Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta parruda
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta parruda

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta parruda
    Postado: 27 Jan 2020 as 17:11
Faço entregas por aplicativo, utilizo bike como meio de transporte, utilizava bike alugada mesmo, aqui no rio usamos a do itaú, em outros estados tem outros sistemas equivalente.

Enfim, a bike do itaú é boa, mas estava vindo com muitos problema, ás vezes até inseguras, freio desregulado, corrente pulando, sinalização faltando e etc.

Resolvi comprar uma, comprei uma HT81 que ainda não chegou, então posso desfazer a compra a qualquer momento, 7 dias depois de chegar.

Escolhi ela porque está na lista das recomendadas e eu pesquisei muito antes de optar por ela. Não posso comprar uma bike de 2000,00 e só por esse preço eu encontrava bikes com peças não descartáveis. (trocadores, pedivelas, movimento central, etc)

Mas agora pesquisando sobre cubos me assustei um pouco, pois aparentemente uma bicicleta com 20.000km rodados é tipo uma vida e eu faço isso em menos de 10 meses. É uma média de 80 km por dia rodados, 7 dias por semana. O que o cara fazia em um ano eu faço em 15 dias.

Vou ter que trocar de bike todo ano? ou é impressão minha?

Aparentemente os cubos da houston, linha HT, são genéricos, se eu quiser manter esse rítmo, vale a pena comprar shimano? estou pensando em comprar da china mesmo
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 17:16
A bicicleta não vai precisar trocar, mas a relação completa, pneus, freios, vai. Alguns com bem menos kms, bem menos...
Mantenha a manutenção em dia que os componentes durarão mais
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 17:51
Obrigado pela resposta!

Essa bike custa 800,00 e ela é toda shimano tourney ty, corrente da kmc pelo que parece, cubos genéricos, freio shimano a disco.

Só o conjunto de transmissão, um pouco melhor com freios a disco, alívio 4000, pagaria mais que isso comprando da china, mas valeria a pena? uma transmissão alívio 4000 duraria uma km considerável?
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 18:29
Cara, esqueca Alivio ou sistema 3x9!
E mais caro, desgaste ate mais rapido.

Se voce roda 80km por dia durante a semana toda, meu... pega 3x7 
Freios a disco bem regulados e um bom trocador embutido com manete Shimano tourney.

A bike fica macia, as pecas duram pouco mas sao hiper barata.
Se for roubado nao ficara no preju.

Bons pneus slick e pronto.

KIT fechado Tourney (mas sem sistema K7)
Cabos com graxa dentro (marchas e freios macios)
Pneu 1,5 ou 1,75 de arame e barato (Kenda)
Cockpit em aluminio, banco macio
pedal plataforma wellgo basico
e ja era!

Bike lisa.


Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 19:45
Á exceção da corrente grossa 1/2 x 1/8, não há corrente mais durável que aquela pra sistema 3x6, 3x7 ou 3x8 (1x2 x 3/32). Ao menos é que muitos ciclistas afirmam, inclusive cicloturistas. Gosto e uso a Z51 e a Z72 da KMC. Nunca fui alem dos sistemas 8V que considero os melhores custo benefício, não preciso mais que isso.Grosso modo é FIlosofia AK47: simples, funcional e robusto em condições adversas. Hardwell coberto de razão.


Editado por Ligeirinho - 27 Jan 2020 as 19:47
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 20:47
cara, para esse nivel de pedal....tudo vai gaastar rapido.
pneus devem acabar em 5 meses
correntes em 4
e mrlhor usar bike do itau mesmo...
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 22:03
Mas a confiabilidade das bikes Itau quanto a manutenção tem sido sofríveis. Aqui em BSB uma garota estava descendo a Esplanada e o garfo rompeu na junção coroa-espiga.
Yemeria por essa escolha. Nada melhor que a confiança de sua bike própria mesmo q com maior custo, no caso maior
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 22:10
É exatamente essa a questão, já me acidentei com a bike do Itaú, estava descendo uma ladeira e o freio estava muito forte, dei só um toque na maneta e roda praticamente travou, voei por cima da bicicleta.

E tem outros poréms também, não posso usar bagageiro, a bicicleta é muito pesada, tem que ficar trocando toda hora.

Mas também preciso fazer um levantamento desse custo, para me programar financeiramente...

