Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvidas sobre Movimento central
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvidas sobre Movimento central

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvidas sobre Movimento central
    Postado: 21 Fev 2020 as 12:10
Tenho uma endorphine 7.3, modelo 2016, e estou tentando fazer manutenção nela, mas tenho umas dúvidas sobre movimento central

o que caracteriza um movimento central como selado? já procurei e não achei nada sobre isso

tenho a ferramente certa  já tentei abrir 500x, quase quebrei meu braço, tá impossível de abrir aquilo, é normal isso? alguém me dá alguma dica

se eu trocar o movimento central por um shimano selado preciso me preocupar com renovar as graxas? em caso de chuva e etc

movimento hallowtech é mais fácil de abrir? 

o que tenho que ver na hora de trocar o movimento central? é padrão os tamanhos? vai modificar o chain line?

já agradeço as respostas



Editado por avicsi - 21 Fev 2020 as 12:10
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 13:43
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Tenho uma endorphine 7.3, modelo 2016, e estou tentando fazer manutenção nela, mas tenho umas dúvidas sobre movimento central

o que caracteriza um movimento central como selado? já procurei e não achei nada sobre isso

Selado é devido ao rolamento utilizado que possui vedação, enquanto os de esfera não possuem vedação alguma

Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

tenho a ferramente certa  já tentei abrir 500x, quase quebrei meu braço, tá impossível de abrir aquilo, é normal isso? alguém me dá alguma dica

Pode estar engripado devido a muito tempo sem abrir, ou você pode estar tentando abrir no sentido de aperto. O lado da coroa a rosca é normal, no lado contrário da coroa a rosca é esquerda

Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

se eu trocar o movimento central por um shimano selado preciso me preocupar com renovar as graxas? em caso de chuva e etc

Não. abra somente se atravessar alagamentos. Água de chuva não entra.

Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

movimento hallowtech é mais fácil de abrir?

Mesma dificuldade. Muito mais caro e de menor durabilidade que um ponta quadrada.

Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

o que tenho que ver na hora de trocar o movimento central? é padrão os tamanhos? vai modificar o chain line?

Manter o mesmo comprimento de eixo para não alterar o chainline.

já agradeço as respostas




Editado por gm1987 - 21 Fev 2020 as 13:43
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 20:18
Resposta super completa, muito obrigado

Mas fiquei na dúvida, como que vou jogar desengripante ali? Mesmo com aquele bico fininho, não acho que vá entrar, ou vai?

Sempre tentei abrir pelo lado da coroa, mas talvez tentar abrir pelo outro lado seja mais fácil, aí eu jogo desengripante depois de aberto

Se eu jogar desengripante pelo furo da ponta quadrada ele vai chegar na rosca?

Hoje eu peguei muita chuva e fiz o que recomendaram aqui no fórum, vira a bike de cabeça pra baixo

Não saiu nada pelo tubo do selim, mas caiu maior cachoeira no câmbio traseiro, de onde veio tanta água?

Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:387
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2020 as 20:07
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Resposta super completa, muito obrigado

Mas fiquei na dúvida, como que vou jogar desengripante ali? Mesmo com aquele bico fininho, não acho que vá entrar, ou vai?
Voce deve ter 2 parafusos para colocar o suporte da caramanhola no seat tube e mais 2 no down tube, retirando qualquer deles voce consegue por o bico do desingripante dentro do quadro e borrifar para que o mesmo escorra até a rosca do movimento central , feito isso voce pega o quadro com a mão e vire em várias posições para que o liquido vá em todas as direções e deixa um tempinho tipo uns 5 minutos para ele agir lá.

Sempre tentei abrir pelo lado da coroa, mas talvez tentar abrir pelo outro lado seja mais fácil, aí eu jogo desengripante depois de aberto
Posta umas fotos desse movimento central seu, eu já abri os meus aqui tambem ponta quadrada voce tira primeiro do lado esquerdo que é tipo um suporte posteriormente voce retira o lado direito ( lado das coroas) que é o cartucho. E para montar voce faz o inverso lado das coroas primeiro e lado oposto a ela por ultimo, sempre passando graxa nas roscas para não ficar dificil a remoção.

Se eu jogar desengripante pelo furo da ponta quadrada ele vai chegar na rosca?
Não tem como pq o orifício que tem é apenas para o parafuso entrar.



Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2020 as 01:05
Show de bola farei isso, tem os furos da caramanhola
E vou tentar o lado oposto a coroa primeiro

Assim que eu me recuperar das lesões no pulso e braço por ter feito força de mais pra abrir ele
Kkkkk tenso

Descobri de onde vem a cachoeira, era água dentro do quadro mesmo.
O quadro da endorphine tem dois furos na parte de trás, perto do câmbio, um de cada lado, a água sai por ali quando eu viro a bike de lado

Vou comprar para-lama porque muita terra vai parar na transmissão quando chove, parece que eu enfiei a bike na areia

Sem falar da água que vinha na minha cara, não sabia se tinha mais água caindo ou pulando na minha cara

E colocar um tampão no canote pra não entrar mais água, ali também entra muito terra, bizarro

Quero ver como vai estar esse central quando eu conseguir abrir, posto aqui quando o fizer, muito obrigado

Voltar ao Topo
Luís Pereira Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2018
Viçosa
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luís Pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2020 as 10:07
Serião que hollowtech II é menos durável? Onde acho mais material pra ler sobre isso? Achava que os rolamentos grandes fora do quadro ajudavam a durar mais.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2020 as 11:11
ola,

tem alguns erros no que esta fazendo.
no movimento central nao se usa desingripante, mas graxa, de preferencia a branca com litio.
o movimento central nao deve ser tao dificil de sacar nao, provavelmente esta girando para o lado errado e apertando mais.
hollowtech e mebos duravel porque contamina por agua mais cedo, tem que dar mais manutencao.

Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2020 as 12:53
O desengripante é só pra abrir mesmo, se tiver muita sujeira ele ajuda a soltar, é procedimento padrão de mecânica

Claro que depois vou lavar tudo com desengraxante e renovar a graxa

Graxa branca não é a melhor para rolamento, se não me engano a azul que serve pra isso

De qualquer forma, a algoo tem a graxa militar p600 que é excelente e custa 30,00 100g, recomendo muito
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2020 as 09:14
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Resposta super completa, muito obrigado

Mas fiquei na dúvida, como que vou jogar desengripante ali? Mesmo com aquele bico fininho, não acho que vá entrar, ou vai?

Sempre tentei abrir pelo lado da coroa, mas talvez tentar abrir pelo outro lado seja mais fácil, aí eu jogo desengripante depois de aberto

Se eu jogar desengripante pelo furo da ponta quadrada ele vai chegar na rosca?

Hoje eu peguei muita chuva e fiz o que recomendaram aqui no fórum, vira a bike de cabeça pra baixo

Não saiu nada pelo tubo do selim, mas caiu maior cachoeira no câmbio traseiro, de onde veio tanta água?


Joga o desengripante com o canudinho na rosca, ele entra sim. Questão de minutos. E sim, comece abrindo sempre pelo lado contrário ao da coroa. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X