Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transmissão Bike - Uso Urbano - Locomoção
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transmissão Bike - Uso Urbano - Locomoção

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
willcosta90 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar willcosta90 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transmissão Bike - Uso Urbano - Locomoção
    Postado: 22 Jan 2020 as 17:12
Boa tarde!

Sou novo no fórum e gostaria de uma ajuda de vocês.

1 - Vou usar uma bike para locomoção diária ao trabalho (48km ida e volta);
2 - O trajeto será avenida movimentada e parte em ciclovia. Há subidas no trajeto

3 - A bike escolhida, a priori, será a Oggi Big Wheel 7.2 2020 18v (Pedivela 22-36/cassete 11-36).

Pergunta:
- É uma boa relação de marchas para o meu uso? Tive uma bike há um tempo atrás e, na avenida eu tinha perna (e precisava) para pedalar, mas a bicicleta estava no limite da velocidade. A ideia não é correr, mas preciso acompanhar o transito quando necessário, para minha própria segurança.

- Vale a pena eu investir nesta bike para o meu tipo de uso OU é melhor uma outra com custo menor, já que não planejo fazer trilha?

- Caso julgue ser um investimento desnecessário para o uso, qual bike recomenda?

Obrigado e, espero ter sido claro!!! :)
Voltar ao Topo
rsoliveira2018 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2019
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rsoliveira2018 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2020 as 17:22
Achei um canhão para matar uma formiga. Vai funcionar, mas se não tem trilha talvez não precise de tudo isso, mas é uma boa bike e ter a possibilidade de fazer uma trilha se surgir uma vontade, é uma boa.

Se eu tiver certeza que só quero andar na rua, fazer o famigerado commuting, eu iria pegar uma urbana mesmo, talvez até uma single speed dependendo do trajeto.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 06:06
Acho que vai faltar marcha alta. 36 na frente com 11 atrás vai dar menos de 3,3 giros na roda pra cada pedalada, numa aro 29 com pneus de 50mm, são menos de 2,3m de circunferência, então cada pedalada vai render 7,4m. A 90rpm no pedal, que eu acho até otimista pra mobilidade urbana, isso vai dar uns 40km/h. Num cruzeiro a 60rpm, vc vai a uns 27km/h.

Na minha experiência, eu preferiria uma 44 dentes na coroa maior, que vai permitir mais de 50km/h nessa condição “botando os bofes pra fora” ou um cruzeiro confortável a 35km/h.

Na verdade, a opinião do Oliveira de que é um canhão pra matar formiga é válida. A relação dessa bike tem ênfase em aliviar as subidas, o que pode não ser o seu caso. Ela fica boa pra trilha de final de semana, no entanto.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
lvieira1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2018
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lvieira1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 10:14
Concordo com os comentários dos dois amigos acima. Se for só pra fazer esse trajeto urbano, não vale a pena ter uma MTB, fora que a relação esta bem level, pra subida tá otima, talvez falte pra velocidade final. Não que ela não sirva, vai funcionar pra voce, mas não é a melhor indicação.

Enfim, como os amigos falaram acima, melhor seria voce pegar uma bicicleta urbana mesmo, tipo Caloi City Tour ou Sense Active, pra ficar em dois exemplos conhecidos, bom custo e muito testados.

Caso vc realmente queira ficar com essa MTB Oggi, então quando puder faça modificações nela pra "urbanizar-la". Trocar por pneus por mais finos e de asfalto (algo entre as medidas 700x35 e 700x42) e trocar a suspensão dianteira por um garfo rigido.

Abraços e boa sorte.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 10:36
Pela sua intenção de uso eu economizaria dinheiro e em vez de ir de Oggi 7.2 iria numa Caloi City Tour ou Sense Activ.

Pra uso urbano 9v é suficiente. Se usar um pedivela 44/32/22 (opinião pessoal minha: até quando eu tava destreinado e iniciando achava a 22 muito leve e troquei por uma coroa 24) e um k7 11-32 ou 11-36 já vai ter velocidade final e vai conseguir subir qualquer paredão que aparecer.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 11:30
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Pela sua intenção de uso eu economizaria dinheiro e em vez de ir de Oggi 7.2 iria numa Caloi City Tour ou Sense Activ.

Pra uso urbano 9v é suficiente. Se usar um pedivela 44/32/22 (opinião pessoal minha: até quando eu tava destreinado e iniciando achava a 22 muito leve e troquei por uma coroa 24) e um k7 11-32 ou 11-36 já vai ter velocidade final e vai conseguir subir qualquer paredão que aparecer.


