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Projeto de Lei para bicicletas |
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Leo Amaral
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Cadastrado em: 04 Fev 2013 Brasilia Offline Mensagens:2858 |
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Postado: 10 Fev 2020 as 22:21 |
Projeto de lei aprovado em comissão multará quem usar as vias onde houver ciclovias e libera uso em passeios a até 6km/h.
Opine: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=137816&voto=contra ..."Os patinetes e os veículos de mobilidade individual autopropelidos deverão ter sua circulação proibida nas faixas de rolamento de vias cuja velocidade máxima regulamentada seja superior a 40 km/h. A sua circulação ocorrerá preferencialmente nas ciclovias e ciclofaixas em velocidades não superiores a 20 km/h. Será facultada a circulação nos passeios desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e que sua velocidade não exceda 6 km/h. A fim de minorar os efeitos de um acidente, é exigido o uso capacete de ciclista para os condutores de bicicletas elétricas e de veículos de mobilidade individual autopropelidos."... |
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70. |
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avicsi
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Cadastrado em: 13 Jul 2019 Rio de Janeiro Offline Mensagens:275 |
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Só para bicicletas elétricas, não acho errado não, se tem ciclovia usa a ciclovia, nada de mais
Mas na prática não vai dar em nada, aqui no Rio com trânsito ruim, vira uma zona só, bicicleta no meio do carro, carro no meu da ciclovia |
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90452
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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Tem que falar isso tb pra porra dos pedestres, hehehe... Se os pedestres tem o passeio para eles usarem, que usem o passeio...
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Numa região aqui de São Paulo onde fizeram metrô suspenso z embaixo fizeram um jardim bem bonito, com ciclovia de um lado e do outro lado passarela para pedestres. Mas os pedestres deixam a passarela deles vazia para andar na porta da ciclovia. Fetiche. Quando crescer eles querem ser bikes. Só pode.
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hurry-gurits
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Cadastrado em: 13 Out 2015 são paulo Offline Mensagens:2082 |
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Não adianta lei, se não educar o povo corretamente tirando aquele sentimento individual do "eu tenho a preferencia", estando de caminhão, onibus, carro, bicicleta, patinete, a pé, etc...
Mais um embrolho pra parecer que estão trabalhando... Segue o jogo... |
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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition |
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am.araujo
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Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
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Essa lei é estranha, se a ciclovia estiver lotada de pedestres desatentos (o que no Brasil é comum), vc vai forçar o sujeito a andar no meio deles com um motor elétrico a 20 km/h? O sujeito vai vender a bike eletrica e comprar uma scooter a combustão. Eu mesmo não tenho bike elétrica, mas já não uso a ciclovia de tanto pedestre, é mais fácil pedalar rápido junto com os carros.
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Rafael88
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Cadastrado em: 09 Out 2017 Santo André-SP Offline Mensagens:571 |
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Pessoal, vcs estão levantando alguns 'e se' que não tem qualquer importância p/ fiscalização do Estado. Numa rua com velocidade de 60km/h, se houve trânsito e o veículo (carro/caminhão) tiver que trafegar a 2km/h? O veículo trafega a 2km/h! Não é pq a rua travou que o carro estará autorizado a trafegar na calçada. Tornando-se lei, se a ciclovia estiver lotada de pedestre: vc pedala na ciclovia, com cuidado p/ não atropelar o pedestre. Não há lei regulamentando o 'pedestrianismo'. Se nada proíbe que ele ande na ciclovia, então (sob o viés legal), não tem o que reclamar e tentar justificar o uso da via pública em razão da ciclovia estar cheia de pedestres. Não to dizendo que esse projeto está correto, mas se isso se torna lei, nenhum 'e se' terá espaço: sendo a previsão de ser obrigatório pedalar na ciclovia, deverá pedalar na ciclovia. Ela está travada? Desça e empurre como se fosse pedestre, do contrário (pela previsão legal), poderá ser multado. **** Não consegui ler todos os andamentos do projeto, mas apesar de aparentar ser dirigido p/ 'bikes elétricas/patinetes', tbm atinge as bicicletas normais. No último consta algumas propostas de alterações do CTB com previsão de multa ao ciclista 'comum': Art. 244-A. Conduzir ciclos: I –fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda; II –sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo para indicação de manobras; III –com carga incompatível com suas especificações; IV –com passageiro fora da garupa ou do assento especial a ele destinado; V –transportando criança menor de sete anos, ou que não tenha condições de cuidar da sua própria segurança, fora do assento a ela destinado; VI –em vias de trânsito rápido ou rodovias, salvo onde houver acostamento ou faixa de rolamento própria; VII –em passeios, onde não seja permitida a sua circulação; VIII –nas faixas de rolamento de vias providas de ciclofaixas, ciclovias ou acostamento; IX –de forma agressiva; X –sem sinalização noturna ou com ela desligada, no caso das bicicletas elétricas; XI –sem capacete de ciclista, no caso das bicicletas elétricas; XII –fora do bordo da pista de rolamento, em fila única, sempre que não houver ciclofaixas, ciclovias ou acostamento: Infração –média; Penalidade –multa Fonte: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8061962&ts=1581348142870&disposition=inline OBS: tem outras previsões que atingem as bikes normais, coloquei essa acima só p/ exemplificar. Editado por Rafael88 - 11 Fev 2020 as 11:58 |
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Leo Amaral
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Como o Rafael apontou, atinge sim as bikes tradicionais e, mais que isso, abre brecha para emendas que afetem todo e qualquer projeto de mobilidade no Brasil.