Se tiverem dicas quanto a isso agradeço
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 22:37
O custo maior deve recair sobre a transmissão que discutimos acima. Quem ja usou catraca, cassete da Sunrace poderia opinar pois sao uns 20 a 30% mais baratos que Shimano. Tbm, numa política reducionista extrema de custos trocaria o sistema cassete por catraca e cubo generico mas considerado bom, se tiver rolamentos melhor ainda. Ja discutira algo nesse sentido mesmo:
https://www.pedal.com.br/forum/qual-cubo-generico-te-surpreendeu_topic90867.html
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 09:05
Avicsi, não sei como é o seu poder econômico ou por onde passa por suas entregas mas, para isso que vc está usando a bike, acho que deveria considerar uma sem muita frescura. Eu iria de bike sem suspensão (e olha que eu adoro suspa...), sem marcha e com freios "normais" (sem ser a disco) para baratear o máximo possível a manutenção da bike. Minhas rodas seriam do tipo aero folha dupla e teriam 36 raios, o quadro continuaria sendo de alumínio mas com o garfo no sistema aheadset over. Hoje em dia é muito difícil achar algo assim, normalmente se monta uma bagaça dessas ou então tira-se tudo isso de uma bike já existente. As peças que mais vão sofrer desgaste são movimento central, a relação (se tiver marcha), pneus e cubos, ainda mais vc sendo heavy user. Não vai nessa de comprar peças da China, se der defeito, kd a garantia? Até tem, mas são 3 meses pra enviar e 3 meses pra retornar, é melhor comprar por aqui mesmo. Se vc for na sua bicicletaria de bairro, de repente lá vc acha algo mais ao seu uso cotidiano. 
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 09:34
Eu costumo rodar 8 mil kms por ano, é meio desafiador mesmo por que tudo na bike desgasta rápido, mas vamos por partes.

Pra rodar longas distancias os cubos da shimano são bem confiáveis, duram bastante, a manutenção não é cara se vc tiver que trocar as esferas e os cones. Mas primeiro eu usaria os cubos que vem na própria bike até eles abrirem o bico.

A relação é um problema a parte. Grupos mais modernos usam materiais nobre que duram mais tempo, porem a mágica só acontece a partir dos grupos de 10v tipo Deore pra cima, o custo costuma ser alto e no final a relação R$ por km rodado é ruim, a melhor relação custo x beneficio é usar sistema 3x8, são peças baratas com boa durabilidade. Dá pra usar 3x7 também, mas o preço do pedivela, cassete e corrente é muito próximos dos de 8v, então acaba sendo quase igual.

Geralmente as correntes da KMC e sunrace são as melhores, as correntes básicas da shimano e sram costumam deixar a desejar. Se vc pegar uma corrente e um cassete bom, dá pra usar o conjunto por 5 ou 6 mil kms até começar a pular marcha, mas se vc fizer rotação de corrente a cada 1 mil kms, com umas 4 correntes dá pra usar o conjunto durante um ano inteiro no seu caso. O pedivela é menos problemático, o meu costuma durar quase 20 mil kms, mas eu faço rotação de corrente, não sei se uma corrente mais gasta pode acelerar o desgaste do pedivela.

No pneu, tem modelos baratos com borracha dura que aguentam muitos kms, eu uso o kenda kwest 26x1.5 e o danado dura uma barbaridade, vc cansa de tanto olhar pra cara dele todo dia. O maior problema são os rasgos, algumas vezes vc dá a falta de sorte de pegar alguma coisa grande e muito pontuda, que pode ser fatal pro pneu, ai depende da sua sorte. O meu já rodou mais de 2 anos comigo, acumulou mais de 15 mil kms, mas o traseiro eu tive que colocar um manchão que aguentou bem, muito por conta do rasgo ser pequeno. Uma fita anti furo também é essencial se vc não quer perder tempo com pneu furado.

Porem se vc olhar bem, muito do que a gente sabe é estimativa, eu faço 50 kms por dia, porem eu ando bem forte, faço uma média de 25 km em uma hora, se vc rodar 80 kms mais tranquilo, sem forçar tanto a bike, é provável que suas peças durem bem mais e sua bike não de tanta manutenção. Vale a pena comprar um ciclocomputador, pode ser do mais barato que vc encontrar ou até usado, fazer uma planilha no excel e começar a anotar quanto dura cada componente que vc troca na bike, assim vc consegue ter uma ideia se determinada marca e modelo atende sua necessidade ou não, é uma boa forma de economizar uns trocados.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 09:55
Eu uso o Strava para monitora rotas e velocidade. Ele pausa automaticamente se a bicicleta parar, usa o recurso de localização do celular. Considero seguro não pedalar olhando pra celular ou ciclocomputador.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 10:37
Obrigado pelas sugestões/explicações, vocês são muito solícitos

Quanto a transmissão, na bike do itaú eu nunca uso, sempre deixo na marcha mais pesada possível e nas subidas eu subo em pé mesmo ou nas muito ingrimes, que são impossíveis de subir mesmo com relação de 10 marchas, desço e empurro a bike.

