Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com problema mecânico
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com problema mecânico

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com problema mecânico
    Postado: 01 Fev 2020 as 12:37
Boa tarde colegas!

Há cerca de um mês tô com minha GT Avalanche. Gostando bastante da bike até agora.

Entretanto, dê um tempo pra cá venho notando barulho que parece ser na corrente, espécie de estalos quando pedalo com mais tensão/força.

O barulho aparece entre as marchas 7 e 9 (nas leves não noto).

Levei no "mecânico" da cidade. As aspas não são despropositadas. Vivo no interior de São Paulo. Aqui caolho é rei. Portanto, já dá pra avaliar que a qualidade do dito profissional. Nem torquímetro usa. E cada vez que eu levo até lá, o cara dá uma tirada de sarro do tipo "se dá pra andar com a bike, ela tá boa".

Enfim, se for pra ignorar o problema, confio mais em alguém aqui do fórum pra dizer isso. Caso contrário, se for pra gerar desgaste prematuro ou complicação no futuro, quero eu mesmo tentar arrumar. Dinheiro não dá em árvore, e ainda não tô na fase de rasgar grana.

Fiz uma gravação, acho que ficou boa, dá pra ouvir bem. Peço ajuda pra diagnosticar o que possa ser, e, se possível, indicar o que pode ser feito. A bike tá na garantia. Talvez até seria o caso de acioná-la.

https://drive.google.com/open?id=1IEuwfpCaYGArqKSXcMhUxu-L9lU7Lz0G

Desde já, obrigado
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2020 as 17:28
Ela é 3X9 ou 2X9 ? Vou dar o meu palpite aqui, isso está me aparentando ser a corrente esbarrando em alguma parte lá no cambio dianteiro. Voce coloca a bike no suporte ou em algum lugar que ela fique elevada e dê p voce girar o pedivela e conferir bem de perto. Se for isso é muito fácil de regular, até voce mesmo pode fazer.
Voltar ao Topo
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2020 as 18:02
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Ela é 3X9 ou 2X9 ? Vou dar o meu palpite aqui, isso está me aparentando ser a corrente esbarrando em alguma parte lá no cambio dianteiro. Voce coloca a bike no suporte ou em algum lugar que ela fique elevada e dê p voce girar o pedivela e conferir bem de perto. Se for isso é muito fácil de regular, até voce mesmo pode fazer.

É 3X9. Será que pode ser isso? Antes acontecia da primeira estar pegando no câmbio dianteiro (quando a marcha ficava em 2X1), mas o barulho era diferente. Era um barulho de corrente raspando...

Vou dar uma olhada quando chegar em casa.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2020 as 18:49
Acho que a corrente está esbarrando em alguma parte aí, olha direitinho o cambio dianteiro , e caso não for, volta aqui que vamos quebrar a cabeça até acabar com esse barulho.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2020 as 18:53
Esse barulho é quando está na coroa maior? E em qual pinhão atrás?

Tá parecendo quando a corrente está cruzada e a corrente vai entrando em diagonal nos dentes atrás, então vai raspando na ponta dos dentes antes de assentar. Isso acontece quando se pedala em pé com a corrente muito cruzada.


Quanto menor o chainstay e maiores as coroas e pinhões, mais o problema aparece.

Editado por Fabio - 01 Fev 2020 as 22:17
Voltar ao Topo
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2020 as 11:47
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Acho que a corrente está esbarrando em alguma parte aí, olha direitinho o cambio dianteiro , e caso não for, volta aqui que vamos quebrar a cabeça até acabar com esse barulho.

João, ontem olhei bem voltando o pedal pra trás. Nada pega. 

Hoje também andei, e durante uma subida fiquei olhando o câmbio dianteiro. A corrente tá passando bem no meio, com folga dos dois lados.
Voltar ao Topo
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2020 as 11:48
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Esse barulho é quando está na coroa maior? E em qual pinhão atrás?

Tá parecendo quando a corrente está cruzada e a corrente vai entrando em diagonal nos dentes atrás, então vai raspando na ponta dos dentes antes de assentar. Isso acontece quando se pedala em pé com a corrente muito cruzada.


Quanto menor o chainstay e maiores as coroas e pinhões, mais o problema aparece.

Coroa do meio. O barulho começa da 7ª até a 9ª marcha (pesadas).
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2020 as 11:57
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Esse barulho é quando está na coroa maior? E em qual pinhão atrás?

Tá parecendo quando a corrente está cruzada e a corrente vai entrando em diagonal nos dentes atrás, então vai raspando na ponta dos dentes antes de assentar. Isso acontece quando se pedala em pé com a corrente muito cruzada.


Quanto menor o chainstay e maiores as coroas e pinhões, mais o problema aparece.

Coroa do meio. O barulho começa da 7ª até a 9ª marcha (pesadas).