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Ironman
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Mais uma lei que só é bonita na teoria, pois, na prática, ela nunca vai funcionar.
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brunojp7
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Levei um fino de um carro. Eu vinha na faixa da direita, dia de domingo com pouco trânsito. Dois carros vinham na faixa da esquerda e um resolveu ultrapassar o outro. O perigo foi que o condutor resolveu ultrapassar bem no trecho em que eu estava de bicicleta, ele ultrapassou pela direita e tirou fino de mim, expôs a minha vida. Numa hora dessas não tem amarelinho e se ele me atropelasse, ele fugiria sem prestar socorro. Era de dia, sem chuva, a visibilidade era perfeita.
Neste sábado um condutor cruzou a pista na hora em que eu passava, me ignorou na pista e deu o dedo. Pessoas assim nunca andaram de bicicleta no trânsito; tem comportamento de potenciais atropeladores de ciclistas.
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onoda
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aqui em Sao Paulo tem umas bikes motorizadas que parece até moto, corre demais, nunca vi ninguém usando capacete nessas bikes envenenadas mas tambem nunca vi acidentes. Os caras são muito vivo no transito.
tambem tem aqueles monociclos elétricos, caraca, aquilo voa. Vai ser aquele tipo de lei impossível de fiscalizar, então é melhor nem existir. Mas se pra cada pista na cidade existisse uma ciclovia correspondente, talvez uma lei assim funcionasse. |
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♪ Hime Hime Hime, Suki Suki Daisuki, Hime, Hime ♪
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avicsi
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Aqui no Rio também tem, e é melhor que moto aquele motorzinho
Mas tem lei sim para elas, seriam classificadas, de acordo com a lei vigente, como cinquentinha, teria que ter carteira para usar elas, mas na prática não funciona Da pra colocar 60 por hora e você roda o dia todo e gasta 5 reais Além de se enquadrar como cinquentinha, é um motor duas fases, que se eu não me engano foi proibido décadas atrás por ser muito poluente |
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brunojp7
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Um veículo sem documentação é uma brecha pra roubo e não pode ser multado caso cometa infrações no trânsito. O cidadão atropela um pedestre, criança ou idoso e não pode ser identificado devidamente. Tem que fazer valer a lei.
Onoda, se o cara cair não tem essa de ser sabido, ele vai se machucar feio. Por isso tem que usar equipamento de proteção. O EPI pode diminuir consequências.
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onoda
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verdade brunojp7, mas embora essa fiscalização melhore o lado da segurança, provavelmente essa burocracia toda iria afastar muita gente de uma pedalada casual.
concordo com a parte de equipamentos de proteção, porque a rua não perdoa ninguém! as vezes um buraco na pista pode ser fatal pro ciclista distraído. o problema que lei pode ser uma faca de dois gumes, um exemplo é a pedalada pra Santos aqui em São Paulo, os responsáveis concordaram com toda a burocracia imposta pelo governo, agora pro evento acontecer qualquer mínimo detalhe fora do acordo pode ser usado pra cancela-lo. Editado por onoda - 20 Fev 2020 as 14:12 |
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brunojp7
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Concordo Onoda, a lei tem seu lado complicado. O que fazer com um ciclista indo pela calçada, quando a via é insegura com transito à 80 km/h. As próprias cartilhas recomendam usar vias de menos tráfego para preservar a segurança do ciclista, por outro lado a legislação fala que é desobediência andar em calçada. O ciclista as vezes anda por falta de segurança, pois se tivesse ciclovia não precisaria estar arriscando a vida.
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90452
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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Não vai mudar nada, se tiver ciclovia os pedestres vão pra lá andar e correr...