Por esse motivo pensei em colocar ela como fixa (bem leve, transmite toda força pra roda), ou como roda livre (para poder descansar a perna), isso diminuiria o peso e deixaria a manutenção bem mais barata, mas como a bike é nova e já vem com relação eu vou testar assim por um tempo.

Quanto a freios, eu pego muita chuva, e eu preciso pegar, quanto mais forte estiver chovendo melhor, pois o frete aumenta de preço, então preciso de freio a disco. A chuva aqui, quando está forte, enche a rua, molha a porra toda da bike, pega lama, pacote completo. Mas jamais irei pra um freio hidráulico por exemplo, muito mais caro e manutenção bem mais complicada.

Quanto a suspensão, ela vai vir com uma, mas estou procurando desde já marcas e preços de garfo fixo, já tinha visto pessoal falando que suspensão é cara, adiciona peso e não tem ganho nenhum real, só a as mais caras valem a pena.

Essa dica do rodízio de corrente faz sentido, também estou gostando das dicas de marcas e etc, muito obrigado a todos.

Quanto ao uso, eu faço trajetos igual as das motos, rua, no meio dos carros, máxima velocidade que eu consigo, geralmente rotas de 3km - 5km, uma pequena pausa de 10 a 30min (quando paro no restaurante ou no endereço de entrega), vejo a km por média de pedidos e média de distância, que eu fico sabendo pelos próprios apps de entrega.

Usei um app para medir velocidade, 25 a 35km/h, ás vezes um pouco mais descendo ladeira, as ruas aqui tem muito desnível, subida e descida pra todos os lados.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 12:50
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Obrigado pelas sugestões/explicações, vocês são muito solícitos

Por esse motivo pensei em colocar ela como fixa (bem leve, transmite toda força pra roda), ou como roda livre (para poder descansar a perna)

No caso de fixa, as suas pernas não param de pedalar, elas vão funcionar como freio da bike, essas bikes vc pedala pra frente e pra trás para a bike andar para frente e para trás (tb) respectivamente. Talvez uma bike single (sem marchas) em relação ao assunto do tópico.

Citar Quanto a suspensão, ela vai vir com uma, mas estou procurando desde já marcas e preços de garfo fixo, já tinha visto pessoal falando que suspensão é cara, adiciona peso e não tem ganho nenhum real, só a as mais caras valem a pena.

Há boas suspensões com preços mais "acessíveis" para um uso dito comum, em ruas esburacadas e coisas do tipo mesmo na cidade. Pro cara se aventurar em trilhas aí a coisa muda de figura, tem que colocar uma suspensão mais top e arcar com os custos.

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 13:26
Amigo, essa bike muita coisa é genérica, então conforme você for trabalhando, terá de ir dando manutenção. 

Cubos, central, pedais, esses vão ser os primeiros a se entregar. Porém são peças baratas de repor, um central selado shimano custa 50-60 e vai durar mais de ano pra você.

Terá muitos problemas com aro de folha simples, empenam fácil... Mas o mesmo se aplica, tem conjuntos de rodas montadas no ML por volta de 250 com folhas VZAN, que irão te durar muito tempo.

Quanto ao câmbio, pensa o seguinte: Quanto mais desempenho tu tiver na bike, mais entregas tu faz no dia, mais dinheiro entrando. Então é melhor tu manter o câmbio e conforme for desgastando, ir trocando as peças por outras de melhor qualidade.

Em resumo, eu usaria essa grana e pegaria uma bike usada, com componentes melhores. Mas já foi numa nova, sem drama. Usa o dinheiro que pagava nas bike do Itau pra fazer a manutenção dessa, que dá e sobra.

Dica: YOUTUBE, muitos vídeos sobre manutenção de bikes. Aprenda a fazer por conta. 
Voltar ao Topo
fernandobento Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mar 2019
Campinas
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandobento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 14:14
Olá Avicsi,

Acho que pelas especificações, e especialmente pelo preço, vc escolheu, uma boa bike e não é necessário suspender a compra por que acho que vc não encontrará alguma que atenda a 100% de suas necessidades.

