Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Comportamento do ciclista de estrada em avenidas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Comportamento do ciclista de estrada em avenidas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Beautyy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2020
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beautyy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Comportamento do ciclista de estrada em avenidas
    Postado: 25 Jan 2020 as 20:45
Buenas pessoal! Estou entrando no mundo das estradas com uma Triban iniciante equipada com Sora, sempre fui de MTB, porém estou dando uma chance para as speeds.
Estou encontrando um grande problema quando ando sozinho em avenidas movimentadas, mesmo quando ando de forma correta, com luzes de indicação e com uma velocidade considerável, ou quase passam por cima de mim de proposito ou me xingam e gritam para eu subir na calçada. Confesso que não sei como reagir nessas situações, inclusive um cidadão mais estressado já desceu do carro mais adiante e quis sair na briga comigo, mas algumas pessoas na rua viram a situação e me ajudaram. Gostaria de saber se isso é recorrente, e como devo me comportar nestas vias para evitar esse tipo de problema.
Agradeço a todos!!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 21:18
Originalmente postado por Beautyy Beautyy escreveu:

Buenas pessoal! Estou entrando no mundo das estradas com uma Triban iniciante equipada com Sora, sempre fui de MTB, porém estou dando uma chance para as speeds.
Estou encontrando um grande problema quando ando sozinho em avenidas movimentadas, mesmo quando ando de forma correta, com luzes de indicação e com uma velocidade considerável, ou quase passam por cima de mim de proposito ou me xingam e gritam para eu subir na calçada. Confesso que não sei como reagir nessas situações, inclusive um cidadão mais estressado já desceu do carro mais adiante e quis sair na briga comigo, mas algumas pessoas na rua viram a situação e me ajudaram. Gostaria de saber se isso é recorrente, e como devo me comportar nestas vias para evitar esse tipo de problema.
Agradeço a todos!!


isso e recorrente sim.
o ideal e nao puxar briga, porque os motoristas que fecham e dao final educativas sao os mesmos que andam armados prontos para dar um corretivo em alguem
outra ideia e mudar os trajetos. Nas cidades como sp e rj existem mapas de ciclorrotas para caso o seu pedal seja de deslocamento, e que dao tambem boas ideias de caminhos mais amigaveis aos ciclistas.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2020 as 22:11
Em SP tem bem pouco disso. Acredito que aqui acostumaram mais.
Onde vc ta andando costuma ter mais ciclistas?
Percebi que o respeito aumenta bastante se vc tiver andando com capacete, roupa de ciclismo e ocupando a faixa.

O esquema eh tentar ignorar qq atitude hostil. Numa dessas algum estressadinho pode jogar o carro em cima de vc.

Confesso q em varias situacoes eu ja perdi o controle, arrumei confusao, venho tentando melhorar.
Estou no terceiro frasco de spray de pimenta (recomendo). Mas depois me arrependi, numa delas o cara tava com filha pequena no carro e eu so vi qdo a M tava feita... o cara tinha me derrubado de proposito,,,

Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:586
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 01:01
Cara, tem que ver onde você anda e, dependendo de onde for, também o ideal é usar um retrovisor no guidão pra não ter que ficar pedalando com receio de finas ou de ser atropelado. Via de regra quando as faixas da esquerda e central estão vazias eu tento me colocar mais ao canto na faixa da direita (justamente porque quem vier de carro costuma não achar "folgado" o ciclista fazendo isso e leva mais "na boa". As aspas são porque não é algo aplicável a 100%)

Em contrapartida quando as faixas da esquerda e central estão paradas eu ando no famoso "corredor" entre a faixa central e a da direita (não confundir com os que as motos usam entre a faixa esquerda e a central) porém com atenção redobrada e dando passagem sinalizando com a mão se aparece algum carro ou ônibus/perua atrás. Por mais que eu esteja no meu total direito de não dar passagem e seguir minha viagem a frente deles fazendo assim eles não se estressam e vão com os motorzinhos deles pra pqp de onde eles tiverem que ir e eu também não levo xingo e chego em paz (na maioria das vezes) no meu destino.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 07:48
aqui em Curitiba é bem tranquilo, to faz uns 6 meses usando quase diariamente pra ir ao trabalho e pego alguns trechos de rua, onde não tem ciclovia, mas não acontece nada extremo assim de confusão
o que precisa mesmo é ter atenção redobrada, porquê não há respeito nenhum dos carros/ônibus pra quem tá de bike, parece que desconsideram que você também é um "veículo" na via e vão pra cima tentando se impôr, é um saco.. o que eu faço é ir bem de boa, sem pressa, e relevando essas situações.. idiotas não vão custar minha paz de espírito heheh

