Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Manitou Markhor/Machete vs Proshock Onix/Onix Dark
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Manitou Markhor/Machete vs Proshock Onix/Onix Dark

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Manitou Markhor/Machete vs Proshock Onix/Onix Dark
    Postado: 18 Jan 2020 as 06:20
Olá,amigos

Bem, estou montando uma bike usando como "corpo" um quadro GT Avalanche Expert 2020.

No quesito suspensão estou em duvida entre manitou e proshock

Alguém já comparou Onix vs Markhor ou Machete?

O que diferencia a markhor da Machete? Vale os 500,00 de diferença?

A Markhor só tenho encontrado espiga reta ao custo de 1300 (mesma coisa da Onix), e.nao.me agrada usar "adaptador"?

A Machete encontro tapered ao custo de (1800-1900), quase o .mesmo preço da Onix Dark

Pretendo comprar aqui no Brasil de distribuidor/lojista em razao de garantia.

Obrigado

Editado por TFHG - 19 Jan 2020 as 16:54
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2020 as 15:46
Acompanhando por curiosidade
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2020 as 11:49
A Machete tem as hastes de 32 mm, o que gera mais rigidez ao garfo.
A markhor eu acho que tem 30 mm


Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:


O que diferencia a markhor da Machete? 

Obrigado
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2020 as 13:18
A diferença entre as manitou são basicamente
- canelas (32mm da machete e 30mm da Markhor)
- cartucho (TS na markhor/machete Comp, TPC IsoAir na Machete Pro)
- Crown forjado na Machete Pro


Machete Pro > Machete Comp/Markhor (A Comp é nada mais que uma Markhor com 32mm de canela e a possibilidade de versão com eixo 15mm - A markhor tb tem com eixo de 15 mas é quase o preço de uma machete)

Já da Proshock não conheço. Tô juntando as moedas pra uma UltraXC pq alguns amigos tem e acham ela excelente pro CxB (inclusive ex-donos de Reba e SID). Não pegaria Onix e outras pq não quero ter a dor de cabeça de regular 2 câmaras de ar (positiva e negativa). Essa maior possibilidade de ajustes podem ser um ponto positivo ou negativo, vai depender do gosto do freguês.

Editado por StFred - 20 Jan 2020 as 13:19
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
Melk Nunes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Paulo Afonso
Offline
Mensagens:910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Melk Nunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2020 as 15:38
Tente pegar Machete Pro, essa realmente tem uma leitura muito bacana. Caso não dê, vá na Proshock. 

Fuja da Markhor, essa é triste!
Já negociei com: caiogri, manilha, FRS, ThePuppet, bbochio, feliperomano, Fábio C, Edilson AF, wilsonmc, tfm82, scofieldpedal,lambda, etc.
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2020 as 17:41
Como o companheiro Melk falou:
Se der pra pegar ($$$), a Machete Pro é a melhor opção.

Markhor e Proshock estão quase na mesma liga. Tem pesos semelhantes, mas acredito que a PS deva ser mais rígida por ter canelas de 32. Talvez a Markhor com boost e eixo de 15mm deva ter a mesma rigidez, mas ela está custando quase 2 mil reais. tenso. Já tive a markhor (numa Oggi) e ela é uma suspa decente pelo preço. Encontrar ela por 1k ou conseguir trazer do Ali por 700 vale. 1.500 ai já acho exagero.

Editado por StFred - 20 Jan 2020 as 17:46
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
Gustavo455 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2018
Indaiatuba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2020 as 21:09
Faltou dar mais detalhes sobre a roda que irá usar para poder definir o melhor custo beneficio.
Proshock está com promoção num preço muito bom, porém usam padrão 9mm e provavelmente é por isso a queima de estoque, para entrar com a nova linha atendendo eixos passante e boost.
Markhor já vi bastante gente dizer que ela é muito macia, mesmo com pressão de ar maior que a indicada pela tabela, a machete pro já é outro nível e preço, porém está com uma top de linha.
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2020 as 22:20
Originalmente postado por Gustavo455 Gustavo455 escreveu:

Faltou dar mais detalhes sobre a roda que irá usar para poder definir o melhor custo beneficio.
Proshock está com promoção num preço muito bom, porém usam padrão 9mm e provavelmente é por isso a queima de estoque, para entrar com a nova linha atendendo eixos passante e boost.
Markhor já vi bastante gente dizer que ela é muito macia, mesmo com pressão de ar maior que a indicada pela tabela, a machete pro já é outro nível e preço, porém está com uma top de linha.


Olá.
Bem, as rodas serão Vzan Overland (aros 26mm compativel cpm tubeless) e muito provavelmente 9×100. Pneus serão schalbe Racing Roy
Grupo a definir ainda. Provavel um 2x11 XT M8000

Editado por TFHG - 21 Jan 2020 as 11:24
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2020 as 17:25
Vamos lá, pessoal.....
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
Gustavo455 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2018
Indaiatuba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2020 as 17:47
Ainda não pegou? se for comprar as rodas ainda investe em 15x110 já e fica com suspensão e rodas atualizadas... melhor coisa que tu faz.
Proshock teve o outlet com valores bem abaixo do mercado, era a hora de ter pego se tivesse interesse em 9x100.
Agora vá de manitou e seja feliz,supera a proshock em leitura de terreno porém é um preço um pouco maior.
Voltar ao Topo
Salerno Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2012
são josé campos
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Salerno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2020 as 21:27
tenho Proshock  Onyx Dual Air a uns 3 anos na bike reserva; se muito bem calibrada oferece uma leitura decente mas confesso que dá trabalho chegar no ajuste. Não gosto do botão que regula o retorno, não tem alavanca (momentum) adequado para que você gire com a mão, a trava de guidom é excelente. aguenta o tranco e é uma boa suspa, honesta, suporte técnico local, mas não é excepcional como as tops. (uso lefty 2.0 na bike principal).

vou trocar a Proshock por uma Machete Pro em breve, colocarei aqui minhas impressões.