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hurry-gurits
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Cadastrado em: 13 Out 2015 são paulo Offline Mensagens:2082 |
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Se não mudar a forma de educar e realmente punir, só vai ser mais uma lei que não pegou.
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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition |
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Dependendo do planejamento urbano, usar a ciclovia pode até ser mais perigoso, por exemplo, na cidade onde moro resolveram dar continuidade a uma ciclovia, se você for seguir o caminho sugerido pela administração precisará atravessar por seis vezes na frente dos carros, mas se vc ignorar a parte nova e continuar na mesma mão dos automóveis (andando pela beira) precisará enfrentá-los apenas duas vezes, sem contar que a continuação da ciclovia termina repentinamente, jogando o ciclista na contramão da via.
Editado por Carrinho - 20 Fev 2020 as 17:29 |
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brunojp7
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Cadastrado em: 02 Out 2017 João Pessoa PB Offline Mensagens:194 |
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Também não duvido Carrinho. A ciclovia daqui de João Pessoa que fica na avenida Beira-Rio foi feita sem arrancar árvores. Tem sombra e brisa pelo lado bom, mas tem curvas fechadas e estreitas e galhos que oferecem risco de queda ao ciclista. Em alguns trechos o ciclista pode querer correr e se deparar com as curvas estreitas. A ciclovia do bairro Mangabeira tem muito motociclista invadindo e isso causou um acidente com amputação de um ciclista em janeiro de 2020. Nesse caso é falta de fiscalização.
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harlanrodrigo
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Cadastrado em: 06 Nov 2015 Salvador Offline Mensagens:159 |
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Dependendo do planejamento urbano, usar a ciclovia pode até ser mais perigoso, por exemplo, na cidade onde moro resolveram dar continuidade a uma ciclovia, se você for seguir o caminho sugerido pela administração precisará atravessar por seis vezes na frente dos carros, mas se vc ignorar a parte nova e continuar na mesma mão dos automóveis (andando pela beira) precisará enfrentá-los apenas duas vezes, sem contar que a continuação da ciclovia termina repentinamente, jogando o ciclista na contramão da via.
[/QUOTE Rapaz, parece até Salvador. É foda como quase todas as ciclovias e ciclofaixas criadas são péssimas e fogem totalmente da dinâmica da pedalada. Sobre esseprojeto de Lei, é um dos piores projetos voltados à mobilidade urbana. Mais um projeto que valoriza o transporte individual. Obrigatoriedade de capacete inibe o uso da bicicleta. Quantas pessoas vocês veem pedalando de sandália, sem camisa, com uma mochila nas costas, estalando pra caralho pela falta de lubrificação e numa bike de ferro? Inúmeras, porque são pessoas que usam pra trabalhar, ir e vir, não tem dinheiro para ficar gastando com transporte público e muito menos com os acessórios de bicicleta caríssimos que têm por aí. Essa lei já mata o uso da bike por essa massa de pessoas. E pra quem usa a bicicleta para treinar, que tem um ritmo mais forte e intenso. Andar a 20 km/h em ciclovias cheias já é impossível. Imagina a 35 km/h? Perigosissimo. Hoje quase nunca pedalo em ciclovia, somente quando é deslocamento ou quando estou desaquecendo. Hoje a lei nos permite pedalar fora da ciclovia, mesmo quando há uma do lado, vejam: "Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de
bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou
acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista
de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com
preferência sobre os veículos automotores." Uma lei como a proposta certamente alteraria isso e regrediríamos em mobilidade urbana.
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Salvador, Bahia.
Urbana Ferrini 700c Focus Cayo AL 105 MTB Soul Vesúvio |
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brunojp7
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Cadastrado em: 02 Out 2017 João Pessoa PB Offline Mensagens:194 |
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A turma não usa capacete por baixa renda e por baixo nível de estudos. Queda de bicicleta pode matar, somente a queda sem impacto de carro ou moto pode resultar em morte do ciclista. Se o ciclista bater a cabeça no chão ou meio fio, é perigo de morte. Por isso quem estiver socorrendo um acidentado tem que perguntar se bateu a cabeça e chamar o SAMU. Outro acidente que pode matar é a pancada na região da barriga, pode gerar uma hemorragia interna por rompimento do baço. A pessoa sai falando como se nada estivesse acontecendo ou então desmaia. A que fere o baço é a pancada na mesa ou guidon, quando a mão escorrega ou desprende por causa de buraco.
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christianmdt
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Cadastrado em: 08 Out 2017 rio de janeiro Offline Mensagens:1196 |
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claro, é por isso que na dinamarca ninguem usa capacete! baixa renda e baixa escolaridade....estou anotando aqui |
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