enfim, tento sempre ficar no canto da pista da direita, mas tb não fico tão espremido por ser perigoso pra mim, pouco espaço de manobra caso tenha algum buraco e tals..
e em casos de acessos e curvas, já antes eu geralmente olho se a pista está livre e ocupo mais ela pra poder ter mais segurança, que já passei casos de carros virarem junto e me forçarem pro canto da pista

quanto a como reagir nesses casos, eu acho que não vale a pena entrar na confusão.. peça desculpas, ou só ignore, mude o caminho pra desviar do cara.. entrar na briga não vai trazer benefício a nenhuma das partes
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 16:59
Mas tchê, você mora em POA... POA é a cidade dos motoristas mais FDP que eu já vi, que trânsito caótico tem a nossa capital. Enfim, se você quer evitar problemas tatua nas costas o simbolo dos Bala na Cara e sai pedalar sem camisa, acho que resolve. kkkk
Brincadeiras à parte, é melhor você mudar tuas rotas de treino, pois POA é uma cidade que não teve um planejamento viário muito inteligente e, além disso, o povo está sempre irritado e pronto pra briga... herança farroupilha que não nos abandona.
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 10:00
Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Mas tchê, você mora em POA... POA é a cidade dos motoristas mais FDP que eu já vi, que trânsito caótico tem a nossa capital. Enfim, se você quer evitar problemas tatua nas costas o simbolo dos Bala na Cara e sai pedalar sem camisa, acho que resolve. kkkk
Brincadeiras à parte, é melhor você mudar tuas rotas de treino, pois POA é uma cidade que não teve um planejamento viário muito inteligente e, além disso, o povo está sempre irritado e pronto pra briga... herança farroupilha que não nos abandona.
 
 
Por aqui em João Pessoa procuro andar na calçada, devagar e em ruas com pouco fluxo. Ando 13 km/dia e me deparo com gente que não respeita a sinalização de parada obrigatória, ultrapassa outro carro mesmo vendo que a bicicleta está na faixa.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 13:47
Originalmente postado por Beautyy Beautyy escreveu:

Buenas pessoal! Estou entrando no mundo das estradas com uma Triban iniciante equipada com Sora, sempre fui de MTB, porém estou dando uma chance para as speeds.
Estou encontrando um grande problema quando ando sozinho em avenidas movimentadas, mesmo quando ando de forma correta, com luzes de indicação e com uma velocidade considerável, ou quase passam por cima de mim de proposito ou me xingam e gritam para eu subir na calçada. Confesso que não sei como reagir nessas situações, inclusive um cidadão mais estressado já desceu do carro mais adiante e quis sair na briga comigo, mas algumas pessoas na rua viram a situação e me ajudaram. Gostaria de saber se isso é recorrente, e como devo me comportar nestas vias para evitar esse tipo de problema.
Agradeço a todos!!

O gaúcho é um dos povos mais mal educados no trânsito, para a nossa tristeza. Você já faz tudo certo, continue pedalando e se possível planeje suas rotas por locais com avenidas menos movimentadas e com ciclovia (meio difícil em POA mas dá pra tentar).

Outro ponto é procurar andar em grupos, os nervosinhos costumam respeitar mais os grupos.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 13:49
Hoje mesmo fazendo meu commute para o trabalho em porto alegre, nada menos que 3 caminhões me deixaram surdos com suas buzinas estridentes e tiraram fino de propósito, com a clara intenção de dizer que estava no lugar errado e deveria ir para a calçada... Isso que se dizem "profissionais"...

E eu tudo certo, sinalização, capacete, encostado no meio fio praticamente...
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2020 as 15:05
Nossa comunidade ciclística tem que cobrar dos órgãos de trânsito a execução de ações de Educação para o Trânsito. Com ações junto as empresa de ônibus, frotistas de qual seja o modal, taxistas e cargas. Tem que ir pras escolas, ser feito jus ao nome escola. Tem que mostrar que a bicicleta é permitida pela Constituição Federal e pela legislação de transito - pode ser por palestras públicas, panfletos, cartazes implantados em ônibus, agentes de trânsito multando quem se encarrega de burlar, numero de whatsapp do órgão de transito para este receber flagrantes por foto da situação, da placa do veiculo e nome do logradouro. Tem que pressionar para a construção de ciclovias. Não tem ciclovia ? Cadê a fiscalização ?. O povo é educável, é só mexer no bolso.

 

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X