Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caloi 10 Moderna - Transporte
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caloi 10 Moderna - Transporte

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tpacavalcante Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2020
São Luis-MA
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tpacavalcante Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caloi 10 Moderna - Transporte
    Postado: 11 Jan 2020 as 20:33
Olá pessoal, este é o meu primeiro post no forum. Tenho 30 anos, sempre andei de bike desde criança mas apenas para lazer. Mas meu conhecimento é apenas superficial.

Depois de muitos anos, semana passada acabei comprando uma Caloi 10 moderna no OLX por impulso, sem antes fazer as devidas pesquisas e acho que fiz merda huasahusa.

Comprei porque gosto muito desse estilo retrô, com quadro fino de geometria reta... E na minha opinião ficou linda essa pintura preta fosca com detalhes amarelo. A marca tem prestígio, a bicicleta está conservada, o preço estava bom, achei que não tinha erro...

Mas vamos lá... Meu objetivo é ter uma bicicleta como meio de transporte. Para me locomover na cidade, ir no mercado, lanchonete, shopping, passear no parque ou na orla... percursos curtos, nada muito maior que 10 km. Acho que a categoria é bike urbana ou de mobilidade, correto?

Assim, ao me deparar com ela já percebi os seguintes problemas:

1) Nunca tinha montado numa bike speed e, de fato, o guidão drop tem uma montada agressiva demais para mim e acho que inadequada para a função mobilidade urbana.
obs: Essa foi a primeira modificação que quero fazer... de fato já comprei um guidão de MTB, mesa, manoplas, manetes e cabos de freio. Vou mandar colocar nesta semana.

2) Os pneus são muito finos e duros. De fato a gente percebe muito impacto ao pedalar em vias acidentadas como são as da minha cidade. Parece que a largura do meu pneu é 28. Além disso, já li muito por aqui que fura fácil... vou tratar de colocar a fita anti furo lá. Mas antes, queria saber se dá para trocar por um pneu um pouco mais grosso? Qual a grossura máxima do pneu compatível com a Caloi 10 moderna?

3) Para-lamas! (sim, preciso de para-lamas!) Um mecânico de uma oficina aqui perto de casa disse que precisa fazer adaptações para colocar para-lamas nessa bicicleta. Isso é verdade? Que tipo de adaptações são essas? Que opções eu tenho?

4) Bagageiro! Ter bagageiro para transportar coisas, nem que seja minha mochila, é essencial para mim. O mecânico também disse que precisa de adaptações para o bagageiro, mas ao mesmo tempo ele não demonstrou manjar muito do que estava falando. Tem alguma forma para fazer isso na Caloi 10 moderna? Que tipo de adaptações são essas?

Enfim, galera... é isso! Cometi o erro de pesquisar sobre a bicicleta apenas depois de comprada. Li muito sobre ela, principalmente aqui no Pedal. Ja li que ela é bem limitada, que os componentes são fracos, que tem casos de rodas entortadas, que muitos usuários não recomendam a compra dela e que acham que não vale a pena fazer os upgrades.

Mas gostaria de reforçar que não tou pensando aqui em trocar o movimento central, pedivela, ou seja lá o que for. Aliás, nem sabia que componentes eram estes e ainda nem sei que diferença faz na bicicleta (rsrsrs). Mas parece que essas modificações são para melhorar o desempenho e a questão é que ao meu ver ela já anda bem e desenvolve muito! E as distâncias que vou percorrer são muito curtas, além de eu não ter planos de começar a treinar ou pensar em competição. Então, estes upgrades que muitos sugerem não fazem muito sentido para mim... pelo menos neste primeiro momento.

Portanto, a ideia aqui é MOBILIDADE URBANA!

Assim, o que tou afim de resolver são os mencionados problemas de funcionalidades: pneus mais adequados para vias acidentadas, deixar de tomar lama nas costas e ter condições de transportar compras do mercado.

Enfim, agradeceria muito se puderem me ajudar a salvar esta compra e transformar esta Caloi 10 o mais próxima possível de uma urbana!!

Vlw demais a atenção e qualquer comentário e sugestão será bem-vindo!

Segue algumas fotos da magrela:






Voltar ao Topo
tpacavalcante Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2020
São Luis-MA
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tpacavalcante Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2020 as 20:35
Olá, pessoal!

Por acaso encontrei uma foto de uma bicicleta (não sei o modelo e nenhum outro detalhe) na internet, que é exatamente como gostaria que ficasse a minha, com a exceção do guidão... rsrs Deem uma olhada por favor.

Alguma dica sobre o bagageiro? Quais os materiais utilizados? ferro e alumínio apenas? Algum site onde eu possa pesquisar alguns modelos?

Agradeço desde logo a atenção!




Voltar ao Topo
leandro1857 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2017
Santos
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar leandro1857 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2020 as 12:26
amigo, se nao me engano esse quadro nao tem furação para bagageiro/paralama
embora existe bagageiro que fica preso no canote (abaixo do banco e nao depende de ter furação no quadro)
faça uma pesquisa no ML de bagageiro e paralama que nao precise ter furação no quadro.
a respeito que o mecânico disse de adaptar, dá sim pra fazer furos mas nao é toda bicicletaria que faz.
sobre o pneu, 28mm  eu acho que é o maximo que ira caber... observe a roda traseira o quanto ela encosta nos tubos do quadro. 



