Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta de Carbono - dura 10 anos?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta de Carbono - dura 10 anos?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta de Carbono - dura 10 anos?
    Postado: 30 Jan 2020 as 21:54
prezados,

gostaria de perguntar se tem alguem que tenha uma bicicleta de carbono com mais de 10 anos.
como esta o carbono?
alguma trinca?
confia na bike?
delaminacao?
descoloracao?
desceria a serra do corvo branco ou de sp a santos nela? Ou de cunha a parati?

alguem tem alguma com 20 anos de uso?

Editado por christianmdt - 30 Jan 2020 as 21:58
Voltar ao Topo
13Dente Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 13Dente Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 07:56
Bom dia Chris,

Tenho uma Trek Madone 4.5 2010. Eu a adquiri usada em 2011. Tenho algumas dúvidas como você em relação à durabilidade, mas te adianto que ela está em ótimo estado.

Ela tem alguns ralados na pintura, detalhes de encostar a bike em certos locais, mas nenhuma "queda severa". Me indicaram colocar uma pequena fita nos pontos ralados.

Confio nela e está na ativa. Participo de Brevets 200 e 300 km com ela.

Em relação a descidas eu me preocuparia mais com o sistema de frenagem, situação das folhas dos aros e com a situação dos rolamentos. Recentemente notei um barulho provindo da roda traseira quando passava de 44 km/h e tive que trocar os rolamentos...

Abraço.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 08:50
Dura mais que muitas outras bikes devido a resistência à fadiga.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 08:55
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Dura mais que muitas outras bikes devido a resistência à fadiga.


a ideia do topico nao e fazer essa comparacao relativa nao.
minha duvida e saber se quem tem, tem a mais de 10 ou 20 anos, e se confia no carbono.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 08:56
Originalmente postado por 13Dente 13Dente escreveu:

Bom dia Chris,

Tenho uma Trek Madone 4.5 2010. Eu a adquiri usada em 2011. Tenho algumas dúvidas como você em relação à durabilidade, mas te adianto que ela está em ótimo estado.

Ela tem alguns ralados na pintura, detalhes de encostar a bike em certos locais, mas nenhuma "queda severa". Me indicaram colocar uma pequena fita nos pontos ralados.

Confio nela e está na ativa. Participo de Brevets 200 e 300 km com ela.

Em relação a descidas eu me preocuparia mais com o sistema de frenagem, situação das folhas dos aros e com a situação dos rolamentos. Recentemente notei um barulho provindo da roda traseira quando passava de 44 km/h e tive que trocar os rolamentos...

Abraço.


uau, brevet de 200 e 300 precisa confiar muito.
eu ja fiz o 200 quase morrendo...o 300 deve ser quase impossivel..
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 08:59
Dura se as recomendacoes do fabricante forem respeitadas. 

Exemplos: guidao de carbono Easton EC90 de 2002 e garfo Mizuno Fiandre dos anos 90 que uso frequentemente.

Se voce tem dúvidas sobre o material "carbono", a Lufthansa ainda opera os velhos MD11 cujos flaps externos eram fabricados pela Embraer no início dos anos 90 tendo eu mesmo trabalhado neste programa.

Carbono é muito superior a metais em relacao a fadiga e o recomendado em guidoes de aluminio é troca apos dois anos de uso (troca, nao estou falando de garantia). Esta limitacao nao ocorre em guidoes de carbono.


Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 09:35
20 anos é bem complicado, a 20 anos atrás existia muito pouco acesso a bikes com quadro de carbono... Não vai ter alguém pra dizer que tem uma bike ano 2000 de carbono, pq nesse período era muito restrito. Hoje os quadros de carbono estão mais "popularizados"

A resistência a fadiga é um parâmetro do material, mas o TEMPO DE VIDA a fadiga é um parâmetro do projeto, pois este depende das tensões que são aplicadas na peça.

O único material que pode ser considerado com "vida infinita" a fadiga são os aços comuns ao carbono e de baixa ligas. Estes quadros, se as tensões não ultrapassarem o limite de resistência a fadiga, terão vida infinita.

Já o alumínio e compósitos, não apresentam vida infinita a fadiga. Sempre irão romper num determinado número de ciclos. 

