-36, comprando uma coroa 26 com um custo de 45,00, depois eu avalio de passo para 38-26 se for necessário.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 11:04
Eu fiz algo parecido, comprei um MT-300 e deixei apenas a coroa de 30, até comprei uma coroa oval 32 mas não troquei ainda, com 11-42. Falta marcha pesada, a leve até agora tem ido tranquilo, mas acho que 28-38 ou 30-40 mesmo ia ser ideal, mas prefiro sem o cambio dianteiro. 11-46 com 34 já permite um ótimo range no meu caso, ai vai do seu uso, vai testando para ver o que melhor te atende e posta aqui o que você colocou.
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 13:21
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Agora eu acredito que 38-26 x 11-36 pra uso urbano já é suficiente, dá pra subir muita coisa nessa configuração. Só não acho interessante usar 11-40 por que os saltos são grandes, a menos que vc precise muito de uma marcha leve.


38-26 acho que é o suficiente, daria até um refresco em relação ao que tenho hoje, só cogitei o Sunrace 11-40 no caso de usar o 38-28, mas essa era minha útima opção dentre as citadas, mas pelos comentários até agora vejo que ela perdeu ainda mais força no meu planejamento.

Acho que é isso, vou tentar o 40-26, por ser mais econômico de princípio, por ter uma reserva pra maior velocidade (vou usar pneus mais finos que uma MTB normal) e porque no cálculo de escalonamentos acho que essa diferença de 14d se encaixaria até melhor que a de 12d na minha forma de pedalar.

Ai se precisar adaptar algo a mais podemos partir para 40-28, 38-36 ou 38-24.

Ainda estou na fase do planejamento, vou montar tudo do zero ao meu gosto, mais vai demorar uns meses pra comprar tudo com calma. Quando a bike estiver montada mando um feedback.

Mas se alguém ainda tiver alguma sugestão nesse meio tempo será bem vindo.
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 13:26
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Eu fiz algo parecido, comprei um MT-300 e deixei apenas a coroa de 30, até comprei uma coroa oval 32 mas não troquei ainda, com 11-42. Falta marcha pesada, a leve até agora tem ido tranquilo, mas acho que 28-38 ou 30-40 mesmo ia ser ideal, mas prefiro sem o cambio dianteiro. 11-46 com 34 já permite um ótimo range no meu caso, ai vai do seu uso, vai testando para ver o que melhor te atende e posta aqui o que você colocou.


Gustavo,

Pensei muito na coroa única, mas no fim achei que 2 seria melhor pra esse momento, que sabe daqui uns anos não monto "uma SLX de pobre LOL". com coroa 36 e cassete 10-50.

Obrigado pela ajuda e dentro de uns meses (quando tiver a bike montada), posto aqui minhas impressões.Thumbs Up
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 15:19
No meu "XT de pobre" 2x10 na mtb tô usando 38-24 / 11x36 e tenho marcha pra tudo. Tem a questão da quebra da cadência mas pra mim foi questão de hábito (ex: descer 2 pinhões quando descer da 38 pra 24)
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 16:11
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

No meu "XT de pobre" 2x10 na mtb tô usando 38-24 / 11x36 e tenho marcha pra tudo. Tem a questão da quebra da cadência mas pra mim foi questão de hábito (ex: descer 2 pinhões quando descer da 38 pra 24)


Acho que vai ser por aí mesmo StFred, hoje desço 1 pinhão a cada troca de coroa, terei que passar 2 e acostumar com a quebra de cadência resultante. No papel acho que o mais vantajoso para mim são os escalonamentos 40-26 ou 38-26, mas isso só depois de começar a testar no pedal mesmo. Quem sabe eu não acabe me apaixonando no 38-24, aliás acha que realmente essa relação igual a sua acaba sendo (ao menos no papel) umas das mais versáteis.

Obrigado pelo comentário!
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2021 as 22:42
Bom voltando para dar um feedback e pegar mais algumas informações/sugestões.

Logo depois do último comentário surgiu um negócio chamado Covid-19, achei que ia demorar uns 4-5 meses pra superarmos aquilo, quem dera, depois veio o aumento do dólar e a disparada/sumiço de bicicletas e peças.  Enfim somente em fevereiro deste ano comprei uma bike nova num preço e configuração que satisfizesse.