Talvez será um pouco chato achar pneus aro 27,5"

 Aliás, acho que industria ainda não pensou em uma bike totalmente adequada para um uso profissional como os dos entregadores: elas precisam ter melhor qualidade do que as bicicletas para passear no parque, mas não podem ter custo de aquisição e de manutenção tão alto como as bicicletas voltadas para o uso esportivo.

Talvez a bike adequada para pro trampo de entregas deve seguir o mesmo princípio de simplicidade e robustez das bikes de cicloturismo:quadro resistente (não necessariamente em alumínio) garfo rígido, aros de folha dupla e 36 raios:

https://www.pedarilhos.com.br/blog/recomendacao-bicicleta-cicloturismo/ - https://www.pedarilhos.com.br/blog/recomendacao-bicicleta-cicloturismo/

Porém bons freios a disco mecânicos e os ágeis passadores do tipo rapid-fire são ferramentas importantes para o trânsito urbano e as rodas 29 ou 700 também rolam muito melhor na cidade

Essa linha HT da Houston tem boa reputação e por vezes aproveita quadro e componentes da marca mais sofisticada do grupo a Audax. Assim, com esta bike vc terá um boa base para, como disseram, vc instalar componentes de boa qualidade a medida que as peças originais da bike se desgastem. 

As alternativas que vejo em relação a Houston HT81 são a Sense Move e a nova Riverside 520 da Decatlhon, mas são bicicletas significativamente mais caras. 

Se a suspensão que vier não for do seu agrado vc pode substituí-la por um garfo rígido em algum momento.

Pessoalmente acho que o cassete de 8v 11-32 é um componente que faz muita diferença no rendimento da bike. Assim um eventual upgrade para 24v seria muito bem vindo.

Só vai valer a pena suspender a compra se o modelo não for adequado para sua altura - e a propósito tente fazer um bike fit ou ser muito preciso para ajustá-la bem ao seu corpo, senão vc terá problemas de saúde.

Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 14:38
eu diria para ele usar barraforte ou barracircular.
se for tudo plano vai funcionar.
a manutencao sera minima
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 14:44
Eu paguei 800 na bike, estão cobrando esse preço em Caloi de aço, um pouco mais em bicicletas usadas que precisavam de transmissão nova, não tinha nada que prestasse usado, procurei por uns 3 meses direto. Tem muito pouco mercado de usada no Rio, aqui todo mundo usa elétrica.

Ela já tem central Shimano selado, e os aros são aero, pelo que pesquisei aero é folha dupla, mas ainda não tenho certeza...

Pensei em pegar uma Schwinn por 1100,00, mas também era tudo genérico, suspensão, aro, pneu, trocadores, pedivela...

Não vale a pena pagar 300 a mais sendo que nem a transmissão era 100% Shimano, que é o caso da HT81.. E o quadro era o mesmo tamanho, 17, que é pequeno pra mim, mas paciência, é o que o dinheiro deu pra comprar.

Também tráfego muito pelos carros, precisava de uma bike compacta, a do Itaú é quadro 26 de aro 26 com aro 24, essa é 27.5. Só achava bike 29 ou no máximo 26 muito muito antiga.

A bike do Itaú custa 20,00 por mês, se eu gastar até 400 por ano em manutenção ainda vale a pena.



Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 14:45
Acho que um bom ponto pra começar a discussão seria vc dizer quanto gasta por dia com as bikes do itaú.

Se vc gasta por exemplo 5 reais isso dá 150 por mês , essa quantia é mais do que suficiente pra vc manter uma bike de 24v com disco , então seria um bom ponto pra começar essa discussão.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 14:51
Bom , vc já respondeu a pergunta no momento que eu fiz hehe.

400 reais por ano vou te dizer a primeira coisa a se fazer.

Aprender a fazer tudo na bike por conta própria.

Freio a disco , dependendo do uso do freio uma pastilha dessa vai durar 2 a 3 mil km na média , uma genérica custa 15 pila então só de pastilha vc vai gastar pelo menos 150 200 por ano.

Corrente vai gastar mais uns 200 usando 21 ou 24v.

Vai ter que trocar tbm a catraca/cassete provavelmente 2 vezes por ano.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 15:57
Rapaz eu vou fazer um canal no youtube só pra mostrar como é pedalar 100km por dia e fazer teste de equipamentos.

