Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Iniciando no Cicloturismo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Iniciando no Cicloturismo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marciodsr77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciodsr77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Iniciando no Cicloturismo
    Postado: 21 Fev 2020 as 12:07
Fala Galera, boa tarde.
Me chamo, Marcio, chegando em maio aos 43 anos e muito empolgado por poder voltar a pedalar. Fiquei vários anos fora do radar.
Bom,  a primeira coisa que posso comentar aqui é: que galera top! Só de ler um pouquinho do conteúdo já consegui evitar a primeira cagada (comprar uma bike gts m1) kkkkk. Achei bonita, etc mas por ser 300% leigo quase me enfiei nessa roubada.
Agora, amigos peço a ajuda de vocês para escolher minha bike. Meu objetivo é simples, chegar no fds e pedalar por aí conhecendo lugares. Embora ainda sem preparo físico adequado, mas não vejo a hora de fazer o caminho da fé. Li alguns relatos e achei sensacional.
A única coisa até agora que "acho" que bati o martelo é que a bike seja uma cannondale.
Digo "acho" pq os comentários de vocês irão me ajudar a fazer uma boa compra. Me propus um orçamento de 4k na bike.
Quanto a mim, 1,83 de altura e 121kg.......sim sou uma baleia orca obesa. Mas to malhando na academia pra baixar esse peso urgente !
Enfim, galera conto com o apoio de vocês com dicas, orientações, críticas, tudo será muito bem vindo!
Vlw
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 15:36
Então, considerando sua preferência pela marca Cannondale, nessa faixa de preço encaixa uma TRAIL 5. Acho um pouco cara pelos componentes que vem nela, mas vai atender bem o seu uso.

Enquanto você estiver nessa faixa de peso, recomendo fazer cicloviagens com pouca bagagem extra, para não sobrecarregar de peso a bike. Planeje rotas onde fique em pousadas, sem equipamentos para camping. Em resumo, levar o mínimo possível de equipamentos extras.

Com o tempo no pedal, academia e tudo mais, vai perder peso e aí poderá encarar viagens com mais bagagem.

Sugiro também que você pesquise como funcionam os bagageiros, alforges e etc, tudo relacionado a equipamentos para cicloviagens. Eles tem muita relação com a montagem na bike. Essa cannondale não possui furações para bagageiros, etc, o que irá limitar as opções disponíveis.
Voltar ao Topo
marciodsr77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciodsr77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 19:32
Fala gm, e aí galera!
Agora final de tarde passei em loja para trocar ideia e ver ao vivo Algumas opções.
O funcionário da loja foi muito bacana, nada de forçar venda. Depois de entender qual meu objetivo ele sugeriu IMPACT PRO MTB XC 2020 da Sense.
O que vocês acham dessa bike ?
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2020 as 07:43
Buenas Marcio, tudo certo?

Então cara, a Impact pro é uma ótima mountainbike, se o seu propósito for puramente cicloviagens essa escolha seria "overkill".

A Sense seria uma escolha viável caso você pense em fazer pedais curtos para ganhar preparo e ocasionalmente fizer uma viagem, repare que essa bike ñ tem furação para bagageiros, oque ñ te impede de fazer adaptações, mas uma adaptação tende a ser um ponto fraco, em viagens longas, pode se transformar em uma bela dor de cabeça, outro fator é que sem essa furação, podemos supor que o projeto do quadro ñ levou em consideração o peso extra no triângulo traseiro da bike, isso pode diminuir a vida útil do quadro em questão além de invalidar a garantia de cinco anos deste componente.

Outra questão; a Impact pro é uma mtb de entrada para competições, oque resulta em uma geometria agressiva, isso pode tornar os longos pedais bem desconfortáveis para quem está iniciando. 

No fim das contas a decisão é sempre sua, afinal a Impact pro além de muito bonita é uma bike competente, mas, além de ser "overkill" para o seu propósito, ela precisaria de adaptações para "virar" uma eficiente bike para ciclotur e isso, do meu ponto de vista, inviabiliza essa escolha.


Editado por Carrinho - 25 Fev 2020 as 07:44
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2020 as 07:57
A bike do anuncio abaixo seria um bom exemplo de "meio termo" entre mtb e ciclotur, repare que ela já vem com espera para bagageiro, embora lhe falte o charme da Sense, seria muito mais simples adaptar essa bike para ciclotur, sem contar a diferença de preço, que certamente financiaria um bom gagageiro, um belo par de alforges impermeáveis, uma bolsa de guidão e ainda sobraria grana.



Editado por Carrinho - 25 Fev 2020 as 08:02
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2020 as 09:39
Márcio,

Minha primeira sugestão sempre é fazer um BIKE FIT com um profissional de reconhecida competência. Assim, tu vais saber exatamente quais as medidas ideais para a bike que tu desejas para uma FINALIDADE ESPECÍFICA (cicloturismo). Assim, tu evitas de comprar uma bike nas medidas erradas, o que te traria com certeza problemas físicos no futuro, ou prejuízo na tentativa de ajustar a bike para melhorar a ergonomia dela, ou até mesmo ter de vendê-la para comprar outra.