Enfim a bicicleta MTB inicialmente, vai ser convertida aos poucos em uma híbrida para uso urbano primariamente e possibilidade de pegar algum estradão. Essa bicicleta veio com o pedivela duplo de 36-22, o que tem servido de momento que estava parado e conquentemente mais sedentário. Calcei nelas uns Pneus 700x45 e consigo pegar em leves descidas 41 km/h pedalando mas já com o pedal bem bobo, acho que uma coroa 38 seria a conta certa pro meu uso. Pelo lado da coroa menor 22x30 mesmo agora que estou com a barriga mais proeminente é suficiente, e usar a 22x36 é quase sem vergonhice pro que faço.

O cambio dianteiro Alivio side-swing é um outro mundo em relação ao Tourney triplo down swing da bike antiga, o funcionamento é perfeito e sem ter o que falar, passando na hora de coroa sem ratear mesmo na subida e fazendo força. O que não gostei muito foi da diferença de cadência passando da coroa 36 pra 22.

Enfim penso ao longo do tempo trocar esse pé de vela, que infelizmente tem coroas fixas, as possibilidades seriam:

1) Harmonização de relações de custo mais baixo:

Trocar pedivela atual Shimano MT-210 36-22 por X-time 38-24, apesar de 14 dentes de diferença, a diferença de cadência diminui pelo maior tamanho das coroas e melhoria a relação de alta sem comprometer a de baixa. Alguém sabe me dizer se esse pedivela vale a pena?

2) Harmonização da relação mais gourmet, com custo gourmet:

Troca o pedivela atual por um M5100 36-26 que tem coroas removíveis, pra falar a verdade de momento me atenderia, em uma segunda etapa eu trocaria a coroa grande por 38. O problema é que o custo hoje de um pedivela desse e de uma coroa 38d Shimano está bem alto.

Porém o câmbio atual tem capacidade de 14 dentes e não sei se ele trabalharia bem com um pedivela com diferença de 10 ou 12 dentes. Alguém sabe dizer de o Cambio dianteiro alivio FD-M4020 trabalharia bem com menos de 14 dentes de diferença entre as coroas? Uma alternativa aqui seria tentar trabalhar com coroas 40-26 e ver se o câmbio dianteiro trabalha bem com essas maiores sem raspar ou dificultar a troca.

Agradeço desde já que puder colaborar com seu conhecimento aqui.





Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2021 as 00:20
No caso do câmbio dianteiro vc tem que olhar o mínimo.

Sei que a maioria dos triplos é 10 de min e o altus é 12 então sei que essa informação consta no manual do câmbio.

Só jogar o código no google e olhar o doc da shimano.

Pedivela tá osso mesmo , mais eu olharia no ali antes de comprar um xtime.
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2021 as 10:09
Valeu pelo comentário Misera!

Pros câmbios um pouco mais antigos eu já vi esse tipo de informação mais nessas linhas dos últimos anos eles informam muito pouco, no caso do câmbio em questão eles informam apenas o tamanho da coroa grande e  capacidade dele, dessa forma a impressão lendo o manual é que vc só pode usar 36-22.

Não sei se os equipamentos ficaram com tolerâncias menores nessas linhas novas, para serem mais precisos, ou se a shimano simplesmente não quer mais se responsabilizar por um funcionamento que fuja daquele ponto ideal.

No cenário atual essa mudança de relação no pedivela, que pode ainda incluir ainda coroas e câmbio dianteiro, deve chegar a custar uns R$ 1000,00 pelo que vi no ML essa semana (acho muito dinheiro) e no Aliexpress os preços nesse momento não estão muito melhores.

Esse pedivela Xtime 38-24 sai hoje por um preço que daria pra encarar (R$ 384,00), mas não achei comentários favoráveis suficientes pra arriscar uma troca por ele.

Acho que provavelmente o ponto vai ser se acostumar com o giro mais alto dessa coroa 36, pois a velocidade final vai atender meu uso, desde que tenha uma cadência mais alta que a que estou acostumado. Como ouvi alguém falar no fórum uma outra consequência dessa coroa menor seria ter que mudar menos vezes pra coroinha.