Tenta pedalar com a maior força possível na coroa maior e nos cogs que aparecem o barulho. Se desaparecer, a dica do Fábio sobre o cruzamento está comprovada. Se persistir, a corrente está raspando em algum lugar. 
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2020 as 16:07
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

[QUOTE=Joao Angú]

João, ontem olhei bem voltando o pedal pra trás. Nada pega. 

Hoje também andei, e durante uma subida fiquei olhando o câmbio dianteiro. A corrente tá passando bem no meio, com folga dos dois lados.

Então, quando voce tiver um tempinho, pega a bike e põe em um lugar elevado de novo no qual ela possa ficar com a roda traseira livre para ser girada , ponha em uma das marchas que faz o barulho e peça á alguem que gire o pedivela no sentido da pedalada . Voce vai ficar pertinho do cassete (praticamente debaixo da bike)
e olhe onde a corrente acenta se no cassete, a corrente não pode ficar mordendo os cogs não, ela tem que ficar perfeitamente alinhada .
Voltar ao Topo
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2020 as 16:35
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

[QUOTE=Joao Angú]

João, ontem olhei bem voltando o pedal pra trás. Nada pega. 

Hoje também andei, e durante uma subida fiquei olhando o câmbio dianteiro. A corrente tá passando bem no meio, com folga dos dois lados.

Então, quando voce tiver um tempinho, pega a bike e põe em um lugar elevado de novo no qual ela possa ficar com a roda traseira livre para ser girada , ponha em uma das marchas que faz o barulho e peça á alguem que gire o pedivela no sentido da pedalada . Voce vai ficar pertinho do cassete (praticamente debaixo da bike)
e olhe onde a corrente acenta se no cassete, a corrente não pode ficar mordendo os cogs não, ela tem que ficar perfeitamente alinhada .

Dá pra fazer esse teste com a bike virada (de ponta cabeça) apoiada no banco e guidão?
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2020 as 17:14
Olha o que diz a Shimano sobre o assunto:



Ou seja, usando a coroa do meio, o cog 8 e 9 irão fazer barulho devido ao cruzamento.
Voltar ao Topo
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2020 as 17:41
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Olha o que diz a Shimano sobre o assunto:



Ou seja, usando a coroa do meio, o cog 8 e 9 irão fazer barulho devido ao cruzamento.

Sempre achei que a coroa do meio admitisse qualquer combinação de cog. Aliás, esse barulho não acontecia antes.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2020 as 20:03
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

[QUOTE=black_ovelha] [QUOTE=Joao Angú]



Dá pra fazer esse teste com a bike virada (de ponta cabeça) apoiada no banco e guidão?

Dá sim, mas voce tem que observar de pertinho a corrente encaixando no cassete, se voce conseguir girar o pedivela e olhar (acho que sozinho é muito complicado)
mas se voce conseguir está ok.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2020 as 20:16
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

[QUOTE=gm1987]
Sempre achei que a coroa do meio admitisse qualquer combinação de cog. Aliás, esse barulho não acontecia antes.

Eu tambem uso 3X9 aqui em uma bike antiga, mas a relação é nova shimano deore m590, e o chainline da coroa está perfeito . Como eu pedalo a alguns anos, tambem fui informado a respeito disso (que a do meio pode se usar em todos os cogs) eu só não faço isso para tentar trabalhar com a corrente mais no centro do cassete.
Depois voce tira foto da bike de lateral, com a marcha onde faz barulho e tira outra focando a corrente encaixando no cassete p gente dar uma olhada.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2020 as 08:31
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Olha o que diz a Shimano sobre o assunto:



Ou seja, usando a coroa do meio, o cog 8 e 9 irão fazer barulho devido ao cruzamento.

Sempre achei que a coroa do meio admitisse qualquer combinação de cog. Aliás, esse barulho não acontecia antes.

Então, admitir ela admite... Mas gera ruído! Pra quem não liga para barulho, sem stress... Pra quem liga, segue a recomendação do manual
Voltar ao Topo
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2020 as 11:59
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Esse barulho é quando está na coroa maior? E em qual pinhão atrás?

Tá parecendo quando a corrente está cruzada e a corrente vai entrando em diagonal nos dentes atrás, então vai raspando na ponta dos dentes antes de assentar. Isso acontece quando se pedala em pé com a corrente muito cruzada.


Quanto menor o chainstay e maiores as coroas e pinhões, mais o problema aparece.

Coroa do meio. O barulho começa da 7ª até a 9ª marcha (pesadas).

Tenta pedalar com a maior força possível na coroa maior e nos cogs que aparecem o barulho. Se desaparecer, a dica do Fábio sobre o cruzamento está comprovada. Se persistir, a corrente está raspando em algum lugar. 

Fiz o teste. Pedalando na coroa maior e usando os cogs 7 a 9, o barulho fica quase imperceptível.
Voltar ao Topo
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2020 as 12:02
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

[QUOTE=gm1987]
Sempre achei que a coroa do meio admitisse qualquer combinação de cog. Aliás, esse barulho não acontecia antes.