O pouco conhecimento que tenho de mecânica e fluidos, eu acho que dá pra diminuir bem o desgaste da relação usando uma boa lubrificação, de preferência uma bem espessa para repelir a água. 

Trocando toda semana, talvez duas (preciso ver na prática) para tirar agentes externos que aumentam a acidez e o poder corrosivo da mistura, poeira, terra, poluição (especialmente CO2). Vou colocar paralamas e isso vai evitar o fluxo de poeira, terra, sujeira em cima da central.

Também não vou ficar trocando de marcha, como disse só uso a mais "pesada", se usar as demais serão poucas trocas durante o mês, isso impede o desgaste das câmbios em si (engrenagens e molas internas). 

Colocando uma roda livre, tem como comprar os COGs (cada engrenagem individual do k7/roda livre) separados? Assim eu só trocava a que desgastar.

A pedivela seria outra história, pedivela é bem cara e ela é toda soldada, acredito que esse custo não tem como diminuir.

O maior desgaste vão ser os freios mesmo, calculei aqui se eu usar uma pastilha por mês e comprando várias no inicio do ano, dá pra gastar 150 por ano, é um custo ok, mas ainda tem os discos, não sei quanto durariam nesse ritmo, um ano? Vou usar pastilha orgânica para desgastar menos o disco.

Convertendo pra fixa eu reduziria esses custos pela metade, talvez seja uma boa hein

Corrente eu achei o esquema de rodízio uma ótima ideia, somando isso a um bom lubrificante o desgaste pode ser bem reduzido.

Talvez uns 500 reais por ano com manutenção, e enquanto a mão de obra já estou assistindo diversos vídeos e separando o dinheiro pra comprar as ferramentas certas pra cada trabalho, pra evitar destruir um parafuso aqui, empenar outra peça ali






Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 16:17
O disco não se desgasta tanto usando pastilha orgânica. As metálicas duram mais tempo porém gastam mais disco.

Se vc vai trocar pouco de marcha e quer manter o custo baixo deveria considerar a single (não fixa) , ter marchas e usa-las pouco pra economizar câmbio é bobagem , vc vai aumentar o desgaste dos cogs (especialmente 11 ou 14) e pedivela , aí vai ter que trocar a relação mais cedo por causa de 1 cog ou coroa e o resto ainda bom. No fim é um prejuízo maior do que os câmbios que aliás em uso urbano duram bastante.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 17:03
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Por esse motivo pensei em colocar ela como fixa (bem leve, transmite toda força pra roda), ou como roda livre (para poder descansar a perna), isso diminuiria o peso e deixaria a manutenção bem mais barata, mas como a bike é nova e já vem com relação eu vou testar assim por um tempo.

Esse é o ponto X, se vc colocar ela como single, vai resolver varios problemas e baratear muito sua manutenção, numa relação single como não existe marchas pra corrente se movimentar, a durabilidade é muito maior. Se vc não liga de empurrar nas ladeiras mais pesadas, é o melhor caminho pra economizar seu dinheiro.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 17:09


Esse é o ponto X, se vc colocar ela como single, vai resolver varios problemas e baratear muito sua manutenção, numa relação single como não existe marchas pra corrente se movimentar, a durabilidade é muito maior. Se vc não liga de empurrar nas ladeiras mais pesadas, é o melhor caminho pra economizar seu dinheiro.
[/QUOTE]
Concordo em gênero, número e grau, single speed é a escolha mais acertada, se voce não troca de marchas e não liga para empurrar morro acima não faz sentido usar .
Voltar ao Topo
fernandobento Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mar 2019
Campinas
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernandobento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 18:18
Realmente a single speed pode ser a melhor opção. Mas o colega avicsi precisa avaliar se seu trajeto, e sua própria condição física, permitem optar por uma single. 

Mas neste caso haveria o sacrilégio de depenar Houston HT81 novinha e ainda sim não ficaria tão bom bom pq uma MTB não seria a melhor opção de quadro para uma single. Porém, do o valor já pago na bike pode compensar financeiramente, visto que depenar a HT, comprar uma boa relação single e um bom garfo rígido e eventualmente vender as peças desnecessárias sairia muito mais em conta do que montar uma single com freios a disco, mesmo recorrendo a componentes usados.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 18:22
Porque não usas pneu tamanho 700/ aro 29 ? A minha é pra uso urbano com asfalto, paralelepípedo e terra batida, o pneu é Chaoang 700C/38mm de largura. Pneu liso, cor caramelo, resistente e deslancha fácil no asfalto. A bicicleta é uma Tito Urban de 12 kg já com paralamas e bagageiro.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 19:00
Porque aro 29 é ruim para costurar, que é como se chama no Rio, o ato de ficar atravessando de uma faixa para outra por entre os carros, quando o trânsito está ruim.

