Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Video canal pedaleria sobre cambios caros e barato
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Video canal pedaleria sobre cambios caros e barato

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Gustavo Novaes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo Novaes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Video canal pedaleria sobre cambios caros e barato
    Postado: 20 Fev 2020 as 01:04
Boa noite colegas de fórum.
Me deparei hoje com esse video do canal pedaleria sobre a diferença entre cambios baratos e caros.
https://youtu.be/xXb-lbOoI8s
Mostrou o mais simples da linha Shimano tourney e um câmbio alívio. Achei interessante e gostaria de trazer a discussão sobre o video para o forum.
O que acham: um cambio barato pode substituir um caro em alguns casos?
Eu vou dar minha opinião: sim, podem. Principalmente se você tem uma bicicleta que tem um câmbio mais antigo, cuja tecnologia ja foi incorporada em um mais novo, por exemplo um altus 2019 no lugar de um alivio 2013. Ou até mesmo um tourney 2019 no lugar de um alívio. Porém sabendo de algumas limitações.
E vocês o que acham?
Abraços a todos
Gustavo
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 07:28
No próprio vídeo o Edu mostra em alguns pontos que é possível fazer isso, principalmente no final do vídeo, onde ele fala que se o usuário tem um câmbio do tipo barato ele pode durar muito mais tempo do que um de competição desde que o usuário dê as manutenções e tenha os cuidados necessários... 
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 08:55
É um ponto que eu sempre ouvi um outro canal falar, e o Edu reafirmou, mas que no fórum sempre deram a visão contrária

Câmbios mais caros duram menos que câmbios mais baratos, porque eles são feitos para serem leves, não para serem duráveis, a performance vem em primeiro lugar e ela compromete a durabilidade sim

Se você não precisa da performance, câmbios mais baratos tem custo benefício muito superior

Tenho um Shimano altus (3x9) e estava pensando em mudar pra alívio, mas agora já tô querendo botar um tourney tx, a diferença de tecnologia entra os modelos (tx e alívio) não é grande e o preço é absurdamente inferior



Editado por avicsi - 20 Fev 2020 as 08:56
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 09:06
Não necessariamente, câmbios caros podem ser usados em bikes baratas e, se o ciclista tiver os mesmos cuidados e uso de um câmbio barato, vai durar tanto quanto um câmbio mais barato. Eu prefiro usar algo que não vai me deixar na mão se eu estiver a "300Km" de casa mesmo que tenha alguém que diga que "vc não precisa disso".

Mas isso vai de cada um, principalmente das possibilidades financeiras, tem gente que "não precisa" mas compra e usa bike de 20 mil pra andar em ciclovia, coisa que uma de 2 mil faria sem problemas; nesse caso, a "bike confiável" cara não vai deixá-lo na mão, teoricamente, heheheh...

Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:


Câmbios mais caros duram menos que câmbios mais baratos, porque eles são feitos para serem leves, não para serem duráveis, a performance vem em primeiro lugar e ela compromete a durabilidade sim


Editado por sidserra - 20 Fev 2020 as 09:07
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 09:33
Depende da comparação com qual modelo e qual uso.

Se vc submeter um Altus ou Alivio a um pedal que vc deveria usar um XT por exemplo, ele não vai durar muito tempo não, ele não foi feito pra aguentar os trancos e barrancos que um XT, não vai resistir as forças, alem dos perigos que ele vai apresentar para o ciclista.

Agora estradão que a maioria faz, alivio, altus vai de boa, mas dai um XT nesse caso tbem vai durar muito mais, processo de fabricação melhor, menor tolerancias, uso de materias mais resistentes, ele nem vai suar pra trabalhar.




Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 09:41
Público do edu capivara é ciclista urbano que 1 vez por ano brinca na trilha dentro do parque do bairro...

Coloca um tourney no barro pra ver

Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 10:10
Sempre tive bike barata com cambio Shimano e quando falam cambio Shimano sem dizer o modelo podem ter certeza que é o Tourney. Recentemente tive bike com cambio Acera, já era de uma qualidade muito superior, nas passagens de marcha, regulagem, durabilidade não sei dizer pois não quebraram. Coloquei um cambio Deore M6000, e só pegando ele na mão você ja nota uma qualidade superior, mais robusto, firme. O funcionamento está perfeito e eu consigo perceber que a corrente sacode menos do que o cambio Alivio na bike da esposa. 
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 10:59
Cara tudo depende da proposta de sua bike.
JAMAIS vou aceitar o cara por um Tourney ao inves de um Alivio M4000, NAO faz sentido.