Outro fator a considerar, é que o aço sofre mais com processos de degradação do que alumínio e compósitos, logo, mesmo um quadro de cromoly podendo ser projetado para vida infinita a fadiga, com o passar dos anos a redução de espessura das paredes dos tubos causada pela corrosão interna irão levar as tensões para valores onde iniciará o processo de falha por fadiga. 

Terceiro fator, soldas são concentradores de tensão e particularmente com baixa resistência a fadiga. O quadro de carbono ganha disparado nessa vantagem, por não haver processos de solda.

Com tudo isso exposto, eu diria que em resistência a fadiga temos FIBRA DE CARBONO > AÇO > ALUMÍNIO

Quer provas cabais com quadros rodando com 20 anos de uso? Vai ter que esperar amigo, fibra de carbono é um material muito recente em bicicletas de uso comum.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 10:15
O Samuca do power link bike comprou uma Specilized Epic Pro Carbon 1993 (Speed) em uma loja de penhores, e ja gravou alguns videos com ela...


O carbono é mais suscetível a quebra em acidentes, quedas, batidas, etc, porem muito mais durável em termos de fadiga, corrosão, etc... 

Se não tiver nenhum dos problemas acima ao longo dos anos, ira durar mais que uma bike de alumínio....



Editado por rafael_rtg - 31 Jan 2020 as 10:17
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 11:08
tem um tópico de quase 10 anos sobre o mesmo assunto, os quadros discutidos lá já tem 10 anos ou mais rs


tem inúmeros tópicos sobre o mesmo assunto no fórum, talvez pesquisando encontre respostas pra suas dúvidas
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 14:02
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

tem um tópico de quase 10 anos sobre o mesmo assunto, os quadros discutidos lá já tem 10 anos ou mais rs


tem inúmeros tópicos sobre o mesmo assunto no fórum, talvez pesquisando encontre respostas pra suas dúvidas


nesse topico que lincou tem umas informacoes legais sim.
a melhor la e a percepcao de que apos 2 anos o quadro de carbono ja esta "velho".
parece que os usuarios com quadros de 10 anos sao raridade.

procurei bikes de carbono de 2000 a 2010 e sao poucas.

achei uma mtb canondale de 2009 por 13.000
achei uma pinarelo de estrada por 9.999.

o que acontece com essas bikes? sao esquecidas? se desfazem? sao recicladas?


Editado por christianmdt - 31 Jan 2020 as 14:07
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 14:35
Mais Uma duca: não precisa citar Uma mensagem para responder diretamente na sequencia.

E um contraponto: as bikes de carbono de 20 anos atrás são melhores que as de metal, então é por isso que voce não achou tantas ofertas como as de aluminio desta epoca (estas sim são o abacaxi dos quais o dono tenta se desfazer)
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 14:43
Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:

Mais Uma duca: não precisa citar Uma mensagem para responder diretamente na sequencia.

E um contraponto: as bikes de carbono de 20 anos atrás são melhores que as de metal, então é por isso que voce não achou tantas ofertas como as de aluminio desta epoca (estas sim são o abacaxi dos quais o dono tenta se desfazer)


porque o carbono dessa epoca e melhor?
eu nao sou engenheiro mas tenderia a pensar que o carbono mais novo e melhor.

pensei na resposta de outro colega forista acima que falou dos avioes feitos de carbono.
é um bom ponto, porem o diferencial do aviao e a manutencao rigida e as inspecoes regulares.
acho que nao se compara.
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 14:44
Tenho uma TREK Y22 Full ano 1995 (minha primeira full) guardada em casa . Na epoca a bichinha sofreu pacas comigo. e o carbono continua firme e forte. Não uso mais a bike por motivos óbvios - ultrapassada -  mas não teria receio em fazê-lo de forma alguma.
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 14:44
Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Tenho uma TREK Y22 Full ano 1995 (minha primeira full) guardada em casa . Na epoca a bichinha sofreu pacas comigo. e o carbono continua firme e forte. Não uso mais a bike por motivos óbvios - ultrapassada -  mas não teria receio em fazê-lo de forma alguma.

show!

posta umas fotos ae!
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 14:48
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

 

porque o carbono dessa epoca e melhor?
eu nao sou engenheiro mas tenderia a pensar que o carbono mais novo e melhor.

pensei na resposta de outro colega forista acima que falou dos avioes feitos de carbono.
é um bom ponto, porem o diferencial do aviao e a manutencao rigida e as inspecoes regulares.
acho que nao se compara.