Precisava de uma bike compacta, a aro 27 eu já estou meio na dúvida, a do Itaú é aro 24 (o quadro é para aro 26), costurava de boa com ela, passava em cada frestinha apertada, mas de um aro 24 para um 29 é muito diferença, sem chance.

Além disso aro 29 fica mais caro, se fosse comprar uma equivalente dessa só que aro 29, de qualquer marca, ia gastar pelo menos 1300.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 19:52
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Porque aro 29 é ruim para costurar, que é como se chama no Rio, o ato de ficar atravessando de uma faixa para outra por entre os carros, quando o trânsito está ruim.

Precisava de uma bike compacta, a aro 27 eu já estou meio na dúvida, a do Itaú é aro 24 (o quadro é para aro 26), costurava de boa com ela, passava em cada frestinha apertada, mas de um aro 24 para um 29 é muito diferença, sem chance.

Além disso aro 29 fica mais caro, se fosse comprar uma equivalente dessa só que aro 29, de qualquer marca, ia gastar pelo menos 1300.


Voce esta confundindo as estações:

O guidao menor voce consegue passar em locais apertados independente do aro da bike, 20/24/26/27.5 e 29.

Para passar por saliencias/buracos e ter menos impacto e resistência de transposição do obstaculo quanto maior o Aro melhor, por isso aquelas bikes de circo (mobilidade aro 20) são otimas para europa e paises asiaticos, no Br com nossas vias e ciclovias padrão queijo suiço, cheias de buraco, sao um lixo.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
silasdb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2011
Santo André-SP
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasdb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 21:07
Fala galera. Minha contribuição:

Single speed é a melhor escolha pra você. Aqui em SP já vi alguns entregadores que, mesmo com um K7 de 7 velocidades, tiraram o câmbio e deixaram a corrente numa velocidade só. Além da manutenção menor, o desempenho da single é bem melhor que uma bicicleta com câmbio.

A fixa eu não recomendo. Eu tenho uma fixa e pedalo com ela regularmente. Amo muito ela, mas nas descidas você vai ter que gastar sua energia pedalando e se você percorre 80 km vai cansar muito. Pra sua necessidade a single é melhor. Uma single (ou fixa), mesmo com quadro de aço (como é a minha), vai ser bem leve porque tem poucos componentes.

Se você decidir ficar com sua bike, acho que pode usar ela normalmente, tomando os cuidados que você já disse (paralamas, lubrificação, etc.) e quando chegar a hora de fazer a manutenção no K7 e no câmbio, você converte ela pra uma single.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 09:16
Eu não tinha pensado na agilidade em costurar e realmente o aro menor dá mais sustento porque as curvas são em baixa velocidade. Por outro lado o aro maior é menos sensível aos buracos e batentes, deslancha mais em reta por ter mais contato com o solo.
 
A Tito Urban comprei por 1.000,00, gastei com EPI e leds, lavo em casa com algoo e aplico graxa. Ela é bem macia na cidade, uma delicia de dirigir. A relação é curta, deslancha fácil sem muita velocidade final. O cambio é um básico Shimano Tourney FX de 21 marchas, freios e pedivela Shimano. Pesa 12 kg com bagageiro e paralamas incluídos. Eu fazia o trajeto de 7 km com 140 m de elevação em 42 minutos na Caloi Confort Aluminum aro 26 e na Tito 700C faço em 30 minutos. Na Caloi o grupo também é Tourney FX mas a relação é diferente.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 11:04
Se você pegar duas rodas, uma aro 26 e uma aro 29, e fazer a mesma curva com elas, digamos 360 graus, a de aro 29 vai percorrer uma distância maior que a de aro 26 para chegar no mesmo ponto. O círculo criado pela roda no chão vai ser maior, entende?

Isso significa que a bike aro 29 precisa de uma distância maior, mais espaço para fazer a mesma curva que uma aro 26, ou que a aro 26 consegue fazer curvas mais fechadas no mesmo espaço que uma 29.

