Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cuidados com a chuva
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cuidados com a chuva

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cuidados com a chuva
    Postado: 25 Jan 2020 as 17:47
Olá pessoal, sou novo no fórum, e estive procurando por aqui cuidados que devo ter com minha bike, especialmente com chuvas. 

Sou do rio de janeiro e aqui é um dilúvio por mês, mas chove toda semana ou todo dia dependendo do tempo.

Vi pelo fórum que sempre que chover tenho que lubrificar a bike e queria saber se não tem uma forma de lidar com isso. Uso a bike todos os dias por longos períodos e enfrento todas as má condições de tempo que vocês possam imaginar.

Tem algum tipo de proteção que posso colocar na bike? já estou vendo protetor para o câmbio e paralamas, e vou proteger a parte do quadro que bate a corrente, mais alguma dica? Pego bastante sujeira e um pouco de cascalho na rua, meu medo é esse cascalho ir bater na transmissão e etc

Quais mais cuidados vocês sugerem? para uma bike de entrada que vai sofrer bastante, mesmo sendo na estrada (buracos, enchentes, subidas ingrimes, risco de acidente, vento e areia)

Estou pensando em reunir as informações e criar um tópico geral

Muito obrigado




Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 01:34
Usar WD nos cabos de aço, câmbios (só não deixar pegar nas sapatas/pastilhas de freio) se a espiga for de aço vai ter que abrir periodicamente pra limpar e lubrificar, se os cubos forem (principalmente) shimano ou outros de esferas o ideal é abrir e lubrificar também senão enferruja e fode tudo

Dependendo do grau de desgraça/calamidade pública que você passar vira e mexe tem que abrir e limpar/lubrificar o movimento central também.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 09:18
Eu pedalo todos os dias também. A corrente é de lei, se vc usar lubrificante barato, tipo tectire, finishline ou similares, a cada chuva é extremamente recomendável limpar a corrente com um pano e reaplicar, o único que suportou mais de um dia de chuva brava até hoje foi o Smoove. Os cubos, se for de esfera da shimano é tranquilo, passei anos pegando chuva com meu cubo shimano básico, nunca entrou sujeira, a shimano usa uma graxa que repele agua, a menos que o cubo esteja girando mal ou fazendo barulho estranho, não precisa abrir. Se for cubo de rolamento, de tempo em tempos é bom tirar o rolamento e fazer uma boa limpeza no cubo. O central se for selado não entra agua, mas se pegar chuva muito forte pode entrar agua no quadro, então se pegar muita chuva de tempos em tempos é bom tirar o central pra fazer a limpeza.

De resto é manutenção básica, lavar a bike se juntar muita sujeira, acredite sujeira adiciona peso na bike, ficar de olho nas sapatas de freio por que elas costumam ser muito exigidas na chuva, dar sempre uma boa limpada nos cabos e passar um pouco de WD se sentir que eles juntaram sujeira demais, e por ai vai.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 17:47
Obrigado pelas respostas!

Um dúvida que está me batendo também: alguns falam para não lavar a bike com mangueira, pois a água vai entrar no quadro. Tudo bem quando a chuva é fraca, mas quando é forte, o que não é raro, a água vem com mais força do que mangueira.

Se pegar essa chuva forte, preciso abrir o central (mesmo sendo selado?), tirar toda a transmissão (k7 e pedivela) pra secar elas e deixar o quadro secando?

Devo me preocupar com os cubos? Agora são genéricos, existe algum tipo selado?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 05:48
Tb uso a bike todo dia, faço em torno de 500km/mês.

Central selado é de boa, mas cuidado com trechos alagados. Atravessei um uma vez, não desmontei e achei que tava tudo bem, mas na revisão semestral seguinte ainda havia água na caixa do central (no quadro), mesmo tendo aquele furinho pro parafuso da guia do cabo do câmbio. O central mesmo não deu problema, mas ficou meio agarrado pra sair. Ainda rodou mais um ano e meio até eu trocar (Shimano UN-BB26, durou absurdos 11 anos comigo). Hoje eu limpo a caixa e o central direitinho e dou uma lambuzada boa de graxa nos dois antes de instalar, pra não agarrar. Peguei essa dos vídeos do Bikeman4U no YouTube.

Se o canote do selim tiver castanhas, como o meu, ele é um tubo aberto direto pra dentro do quadro. Coloquei uma rolha de borracha (achei em loja de vedações) e não tenho mais problemas. Mas tem porém: o problema é a água que FICA, não a que ENTRA. Pode reparar que existem furos nos stays do garfo traseiro. Não inventa de fechar esses furos e lembra de deixar a bike secar sem a rolha, depois de pegar uma chuva forte.

Uma sprayzada de WD-40 ou similar (eu uso o M1) dentro do quadro, em cada tubo, usando o canudinho, faz milagre. Se for o WD, eu passo um pano limpo embebido nele no quadro depois de lavar ou limpar. Mesmo depois de dias, o que cair de água ou sujeira vai aderir menos. Sempre com o quadro limpo (senão a sujeira arranha a pintura) e nunca esfregando, só passando de leve.

V-brake molhado não freia bem e ainda solta uma pasta cinza, bastante abrasiva. Eu limpo primeiro com água em abundância e dou uma finalizada no aro com spray limpa contato a base de álcool. Checa a composição antes, pq alguns tem óleo e impedem a frenagem. Melhora o desempenho e ainda fica brilhando.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2020 as 10:04
Originalmente postado por avicsi avicsi escreveu:

Obrigado pelas respostas!

Um dúvida que está me batendo também: alguns falam para não lavar a bike com mangueira, pois a água vai entrar no quadro. Tudo bem quando a chuva é fraca, mas quando é forte, o que não é raro, a água vem com mais força do que mangueira.

Se pegar essa chuva forte, preciso abrir o central (mesmo sendo selado?), tirar toda a transmissão (k7 e pedivela) pra secar elas e deixar o quadro secando?

Devo me preocupar com os cubos? Agora são genéricos, existe algum tipo selado?


Lavar a bike com mangueira não é problema, pelo menos na minha não existe pontos pra entrar agua no quadro diretamente. O que não é bom jogar agua com pressão, um jato forte de agua pode fazer líquidos entrarem pelas frestas do quadro. Eu não costumo desmontar tudo depois de chuva forte, só lavar bem a relação com agua e sabão neutro, depois esperar secar. Só abro mesmo quando tem alagamento, ai fica dificil saber se foi agua demais pra vedação do quadro aguentar. O central selado não entra agua, mas quando alguma parte fica submersa pode entrar agua no central do quadro e ficar acumulada ali.

Quanto ao cubo, procure deixar ele bem limpo e sem folgas. Só pense em abrir eles se tiver barulho de areia ou agarrando quando gira, porem uma boa limpeza e graxa nova resolvem esse problema. Eu só pensaria em trocar se ele começasse a ficar ruim com muita frequência.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X