Editado por Salerno - 16 Fev 2020 as 22:41
Scalpel
Voltar ao Topo
edvar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edvar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2020 as 14:23
Todo mundo que conheço que tem essas proshock ja precisaram fazer algum reparo nelas.

Fiquei com o pé meio atrás com relação a qualidade delas.


Sense Impact Pro
Voltar ao Topo
Natão Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Natão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2020 as 19:51
Eu tô na mesma dúvida.

Confesso que estou mais tentado pela Markhor que Onix por conta do ajuste rápido pra 120mm.
As canelas de 30mm não querem dizer muita coisa. Tem um canal do youtube Sickbiker que testou a Markhor na merida Big Nine e disse ser mais rígida que a Fox 32 performance e praticamente tão rígida qto a RockShox Reba (sim as Fox em rigidez não são uma maravilha, mesmo a 34 que eu usava não era a melhor coisa do mundo).

A proshock tem a vantagem do preço, do ajuste da câmara negativa (tenho outra bike Com uma DVO que ajusta a câmara negativa (OTT) e isso é muito bom pq consigo deixar ela bem sensitiva pra pequenos obstáculos e irregularidades)
A Proshock é mais bonita, necessita de manutenção num período de tempo maior é compatível com meu quadro pela espiga cônica.

Inclusive hj bati um papo legal com um rapaz lá da Proshock o Jefferson
Ele disse que elas são um pouco mais rígidas no começo pq usam retentores e peças mais justas e que depois de amaciado fica muito bom.

O que me desanimou foi o Fork Length menor que a minha atual xcm 30 que é 520mm e o da Proshock 500mm.
Isso vai fechar o ângulo da minha caixa de direção (o que eu não queria)

Em compensação o Trail é corrigido pelo off set menor deixando ela, apesar de entre eixos mais curto, menos agressiva e arisca.

Tô bem na dúvida

Mas tô quase indo de Markhor mesmo só pela possibilidade de passar pra 120mm e deixar a bike que já tem 69º de HTA com praticamente 68º
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2020 as 13:17
Falando nisso a Proshock tá de outlet... tirou uns 200tão de cada uma. Vale apena dar uma olhada
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
rsiduoski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2020
Ponta Grossa/Pr
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsiduoski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2020 as 20:29
Fala galera, pedalo faz 1 ano com uma bike first atrix aro 29 tamanho 19 e suspensao suntour xcm.

de inicio rodava 60% em asfalto e 40% em estada de chao e trilhas leves, em media 30 a 40km por pedal.

de 1 mes para ca estou utilizando asfalto apenas para acesso as estradas e trilhas, e ja senti um incomodo nos punhos e ombros, acredito que por conta da vibração. 

Os trajetos mudaram de estilo, aumentou bastante a velocidade nas descidas de estradas com pedras no caminho.

Peso 99kg e tenho 1,88m de altura, estou trocando meu quadro por um first athymus tapered tamanho 21 e na duvida sobre a suspensao onix tapered.

Como comecei a pesquisar agora e ja vi bastante gente falando bem dela aqui no forum, acredito que pelos proximos 12 meses sera o ideal de acordo com minha evolução.

Minha duvida é em relação a preço, ela subiu muito ultimamente por causa da pandemia e a alta do dolar?

Hoje esta a venda na loja da proshock no preço R$1.297,00 em 12x sem juros e com frete gratis.

Vale a pena comprar a agora com este preço ou ja esteve mais barato?

A Onix dark muda algo em desempenho ou só estilo? Esta R$500 mais cara, porem achei muito masi tezao o estilo.
Voltar ao Topo
zetermica Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2020
BR
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zetermica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2021 as 14:32
Só vamos colocar o pé no chão ai galera, não da para comparar mesmo que seja a mais simples da Manitou com a top da proshock, só abrir as duas para ver a diferença entre elas. A Machete é um fusca, simples e vc pode customizar ela toda, a minha por exemplo estou usando óleo sintético W0-20 trabalhando a 120psi, mais de um ano, reviso periodicamente e zero stress. Já mexi numa proshock ela tinha duas camaras de ar, falar que é igual não tem como, ela esta mais para uma Absolute prime do que para uma Manitou. Mas mesmo que fosse pau a pau, na trilha minha suspa sempre esta com a bengala limpinha e as fox, rock shox tudo com a bengala suja de lama, até nisso a Manitou mandou bem, vai ser difícil eu sair da Machete algum dia
Voltar ao Topo
Peba.nerd Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mai 2023
Brasilia
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peba.nerd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2023 as 15:38
Entrei no grupo agora, mas com essa dúvida. Fiz algumas pesquisas e cheguei a esse raciocínio, ter maior ou menor capacidade de customização, manutenção e regulagens são as chaves para saber qual suspensão seria a melhor. Gostaria muito de saber se após sua postagens algo de novo alterou essa realidade. Além, pelo o que pude constatar nas minhas pesquisas, fazer uma boa regulagem de suspensão é mais difícil e complexo que saber qual é melhor. De fato um componente complexo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X