9V é suficiente pra qualquer canto do mundo. Sua abrangência bate qualquer bike de 2 ou 1 coroa inclusive.
Voltar ao Topo
willcosta90 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar willcosta90 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 12:19
Obrigado pelo retorno!!!
Lendo os outros posts, estou chegando a conclusão que é um investimento alto para não usar todo o potencial da bike... Enfim, não havia pensado nesta hipótese, mas vc acredita que uma Speed, para o dia-a-dia, pode me atender bem também?
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 12:22
No seu contexto e pro uso que diz não vejo melhor bike que a Sense Move pra isso.
Voltar ao Topo
BBSantos Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2017
Brasília
Offline
Mensagens:313
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BBSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 13:19
O cara disse que vai andar 48 km por dia.
Acho que merece uma urbana um pouco mais parruda que a sense move, tipo a city tour comp ou sense activ, se é que ainda existem no mercado...
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 13:52
Eu faço 50 km dia com uma bike muito parecida com a sense move de 2018, mas se é pra andar junto com o transito e se o bolso permitir, vale a pena pensar na city tour ou na activ.
Voltar ao Topo
Dynamoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:325
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dynamoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 14:46
Uma road mais endurance é uma opção legal, caso não tenha tanto buracos na via, até mesmo uma gravel iria bem! Pneus 700x28c dão um conforto legal, acho minha road mais confortável que a mtb que possuía!  
Fora que é mais fácil acompanhar a velocidade do transito numa road/gravel, e pela distancia (48km), a road te pouparia energia!   

Voltar ao Topo
shefirot Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shefirot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 17:04
Originalmente postado por willcosta90 willcosta90 escreveu:

Obrigado pelo retorno!!!
Lendo os outros posts, estou chegando a conclusão que é um investimento alto para não usar todo o potencial da bike... Enfim, não havia pensado nesta hipótese, mas vc acredita que uma Speed, para o dia-a-dia, pode me atender bem também?

Uma Speed pode atender bem sim, porem se em seu caminho houver buracos, vai sofrer um pouco ate pegar o jeito. 
Vai na oggi mesmo, uma bike melhor, mais parruda, a relação 2x9 vai atender super bem, pode ser q falte um pouco em alta, mas nada que va atrapalhar o caminho.
A unica ideia que daria é, use um pneu 700. 700x32 700x38 no máximo, vai deixar a bike mais esperta no asfalto e rolar bem melhor que um pneu 29 com cravos.
Voltar ao Topo
leandromg Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2014
são Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandromg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 01:59
Boa noite,

Gostaria de pegar carona no tópico!

Estou montando uma 29 e Vou deixá-la 18V. Parti de um pedivela 40-30-22 para deixá-lo em 40-26. A colaboração que peço é na escolha de um dos 2 cassetes:

a) HG200-9 11-36, com maior reduzida 26x36, equivalente a 22-30, e qual a principio jugo suficiente pro asfalto

b) Sunrace 11-40, onde ganharia uma marcha extra mais reduzida equivalente a 22-34, mas perderia no escalonamento.

Como estou saindo de uma 26 e nunca pedalei 29, não tenho muito referencial. Qual vcs me sugeririam para cidade e cicloturismo? A princípio usaria pneus slick 29x1,5 ou 29x1,75!  
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2020 as 13:07
Depende um pouco do seu objetivo. Se for pra uso urbano, 11-36 deve atender bem, é uma relação mais acertada e não deve faltar marchar na subida. Mas se vc pretende fazer viagens longas e levar muita bagagem na bike, um cassete 11-40 pode ser uma boa pedida.
Voltar ao Topo
willcosta90 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar willcosta90 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2020 as 07:44
Galera,

Desculpem a demora. Apenas para concluir o tópico... Agradeço a todos pelas opiniões, me ajudaram muito, de verdade.

No final, no último dia 23/02, comprei a bicicleta e a escolhida foi:

Oggi 7.1 Acera 2019 (pedivela 22/39/40 e cassete 11/36).

A escolha se deu por questão de oportunidade. Achei um "nova", comprada em 12/2019 com NF e tudo. Valor de NF era 3.500 e eu PAGUEI APENAS 2.000,00.

Ou seja, comprei uma bike nova, segurada, com NF por um valor irrisório.

Valeu e, até mais.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X