Por poder aquisitivo ok, por dizer ser igual jamais.

Em caso de problema, claro que um cambio de entrada ira ajudar, isso e um fato.
Mas cada caso em seu devido lugar... temos de ter muita analise nisso.

Alem de que, um Altus M2000 pra cima hoje é o minimo que voce tem de ter para anda em trilhas e manter um minimo de trocas de marchas legais. Fora o contexto.

Agora abaixo disso, e urbano ou passeio.

Sei la, a ideia do video e legal, mas parece que falto algo.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 13:09
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

É um ponto que eu sempre ouvi um outro canal falar, e o Edu reafirmou, mas que no fórum sempre deram a visão contrária

Câmbios mais caros duram menos que câmbios mais baratos, porque eles são feitos para serem leves, não para serem duráveis, a performance vem em primeiro lugar e ela compromete a durabilidade sim


Acredito que esse seja o maior ponto de discussão aqui. Eu mesmo discordo dessa afirmação por razões práticas e técnicas. Se pegarmos por exemplo o eagle, nos 2 extremos temos o câmbio SX (de plástico, que, aliás, quebrou o de um amigo do nada em uma trilha sem bater em nada demais) e o XX1 (aluminio e carbono) e de nenhuma forma o SX é melhor ou mais durável que o XX1 (sem falar na precisão).

Fica a impressão que os cambios ou componentes high end são leves demais COMPROMETENDO a durabilidade. E na prática isso não se confirma, pelo menos na minha experiência.

Mas é polêmico, fazer o que LOL
 


Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 15:12
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

É um ponto que eu sempre ouvi um outro canal falar, e o Edu reafirmou, mas que no fórum sempre deram a visão contrária

Câmbios mais caros duram menos que câmbios mais baratos, porque eles são feitos para serem leves, não para serem duráveis, a performance vem em primeiro lugar e ela compromete a durabilidade sim

Se você não precisa da performance, câmbios mais baratos tem custo benefício muito superior

Tenho um Shimano altus (3x9) e estava pensando em mudar pra alívio, mas agora já tô querendo botar um tourney tx, a diferença de tecnologia entra os modelos (tx e alívio) não é grande e o preço é absurdamente inferior



Essa é uma questão complexa. Acredito que até a linha Deore os câmbios vão subindo de qualidade, depois começam a perder peso e dai não sei dizer como fica a durabilidade. Verdade é que câmbios muito baratos tendem a morrer primeiro, só pela qualidade vc já percebe.

Eu tive duas bikes, uma urbana pro dia-a-dia e uma pra pedais pesados. Em 2004 eu peguei um cambio deore, por que o cambio genérico que eu tinha só dava dor de cabeça, foi o melhor investimento que eu fiz, tá comigo até hoje. Na urbana em 2010 em coloquei um acera, é um cambio decente e tava barato, cumpriu bem seu objetivo. Os dois devem ter rodado mais KMs do que eu posso contar, anos de uso, o deore segue funcionando bem, embora eu acho que ele já tá com uma folga chata, já o acera eu troquei em 2017, o rebites dele já tavam com uma folga tão grande que ele começou a ficar frouxo, a marcha teimava em escapar principalmente pedalando forte morro acima, mas ainda fiquei um tempo com ele por que tava dando pra usar.

Em 2017 um colega ofereceu um SLX 9v por preço de desapego, como já tava pensando em trocar meu acera e tava barato, peguei esse cara. O SLX tinha alguns arranhados, as roldanas tavam bem gastas, deve ter rodado muito em trilhas, mas tava firme como um touro. Troquei as roldanas, fiz uma boa limpeza e quando coloquei pra girar fiquei impressionado, ele não tem parafuso de ajuste fino e nem precisa, é fácil encontrar o ajuste certo e uma vez alinhado vc não se preocupa mais, funciona como um relógio suíço. A corrente quase não bate mais e mesmo com barro o danado funciona bem, me surpreendeu positivamente.