Feito isto, saia em busca da bicicleta na medida correta, ou terás de montá-la com os componentes certos (não precisam ser necessariamente caros) para ter a bike próxima do ideal. Não tem prendas a bikes de marca e nem penses que vais encontrar uma bike pronta direto da loja ou oficina. Será preciso fazer alguns ajustes e troca de alguns componentes.

Antes de sair aí gastando os suados pilas, pesquise bastante quais são os acessórios mais importantes para o teu projeto de cicloturismo. Vá comprando aos poucos na medida que sintas a necessidade. Um erro comum dos iniciantes é gastar uma nota firme comprando equipamento de tudo quanto é tipo por sugestão de outros ciclistas e depois não usar a metade deles.

A minha bike de cicloturismo é esta aqui:


Levei quase dois anos para montá-la e deixá-la com o eu queria, para fazer minhas viagens com esta aqui:


Lembrando: faça o bike fit antes.

Boa sorte!

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2020 as 17:50
Marcio, 

Não sei se já comprasse a bicicleta, se ainda não o fez, a dica do Marcos Netto é essencial, faça um bikfit, evita muita dor de cabeça, além das costas, braços, pernas e etc... 
Algumas dicas, voce tem sobrepeso, quando eu voltei a pedalar estava com algo perto dos 115 - 120, e tenho a mesma altura que voce, 1,83, hoje estou com 106. 
Uma recomendação que eu faria, procure rodas com 36 raios, (o padrão no mercado é 32) mas 36 você terá rodas mais resistentes, tanto ao seu peso quanto a bagagem numa cicloviagem. 
Outra coisa, procure produtos resistentes, numa cicloviagem você vai precisar mais de resistência que leveza. O preço das peças encarece em função na necessidade de redução de peso. Numa competição a diferença de 300g pode significar um pódium, numa vigem, é irrelevante. 

Grande abraço e bora pedalar. 

 
Endorphine, 2015.
Freios V-brake Deore, sapatas Koolstop.
Rodas Vzam Speed 700, raios inox, Cubos Alívio 430.

https://www.strava.com/athletes/16371516
Voltar ao Topo
adryanos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2020
Curitiba
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adryanos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2020 as 15:06


Galera, meus punhos sofrem demais em Mtb e speed, entao adquiri essa elops 520 modelo antigo, paguei barateza, 400 reais já equipada com uma lanterna de dinamo pra caso os led falhem e com para lamas, instalei um bagageiro pra alforge e atualmente uso dois alforges estanques da btwin de 30 litros cada, uso apenas na cidade, onde ela se comporta super bem. Apesar de ser uma bike pesada pra carregar, grande de dimensões (tenho 1,80m e ela é perfeita, grande na medida) ela conta com 6 velocidades apenas na traseira e vence qualquer desnível mesmo carregada.
Meu intuito é saber se alguém já se aventurou no cicloturismo ou sabe de algo relacionado a como esse estilo de bike se comporta numa viagem. Ela é super confortavel, no momento só penso em investir em iluminação e um cambio e cubos mais robustos.
O aro é pouca coisa menor que um 29 e creio que a bicicleta apesar de pesada é de aluminio, é pesada pois é grande.
Qualquer informação ja ajuda, obrigado.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2020 as 15:24
Originalmente postado por MVBeber MVBeber escreveu:

Marcio, 

Uma recomendação que eu faria, procure rodas com 36 raios, (o padrão no mercado é 32) mas 36 você terá rodas mais resistentes, tanto ao seu peso quanto a bagagem numa cicloviagem.
 


Não necessariamente.



Ontem estourou um dos raios da minha bike com rodas 36F. Detalhe: a bike estava sem carga e eu rodando suavemente na quadra em volta de casa.

Já a bike com rodas 32F, com carga completa, fez várias viagens em estradas assim:



O aro e raios precisam ser de boa qualidade e PRINCIPALMENTE o trabalho de montagem da roda bem feito. Uma roda mal montada não vai aguentar nada, não interessa a quantidade de raios.

Wink



Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2020 as 21:19
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por MVBeber MVBeber escreveu:

Marcio, 

Uma recomendação que eu faria, procure rodas com 36 raios, (o padrão no mercado é 32) mas 36 você terá rodas mais resistentes, tanto ao seu peso quanto a bagagem numa cicloviagem.
 


Não necessariamente.



Ontem estourou um dos raios da minha bike com rodas 36F. Detalhe: a bike estava sem carga e eu rodando suavemente na quadra em volta de casa.

Já a bike com rodas 32F, com carga completa, fez várias viagens em estradas assim:



O aro e raios precisam ser de boa qualidade e PRINCIPALMENTE o trabalho de montagem da roda bem feito. Uma roda mal montada não vai aguentar nada, não interessa a quantidade de raios.

Wink




Com certeza, uma roda bem montada, com material de qualidade é insuperável. 

 Grande abraço. 
Endorphine, 2015.
Freios V-brake Deore, sapatas Koolstop.
Rodas Vzam Speed 700, raios inox, Cubos Alívio 430.

https://www.strava.com/athletes/16371516
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X