Eu tambem uso 3X9 aqui em uma bike antiga, mas a relação é nova shimano deore m590, e o chainline da coroa está perfeito . Como eu pedalo a alguns anos, tambem fui informado a respeito disso (que a do meio pode se usar em todos os cogs) eu só não faço isso para tentar trabalhar com a corrente mais no centro do cassete.
Depois voce tira foto da bike de lateral, com a marcha onde faz barulho e tira outra focando a corrente encaixando no cassete p gente dar uma olhada.

João, tirei algumas fotos e fiz dois vídeos. Espero que dê pra analisar o que tá acontecendo. Segue o link da pasta com o material

https://drive.google.com/open?id=1LJHYal_DXVhZD1v8M0XW1_gj1osktSMC

obrigado
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2020 as 19:01
Deixa eu dar mais um pitaco aqui rsrsrs, dá uma olhada tambem aí, põe nas marchas que fazem o barulho e olha se a corrente não fica beliscando na coroa grande. Eu estava olhando na foto com visualização por trás e me lembrei disso tambem. Pode virar a bike de cabeça p baixo , poe nas marchas só que gire o pedivela no sentido da pedalada só que bem lentamente e fique de olho no angulo da corrente e se ela esbarra sutilmente na coroa grande. Voce pode até girar o pedivela segurando no freio traseiro p a rola não embalar e como consequencia o barulho do freehub atrapalhar .
Voltar ao Topo
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 18:18
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Deixa eu dar mais um pitaco aqui rsrsrs, dá uma olhada tambem aí, põe nas marchas que fazem o barulho e olha se a corrente não fica beliscando na coroa grande. Eu estava olhando na foto com visualização por trás e me lembrei disso tambem. Pode virar a bike de cabeça p baixo , poe nas marchas só que gire o pedivela no sentido da pedalada só que bem lentamente e fique de olho no angulo da corrente e se ela esbarra sutilmente na coroa grande. Voce pode até girar o pedivela segurando no freio traseiro p a rola não embalar e como consequencia o barulho do freehub atrapalhar .

Não pega na coroa grande.
Voltar ao Topo
Mata Pedra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2017
Salvador - BA.
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mata Pedra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2020 as 10:57
Amigo, depois de ler as respostas e ver e ouvir as midias que vc anexou me veio uma dúvida: vc já mediu o desgaste da corrente? creio que se ela estiver muito esticada, poderá ocorrer um "mal casamento" com os dentes da engrenagem.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2020 as 18:18
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

[QUOTE=Fabio]


 


Fiz o teste. Pedalando na coroa maior e usando os cogs 7 a 9, o barulho fica quase imperceptível.

Era para ter sumido se fosse o barulho que a galera estava pensando. Se voce tiver experiencia em remover componentes da bike uma dica era voce retirar o cambio traseiro e tirar as roldanas e olhar minuciosamente na parte interna do mesmo procurando por algum lugar que a corrente por ventura possa estar pegando. Mas isso só se voce tiver experiencia em fazer esse tipo de prática. Essa corrente é para o número certo de velocidades que vem na bike ? Eu te pergunto isso pq uns anos atrás na época que lançaram o 2X10 eu fui em uma bikeshop e estava vendo as relações quando algo me chamou a atenção, eles haviam montado um grupo sram não me recordo detalhes sobre qual série estava na bike, mas o fato é que a corrente que eles montaram no grupo era uma corrente de 9v da sram tambem.
Mas voltando ao tópico, a dica do colega aí em cima sobre qual quilometragem essa corrente rodou tambem é válida. Desculpa pela minha demora, esses dias ando meio ausente do forum.
Voltar ao Topo
luizsalles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2006
Offline
Mensagens:840
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizsalles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 16:37
Passei por isso duas vezes com diferentes bikes.....

uma das vezes foi desgaste da relação. corrente nova em relação velha...... olhando não se percebia que estava gasta (a relação coroa e catraca)...... demorei para perceber isso.... dai que aprendi que deve-se fazer rodízio antes da corrente original chegar em um determinado desgate (se não não casa mesmo)

outra vez foi nipples que estavam trincados..... essa foi um parto para descobrir, como sou pesado (90kg) ao pedalar forte a bike fazia barulho........ e olha que era uma roda dt swiss montada de fábrica.

enfim...... boa sorte ai


Luiz Salles
Voltar ao Topo
FireO Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Out 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FireO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2020 as 17:49
Não é a corrente pegando no cage do câmbio?
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2020 as 17:51
Não acho que seja corrente não, pelo vídeo parece mais um estalo periódico, como se fosse um tek a cada volta no pedal

Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2020 as 22:41
Já verificou os cubos? Cubos abertos geralmente fazem barulhos que parecem estar em todo lugar, menos nós cubos.
Se já testou tudo, tenta dar uma geral nos cubos
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X