Então eu acredito que varia muito, um ciclista que pedala mais tranquilo e passa poucas marchas pode muito bem usar um cambio básico, não existe problema algum nisso. Porem, o sujeito vai saber a hora que precisa de um cambio melhor, por que certamente a bike vai dar alguns sinais, modelos mais caros tendem a durar mais em situações mais extremas.
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 18:09
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

É um ponto que eu sempre ouvi um outro canal falar, e o Edu reafirmou, mas que no fórum sempre deram a visão contrária

Câmbios mais caros duram menos que câmbios mais baratos, porque eles são feitos para serem leves, não para serem duráveis, a performance vem em primeiro lugar e ela compromete a durabilidade sim

Se você não precisa da performance, câmbios mais baratos tem custo benefício muito superior

Tenho um Shimano altus (3x9) e estava pensando em mudar pra alívio, mas agora já tô querendo botar um tourney tx, a diferença de tecnologia entra os modelos (tx e alívio) não é grande e o preço é absurdamente inferior


Ah essa aí é fácil de desmitificar.

Se você me falar que o Altus aguenta o mesmo tranco que um Deore XT, sem desregular ou abrir o bico, aí você ganha. 

Isso é simples, o Altus vai atender estradões e pedais leves de boa, vai durar e tudo mais, assim como um Deore XT vai fazer a mesma coisa nas mesmas condições, mas não ache que um câmbio de recreação vai aguentar treinos mais intensos, por que não vai.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 18:29
Pessoal se ilude querendo acreditar que algo barato vai ser igual ao caro usando como base uma confusão entre durabilidade e resistência que não se aplica aos câmbios.

Por exemplo, resistência seria o produto resistir aos esforços, no caso de câmbios seriam trocas sem aliviar o torque, trocas múltiplas, etc. Num pneu seria passar absurdamente rápido por rock gardens, recepções de saltos no flat, etc. Nesse caso de resistência, o pneu de competição e o câmbio mais caro, vão suportar o que os modelos mais baratos não suportam nem em sonho. Agora durabilidade é quanto tempo o produto tem de vida útil. Nesse caso um câmbio mais caro vai durar mais sendo usado como se deve e também vai durar mais dando voltas na praça. Já o pneu de competição vai durar menos devido ao material mais aderente. Então o pessoal confunde resistência com durabilidade e depois confunde a durabilidade de certas partes de competição como pneus com partes como câmbio, onde a mesma teoria não se aplica.

Talvez isso possa ocorrer, por exemplo, entre câmbios XT e XTR ou X01 e XX1, mas não no quesito durabilidade, que devem ser iguais, mas sim no quesito resistência, pois talvez, um XX1/XTR não tenha a mesma resistência num acidente com o cage de carbono batendo nos raios como um XT/X01.


Mas fugindo do quesito durabilidade e de certas peças como pneus, talvez alguns cassetes de alumínio e coroas de alumínio, ambos em comparação com versões mais baratas em aço, o resto é tudo sonho. Ou alguém acredita mesmo que um cubo Alivio durar mais que um XTR? Aliás, num teste de resistência ao rolamento de movimentos centrais, os mais caros tinham até mais resistência ao rolamento do que os baratos, pois no teste o fator decisivo eram as vedações e os mais caros eram melhor vedados. Só aí já se vê que são feitos para durar mais, pois são projetados para situações piores de uso. Bem, pelo menos alguém pode dizer que o movimento central barato gira mais, embora seja impossível um ser humano ter essa percepção. E isso enquanto estão limpos e lubrificados, pois o mais barato vai ser contaminado primeiro.


Em tempo: tem sim algumas coisas que deveriam ser só para competição, mas isso na minha opinião. Eu cito:

Rolamentos de cerâmica onde o grande pulo do gato é terem selos fracos e usarem óleo no lugar de graxa, ou seja, manutenção constante. Talvez até dure mais, mas na base de muita manutenção.

Pneus tubulares, fura no meio da rua e você tá ferrado.