Voltar ao Topo
Cotocs Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jan 2013
SP
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cotocs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2020 as 22:04
Essa caloi 10 que compraste já é das mais modernas, pedivela compacto, movimento central e cubos melhores que as mais antigas. Não é uma bike ruim não, o pneu fino vc acostuma o lado bom é que rola muito bem no asfalto esses 700x28 dela. Quanto aos paralamas e o bagageiro dá pra adaptar sim viu, tem pouco espaço no suporte do freio traseiro para um paralama como o da foto que o amigo postou mas tendo um bagageiro da pra adaptar algum tipo de paralama. Da uma olhada nesse tópico,

https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=70486&title=consigo-colocar-paralamas-numa-caloi-strada

Abraço!
-   -
Voltar ao Topo
yanossauro Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2020
Recife
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yanossauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2020 as 13:05
Sei que é ridículo eu já ir chegando no Fórum e dando opinião, mas vamos lá:
Fazem 9 meses, quase 2500km que só uso o carro pra carregar os meus filhos. Todo o resto é de bicicleta.
Tenho hoje 110kg, quando comecei estava nos 130kg.
Uso uma Caloi Sport Confort pra tudo, mas em janeiro comprei uma Caloi 10 do mesmo modelo que a sua, mas com o câmbio original, com aqueles passadores de marcha na mesa. 
A primeira coisa que fiz foi colocar um bagageiro nela. Simples: Existem uns bagageiros de metal cromado bem fininho (não pegam lá muito peso, mas pro meu uso já é o suficiente) que pegam no eixo traseiro (o ideal é trocar a blocagem por parafuso, R$10,00 aqui em Recife, mas deixei na blocagem mesmo) e na blocagem do canote. Aqui foi preciso fazer uma pequena adaptação, trocando o parafuso original por um mais longo, mas nada demais.
Peguei uma gaveta de freezer e prendi com esgana-gatos ao bagageiro, e coloquei uma folha de plástico entre o bagageiro e a cesta. Assim, tenho um pára-lamas traseiro bem legal, e não preciso ficar amarrando a mochila o tempo todo.
Além de mim, carrego a mochila do trabalho (presa por um mosquetão à cestinha), o pão dos meninos e uma compra ou outra, nada de muito pesado, mas tenho cuidado com o piso pra não dar "mordida de cobra" nos pneus. Penso em colocar pneus maciços no futuro.
Na boa? 
O pessoal que vive pensando em competição, ou os esnobes que acham que tudo o que é importado é bom e tudo o que é nacional é ruim podem morrer xingando a Caloi 10 que vou continuar amando ela. Faz o seu serviço bem, e é o que importa. Talvez num futuro eu coloque um câmbio STI, como o seu, mas por enquanto sigo tirando a mão do guidão mesmo, sem problema.
Meu único medo é o pneu estourar na rua, mas fazer o que, né? Carregar outra câmara de ar e uma bomba, ou botar maciços!
Vou tentar mandar uma foto de minha "pretinha".
Um abraço!
Voltar ao Topo
yanossauro Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2020
Recife
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yanossauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2020 as 13:12
Aqui está ela. Com o bagageiro e o plástico ("pára-lamas") mas ainda sem a cesta.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2020 as 13:22
Já experimentou usar o banco nivelado? Tem algo de muito errado pra vc usar ele assim
Voltar ao Topo
yanossauro Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2020
Recife
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yanossauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 10:22
Tirei essa foto pouco antes de corrigir essa besteira. Agora ele está correto!
Voltar ao Topo
yanossauro Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2020
Recife
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yanossauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 10:46
Ela agora (aliás, ontem) está assim:





Detalhe do bagageiro:






E a fixação da cesta / pára-lamas:



Voltar ao Topo
yanossauro Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2020
Recife
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yanossauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 10:54
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Já experimentou usar o banco nivelado? Tem algo de muito errado pra vc usar ele assim

Tirei essa foto pouco antes de corrigir o banco. Pedalei 10km pro trabalho e ficava escorregando direto, horrível! Agora ele está correto, nem escorrega e nem incomoda.
Um abraço!
Voltar ao Topo
yanossauro Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2020
Recife
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yanossauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2020 as 11:01
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Já experimentou usar o banco nivelado? Tem algo de muito errado pra vc usar ele assim

Tirei essa foto pouco antes de corrigir a sela. Do jeito que estava era horrível, ficava escorregando pra frente o tempo todo, cansando os braços...
Agora está corrigido, não escorrego e nem incomoda.
Um abraço!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2020 as 10:17
Originalmente postado por tpacavalcante tpacavalcante escreveu:

Olá pessoal, este é o meu primeiro post no forum. Tenho 30 anos, sempre andei de bike desde criança mas apenas para lazer. Mas meu conhecimento é apenas superficial.

Mas vamos lá... Meu objetivo é ter uma bicicleta como meio de transporte. Para me locomover na cidade, ir no mercado, lanchonete, shopping, passear no parque ou na orla... percursos curtos, nada muito maior que 10 km. Acho que a categoria é bike urbana ou de mobilidade, correto?

Portanto, a ideia aqui é MOBILIDADE URBANA!



Dá uma olhada neste tópico:

https://www.pedal.com.br/forum/monark-10-super-restaurar-ou-tunar_topic12634.html



Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X