A diferença é grande? acredito que não seja algo alarmante, mas no trânsito vai fazer diferença, ainda mais se você estiver costurando com o trânsito em movimento (quanto maior a velocidade, mais distância percorrida para fazer uma curva, mais a curva abre)

E as aros 29 também são mais caras, talvez não enquanto manutenção, pneus, aros e etc, devem ser mais fáceis de achar com aro 29 e consequentemente serem mais baratos.

Também tem que levar em consideração que o aro 27,5 diminui o tamanho do quadro, do aro, etc e diminui o peso. A bike tem só 15kgs com uma suspensão genérica, audax, mas genérica e pesada. 

Colocando um garfo rígido por exemplo, ela deve ir pra uns 13kg, tem bicicleta de carbono que pesa 11 (aro 29, suspensão, transmissão maior e etc contribuem para um peso maior) mas ainda sim significa uma bike bem leve, se eu colocar ela single, deve ir para uns 12 talvez 11kg
Voltar ao Topo
Leekueedy Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Dez 2016
Amazonia
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leekueedy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 11:50
Aro 27,5 se der problema, seu problema será multiplicado, não faça essa besteira.
ARO
raio
câmara
pneu...

todos complicadíssimo de repor rapidamente em caso de problema.
pense bem. pegue 29.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 13:19
Em termos de CUSTO, o aro 26 ainda compensa em relação ao 29". Já o 27,5" é o mais caro de todos, tanto pneu como rodas.

E repito de novo, sai dessa de single speed... Use o câmbio a seu favor, pra ganhar agilidade no trânsito e fazer mais entregas.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 14:08
Aro 27,5 realmente dá mais dor de cabeça, mas tenta achar uma bike aro 26 com as características dessa por 1000,00, não acha

Outro motivo para eu comprar nova é poder parcelar, já ia ser dificil pagar a vista 800, quem dirá 1200 numa usada

Tem umas opções ok de aro 27,5 no mercado livre, aros vzan, raios de aço inox, pneus tenda, o que pesa mais é o frete, mas comprando os itens na mesma loja dá pra economizar

Param mudar para aro 29 eu ia ter que pagar pelo menos mais 300 reais, que é quase o custo de um par de rodas novas, muito melhores das que vem na bike

outro ponto a destacar, as bicicletas aro 29 de entrada, não são projetadas para usar aro 29, as marcas só mudam o quadro mesmo e os aros.

Uma bike 29 precisa de um guidão mais largo, porque o atrito da roda com o chão é bem maior então tem que colocar mais força, precisam de transmissão com quantidade dentes diferente, a inércia da roda é diferente, então você tem que transmitir mais (ou menos) força para o cubo.

O que acaba acontecendo é que o projeto se mantém o mesmo e acaba se fabricando uma bike muito mais pesada, mais difícil de arrancar e mais difícil de virar (mais do que deveria), e isso me atrapalharia muito no trânsito. 

Nos sinais, semáforos, eu fico lá na frente com as motos, quando o sinal abre eu tenho que ser o primeiro a sair, eu até consigo fazer isso com a do Itaú, mas elas são aro 24, pular do 24 pro 29 vai dificultar muito a minha vida nesses pontos.

Quanto a transmissão eu realmente não sei, acho que vou testar um mês com ela, e depois converto em single e testo de novo. O problema também é que é um shimano entrada da entrada, para usar transmissão no trânsito, fazendo as loucuras que eu faço, ia ter que trocar de marcha toda hora, vai desregular todo dia e uma coisa que não pode acontecer é corrente "presa" no meio do caminho, ou ficar pulando etc.

Para vocês terem noção eu coloco tanta força no pedal, na bike do itaú, que volta e meia a bike dá uma leve empinada e geralmente eu deixo os carros e algumas motos pra trás. Fazer isso é uma questão de segurança até, se os carros saírem na sua frente, vão sair por cima também

Mas aí, tô gostando das respostas, muito conhecimento útil, muitas possibilidades, obrigado a todos









Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 19:25
Continuo afirmando que a diferença de tamanho de aros para uma mesma largura de pneu é irrisória, mesmo se pedalar o dia todo costurando, a area efetiva de contato com o solo muda milímetros, o que altera é a largura do guidão e comprimento e angulação da mesa, essa sim fara diferença, podendo deixar mais ou menos agil a sua mudança de direção.

Com a aro 29" o "start" do pedal a cada farol sera mais pesado que se for compara com uma 26", com mesmas configurações.