"as bikes de carbono de 20 anos atrás são melhores que as de metal"

o comentário é entre bikes da mesma época
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 16:03
Vale lembrar que algumas marcas oferecem garantia vitalícia para quadros de carbono.
A venda:
https://bit.ly/2Gcg914

https://bit.ly/2YaCfM0
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 16:44
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Vale lembrar que algumas marcas oferecem garantia vitalícia para quadros de carbono.

Mesmas marcas que tb oferecem garantia vitalicia aos quadros de alumínio, sabendo que estes não terão vida infinita por fadiga.

Mas como então elas fazem essa bondade miraculosa? É fácil de perceber, só ler as letras miúdas do termo de garantia...

- "somente ao primeiro dono"...
- "somente para bicicletas sem alteração em nenhum componente"...
- "somente com as revisões em autorizada"... e bla bla bla qualquer motivo pra negar a garantia vitalicia
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 17:02
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Vale lembrar que algumas marcas oferecem garantia vitalícia para quadros de carbono.


Mesmas marcas que tb oferecem garantia vitalicia aos quadros de alumínio, sabendo que estes não terão vida infinita por fadiga.

Mas como então elas fazem essa bondade miraculosa? É fácil de perceber, só ler as letras miúdas do termo de garantia...

- "somente ao primeiro dono"...
- "somente para bicicletas sem alteração em nenhum componente"...
- "somente com as revisões em autorizada"... e bla bla bla qualquer motivo pra negar a garantia vitalicia




Primeiro dono sim. Embora Specialized dê 2 anos para segundo dono.

Agora essa de revisões e sem alterações é coisa da Scott. E isso que só são 3 ou 5 anos.

No mais, concordo que são cheio de regras, mas já que a garantia é tão difícil de conseguir, pior ainda é quem não oferece a tal garantia vitalícia.

Editado por Fabio - 31 Jan 2020 as 17:23
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 17:16
Lembrando que nada é eterno.

Mas e se durar 110 anos. Não seria eterno perante o ser humano.

Outra.

Alumínio seria o pior, mas descontam na espessura e diâmetro e nos testes dura mais que você.

Carbono a ligação entre e resina e fibras decompõe.

Aço não é usado dentro da resistência a fadiga em nenhum quadro, senão ia precisar ser mais rígido e com isso, aumentar o peso mais ainda. Ademais, novos estudos dizem que não existe limite abaixo do qual o aço seria eterno.
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 18:09
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Vale lembrar que algumas marcas oferecem garantia vitalícia para quadros de carbono.


Mesmas marcas que tb oferecem garantia vitalicia aos quadros de alumínio, sabendo que estes não terão vida infinita por fadiga.

Mas como então elas fazem essa bondade miraculosa? É fácil de perceber, só ler as letras miúdas do termo de garantia...

- "somente ao primeiro dono"...
- "somente para bicicletas sem alteração em nenhum componente"...
- "somente com as revisões em autorizada"... e bla bla bla qualquer motivo pra negar a garantia vitalicia



Quantos ciclos, tipicamente, dura um quadro de alumínio?

A venda:
https://bit.ly/2Gcg914

https://bit.ly/2YaCfM0
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 20:08
Não dá para mensurar pelo material e sim pela marca.

Nos testes que fazem com 200 mil ciclos com uma força absurda em cada ciclo, que deve ser o torque de um ciclista de pista num sprint, os de carbono e alumínio de marcas top chegam ao fim do teste. Da mesma forma tem quadros de titânio, aço, alumínio, carbono que quebram bem antes.
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 21:40
Detalhe importante. Um quadro de fibra de carbono, não é 100% fibra de carbono.
Ele contém resina para juntar dar resistência à compressão.
A resina pode se degradar com UV do Sol. Acredito que os fabricantes colocam algum tipo de proteção, mas é bom ficar de olho nos sinais de degradação da resina.
Antonio Carlos
Voltar ao Topo
Rafael.jc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
Curitiba
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael.jc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2020 as 12:24
Tenho uma road carbono china a 6 anos... sou gordo e tá firme e forte, sou pouco cuidadoso, então tem algumas batidas, mas nenhuma queda ou batida forte.

Acho que carbono, aluminio ou aço, dura a vida toda desde que não tenha trincas, ferrugem(no caso do aço), etc
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X