E quanto a diferença de 14 dentes entre as coroas, a questão vai ser estar a disposto a pagar pela troca do pedivela e cambio dianteiro pra passar  pro Deore 36-26 ou se adaptar a essa mudança mais pronunciada. Pedalei por 8 anos pedivela triplo com diferença de 10 dentes, e estou a apenas 2 meses com esse novo setup, provavelmente acabe me acostumando como aconteceu com o colega  StFred que comentou acima.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2021 as 11:22
Realmente só tem no de 3 , imagino que funciona mais só testando pra ver.

No caso do altus que a diferença mínima é 12 o cambio raspa a haste interna na coroa do meio se vc tentar deixar ele rente a coroa maior como deve ser , mais se fosse 2x o pedivela ele passaria tranquilo , logo imagino que o seu não vai ter esse problema , mais o tamanho máximo indicado é 36 mesmo.



Editado por misera - 17 Abr 2021 as 11:31
Voltar ao Topo
Rockymountain29er Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2014
Pouso Alegre
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 09:07
Recomendo usar a calculadora de range:
Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 09:07
Originalmente postado por leandromg leandromg escreveu:

O que não gostei muito foi da diferença de cadência passando da coroa 36 pra 22.



Treine pra trocar as marchas dianteira e traseira ao mesmo tempo. Quando for reduzir para a 22, ao mesmo tempo coloque um ou dois cogs mais pesados na traseira que a sensação de ventilador diminui bastante.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 02:17
Obrigado pelos comentários pessoal,

Realmente vou usar bastante ainda esse setup pra acostumar bem, e ver depois o que vale a pena fazer, já com mais quilometragem nessa bike nova, de momento não cheguei aos 200km com ela.

Dos pontos que levantei, acho que a coroa maior talvez acabe ficando em 36 porque acabei colocando um pneu mais grosso pra compensar o giro na reta, na subida facilita um pouco e na descida falta um pouco. Então desse ponto de vista no futuro talvez mantenha a 36 ao invés da 38 que planejei inicialmente.

Com relação á coroa pequena e a diferença de 14d, eu reduzo quase simultaneamente 2 COGs ao descer pra coroa 22, porém dá aquele tranco inicial que ainda acho incômodo, mas que tem boa chance de me acostumar, como já relatado por outros colegas. Eu ainda automaticamente não aciono os câmbios juntos porque na bike antiga isso acarretava queda de corrente na hora, então ainda preciso parar pra pensar e ver nessa bike nova o que acontece. Porém mesmo baixando 2 cogs a diferença ainda fica na casa de 25% de redução, por isso acho que futuramente tentarei testar uma coroa 24 ou 26d, já que a 22d pro meu uso sobra uma marcha ainda.

Outro ponto são as calculadoras de relação. Pra escolher a relação ideal teórica de 38-26, eu usei 3 sites que tem cada um uma vantagem e recomendo 2 deles também além do citado acima:

http://gear-calculator.com/
http://gears.mtbcrosscountry.com/
bikecalc.com/

Pra finalizar, a brincadeira "Deore de pobre" começou porque eu tinha um pedivela triplo e um câmbio dianteiro que me tirava meio do sério, lendo e aprendendo bastante aqui no fórum, achei que passando pra um pedivela duplo e em una 29er seria bem melhor pro que eu queria, na época o padrão de pedivelas ainda era triplo, e por isso li bastante como adaptar para o duplo, já num momento que o que estava virando a onda era o pedivela de coroa única. Também nesse meio tempo os pedivelas duplos chegaram nas bicicletas de 9v e inclusive de 8v, então esse "Deore de pobre" perdeu o sentido.

Gostaria agradecer a todos que ajudaram nos comentários e pode ser que dentro de uns meses eu esteja com pedivela 36-24, 38-26 ou 38-24, vai saber, comprando um de coroas removíveis vai dar pra testar não só na calculadora, mas na pista (principalmente com as coroas pequenas que são mais baratinhas). O chato mesmo é que hoje em dia as opções de pedivelas e câmbios dianteiros estão muito limitadas para personalizar, provavelmente por conta que a demanda maior seja por coroa única na frente e cassetões atrás.
 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X