Carbono (essa é polêmica), tem grande resistência aos esforços do MTB, coisa que nenhuma bike barata suportaria, pode entrar na curva a milhão, saltar do 1° andar, etc, mas pode rachar se tomar uma pedrada por baixo, coisa que não afetaria a bike de mercado, embora a bike de mercado jamais estaria nesse DH de pedras onde pudesse tomar tal pedrada. O que tomei de pedrada no downtube descendo para Castelhanos pelo meio dos juízes não foi brincadeira. Então carbono seria muito mais resistente aos esforços normais de uso, mas menos num acidente.

Mas, nada disso se aplica a câmbios onde o mais caro vai durar mais sem dúvida alguma.


Editado por Fabio - 21 Fev 2020 as 09:36
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 19:01
Só lembrando que o fato de ser usado em competições, não significa que é feito para durar menos, pelo contrário, as competições para o que são feitos esses câmbios, são de atletas da elite do esporte, que precisam de trocas precisas, que sejam duráveis e confiáveis, pois assim como o atleta, o câmbio da o máximo nesses eventos.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 08:36
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Pessoal se ilude querendo acreditar que algo barato vai ser igual ao caro usando como base uma confusão entre durabilidade e resistência que não se aplica aos câmbios.

Por exemplo, resistência seria o produto resistir aos esforços, no caso de câmbios seriam trocas sem aliciar o torque, trocas múltiplas, etc. Num pneu seria passar absurdamente rápido por rock gardens, recepções de saltos no flat, etc. Nesse caso de resistência, o pneu de competição e o câmbio mais caro, vão suportar que os modelos mais baratos não suportam nem em sonho. Agora durabilidade é quanto tempo o produto tem de vida útil. Nesse caso um câmbio mais caro vai durar mais sendo usado como se deve e também vai durar mais dando voltas na praça. Já o pneu de competição vai durar menos devido ao material mais aderente. Então o pessoal confunde resistência com durabilidade e depois confunde a durabilidade de certas partes de competição como pneus com partes como câmbio, onde a mesma teoria não se aplica.

Talvez isso possa ocorrer, por exemplo, entre câmbios XT e XTR ou X01 e XX1, mas não no quesito durabilidade, que devem ser iguais, mas sim no quesito resistência, pois talvez, um XX1/XTR não tenha a mesma resistência num acidente com o cage batendo nos raios como um XT/X01.


Mas fugindo do quesito durabilidade e de certas peças como pneus, talvez alguns cassetes de alumínio e coroas de alumínio, ambos em comparação com versões mais baratas em aço, o resto é tudo sonho. Ou alguém acredita mesmo que um cubo Alivio dirá mais que um XTR? Aliás, num teste de resistência ao rolamento de movimentos centrais, os mais caros tinham até mais resistência só rolamento do que os baratos, pois no teste o fator decisivo eram as vedações e os mais caros eram melhor vedados. Só aí já se vê que são feitos para durar mais, pois são projetados para situações piores de uso. Bem, pelo menos algum pode dizer que o movimento central barato gira mais, embora seja impossível um ser humano ter essa percepção.


Em tempo: tem sim algumas coisas que deveriam ser só para competição, mas isso na minha opinião. Ei cito:

Rolamentos de cerâmica onde o grande pulo do gato é terem selos fracos e usarem óleo no lugar de graxa, ou seja, manutenção constante. Talvez até dure mais, mas na base de muita manutenção.

Pneus tubulares, fura no meio da rua e você tá ferrado.

Carbono (essa é polêmica), tem grande resistência aos esforços do MTB, coisa que nenhuma bike barata suportaria, pode entrar na curva a milhão, saltar do 1° andar, etc, mas pode rachar se tomar uma pedrada por baixo, coisa que não afetaria a bike de mercado, embora a bike de mercado jamais estaria nesse DH de pedras onde pudesse tomar tal pedrada. O que tomei de pedrada no downtube descendo para Castelhanos pelos meio dos juízes não foi brincadeira. Então carbono seria muito mais resistente aos esforços normais de uso, mas menos num acidente.

Mas, nada disso se aplica a câmbios onde o mais caro vai durar mais sim.

Perfeito post, assino embaixo Clap
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X