Tenho Aro 29" e 27.5" e durante seculos aro26", para trilhas tecnicas, onde as mudanças de linha são constantes, ( comparativamente com voce costurando no transito em espacos apertados ecom alguns obstaculos laterais, pessoas, retrovisores e afins) na minha opinião a aro 26" é imbatível, para deslocamentos longe e com poucas paradas aro 29", para tudo isso junto a aro 27.5 me satisfaz completamente....
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
lgrubilar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2017
Osasco - SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgrubilar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 19:36
Bikes 26 com CxB similar ao da Houston, mas com grife:

http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Soul-Miracle-Shimano-21v-24465 - http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Soul-Miracle-Shimano-21v-24465

http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Soul-Ace-Shimano-21-vel-24453 - http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Soul-Ace-Shimano-21-vel-24453

http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Soul-Ace-Shimano-21-vel-24466 - http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Soul-Ace-Shimano-21-vel-24466

Só não sei quanto ao frete...

As Ace são ótimas bikes, muito parecidas com a que uso para deslocamentos na cidade (adoro minha 26) que demandam pouca manutenção. Câmaras,aros e pneus mais baratos que as 29/27,5 e dá pra simplificá-las colocando um garfo rígido depois.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 21:44
Eu só vou dar uma dica: pneu 26 x 1 1/2 x 2 de barra forte ou barra circular é aro se nao me engano 650b que é o mesmo que 27.5 - custa muito pouco, é muito confortavel e dura muito e é dificil de furar. Entao pneu não é problema pra aro 27.5 se usar na cidade. Tem o pneu levorin vereda que aceita 60 psi que na minha opinião é bem melhor que pirelli.

Editado por luyggi - 29 Jan 2020 as 21:46
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 21:54
Vou anotar isso.

Problema das bikes é que são freio v-brake, preciso de freios a disco, porque ando muito na chuva, chuva forte. Aparentemente freio a disco só virou item de entrada com as bikes 29, parece ter uma conexão entre as duas coisas 26 v-brake, 29 disco.
Mas eu preferiria uma 26 com certeza se achasse.

Fora isso as bikes parecem ser muito boas mesmo, e a marca soul é bem vista também, mas eu acho que dá pra garimpar elas mais baratas por aí.

Também não gosto do fato de terem pedivela promax, porque já vi relatos da rosca desgastando fácil e tal.


Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 21:59
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Vou anotar isso.

Problema das bikes é que são freio v-brake, preciso de freios a disco, porque ando muito na chuva, chuva forte. Aparentemente freio a disco só virou item de entrada com as bikes 29, parece ter uma conexão entre as duas coisas 26 v-brake, 29 disco.
Mas eu preferiria uma 26 com certeza se achasse.

Fora isso as bikes parecem ser muito boas mesmo, e a marca soul é bem vista também, mas eu acho que dá pra garimpar elas mais baratas por aí.

Também não gosto do fato de terem pedivela promax, porque já vi relatos da rosca desgastando fácil e tal.



Como indicação caso seja possível dividir em 10x.


Ou até um up no seu orçamento.


a vantagem em rodar de 26" é principalmente que o amigo do alheio, não fica de olho em aro 26, os caras querem 29"
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2020 as 00:23
Mais ou menos , ficam menos de olho mais se tiver mole eles levam tbm.inclusive eu faço umas entregas as vezes , normalmente uso uma aluminum 21 marchas catraca rosca com v-brake justamente pra manter o custo baixo mais eu não rodo na chuva.

Um dia tava fazendo com uma vikingx que eu tenho , aqui no fórum todos sabem que não é uma marca lá grandes coisas , deixei ela parada fora de um estabelecimento passou um kra e cresceu o olho na bike , um dos motivos acho que é disco e os adesivos grandes no quadro e garfo.

Lá de dentro ví que o kra passou torcendo o pescoço na bike e olhando pra um lado e pro outro e voltou nela , já fui na porta , ele olhou mais uma vez pro lado me viu parado na porta e vazou.

Depois de uns 20 segundos o kra volta de novo e para do lado dela , dessa fui fui até ele e falei.

E aí amigo , gostou ? tá querendo comprar ? Se quiser eu vendo.

Aí ele vazou de vez , o que me lembra de avisar cuidado com esses cadeados vagabundos de 20 pila , aquilo ali é só um puxão já arrebenta , 10 segundos nego leva a bike embora.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X